quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Conmebol erra e 'contrata' gremista para o São Paulo

LANCEPRESS!
Publicada em 01/08/2012 às 18:04
São Paulo (SP)

A Conmebol divulgou nesta quarta-feira a lista de inscritos do São Paulo na Copa Sul-Americana, mas cometeu dois equívocos. O principal deles foi no nome do terceiro goleiro do Tricolor. Em vez de chamá-lo de apenas Léo, como é o correto, a entidade se referiu ao jogador como Léo Gago, volante do Grêmio.

O erro aparece no nome futebolístico de cada atleta. O nome completo está escrito corretamente. Outro erro é com Willian José, que teve seu nome grafado como "Williamn".

Paulo Assunção, novo reforço do São Paulo, não aparece na lista de 25 inscritos. O volante ainda não está regularizado na CBF e só poderá jogar a partir da próxima fase da competição, caso o Tricolor supere o Bahia. O primeiro duelo entre as equipes acontece nesta quarta-feira, às 21h50, em Pituaçu.

A camisa 12 de Assunção ficará, por enquanto, com Lucas Farias, lateral-direito. Cada clube tem direito a três alterações até a fase semifinal. As trocas devem acontecer 48 horas antes do primeiro confronto. Sendo assim, Paulo Assunção não pode jogar o jogo da volta contra o Bahia.

Destaque também para a mudança de alguns números. A Conmebol exige que a numeração dos atletas seja até 25. Sendo assim, diversos atletas tiverem seus números oficiais trocados. Ademilson ganhou a camisa 11, Casemiro jogará com a 20, Henrique Miranda ficou com a 8 e João Filipe com a 2.

Confira a lista completa dos inscritos:
1 - Rogério Ceni
2 - João Filipe
3 - Rafael Toloi
4 - Rhodolfo
5 - Wellington
6 - Cortez
7 - Lucas
8 - Henrique Miranda
9 - Luis Fabiano
10 - Jadson
11 - Ademilson
12 - Lucas Farias
13 - Paulo Miranda
14 - Edson Silva
15 - Denilson
16 - Cícero
17 - Osvaldo
18 - Maicon
19 - Willian José
20 - Casemiro
21 - João Schmidt
22 - Denis
23 - Douglas
24 - Léo
25 - Rodrigo Caio



Com Lucas na mira, Inter de Milão anuncia plano para contruir estádio

Massimo Moratti e chineses Inter de Milão (Foto: Reprodução / Site Oficial)Massimo Moratti e os investidores chineses: Inter
quer construir novo estádio (Foto: Reprodução)

Foi uma quarta-feira de novidades para o torcedor do Inter de Milão, daquelas de almejar um futuro de receitas e jogos lotados. Nos passos do Juventus, o clube anunciou em seu site oficial um acordo para ter ajuda financeira de investidores chineses na construção do seu novo estádio, que ficaria pronto em 2017. As etapas do projeto e permissões serão definidas nos próximos meses.

- Estou muito feliz sobre o novo estádio - disse o presidente Massimo Moratti.

Desta forma, a China Railway 15th Bureau Group Co., Ltd, controlada pela China Railway Construction Corporation, passará a ser a segunda maior acionária do F.C. Internazionale S.p.A. A família de Moratti segue no topo.

"O F.C Internazionale dá as boas-vindas aos novos acionistas e começa com orgulho esta nova fase da história societária do clube, virada para a renovação e com o objetivo de buscar no mercado asiático recursos para reforçar o desenvolvimento e a competitividade esportiva da equipe a nível internacional", diz o comunicado.

De acordo com o próprio clube, Kamchi Li, Kenneth Huang e Frabrizio Rindi agora fazem parte do Conselho de Administração, que terá como meta fortalecer o Internazionale economicamente e esportivamente. O Juventus, que conquistou o Campeonato Italiano no primeiro ano de sua nova casa, é um modelo a ser seguido.

'Interesse forte' em Lucas

Enquanto 2017 ainda parece um futuro distante, o Inter de Milão segue na mira de alguém que possa fazer a diferença desde já: trata-se do meia Lucas, do São Paulo e da seleção brasileira olímpica.

- O nosso interesse é forte, mas não quer dizer que aceitaremos todas as condições - afirmou Moratti, referindo-se à alta pedida do São Paulo, que já afirmou ter recusado uma proposta de € 38 milhões (R$ 94,6 milhões) do Manchester United.

lucas mc glinchey brasil x nova zelândia (Foto: AFP)Lucas foi titular da Seleção em partida contra a Nova Zelândia, nesta quarta-feira (Foto: AFP)



CBF confirma mudanças na tabela para preservar gramado do Engenhão

A CBF acatou nesta quarta-feira o pedido do Botafogo para retirar do Engenhão os jogos de Flamengo e Fluminense pelos próximos dias, como uma medida para preservar e melhorar o gramado do estádio. Desta forma, duas partidas de cada clube sofreram alterações. Algumas mudaram apenas de local, outras também acabaram adiadas, conforme descrito abaixo.

