sábado, 25 de maio de 2013

Troféu Armando Nogueira: vai começar a quinta temporada

Neymar comemoração gol Santos Flamengo-PI (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Neymar comemoração gol Santos Flamengo-PI
(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)

Vem aí mais uma edição do Troféu Armando Nogueira, que elege os melhores do Campeonato Brasileiro de acordo com as notas dadas pelos comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. Para ter chance de levar a taça, o jogador tem que atuar em pelo menos 13 partidas. Nos últimos dois anos, quem faturou o prêmio foi Neymar. Em 2011, o craque do Santos teve média de 6,98 e aumentou ainda mais no ano seguinte: 7,13. Em 2013, será disputada a quinta edição do Troféu, que ainda teve Marcelinho Paraíba, que atuava no Sport em 2009, e Montillo, quando jogava no Cruzeiro em 2010, como vencedores.

Por ter vencido as duas últimas edições, Neymar iniciaria a disputa como grande favorito para conquistar o prêmio pela terceira vez. No entanto, sua possível ida para Barcelona ou Real Madrid no meio do ano tira as chances do craque santista de disputar o Armandão, pelo limite mínimo de jogos. Com isso, surgem outros candidatos a levar o Troféu: Seedorf e Ronaldinho Gaúcho, que obtiveram altas médias em 2012 ao regerem Botafogo e Atlético-MG, respectivamente. Artilheiro no São Paulo, Luis Fabiano, vice-campeão no ano passado, também aparece com boas chances, bem como Fred, do Fluminense.

Vale lembrar que o jogador com a melhor nota de cada rodada recebe o  "Armandinho". Em 2012, seis atletas receberam a premiação: Bernard (Atlético-MG), Luis Fabiano (São Paulo), Diego Cavalieri (Fluminense), Ronaldinho (Atlético-MG), Lucas (São Paulo) e Neymar (Santos). O melhor de cada jornada soma 0,05 à sua média final. Todas as notas ficarão expostas nas páginas de confronto dos jogos.

 A seleção do Armandão em 2012 foi escalada da seguinte forma, no esquema 4-3-3: Diego Cavalieri (Fluminense); Cicinho (Sport), Réver (Atlético-MG), Paulo Miranda (São Paulo) e João Paulo (Ponte Preta); Paulinho (Corinthians), Seedorf (Botafogo) e Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG); Neymar (Santos), Fred (Fluminense) e Luis Fabiano (São Paulo). O lateral-esquerdo João Paulo se transferiu para o Flamengo e Cicinho foi recentemente dispensado pelo Sport, que caiu para a Série B. O restante da seleção se mantém em seus respectivos clubes.

Neste sábado, será dada a largada para mais um Campeonato Brasileiro, e comentaristas do SporTV e repórteres do Globoesporte.com serão os responsáveis pelas avaliações. Fique de olho e torça para o craque do seu time levar a taça para casa.



Após 2 vitórias, São Paulo/Suzano já pensa no próximo duelo da Liga Futsal

O São Paulo/Suzano enfim respira com os resultados positivos na Liga Futsal. Depois de nove jogos sem vitória, a equipe venceu os dois últimos confrontos no campeonato, contra o São Caetano e o São Bernardo e já pensa no duelo contra o Corinthians, na próxima segunda-feira. Apesar do bom momento, o técnico Fernando Cabral não quer ver o time relaxar para os próximos confrontos.

- Não dá para ficar tranquilo. Você começa adquirir mais confiança, o astral melhora, o jogador começa a ter mais confiança, principalmente fazendo a partida que fizemos contra o São Caetano, em que o adversário foi chutar a primeira bola perigosa a gol já tinha mais de 10 minutos do segundo tempo.

São Paulo/Suzano São Caetano Liga Futsal (Foto: Thiago Fidelix)São Paulo/Suzano venceu a segunda consecutiva na Liga Futsal (Foto: Thiago Fidelix)

Com a vitória sobre o São Caetano na última sexta-feira, o time chegou aos 10 pontos, entrou na zona de classificação do campeonato nacional e está em 16º colocado. As 16 melhores equipes se classificam para a próxima etapa da competição.

