quarta-feira, 24 de abril de 2013

Fora de casa, São Paulo/Suzano empata com Indaiatubana

Futsal Suzano/São Paulo Araçariguama (Foto: Thiago Fidelix)São Paulo/Suzano empata contra o Indaiatubana
(Foto: Thiago Fidelix)

Voltar a Liga Paulista de Futsal fez bem ao São Paulo/Suzano. Pelo menos separou o time de mais um resultado negativo. Com duas derrotas seguidas na Liga Futsal após empate contra o Sertãozinho no último jogo no estadual, o tricolor voltou a somar ponto na tabela Paulista ao empatar com o Indaiatubana por 1 a 1 no Ginásio Carlos Aldrovandi, em Indaiatuba.

No primeiro tempo, o tricolor inaugurou o marcador com o fixo Thyago Pyffer logo aos cinco minutos de partida. Mesmo em um jogo movimentado, esse foi o único gol nos 20 minutos iniciais de partida.

Jogando em casa, o Indaiatubana voltou forte do intervalo. Em dois minutos de jogo, Fernando igualou o placar. Mesmo com os times tentando mudar o resultado, o marcador não foi alterado.

Os dois times voltam a jogar na próxima quarta-feira. O São Paulo/Suzano recebe o São José, às 19h, no Ginásio Roberto David. O Indaiatubana visita o Itapeva em partida marcada para às 20h, no Ginásio Antônio Queiroz.

Liga Futsal

O São Paulo/Suzano jogar pela Liga Futsal nesta sexta-feira, às 21h, contra o Jaraguá, no Ginásio Adib Moyses Dib, em São Bernardo. O jogo terá transmissão ao vivo do Sportv.



Lições? Wellington ignora eliminação precoce do Corinthians, em 2012

Denilson Wellington São Paulo treino (Foto: Cleber Akamine)Denilson e Wellington, em treino do São Paulo
(Foto: Cleber Akamine)

A eliminação do Corinthians nas quartas de final do Campeonato Paulista do ano passado, diante da Ponte Preta, depois de ter feito a melhor campanha da primeira fase, não assusta o volante Wellington.

Melhor time da primeira fase, o São Paulo, nesta edição, é a equipe que leva vantagem nos confrontos de mata-mata, decidindo as partidas de quartas e semi em casa, como deveria ser com o arquirrival alvinegro no ano passado, eliminado logo no primeiro jogo, contra a Ponte Preta, depois de perder por 3 a 2, no Pacaembu.

Confiante, Wellington não vê lições a serem tiradas da derrota corintiana, e prefere exaltar a força do São Paulo, que encara o Penapolense, domingo, no Morumbi.

Com praticamente todos os jogadores à disposição do técnico Ney Franco - somente Rhodolfo, suspenso, e Maicon, recuperando-se de uma lesão na coxa, estão fora -, o volante aposta na vitória e na classificação do São Paulo à próxima fase.

- Não temos que pensar no Corinthians. Nosso foco está aqui. É preciso respeitar os adversários, entrar com humildade, e buscar fazer o nosso melhor para não ser surpreendido e buscar a nossa classificação - comentou Wellington.

Nesta quinta-feira, o técnico Ney Franco comanda um treino coletivo para definir a equipe que entra em campo contra o Penapolense. Rogério Ceni deve voltar ao gol são-paulino, assim como Luis Fabiano deve ganhar a vaga de Aloísio. O camisa 9, por sinal, foi bastante elogiado por Wellington, ansioso pelo seu retorno aos gramados.

- O Luis Fabiano volta em grande estilo. Todos sabem da capacidade dele, dentro e fora de campo. Se ele voltar, espero que seja fazendo gols para nos ajudar - comentou.

O Tricolor deve ir a campo com: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Lúcio e Carleto; Wellington, Denilson, Ganso e Jadson; Luis Fabiano e Osvaldo. O meia Jadson, convocado para a seleção brasileira para o amistoso desta quarta-feira, contra o Chile, no Mineirão, ainda não teve sua presença confirmada no treino desta quinta.



Clubes acusam São Paulo de 'roubo' de atletas de base e armam boicote

Temos de esperar o São Paulo, ver o que eles vão fazer com relação a esse roubo"

Carlos Brazil, diretor das divisões de base do Flamengo

Um grupo formado pela maioria dos grandes clubes brasileiros prepara boicote ao São Paulo sob a alegação de que o Tricolor tem sido antiético ao aliciar seus jogadores de base. O cordão dos descontentes reúne, entre outros, Flamengo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Atlético-MG, Ponte Preta, Coritiba, Goiás e Cruzeiro. Todos eles se negarão a participar de competições de base em que o time do Morumbi estiver presente. As informações são do site Espn.com.br.