Flamengo x Atlético-MG:  inicialmente marcado para este sábado, terá nova data e local definidos até segunda-feira, 06/08.

Fluminense x São Paulo: do Engenhão para São Januário, na mesma data e mesmo horário (dia 9 de agosto, às 21h).

Flamengo x Náutico: do Engenhão para o Raulino de Oliveira (Volta Redonda), mesma data e mesmo horário (11 de agosto, às 21h).

Fluminense x Sport: local a ser definido até segunda-feira, 06/08. Data e horário estão mantidos (18 de agosto, às 18h30m).



CTs do São Paulo não farão parte da Copa; Timão espera acordo com hotel

Campo principal do CT de Cotia (Foto: Divulgação / site oficial do SPFC)Estádio do CT de Cotia não será usado na Copa
(Foto: Divulgação / site oficial do SPFC)

A ausência do São Paulo (com os CT’s de Cotia e Barra Funda) e também do Corinthians (Parque Ecológico) na primeira versão da lista dos centros de treinamentos de seleções (CTS) para a Copa do Mundo de 2014 chamou a atenção nesta quarta-feira, quando a lista foi divulgada. Mas se o Timão está em fase final de negociação para entrar no grupo, o Tricolor está definitivamente fora, a não ser que os termos do contrato que deve ser assinado com o COL (Comitê Organizador Local) e a Fifa sejam alterados.

Sem concordar com as condições para fazer parte do cadernos de CTS, o São Paulo se afasta ainda mais da Copa do Mundo no Brasil. O fato de a entidade que comanda o futebol ter total liberdade para interferir na administração dos seus espaços, especialmente em obras, a serem pagas pelo próprio clube, incomodou o Tricolor.

Para a diretoria do São Paulo, por mais moderno que sejam os seus CT’s, não há como correr o risco de deixar uma decisão nas mãos da Fifa e do COL. Principalmente em relação a obras. O clube já investiu muito dinheiro na modernização de ambos e não gostaria de ter de arcar com outras construções e modificações de acordo com as exigências da entidade ou da seleção que pudesse ocupar os espaços.

CT joaquim grava banheira piscina (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)Já a estrutura do Corinthians será colocada como opção para as seleções da Copa do Mundo de 2014
(Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)

Outro ponto que atrapalha um entendimento entre o São Paulo e o COL são as antigas rusgas por conta da escolha do estádio paulista na Copa de 2014. Desde o início da candidatura paulista, o Morumbi aparecia como única opção em São Paulo. Mas depois de desentendimentos técnico e políticos, o Corinthians apareceu como opção e foi escolhido com a Arena que está sendo construída em Itaquera.

O Corinthians, aliás, está com tudo muito bem encaminhado para colocar o CT Joaquim Grava na lista de opções para as 32 seleções que vão disputar a Copa do Mundo de 2014. O contrato do CT, aliás, já está assinado. Mas ainda falta o pareamento com um hotel próximo, já que o clube tem apenas 32 quartos no Parque Ecológico. E a exigência mínima da Fifa é de 55.

A diretoria do Timão já está em tratativa com um hotel próximo ao CT e ao aeroporto de Guarulhos. O contrato do hotel só não foi assinado ainda porque as partes ainda não chegaram a um acordo em relação ao preço da tarifa a ser cobrada das delegações. Esses valores, aliás, não serão divulgados pelo COL.

Veja a lista completa de CTS divulgados pela Fifa nesta quarta:

REGIÃO ESTADO CIDADE CENTRO DE TREINAMENTOS DE SELEÇÕES
Centro-Oeste Goiás Goiânia Blue Tree Towers Goiânia / CT Urias Magalhães
Centro-Oeste Goiás Goiânia Castro’s Park Hotel / Estádio Serra Dourada
Centro-Oeste Goiás Goiânia Mercure Goiânia / Estádio Hailé Pinheiro
Norte Amapá Macapá CETA Ecotel / Estádio Milton Corrêa
Norte Pará Belém Hilton Belém / Estádio Mangueirão
Norte Roraima Boa Vista Boa Vista Eco Hotel / Estádio Flamarion Vasconcelos
Norte Tocantins Palmas Hotel Girassol Plaza / Estádio Nilton Santos
Nordeste Alagoas Maceió Radisson Hotel Maceió / Estádio Rei Pelé
Nordeste Bahia Porto Seguro Resort La Torre / Estádio Municipal Antônio Carlos Magalhães
Nordeste Bahia Praia do Forte Tivoli Ecoresort / CT Praia do Forte - Mata de São João
Sul Paraná Curitiba Clube Atlético Paranaense / CT do Caju
Sul Paraná Cascavel Deville Express Cascavel / Estádio Arnaldo Busato
Sul Paraná Maringá Hotel Deville Maringá / Estádio Regional Willie Davids
Sul Paraná Curitiba Slaviero Rockefeller Conceptual / Estádio Durival de Brito e Silva
Sul Rio Grande do Sul Bento Gonçalves Dall´onder Grande Hotel / Estádio das Castanheiras (Farroupilha)
Sul Rio Grande do Sul Bento Gonçalves Hotel & SPA do Vinho / Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos
Sul Rio Grande do Sul Lajeado Inn Italy Hotel / Centro Esportivo Lajeadense
Sul Rio Grande do Sul Caixas do Sul Intercity Premium / Estádio Francisco Stédile
Sul Rio Grande do Sul Porto Alegre Plaza São Rafael Hotel e Centro de Eventos / Complexo Esportivo da ULBRA (Canoas)
Sul Rio Grande do Sul Caxias do Sul Samuara Hotel / Estádio Alfredo Jaconi
Sul Rio Grande do Sul Viamão Vila Ventura Hotéis / Centro de Treinamento Vila Ventura
Sul Santa Catarina Joinville Bourbon Joinville Business / Estádio Municipal Arena Joinville
Sul Santa Catarina Florianópolis Costão do Santinho Resort Golf & SPA / Costão do Santinho Resort Golf & SPA
Sul Santa Catarina Florianópolis Majestic Palace / Estádio Orlando Scarpelli
Sudeste Espírito Santo Vitória Hotel Escola Senac Ilha do Boi / Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão
Sudeste Espírito Santo Domingos Martins Hotel Fazenda Parque do China / CT Parque do China
Sudeste Espírito Santo Vitória Sheraton Vitória / Estádio Estadual Kleber Andrade
Sudeste Minas Gerais Belo Horizonte San Diego Suites / Toca da Raposa I
Sudeste Minas Gerais Ipatinga San Diego Hotel Ipatinga / Estádio João Lamego Neto
Sudeste Minas Gerais Uberlândia San Diego Suites Uberlândia / Complexo Municipal Virgílio Galassi
Sudeste Minas Gerais Juiz de Fora Village Haras Morena / Estádio Municipal Radialista Mário Helênio
Sudeste Rio de Janeiro Barra do Piraí Aldeia das Águas Resort / Estádio Raulino de Oliveira (Volta Redonda)
Sudeste Rio de Janeiro Pinheiral Centro de Treinamento Dr. João Havelange
Sudeste Rio de Janeiro Mangaratiba Portobello Resort & Safari
Sudeste São Paulo Barueri Bourbon Alphaville Business Hotel / Centro de Treinamento Vila Porto
Sudeste São Paulo Guarujá Casa Grande Hotel Resort & Spa / Estádio Municipal Antônio Fernandes
Sudeste São Paulo Araraquara Comfort Inn / Estádio Dr. Adhemar Pereira de Barros
Sudeste São Paulo Presidente Prudente Gralha Azul Park Hotel / Estádio Eduardo José Farah
Sudeste São Paulo Jaguariúna Hotel Duas Marias / Estádio Alfredo Chiavegato
Sudeste São Paulo Álvares Machado Hotel Fazenda Campo Belo / Centro de Formação de Atletas Flávio Araújo
Sudeste São Paulo Ribeirão Preto Hotel JP / Estádio Santa Cruz
Sudeste São Paulo Santos Hotel Parque Balneário / Vila Belmiro
Sudeste São Paulo Sorocaba Hotel Pitangueiras / Clube Atlético Sorocaba
Sudeste São Paulo São Bernardo do Campo Liau Hotel Parque Plaza / Estádio Primeiro de Maio
Sudeste São Paulo Santos Mercure Santos / CT Rei Pelé
Sudeste São Paulo São Caetano do Sul Mercure São Caetano do Sul / Estádio Municipal Anacleto Campanella
Sudeste São Paulo São Paulo Novotel São Paulo Center Norte / CT Palmeiras - Academia 1
Sudeste São Paulo Ribeirão Preto Olé Brasil Futebol Clube SA
Sudeste São Paulo Águas de Lindóia Oscar Inn Eco Resort
Sudeste São Paulo Mogi das Cruzes Paradise Golf & Lake Resort
Sudeste São Paulo São José dos Campos Promenade Enterprise / Estádio Martins Pereira
Sudeste São Paulo Barueri Radisson Alphaville / Arena Barueri
Sudeste São Paulo Itu San Raphael Country Hotel / Estádio Dr. Novelli Junior
Sudeste São Paulo Itu SPA Sport Resort


Timão inicia venda de ingressos para os três últimos jogos da primeira fase

Para manter a casa cheia no Campeonato Brasileiro, o Corinthians já iniciou a venda dos ingressos para as três próximas partidas da equipe em casa. Por enquanto, os bilhetes para os duelos contra Atlético-GO (8 de agosto), Internacional (16 de agosto) e São Paulo (26 de agosto) estão sendo comercializados apenas para os associados do plano Fiel Torcedor. A partir de uma data específica para cada partida (veja abaixo), as vendas serão abertas para as bilheterias.

Os jogos são os três últimos do Corinthians em casa na primeira fase do Campeonato Brasileiro.