O técnico ressaltou o empenho dos seus jogadores por assimilarem bem o que foi planejado para o confronto contra o time do ABC Paulista na parte tática e o sistema de jogo.

- Tivemos uma raça tremenda. Os jogadores correram muito, respeitando o que foi definido para partida, e não poderíamos ter outro resultado, principalmente pelo que a gente proporcionou no ataque novamente, muitas finalizações, agredindo o adversário e isso é importantíssimo.

O São Paulo/Suzano volta a jogar nesta segunda-feira e vai enfrentar o líder da competição, o Corinthians, que tem 27 pontos. O jogo será em São Bernardo do Campo, às 19h15, no Ginásio Adib Moyses Dib e terá transmissão ao vivo do Sportv.



Lesionados e suspensos para a primeira rodada do Brasileirão 2013

Rogerio Ceni, Atlético-MG x São Paulo (Foto: Alisson Gontijo/Agência Estado)Lesionado, Rogério é desfalque para estreia do
São Paulo (Foto: Alisson Gontijo/Agência Estado)

Vai ser dado início para o Campeonato Brasileiro 2013 e, apesar de ser apenas a primeira rodada da competição, os problemas já começam a aparecer para os treinadores. Problemas físicos, lesões e até mesmo suspensões serão empecilhos para a montagem das equipes. E quem sofre com isso também são os cartoleiros. Neste sábado, três jogos movimentam o Brasileirão: Vasco x Portuguesa, Vitória x Internacional e Corinthians x Botafogo. Portanto, não perca tempo e escale sua equipe no Cartola FC, mas fique ligado para não deixar ninguém fora, de olho na lista de lesionados e suspensos.

Além dos desfalques por suspensões ou por problemas médicos, algumas equipes ainda encaram outros dilemas. O Botafogo, por exemplo, enfrentará o Corinthians sem o zagueiro Dória, convocado para a seleção sub-20 do Brasil. O caso é o mesmo de Anderson Talisca, do Bahia, João Schmidt, do São Paulo, Douglas Santos, do Náutico, entre outros.

Já o Fluminense e o Atlético-MG, que encaram Atlético-PR e Coritiba, respectivamente, entrarão em campo com equipes recheadas de reservas. O Tricolor optou por 11 jogadores suplentes, enquanto o Galo vai mesclar um pouco mais o time e terá alguns titulares como Victor, Réver, Leandro Donizete e Diego Tardelli em campo. Vale lembrar que o Flu não pode contar com Deco e Michael, ambos suspensos por casos de doping.

Por precaução, o Internacional poupará dois jogadores para o confronto com o Vitória. Muriel, que foi expulso na última rodada do Brasileirão 2012, e Fabrício, que recebeu cartão vermelho na Copa do Brasil, ficam de fora da equipe por conselho do departamento jurídico do clube.

Quem terá o maior número de desfalques é o Coritiba. Entre os lesionados, Bottinelli, Emerson, Everton Costa, Keirrison, Rafhael Lucas, Rafinha e Willian Farias. Além deles, Escudero ainda foi suspenso por 360 dias pelo TJD do Paraná por incitar a violência através de mensagens em redes sociais. O São Paulo também sofre com problemas físicos: Fabrício, Negueba, Ganso, Rafael Toloi, Rhodolfo e Rogério Ceni não encaram a Ponte Preta na estreia da equipe.

Veja quem são os lesionados e suspensos da primeira rodada:

SUSPENSOS LESIONADOS INFO 2 (Foto: Editoria de Arte)



Comentaristas analisam todos os 20 times e suas chances no Brasileirão

Carrossel_BRASILEIRAO-2013 (Foto: Infoesporte)Brasileirão começa neste sábado (Foto: Infoesporte)

Neste sábado, 20 clubes começam a disputa do Campeonato Brasileiro, com os duelos entre Vasco x Portuguesa, Corinthians x Botafogo e Vitória x Internacional (que terá transmissão ao vivo do SporTV). Nossa equipe de analistas destacou os pontos fortes, as fraquezas e as chances de cada um dos times na competição. Confira!

