segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Flu ainda tem 90% de chances de ser campeão e Palmeiras, 81% de cair

LANCEPRESS! - 22/10/2012 - 06:08 Rio de Janeiro (RJ)

Gol do Fred - Atlético-MG x Fluminense (Foto: Gil Leonardi)
Apesar da derrota, Fluminense de Fred ainda tem grande vantagem nos números (Foto: Gil Leonardi)

A vitória nos acréscimos do Atlético-MG por 3 a 2 sobre o Fluminense, neste domingo, em Belo Horizonte, colocou fogo no Campeonato Brasileiro. Mas, apesar da distância ter caído para seis pontos, o título segue nas mãos do Tricolor. Segundo o matemático Tristão Garcia, as chances do Flu caíram apenas de 94% para 90%.

Por outro lado, o Atlético-MG mais que dobrou suas chances depois de ter batido o Flu em Minas: foi de 4% para 9%. O Grêmio, que ficou no empate com o Coritiba no Olímpico, sábado, ficou dez pontos atrás do Fluminense e viu suas chances de título serem reduzidas de 2% para 1% após a rodada, faltando seis jogos por disputar.

Na briga pelas vagas na Libertadores, os três primeiros estão virtualmente garantidos. Fluminense e Atlético-MG têm 99% de chances e o Grêmio, 98%. O São Paulo, que perdeu para o Flamengo no Engenhão, tem 84% (tinha 87%). O Vasco, que ainda joga na rodada, já que recebe o Internacional quarta-feira, tem 18%. Inter e Botafogo - que também joga quarta - têm 1% cada.

Esse panorama, porém, pode ser alterado. Caso algum brasileiro seja campeão da Copa Sul-Americana, o número de vagas pelo Brasileirão seria reduzido a três. Mas três das equipes que ainda restam - Palmeiras, Grêmio e São Paulo - podem não interferir, pois o Palmeiras já está garantido na Libertadores e Grêmio e São Paulo estão no G4. Apenas o Atlético-GO, lanterninha do Brasileiro, poderia estragar a festa se as posições não sofrerem drásticas mudanças.

BRIGA CONTRA A DEGOLA EMBOLA

Na ponta de baixo da tabela, Palmeiras e Sport venceram seus jogos e acabaram complicando a vida do Bahia, que viu suas chances de rebaixamento aumentarem de 21% para 32%. O Palmeiras, agora a quatro pontos de sair da zona da degola, têm 81% de chances (tinha anteriormente 83%). O Sport passou de 87% para 76% com a vitória sobre o Atlético-GO em Goiânia.

Pelas chances, até Coritiba, Santos e Náutico estão ameaçados - todos com 1% cada. O Flamengo teve suas chances reduzidas de 8% para 5% com a vitória sobre o São Paulo. O Figueirense, que recebe o Botafogo na quarta-feira, tem 94% de chances. Quem está virtualmente na Série B-2013 é o Atlético-GO, com 99% de chances e 13 pontos atrás do 16º colocado.

Confira as chances e os próximos jogos de cada equipe:

CLUBE   PG   TIT   LIB   REB   Jogos que restam
1) Fluminense   69   90%   99%   -   CTB (c), SAO (f), PAL (f), CRU (c), SPT (f) e VAS (n)
2) Atlético-MG   63   9%   99%   -   FLA (c), CTB (f), VAS (f), AGO (c), BOT (f) e CRU (c)
3) Grêmio   59   1%   98%   -   BAH (f), PON (c), SAO (c), POR (f), FIG (f) e INT (c)
4) São Paulo   55   -   84%   -   SPT (f), FLU (c), GRE (f), NAU (c), PON (f) e COR (c)
5) Vasco   50   -   18%   -   INT (c), COR (f), SPT (c), ATL (c), CTB (f), FLA (n) e FLU (n)
6) Internacional   45   -   1%   -   VAS (f), PAL (c), NAU (f), PON (f), COR (c), POR (c) e GRE (f)
7) Botafogo   44   -   1%   -   FIG (f), AGO (c), PAL (f), POR (c), SPT (f), ATL (c) e FLA (n)
8) Corinthians   44   -   100%*   -   VAS (c), AGO (f), CTB (c), INT (f), SAN (c) e SAO (f)
9) Cruzeiro   43   -   -   -   PON (f), SAN (c), BAH (c), FLU (f), CTB (c) e ATL (f)
10) Coritiba   42   -   -   1%   FLU (f), ATL (c), COR (f), VAS (c), CRU (f) e FIG (c)
11) Santos   42   -   -   1%   NAU (c), CRU (f), AGO (f), FIG (c), COR (f) e PAL (c)
12) Náutico   41   -   -   1%   SAN (f), INT (c), FLA (c), SAO (f), BAH (f) e SPT (c)
13) Ponte Preta   40   -   -   3%   CRU (c), GRE (f), INT (c), BAH (f), SAO (c) e POR (f)
14) Flamengo   40   -   -   5%   ATL (f), FIG (c), NAU (f), PAL (c), VAS (n) e BOT (n)
15) Portuguesa   39   -   -   7%   FIG (f), BAH (c), BOT (f), GRE (c), INT (f) e PON (c)
16) Bahia   36   -   -   32%   GRE (c), POR (f), CRU (f), PON (c), NAU (c) e AGO (f)
17) Sport   33   -   -   76%   SAO (c), VAS (f), FIG (f), BOT (c), FLU (c) e NAU (f)
18) Palmeiras   32   -   100%*   81%   INT (f), BOT (c), FLU (c), FLA (f), AGO (c) e SAN (f)
19) Figueirense   28   -   -   94%   BOT (c), POR (c), FLA (f), SPT (c), SAN (f), GRE (c) e CTB (f)
20) Atlético-GO   23   -   -   99%   BOT (f), COR (c), SAN (c), ATL (f), PAL (f) e BAH (c)

