quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Lúcio comenta preparação e táticas no São Paulo

Lúcio - São Paulo FC

Rubens Chiri | São Paulo FC

A história de Lúcio no São Paulo está apenas começando. E o jogador ainda está em fase de adaptação no Tricolor. Por isso, nesta quarta-feira, ele falou sobre a tática e a posição defensiva que o clube está adotando neste começo de temporada.


Nos primeiros treinamentos, Ney Franco escalou um time bastante ofensivo, com apenas um meia na proteção. "Fica um pouco mais aberto, sim, mas com outro objetivo, que é tentar sair mais rapidamente para o ataque. Ainda temos alguns dias até a estreia e até os jogos da pré-Libertadores. Com certeza, teremos tempo para analisar e buscar a melhor solução tática", afirmou Lúcio.

A tática do São Paulo ainda não está definida, segundo o zagueiro. "A formação vai depender da forma como a equipe adversária vai se postar em campo. Estamos preparando essas mudanças táticas. A decisão é sempre do treinador, e a gente vai procurar se adaptar da melhor forma possível."

Até um teste com três jogadores na defesa aconteceu. "Treinamento é para isso, para testar formas de jogar, com três zagueiros, dois zagueiros. Todos vão tentar se adaptar o mais rápido possível. Até porque, em jogos oficiais, isso pode acontecer."



Lúcio minimiza empate em jogo-treino e espera definição de esquema de jogo

LANCEPRESS! - 16/01/2013 - 13:24 São Paulo (SP)

Ganso, Luis Fabiano e Lúcio - São Paulo (Foto: Tom Dib)
Para Lúcio, jogadores devem expressar ao treinador qual função preferem fazer em campo (Foto: Tom Dib)

O zagueiro Lúcio, de 34 anos, não se preocupa com o empate em 2 a 2 contra o Red Bull Brasil, na manhã desta quarta-feira, no CFA de Cotia. Para o experiente defensor, o desgaste físico do elenco são-paulino por conta da pré-temporada foi o principal motivo para não conseguir a vitória. Agora, ele ainda aguarda a definição do esquema, e admite que a formação com o losango no meio de campo deixa a defesa mais exposta.

- É um treinamento, sem dúvida acredito eu que a equipe adversária se preparou para jogar uma partida como se fosse oficial. A gente se desgastou nos últimos dias treinando muito forte. Isso dá um pouco de dificuldade, nosso objetivo não era dar um espetáculo e fazer um excelente jogo hoje. Nosso objetivo é sábado e os jogos da Libertadores - admitiu Lúcio, em entrevista coletiva após o jogo-treino, nesta quarta-feira.

Durante a partida, o técnico são-paulino Ney Franco utilizou três diferentes esquemas táticos. Iniciou a partida com o 4-4-2, na formação de um losango, retornou ao 4-2-3-1 ainda no primeiro tempo, e chegou a testar o 3-5-2. Para o jogador, a fase atual é necessária para testar as formações e encontrar a maneira ideal de se jogar.

- É um treinamento, e treinamento é para isso. Para testar formas de jogar, com três zagueiros, dois zagueiros, vamos tentar nos adaptar o mais rápido possível porque em jogos oficiais isso pode acontecer, dependendo de como o adversário vai se postar. Temos de estar preparados - acrescentou.

O zagueiro ainda diz que é válido que cada jogador diga ao técnico como prefere jogar. Ele admite que, com o losango no meio de campo, formado por Wellington, Denilson, Jadson e Ganso, a zaga fica menos protegida.

- Fica um pouco mais aberto, mas com outro objetivo que é tentar sair mais rápido para o ataque. Temos mais alguns dias para a estreia no Paulista e para a Libertadores. Vamos ter esse tempo para analisar qual a melhor opção. Todo jogador tem que expressar a forma como se sente melhor jogando, e quem faz a decisão é o treinador. A gente vai se adaptar.