Atlético-MG: "O Atlético-MG está pronto para voltar a conquistar o Brasileirão. Com uma equipe sólida, bem estruturada e com grandes talentos, o Galo tem a chance de voltar a ser protagonista na competição. No Independência, mostra uma supremacia incrível sobre qualquer adversário. Em um torneio longo e de pontos corridos, ter uma regularidade em casa pode fazer a diferença. Além disso, Diego Tardelli, Ronaldinho Gaúcho, Bernard e Jô fazem o melhor quarteto ofensivo do futebol brasileiro" (Rodrigo Fuscaldi, editor do GLOBOESPORTE.COM)

Josué e Leandro Donizete, do Atlético-MG, marcam Diego Souza, do Cruzeiro (Foto: Juliana Flister/VIPCOMM)Campeão mineiro e nas quartas da Libertadores, Galo é favorito (Foto: Juliana Flister/VIPCOMM)

Atlético-PR: "O Atlético-PR fez um campeonato paranaense foi com o sub-23 e revelou muitos jogadores, como o goleiro Santos, o lateral Léo e o atacante Douglas Coutinho. Hoje, o elenco tem muita quantidade e bastante variações táticas. O único problema, que o próprio clube criou, é que o time titular fez apenas três jogos oficiais e não tem ritmo de jogo. Mas acho que o Atlético vai mostrar muita movimentação e uma defesa sólida. Além disso, não deve sentir falta da Arena da Baixada. No Ecoestádio, a torcida fica muito próxima. Não vai ter aquela modernidade, de estádio de Copa do Mundo, mas vai ter a torcida próxima" (Ayrton Baptista, blogueiro do GLOBOESPORTE.COM)

Bahia: "O Bahia teve um primeiro semestre péssimo. Foi eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste, na segunda fase da Copa do Brasil, foi goleado na final do Campeonato Baiano. A equipe é muito frágil e está em reformulação. O técnico Cristóvão Borges teve de utilizar até jogadores que já estavam dispensados. O Bahia vai precisar de boas e muitas contratações. A Arena Fonte Nova pode ser mais um obstáculo. O campo é muito bom e beneficia o time mais técnico. Como o Bahia tem problemas, vai precisar da ajuda da torcida em sua nova casa. Mas a equipe terá que jogar bola e reconquistar a confiança dos torcedores" (Jorge Allan, comentarista da TV Bahia)

Botafogo campeão carioca 2013 (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Botafogo, de Jefferson e Seedorf, precisa provar sua
força (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

Botafogo: "O Botafogo é o campeão carioca, o mais bem estruturado do Rio neste momento. Para turno e returno, precisa contratar mais jogadores. Mas como, se não consegue manter os salários em dia dos jogadores que já têm? A falta do Engenhão é outro fator que prejudica. A torcida estava começando a comparecer ao estádio. Agora, está nômade, não sabe onde joga. É um prejuízo sério" (Telmo Zanini, comentarista do SporTV)

Corinthians: "Com a eliminação da Libertadores, o Corinthians larga como favorito para conquistar o Brasileiro. A base deste elenco já foi campeã em 2011 e agora está mais forte, com Guerrero, Renato Augusto, Alexandre Pato, Cássio, Gil. O campeonato é vencido por elenco, e não apenas por 11 jogadores. Por não ter a Libertadores, como Atlético e Fluminense, o Corinthians está na frente" (André Rizek, comentarista do SporTV)

Coritiba: "O Coritiba, no papel, tem bom time. Mas, mesmo com o tetracampeão estadual, mas não teve uma constância. Existe uma série deficiência na lateral esquerda e na defesa, para definir o parceiro do Leandro Almeida. E, mesmo o Vanderlei, que é um ótimo goleiro, não está em seu melhor momento. O Alex, como foi na decisão do Paranaense, pode decidir um jogo difícil a qualquer momento. A movimentação do ataque, com Rafinha e Deivid, é um ponto forte. O Coriba tem um time interessante e ainda contará com o meia Bottinelli e o zagueiro Emerson depois da Copa das Confederações" (Ayrton Baptista, blogueiro do GLOBOESPORTE.COM)