TIT: Chances de título; LIB: Chances de vaga na Libertadores; REB: Chances de rebaixamento
*O Corinthians está garantido na Libertadores por ser o atual campeão. O Palmeiras também já tem vaga assegurada por ter conquistado a Copa do Brasil



Luis Fabiano tranquilo quanto ao STJD, e Ney acredita na absolvição

LANCEPRESS! - 22/10/2012 - 08:16 São Paulo (SP)

Confira as imagens da vitória do Flamengo sobre o São Paulo - (Foto: Paulo Sérgio)
Fabuloso tenta passar por Renato Santos e concluir a jogada (Foto: Paulo Sérgio)

Além de ser reavaliado pelos médicos, Luis Fabiano será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Mas o atacante está confiante de que será absolvido, após ser acusado de simulação, em lance no clássico com o Palmeiras, dia 6 de outubro, no Morumbi. Antes da partida de ontem, ele foi questionado se estava preocupado com o julgamento:

– Nem um pouco. Não me preocupa nada, até porque não fiz nada. Eu tomei a bolada, eu não ia pôr a mão na barriga, todo mundo viu a bolada, eu não precisava encenar nada. Espero que haja bom senso - declarou Fabuloso.

Se for punido, o atacante pode pegar de um a seis jogos de suspensão. Na jogada em que foi acusado, ele havia sofrido falta e estava caído no chão. Com o jogo já parado, Henrique, do Palmeiras, chutou a bola em direção ao corpo de Luis Fabiano. A bola atingiu seu tronco, e ele colocou a mão no rosto.

– Eu não recebi informação nenhuma do jurídico, mas creio que o jogador vai ser absolvido. Principalmente na minha interpretação, embora seja leigo, mas só dele ser denunciado, já houve o erro. Não acho que vão repetir – opinou o técnico Ney Franco.



Ney descarta lesão grave de Fabuloso e vai definir o batedor de pênalti oficial

LANCEPRESS! - 21/10/2012 - 19:30 São Paulo (SP)

Confira as imagens da vitória do Flamengo sobre o São Paulo - (Foto: Cleber Mendes)
Ney já pensa no batedor de pênalti fixo da equipe (Foto: Cleber Mendes)

O atacante Luis Fabiano, além de buscar a artilharia do Brasileiro - agora, a um gol de Fred, que tem 16 -, quer se tornar o maior artilheiro da História do São Paulo em Brasileiros. Ele está empatado com Serginho Chulapa, ambos com 83 tentos. Contudo, em duas chances de marcar de pênalti, em dois jogos consecutivos, o camisa 9 desperdiçou as oportunidades e até falou que não deveria mais bater pênaltis.

O técnico Ney Franco ressaltou a questão física do atleta e, a partir da próxima partida, o treinador já vai definir um batedor de pênalti oficial.

- Primeiramente, no intervalo ele acusou (dores). Optamos pela substituição. Já sobre a questão do pênalti, internamente a gente definirá isso. Define já para o próximo jogo. Aconteceram (erros) duas vezes seguidas, e podemos ir para os jogos bem definidos. Mas, prefiro não antecipar. É um jogador que tem potencial enorme em fazer gol de pênalti e não deve deixar de bater. É um jogador experiente, de Copa do Mundo. Não é um pênalti que vai abalar o Luis Fabiano dentro do campeonato - declarou o treinador.