Veja detalhes da venda:

Atlético-GO: 08/08, às 20h30
Fechamento da venda online às 23h59 do dia 03/08;
Fechamento no Posto de Atendimento (Memorial do Clube) às 17h do dia 05/08;

Internacional: 16/08, às 21h
Fechamento da venda online às 23h59 do dia 12/08;
Fechamento no Posto de Atendimento (Memorial do Clube) às 17h do dia 12/08;

São Paulo: 26/08, às 16h
Fechamento da venda online às 23h59 do dia 21/08;
Fechamento no Posto de Atendimento (Memorial do Clube) às 20h do dia 22/08.



Lucas se torna dono de mais 10% dos seus direitos e ganha aumento

Lucas na chegada da seleção a Manchester (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)Lucas está a serviço da Seleção em Londres
(Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

A novela envolvendo o futuro do meia-atacante Lucas, do São Paulo, ganhou um novo capítulo nesta quarta-feira. Por cláusula existente no contrato firmado entre clube e jogador em fevereiro de 2011, quando o atleta ganhou aumento salarial, o jogador ganhou mais 10% dos seus direitos econômicos, passando a totalizar 30%. O Tricolor, que tinha 80%, agora ficou com 70%. Os vencimentos do atleta, que eram de R$ 120 mil mensais, passaram a ser R$ 130 mil mensais.

Nesse início de agosto, é impossível afirmar qual será o destino do atleta após as Olimpíadas de Londres. O contrato de Lucas com o São Paulo termina apenas em fevereiro de 2016, mas o assédio de clubes da Europa pode abreviar a passagem do atleta pelo Morumbi. O Manchester United foi quem efetivamente mostrou interesse, procurou o presidente Juvenal Juvêncio e o empresário do atleta, Vagner Ribeiro, para tentar a contratação.

O representante do jogador revelou que o clube inglês ofereceu € 33 milhões (R$ 84 milhões), valor que foi recusado pelos cartolas tricolores. O diretor de futebol do Tricolor, Adalberto Baptista, revelou que uma nova oferta foi feita na segunda quinzena de julho, desta vez de € 38 milhões (R$ 95 milhões), que também foi recusada. Só que o fato de ter recebido uma oferta oficial fez os cartolas do Morumbi mudarem de postura.

Enquanto o assunto era apenas especulação, Juvenal, Adalberto e o vice de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, não se preocupavam com as constantes manifestações do staff do atleta, que reclamou de falta de valorização de seu cliente. Uma das pessoas, inclusive, disse ser um absurdo o atleta ser apenas o quinto ou sexto maior salário do elenco, apesar de sua importância para a equipe.

- Quando houve a rodada de negociações com o Manchester, a situação ficou um pouco diferente e o São Paulo passou a admitir a possibilidade de rever o contrato do atleta. Mas isso só será feito após as Olimpíadas, já que a presença do atleta é fundamental. Como sempre fizemos, não vamos fugir da nossa política - afirmou João Paulo de Jesus Lopes.

Procurado pela reportagem, Vagner Ribeiro, que tem péssima relação com o diretor de futebol, Adalberto Baptista, não quis se manifestar.

- Eu não falo mais sobre isso.

Lucas está alheio a toda essa “batalha” de bastidores. Nas poucas entrevistas que concedeu em solo inglês, ressaltou que está focado apenas na busca da medalha olímpica pela seleção brasileira. Seus pais, Jorge e Fátima, estão em Londres para acompanhar os Jogos e, na sequência, serão convidados para conhecer a sede do Manchester United, que promete até o final da janela de transferências, no dia 31 de agosto, fazer nova oferta para tentar contratar o atleta.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Douglas busca título no Tricolor para superar maior frustração da carreira

O lateral-direito Douglas está de volta ao São Paulo. Após cumprir suspensão no último domingo, contra o Flamengo, ele está escalado para enfrentar o Bahia, na estreia da equipe na Copa Sul-Americana. E Douglas também está de volta à competição. Em 2010, ele foi vice-campeão, com a camisa do Goiás. Agora, sonha recuperar o título perdido.

O jogador tinha apenas 20 anos quando seu ex-time foi derrotado pelo Independiente, nos pênaltis. No Serra Dourada, os brasileiros venceram por 2 a 0, mas perderam na Argentina por 3 a 1, o que levou a decisão para a disputa dos tiros livres. Desde então, Douglas viveu 18 meses difíceis, de lesões, jejum de títulos estaduais e na Série B do Campeonato Brasileiro.

Douglas São Paulo (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)Douglas foi vice com o Goiás. Agora, quer título no São Paulo (Foto: Marcelo Prado / Globoesporte.com)

Agora no São Paulo, ele vê chance de dar a volta por cima e esquecer as cenas tristes do fim de 2010.

- Até hoje fica o gostinho na boca, estava louco para ser campeão e chorei bastante depois do jogo. Passaram tantas coisas na cabeça. Agora tenho oportunidade de voltar num time grande, com elenco muito bom e capacidade para chegar bem ao título - afirmou Douglas.