Criciúma: "O Criciúma pode surpreender, porque tem um ótimo jogo pelas alas. Os dois ótimos laterais, Marlon e Suélinton, atacam muito. O Vadão ainda joga com dois pontas muito abertos, Lins e Fabinho, que têm muita qualidade. Além disso, a defesa é forte e tem reposição. Acredito que, com um goleiro, um volante, um camisa 10 e um artilheiro já fazer uma grande campanha. O clube já contratou o Daniel Carvalho, que pode suprir essa falta de um meia de qualidade e acrescentar muito ao time. Para mim, o Criciúma pode ser uma grata surpresa e vencer alguns times grandes" (Paulinho Criciúma, comentarista da RBS TV)

Cruzeiro: "Completamente reformulado, após dois anos ruins, o Cruzeiro dá mostras de que formou um time mais talentoso e equilibrado. Com o bom trabalho iniciado pelo técnico Marcelo Oliveira, é nítido que a equipe já tem um modo definido de jogar. Com Dedé, o clube resolveu um problema crônico da zaga. Entretanto, tem de contar com o futebol de atletas um pouco instáveis, como Diego Souza, Dagoberto e Borges. Se encaixar, pode beliscar uma vaga na Taça Libertadores" (Rodrigo Fuscaldi, editor do GLOBOESPORTE.COM)

Flamengo: "O Flamengo está mais estruturado como clube, mantendo seus compromissos em dia e fazendo novos contratos. Apesar disso, o elenco continua modesto. As contratações vindas do interior paulista lembram a chegada do Ney Franco com os jogadores do Ipatinga em 2006. Isso não funciona em termos de Flamengo. Vai jogar o Brasileirão, basicamente, para não ficar entre os últimos" (Telmo Zanini, comentarista do SporTV)

Fluminense: "O Fluminense tem o melhor elenco do Rio. Dos cariocas, é o mais credenciado para buscar o título. Em comparação com o ano passado, quando foi o campeão, não está contando com o Deco. As opções para o lugar dele não estão se mostrando eficientes: o Wagner alterna bons e maus momentos e o Thiago Neves se lesiona muito. É um problema a ser resolvido para lutar pelo bicampeonato" (Telmo Zanini, comentarista do SporTV)

Fluminense Brasileirão 2012 (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)Atual campeão, o Flu segue como um dos favoritos neste ano (Foto: Miguel Schincariol / Globoesporte.com)

Goiás: "O Goiás vai precisar de contratações. Atualmente, vai disputar o Brasileirão apenas para se manter na Série A. Já contratou o Hugo, ex-Sport, mas precisa de mais dois laterais, um volante e de um atacante. O grande problema é no meio de campo. O Ricardo Goulart, que hoje está no Cruzeiro, era o responsável pela movimentação e pela criação. O ataque é forte, com Neto Baiano, Junior Viçosa e Walter. Mas a bola passa por pouco pelo meio de campo. É um time que insiste nas bolas" (Paulo Vítor, comentarista da TV Anhanguera)

Grêmio: "O Grêmio, se não cometer o erro de trocar de treinador, tem boas chances. Precisa se reforçar, mas já tem um bom elenco, com bons jogadores. Precisa de mais entrosamento. Falta contratar um bom zagueiro, um bom lateral-direito e mais uma opção para volantes. O Grêmio já tem ótimos atacantes. Se continuar com a mesma comissão técnica, vai fazer um bom Brasileirão" (Diogo Olivier, comentarista da RBS TV)

D´Alessandro Internacional campeão gaucho (Foto: Wesley Santos / Agência PressDigital)D'Alessandro e Damião são os destaques do Inter
(Foto: Wesley Santos / Agência PressDigital)

Internacional: "O Inter fez um ótimo Gaúchão, irrepreensível. Teve o melhor ataque, a melhor defesa, o goleador, o goleiro menos vazado, ganhou os dois turnos. Mas é o estadual, não dá para saber como o Inter jogará contra equipes mais fortes. Mesmo assim, acho que este é o ano em que o Inter chega ao Brasileirão com mais consistência. Os jogadores estão fechados com o Dunga, não há problemas de vestiário e o time tem padrão de jogo" (Diogo Olivier, comentarista da RBS TV)