Com boa atuação dos reservas, São Paulo escapa de 'Micão' e empata com o Red Bull Brasil em Cotia

Guilherme Palenzuela - 16/01/2013 - 11:50 Cotia (SP)

O São Paulo empatou em 2 a 2 com o Red Bull Brasil em jogo-treino realizado na manhã desta quarta-feira, no CFA de Cotia. Durante a partida, o técnico Ney Franco utilizou três formações diferentes, e aproveitou para testar a maioria de seus jogadores. No primeiro tempo, com o time titular, o Tricolor sofreu e ficou em desvantagem. Micão e Fernandes marcaram para o Red Bull. Na etapa final, os reservas se recuperaram, com gols de Rafael Toloi e Aloísio, e empataram contra a equipe que disputará a Série A2 do Paulistão em 2013.

O Tricolor iniciou a partida no 4-4-2, com o losango formado por Wellington, Denilson, Jadson e Ganso no meio de campo. Cortez, que não participou do treino da última terça-feira, também ficou fora do amistoso desta quarta-feira e foi substituído por Carleto. Da mesma forma, Fabrício, Maicon e Wallyson não participaram. Nos primeiros minutos de jogo, o São Paulo encontrou muita dificuldade para sair jogando.

O Red Bull Brasil aproveitou a inoperância são-paulina para abrir o placar ainda no primeiro tempo. Após rebote originado de uma cobrança de falta, o zagueiro Micão aproveitou para marcar. Pouco antes, o zagueiro Lúcio quase se complicou ao fazer uma devolução errada ao goleiro Rogério Ceni. Fernandes dominou na frente do gol, e mandou para fora.

Logo depois, o técnico Ney Franco adotou a formação no 4-2-3-1, esquema utilizado durante o segundo semestre de 2012, quando a equipe ainda contava com Lucas. Jadson foi à ponta direita, mas pouco participou.

Ainda antes do intervalo o Red Bull Brasil marcou o segundo gol. Em vacilo de Rogério Ceni, que deu passe errado na saída, o veterano Fernandes, ex-Figueirense, ampliou.

No intervalo, Ney Franco testou a equipe no 3-5-2. Tirou Ganso e Luis Fabiano, colocou Rafael Toloi e Aloísio, avançou Douglas e Carleta e passou Jadson à função central. Paulo Henrique Ganso, grande esperança do clube para 2013, teve atuação apagada.

Com a mudança de esquema, o São Paulo passou a chegar mais ao gol do Red Bull. O esquema utilizado por Ney Franco, porém, só pôde ser observado por 15 minutos. Depois disso, o treinador inseriu na partida outros jogadores que ainda estavam no banco de reservas. Rafael Toloi, que entrara no intervalo, aproveitou espaço para arriscar chute de longe para diminuir o placar.

Paulo Henrique Ganso e Douglas ainda voltaram ao jogo na segunda metade da etapa final, nos lugares de Jadson e Osvaldo, que ainda não haviam saído. Douglas arriscou jogada pela direita, sofreu entrada de Olívio e cavou o pênalti. Aloísio, que entrara no lugar de Luis Fabiano, empatou a partida com cobrança no ângulo esquerdo do gol. Logo depois, Casemiro quase virou a partida.

O São Paulo se prepara para a estreia na Copa Libertadores. No dia 23, o Bolívar (BOL) vem ao Morumbi para o primeiro jogo da primeira fase do torneio. Antes disso, no dia 19, o Tricolor faz seu primeiro jogo no Paulistão, contra o Mirassol, também no Morumbi.

SÃO PAULO 2 X 2 RED BULL BRASIL
LOCAL: CFA de Cotia, em Cotia (SP)
DATA: 16/1/2012

SÃO PAULO: Rogério Ceni (Denis), Douglas (João Filipe), Lúcio (Paulo Miranda), Rhodolfo (Edson Silva) e Carleto; Wellington (Casemiro), Denilson (Cañete), Jadson (Ganso) e Ganso (Rafael Toloi); Osvaldo (Douglas) e Luis Fabiano (Aloísio). T.: Ney Franco

RED BULL BRASIL: Julio Cesar (Luis Fernando), Felipe Cordeiro (Oliveira), Micão, Marcus Vinícius e Triguinho (Thiago Pereira); Olívio (Allan), Vinícius Kiss (Diego Borges) e Fernandes (Augusto); Wescley (Rayllan), Denilson (Henan) e Alex Muller (Lucas Venuto) T.: Hemerson Maria



