sexta-feira, 19 de abril de 2013

Aldo nega prejuízo em arena de MT e cita baixa média no Paulista e Carioca

Aldo Rebelo visita as obras da Arena Pantanal (Foto: Robson Boamorte)Aldo Rebelo elogiou o andamento das obras da arena
(Foto: Robson Boamorte)

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, criticou a baixa média de público no Campeonato Paulista e Carioca, durante sua visita à Arena Pantanal, em Cuiabá. Ele citou o fato, após o questionamento sobre o estádio mato-grossense ser considerado um potencial elefante branco, devido a baixa representatividade nacional do futebol local, e a consequente baixa de público nos estádios.

- Não existe isso, até porque ela foi pensada para ser multiuso e não ter somente o futebol como evento principal. Analise a média de público no Campeonato Paulista e Carioca. Eles estão bem abaixo da média. Não é somente aqui que isso acontece – disse Rebelo, ao se referir ao baixo público do Campeonato Mato-grossense e que poderá comprometer a utilização da Arena Pantanal.

O ministro esteve em Cuiabá nesta sexta-feira, para acompanhar as obras do estádio, palco de quatro jogos na Copa do Mundo 2014.

Um levantamento feito pelo GLOBOESPORTE.COM, aponta que o Campeonato Paulista tem média de 5.692 torcedores, em balanço divulgado em março. Já o Campeonato Carioca tem média de apenas 2.387. Em 2012, o Paulistão teve 5.298 torcedores nas primeiras rodadas, enquanto o Carioca colocou apenas 1.880.

Com a demolição do antigo estádio Governador José Fragelli, o Verdão, Cuiabá ficou com apenas o estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, que recebe as partidas do Campeonato Mato-grossense, Copa do Brasil e Séries C e D do Campeonato Brasileiro.

Ele tem capacidade de 5 mil torcedores, mas sofre para colocar mil pessoas. Em um geral, o Campeonato Mato-grossense 2013 teve em média de 500 pagantes por partida. Dos times da capital, apenas o Cuiabá tem presença garantida na Série C. Mixto e Mato Grosso brigam por uma vaga na Série D, que vai para o campeão estadual.

A Arena Pantanal terá capacidade para receber 44.336 torcedores e terá uma redução de cerca de 17 mil assentos, após a Copa do Mundo. Os dois últimos pavimentos dos setores norte e sul do estádio são desmontáveis. Mesmo assim, a cidade terá um estádio para comportar 27 mil torcedores. O estádio deve ser entregue em dezembro de 2013.

Arena Pantanal abril 2013 (Foto: Robson Boamorte)Toda essa estrutura será desmontada ao término da Copa do Mundo 2014 (Foto: Robson Boamorte)



Conmebol divulga cruzamento diferente do previsto no regulamento

A Conmebol anunciou em seu site nesta sexta um emparceiramento da Libertadores diferente daquele previsto no regulamento da competição, que também aparece na página oficial da entidade. Desde o início da competição, está previsto que, como ocorreu nos últimos anos, o vencedor do confronto entre o melhor primeiro colocado e o pior segundo colocado da fase de grupos - Atlético-MG e São Paulo - enfrentaria nas quartas quem passar do mata-mata entre o pior primeiro colocado e o melhor segundo colocado - Palmeiras e Tijuana. Porém, em seu site a Conmebol anunciou emparceiramento totalmente diferente.

O cruzamento que aparece no site da Conmebol mudaria a situação de todos os brasileiros. O Palmeiras, por exemplo, deixaria de enfrentar Atlético-MG ou São Paulo se passasse pelo Tijuana e esperaria o vencedor do confronto entre Olimpia e Tigre. O inverso aconteceria com o Fluminense, que, em caso de classificação diante do Emelec, aguardaria o Galo ou o Tricolor Paulista.

tabela Oitavas de final da Libertadores 2013 (Foto: Conmebol)A página das oitavas: com as chaves de A a H (Foto: Reprodução site Conmebol)

Emparceiramento segundo o regulamento:

Atlético-MG x São Paulo enfrenta vencedor de Palmeiras x Tijuana

Corinthians x Boca Juniors enfrenta vencedor de Vélez x Newell’s

Santa Fé x Grêmio enfrenta vencedor de Nacional x Real Garcilaso

Fluminense x Emelec enfrenta vencedor de Olimpia x Tigre

Emparceiramento segundo o site da Conmebol nesta sexta:

Atlético-MG x São Paulo enfrenta vencedor de Fluminense x Emelec

Palmeiras x Tijuana enfrenta vencedor de Olimpia x Tigre

Corinthians x Boca Juniors enfrenta vencedor de Nacional x Real Garcilaso

Vélez x Newell’s enfrenta vencedor de Santa Fe x Grêmio

tabela quartas de final da Libertadores 2013 (Foto: Conmebol)Nas quartas, as chaves mostram cruzamento diferente do previsto (Reprodução site Conmebol)



Confira a análise dos adversários dos brasileiros nas oitavas de final

Com todos os confrontos das oitavas de final da Taça Libertadores definidos, as equipes já começam a estudar seus adversários para evitar surpresas. Enquanto Atlético-MG e São Paulo voltarão a se encontrar no torneio, os outros quatro brasileiros classificados na fase de grupos terão desafios internacionais pela frente. Por isso, o GLOBOESPORTE.COM levantou os principais aspectos dos rivais de Corinthians, Fluminense, Grêmio e Palmeiras.