Náutico: "O Náutico ainda tem um time desorganizado, mas conta com uma boa base do meio para frente, onde tem jogadores experientes. A dupla de ataque, Rogério e Elton, é artilheira. Mas ainda está carente de meias de ligação, dois laterais e mais um zagueiro. O Náutico vai brigar para se manter na Série A, e a pausa para a Copa das Confederações deve ajudar o time a se organizar. No ano passado, o estádio dos Aflitos foi muito importante, mas, no segundo semestre, o Náutico só jogará na Arena Pernambuco. Agora, vai caber a clube, jogadores e torcida em transformar a Arena em um novo caldeirão" (Lúcio Surubim, comentarista da TV Globo Nordeste)

Ponte Preta: "A Ponte Preta fez um belo Campeonato Paulista e é muito forte dentro de casa. No ano passado, o Náutico garantiu sua permanência com a força do seu campo. Acho que a Ponte pode repetir isso neste ano. Tem tudo para fazer um Campeonato Brasileiro sem sofrer nenhum susto" (André Rizek, comentarista do SporTV)

Portuguesa: "A Portuguesa luta para não cair. A base do time, que foi campeã da segunda divisão do Paulista, é fragil defensivamente, falta combatividade ao meio de campo. O elenco ainda tem carências em todos os setores. Até o técnico, Coronel Pimenta, é um interino e um novo deve ser contratado. A Portuguesa precisa de um bom zagueiro, de um lateral-esquerdo que possa substituir o Marcelo Cordeiro, que foi para o Sport, e de um artilheiro, um atacante de renome" (Luiz Ademar, comentarista do SporTV)

Santos: "Mesmo que não venda o Neymar, o Santos pode ficar sem o atacante em até 15 jogos, apenas por causa da Seleção. São muitos jogos. Se não reforçar o elenco, vai ficar em uma posição intermediária. Se vender o Neymar, vai ficar na parte de baixo da tabela. O time tem seis bons jogadores, mas isso não basta. Precisa formar um elenco melhor e contratar reforços em todas as posições" (André Rizek, comentarista do SporTV)

Luis Fabiano São Paulo x Londrina (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)São Paulo é um dos favoritos, apesar de início de
ano ruim (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

São Paulo: "O São Paulo briga pelo título. Ficou a imagem da eliminação para o Atlético-MG na Libertadores, depois de goleada, mas tem um elenco muito interessante, com muitas opções. Bastam alguns ajustes na equipe, que o time poderá fazer uma ótima campanha no Brasileirão" (André Rizek, comentarista do SporTV)

Vasco: "O Vasco está tentando se reestruturar, trabalhar de outra maneira, com despesas mais reduzidas. O próprio torcedor sabe que neste ano a equipe entra apenas tentando se manter. A briga é para não ficar entre os quatro últimos" (Telmo Zanini, comentarista do SporTV)

Vitória: "O Vitória estava embalado pelo título baiano, mas teve a ducha de água fria da eliminação na Copa do Brasil. Isso mostra que o time precisa de reforços. É um elenco médio, que deve ficar ficar no meio da tabela se não tiver contratações. Renato Cajá é o destaque do time. Ele tem muita habilidade e é muito bom nas bolas paradas. Muitos gols no Baiano saíram de faltas e escanteios. O ponto fraco é a falta de reposição dos titulares. Alguns reservas não estão na mesma altura." (Jorge Allan, comentarista da TV Bahia)

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Fred, Fabuloso, Pato ou Damião? Vote no artilheiro do Brasileirão 2013

O Campeonato Brasileiro começa neste final de semana para a alegria do e dos apaixonados por futebol. Desde a primeira rodada, a briga pela artilharia da competição é acirrada e o programa quer saber a sua opinião. Em 2012, Fred foi o jogador que mais balançou as redes e está na lista. Ele marcou 20 vezes no último torneio e é o maior pesadelo dos jogadores que também buscam o topo (confira a opinião dos torcedores no vídeo ao lado).