Além do trauma pessoal, o lateral-direito, que no esquema com três zagueiros tem liberdade para atuar da maneira que mais gosta, sem tanta obrigação na marcação, quer ajudar o São Paulo a superar suas más lembranças. A equipe jamais conquistou a Copa Sul-Americana, sendo que sua melhor participação foi em 2003, quando parou no River Plate, na semifinal. E em 2012, coleciona eliminações traumáticas.

No Paulistão, o time sucumbiu na semifinal diante do Santos de Neymar. Na mesma fase, na Copa do Brasil, perdeu para o Coritiba, no torneio em que era considerado favorito. Para Douglas, colocar fim à irregularidade é o caminho certo da conquista continental.

- O elenco é muito bom, novo, mesclado com jogadores experientes como Rogério e Luis Fabiano. Temos que explorar esse ponto forte. O grupo é unido e tem grande capacidade, mas precisamos de mais constância. Tivemos muitos altos e baixos - ponderou.

Douglas treino São Paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Douglas tem tido mais liberdade para atacar, com
o esquema 3-5-2 (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

Em 2010, no vice-campeonato com o Goiás, era a primeira vez que a Sul-Americana dava uma vaga na Libertadores do ano seguinte. Douglas revela que, naquele grupo, a classificação para a competição mais importante do continente foi uma motivação muito grande. Agora, no São Paulo, isso se multiplica. O torneio sempre foi a grande obsessão no clube do Morumbi, que é tricampeão. Depois do Corinthians vencê-lo pela primeira vez, voltar a disputá-lo em 2013 depois de dois anos fora é quase obrigatório.

Na fase nacional, o Bahia será o adversário. Caso avance, a equipe de Ney Franco vai confrontar adversários internacionais, o que configura o maior perigo da Sul-Americana na opinião do “veterano” Douglas.

- Ela se torna muito aguerrida quando pegamos equipes de países vizinhos. São jogos mais pegados, corridos, com poder de marcação bem mais forte. Temos de nos preparar bem. O São Paulo tem o sonho de voltar a disputar e ganhar a Libertadores, e essa é uma boa oportunidade. 

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Jadson e Maicon se completam e correm um pelo outro no São Paulo

Bruno Rodrigues
Gabriel Saraceni

Publicada em 01/08/2012 às 08:43
São Paulo (SP)

Para iniciar bem a Copa Sul-Americana, o São Paulo aposta em dois jogadores que começaram apenas nove das 43 partidas da temporada juntos. Apesar de ser a décima partida com a dupla, Maicon e Jadson, nos últimos três compromissos, mostraram evolução no entrosamento. É deles a responsabilidade de organizar e armar o time.

Diante do Bahia, com transmissão em tempo real do LANCENET!, em Pituaçu, às 21h50, os meias vão para o quarto jogo seguido como titulares. Depois de Maicon começar como reserva de Ney Franco, ganhou a disputa com Casemiro e passou a atuar ao lado de Jadson. Não foi só o esquema que mudou do 4-4-2 para o 3-5-2, mas o jeito de jogar do meio de campo passou a ser outro.

– O Maicon é um grande jogador e tem me ajudado bastante na articulação do jogo. É um meia que cadencia bastante a partida. Nesses últimos jogos, deu certo e espero que com a sequência possamos ter um entrosamento melhor – afirmou Jadson, que na temporada só foi reserva quatro vezes, todas com Leão.

No início do ano, os dois chegaram para resolver um problema antigo do Tricolor. A diretoria queria gente para pensar no meio de campo. Apostou nos dois, mas em certo momento ambos foram questionados. Hoje, afastaram a desconfiança e têm conseguido cumprir bem a função, diferente com Ney Franco.

Homens de criação, Maicon e Jadson precisam ajudar a marcar. Com só Denilson (nesta quarta-feira Rodrigo Caio o substituirá) como homem de proteção no setor, um sempre volta um pouco mais para ocupar espaços. Em certos momentos, dão combate.

Mas a principal função da dupla é buscar o gol. Com Ney Franco, Maicon fez o seu primeiro diante do Flamengo. Jadson, que anotou dois com Milton Cruz, balançou redes em dose dupla com o novo técnico. Nesta quarta-feira, pela terceira vez nesta temporada, tenta marcar três em sequência, o que ainda não conseguiu na carreira.

O São Paulo, que tanto lutou para encontrar um camisa 10 de ofício, deu o número para Jadson. Mas Maicon também cumpre bem a função. Juntos, sabem que precisam se sacrificar para que os dois possam jogar como gostam. Só assim conseguem liberdade para tocar, armar e chegar ao gol. Nesta quarta-feira, mais uma chance da dupla mostrar que pode embalar e ajudar o Tricolor a ganhar um título.

Encontros e desencontros da dupla

Chegada
Maicon chegou no início do ano. Para compor elenco, fez a pré-temporada em Cotia e começou como reserva. Jadson era sonho antigo do clube, que gastou R$ 9 milhões nele. Na estreia, foi titular. Durante a temporada, ficou algumas vezes no banco, sendo todas com Leão.