Luis Fabiano perde pênalti e Flamengo vence o São Paulo

Ney enalteceu a qualidade da equipe ao longo do primeiro tempo e não atribuiu a derrota e a queda do rendimento na etapa final ao pênalti desperdiçado. Na volta do intervalo, Luis Fabiano foi substituído por lesão e, em seu lugar, entrou Douglas. O técnico analisou o panorama e deixou claro que o camisa 9 não deve preocupar para a sequência de jogos.

- Não é uma contusão grave. Se não voltar quarta, a expectativa é de que volte contra o Sport. A ausência do Luis Fabiano, na nossa forma de jogar, pelos números que ele tem na competição, sempre vem fazendo falta quando fica fora e hoje (domingo) não foi diferente - completou o treinador.

Nesta segunda-feira, o atacante Luis Fabiano vai ser julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de simulação no último Choque-Rei. A sessão começa a partir das 18h. Caso seja punido, pode pegar gancho de um a seis jogos.



Fabuloso perde mais um e afirma: 'É melhor eu não bater mais pênaltis'

LANCEPRESS! - 21/10/2012 - 18:11 São Paulo (SP)

Luis Fabiano - (Foto: Paulo Sérgio)
Luis Fabiano teve uma tarde infeliz no Engenhão (Foto: Paulo Sérgio)

Quando a partida entre São Paulo e Flamengo estava 0 a 0, Luis Fabiano teve a chance em cobrança de pênalti, mas bateu para defesa de Felipe. No último jogo, diante do Atlético-GO, o camisa 9 também havia desperdiçado. Abalado, ele deu a entender que Rogério Ceni voltará a ser o responsável pelas batidas:

- Acho que o erro é um mistura de fatores. O Felipe foi muito bem, eu escolhi o canto errado. Paciência, a gente passa por isso. O Rogério Ceni não falou nada, mas eu falei para ele que, no momento, é melhor eu não bater mais pênaltis.

Além de ter perdido a penalidade, Fabuloso não disputou a segunda etapa, quando o Flamengo decidiu o jogo e venceu por 1 a 0. O atacante sentiu uma fisgada no adutor da coxa esquerda e foi substituído por Douglas.

- Ele sentiu um desconforto e, por precaução, a gente optou por tirá-lo. Para poupá-lo para a Sul-Americana e para a sequência do campeonato - explicou Ney Franco.

Foi o terceiro pênalti perdido por Luis Fabiano neste Brasileirão. No primeiro turno, ele desperdiçou contra o Cruzeiro, no Independência.

Depois do jogo contra o Atlético-GO, Ney Franco afirmou que era mesmo Luis Fabiano que teria de ter batido a penalidade, já que disputa a artilharia do campeonato. Ele tem 15 gols contra 16 do artilheiro Fred.



Suspenso, Jadson perderá o primeiro jogo no Brasileiro, diante do Sport

LANCEPRESS! - 21/10/2012 - 20:23 São Paulo (SP)

Confira as imagens da vitória do Flamengo sobre o São Paulo - (Foto: Cleber Mendes)
Apagado na partida, Jadson leva o terceiro cartão amarelo (Foto: Cleber Mendes)

O meia Jadson será desfalque para a próxima rodada, no sábado, diante do Sport, na Ilha do Retiro, às 18h30. Esse vai ser o primeiro jogo com o camisa 10 fora neste Brasileiro. Pendurado desde a 15ª rodada, o articulador levou o terceiro cartão amarelo na derrota do Tricolor por 1 a 0 para o Flamengo, neste domingo, no Engenhão.

Principal articulador da equipe, Jadson tem nove assistências no torneio e já marcou cinco gols. Durante a semana, o técnico Ney Franco deve testar o substituto do camisa 10 no time titular. Na partida diante do Rubro-Negro, o atleta teve atuação apagada, sem dar muita profundidade nos lançamentos e optando por apenas dribles e passes curtos.

Agora, o São Paulo tem onze jogadores pendurados: Rogério Ceni, Douglas, Rafael Toloi, João Filipe, Rodrigo Caio, Paulo Assunção, Maicon, Osvaldo, Ademilson e Wellington. O meia Paulo Henrique Ganso, que ainda não estreou, também tem dois amarelos e está pendurado.