Com esquema em 'losango' no Tricolor, Ney já obteve sucesso na carreira

Bruno Quaresma - 16/01/2013 - 07:01 São Paulo (SP)

Ney Franco - São Paulo (Foto: Luiz Pires/Vipcomm)
Ney Franco esboça a equipe para iniciar a temporada (Foto: Luiz Pires/Vipcomm)

Quem gostou de ver o São Paulo atuando com três atacantes no fim do ano passado terá de acostumar novamente a ver o time no 4-4-2, com um losango no meio de campo. Assim a equipe iniciará a temporada 2013. Esquema que Ney Franco também conhece muito bem e já obteve sucesso.

Quando ainda estava nas categorias de base do Cruzeiro, o treinador viu de perto a construção da equipe que se tornaria campeã brasileira de 2003, com uma das melhores campanhas dos pontos corridos. Vanderlei Luxemburgo formou o meio de campo de forma semelhante como é o atual do Tricolor e somou mais de cem pontos no torneio.

Dois anos depois, Ney Franco também adotou essa disposição tática para fazer uma campanha surpreendente e vitoriosa. Com o pequeno Ipatinga, ele desbancou o Cruzeiro na final e foi campeão mineiro.

Na terça-feira, o treinador fez mais um treino tático e está convencido que esta é a melhor forma para o time no momento. E, dependendo do desempenho nos jogos, há grandes chances de o esquema não ser provisório.

– Pode ser que continue. Eu acho que é o seguinte: a gente vive de resultados positivos dentro de campo. No ano passado, a equipe se acertou no 4-3-3. Esse ano, pelas peças que temos, ela está se acertando dessa forma (losango). O sucesso da equipe depende da forma como se ajusta. Logicamente que se vier outros atacantes, a gente pode variar. Hoje não posso jogar no 4-3-3 porque não tenho peças – explicou o técnico.

O chileno Eduardo Vargas seria essa opção, mas a negociação se complicou. Apesar de Juvenal Juvêncio ter declarado desistência, Ney Franco ainda tinha remotas esperanças na manhã de terça-feira. Ele não enxerga no mercado outra opção de atleta que possa substituir Lucas. O Grêmio ficou próximo do acerto com Vargas.

Assim, o São Paulo vai decidir a primeira fase da Libertadores com Jadson mais pela esquerda, Ganso centralizado, Denilson com mais liberdade pela direita e Wellington fixo como primeiro volante.

No ano em que disputará seis competições, Ney aposta no esquema que o projetou para o futebol.

Bate-Bola

Ney Franco
Em entrevista coletiva, na terça-feira

‘Vamos errar na estreia da Libertadores, mas tem de ser um índice menor’

Quais as principais diferenças para a equipe com esse esquema atual em relação ao do ano passado. O que o time ganha e o que a equipe perde com cada um?
Nós fechamos o ano passado, com a equipe fazendo a marcação muito bem, tanto em cima do adversário, como no campo de defesa. O meu grande desafio é conseguir fazer as duas coisas do mesmo jeito. A nossa formação atual perde um pouco na velocidade, mas pode ganhar em termos de posse de bola, com jogadores mais técnicos no meio de campo, já que temos Jadson e o Paulo Henrique Ganso juntos. Está se desenhando para isso, trabalhar a bola com uma segurança maior.

No ano passado, o São Paulo oscilou muito durante a temporada até encontrar o 4-2-3-1. Com essa mudança de esquema será normal uma instabilidade no início da temporada?
A questão da oscilação não é só da forma de jogar. Não podemos esquecer que tem o retorno da pré-temporada. Ninguém sai da pré-temporada sem ter dificuldade nos quatro primeiros jogos do ano. Quis o destino que dois desses jogos definissem o nosso futuro na Libertadores. Por isso a gente está trabalhando muito forte nessa pré-temporada para que a gente possa entrar forte contra o Bolivar, na Libertadores.