Atual campeão, o Timão enfrentará os argentinos do Boca Juniors, que foi desbancado na fase de grupos pelo uruguaio Nacional no Grupo 1. Já o Flu brigará por uma vaga com o Emelec, do Equador, que ficou na segunda colocação do Grupo 4, atrás do Vélez Sarsfield.

O Palmeiras terá pela frente uma longa viagem para o México, onde enfrentará o estreante Tijuana - rival do Corinthians na fase de grupos. E o Grêmio enfrentará o único time invicto da Taça Libertadores: o Santa Fé, da Colômbia, líder do Grupo 6 - os gaúchos jogarão a segunda partida fora de casa.

Confira a análise dos adversários dos times brasileiros:



Conmebol divulga datas e horários de todos os jogos das oitavas de final

A Conmebol anunciou nesta sexta-feira as datas de todos os jogos das oitavas de final da Taça Libertadores. Ao contrário do que a própria entidade havia informado inicialmente, o Palmeiras, que vai ser o primeiro brasileiro a entrar em campo, não jogará na próxima quinta-feira, dia 25, mas sim na terça, dia 30 de abril, contra o Tijuana, no México.

Confira abaixo os oito duelos (horários de Brasília).

São Paulo x Atlético-MG
Jogo de ida: 02/05 (quinta-feira), às 20h15m
Jogo de volta: 08/05 (quarta-feira), às 22h

Tijuana x Palmeiras
Jogo de ida: 30/04 (terça-feira), às 22h30m
Jogo de volta: 14/05 (terça-feira), às 22h

Boca Juniors x Corinthians
Jogo de ida: 01/05 (quarta-feira), às 21h50m
Jogo de volta: 15/05 (quarta-feira), às 22h

Newell´s Old Boys x Vélez Sarsfield
Jogo de ida: 24/04 (quarta-feira), às 21h15m
Jogo de volta: 14/05 (terça-feira), às 19h30m

Grêmio x Santa Fe
Jogo de ida: 01/05 (quarta-feira), às 19h30m
Jogo de volta: 07/05 (terça-feira), às 22h

Real Garcilaso x Nacional
Jogo de ida: 25/04 (quinta-feira), às 22h15m
Jogo de volta: 09/05 (quinta-feira), às 21h15m

Tigre x Olimpia
Jogo de ida: 30/04 (terça-feira), às 20h15m
Jogo de volta: 16/05 (quinta-feira), às 21h15m

Emelec x Fluminense
Jogo de ida: 02/05 (quinta-feira), às 22h30m
Jogo de volta: 08/05 (quarta-feira), às 22h



Ceni faz discurso emocionado antes da decisão contra o Galo: veja vídeo

A disposição demonstrada pelos jogadores do São Paulo durante a partida contra o Atlético-MG, na última quarta-feira, em que o Tricolor venceu por 2 a 0, levando o time às oitavas de final da Libertadores, tem inúmeros fatores. Um deles, desvendado nesta sexta-feira por meio de um vídeo publicado pela assessoria de comunicação do próprio clube, está ligado ao goleiro Rogério Ceni.

Em um discurso motivacional, bastante exaltado, o capitão são-paulino conseguiu mexer com o elenco tricolor.

- Olhem para cima, ondem vocês estão, olhem o que vocês estão usando, olha a oportunidade que Deus está dando para vocês, como time, como pai de família, como ser humano, de escrever a história. Vamos lá dentro e vamos ganhar - declarou o ídolo são-paulino, aos gritos, ainda no vestiário do Morumbi.

Naquele momento, o São Paulo dependia da vitória contra o Atlético e de um tropeço do Strongest, que enfrentava o Arsenal, na Argentina. Ceni pediu para que os companheiros não desviassem o foco da partida contra o Galo.

- Se concentrem no que é possível resolver, e o que podemos resolver é o nosso jogo. O que esses caras que vieram aqui querem ver, é a nossa vitória. Não se preocupem com o outro jogo, com o que está acontecendo. Isso é passar para a história. O que fizermos hoje, aqui, esses caras vão nos carregar para o título. Só que depende da p... do nosso time dentro do campo.

Nas imagens, o meia Jadson, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Strongest, aparece no vestiário, cumprimentando seus companheiros, incentivando-os e passando energia.

Classificado para a próxima fase, o São Paulo enfrenta novamente o Atlético-MG em duas partidas. A primeira, no Morumbi, será no dia 1º de maio.



