quarta-feira, 14 de novembro de 2012

São Paulo divide grupo e antecipa os exames médicos da pré-temporada

Rogerio Ceni no treino do São Paulo (Foto: Dorival Rosa / Vipcomm)Rogerio Ceni foi o único titular a ir a campo nesta
quarta (Foto: Dorival Rosa / Vipcomm)

De olho na partida do próximo domingo, contra o Náutico, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, os jogadores do São Paulo treinaram na manhã desta quarta-feira, no CT da Barra Funda. Dos titulares, apenas o goleiro Rogério Ceni foi a campo e participou do treino tático comandado pelo auxiliar-técnico Éder Bastos em campo reduzido.

O restante dos jogadores ficou no Reffis e fez um treino leve. Isso porque, à tarde, um grupo irá ao HCor, na Zona Sul, para iniciar as avaliações cardiológicas, já de olho na temporada 2013. Os seguintes jogadores serão avaliados: Cortez, Cícero, Denis, Denilson, Edson Silva, Jadson, Luis Fabiano, Rhodolfo, Maicon, Osvaldo, Rafael Toloi, Léo e Wellington.

- Dividimos o grupo em dois já pensando no planejamento para a temporada do ano que vem. Estamos aproveitando para adiantar algumas avaliações e assim ganhamos dois dias na próxima pré-temporada, que será curta por conta do calendário – afirmou o técnico Ney Franco, em entrevista ao site oficial.

Na tarde desta quinta-feira, será realizado um jogo-treino no CT da Barra Funda contra um adversário ainda não definido. Nessa partida, o técnico Ney Franco vai avaliar as condições dos meias Ganso e Cañete, que ficarão no banco de reservas na partida do próximo final de semana.
 



Árbitros são vítimas e tecnologia é necessária, dizem comentaristas

Devarly Lira do Rosário, árbitro capixaba (Foto: Cedoc/A Gazeta)Árbitro Devarly Lira do Rosário deixa o campo com
proteção policial (Foto: Cedoc/A Gazeta)

Mais do que vilões, os árbitros brasileiros têm sido vítimas, na opinião dos comentaristas do . Apesar das polêmicas, os analistas acreditam que não houve um aumento de erros neste Brasileirão e que as reclamações de técnicos, dirigentes e jogadores são uma maneira de não comentar as próprias falhas.

- As reclamações aumentaram porque os treinadores e dirigentes perceberam que é mais fácil culpar a arbitragem por seu desempenho fraco que resolver os verdadeiros problemas. Não há juiz ruim que atrapalhe o campeonato de um time bom. Uma grande equipe, se ele for roubada duas vezes em um jogo, ele ainda vai fazer três gols e vai ganhar mesmo assim - afirmou o jornalista Sidney Garambone, da TV Globo.

O editor do jornal "O Globo" Toninho Nascimento cita o técnico do Atlético-MG, Cuca, como exemplo. O treinador já encerrou uma entrevista coletiva irritado com a arbitragem. Lembrando o empate por 1 a 1 com o Flamengo, no dia 31 de outubro, o jornalista afirmou que o Galo teve chance de vencer a partida, já que contou com um jogador a mais desde o primeiro tempo.

- O Cuca, como já fazia na época do Botafogo, usa a arbitragem para não justificar os problemas do Atlético-MG. Enquanto ele reclama de pênalti no Ronaldinho Gaúcho, não diz que o Galo teve um jogador a mais por 50 minutos e não conseguiu vencer o Flamengo. A arbitragem precisa melhorar, mas está servindo de bode expiatório.

cuca atlético-MG Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Cuca reclama, na derrota do Galo  para o Corinthians por 1 a 0 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Na opinião do comentarista do SporTV Telmo Zanini, os erros não acontecem em maior número no Brasil. O jornalista lembrou que, na Inglaterra, onde os árbitros são profissionais, as falhas também acontecem.

- No jogo Chelsea entre Manchester United (vitória dos vermelhos por 3 a 2, em 28 de outubro), o melhor juiz da Inglaterra cometeu dois erros absurdos. No último gol, Hernández sai de dentro do gol e marca, completamente impedido.

Tecnologia precisa ser usada

Com cada vez mais câmeras em campo, a diferença entre as decisões do árbitro e as imagens da televisão estão aumentando também. O comentarista Telmo Zanini cita como exemplo dois lances polêmicos entre as seleções de Inglaterra e Alemanha. Em 1966, há poucos ângulos disponíveis e a dúvida se o chute de Hurst, do English Team, entrou ou não. Em 2010, ficou claro que o chute de Lampard entrou e que o árbitro uruguaio Jorge Larrionda errou.

- Existem cada vez mais câmeras nos jogos, que mostram tudo. Coisa que, há 20 anos, não mostrava. Não tem mais cabimento não usar imagens de televisão. Precisa ter um árbitro sentado, vendo, avisando pro árbitro que a bola entrou, não entrou, que foi pênalti.

Para Sidney Garambone, o uso da tecnologia beneficiará os próprios árbitros.

- Eles são amadores, não podem se preparar direito e ainda enfrentam um problema contemporâneo, que é a questão da tecnologia. Eu sou a favor do uso de tecnologia no futebol até por uma questão de humanidade. O que se faz com os árbitros hoje é um linchamento covarde.

O correspondente da BBC na América do Sul, Tim Vickery, discorda que o uso das imagens de televisão diminuirá as polêmicas.

- As pessoas veem a tecnologia com muita utopia. As regras do futebol são uma questão de interpretação. Além disso, não dá para interromper um jogo toda hora. O único lugar onde a tecnologia é cabível é depois de um gol. Fora isso, eu não vejo como encaixar. Não se pode comparar o futebol com futebol americano, tênis ou rúgbi. São esportes que param toda hora. e fica muito mais fácil encaixar a tecnologia.

Lance polêmico entre Santos e Grêmio. Bola já tinha entrado (Foto: Reprodução SporTV)Lance polêmico entre Santos e Grêmio, em 8 de julho. Bola entrou? (Foto: Reprodução SporTV)



Com Cortez em baixa com diretoria, Tricolor já observa laterais para 2013

Cortez no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)O lateral Cortez, durante treino do São Paulo, no CT
(Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

Se conseguir vaga na decisão da Copa Sul-Americana, o São Paulo ainda terá mais sete jogos até o final da temporada 2012. A vaga na primeira fase da Libertadores de 2013 está próxima e, por isso, a diretoria e o técnico Ney Franco já fazem reuniões para discutir quais melhorias precisarão ser feitas no elenco para o ano que vem. Até agora, apenas um reforço está garantido: o atacante Negueba, que se apresenta em janeiro, após ter sido envolvido pelo Flamengo na negociação que levou Cleber Santana para a Gávea.

Além de um reserva imediato para Luis Fabiano, que sofreu com o excesso de lesões, Ney Franco já pediu um lateral-esquerdo. Cortez, contratado por R$ 7 milhões no início do ano, não agradou totalmente. A irregularidade e a dificuldade de marcação mostradas pelo atleta fizeram a diretoria mudar de atitude. Antes, o camisa 6 era considerado titular inquestionável. Agora, estpa definido que um reforço será contratado para disputar posição.

Em 2012, Cortez é o atleta que mais atuou pela equipe. Das 70 partidas disputadas até agora, ele esteve em campo em 68. Deu oito assistências e marcou dois gols.

– Estamos no mercado observando laterais que joguem pela esquerda. Não vamos falar em nomes para não atrapalhar as negociações, mas estamos estudando algumas opções. Chegou a se conversar sobre um lateral-direito, mas não acho necessário. Eu me sinto bem tranquilo com o Paulo Miranda e o Douglas – afirmou o técnico Ney Franco.

Montagem, André Santos e Fabrício (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)André Santos, do Arsenal, e Fabrício, do Inter: alvos do Tricolor (Montagem Globoesporte.com)

Entre os nomes comentados nos bastidores do Morumbi, estão os de Fabrício, do Internacional, e André Santos, do Arsenal, da Inglaterra. Curiosamente, o primeiro foi dispensado do CT de Cotia por indisciplina, em 2006. O segundo, que ganhou destaque com a camisa do Figueirense e viveu ótima fase no Corinthians, não é unanimidade no São Paulo. Enquanto alguns defendem a contratação do atleta por ser um jogador experiente, outros acham que ele não tem o perfil para jogar no clube.

Outra opção seria reaproveitar Juan, que voltará de empréstimo do Santos. Mas isso não irá acontecer. O atleta foi muito criticado pela diretoria na reta final do Brasileiro de 2011 e será emprestado para uma nova equipe até o término do seu vínculo, em dezembro de 2013. 



Fabrício admite contato do São Paulo, mas mantém a cabeça no Inter

Guilherme Palenzuela - 14/11/2012 - 07:06 São Paulo (SP)

Fabrício - Internacional (Foto: Alexandre Lops/Internacional)
Fabrício pode pintar no Tricolor em 2013 (Foto: Alexandre Lops/Internacional)

O interesse do São Paulo em contar com Fabrício já é do conhecimento do jogador. O lateral-esquerdo do Internacional é o primeiro nome da diretoria para reforçar o setor em 2013, já que Cortez não tem correspondido ao que era esperado quando foi contratado.

– Fiquei sabendo também dessa proposta que teve, por meio dos meus procuradores. Eu achei legal, acho que estou fazendo um bom trabalho, mas tenho contrato aqui no Inter. Gostei de saber que o São Paulo está interessado – declarou o atleta que completará 26 anos em janeiro da próxima temporada.

A vontade do Tricolor esbarra no desejo do Colorado em manter o seu jogador. Kleber, titular da posição, sofreu uma lesão no ligamento medial do joelho esquerdo e não joga mais até o fim deste ano, quando se encerra o contrato dele com o clube gaúcho. A diretoria do Inter aposta as fichas em Fabrício para ser o dono da posição em 2013.

Alvo para a próxima temporada, ele já vestiu a camisa do São Paulo, quando estava nas divisões de base:

– Joguei no São Paulo de 2003 até fim de 2006. Foram quase quatro anos. Tive um período bom no São Paulo, cheguei a ser convocado para a Seleção sub-18, passei seis, sete meses treinando no profissional. Depois, tive alguns problemas e saí, e fui para a base do Corinthians. 

O contrato de Fabrício com o Internacional é válido por mais dois anos. O jogador começou a carreira como meia, mas foi deslocado para a lateral quando defendia a Portuguesa e teve destaque na função.

Ele é agenciado pela Think Ball & Sports Consulting - dos empresários Bruno Paiva, Marcelo Goldfarb e Marcelo Robalinho - , mesma empresa que cuida da carreira de Jadson e ajudou na contratação do camisa 10, em janeiro deste ano. Caso o negócio com Fabrício não evolua, a diretoria tem outros nomes para a posição, mas ainda não fez consulta.

Bate-Bola - Fabrício
Lateral-esquerdo do Internacional, em entrevista ao LANCENET!

Como você vê a possibilidade de jogar no São Paulo em 2013? O clube deve estar na Libertadores...
É sempre bom jogar uma Copa Libertadores. Sei do interesse, não só do São Paulo, mas também de alguns outros clubes, mas meu pensamento é total no Internacional. Tenho mais dois anos de contrato e pretendo cumprir aqui.  

Se o Kleber sair no fim do ano, você deve ser titular. Isso pesa?
Todo jogador gosta de ter uma sequência, ninguém gosta de ser reserva e ficar no banco. Mesmo se o Kleber ficar no Inter, vou brigar pelo meu espaço. Espero que ele possa ficar e jogar. Tem só dois anos que jogo de lateral-esquerdo, sempre joguei de meia. Em alguns jogos desta temporada eu joguei de meia e atuamos juntos.



Reservas trabalham em campo reduzido e Ganso mostra cansaço

LANCEPRESS! - 14/11/2012 - 10:42 São Paulo (SP)

Ganso - Treino do São Paulo (Foto: Eduardo Viana)
Ganso vai estrear pelo São Paulo diante do Náutico (Foto: Eduardo Viana)

O elenco do São Paulo fez um leve trabalho no CT da Barra Funda na manhã desta quarta-feira. Os reservas foram ao gramado e realizaram um trabalho técnico em campo reduzido, de dois toques na bola.

Paulo Henrique Ganso participou da atividade e, ainda sem ritmo, mostrou cansaço. Um jogo-treino nesta quinta-feira definirá a condição do meia para o jogo contra o Náutico, domingo, no Morumbi.

Paulo Miranda, que não jogou os últimos quatro jogos do Tricolor, trabalhou com os reservas e retorna ao time diante do Timbu.

Os titulares não foram a campo nesta quarta. Pela manhã, fizeram apenas musculação e à tarde realizarão exames clínicos e cardiológicos. Esse procedimento seria feito em janeiro, mas o fato de o clube do Morumbi provavelmente disputar a primeira fase da Libertadores encurtará a pré-temporada e, por isso, a antecipação.



Titular absoluto, Jadson agora tem sombras no São Paulo

Bruno Quaresma e Bruno Rodrigues - 14/11/2012 - 09:01 São Paulo (SP)

Jadson - São Paulo (Foto: Ale Cabral)
Jadson jogou 34 das 35 partidas do São Paulo no Brasileirão (Foto: Ale Cabral)

O São Paulo confirmou que Paulo Henrique Ganso vai estrear no próximo domingo, contra o Náutico, no Morumbi. O camisa 8 deve entrar no decorrer da partida e o maior candidato a ser substituído é Jadson, que joga na mesma posição. Essa seria a alteração que a torcida do Tricolor faria, segundo enquete realizada pelo LANCENET!.  

Até então titular absoluto do meio de campo, o camisa 10 agora terá concorrência forte. Desde que foi contratado, no início do ano, Jadson não tinha nenhum companheiro com características semelhantes a dele, tanto que disputou 34 partidas neste Brasileirão e só ficou fora de um jogo, por suspensão. Agora, além do Maestro, o argentino Marcelo Cañete começou a ser relacionado por Ney Franco.  

Quando Ganso estava para ser contratado, o treinador são-paulino disse que pensava em três possibilidades para armar o time. Uma delas era exatamente com a saída de Jadson, mas na época o esquema 4-2-3-1, que está encaixado atualmente, não era utilizado. O jogo-treino, que será realizado nestaa quinta-feira no CT, pode mostrar qual será a função em que Ganso atuará.

Além das 18 assistências no ano, ritmo de jogo e entrosamento são trunfos para Jadson se manter na equipe. Ele também já chegou a jogar com Ganso (veja abaixo). Outra opção para Ney Franco é a saída de Osvaldo, que prefere não dar palpite nem opinião na escalação do time:  

– É mais uma dor de cabeça para o professor Ney Franco, mais um jogador de qualidade para ficar apto a jogar. É um grande jogador, que dá assistência para a gente. E todo atacante gosta de jogar ao lado do Ganso, não só com o Ganso, mas com o Jadson, que tem dado muitas assistências.  

Jadson ainda não conta com o apoio do torcedor. No ano que vem, quando o Maestro tiver em melhores condições de jogo, Lucas já terá ido ao Paris Saint-Germain (FRA), o que pode ser um trunfo para o camisa 10 se manter na equipe.  

Ganso e Jadson juntos na Seleção Brasileira  

Se no São Paulo há a dúvida a respeito de Ganso e Jadson atuarem juntos, na Seleção Brasileira a dupla já teve a oportunidade de ser escalada entre os 11 titulares.

Em jogo válido pela Copa América do ano passado, o Brasil enfrentou o Paraguai, ainda na primeira fase. Na ocasião, Jadson atuou à direita do meio de campo enquanto Ganso, mais à esquerda.

E foi o camisa 10 são-paulino quem abriu o placar, com um belo chute de fora da área, aos 38 da etapa inicial. O jogo terminou empatado em 2 a 2 e Jadson, amarelado, acabou substituído por Mano Menezes no intervalo da partida.



São Paulo traça plano para driblar pré-temporada curta antes de estrear na Copa Libertadores

Guilherme Palenzuela e Kaíque Ferreira - 13/11/2012 - 07:34 São Paulo (SP)

São Paulo x Universidad de Chile - Copa Sul-Americana - Ney Franco (Foto: Miguel Schincariol)
Clube define como agirá na próxima temporada (Foto: Miguel Schincariol)

A derrota para o Grêmio, por 2 a 1, praticamente confirma o São Paulo na primeira fase da Libertadores de 2013. Feliz ou infelizmente, a comissão técnica agora prepara a pré-temporada do ano que vem, que ficará apertada no calendário, e pode ficar ainda mais curta caso o Tricolor chegue à final da Copa Sul-Americana.

O São Paulo é 4ª no Brasileirão, a cinco pontos do Botafogo (5º), e sete do Grêmio (2º). Com nove pontos ainda em disputa, o Tricolor tem poucas chances de chegar ao vice-campeonato – que daria vaga direta para a próxima Libertadores.

– Nosso papel agora é conseguir a classificação para a Libertadores, mesmo que seja para a pré-Libertadores – comentou o técnico Ney Franco ao site oficial do clube.

Na tarde de hoje, o treinador vai se reunir com os auxiliares de preparação física e técnica para definir datas e trabalhos específicos para folga de fim de ano e pré-temporada do ano que vem, dependendo de qual for o rumo do Tricolor na Sul-Americana. Caso seja eliminado na semifinal, o elenco encerrará o ano após a partida contra o Corinthians – última rodada do Brasileirão –, no dia 2 de dezembro. Uma classificação para a final, no entanto, encurtará o período de preparo: o segundo jogo da decisão acontece em 12 de dezembro.

– Talvez não tenhamos nem um mês de folga. A recomendação que vamos pedir é para que se evitem excessos, e alguns atletas terão outras. Na questão de preparo nas férias, alguns vão receber orientação para que façam trabalho de força muscular. Será preciso manter esse trabalho – conta o preparador físico José Mário Campeiz, ao LANCENET!.

O plano está traçado. Com a primeira fase da Libertadores a ser disputada logo no fim de janeiro, o São Paulo deve ter apenas um jogo pelo Paulistão antes. Para que os atletas consigam manter a alta performance durante o período de folga, e estejam em plenas condições já no fim de janeiro, os treinos físicos de pré-temporada serão mais leves. As atividades com bola, e táticas, acontecerão desde a volta das férias, que deve ocorrer na primeira semana do mês.

Os jogadores que terão trabalho específico para as férias

Para evitar lesões
A principal preocupação dos médicos e de preparadores físicos do São Paulo é que, com o calendário apertado, o retorno em alta performance em janeiro de 2013 coloque em risco alguns jogadores do elenco, que sofreram com lesões musculares – principalmente nos membros inferiores – na temporada. Além de Ceni, são cinco atletas:

Luis Fabiano
Sofre com lesões musculares na coxa esquerda desde que fez a cirurgia no tendão do local, após chegar ao São Paulo. Neste ano, não conseguiu participar do Paulistão, pelos problemas que teve no fim de 2011 e na pré-temporada, antes do estadual.

Ganso
O meia chegou no fim de setembro, recuperou-se da lesão muscular na coxa esquerda, mas acelera o trabalho de preparação física para poder participar de alguns jogos nesta reta final de temporada. Para que não perca força, terá trabalho nas férias.

Cañete
Chegou ao São Paulo em julho do ano passado, com problemas musculares na perna direita. Em setembro, teve lesão grave no joelho direito, e só voltou aos treinos há dois meses. Para que não se repita, vai continuar a preparação no fim de ano.

Wellington
O volante sofreu grave lesão nos ligamentos do joelho esquerdo em fevereiro, e voltou ao time no fim de agosto. Assim como os outros, fará reforço muscular nas férias para não perder força, uma vez que ficou parado por seis meses na atual temporada.

Rodrigo Caio
O jovem volante teve duas lesões no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, no fim do ano passado, e não participou de toda a pré-temporada deste ano sem limitações. Agora, vai aproveitar o fim de ano para chegar 100% em janeiro de 2013.

Tempo de preparação

Se cair na semifinal...
48 dias
Entre o primeiro dia após a partida contra o Corinthians, no dia 2 de dezembro, na última rodada do BR-12, e o primeiro jogo do Paulistão de 2013, antes da primeira partida da primeira fase da Libertadores.

Brasileiro no final
Brasileirão
Neste caso, a última partida do ano será contra o Corinthians, em 2 de dezembro.

Sul-Americana
Último jogo seria no dia 28 de novembro.

Retorno
Folga poderia ter até 30 dias, para voltar após o ano novo para a pré-temporada.

Se chegar à final...
38 dias
Entre um dia após a segunda partida da final da Sul-Americana e o primeiro jogo do Tricolor no estadual. Chegar à decisão do torneio continental reduz em dez dias o período entre uma temporada e outra.

Folga reduzida
Brasileirão
Partida contra o Corinthians em 2 de dezembro não será a última do ano.

Sul-Americana
Finais serão nos dias 5 e 12 de dezembro.

Retorno
Folga teria menos de um mês, para time atingir bom nível no fim de janeiro.

Copa das Confederações 2013 pode amenizar aperto

Apesar do início de temporada às pressas para o São Paulo, o ano que vem reserva uma folga de quinze dias no meio da temporada, para todos os clubes. A Copa das Confederações, que acontecerá no Brasil, vai parar o Brasileirão e outras competições entre os dias 15 e 30 de junho.

A parada no calendário pode servir para o Tricolor colocar em dia as folgas do elenco, que pode não ter um mês de férias ao fim da temporada, e para amenizar o cansaço provocado pelo início de ano intenso.

As datas de parada coincidem com as primeiras rodadas do Brasileirão. Caberá ao São Paulo decidir entre diretoria, comissão técnica e elenco o que fazer com o período. Além do descanso, é preciso respeitar o vínculo trabalhista, que reserva ao empregado período de 30 dias de folga por ano – o que pode não acontecer. O LANCENET! tentou contato com o Sindicato de Atletas Profissionais de São Paulo, mas não obteve resposta.



Queda do Vasco faz São Paulo ligar alerta após perder para o Grêmio

osvaldo são paulo treino (Foto: Luis Pires / VipComm)Osvaldo pede que São Paulo faça dever de casa
(Foto: Luis Pires / VipComm)

A derrota por 2 a 1 para o Grêmio, no último domingo, acendeu o alerta no São Paulo. Apesar da vantagem de cinco pontos para o Botafogo, principal rival na luta por uma vaga na primeira fase da Taça Libertadores, os jogadores encaram o duelo de domingo, às 17h (horário de Brasília), contra o Náutico, como uma decisão. O clima de festa deve ficar apenas para o torcedor, que está empolgado com a estreia do meia Paulo Henrique Ganso, que ficará como opção no banco de reservas e entrará no segundo tempo.

Os são-paulinos usam o exemplo do Vasco para manter o foco na reta final do Campeonato Brasileiro. O São Paulo passou boa parte do segundo turno na quinta colocação, sempre atrás da equipe carioca que, em determinado momento, caiu de rendimento e permitiu a aproximação da equipe do Morumbi, que no confronto direto, venceu por 2 a 0 e abriu vantagem.

– Não podemos bobear, porque acabam encostando. O Vasco chegou a abrir sete pontos e acabamos passando. Vamos fazer o dever de casa contra o Náutico – afirmou o atacante Osvaldo, que tem presença garantida no duelo contra os pernambucanos.

O volante Wellington lembrou que o Tricolor lutou tanto para chegar ao momento de garantir vaga na Libertadores que não pode deixar que uma derrota atrapalhe tudo.

– Temos de entrar com toda a seriedade possível em campo e atenção redobrada no Morumbi. Estaremos jogando diante da nossa torcida, com a possibilidade de conquistar essa vaga. Eu quero muito voltar a jogar uma Libertadores – ressaltou o meio-campista, que disputou o torneio sul-americano em 2009.

Para que o time garanta presença no torneio continental de 2013 já neste final de semana, é preciso fazer a lição de casa e ainda torcer para que o Botafogo não derrote o Sport na Ilha do Retiro.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Renê explica saída do São Paulo: 'Há uma linha na qual não me encaixo'

René Simões, no CT de Cotia-SP. (Foto: Anderson Rodrigues / globoesporte.com)René Simões ficou menos de um ano no Tricolor
(Foto: Anderson Rodrigues / globoesporte.com)

Uma semana após pedir demissão do cargo de diretor técnico das categorias de base do São Paulo, Renê Simões disse, em entrevista à Rádio Transamérica, que pediu para sair por não ter liberdade para trabalhar no CT de Cotia. Até então, ele vinha evitando dar entrevistas. A única manifestação havia sido através do seu site oficial. Antes da partida contra a Universidad de Chile, pela Copa Sul-Americana, na última quarta-feira, a diretoria tricolor havia dito que foi Renê quem pediu para sair, alegando que tinha outros projetos para tocar.

– Existe um distanciamento entre o cargo e a função. O cargo é do clube. Eu tinha um cargo fantástico, que era o de diretor técnico do São Paulo Futebol Clube, era o responsável pela integração da base com o profissional e tinha contrato de seis anos. A função é minha, não do clube. A partir do momento em que você não consegue fazer as coisas como gostaria, não interessa mais ficar. Não quero a vaidade do cargo, quero o resultado do trabalho. Como vi que isso não iria mudar, tomei o primeiro passo e resolvi sair – afirmou.

Renê Simões revelou também que, no momento em que decidiu sair, fez um relatório com tudo que via de errado e o entregou ao presidente Juvenal Juvêncio.

– Quando percebi que as coisas não estavam andando da maneira correta, procurei avisar. Espero que esse voo seja corrigido, o São Paulo é grande demais, tem ótimos profissionais, mas algumas coisas não podem continuar ocorrendo como estão. Eu tenho a minha forma de trabalho, o meu princípio e não abro mão disso – ressaltou.

O dirigente disse não ter mágoa específica de algum profissional que trabalha no CT de Cotia. Em nota publicada na semana passada, foi revelado que ele tinha problemas com o diretor da base tricolor, José Geraldo Oliveira.

– Não existe uma pessoa específica. Existe uma linha de ação seguida pelo clube na qual eu não me encaixo. É preciso entender a cultura do clube. Não é fácil você mexer nisso. Não estava feliz e por isso, tomei o caminho de casa – disse.

Questionado sobre as declarações de Renê Simões, o diretor de futebol do Tricolor, Adalberto Baptista, preferiu não responder.  



São Paulo x Náutico: ingressos à venda para a estreia de Ganso

Ganso no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Ganso deve fazer sua estreia pelo Tricolor neste
domingo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

Os ingressos para a partida entre o São Paulo e Náutico já estão à venda. A partida de domingo, às 17h (horário de Brasília), no Morumbi, marcará a estreia do meia Paulo Henrique Ganso pelo Tricolor. Por isso, a diretoria do clube fez promoção de entradas para muitos setores do estádio. A princípio, é possível adquirir os ingressos apenas pela internet. As bilheterias do palco do confronto e de mais quatro pontos de venda (veja abaixo) abrem apenas na quinta-feira.

Ganso deve começar no banco para entrar no decorrer do duelo, já que ainda não aguenta jogar os 90 minutos. Ele não joga uma partida oficial desde o dia 29 de agosto deste ano, quando defendeu o Santos contra o Bahia, pelo Brasileiro. O meia foi contratado pelo São Paulo em setembro por R$ 23,9 milhões, em uma negociação que teve status de novela, pois demorou para que o Santos aceitasse o acordo com o rival. Ele foi oficialmente apresentado aos torcedores tricolores no fim de setembro, antes da vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, e foi ovacionado por 40 mil torcedores no Morumbi.

Confira os preços dos ingressos
- Para sócio torcedor
Térreo Visa ST (vendas somente pela internet): R$ 35
Arquibancada laranja: R$ 10
Arquibancada azul: R$ 10
Setor Morumbi Premium ST: R$ 64
Arquibancada amarela Visa ST (vendas também pela internet): R$ 5
Cadeira vermelha superior Visa ST (vendas somente pela internet): R$ 10

- Para outros são-paulinos
Setor térreo Visa (vendas somente pela internet): R$ 70 (meia-entrada, R$ 35)
Setor Morumbi Premium e cadeira especial azul: R$ 80 (meia, R$ 40)
Cadeiras cativas azul e vermelha (venda somente no estádio): R$ 40 (meia, R$ 20)
Cadeira laranja: R$ 20 (meia, R$ 10)
Arquibancada laranja Premium (setor em reforma, sem assentos numerados): R$ 20 (meia, R$ 10)
Setor Visa Infinite (vendas somente pela internet): R$ 160 (meia, R$ 80)
Arquibancada laranja: R$ 20 (meia, R$ 10)
Arquibancada azul: R$ 20 (meia, R$ 10)
Arquibancada amarela: R$ 10 (meia, R$ 5)
Arquibancada vermelha Visa (vendas somente pela internet): R$ 40 (meia, R$ 20)
Cadeira cativa vermelha: R$ 40 (meia, R$ 20)
Cadeira amarela: R$ 20 (meia, R$ 10)
Setor para Portadores de Necessidades Especiais (107 lugares)
PNE Entrada Gratuita - Acompanhante R$ 20 (meia, R$10)

- Para torcedores do Náutico
Arquibancada vermelha: R$ 20 (meia, R$ 10)

Pontos de venda (pagamento somente com dinheiro)
- Loja Reebok São Paulo Shopping Paulista - Rua Treze de Maio, 947 - Bela Vista (10 às 17h)
- Loja Reebok São Paulo Lapa - Rua Cenno Sbrighi, 595 - Água Branca (10h às 17h)
- Loja Reebok São Paulo Santo André - Rua Presidente Carlos de Campos, 50 (das 10h às 17h)
- Loja Reebok São Paulo Shopping Ibirapuera - Av. Ibirapuera, 3101 - Moema (das 10h às 17h)

Clique e veja vídeos de São Paulo e Náutico



Lucas e Thiago Neves se juntam à Seleção em Nova Jersey

Após contratempos no embarque com o restante da delegação brasileira na última segunda, Lucas e Thiago Neves já estão com a Seleção em Nova Jersey, para o amistoso contra a Colômbia, quarta-feira, às 22h30m (horário de Brasília). Os dois enfrentaram problemas com os passaportes e viajaram somente na noite de ontem para os Estados Unidos.

Ainda nesta terça-feira, o técnico Mano Menezes comanda o único treino antes do jogo, no Red Bull Arena, às 21h de Brasília.

A partida contra a Colômbia será a de número 1000 da Seleção, de acordo com as contas da CBF. O duelo terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha os lances em Tempo Real.
 



Ganso estreia domingo, contra o Náutico, com promoção de ingresso

Ganso no treino do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ganso no treino da última segunda-feira
(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

A torcida do São Paulo pode se preparar para uma festa neste domingo. A estreia de Paulo Henrique Ganso com a camisa tricolor está confirmada para o jogo contra o Náutico, às 17h, no Morumbi. O meia deve começar no banco para entrar no decorrer do duelo, já que ainda não aguenta jogar os 90 minutos. Ele não joga uma partida oficial desde o dia 29 de agosto deste ano, quando defendeu o Santos contra o Bahia, pelo Brasileiro.

Para atrair o torcedor, a diretoria fará uma promoção de ingressos, que será divulgada ainda nesta terça-feira. Após chegar ao São Paulo, Ganso se recuperou de um estiramento muscular na coxa esquerda com muita dedicação ao tratamento no Reffis. Na última segunda, enquanto o elenco estava todo de folga, ele trabalhou no campo com o preparador físico Sérgio Rocha, e é esperado para treinar com todo o grupo na tarde desta terça.

Nesta quinta, antes da estreia, Ganso será observado pelo técnico Ney Franco em um jogo-treino. Como a resposta dele aos últimos trabalhos foi bastante positiva, a vaga no banco domingo já está garantida.

Ganso foi contratado pelo São Paulo em setembro por R$ 23,9 milhões, em uma negociação que teve status de novela, pois demorou para que o Santos aceitasse o acordo com o rival. Ele foi oficialmente apresentado aos torcedores tricolores no fim de setembro, antes da vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, e foi ovacionado por 40 mil torcedores no Morumbi.

Paulo henrique ganso são paulo apresentação (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ganso durante sua apresentação no Morumbi (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Motivado na Sul-Americana, Osvaldo admite: 'Difícil o 2º lugar no Brasileiro'

O atacante Osvaldo, do São Paulo, admitiu que a chances do Tricolor Paulista se classificar diretamente para a fase de grupos da Taça Libertadores se tornou muito pequena. O jogador reconheceu que a derrota por 2 a 1, de virada, para o Grêmio, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro, praticamente selou o destino do time à disputa por um lugar na pré-Libertadores - 3ª e 4ª posições.

- Agora ficou difícil a segunda colocação, que a gente buscava. Mas não tem nada perdido, sabemos que temos três jogos, queremos logo garantir a vaga, que é o nosso objetivo - disse o atleta em entrevista ao .

Com 59 pontos e em quarto lugar na tabela do Brasileirão, o São Paulo busca, contudo, uma vaga direta no torneio continental através da Copa Sul-Americana - cujo campeão garante a classificação à Libertadores.

Osvaldo São paulo x LDU de Loja (Foto: Paulo Fisher / Futura Press)Osvaldo esteve em campo na derrota para o Grêmio
(Foto: Paulo Fisher / Futura Press)

Osvaldo alertou, porém, para o fato do adversário nas semifinais da competição ser justamente o Grêmio. O time gaúcho enfrenta o Millonarios, da Colômbia, nesta quinta-feira, em Bogotá, ainda pelas quartas.

- É difícil jogar contra o Grêmio. Se ele passar, vão ser dois jogos dificílimos. Vamos chegar preparados para enfrentar qualquer dificuldade.

Acompanhe as reportagens do SporTV News



São Paulo confirma estreia do meia Ganso diante do Náutico

LANCEPRESS! - 13/11/2012 - 18:33 São Paulo (SP)

Ganso - Treino do São Paulo (Foto: Eduardo Viana)
Ganso disputa treino nesta terça (Foto: Eduardo Viana)

O meia Paulo Henrique Ganso vai fazer a sua estreia pelo São Paulo no próximo domingo, contra o Náutico, no Morumbi, às 17h. Sem condições de atuar durante os 90 minutos, o camisa 8 entrará ao longo da partida.

A lesão na coxa esquerda já está cicatrizada desde o dia 19 de outubro. Depois disso, o meia recebeu tratamento e uma carga maior de atividades, até ser liberado para treinar no gramado. Dez dias depois, o camisa 8 fez trabalhos físicos pela primeira vez com o elenco.

- Temos uma grande expectativa com o Ganso no São Paulo, especialmente para 2013. Mas ritmo de jogo só se ganha atuando e o estou levando para isso. É um grande jogador, que está superando uma fase difícil e que no domingo começa a retomar sua carreira - afirmou o técnico Ney Franco, ao site oficial do clube.

Nesta terça-feira, Ganso treinou com o restante do elenco. O meia teve um bom rendimento nas atividades, com deslocamentos e passes rápidos, além da habitual precisão na conclusão.

Em treino, Ganso leva bolada e dá passe para gol

- Tenho certeza que os são-paulinos irão encher o estádio, empurrar o time e prestigiar a estreia do Ganso. A torcida tem sido o nosso diferencial nestes últimos jogos e confiamos que isso irá se repetir contra o Náutico, quando podemos selar a nossa vaga na Libertadores - declarou o diretor de futebol do clube, Adalberto Baptista.

Neste domingo, o São Paulo também pode garantir a vaga para a Libertadores. Caso o Botafogo tropece diante do Sport fora de casa, no domingo, e o São Paulo vença os pernambucanos, o clube da capital já estará na competição continental.



Osvaldo enaltece estreia de Ganso e não se preocupa com concorrência na equipe

LANCEPRESS! - 13/11/2012 - 19:57 São Paulo (SP)

Osvaldo - São Paulo (Foto: Eduardo Viana)
Osvaldo enaltece a presença de Ganso (Foto: Eduardo Viana)

O meia Paulo Henrique Ganso fará a sua estreia neste domingo, diante do Náutico, no Morumbi. Participando ativamente dos treinamentos, o jogador tem recebido apoio do elenco. Contratado no início dessa temporada, o atacante Osvaldo revelou como o camisa 8 deve estar se sentindo.

- Deve estar (ansioso), a ansiedade acaba tomando conta. Eu também, quando cheguei, estava muito ansioso para estrear. É uma ansiedade boa para entrar em campo - declarou o atacante, em entrevista coletiva no CT da Barra Funda.

Após a negociação com o Ah Ahli (UAE), o jogador só estreou pelo clube na sexta rodada do Campeonato Paulista, diante do Comercial de Ribeirão Preto, no dia 9 de fevereiro, em jogo que terminou empatado por 1 a 1. Sobre o meio-campista, Osvaldo fez questão de enaltecê-lo.

Cortez e Osvaldo falam sobre a estreia de Ganso no Tricolor

- É um cara que merece tudo de bom, cara simples, que joga muito. Se ele estrear a gente vai ficar feliz. Sempre vai anunciando que ele vai estrear, e a cada treino ele vai crescendo (partes física e técnica) e a ansiedade vai acabar passando. Tenho certeza que vai nos ajudar bastante - afirmou.

Com Ganso no esquema, Ney Franco tem de tirar alguém do esquema 4-2-3-1, o que julga ser o ideal. O atacante Osvaldo não se preocupa com a possibilidade de ser sacado da equipe para a entrada do meio-campista.

- Estou fazendo o meu trabalho, eu acho que o esquema tem crescido bastante, encontramos um jeito de jogar certo. O que ele (Ney Franco) optar, conforme eu sair ou sair outro, a gente está trabalhando e aqui é um clube, todos querem vencer - completou.



Osvaldo prefere encarar o Grêmio na semi da Copa Sul-Americana

LANCEPRESS! - 13/11/2012 - 20:32 São Paulo (SP)

Osvaldo - São Paulo (Foto: Eduardo Viana)
Osvaldo quer encarar o Grêmio na semifinal da Sul-Americana (Foto: Eduardo Viana)

Mesmo com duas derrotas na temporada para o Grêmio, o atacante Osvaldo preferer encarar os gaúchos na semifinal da Copa Sul-Americana ao enfrentar a Universidad Católica (CHI) na próxima fase da competição continental. A partida de volta do Tricolor ocorre nesta quinta-feira, contra o Millonarios (COL), em Bogotá, às 22h15. No jogo de ida, vitória do clube do sul por 1 a 0, com isso, um empate já garante a equipe brasileira.

- Eu preferiria o Grêmio. A gente tem uma vantagem, porque se o Millonarios passar, tem a preferência de jogar o segundo jogo em casa. Até pela questão de viagem e cansaço, o jogo contra o Grêmio é melhor, não pela inferioridade, pela viagem e pelo segundo jogo - declarou o atacante.

O camisa 17 ainda ressaltou o time colombiano, adversário do Tricolor gaúcho. Pelo sorteio que antecede o campeonato, o Millonarios pode decidir todos os jogos em casa. Como o São Paulo ficou em segundo nesse sorteio, caso os colombianos sejam eliminados, a vantagem passa a ser do clube paulista.

Acerca do Grêmio, o atacante Osvaldo sabe do potencial dos gaúchos, mas acredita que o clube do Morumbi tem condições para vencer e chegar à final da competição.

- É uma grande equipe, marca bastante dentro de casa, eles pressionam muito bem a saída de bola. Vão ser dois jogos abertos, que não têm favoritos. A gente está preparado para enfrentar o Grêmio e tentar conquistar o título da Sul-Americana - completou o atacante.



São Paulo baixa preço das arquibancadas para estreia de Ganso

LANCEPRESS! - 13/11/2012 - 15:03 São Paulo (SP)

Ganso - Treino do São Paulo (Foto: Divulgação/SPFC)
Ganso tem mostrado bom desempenho nos treinamentos (Foto: Divulgação/SPFC)

Com chances de garantir a vaga para a Libertadores na próxima rodada, a diretoria do São Paulo decidiu baixar o preço das arquibancadas para o jogo contra o Náutico, domingo, às 17h, no Morumbi. O jogo deve marcar a estreia de Paulo Henrique Ganso pelo clube. O meia está relacionado, mas ainda ainda não se sabe se será titular ou reserva.

Os setores azul e laranja estão sendo vendidos a R$ 20. Normalmente, o primeiro é comercializado a R$ 40 e o segundo custa R$ 30. A arquibancada amarela, setor popular, segue a R$ 10.

O camisa 8 participará de um jogo-treino na quinta-feira e, dependendo de seu desempenho, a comissão técnica vai definir quanto tempo ele poderá ficar em campo no domingo.

Para a vaga ser assegurada, o São Paulo precisa vencer e torcer por um tropeço do Botafogo, que enfrenta o Sport, na Ilha do Retiro. A média de público do Tricolor neste Brasileirão é de cerca de 22 mil pagantes. Bem superior a do campeonato, que é de 12 mil.



São Paulo espera iniciar obras da cobertura do Morumbi em janeiro

Bruno Quaresma - 13/11/2012 - 20:43 São Paulo (SP)

Climão Morumbi (Foto: Bruno Quaresma)
Morumbi será reformulado a partir do ano que vem (Foto: Bruno Quaresma)

O São Paulo espera que a grande obra para a cobertura do Morumbi comece na primeira quinzena de janeiro. A diretoria já reservou o espaço para o canteiro de obras, que será no portão 1, próximo do local onde entram os ônibus com as delegações para as partidas.

As peças que serão utilizadas na cobertura estão sendo produzidas. O clube trabalha com o prazo de 18 meses, após o início das obras, para a conclusão do projeto de modernização, que prevê a criação de uma arena com capacidade para 25 mil pessoas, atrás do gol de entrada.

Enquanto a principal obra não começa, o clube aproveitou para ganhar tempo e realizou sondagens no solo. O custo é estimado em R$ 300 milhões, que serão bancados pela Andrade Gutierrez, construtora e empreendedora do projeto.

Pequenas alterações continuam sendo feitas diariamente no Morumbi. A troca das cadeiras das arquibancadas, por exemplo, já avançou para o setor azul, onde alguns assentos antigos já foram retirados. A expectativa é de que todo o anel superior esteja com as novas cadeiras vermelhas no fim do ano.

Pelo fato do palco do show da cantora Lady Gaga, no último domingo, ter ficado fora do campo, o gramado foi pouco prejudicado. A chuva que tem atingido a cidade de São Paulo está ajudando na recuperação e, para o jogo de domingo, a grama pode estar em seu tom de verde habitual.



Próximo da vaga, Wellington já mira a disputa da Libertadores com o Tricolor

LANCEPRESS! - 13/11/2012 - 13:45 São Paulo (SP)

Wellington - São Paulo (Foto: Tom Dib)
Wellington já mira a disputa da Libertadores-2013 pelo São Paulo (Foto: Tom Dib)

O São Paulo está muito próximo de assegurar sua vaga para a próxima Libertadores. Se vencer o Náutico, no domingo, e o Botafogo perder do Sport, na Ilha do Retiro, o Tricolor garante a classificação ao torneio continental.

E quem vive a expectativa de disputá-lo em 2013 é o volante Wellington, que só teve a oportunidade de jogar pela competição em uma oportunidade.

- Jogar competições internacionais sempre é muito bom e quero fazer isso com a camisa do São Paulo. Será muito bom jogar a Libertadores e quero ser campeão desta competição aqui no clube - disse o camisa 5, em entrevista ao site oficial do clube.

O único jogo de Wellington na Libertadores aconteceu em 2009. Na ocasião, o camisa 5 entrou em campo contra o Independiente de Medellín, na Colômbia. No ano seguinte, o são-paulino foi inscrito, mas não chegou a atuar em nenhum confronto.

Porém, ainda que o sonho de voltar a defender o Sampa no torneio esteja próximo, o volante prega atenção aos companheiros de equipe para não perderem pontos diante do Tiumbu, no Morumbi.

- Temos de entrar com toda a seriedade possível em campo e atenção redobrada no Morumbi. Estaremos jogando diante da nossa torcida, com a possibilidade de conquistar essa vaga, e temos de vencer - completou.