Quem será o artilheiro do Brasileirão 2013? Vote

Montagem Fred e Luis Fabiano (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Fred foi o artilheiro de 2012 e Luis Fabiano o vice (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Na opinião do público, a disputa do maior goleador do ano está acirrada. Enquanto alguns citam Luis Fabiano, outros preferem Alexandre Pato. Fabuloso assinou 17 vezes e ficou com a vice-artilharia, enquanto Alexandre Pato, que não atuou no Brasileirão de 2012, tem a chance de atrapalhar a vida dos outros atletas. Apesar de ser reserva no Corinthians, o jogador sabe o caminho do gol e pode fazer bonito. Quem também foi lembrado pelos torcedores foi Leandro Damião, que fez sete gols e terminou a disputa da artilharia de 2012 com a nona colocação.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Copa no horizonte, taça no currículo: Cavalieri, o preferido dos jogadores

Passado: melhor goleiro do Campeonato Brasileiro de 2012. Presente: eleito por 343 colegas de profissão como maior candidato a ser novamente o destaque da posição em 2013. Futuro: o sonho de vestir as luvas da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014. Diego Cavalieri, o protetor das redes do Fluminense, vive o momento mais importante de sua carreira. Ao título nacional do ano passado, ele acrescentou repetidas convocações para defender o Brasil e, consequentemente, agregou a esperança de estar no Mundial. E tudo com a chancela dos jogadores, como mostra pesquisa feita pelo GLOBOESPORTE.COM e pela revista "

Goleiros_Censo (Foto: Infoesporte)

Cavalieri recebeu 76 votos, o equivalente a 22,2% do total. Quem mais se aproximou dele foi Cássio, do Corinthians, com 55 (16%), seguido por Jefferson (vencedor do ano passado), do Botafogo, Victor, do Atlético-MG, e Rogério Ceni, do São Paulo. Em 2012, o goleiro do Fluminense sequer ficou entre os cinco mais citados. A mudança, ele não tem dúvidas, é consequência do título brasileiro.

- Estou consciente de que é muito baseado no que foi feito ano passado. Houve outras (pesquisas) assim, e eu nem figurava na lista. Isso é muito momentâneo. A base dos jogadores é o que foi feito no ano anterior. Por serem colegas de trabalho, me deixa muito contente, muito feliz, mas não muda muita coisa na minha maneira de pensar, de trabalhar. Serve de estímulo para buscar cada vez mais uma alta performance, ter atuações cada vez mais seguras - disse o goleiro.

Diego cavalieri fluminense especial (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Aos poucos, Cavalieri se insere na história do Fluminense (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

De geração em geração: defesa da classe

Diego Cavalieri não tem dúvidas: o Brasil está repleto de boas opções para o gol. Ele defende a classe. Entende que o país tem uma boa escola de goleiros. E usa a passagem de bastão na Seleção como prova disso. Argumenta que equipes como Itália e Espanha sofrem dificuldades na sucessão de seus goleiros, enquanto a seleção brasileira encontra novas alternativas a cada Copa.

- Fala-se muito do goleiro brasileiro. Mas temos grandes goleiros. O Marcos jogou em 2002, o Dida jogou em 2006, o Julio Cesar jogou em 2010. Isso mostra a qualidade que temos, a rotatividades que temos. Alguns são mais experientes, outros estão surgindo com potencial muito grande. (...) Muitos falam dos goleiros da Europa, mas se tira o Buffon da Itália e o Casillas da Espanha, quem serão os goleiros? Eles estão há muito tempo, o que no Brasil não acontece, porque a qualidade é muito grande.

O mesmo raciocínio leva Cavalieri a uma conclusão natural: a concorrência por vaga na seleção brasileira é pesada. Ele cita um punhado de goleiros que admira - e alguns deles ainda estão na briga por vaga na Copa de 2014.