Com força máxima, Mogi encara São Paulo e busca permanência no G-4

Tiago Alves, zagueiro do Mogi Mirim (Foto: Geraldo Bretanha/MogiMirim)Goleiro Daniel e zagueiro Tiago Alves são titulares
no Sapão (Foto: Geraldo Bretanha/MogiMirim)

Classificado, o Mogi Mirim encara o São Paulo para confirmar a vaga no G-4 do Campeonato Paulista. A meta do Sapão é conquistar o direito de atuar pelas quartas de final em casa, no Romildo Ferreira. Por isso, o técnico Dado Cavalcanti sabe que o jogo contra o Tricolor, domingo, às 16h, servirá como um ensaio geral para a fase decisiva da competição.

O treinador terá força máxima para o confronto, isso porque o volante Magal, e os atacantes Roni e Henrique cumpriram suspensão automática contra o São Bernardo. Assim, eles devem retornar ao time titular. Com isso, Juninho, Wagninho e Bruno Nunes devem retornar à reserva do Sapão e permanecer como opções para o decorrer do duelo em Mogi Mirim.

Remanescente no elenco de 2012, quando a equipe foi eliminada pelo Santos, nas quartas de final, e conquistou o Torneio do Interior, o zagueiro Tiago Alves espera que os erros não se repitam. O capitão ainda lembrou que o fato do São Paulo ter se desgastado no meio de semana, com a Libertadores, pode ajudar.

- Espero que eles venham com um pouco de ressaca pela Libertadores. A gente viveu essa situação ano passado, quando figuramos entre quinto e quarto o campeonato todo, mas na última rodada classificamos em sexto e pegamos o Santos, fora de casa. Então, o nosso pensamento é não repetir os mesmos erros do ano passado e trazer essa decisão para cá – disse o zagueiro.

Com 36 pontos, o Mogi Mirim é o terceiro colocado e está a um ponto da Ponte Preta, vice-líder. Para permanecer no G-4, o Sapão precisa somente de um empate. O time deve começar o jogo com: Daniel; Roniery, Tiago Alves, Lucas Fonseca e João Paulo; Magal, Wagner, Val e Roger Gaúcho; Roni e Henrique.

Dado Cavalcanti mogi mirim treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Dado Cavalcanti busca manter equipe entre os melhores  (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)



Edson Silva rebate Ronaldinho e vê São Paulo favorito contra o Galo

edson silva são paulo treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Edson Silva formará duipla com Rhodolfo domingo
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A declaração do meia Ronaldinho Gaúcho, ainda no intervalo da partida contra o São Paulo na última quarta-feira, de que o confronto no Morumbi era um treino e o Atlético Mineiro precisava jogar com mais alegria, ainda repercute no CT da Barra Funda.

Depois da resposta do capitão e goleiro Rogério Ceni, dizendo que o ídolo do Galo 'vai ter a oportunidade de jogar para valer', foi a vez de Edson Silva rebater a declaração do meio-campista.

Alegre e sorridente, o defensor não chegou a dizer que faltou respeito por parte do Galo, mas lembrou que todos davam a eliminação do São Paulo como certa.

- O Atlético não jogou brincando. Fomos superiores o jogo inteiro. Entramos mais concentrados e eles não esperavam essa reação. Davam o São Paulo como eliminado, e durante o jogo foi diferente - comentou o zagueiro, confiante após a vitória por 2 a 0.

Mesmo do banco de reservas, o beque diz ter ficado impressionado com a intensidade e o ritmo implantados pelo Tricolor. Se esse espírito for mantido, o Tricolor se tornará um adversário difícil de ser batido.

Deixaram chegar, agora segura a gente"

Edson Silva

- Durante o jogo, no finalzinho, quando o placar já estava definido, comentei com os meninos do banco que, se jogar desse jeito, é vitória todo jogo, ainda mais com a torcida apoiando. Deixaram chegar, agora segura a gente - comentou o zagueiro, que aponta três brasileiros entre os favoritos ao título da competição sul-americana.

Sem citar os rivais Corinthians e Palmeiras, Edson Silva, além do São Paulo, aposta no próprio Galo e o Fluminense.

- O Atlético já estava cotado, antes de começar a competição. Tem o Fluminense, e a gente também. Tivemos alguns tropeços em alguns jogos, um pouco de falta de sorte, mas graças a Deus a gente classificou. Agora, no mata-mata, vamos ver quem é quem. Nós também somos favoritos - afirmou o defensor são-paulino, que deve entrar em campo neste domingo, contra o Mogi Mirim.

Apesar de não confirmar, o técnico Ney Franco deve poupar seus principais atletas na última rodada do Campeonato Paulista, já que o Tricolor tem assegurada a melhor campanha da primeira fase, independente do resultado contra o Sapão.



Jadson volta aos treinos, e titulares apenas correm no gramado

O meia Jadson, poupado do treino da última quinta-feira, participou normalmente das atividades com bola na manhã desta sexta-feira, no CT da Barra Funda. O jogador, que estava com um edema na coxa direita, antecipou o seu retorno aos gramados, já que a previsão do departamento médico era de que o camisa 10 retornasse apenas na próxima semana.