O GLOBOESPORTE.COM conversou com dirigentes da maioria dos clubes citados e todos confirmam o boicote, que começará na Copa 2 de julho de Futebol sub-17, disputada entre os dias 1º e 14 de julho, na Bahia, com 48 equipes do Brasil e do exterior, além da seleção brasileira sub-17.

Carlos Brazil, diretor das divisões de base do Flamengo, lidera uma associação criada para tratar do assunto e é bastante duro: fala em “roubo” de jogadores por parte do Tricolor. Além dele, o grupo é composto por Marcos Biasotto, que também trabalha no Flamengo, André Figueiredo, do Atlético-MG, João Paulo, do Vitória, e René Simões, do Vasco. Bruno Costa, da CBF, acompanha o caso.

- A maior parte dos times não vai participar (da Copa 2 de julho). Temos de esperar uma solução do São Paulo, saber o que eles vão fazer em relação a esse roubo - afirma.

Brazil diz que a ideia é que o boicote ocorra também na Taça BH de Futebol Júnior, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro sub-20. Nesse caso, os presidentes dos clubes precisam se posicionar, pois são as competições mais importantes da categoria e envolvem direitos de transmissão.

O dirigente flamenguista conta que tem recebido reclamações quase diárias de clubes insatisfeitos com as práticas são-paulinas.

- Cruzeiro, Corinthians, Grêmio Prudente e Ponte Preta citam nomes dos jogadores que já foram aliciados. Outros clubes reclamam que o São Paulo está em cima. É o caso do Goiás. O Cruzeiro disse que o São Paulo pegou cinco meninos de lá. Eles têm Cotia, uma estrutura que ninguém tem, maravilhosa, mas e quando todo mundo tiver? Como vai ser? Existe um código de ética que a gente espera que tenha vindo para ficar - diz.

CT Cotia seleção brasileira (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Moderno CT de Cotia é trunfo do São Paulo para atrair garotos (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)

O dirigente flamenguista diz que a associação não é contra o garoto querer trocar de clube. O que ele cobra é uma indenização.

- Quando se interessar por um jogador do outro, vai lá e faz negócio. Não tem de sair pegando. O que nós queremos é que os clubes entrem num acordo para que ninguém saia prejudicado. Você faz um investimento num atleta da base e tem de ser ressarcido – defende.

O diretor de futebol de base do Timão, Agnello Gonçalves, confirma o aliciamento de jogadores alvinegros por parte do Tricolor (sem citar nomes) e é categórico:

- O Corinthians só participa (da Copa 2 de julho) se o São Paulo for excluído da competição - afirma.

Palmeiras e Santos têm posição idêntica. De acordo com Nei Pandolfo, gerente de futebol do Peixe, as discussões começaram há duas semanas, por meio de um grupo de discussão pela internet criado pelos dirigentes.

Outro lado

O diretor de futebol do São Paulo, Adalberto Baptista, que também administra a base tricolor, desconhece o movimento e as acusações.

- Eu estranho isso. O São Paulo nunca foi convivado para essas reuniões.

Nos bastidores do Morumbi, há entre os dirigentes tricolores a convicção de que René Simões, demitido em novembro do ano passado do cargo de coordenador da base tricolor, é quem está instigando os clubes a boicotarem o São Paulo.



Conmebol divulga seleção da 1ª fase da Libertadores com 4 brasileiros

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou, nesta quarta-feira, a seleção da primeira fase da Libertadores deste ano com cinco jogadores de times brasileiros: o goleiro Rogério Ceni e o zagueiro Lúcio, do São Paulo, os meias Zé Roberto, do Grêmio, e Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG, além do atacante peruano Paolo Guerrero, que atua no Corinthians. Segundo a entidade, a seleção foi eleita por internautas em seu site oficial.

O jogador mais votado, segundo a Conmebol, foi Ronaldinho Gaúcho. Na sequência, vêm Rogério Ceni e Paolo Guerrero.

Completam a seleção da Conmebol os laterais Oriosa, do Olimpia, e Orban, do Tigre, o zagueiro Heinze, do Newell's Old Boys, os meias Botta, do Tigre, e Riquelme, do Boca Juniors, e o atacante Scocco, do Newell's Old Boys.

Para os internautas do site da Conmebol, o melhor treinador da primeira fase da Libertadores foi Ever Hugo Almeida, do Olimpia.