Primeiro encontro
A primeira vez dos dois juntos foi pela quinta rodada do Paulistão. Ainda sem ritmo de jogo, já que fazia sua estreia, Jadson saiu aos 20 minutos do segundo tempo. Maicon ficou até os 35. A parceria só durou mais um jogo. Diante do Comercial, foram novamente titulares, mas saíram no intervalo.

Milton Cruz
Depois de Leão só começar uma partida do Brasileiro com a dupla, o interino Milton Cruz resolveu dar nova chance. Nas duas partidas em que comandou o time, lançou os dois juntos. Foram duas vitórias. Jadson fez dois gols e Maicon um. Ney Franco acompanhou a segunda partida no Morumbi.

Ney Franco
Apesar de titulares com Milton, só Jadson continuou com o novo treinador, que preferiu voltar Casemiro e Cícero para o time. Depois de duas partidas, Maicon ganhou nova oportunidade. Atuou nos últimos três confrontos e fez um gol. Jadson tem dois com o Ney.



Rogério Ceni lidera São Paulo em busca de título inédito

LANCEPRESS!
Publicada em 01/08/2012 às 10:05
São Paulo (SP)

Dúvida até a manhã de terça-feira, Rogério Ceni viajou com a delegação e fará nesta quarta-feira, contra o Bahia, seu segundo jogo na temporada. Depois de seis meses, o goleiro voltou a jogar no último domingo e sentiu dores na coxa direita e no ombro direito, que foi operado em janeiro.

Campeão da Libertadores e do Mundial, o capitão ainda não tem a Copa Sul-Americana em sua galeria de títulos internacionais. E esta edição pode ser a última chance para ele. Com 39 anos, a presença do ídolo debaixo das traves na próxima temporada ainda é incerta.

Mas a competição que se inicia pode ter papel fundamental para a permanência de Ceni. Além do ânimo com o eventual troféu, a conquista garante uma vaga na Libertadores de 2013, algo que pode ser determinante para a renovação, ou não de contrato, do goleiro.

Voltar à Libertadores não é uma meta apenas para Rogério, o São Paulo também precisa. Ausente nas duas últimas edições, o clube vê a Sul-Americana como uma porta de entrada. A final acontece em dezembro, mas são apenas cinco fases para chegar ao título inédito.

Nas últimas duas temporadas, tropeços em momentos decisivos fizeram com que o Tricolor ficasse fora da competição que a torcida mais gosta (mais detalhes abaixo).

Líder da equipe, a presença do goleiro traz reflexos na postura do time em campo. No último domingo, se mostrou estar fora de ritmo de jogo, Ceni evidenciou que continua com a garganta em dia, e deu várias instruções para os atletas.

– Com o Rogério, ganhamos a experiência que ele passa para todo o elenco. Todos os jogadores ficam muito felizes com a sua volta – analisou o lateral-esquerdo Cortez.

No ano passado, no Paraguai, o camisa 01 lesionou a coxa e o São Paulo voltou para casa eliminado pelo pequeno Libertad (PAR), em jogo que marcou a estreia de Emerson Leão. Antes, a equipe havia passado pelo Ceará. Agora, a caminhada começa contra o Bahia.

Rogério diz que a decisão de encerrar a carreira será tomada nos últimos meses do ano. Com o Tricolor bem na Sul-Americana, a vontade de não parar será maior.

Tricolor no quase...

2010
Nas duas chances que teve, não conseguiu vaga para a Libertadores do ano seguinte. Pela Libertadores, caiu nas semifinais para o Inter, que sagrou-se campeão e se garantiu no Mundial e não edição seguinte da Copa. Pelo Brasileirão, passou a maior parte na zona intermediária. E assim terminou. Acabou em nono, longe do G4. Quebrou sequência de sete anos na Libertadores.

2011
Pela Copa do Brasil, caiu nas quartas de final para o Avaí. Venceu por 1 a 0 Morumbi, mas levou 3 a 1 na Ressacada e acabou eliminado prematuramente. Na Sul-Americana, também com uma vitória e uma derrota, perdeu para o Libertad (PAR) nas oitavas de final. Pelo Brasileirão, ficou fora do G4 por um ponto. Tropeçou na reta final e deu adeus à Libertadores pelo segundo ano.

2012
Na primeira oportunidade em obter uma vaga e voltar para Libertadores, novo fracasso. O Tricolor fez 1 a 0 no Coritiba em casa, mas levou 2 a 0 no Couto Pereira e viu o rival Palmeiras, que sagrou-se campeão, bater o Coxa na decisão. Agora, com dez pontos a menos do que o líder, está em sétimo no Brasileirão. Hoje, começa a caminhada rumo à Sul-Americana.