Diego cavalieri fluminense especial (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Cavalieri destaca concorrência pesada na posição
(Foto: André Durão / Globoesporte.com)

- Destaco muito o Rafael, do Santos, um menino jovem, mas com uma maturidade muito grande. O Jefferson é um cara que admiro muito. Mantém um nível há muito tempo. E também outros goleiros que estão no Brasil há bastante tempo, o Fábio, o Victor. Também tem o Cássio, que está muito bem, e o Rogério igualmente, com a idade que está, com o futebol muito dinâmico, com o pessoal fazendo bolas cada vez mais favoráveis aos atacantes. Isso mostra a qualidade que temos.

Cavalieri tem parâmetro para comparação. Entre 2008 e 2011, defendeu o Arsenal, da Inglaterra, e o Cesena, da Itália. Não teve sucesso por lá. E viu um estilo diferente do brasileiro. Por aqui, trabalha-se mais a técnica do goleiro, na visão dele.

- Tecnicamente, é muito diferente o trabalho que a gente faz aqui, sem menosprezar os profissionais lá de fora. Tive a oportunidade de trabalhar lá fora. Sentia muita falta do trabalho específico para goleiro. Você vê excelentes goleiros lá fora, mas fazem a técnica de outra maneira. Aqui, a gente tem muita coisa que se trabalha e muita dificuldade também, questão de estado de gramado, de condições de iluminação, o que acaba complicando um pouco. Mas o trabalho técnico e a qualidade do goleiro no Brasil são muito grandes. Na Europa, não se trabalhava tanto a técnica quanto aqui.

Volta por cima e proximidade da Copa

Diego Cavalieri não se arrepende da ida frustrada para a Europa. Quem, em sã consciência, estando na reserva do Palmeiras, rejeitaria uma transferência para o Arsenal? Mas foi o retorno ao Brasil que fez o goleiro dar a volta por cima. O início no Fluminense foi complicado. Houve falhas. Houve dúvidas. E depois veio a recuperação, a vaga, o título, a Seleção.

- Se eu deixasse escapar aquela oportunidade (de ir para o Arsenal), dificilmente teria outra chance para um grande clube. Lá foi difícil. Foram dois anos sem jogar muito, procurando algum espaço. Apareceu um clube na Itália depois, em uma situação pior ainda. E aí surgiu a oportunidade de retornar ao Brasil, no Fluminense. O começo foi muito conturbado, com muita cobrança. Voltei para a reserva, e aí sabia que teria que colocar a cabeça no lugar e seguir trabalhando, que é a única maneira de reverter um quadro. Foram momentos complicados, ruins, mas que serviram de aprendizado, de amadurecimento.

Diego cavalieri fluminense especial (Foto: André Durão / Globoesporte.com)Diego Cavalieri se reencontrou com o retorno ao Brasil (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

A realidade agora é outra. Falta um ano para a Copa do Mundo. Diego Cavalieri é figura habitual nas convocações. Disputar o Mundial é uma realidade viva, concreta. Mas ele prefere ir com calma. Ainda sente a convocação final muito longe.

-  A Copa está próxima pelo tempo. Um ano passa muito rápido. Daqui a pouco, já está aí. Mas perto de mim, não. Tem muito chão, muita coisa para acontecer. Um ano, no futebol, é uma eternidade. Muita coisa pode mudar. É um objetivo, um sonho. Vou continuar me esforçando, me dedicando, para ficar em alto nível, continuar sendo convocado, manter uma regularidade, estar cada vez mais presente. Vou em busca desse sonho, desse objetivo. Vou correr atrás, me dedicar, fazer todo o esforço possível para estar na Copa. Mas não vejo a Copa perto de mim. Tem muito a acontecer, até pela qualidade dos demais goleiros.

O top 5

Os cinco primeiros colocados na pesquisa têm passagens pela Seleção. No ano passado, quando a maioria dos jogadores preencheu os questionários, Cássio estava se tornando titular do Corinthians. Não era um nome lembrado. Mas viriam os títulos da Libertadores e do Mundial. E agora ele é o segundo mais citado.

Jefferson caiu do primeiro para o terceiro lugar, mas sua votação aumentou: passou de 12% para 14,3%. Victor, apenas o oitavo em 2012, agora é o quarto. E Rogério Ceni roubou o quinto posto de Rafael, desta vez o sexto mais citado.