Com os testes feitos durante a pré-temporada e mais um jogo-treino, é possível dizer que o São Paulo entra pronto ou ainda é cedo?
Não está pronto. A gente ainda tem muito a trabalhar para formar a equipe. Nossa equipe vai cometer erros na estreia do Paulista, vai cometer erros na Libertadores, mas a gente tem que começar a trabalhar com um índice menor de erro. O ajuste técnico da equipe se faz de acordo com os jogos que vai jogando. Vamos cometer erros, mas hoje tenho tranquilidade e posso para passar para o torcedor que temos uma base muito boa para iniciar bem a temporada de 2013.

Wallyson longe da estreia

Ney Franco vê Wallyson como um possível ponta direita, já que ele atuou nessa função pelo Cruzeiro. No entanto, o treinador sabe que não poderá utilizar o atacante neste início de temporada.

O reforço, apresentado no último sábado, tem feito sessões de fisioterapia no Reffis de Cotia. Em novembro de 2012, Wallyson fez uma cirurgia para retirar uma placa do tornozelo direito. Desde então, ele está em recuperação.

No último sábado, o atacante afirmou que ainda não está em 100% de suas condições físicas, mas preferiu não especificar uma data para a estreia com a camisa do São Paulo.

– Meu retorno não coloco prazo de quando vou voltar, mas dependendo de meus treinamentos, espero voltar o mais rápido possível para estar pronto para poder ajudar os companheiros – afirmou, no CFA de Cotia.

Ele tem contrato de empréstimo até o fim do ano com o Tricolor.



Negueba volta a Cotia depois de cirurgia e retoma recuperação

LANCEPRESS! - 16/01/2013 - 17:33 São Paulo (SP)

Negueba se recupera de cirurgia (Foto: Divulgação/SPFC)
Negueba se recupera de cirurgia (Foto: Divulgação/SPFC)

O atacante Negueba já está em Cotia para retomar a recuperação do ligamento cruzado anterior de seu joelho direito. Na última quinta-feira, o jogador passou por cirurgia no HCor e, nesta terça, voltou ao Reffis para iniciar nova etapa de exercícios fisioterápicos.

Inicialmente, a reapresentação do são-paulino ao CFA de Cotia estava marcada para segunda-feira. Porém, a comissão técnica do Tricolor decidiu dar mais um dia de descanso ao atleta, que espera voltar aos gramados o mais rápido possível.

- Estou me sentindo bem. O primeiro dia foi complicado, estava doendo bastante. Mas agora é trabalhar e voltar o mais rápido possível - disse, ao site oficial do clube.

Negueba se lesionou em um dos primeiros treinos do São Paulo na pré-temporada. E mesmo com pouco tempo de convivência com o elenco, o atacante já agradece o apoio e o carinho recebido de todo o grupo.

- Foi muito importante para mim. Sou um jogador novo e nunca sofri lesão na carreira. O grupo me abraçou e me apoiou - completou o jogador.



Lúcio destaca sua condição física: 'Nos testes que foram feitos, as respostas foram boas, excelentes'

LANCEPRESS! - 16/01/2013 - 16:10 São Paulo (SP)

Com Ganso e Lúcio, Ney Franco esboça time titular (Foto: Divulgação/SPFC)
Lúcio é titular em jogo-treino diante do Red Bull (Foto: Divulgação/SPFC)

O elenco são-paulino iniciou a pré-temporada no dia 3 de janeiro. De lá para cá, no CFA de Cotia, local da preparação e concentração do Tricolor, o grupo realizou treinamentos diários (exceto no último domingo, pois os atletas tiveram folga), praticamente em dois períodos.

Nesta quarta-feira, o São Paulo encarou o Red Bull Brasil, no segundo jogo-treino da equipe, e empatou por 2 a 2. No sábado, vitória por 9 a 1 sobre o Barueri. Contratado no final de dezembro, o zagueiro Lúcio enaltece a preparação da equipe visando os primeiros jogos da temporada e afirma que o empate não preocupa o grupo.

- A equipe está crescendo muito, agora é um momento de recuperação, equipe vai sem dúvida treinar focando bem mais o jogo de sábado. Hoje (quarta-feira) foi uma coisa de pré-temporada, não nos preocupa de forma alguma. Acredito que estou bem, nos testes que foram feitos nesse período as respostas foram boas, excelentes - declarou o zagueiro.