Jadson São Paulo (Foto: Cleber Akamine)Jadson treina nesta sexta no São Paulo (Foto: Cleber Akamine)

Apesar de correr, trocar passes e chutar a gol, o meia são-paulino não deve enfrentar o Mogi Mirim, neste domingo, em partida válida pela última rodada do Paulistão - o Tricolor terminará a fase de classificação com a melhor campanha, independentemente do resultado contra o Sapão. Jadson não esteve em campo diante do Atlético-MG para cumprir suspensão pelo cartão amarelo recebido diante do Strongest, na Bolívia, quando empurrou um gandula que tentou retardar a cobrança de um lateral.

Os jogadores que atuaram contra o Galo, na última quarta-feira, apenas correram em volta do gramado. O goleiro Rogério Ceni foi poupado da atividade para trabalhar no Reffis.

Luis Fabiano deve enfrentar o Mogi

O centroavante Luis Fabiano treinou entre os 'reservas' e não deve ser problema para enfrentar o Mogi Mirim. Como o camisa 9 está suspenso por mais um jogo na Libertadores, sua presença contra o time do interior é praticamente certa.

Luis Fabiano não atua desde o dia 31 de março, data da derrota por 2 a 1 para o Corinthians, no Morumbi, pelo estadual. Ele ficou fora das partidas diante de Botafogo, União Barbarense e XV de Piracicaba. Mesmo assim, segue sendo o artilheiro do time na temporada, com 12 gols.

O jogador ainda terá de cumprir mais uma partida do gancho de quatro imposto pela Conmebol por conta da expulsão depois do apito final no duelo frente ao Strongest, no Pacaembu.

Ele só voltará a ficar à disposição do técnico Ney Franco para o segundo jogo, em Belo Horizonte, mas ainda sem data determinada pela entidade que controla o futebol sul-americano. Aloísio deve ficar na vaga.

A equipe para o jogo contra o Mogi Mirim deve ser escalada com: Denis; Rodrigo Caio, Rhodolfo, Edson Silva e Cortez; Fabrício, João Schimidt, Canete; Wallyson, Ademilson e Luis Fabiano.



Comentaristas analisam os duelos dos seis brasileiros na Libertadores

Com o fim da fase de grupos da Taça Libertadores, estão definidos todos os confrotos das oitavas de final da competição. Os brasileiros bateram o recorde ao se classificarem todos os seis e são os favoritos em quase todos os seus confrontos. Confira a opinião de André Loffredo, comentarista do SporTV, e Tim Vickery, correspondente da TV BBC na América do Sul.

Atlético-MG x São Paulo

André Loffredo: "O Atlético-MG deixou o São Paulo chegar, adversário que tem muita tradição na Libertadores e um bom time. A qualidade técnica do Atlético, com jogadores de Seleção, faz com que chegue numa boa condição, mas não dá para dizer mais que é favorito. O São Paulo está vivo e tem muita tradição. Não diria que este jogo tem um grande favorito".

Tim Vickery: "Mais uma vez, o Cuca comanda o time que teve, de longe, a melhor campanha da primeira fase, e vai ter que pegar o São Paulo. O Atlético quis eliminar o São Paulo na quarta, mas não foi capaz. O jogo de quarta explica por que o Galo não foi campeão brasileiro. Quando não jogam Júnior César, Bernard e Tardelli, o Atlético é um time comum. Perdeu opções de velocidade e o Ronaldinho fica mais fácil de ser marcado. Se não voltarem Bernard, Junior Cesar, Diego Tardelli, o São Paulo até favorito. A vantagem psicológica é do São Paulo. O Ney Franco terá o Jadson de volta nos dois jogos e o Luis Fabiano em Belo Horizonte. Mas o time tem problemas ofensivos. Muita gente diz que eles têm a ver com a venda de Lucas, mas eu não vejo assim. Contra adversários mais cautelosos, sempre sofreu. Mesmo quando Lucas ainda estava no Morumbi. Para mim, o problema é 4-2-3-1. É difícil ser o único atacante. Poucos atacantes fazem isso bem, o Lius Fabiano é muito melhor de frente que de costas para o gol."

Aloísio Leonardo Silva jogo São Paulo Atlético-MG Libertadores (Foto: AFP)Aloísio e Leonardo Silva disputam: comentaristas destacam equilíbrio no duelo (Foto: AFP)

Corinthians x Boca Juniors

André Loffredo: "O Corinthians tem uma defesa muito boa, controla a possa de bola, um elenco muito bom, mas está na chave mais difícil da Libertadores. Vai pegar o Boca, que quer se vingar da temporada passada, quando perdeu na final. O técnico Carlos Bianchi, dessa vez, está no comando. É um time muito difícil, apesar da campanha ruim no Campeonato Argentino e dos tropeços recentes. Se o Corinthians passar, ainda pega o vencedor de Velez Sarsfield x Newells's Old Boys, que são duas equipes difíceis."

