sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Com desfalque na lateral, Ney define relacionados para jogo contra a Lusa

luis fabiano são paulo treino (Foto: João Pires / Vipcomm)Luis Fabiano volta ao time contra a Portuguesa, no
sábado (Foto: João Pires / Vipcomm)

O técnico Ney Franco relacionou 20 jogadores para a partida contra a Portuguesa, neste sábado, às 18h30m, no Estádio do Morumbi. A partida é válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. As novidades são os retornos do zagueiro Rhodolfo e do atacante Luis Fabiano, recuperados de lesões que os tiraram do jogo contra o Atlético-MG, na última quarta-feira.

Além dos suspensos Douglas, expulso contra o Galo, e Paulo Miranda, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, seguem sem serem relacionados o volante Fabrício, que se recupera de cirurgia no joelho esquerdo, e o meia Marcelo Cañete, aprimorando a forma física.

A única dúvida do técnico são-paulino é na lateral direita. Embora o jovem Lucas Farias tenha sido relacionado para o jogo, Ney Franco deverá improvisar Wellington no setor. Ele disputa a vaga com Rodrigo Caio e Paulo Assunção, todos volantes. O time jogará com três atacantes: Osvaldo volta a ser titular, no lugar de Casemiro.

Confira a lista dos relacionados do São Paulo:

Goleiros: Rogério Ceni e Denis
Zagueiros: Rhodolfo, Rafael Toloi e Edson Silva
Laterais: Cortez e Lucas Farias
Volantes: Denilson, Maicon, Paulo Assunção, Wellington e Casemiro
Meio-campistas: Jadson, Cícero e Rodrigo Caio
Atacantes: Luis Fabiano, Lucas, Osvaldo, Ademilson e Willian José

Clique e veja mais vídeos do São Paulo



Artilheiro do Ano: Lúcio Maranhão marca e fica a um gol do líder

Gol de Lúcio Maranhão, contra o Jonville (Foto: Reprodução)Lúcio Maranhão marca gol da vitória do ASA contra
o Jonville (Foto: Reprodução)

O ex-atacante do Vitória, Neto Baiano, que foi para o Kashiwa Reysol, está cada vez mais perto de perder o posto de maior “Artilheiro do Ano” – balançou a rede 38 vezes. O motivo? Falta apenas um gol para Lúcio Maranhão, goleador do ASA, igualar a marca assinalada pelo ex-jogador do Leão em 2012. Para se afastar cada vez mais da zona do rebaixamento, o time alagoano enfrenta o Criciúma às 19h30m desta sexta-feira, no Heriberto Hülse, na abertura da 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Com um gol de Lúcio Maranhão aos 45 minutos do segundo tempo, o ASA derrotou o Joinville por 1 a 0, na última terça-feira. Segundo colocado do ranking, o camisa 9 do Fantasma vem despontando nesta temporada e também pode bater o recorde geral assinalado por Neymar, do Santos, e Jonas, ex-Grêmio, em 2010, com 42 tentos cada. Aliás, o atacante santista deixou sua marca na vitória do Peixe sobre o Fla por 1 a 0, assumindo o terceiro lugar, ao lado de Zé Carlos, do Criciúma, que passou em branco na derrota de sua equipe para o Goiás (1 a 0).

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do prêmio de "Artilheiro do Ano" que leva o Troféu Friedenreich: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

INFO - Prêmio Friedenreich artilheiro do ano - 14/09 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), 38 gols

Montagem artilheiros Prêmio Friedenreich (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)(Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)



Ney escala São Paulo com três atacantes e mantém dúvida na lateral

Osvaldo são paulo treino (Foto: João Pires / Vipcomm)Com mudança no esquema, Osvaldo segue como
titular (Foto: João Pires / Vipcomm)

A série de quatro jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro fez com que o técnico Ney Franco alterasse o esquema tático do São Paulo para o jogo contra a Portuguesa, neste sábado, às 18h30m, no estádio do Morumbi. Embora não tenha feito trabalhos específicos para uma nova formação, o treinador escalará sua equipe com três atacantes: Osvaldo, Lucas e Luis Fabiano. O volante Casemiro foi sacado do time.