Jornalista aposta: Jadson será titular e não vai à Copa das Confederações

Para o amistoso contra o Chile, nesta quarta-feira, no Mineirão, o técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, contará apenas com jogadores do futebol brasileiro. Por isso, o repórter Carlos Eduardo Mansur, de "O Globo", aposta que o meia Jadson, do São Paulo, começa a partida como titular. No entanto, o jornalista não crê que o armador estará no grupo que vai disputar a Copa das Confederações.

- No meio, o Fernando deve ser o primeiro volante, apenas para comprovar sua condição de titular, assim como o Paulinho. O Jadson deve ser titular também, mas eu acho muito improvável a presença dele no grupo. O meio de campo já tem Oscar, que é um jogador que o Felipão escala em qualquer condição, e tem o Ronaldinho Gaúcho, favorito para a outra vaga. Ainda são opção Lucas, Hulk e Hernanes, jogadores que, para mim, estão à frente do Jadson - afirmou Carlos Eduardo Mansur, no desta quarta.

Jadson comemora gol do São Paulo sobre o Arsenal de Sarandi (Foto: Marcos Ribolli)Jadson comemora seu gol, pelo São Paulo, sobre o Arsenal de Sarandi (Foto: Marcos Ribolli)

O repórter declarou ainda que daria a vaga de titular na lateral direita para Marcos Rocha, do Atlético-MG, já que o treinador observou o volante do Fluminense Jean, improvisado, no amistoso contra a Bolívia, no dia 6.

- Eu, no lugar do Felipão, começaria com o Marcos Rocha. Ele já observou o Jean como latera;, já convocou outras vezes. O Marcos Rocha é um jogador que está há muito tempo jogando um ótimo futebol no Atlético, e é um lateral. Seria mais interessante, para ter uma opção ao Daniel Alves.

No entanto, o jornalista Sidney Garambone, da TV Globo, acredita que o jogador do Fluminense deve se manter entre os titulares, pois Felipão busca jogadores capazes de atuar em mais de uma posição.

- Não é nenhuma heresia, não dá para criticar. O Edinho era zagueiro e foi lateral-esquerdo da Seleção. Na Seleção de 1970, o Piazza era zagueiro, mas era volante de origem.

O SporTV transmite a partida entre Brasil e Chile nesta quarta-feira, ao vivo e em alta definição, a partir das 21h30m (de Brasília). Luiz Carlos Júnior narra a partida, com comentários de Paulo Cesar Vasconcellos e Roger Flores.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Comissão da Câmara aprova piso de 40% dos ingressos para meia-entrada

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira projeto de lei que prevê reserva para idosos e estudantes de pelo menos 40% dos ingressos de meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos em todo o país. Como foi aprovado pela CCJ em caráter conclusivo, o texto seguirá para o Senado - a não ser que seja apresentado recurso para que a proposta seja votada no plenário da Câmara.

Atualmente o Estatuto do Idoso garante a venda sem limites de meia-entrada para maiores de 60 anos. No caso dos estudantes, cada estado regulamenta a cota mínima de venda de meia-entrada. Relator da proposta, deputado Vicente Cândido (PT-SP) afirmou que a fixação de um piso para a venda de meia-entrada deve baratear o preço de ingressos para cinemas, shows, teatros e estádios.

- Os artistas estão provando que é viável reduzir o valor dos ingressos. Sem essa lei, não se sabe qual será a demanda por meia-entrada, por isso se joga o preço lá em cima. A previsibilidade permite a redução dos preços - afirmou.

Para o deputado Espiridião Amin (PP-SC), o texto prejudica os idosos.

- Estamos reduzindo em 60% a possibilidade de o idoso exercer um direito que ele tem - afirmou Amin, que adiantou que apresentará recurso. - Não é um benefício. Esse favor é, na verdade, um desfavor aos idosos. Vou apresentar recurso para que o texto seja debatido no plenário.

Sobre a inclusão dos idosos no limite de 40%, Cândido afirmou que é “justo” equiparar as categorias.

- Estamos criando isonomia. É justo enquadrar todas as categorias na cota de 40% - afirmou.

Pela proposta de Cândido, também poderão comprar meia-entrada deficientes e jovens com idades entre 15 a 29 anos que comprovem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Emissão de carteirinhas

O texto vincula a emissão da carteirinha - para fins de comprovação da condição de estudante - a apenas três entidades: União Nacional dos Estudantes (UNE), Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).

Contrários à vinculação da emissão de carteirinhas, os deputados Ademir Camilo (PSD-MG) e Marcelo Almeida (PMDB-PR) votaram contra a proposta. Os parlamentares Dr. Grilo (PSL-MG) e Onofre Agostini (PSD-SC) também se manifestaram pela derrubada do texto. Os demais parlamentares votaram a favor.

O deputado Vicente Cândido defendeu a vinculação como forma de evitar que as carteirinhas se tornem objeto de venda por instituições de “má-fé”. O texto de Cândido prevê punições a entidades que forem flagradas vendendo carteira estudantil de forma irregular, para quem não é estudante.

A penalidade poderá ser multa, suspensão temporária da autorização ou revogação definitiva da autorização para a emissão dos documentos. Segundo o projeto, os ingressos vendidos em eventos de lazer e culturais, como produções teatrais e musicais, deverão ser numerados.



Bom e barato do Cartola FC: escolha quem vai valer apenas 5 cartoletas

O mercado do Cartola FC 2013 ainda não foi aberto. No entanto, essa é a hora de decidir os preços de cada jogador que estará na disputa do fantasy game do Campeonato Brasileiro. O internauta terá a oportunidade de participar desse processo escolhendo o "bom e barato" de cada um dos 20 times da Série A. Disponibilizamos três opções por equipe para que um deles inicie o jogo valendo 5 cartoletas. Os resultados serão divulgados na próxima terça-feira, dia 30 de abril.

Confira quem são os jogadores que, mesmo tendo boa capacidade de pontuação, podem pesar pouco no bolso dos cartoleiros. Os dois que não forem escolhidos terão necessariamente preço acima de 5 cartoletas.

Header_CARTOLA_Atletico-MG (Foto: ARTE ESPORTE)

Dois irmãos estão indicados no Galo. Richarlyson vem ganhando a disputa de posição na lateral esquerda, enquanto Alecsandro, mesmo sendo reserva, tem sempre entrado ao longo das partidas e deixado os seus golzinhos. O outro que pode ser barato é o volante Leandro Donizete, titular absoluto em 2013 e bom ladrão de bolas.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Atlético-MG

Header_CARTOLA_Atletico-PR (Foto: arte esporte)

O Furacão está de volta à elite e, com ele, jogadores que historicamente são bons pontuadores no Cartola como o zagueiro Manoel e o meia Paulo Baier. O atacante Marcão deve ser o camisa 9 do Rubro-Negro paranaense, que usou uma equipe sub-23 no Estadual para entrar com tudo no Brasileirão.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Atlético-PR

Header_CARTOLA_Bahia (Foto: arte esporte)

Todas as opções do Bahia são jogadores titulares neste início de ano. Fahel, inclusive, foi o segundo maior pontuador do Tricolor na última temporada do Cartola. A dupla de ataque Zé Roberto e Obina também pode fazer a diferença para o seu time, se tiver um bom rendimento em 2013.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Bahia

Header_CARTOLA_Botafogo (Foto: arte esporte)

Fellype Gabriel é titular e fez um total de 116.9 pontos em 2012. Se custar 5 cartoletas, pode ser um ótimo custo-benefício. Vitinho é a sensação do Alvinegro nesta temporada. O garoto tem feito os seus golzinhos no Carioca. Será que ele repete a dose no Brasileiro? Já Rafael Marques finalmente estreou. Ele chegou no ano passado e pouco produziu, mas virou o jogo agora, tem feito gols e se consolidado como titular do ataque.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Botafogo

Header_CARTOLA_Corinthians (Foto: arte esporte)

Um jogador fundamental nas campanhas da Libertadores e do Mundial pode estar no seu time por apenas 5 cartoletas: o meia Danilo pode ser a maior barganha desse início de temporada. Se preferir, o rápido Jorge Henrique e o polivalente Edenilson são outras opções para ser um dos jogadores mais baratos do atual campeão mundial.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Corinthians

Header_CARTOLA_Coritiba (Foto: arte esporte)

As alternativas do Coritiba valem muito a pena, mas só um deles vai valer 5 cartoletas. A escolha fica entre o goleiro Vanderlei, que ficou entre os 50 maiores pontuadores em 2012, o meia Rafinha, que arma e finaliza com competência, e o atacante Deivid, titular da camisa 9 coxa-branca.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Coritiba

Header_CARTOLA_Criciuma (Foto: arte esporte)

O recém-chegado à Série A traz um xerife que é velho conhecido de várias grandes torcidas. Fábio Ferreira é o zagueiro titular do Tigre e uma opção de pechincha para os cartoleiros. O atacante Lins e o meia Ivo são os dois artilheiros da equipe na atual temporada com 12 e seis gols, respectivamente.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Criciúma

Header_CARTOLA_Cruzeiro (Foto: aerte esporte)

Dois titulares celestes podem sair bem baratinhos para o seu bolso. O zagueiro Bruno Rodrigo, que pontuou bem no Santos de 2012, e o volante Nilton, importante para o Vasco no ano passado, estão entre as possíveis escolhas. O meia Elber, apesar de reserva, sempre entra ligado em campo e pode ter custo baixo para quem arriscar a sua escalação.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Cruzeiro

Header_CARTOLA_Flamengo (Foto: arte esporte)

Carlos Eduardo foi a contratação mais badalada do Fla no início do ano, mas ainda não rendeu o esperado. Quem sabe ele estoura no Brasileiro? Se achar que é possível, deixe o meia valendo 5 cartoletas apenas. Caso contrário, as outras opções rubro-negras são o volante Amaral, especialista em roubadas de bola, e o zagueiro Renato Santos, que terminou o Carioca como titular.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Flamengo

Header_CARTOLA_Fluminense (Foto: arte esporte)

Demorou, mas Rhayner desencantou depois de mais de dois anos de jejum. O atacante tricolor, no entanto, mesmo sem balançar as redes pelo Náutico em 2012, sempre foi ótima opção no Cartola. Ele ficou entre os 25 maiores pontuadores e pode custar bem baratinho neste ano. Se preferir, as outras opções são o lateral-direito titular Bruno e o meia Wagner, que cresceu de produção neste início de temporada.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Fluminense

Header_CARTOLA_Goias (Foto: asrte esporte)

Uma opção de cada setor do Esmeraldino para os cartoleiros escolherem quem terá um preço acessível. Na zaga, o experiente Ernando pode segurar os ataques adversários. No meio, Dudu Cearense, que já vestiu a camisa da Seleção, arma e desarma com qualidade. No ataque, Walter já fez dez gols em 2013 e pode fechar uma linha ofensiva poderosa se valer apenas 5 cartoletas.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Goiás

Header_CARTOLA_Gremio (Foto: arte esporte)

Dois titulares e um reserva, que é uma das principais opções de Luxemburgo, concorrem no "Bom e barato" do Tricolor gaúcho. Pará é um lateral que apoia constantemente e costuma ir bem nas assistências. O volante Souza também gosta de ajudar o setor ofensivo e marca com eficiência. Já Welliton entra sempre dando mais velocidade ao ataque gremista.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Grêmio

Header_CARTOLA_Inter (Foto: arte esporte)

Algumas opções interessantes para o Colorado. Fabrício pode não ser titular absoluto, mas, diante das seguidas lesões de Kleber, vem atuando mais e sempre foi um bom pontuador no Cartola. O volante Airton é um eficiente cão de guarda da defesa e só precisa tomar cuidado com os cartões. Já Rafael Moura é aquele atacante reserva que normalmente mostra serviço quando tem uma oportunidade.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Internacional

Header_CARTOLA_Nautico (Foto: arte esporte)

Um dos dois atacantes do Timbu pode sair bem baratinho se for o escolhido. A equipe alvirrubra não vem muito bem das pernas, mas Elton e Rogério têm se destacado. O primeiro já fez 15 gols neste ano e o segundo marcou 12. Se preferir, é só apostar no lateral Douglas Santos, recentemente convocado para a seleção brasileira de Felipão.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Náutico

Header_CARTOLA_PontePreta (Foto: arte esporte)

Cicinho virou meia e foi o 11º maior pontuador de 2012 no somatório geral das rodadas do Cartola FC: 167.70 no total. Ele pode ser o barato da Macaca nesta temporada. Outros que pontuaram bem e estão no rol das escolhas possíveis são o volante Baraka e o atacante Rildo.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Ponte Preta

Header_CARTOLA_Portuguesa (Foto: arte esporte)

Souza chegou à Lusa em 2013 para organizar o meio de campo e pode estar no seu time por apenas 5 cartoletas, se for escolhido. As demais opções ficam por conta da boa figura que o lateral-direito Luis Ricardo e o meia Moisés fizeram no ano passado, garantindo o time rubro-verde na elite nacional por mais uma temporada.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Portuguesa

Header_CARTOLA_Santos (Foto: arte esporte)

Um dos principais destaques santistas, o volante Arouca está na lista dos possíveis "Bons de baratos" do Peixe. Marcação firme e apoio ao ataque que podem valer apenas 5 cartoletas. O companheiro de Neymar é outra dúvida de Muricy Ramalho e dois concorrentes também estão na lista. Miralles e Giva viram pechincha de acordo com a vontade do cartoleiro.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Santos

Header_CARTOLA_SaoPaulo (Foto: arte esporte)

Titular, Denilson é uma ótima alternativa para valer 5 cartoletas. O seu time no Cartola pode ganhar em roubadas de bola como nunca. Rodrigo Caio, que se adaptou bem à lateral é a opção mais defensiva, enquanto Wallyson, que veio do Cruzeiro, garante um ataque baratinho para quem escalá-lo na equipe.

Clique aqui para votar no Bom e barato do São Paulo

Header_CARTOLA_Vasco (Foto: arte esporte)

Dakson é uma promessa da equipe cruz-maltina em 2013 e pode sair bem barato para os cofres dos cartoleiros se o meia for escolhido a pechincha da Colina. Além dele, outro meia, Pedro Ken, aparece como boa opção na lista, já que tem sido bem utilizado até o momento. A terceira possibilidade é o volante Fellipe Bastos, que chuta forte e costuma bater as faltas perto ou longe da área adversária.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Vasco

Header_CARTOLA_Vitoria (Foto: arte esporte)

Ótimas opções de "Bom e barato" no Leão. O zagueiro Victor Ramos tem atuado como titular ao longo do Estadual, o meia Renato Cajá organiza o time e fez o primeiro gol na reabertura da Fonte Nova, já o meia-atacante Marquinhos finaliza bastante e ainda serve os companheiros sempre que necessário.

Clique aqui para votar no Bom e barato do Vitória



Wellington cobra 'atenção de Libertadores' contra o Penapolense

Denilson Wellington São Paulo treino (Foto: Cleber Akamine)Denilson e Wellington são formados no São Paulo
e parceiros no meio-campo (Foto: Cleber Akamine)

A atuação do São Paulo diante do Atlético-MG não sai da memória do volante Wellington, destaque daquela partida ao marcar Ronaldinho Gaúcho e praticamente anular as jogadas de criação do Galo, na vitória por 2 a 0, no Morumbi.

Para o meio-campista tricolor, a disposição demonstrada na partida válida pela Libertadores precisa ser mantida contra o Penapolense, adversário deste domingo pelas quartas de final do Paulistão.

- Não é só na Libertadores.Temos que estar atentos no Paulistão também. Não posso perder bolas como aquela, obrigando meu zagueiro a levar um cartão bobo. Pedi desculpa porque poderia ter saído gol e poderia nos complicar. Temos que ter atenção até nos treinamentos - comentou o volante são-paulino ao citar erro diante do Galo que obrigou Rafael Toloi a parar o adversário com falta, sendo advertido já no primeiro tempo.

O camisa 5 também destacou a parceria com Denilson. Para ele, um dos fatores que pode explicar o bom entendimento entre os dois é o amor pelo clube. Wellington lembra que ambos foram criados nas categorias de base do São Paulo e sonham com títulos pelo time do Morumbi.

- Nós, Denilson e eu, somos são-paulinos. Queremos fazer história no clube, ganhando títulos imporantes, jogando bem. Quando não jogamos bem, é o time todo que não vai bem. Quando ganha, também. Não foi só a dupla que jogou bem, o grupo todo está de parabéns, e esperamos manter essa boa fase.

O São Paulo faz um treino coletivo na tarde desta quinta-feira para definir a equipe que enfrenta o Penapolense, com os prováveis retornos de Rogério Ceni e Luis Fabiano.



Ceni faz treino puxado e deve enfrentar o Penapolense

Rogério Ceni são paulo (Foto: Cleber Akamine)Rogério Ceni treina forte (Foto: Cleber Akamine)

O goleiro Rogério Ceni voltou aos treinos com bola na manhã desta quarta-feira, no CT da Barra Funda, dando sinais de que não será problema para a partida do próximo domingo, contra o Penapolense, válida pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

O camisa 1, que não participava de atividades no gramado por causa da lesão no pé direito, sofrida no choque com o atacante Alexandre Pato, no dia 31 de março, suou nas mãos do preparador de goleiros, Haroldo Lamounier, durante aproximadamente 90 minutos.

Movimentação lateral, saltos no alto e rasteiros, e muitas defesas em chutes de curta distância deixaram Rogério Ceni exausto, aparentemente, sem sentir dores - goleiro treinou separado do restante do elenco.

Quem também participou da atividade desta quarta-feira foi o atacante Luis Fabiano. Poupado da partida contra o Mogi Mirim, no último domingo, por sentir uma lesão na panturrilha, o camisa 9 se movimentou e arriscou finalizações a gol.

Apesar de estar à disposição do técnico Ney Franco para o duelo contra o Penapolense, Luis Fabiano desfalcará o São Paulo na primeira partida das oitavas da Taça Libertadores, frente ao Atlético-MG, dia 2 de maio, no Morumbi. Ele cumprirá o último jogo do gancho de quatro imposto pela Conmebol pela expulsão contra o Arsenal, no Pacaembu, pela fase de grupos. Ele só estará livre para atuar na segunda partida, marcada para o dia 8, no estádio Independência, em Belo Horizonte.



Casagrande vê Galo melhor, mas não dá palpite diante do copeiro São Paulo

O comentarista da TV Globo Walter Casagrande esteve em Belo Horizonte para lançar seu livro, “Casagrande e seus Demônios”, onde fala de sua trajetória, não só dentro de campo, mas, sobretudo, em relação aos momentos críticos que viveu fora dele por causa da dependência química. Antes de conceder autógrafos aos fãs, o comentarista falou sobre o teor de seu livro, escrito em parceria com o amigo e jornalista Gilvan Ribeiro.

- O livro relata uma trajetória que teve derrotas. Eu fui derrotado, por isso fui internado para tentar me reerguer e tentar empatar esse jogo, porque o dependente químico tem um jogo eterno contra seu vício e você nunca vai sair vencendo. O importante é empatar e consegui manter esse empate até o fim da vida. Ele significa você conviver com essa dependência sem se envolver novamente com as drogas.

Casagrande livro (Foto: Léo Simonini)Casagrande lança o livro ao lado do co-autor, o jornalista e amigo Gilvan Ribeiro (Foto: Léo Simonini)

Questionado se poderia ser considerado um exemplo de superação, Casagrande fez questão de refutar a ideia e afirmou ser apenas mais num entre milhares de brasileiros nesta situação.

- Não sou exemplo, sou uma pessoa que luta contra a dependência, assim como existem milhares no Brasil. Não sou exemplo para ninguém, até porque se eu fosse não passaria pelo que passei, sou uma pessoa que luto diariamente para ter uma vida legal, conseguir viver de uma maneira decente. Acho que vale a pena ressaltar minha luta e não me considerar exemplo ou vencedor.

Além de falar sobre o livro, o ex-jogador também comentou sobre o clássico brasileiro da Libertadores, envolvendo Atlético-MG e São Paulo. A primeira partida será na quinta-feira, dia 2 de maio, no Morumbi. Casão acredita que o Galo vacilou em permitir a classificação paulista, quando o Tricolor venceu por 2 a 0, mas ressaltou o fato de o time mineiro estar jogando o melhor futebol da competição.

- O Atlético-MG deveria ter feito mais do que fez no Morumbi para tentar eliminar o São Paulo. O São Paulo é um time de chegada, tricampeão da Libertadores e do Mundo, e sabe como jogar esse campeonato. O Atlético-MG é o melhor time da Libertadores, que fez mais pontos e o que joga melhor, de verdade. Só que agora é mata-mata e uma derrota você cai fora. Se o resultado no Morumbi se repetir, fica difícil reverter.

Com tantas possibilidades, o comentarista prefere não apostar num favorito, mas lembra que a postura do Atlético-MG tem tudo para ser completamente diferente da que foi adotada no último encontro entre as equipes.

- Não aposto, o duelo é igual, mas depende muito do resultado no Morumbi e de como o Atlético-MG vai encarar esse jogo. Porque, querendo ou não, o time chegou ao Morumbi daquela vez já classificado, com a melhor campanha e isso, psicologicamente, tem influência no jogador.

Casagrande livro (Foto: Léo Simonini)Dupla autografa exemplares durante o lançamento numa livraria de BH (Foto: Léo Simonini)

Recuperação do Cruzeiro

Após falar das possibilidades do encontro entre mineiros e paulistas, Casagrande também comentou sobre o bom momento que vive o Cruzeiro, em contrapartida do que a equipe apresentou nas últimas temporadas. Para ele, a evolução do arquirrival fez com que o time celeste se mexesse.

- O sucesso do Atlético-MG desde o ano passado fez bem para o Cruzeiro, fez com que o clube se mexesse e se reformulasse porque não funcionava mais. Ultimamente o time vinha jogando para fugir do rebaixamento e essa não é a realidade do clube, que sempre briga por título. Parece que a direção começou a se mexer para ter um time forte novamente.



Após 'roubar' vaga, Carleto dá conselho a Cortez: 'Cabeça fria'

Thiago Carleto São Paulo (Foto: Daniel Guimarães/Frame/Estadão Conteúdo)Carleto assumiu a posição de titular da lateral
(Foto: Daniel Guimarães/Frame/Estadão Conteúdo)

Em apenas três meses após retornar do empréstimo ao Fluminense, Thiago Carleto passou de uma incógnita a titular da lateral esquerda do São Paulo. Agora, chegou a vez de o jogador ajudar seu maior concorrente. Bruno Cortez, dono da posição em 2012, perdeu o lugar na equipe e vive o pior momento desde que foi contratado pelo Tricolor.

– No São Paulo, você precisa estar bem todo dia. O Cortez é um grande jogador, um cara que precisa ser respeitado. A briga pela lateral é sadia. Eu respeitei, e ele está me respeitando. Posso dar o conselho de continuar trabalhando, com a cabeça fria, porque as oportunidades vão continuar para todos – afirmou Carleto.

Cortez iniciou a temporada absoluto na vaga, mas não conseguiu repetir as exibições do ano passado. Mal no ataque e na marcação, passou a receber críticas e ver seu concorrente subir de produção, sobretudo atuando com outros reservas no Campeonato Paulista. Depois de sofrer uma lesão no joelho direito, não mais voltou.

– Quando cheguei, o Ney Franco me chamou na sala para conversar e disse que teríamos muitos jogos. Mas eu não poderia esperar o meio do ano ou novembro. As partidas do Paulistão foram importantes para ganhar confiança. Vim fazendo por merecer. Preciso de muito mais não posso parar por aqui – ressaltou Carleto.

Com o temor de voltar ao banco, o jogador não ficou satisfeito com a atuação na vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-MG, pela Libertadores. Responsável pelas cobranças de faltas e escanteios, Carleto errou as principais batidas na bola.

– O São Paulo necessita de jogadores que possam chamar a responsabilidade na bola parada. Fiquei chateado no último jogo porque meu índice em bolas paradas foi horrível. Esse jogo foi o que mais saiu faltas. Tenho de estar sempre bom. Estou me cobrando.



Ídolos do São Paulo torcem por título para coroar fim da carreira de Ceni

rogerio ceni são paulo treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ceni já avisou a companheiros que pretende parar
após a Libertadores (Foto: Marcos Ribolli)

Rogério Ceni deve mesmo encerrar a carreira no fim desta temporada? O goleiro do São Paulo deixou claro, após a vitória contra o Atlético-MG, na última quarta-feira, que sua intenção é abandonar os gramados no fim de 2013, quando termina seu contrato no Tricolor. Os próprios companheiros do capitão confirmam seus planos.

Ídolos do Tricolor, que um dia viveram o dilema da aposentadoria, conhecem o drama vivido pelo goleiro-artilheiro, mas evitam pressioná-lo a parar ou seguir jogando. Seu ex-companheiro de posição Zetti, de quem Ceni foi reserva no início da carreira, lembra o quanto difícil foi largar o futebol profissional, e diz que a decisão cabe apenas a ele.

- O Rogério vai saber o momento de parar. Não vai ser alguém de fora que vai dizer por ele. Enquanto ele pisar no gramado e tiver gosto pelo o que faz, indo a jogos e concentrações, não há motivos para aposentar. Ele está bem, lúcido, produzindo, não tem que falar em datas. No meu caso foi muito difícil, sofri - afirmou Zetti.

Para Raí, as declarações de Ceni dão a entender que a aposentadoria está mesmo próxima, e vem sendo trabalhada na cabeça dele há algum tempo. O fato de apostar as últimas fichas na Libertadores, segundo o ídolo são-paulino, é compreensível.

zetti são paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Zetti admite que parar foi muito difícil
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

- Quando parei, tive o prazer de conquistar o Campeonato Paulista. Ainda fiquei frustrado porque perdemos o título inédito da Copa do Brasil, mas a minha ideia era aposentar campeão. O Rogério merece isso, e espero que ele consiga terminar esse ciclo com um grande título - disse Raí.

Outro ex-goleiro e também ídolo tricolor, Waldir Peres, é mais reticente, e diz que retardar a aposentadoria pode manchar a carreira de Ceni. A vontade do jogador deve prevalecer, mas os cuidados têm de ser redobrados para que o final não seja frustrante.

- A carreira dele é brilhante, mas chega uma hora em que as coisas não saem como a gente quer. O atleta tem que saber parar por cima. Muitos fizeram campanhas excepcionais, mas deixaram a equipe após uma passagem ruim, e queimaram a própria carreira - comentou.

Na visão do ex-goleiro, o título continental é a grande chance de encerrar uma era de sucesso em alta.

- O Rogério tem crédito. Se ele quer continuar, precisa conhecer os próprios limites. Ele está ciente, jogando todas as fichas na Libertadores. É a grande oportunidade dele de parar por cima - disse Peres.