Corinthians x Boca Juniors, Danilo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Corinthians venceu a Libertadores de 2012 sobre o
Boca (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Tim Vickery: "Desde a final do ano passado, o Corinthians só melhorou e o Boca só piorou. O Corinthians está mais confiante, tem mais peças e tem o mesmo padrão de jogo. Só levou dois gols em seis jogos. Por outro lado, o Boca está em um processo de renovação muito doloroso. O Bianchi está em uma situação muito difícil, porque o sistema defensivo está mal. O Corinthians é muito, mas muito favorito. Só que o Boca  continnua o Boca, você não pode descartá-lo. Mas, neste momento, é difícil imaginar como eles podem ganhar o jogo. O time do Corinthians é muito compacto, não vai dar espaço para o Riquelme. A esperança do Boca é o Riquelme conseguir escapar dessa marcação uma ou duas vezes. Martínez vai estar motivado e, talvez, possa aparecer."

Fluminense x Emelec

André Loffredo: "O Fluminense acabou ficando numa situação muito boa, fugiu da altitude (já que podia pegar o Real Garcilaso, do Peru) e pega o Emelec, um dos times mais fracos da Libertadores. O Emelec tem suas limitações e o Fluminense tem muito mais time. O Fluminense talvez tenha o melhor caminho dos brasileiros na Libertadores."

Tim Vickery: "O Emelec tem uma coisa que precisamos frisrar. Nos últimos cinco anos, só um time brasileiro não passou na fase de grupos da Libertadores. Foi o Flamengo, no ano passado. E foi o responsável foi o Emelec. O time está crescendo, fez uma Sul-Americana boa e uma fase de grupos sólida nesta Libertadores. A equipe tem uma maneira de jogar e está ganhando confiança. Não é um time vistoso, mas procura ser rápido nas transições, tem força ofensiva e muita velocidade pelos lados do campo. O atacante Marlon de Jesús é um pouco trombador, não é nenhuma maravilha, mas pode causar problemas, se estiver em um dia feliz. Além disso, só levou quatro gols na Libertadores. É um time qualificado. O Fluminense é claro favorito, mas o Emelec não é um adversário para desprezar."

Santa Fé x Grêmio

Vargas comemora gol do Grêmio contra o Fluminense (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)Veloz, Vargas pode surpreender defesa do Santa Fé
(Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)

André Loffredo: "O Grêmio acabou fugindo do Nacional-URU, mas pegou também um time difícil, que tem a segunda melhor campanha, que é o Santa Fé. O time colombiano tem Borja, com quatro gols na Libertadores, e Wílder Medina formando a dupla de ataque. É uma equipe surpreendente."

Tim Vickery: "O Santa Fé é um time interessante, ganhou o colombiano no primeiro semestre de 2012, e foi reformulado. Os três jogadores de frente são muito perigosos. O camisa 10, Omar Perez, eliminou o Vasco com o Boca em 2001. É um pouco pesadão, mas tem habilidade. Outro atacante, Medina, é um diabo. Foi o destaque do Tolima contra o Corinthians em 2011. Fora de campo, também faz besteiras. Acabou de voltar de uma suspensão por uso de maconha. O terceiro homem de frente é o Borja, ex-Flamengo. Já tem quatro gols na Libertadores e é muito forte fisciamente. É o tipo de jogador tanque. Não tem técnica, mas está confiante. O Santa Fé é o unico time invicto na Libertadores, com quatro vitórias e dois empates. O Grêmio tem condições de explorar a lentidão da defesa do Santa Fé. Os zagueiros Centurión e Mendoza são muito lentos. Com os recursos ofensivos que têm, o Grêmio pode eliminar o Santa Fé. Vargas e Welliton são ótimos jogadores. Os dois têm potencial de criar perigo.

Palmeiras x Tijuana

André Loffredo: "É um time desacreditado porque, se você analisar o elenco, ele está abaixo dos demais brasileiros, mas o Palmeiras tem jogado com muita raça. Enfrenta o Tijuana, que causa um problema, porque tem uma viajem muito longa (até o México), e um gramado artificial. O Corinthians perdeu sua invencibilidade na Libertadores jogando lá. Ninguém venceu o Tijuana no estádio Caliente."

Tim Vickery: "Dá para sentir que existe um clima de euforia no Tijuana. É um clube novo, sem tradição. O Palmeiras tem o problema da viagem, que é uma faca de dios gumes, já que o Tijuana também tera que vir para o Brasil. O problema é o gramado, o maldito gramado artificial. Neste duelo, o primeiro jogo em casa dá muita vantagem aos mexicanos. Dá a oportunidade de não levar gol em casa, administrar. A torcida do Palmeiras tem feito bonito, mas eu acho que o Tijuana inicia o duelo como favorito. A dupla de saga é boa e o equatoriano Martínez é um bom jogador, perfeito para atacar o espaço atrás de lateral."