Desde o primeiro trabalho técnico, o zagueiro Lúcio ganhou a titularidade da equipe, deixando Rafael Toloi no banco de reservas. Além disso, o técnico Ney Franco ressalta a experiência e a qualidade do beque.

Agora, já adaptado com os companheiros, o beque aguarda a sequência de jogos para que o entrosamento seja ainda melhor dentro das quatro linhas.

- Acredito que a equipe está se preparando. Sem dúvida, os trabalhos vão diminuir muito nos próximos dias. Já estamos encontrando um entrosamento bom. 100% é durante o campeonato. Crescimento dentro das competições para chegar aos 100% e perfeição nos finalmentes - afirmou o jogador.

O São Paulo estreia no Campeonato Paulista neste sábado, contra o Mirassol, às 17h, no estádio do Morumbi.



Zagueiro Lúcio minimiza má atuação do São Paulo: 'Não muda nada'

São Paulo RB Brasil jogo-treino (Foto: Carlos Augusto Ferrari)São Paulo apenas empatou com o RB Brasil nesta
quarta-feira (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

O zagueiro Lúcio não se preocupou com a má atuação do São Paulo no empate por 2 a 2 contra o RB Brasil, nesta quarta-feira, no CT de Cotia, último teste antes da estreia no Campeonato Paulista. Para o pentacampeão, principal contratação do clube para a temporada, o resultado e o desempenho abaixo do esperado não preocupam para o início de 2013.

– É mais um treinamento, não é jogo oficial ainda. Não muda nada o pensamento da equipe. Estamos em um período muito forte de treinamento. Foi dada ênfase na parte física. Normal que tenhamos um pouco de dificuldade. O conceito é o mesmo. Nosso objetivo não era dar espetáculo – afirmou.

Com a equipe considerada titular no gramado, o Tricolor teve muita dificuldade e foi dominado com facilidade pelo adversário, que disputará a Série A-2 do Paulistão. A zaga falhou bastante. Lúcio e Rogério Ceni foram os que mais cometeram erros na etapa em que o RB Brasil abriu 2 a 0 no placar. Os reservas Rafael Toloi e Aloísio empataram na etapa final. Mesmo assim, o zagueiro entende que está preparado para estrear.

Estamos em um período muito forte de treino. Foi dada ênfase na parte física. Normal que tenhamos um pouco de dificuldade"

Lúcio

– Acredito que estou bem. Nos testes feitos durante a semana, a resposta foi boa – disse.

Ney Franco fará mais um trabalho tático na sexta-feira antes de enfrentar o Mirassol, sábado, às 17h, no Morumbi, pelo estadual. A grande preocupação, porém, é para o jogo da próxima quarta-feira. O São Paulo recebe o Bolívar, às 22h, pela primeira partida da fase prévia da Taça Libertadores.

Lúcio aposta que a chegada das partidas oficiais farão o Tricolor melhorar seu rendimento. O segundo confronto diante dos bolivianos está marcado para 30 de janeiro, em La Paz.

– Para nós foi um jogo-treino. Em jogo oficial muda muito. Dentro das competições muda o clima, a concentração e a preparação. Para nós o importante é se concentrar no jogo.

Clique e veja mais vídeos do São Paulo

Lucio no treino do São Paulo (Foto: Divulgação / saopaulofc.net)Lúcio minimiza tropeço do São Paulo no jogo-treino contra o RB Brasil (Foto: Divulgação / saopaulofc.net)



Grêmio confirma acerto com Napoli e faz ajuste final no contrato de Vargas

Eduardo Vargas, Napoli (Foto: Getty Images)Eduardo Vargas está muito próximo de vestir
a camisa do Grêmio(Foto: Getty Images)

O acerto entre Grêmio e Napoli para o empréstimo do atacante Vargas está concretizado. Quem garante o acordo é o diretor executivo de futebol do clube gaúcho, Rui Costa. Segundo o dirigente, que está na Itália para finalizar a contratação, agora faltam apenas pequenos ajustes no contrato para que o tricolor anuncie o jogador.

- Agora estamos tratando de questões formais, que são inerentes a negociações desse tamanho. Precisamos de pequenos ajustes finais no contrato, da presença do jogador, para só depois formalizar. O acordo com o Napoli está celebrado, mas precisamos ter cautela nesse tipo de negociação. Estamos aqui para fechar essa contratação ainda nesta semana - disse em entrevista à Rádio Gaúcha.

O dirigente ainda lembrou a complexidade das tratativas e a forte concorrência que o Grêmio enfrentou para ter o jogador. Segundo ele, a postura do clube gaúcho durante as negociações foi fundamental no desfecho positivo.

- A negociação demorou por vários aspectos. Vários clubes estavam interessados. O Arsenal queria ele e aqui no Brasil vários outros clubes também. Mas em todo o processo tivemos o cuidado de conversar sempre antes com o Napoli, além de manter informado o procurador e o próprio jogador - explicou.

O Napoli já anunciou que Vargas será emprestado por seis meses para disputar a Libertadores. Porém, segundo Rui Costa, o empréstimo é de um ano, com possibilidade de o clube italiano resgatar o jogador depois de seis meses. Um cláusula foi acrescida no contrato para garantir a presença do atacante em uma possível final da Libertadores, que está marcada para o dia 24 de julho.

- Essa questão da solicitação de retorno depois de seis meses é praxe na Europa. Mas, em princípio, o empréstimo é de um ano. Se nós tivermos na final da Libertadores, e eu acho que isso vai acontecer, esse prazo se prorroga até que a competição termine.

O São Paulo, que também foi um forte concorrente do Grêmio, declarou por meio do seu presidente, Juvenal Juvêncio, que havia desistido do negócio. O ténico Ney Franco, no entanto, afirmou que ainda tinha esperanças de contar com o jogador. Porém, na última semana o clube gaúcho tomou a dianteira das tratativas e o anúncio pode ocorrer ainda nesta quarta-feira.



São Paulo joga mal e só empata no último teste antes da estreia

Rogério Ceni no treino do São Paulo (Foto: Nilton Fukuda / Ag. Estado)Rogério Ceni em ação no jogo-treino do Tricolor
(Foto: Nilton Fukuda / Ag. Estado)

O São Paulo encerrou com um empate sua preparação para a temporada 2013. Depois de golear o Barueri por 9 a 1, no último sábado, o Tricolor fez uma má apresentação contra o RB Brasil e ficou no empate de 2 a 2, nesta quarta-feira pela manhã, em jogo-treino disputado no CT de Cotia – o adversário disputará a Série A-2 do estadual.

O técnico Ney Franco colocou em campo a equipe considerada titular e que estreará no ano contra o Mirassol, sábado, às 17h, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista. A formação será a mesma que pegará o Bolívar, dia 23, também em casa, pela prévia da Taça Libertadores.

Com essa formação, os são-paulinos foram batidos por 2 a 0 no primeiro tempo. Micão fez 1 a 0, aos 16 minutos, aproveitando rebote de Rogério Ceni após chute de fora da área. Aos 41, Fernandes ampliou por cobertura depois de uma saída errada do camisa 1.

No segundo tempo, com muitas modificações dos dois lados, o São Paulo chegou à igualdade. Primeiro, Rafael Toloi descontou, aos 21, em finalização de longe no canto esquerdo. Oito minutos mais tarde, Aloísio igualou batendo pênalti sofrido por Douglas.

Apesar da reação, o Tricolor exibiu inúmeros problemas. A começar pela defesa. Lúcio, principal contratação do clube para a temporada, errou diversas vezes, principalmente na saída de bola. Em um deles, Fernandes perdeu gol incrível. Ceni também vacilou ao tocar errado no lance em que o ex-meia do Figueirense fez um golaço.

São Paulo RB Brasil jogo-treino (Foto: Carlos Augusto Ferrari)São Paulo e RB Brasil empataram em 2 a 2 no CT de Cotia (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

No meio de campo, Jadson e Paulo Henrique Ganso também decepcionaram. Lentos e muito distantes, tiveram problemas para escapar da marcação e praticamente não criaram. A dificuldade prejudicou a chegada da bola aos atacantes Osvaldo e Luis Fabiano, pouco acionados.