São Paulo tenta encerrar tabu de 41 anos contra o Bahia

Bruno Rodrigues e Kaíque Melo
Publicada em 01/08/2012 às 12:01
São Paulo (SP)

São Paulo e Bahia se enfrentarão na noite desta quarta-feira, em Pituaçu, às 21h50, na estreia das duas equipes na Copa Sul-Americana de 2012. E o clube do Morumbi vai em busca de algo que não consegue há quase 41 anos.

Em 1971, mais precisamente no dia 18 de agosto, os paulistas foram até o Estádio da Fonte Nova (antiga casa do Bahia) e venceram o tricolor baiano por 1 a 0, gol de Toninho Guerreiro, em jogo válido pela primeira edição do Campeonato Brasileiro.

Desde então, o São Paulo encarou o Bahia em mais 13 oportunidades fora de casa, contabilizando sete empates e seis vitórias a favor do Tricolor de Aço.

No Brasileirão do ano passado, a equipe paulista chegou muito perto de encerrar o tabu: chegou a estar vencendo por 3 a 1, em Pituaçu, porém levou a virada dos baianos (4 a 3), em jogo que ficou marcado pela má atuação do zagueiro João Filipe.

Na época treinado por Emerson Leão, o defensor, a partir da derrota em Salvador, passou a ganhar pouquíssimas chances na equipe. Hoje titular com Ney Franco, João não quer saber do passado, mas sim do que pode fazer para ajudar o Sampa a vencer na Bahia após mais de 40 anos.

- O que passou, passou. Aquilo ficou no passado. Agora é vida nova, o professor tem me dado tranquilidade para jogar e espero corresponder - disse o camisa 21.

Durante o tabu, duelo em Aracaju

Em 1993, o São Paulo visitou o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Contudo, a partida não ocorreu em Salvador, muito menos em terras baianas. No Estádio Batistão, em Aracaju (SE), os dois tricolores empataram em 1 a 1. Ramon marcou para os donos da casa, enquanto Palhinha anotou o gol de empate do clube paulista.

Confrontos entre Bahia x São Paulo, longe do Morumbi, desde a última vitória são-paulina:

- 05/11/2011 - Bahia 4x3 São Paulo - Brasileiro
- 08/10/2003 - Bahia 3x0 São Paulo - Brasileiro
- 18/09/2002 - Bahia 2x0 São Paulo - Brasileiro
- 17/08/1997 - Bahia 3x1 São Paulo - Brasileiro
- 16/09/1995 - Bahia 1x0 São Paulo - Brasileiro
- 30/10/1993 - Bahia 1x1 São Paulo - Brasileiro
- 29/09/1990 - Bahia 2x2 São Paulo - Brasileiro
- 20/19/1987 - Bahia 1x1 São Paulo - Brasileiro
- 10/05/1984 - Bahia 1x1 São Paulo - Torneio Heleno Nunes
- 14/03/1984 - Bahia 0x0 São Paulo - Brasileiro
- 26/08/1973 - Bahia 1x1 São Paulo - Brasileiro
- 06/06/1973 - Bahia 0x0 São Paulo - Amistoso
- 08/10/1972 - Bahia 1x0 São Paulo - Brasileiro
- 18/08/1971 - Bahia 0x1 São Paulo - Brasileiro



Motivados, Bahia e São Paulo estreiam na Copa Sul-Americana

Souza e Luis Fabiano, Bahia x São Paulo (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Souza e Luis Fabiano duelam nesta quarta-feira
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

O estádio de Pituaçu tem capacidade para 32 mil torcedores. E certamente deverá faltar espaço na noite desta quarta-feira, quando Bahia e São Paulo se enfrentarão pela Copa Sul-Americana. Atrativos não faltam dos dois lados. O Tricolor baiano, que começa a ganhar identidade após a chegada do técnico Caio Júnior, volta a disputar um torneio internacional após 23 anos. A vitória sobre o Palmeiras e o empate diante do Corinthians, nos dois últimos jogos do Brasileirão, animaram o torcedor, que começa a enxergar um futuro melhor.

Já a equipe paulista ganhou nova vida na temporada com o retorno do goleiro e capitão Rogério Ceni, que ficou parado por seis meses após uma lesão no ombro direito. Além da presença do camisa 1, o torcedor são-paulino terá a chance de ver Luis Fabiano em ação. Apesar das críticas recentes, o atacante vive grande momento na temporada, com 20 gols marcados em 25 jogos.

Pressionado pelas conquistas de Corinthians (Libertadores) e Palmeiras (Copa do Brasil) em 2012, o time de Ney Franco estreia no torneio continental com dois objetivos bem definidos: quebrar um jejum de títulos - desde 2008 o Tricolor paulista não vence um campeonato - e ainda garantir uma vaga na Taça Libertadores da América de 2013.