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Para internautas, São Paulo é um dos favoritos para ganhar a Libertadores

Rogério Ceni comemora, São Paulo x Atlético-MG (Foto: Daniel Guimarães/Agência Estado)Rogério Ceni comemora seu gol contra o Galo
(Foto: Daniel Guimarães/Agência Estado)

Depois de uma primeira fase irregular, onde somou apenas sete pontos em 18 possíveis, o São Paulo conseguiu a classificação para as oitavas de final da Taça Libertadores após bater o Atlético-MG por 2 a 0, no Morumbi e ainda contar com a ajuda do Arsenal de Sarandí, que derrotou o Strongest, por 2 a 1, na Argentina.

Mas a vitória sobre o time mineiro, que até então estava invicto e que obteve a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, parece ter motivado o elenco paulista para os dois duelos do mata-mata, novamente contra o Atlético-MG. Só que não são apenas os jogadores que ganharam confiança. A torcida também.

Em enquete realizada pelo “Arena”, que perguntou se, após o triunfo sobre o Atlético-MG se o São Paulo entrava no rol de favoritos a conquistar a Libertadores, a torcida deu mostras da sua confiança nos comandados por Ney Franco. A maioria esmagadora dos internautas optou pelo sim, contabilizando 89,71% de opiniões favoráveis ao São Paulo. Apenas 10,29% não consideram o Tricolor favorito ao título (veja o resultado da enquete).

Nas oitavas de final, o confronto com o Atlético-MG promete ser mais interessante. A equipe mineira provavelmente contará com os retornos de Bernard e Diego Tardelli. No São Paulo, Jadson estará de volta e Luis Fabiano, que pegou quatro jogos de suspensão por ter sido expulso diante do Arsenal, no Pacaembu, só poderá atuar no jogo do Independência.



Artilheiro do Ano: 'brocador' Hernane faz três gols e pula para sexto

Hernane comemora, Flamengo x Remo (Foto: Wagner Meier/Agência Estado)Hernane comemora um de seus gols contra o
Remo (Foto: Wagner Meier/Agência Estado)

Depois de um início de ano fulminante marcando diversos gols na Taça Guanabara, o atacante Hernane, do Flamengo, caiu de rendimento. Sem conseguir marcar, chegou até a amargar o banco de reservas. Mas na última quarta-feira, o 'brocador' deu a volta por cima. Ele marcou os três gols do Rubro-negro na vitória por 3 a 0 sobre o Remo, pela Copa do Brasil, chegou aos 13 na temporada, e voltou a figurar entre os líderes do Prêmio Artilheiro do Ano. Na sexta posição, o jogador tem a companhia de ninguém menos que Neymar. O bicampeão da premiação também deixou o seu neste meio de semana, no triunfo de 2 a 0 sobre o Flamengo-PI.

O centroavante Elton, do Náutico, foi outro que reencontrou o caminho das redes. Ele marcou o único gol do Náutico no empate em 1 a 1 com o Crac, de Goiás, resultado que acabou eliminando o Timbu da Copa do Brasil. Com isso, voltou para terceira colocação ao lado de David Dener, da Desportiva Ferroviária, com 15 gols.

Já para o atual líder Giancarlo, do Ferroviário, a semana não foi das melhores. Após a derrota por 2 a 1 para o Guarany de Sobral, o artilheiro acertou sua saída do clube cearense e, por enquanto, está sem time para defender sua liderança na disputa. O destino do jogador pode ser o Vitória.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

Confira a lista de artilheiros do ano:

Prêmio Friedenreich Artilheiro do Ano 19/04 (Foto: Editoria de Arte)

O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols

Montagem artilheiros Prêmio Friedenreich (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)



No Paraná, São Paulo/Suzano busca reabilitação na Liga Futsal

São Paulo/Suzano (Foto: Thiago Fidelix)São Paulo/Suzano tenta a primeira vitória na Liga
Futsal (Foto: Thiago Fidelix)

O São Paulo/Suzano faz o seu segundo jogo na Liga Futsal, nesta sexta-feira, e tenta a reabilitação na competição, após estrear com uma derrota por 2 a 1 para o São José, em casa. O Tricolor está no Paraná para enfrentar o Umuarama, às 20h, no Ginásio Amário Viera da Costa, na cidade do interior paranaense.

O time paulista está há três jogos sem vencer e vem de duas derrotas e um empate. A última vitória foi contra o São Bernardo, por 1 a 0, na Liga Paulista de Futsal. Depois, a equipe foi goleada por 6 a 0 pelo Orlândia e empatou na última quarta-feira com o Sertãozinho por, 4 a 4. Mas antes, na segunda-feira, na estreia da Liga Futsal, perdeu em casa para o São José. O Umuarama estreou com um empate por 2 a 2 contra o Marechal Rondon.

O São Paulo/Suzano vai permancer no Paraná até a próxima segunda-feira, quando terá mais um compromisso pela Liga Futsal, contra o Marechal Rondon, às 20h, no Ginásio Ney Braga, em Marechal Cândido Rondon.



Resultados desta quinta na Copa do Brasil, Libertadores e sete estaduais

19/04/2013 00h17 - Atualizado em 19/04/2013 00h17

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Brasileiros fazem história com seis classificados. Confira os confrontos

Pela primeira vez na história, um país, no caso o Brasil, conseguiu garantir seis representantes nas oitavas de final da Taça Libertadores da América. Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e São Paulo avançaram e seguem na luta pelo título continental. Apenas um duelo brasileiro na próxima fase, entre Galo e Tricolor Paulista, impede que todos tenham chances de chegar às quartas.

O Corinthians, atual campeão, fará uma reedição da decisão de 2012 diante dos argentinos do Boca Juniors. O melhor segundo colocado geral, o Tijuana, do México, será o adversário do Palmeiras. Enquanto o Fluminense vai encarar o Emelec, do Equador. Os três brasileiros irão decidir a vaga em casa. O único que terá que lutar para avançar em território inimigo na partida de volta é o Grêmio, que pega o Santa Fé, da Colômbia, na sequência do torneio.

Veja como ficaram todos os confrontos abaixo:

tabela Libertadores 2013 oitavas (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

Projetando as fases seguintes, um novo duelo brasileiro se desenha nas quartas entre o vencedor de Atlético-MG e São Paulo contra o Palmeiras. O Corinthians está do mesmo lado da chave dos rivais paulistas. Fluminense e Grêmio só se encontrariam com os demais brasileiros numa eventual final. No entanto, caso cheguem apenas dois times brasileiros na semifinal, eles se enfrentam independentemente da formação das chaves.



Ganso vê Atlético-MG favorito nas oitavas, mas avisa: 'Agora zera tudo'

Paulo Henrique Ganso em entrevista no São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Ganso vê Atlético-MG como favorito nas oitavas
(Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)

O discurso do técnico Ney Franco e do goleiro Rogério Ceni, colocando o Atlético Mineiro como favorito no confronto válido pelas oitavas de final da Libertadores, foi repetido pelo meia Paulo Henrique Ganso nesta quinta-feira, um dia após a vitória sobre o mesmo Galo, no Morumbi, por 2 a 0.

Satisfeito com a atuação da equipe, o meia quer apagar os tropeços da fase de grupos, que quase custaram a eliminação precoce do Tricolor.

– Agora zera tudo, é uma nova competição. Não podemos mais vacilar como vacilamos na primeira fase. O favorito é o Atlético-MG pela campanha, pelo futebol apresentado nessa primeira fase. É o futebol mais bonito. Estamos correndo por fora e, com os pés no chão, esperamos fazer dois bons jogos – comentou Ganso, bastante aliviado após a classificação para as oitavas de final da competição sul-americana.

O camisa 8 admite que, durante a semana que antecedeu ao jogo contra o Atlético Mineiro, todos trabalharam para manter o foco apenas na partida do Morumbi, porém, a dependência do resultado entre Arsenal e The Strongest trouxe um certo incômodo. A partir de agora, no mata-mata, Ganso prevê um equilíbrio maior entre as equipes, e um São Paulo mais forte.

– Foi muito difícil depender de outras equipes. Agora, o São Paulo cresce muito na competição. É um clube que tem muita tradição - comentou o meia, ausente do treino técnico desta quinta-feira, já que os titulares fizeram um trabalho de recuperação física separadamente.

Ganso, junto com os titulares, deve ser poupado da partida deste final de semana, contra o Mogi Mirim, domingo, às 16h, válida pela última rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista. Com 41 pontos, o São Paulo está garantido nas quartas de final como o time de melhor campanha.



Lesionado, Jadson voltará nas próximas 'decisões' do São Paulo

Jadson, meio-campista do São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Jadson será poupado contra o Mogi Mirim
(Foto: Carlos Augusto Ferrari)

O meia Jadson deve reforçar o São Paulo nos momentos de decisão do Campeonato Paulista e da Taça Libertadores. O jogador, um dos destaques do Tricolor no início desta temporada, faz tratamento para curar um edema na coxa direita e deve voltar a treinar normalmente na próxima semana.

Ele sequer foi a campo nesta quinta-feira para a atividade técnica com os atletas que não enfrentaram o Atlético-MG, na última quarta, última rodada da fase de grupos da competição continental. Com isso, não será utilizado contra o Mogi Mirim, domingo, no interior, pela última rodada da fase de classificação do Paulista.

O baixinho não esteve em campo diante do Galo para cumprir suspensão pelo cartão amarelo recebido diante do Strongest, na Bolívia, quando empurrou um gandula que tentou retardar a cobrança de um lateral.

A expectativa dos médicos é de que ele esteja disponível para as quartas de final do Paulistão, no dia 27 ou 28 de abril. Já classificado como líder, o Tricolor aguarda pelo adversário, que será o oitavo colocado. Neste momento, a equipe enfrentaria o Penapolense.

Caso a recuperação seja satisfatória, Jadson também estará livre para encarar o Atlético-MG, pelas oitavas da Libertadores. Assim como no estadual, o São Paulo também espera uma comunicação da Conmebol para saber em qual dia receberá a equipe mineira no Morumbi.