Ney Franco assegurou que a única motivação para a mudança foi a ideia de tornar o Tricolor mais ofensivo com o esquema 4-3-3. O desempenho de Casemiro agradou ao comandante são-paulino nas últimas partidas, mas alguém precisava ser “sacrificado” para que Osvaldo ganhasse nova chance ao lado de Lucas e do Fabuloso.

– O Casemiro foi bem no jogo passado. Temos muitas opções. Quero entrar com três atacantes, está tudo relacionado à parte ofensiva e não ao desempenho do atleta, que vem sendo satisfatório – afirmou o técnico.

A dúvida na lateral direita, porém, está mantida. Como Douglas foi expulso na derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG e cumpre suspensão automática neste sábado, o técnico do São Paulo está dividido entre três opções: a adaptação de Paulo Assunção, Rodrigo Caio ou Wellington, que na última rodada atuou como volante, no lugar do então suspenso Denilson.

– Existe uma indefinição. São três opções: a utilização do Rodrigo Caio, ou a possibilidade do Wellington e do Paulo Assunção. O Paulo Miranda também vinha sendo bem utilizado no setor algumas vezes, mas está suspenso – completou o técnico. Curiosamente, todos os jogadores que disputavam a vaga entre os titulares são, originalmente, volantes.

Como já jogou e adquiriu ritmo na partida contra o Galo, a tendência é que Wellington seja o escolhido de Ney Franco. Assim, o time deverá entrar em campo com: Rogério Ceni; Wellington, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Maicon e Jadson; Osvaldo, Lucas e Luis Fabiano.

Com o novo esquema composto por três atacantes, o técnico deixou claro: Maicon terá de ter mais atenção à marcação, ajudando Denilson no combate ao meio-campo da Portuguesa. Mais adiantado, Jadson, principal responsável pelas assistências da equipe na temporada, será o único com a função de armar o time e munir o ataque, que marcou um gol nas últimas quatro rodadas.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Polêmicas#24: escorregão e ofensa a 'xará' acabam em cartão vermelho

O São Paulo deixou o Independência, em Minas Gerais, derrotado pelo Atlético-MG por 1 a 0. Na derrota, o cartão vermelho aplicado diretamente ao meia Douglas gerou muita reclamação por parte dos tricolores. Já no Engenhão, onde Botafogo e Internacional empataram em 1 a 1, o atacante Elkeson, do Alvinegro, pediu um pênalti por ter sido puxado por Elton, dentro da área colorada. O árbitro Elmo Alves Resende não viu. Confira as principais polêmicas da rodada#24 do Campeonato Brasileiro e a opinião dos analistas.

Figueirense 2 x 0 Cruzeiro - Roth detona jogador 'xará' do árbitro e é expulso

O lance que chamou a atenção no Orlando Scarpelli foi a expulsão do técnico da Raposa, Celso Roth, pelo árbitro Marcelo de Lima Henrique, aos 21 minutos do segundo tempo. O comandante do time mineiro reclamou, porém, que suas frases de dirigiam ao volante Marcelo Oliveira, e não ao juiz da partida.

- A gente ouviu aqui exatamente isso, o Celso em nenhum momento falou com o árbitro. A fisionomia dele está tranquila, ele não está nem nervoso. Acho que errou o árbitro - disse o comentarista Edinho.

Portuguesa 0 x 2 Fluminense - Fred pede pênalti, e Bruno Mineiro em posição legal

Logo no início da partida no Canindé, no primeiro minuto de jogo, o atacante da Lusa Bruno Mineiro recebeu um lançamento do lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro e ficou livre para finalizar para o gol de Diego Cavalieri. O assistente Fabiano da Silva Ramires, porém, marcou posição irregular do artilheiro da Portuguesa.

- Parece na mesma linha - disse o comentarista Wagner Vilaron.

Aos 23 minutos do primeiro tempo,  o atacante Fred, do Tricolor, caiu na área pedindo pênalti, após trombar com o zagueiro Rogério. O árbitro Jaílson Macedo Freitas não deu a falta dentro da área e ainda advertiu verbalmente o artilheiro do Brasileirão.

- Ele não mata bem a bola, depois ela escapa um pouco. Tem uma trombada com o zagueiro, mas achei o lance normal - disse Vilaron.

Atlético-GO 1 x 2 Coritiba - Danilinho pede pênalti

O meia Danilinho pediu um pênalti ao dividir uma bola com o lateral-direito Ayrton, aos 7 minutos do segundo tempo, e cair na área do Dragão. Para o comentarista Claudio Rabelo, o árbitro Ricardo Marques Ribeiro acertou em não dar a falta.

- Não houve absolutamente nada. Quando Danilinho fez o corte, ele começa a se jogar. Ele cai atingindo o jogador do Atlético.

Atlético-MG 1 x 0 São Paulo - Expulsão de Douglas

O lance emblemático na partida no estádio Independência foi a expulsão do lateral-direito Douglas, do Tricolor Paulista, ao fazer falta dura em Leandro Donizete, aos 25 minutos do primeiro tempo. Na análise do comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba, a decisão do árbitro Sandro Meira Ricci em aplicar diretamente o cartão vermelho ao são-paulino soou exagerada.

- Acho que foi severo demais. Eu aplicaria o cartão amarelo, não acho que usou uma força deliberada - disse Gaciba.

Botafogo 1 x 1 Internacional - Pênalti em Elkeson e impedimento de Forlán

Aos 39 minutos do segundo tempo, quando a partida já estava empatada por 1 a 1, o atacante Elkeson, do Alvinegro, reclamou de um puxão de camisa por parte do volante Elton, dentro da área colorada.

O árbitro Elmo Alves Resende Cunha não viu o lance e ainda aplicou cartão amarelo ao jogador do time carioca por reclamação. Para o comentarista André Loffredo, houve falta no camisa 9 do Botafogo na jogada.

- O Elton puxou muito a camisa do Elkeson - disse o comentarista.

Apenas dois minutos mais tarde, aconteceu outro lance polêmico, agora na área dos donos da casa. O atacante uruguaio Forlán teve um gol anulado por estar em posição de impedimento. André Loffredo acredita que a jogada é de extrema dificuldade, e o tira-teima revelou que o assistente acertou ao levantar a bandeira.

- Ele está milimetricamente à frente da linha da bola. Não dá para dizer que o bandeira errou - afirmou Loffredo.

Acompanhe os debates do "Troca de Passes"



Armandão: Tenorio demole o Palmeiras e é o craque da rodada#24

Com força, velocidade e habilidade, Carlos Tenorio teve participação decisiva na vitória do Vasco contra o Palmeiras. Autor de um gol e uma assistência, o Demolidor foi uma belíssima opção de ataque pela esquerda. A exibição arrasadora valeu a nota 8,0, e o camisa 11 acabou eleito craque da 24ª rodada do Troféu Armando Nogueira. O atacante, que chegou a ficar quase cinco meses lesionado neste ano, está em grande forma e conquistou uma vaga no time titular. Outro jogador do Cruz-maltino que merece destaque é o capitão Juninho Pernambucano. Um dos atletas mais regulares do campeonato, o Reizinho fechou o placar para a equipe de São Januário.

Além dos vascaínos, mais alguns atletas mandaram bem na jornada e garantiram boas notas. A vitória do Figueirense contra o Cruzeiro colocou três jogadores do clube catarinense entre os melhores. O zagueiro João Paulo, que marcou o seu segundo gol de falta neste Brasileirão, tirou o zero do placar e Aloísio ampliou contra o Cruzeiro. Helder mostrou um bom futebol na lateral esquerda e foi o melhor da posição na rodada.

Motor do Fluminense, Jean regeu o meio-campo do Tricolor carioca e abriu o placar para o líder contra a Portuguesa. Wellington Nem deu números finais ao jogo para o time das Laranjeiras. Com um petardo do meio da rua, Marco Antônio fez o primeiro do Grêmio contra o Náutico. Em um jogo polêmico, Rogério Ceni não facilitou a vida do ataque do Atlético-MG na derrota do clube paulista para o Galo.

Seleção da 24ª rodada brasileiro 2012 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


Goleiro

Por cerca de 65 minutos, o São Paulo jogou com um homem a menos contra o Atlético-MG. Mesmo com a derrota por 1 a 0, as 17 finalizações do Galo mostram que Rogério Ceni trabalhou muito no jogo e mereceu o 7,5 que recebeu. Outro arqueiro que deve ser lembrado é Diego Cavalieri, do Fluminense. O camisa 12 fez quatro defesas difíceis e ajudou o time carioca a se manter na liderança do Brasileirão. Wilson (Figueirense), Marcelo Lomba (Bahia) e Fernando Prass (Vasco) também foram importantes na jornada.

Lateral-direito

Uma das principais contratações do Sport para o Brasileiro, o experiente Cicinho foi uma boa arma pela direita. Seguro na defesa e presente no ataque com cruzamento perigosos, o jogador garantiu a nota 7. Convocado por Mano Menezes para disputar o Superclássico das Américas, Marcos Rocha manteve a regularidade. O camisa 2 do Galo fez um bom jogo contra o São Paulo, e o Atlético-MG venceu por 1 a 0. Também merecem menções: Luis Ricardo (Portuguesa), Bruno Peres (Santos) e Léo Moura (Flamengo).

Zagueiros

João Paulo já havia deixado um gol de falta contra o Fluminense e o zagueiro do Figueirense repetiu a dose contra o Cruzeiro. Aos 34 da primeira etapa, o defensor bateu uma falta da entrada da área com perfeição, e a bola entrou no ângulo direito de Fábio. Além do tento, o beque foi o xerife da defesa catarinense no triunfo. Destaque da defesa da Ponte Preta no empate contra o Corinthians fora de casa, Tiago Avles se aventurou no ataque também e foi premiado com um gol. Warley (Grêmio), Douglas (Vasco) e Bruno Rodrigo (Santos) foram outros defensores que não facilitaram para os atacantes.

Lateral-esquerdo

O bom cruzamento para o gol de Aloísio ajudou o lateral Helder a ganhar a nota 7. Fechando bem os espaços pela esquerda, o jogador mostrou desenvoltura e apoiou com frequência. Na lista de Mano Menezes para o jogo contra a Argentina, Carlinhos mostrou a regularidade de sempre e ajudou o Fluminense na partida contra a Portuguesa. Outros atletas que tiveram um bom desempenho foram Ramon (Flamengo), Eltinho (Coritiba) e Everton (Cruzeiro).

Volante

Com presença no ataque, muita movimentação e gols, Jean caiu nas graças da torcida do Fluminense. Contra a Portuguesa, o camisa 25 fez o primeiro gol do time carioca e organizou o meio-campo da equipe. Contestado por parte da torcida do Sport, Rithelly está crescendo de produção e realizou uma boa partida contra o Bahia. Pelo Tricolor baiano, o volante Helder apareceu no ataque e marcou o tento dos visitantes. Pierre (Atlético-MG) e Arouca (Santos) também devem ser lembrados.

Meias

Juninho Pernambucano mostrou mais uma vez a razão de estar entre os primeiros colocados do Troféu Armando Nogueira. Decisivo na bola parada e frequente no ataque cruzmaltino, o meia anotou o último gol do time carioca contra o Palmeiras. Ao lado do camisa 8 do Gigante da Colina aparece Marco Antônio, do Grêmio. Contra o Náutico, o camisa 11 gremista soltou uma bomba de muito longe, a bola quicou no gramado do Olímpico e enganou o goleiro Gideão. Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG), Hugo (Sport) e Fred (Internacional) são alguns dos armadores que fizeram boas exibições.

Atacantes

Fundamental para o Vasco na vitória contra o Palmeiras, Tenorio fez um gol e deu uma assistência para tento de Juninho Pernambucano. Como ninguém nesta rodada fez dois gols, a atuação do eqautoriano ganhou ainda mais destaque. Aloísio, do Figueirense, e Wellington Nem, do Fluminense, completam o ataque. Rápido e letal, o atacante do Figueira mostrou muito oportunismo. O avante chegou na jogada antes de Leandro Guerreiro e cabeceou com firmeza para marcar o segundo do clube catarinense, que venceu o Cruzeiro. Pela segunda vez consecutiva, a joia do Tricolor está na seleção do rodada. O jovem valor do Flu aproveitou o vacilo de zagueiro Gustavo, da Portuguesa, roubou a bola, driblou o goleiro Dida e ampliou para a equipe carioca, que segue na liderança isolada. Kleber (Grêmio), Deivid (Coritiba), Victor Andrade (Santos) marcaram e receberam boas notas.