A bola vai rolar a partir das 21h50m e terá transmissão pela TV Globo para os estados de SP (exceto as cidades de Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto e Itapetininga) e BA. O GLOBOESPORTE.COM também acompanhará o duelo em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 21h30m.

header as escalações 2

Bahia: o técnico Caio Júnior decidiu poupar o volante Fabinho por causa da maratona de jogos na Série A do Campeonato Brasileiro. Além disso, o treinador deixou no ar a possibilidade de também não escalar o lateral-esquerdo Ávine. No ataque, Souza volta a ser titular e terá Júnior como companheiro. O Bahia deve ir a campo com: Marcelo Lomba; Gil, Danny Morais, Titi e Gerley (Ávine); Fahel, Diones, Hélder e Zé Roberto; Júnior e Souza.

São Paulo: satisfeito com o desempenho da equipe na goleada por 4 a 1 sobre o Flamengo, o técnico Ney Franco fará apenas duas alterações na equipe que irá a campo nesta quarta-feira. O volante Denilson, com dores musculares na perna direita, será substituído por Rodrigo Caio. Na ala direita, Douglas recupera sua posição após ter cumprido suspensão no fim de semana. O time entrará em campo com: Rogério Ceni; João Filipe, Rafael Toloi e Rhodolfo; Douglas, Rodrigo Caio, Maicon, Jadson e Cortez; Ademilson e Luis Fabiano.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Bahia: o atacante Elias e o meia Jéferson estão em trabalho de recondicionamento físico. No departamento médico, os laterais Madson, Coelho e o meia Gabriel se recuperam de lesões. Além deles, outros dois não podem jogar por determinação dos médicos: Mancini e Kleberson.

São Paulo: Denilson tem um pequeno incômodo na perna direita. Wellington está em fase final de recuperação de cirurgia no joelho esquerdo, Fabrício teve contusão no joelho esquerdo e só volta em 2013, Cañete ainda se recupera de cirurgia no joelho direito, Osvaldo tem uma lesão muscular na coxa direita, Lucas e Bruno Uvini estão com a seleção brasileira nos Jogos de Londres, e Douglas e Casemiro cumprem suspensão.

header fique de olho 2

Bahia: na estreia do técnico Caio Júnior, Souza marcou os dois gols do Bahia na vitória sobre o Palmeiras, mas ficou de fora do último jogo por uma suspensão imposta pelo STJD. Como o jogo desta quarta-feira é pela Sul-Americana, o atacante volta ao time.

São Paulo: cada vez mais à vontade na equipe titular do São Paulo, o atacante Ademilson disputará seu primeiro jogo de um torneio internacional pela equipe profissional do Morumbi. Elogiado pelos companheiros e pelo técnico Ney Franco, o jogador ganhou novo uniforme, trocando o atual 38 pelo 11. Prova de prestígio.

header o que eles disseram

Caio Júnior, técnico do Bahia: “Acho que nós temos a responsabilidade de buscar um placar, de pelo menos conseguir uma vantagem para o segundo jogo, porque o São Paulo no Morumbi é muito forte. Nós temos que fazer prevalecer o fator casa”.

Jadson, meia do São Paulo: “Neste ano temos de conseguir levantar alguma taça ainda, né? Seja no Brasileiro ou na Sul-Americana. Temos de disputar a Sul-Americana com a maior seriedade, é muito importante para nós. Vamos com tudo para tentar chegar às finais. É uma competição parecida com a Copa do Brasil. Não podemos bobear no primeiro jogo. São dois jogos, duas decisões”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* O Bahia disputa a Copa Sul-Americana pela primeira vez. Porém, a equipe foi a primeira representante do Brasil na Taça Libertadores da América. Foi na edição de 1960, quando o time não teve bom desempenho, sendo eliminado na primeira fase

* Já o São Paulo disputará a Copa Sul-Americana pela sétima vez. Sua melhor campanha foi registrada em 2003, quando o time foi até a semifinal, mas acabou eliminado pelo River Plate, da Argentina.

* A equipe do Morumbi costuma ter muitas dificuldades quando enfrenta o time baiano longe da capital paulista. Se forem levados em consideração os duelos válidos pelo Campeonato Brasileiro, o Tricolor venceu apenas uma vez em Salvador: 1 a 0, pelo nacional de 1971. Além disso, o Bahia nunca foi derrotado em casa em competições internacionais.

header último confronto v2

São Paulo e Bahia se enfrentaram pela última vez no dia 27 de maio de 2012, em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro. Ainda sob comando de Emerson Leão, a equipe paulista venceu por 1 a 0, gol marcado por Luis Fabiano. O Tricolor teve a seguinte formação em campo: Denis; Piris (Rodrigo Caio), Paulo Miranda, Edson Silva e Cortez; Denilson, Maicon (Fernandinho), Jadson e Cícero; Osvaldo (Rafinha) e Luis Fabiano. O Bahia jogou com: Marcelo Lomba; Fabinho, Rafael Donato, Titi e Gerley (Hélder); Fahel, Diones, Lulinha, Zé Roberto e Magno (Ciro); Junior (Rafael).



Veja os resultados desta terça da Sul-Americana, Série B e de estaduais

01/08/2012 00h09 - Atualizado em 01/08/2012 00h09

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar