Rubens Chiri | São Paulo FC
POR FERNANDO H. AHUVIA - DIRETO DE SÃO PAULO
O São Paulo apresentou na última quarta-feira (19), no salão nobre do estádio do Morumbi, o seu primeiro reforço para a temporada 2013. Trata-se de Lúcio, de 34 anos, que estava no Juventus, da Itália. O zagueiro assinou contrato com o Tricolor pelas próximas duas temporadas.
Nosso colega Simone Gambino, do Goal.com Itália, nos fornece informações do jogador pentacampeão do mundo, que retorna ao futebol brasileiro após 12 anos na Europa.
| Currículo recheado de títulos |
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, começou sua carreira no Planaltina-DF, onde atuou entre 1995 e 1997. Com grandes atuações, o zagueiro acabou se transferindo para o Internacional. Em 1998, o jogador conquistou a Copa São Paulo de Futebol Júnior com a camisa do Colorado, equipe que defendeu até se transferir para o Bayer Leverkusen, da Alemanha, em 2001.
No Leverkusen, Lúcio esteve muito próximo de conquistar a UEFA Champions League, em 2002. Na decisão contra o Real Madrid, o zagueiro brasileiro chegou a balançar as redes, mas o time alemão acabou perdendo por 2 a 1. Em 2004, Lúcio se transferiu para o Bayern de Munique. No clube bávaro, foram nada menos do que oito títulos em cinco temporadas: três Campeonatos Alemães, três Copas da Alemanha e duas Copas da Liga Alemã.
Após oito temporadas na Alemanha, o defensor foi vendido à Internazionale de Milão, em 2009. No Nerazzurri, Lúcio virou ídolo da torcida. Em três anos, foram mais seis títulos, entre eles o Campeonato Italiano e a UEFA Champions League (2009/2010) e o Mundial de Clubes.
No meio desta temporada, Lúcio fechou com a Juventus-ITA. Seis meses depois, porém, ele rescindiu o contrato com o clube italiano. O zagueiro foi campeão da Supercopa da Itália, mas disputou apenas quatro partidas (duas pela Liga dos Campeões, uma pelo Italiano, e outra pela Copa da Itália) com a camisa da Juve.
Segundo Simone Gambino, Lúcio não convenceu o técnico Antonio Conte nas poucas oportunidades que teve.
| Lúcio não convenceu quando jogou. Antonio Conte tem grande confiança em Barzagli, Bonucci e Chiellini e para o defensor brasileiro foi muito difícil encontrar espaço no time. Por conta da sua idade, talvez ele não tenha mais condições adequadas para atuar no esquema com três zagueiros. | ||
Pela Seleção Brasileira, Lúcio já jogou 107 vezes. Foi titular absoluto na campanha do pentacampeonato mundial em 2002 e venceu a Copa das Confederações em 2005 e em 2009, quando ergueu a sua única taça como capitão do Brasil. Agora no São Paulo, o zagueiro espera voltar a vestir a camisa canarinha.
| O que esperar de Lúcio no São Paulo? |
De acordo com nosso colega do Goal.com Itália, a experiência de Lúcio pode ser fundamental ao São Paulo em 2013.
| Acho que o Lúcio ainda pode ser fundamental para uma equipe brasileira. Sua experiência, liderança e personalidade podem ser muito úteis para a defesa do São Paulo. |
Para Gambino, o brasileiro será uma peça importante do Tricolor na Libertadores e também ajudará bastante os atletas mais jovens do elenco.
"Por ter jogado muito tempo na Europa e disputado muitas competições internacionais, Lúcio pode render bem na Libertadores. Ele também vai ajudar os jovens defensores a crescer"