Paulo Henrique se dá nota 8 e festeja: 'É o Ganso que eu queria voltar a ser'

 Paulo Henrique Ganso justificou com uma grande atuação contra o Atlético-MG os quase R$ 24 milhões investidos pelo São Paulo para contratá-lo. Depois de receber críticas e sofrer com atuações irregulares, o jogador engrenou e foi decisivo para a classificação às oitavas de final da Libertadores. Nesta quinta-feira, sorridente como todo o elenco, o camisa 8 celebrou a reação.

– É o Ganso que eu queria voltar a ser, combatendo, armando jogadas e dando muitos dribles. É isso que quero fazer, melhorando sempre  – afirmou.

Sem Jadson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, coube a Ganso assumir a responsabilidade de armar as jogadas ofensivas. Muito marcado por Pierre, o jogador teve mais dificuldade no primeiro tempo, mas, no segundo, deu início ao lance que resultou no gol de Ademilson, fechando o placar.

É o Ganso que eu queria voltar a ser, combatendo, armando jogadas e dando muitos dribles"

Ganso

– Minha nota acho que é 8. Está bom. Preciso melhorar bastante ainda – disse.

Para avançar, o São Paulo não contou apenas com suas forças para bater o melhor time da Libertadores. O Tricolor teve a ajuda do Arsenal, que venceu o Strongest, em Sarandí. Brasileiros e argentinos terminaram empatados, com sete pontos, mas os paulistas avançaram no saldo de gols.

– É muito ruim depender de outra equipe, mas mantivemos a concentração para que nosso trabalho fosse bem feito. Não digo que estamos aliviados, mas o clima está muito bom, todo mundo confiante.

Ganso e todos os outros jogadores destacaram a importância da torcida na reação da equipe. Mais de 50 mil torcedores compareceram ao Morumbi, quebrando o recorde de público da temporada. A melhor marca havia sido diante do Bolívar, pela fase prévia, com 41.838 pessoas.

– Desde a final da Copa Sul-Americana que o torcedor vem ajudando. Ele vibrou desde a chegada do time até o fim da partida. Só poderíamos retribuir dando a vitória à torcida – ressaltou.

Ganso São Paulo (Foto: Cleber Akamine)Ganso ficou feliz com seu desempenho contra o Atlético-MG, pela Libertadores (Foto: Cleber Akamine)



Orgulhoso, Osvaldo comemora vaga e dedica vitória para a família

Osvaldo pai São Paulo (Foto: Divulgação)Osvaldo recebeu a visita do pai, que assistiu ao
triunfo contra o Atlético-MG (Foto: Divulgação)

Uma das principais opções ofensivas do São Paulo em 2013, o atacante Osvaldo teve um motivo a mais para comemorar a classificação para as oitavas de final da Taça Libertadores da América. Na última quarta-feira, o jogador contou com uma torcida bastante especial no Morumbi, no duelo contra o Atlético-MG pela última rodada do Grupo 3 da competição continental. O pai do atleta, que também se chama Osvaldo, assistiu de perto pela primeira vez uma partida do atacante com a camisa do Tricolor.

– Meu pai foi pé quente demais. Foi a primeira vez que ele me viu jogar com a camisa do São Paulo no estádio e agora vai ter de vir de Fortaleza para assistir todos os jogos, se Deus quiser, até a final. Não queria decepcionar logo no dia em que ele foi me ver – comemorou.

Ao falar da família, Osvaldo se emocionou ao se lembrar da mãe, Iracilda, falecida em 2008. O são-paulino dedicou seu bom momento aos familiares que sempre acreditaram e o apoiaram desde o início da carreira.

Arrepiou ver a raça com que jogamos e o apoio do torcedor. Os guerreiros estão vivos. Não foi nessa batalha que nos derrubaram. Ainda tem mais pela frente"

Osvaldo

– Fico feliz de poder dar orgulho para minha família e para todos que sempre acreditaram e apostaram em mim. Só queria que a minha mãe tivesse vendo esse momento maravilhoso que estou passando. Tenho certeza de que ela se emocionaria ao saber que estou realizando todos os meus sonhos, principalmente o fato de eu ter chegado à Seleção. Infelizmente não é possível, mas sei que ela está olhando por mim lá de cima e me abençoando a cada dia – disse o jogador.

Sobre a vitória contra o Atlético-MG, que garantiu o Tricolor nas oitavas de final da Libertadores para enfrentar novamente o Galo, Osvaldo comemorou o apoio da arquibancada do Morumbi - mais de 50 mil torcedores estiveram no estádio e quebraram recorde de público na competição - e também destacou o empenho dos companheiros durante os 90 minutos.

– Acho que esse foi o jogo que sofri a maior pressão para corresponder, por tudo que cercava a partida. Consegui fazer a minha parte ao ajudar nos gols, mas o mérito da vitória foi de todo o time. Deu orgulho ver o empenho da equipe, sem exceção – destacou o são-paulino.

– Arrepiou ver a raça com que jogamos e o apoio incondicional do torcedor. Dava para sentir a presença deles em campo, jogando com a gente. Os guerreiros estão vivos. Não foi nessa batalha que nos derrubaram. Ainda tem mais pela frente – completou.