Na etapa final, Ney Franco optou por fazer modificações. Entre elas, trocou o esquema 4-4-2 pelo 3-5-2, colocando Rafael Toloi entre os dois defensores. A mudança, contudo, não surtiu tanto efeito. O Tricolor só cresceu quando o adversário também passou a fazer modificações.

Nos minutos finais, já com a igualdade, o Tricolor tentou pressionar, mas perdeu algumas chances de virar.

O São Paulo foi a campo com a seguinte formação: Rogério Ceni (Denis), Douglas (Paulo Miranda), Lúcio (Cañete), Rhodolfo (Edson Silva) e Carleto; Wellington (João Filipe), Denilson (Casemiro), Jadson (Ganso) e Ganso (Rafael Toloi); Osvaldo (Douglas) e Luis Fabiano (Aloísio).



Federação paulista define tabela das oitavas de final da Copa São Paulo

A Federação Paulista de Futebol divulgou na manhã desta quarta-feira a tabela das oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Até agora, quatro confrontos da terceira fase já estão definidos e serão disputados nesta quinta-feira, dia 18.

Após eliminar o Desportivo Brasil, o Palmeiras vai continuar jogando em Barueri. O rival da vez será o Velo Clube, às 18h30m. Mais cedo, às 16h, o Santos encara o Grêmio Osasco na cidade de Jaguariúna.

O Cruzeiro, que eliminou o Fluminense nos pênaltis, terá como adversário o Atibaia em duelo que será disputado às 21h, em São José dos Campos. Na capital, os paulistas Audax e Ferroviária jogam por uma vaga nas quartas de final às 16h.

Os demais confrontos das oitavas de final serão disputados todos na sexta-feira, dia 19. Os confrontos serão definidos nesta quarta após a última rodada da segunda fase da Copinha.



Ney Franco espera erros nas estreias: 'O time não está pronto'

Ney Franco comanda treino com grupo do São Paulo (Foto: Site Oficial/saopaulofc.net)Ney Franco admite: time vai cometer erros no início
(Foto: Site Oficial/saopaulofc.net)

O São Paulo começará 2013 com uma decisão. Logo na segunda partida da temporada encara o Bolívar, da Bolívia, no Morumbi, pela primeira partida do mata-mata valendo vaga na fase de grupos da Taça Libertadores. Com apenas 20 dias de preparação para o duelo, o técnico Ney Franco reconhece que colocará em campo uma equipe que ainda não está totalmente armada.

- O time não está pronto. Temos muito a trabalhar, não é fácil. Vamos cometer erros nos jogos de estreia no Paulista e na Libertadores. Temos de tentar diminuí-los. O ajuste fino vai sendo feito de acordo com os jogos. Tomara que tenhamos competência para vencer - afirmou.

A preocupação é tanta que o treinador usará como teste a estreia no Campeonato Paulista, contra o Mirassol, sábado, às 17h, no Morumbi. A partida diante dos bolivianos está marcada para quatro dias depois, dia 23, também em casa. O jogo em La Paz será no dia 30 de janeiro. Ney admite que precisaria de um período maior para corrigir alguns detalhes.

- Toda equipe, quando sai da pré-temporada, precisa de três ou quatro jogos para se ajustar, principalmente na parte física. Ninguém consegue sair de férias e voltar em alta intensidade. Todo mundo vai ter uma certa dificuldade. Vamos ter de passar por isso com um posicionamento correto e qualidade técnica. Estamos trabalhando para deixar o time mais solto contra o Bolívar.

Mais do que tempo para deixar todo o grupo pronto fisicamente, Ney Franco corre para acertar o novo sistema tático. O Tricolor encerrou 2012 atuando no 4-3-3, mas começa a nova temporada no 4-4-2. A principal mudança foi a saída do atacante Lucas, vendido ao Paris Saint-Germain, e a entrada do meia Paulo Henrique Ganso.

- Os ajustes dependem dos resultados positivos. No ano passado, a equipe jogou no 4-4-2, 3-5-2 e se acertou no 4-3-3. Agora, pelas peças que temos, estamos iniciando com o losango no meio de campo. Se vierem outros atacantes, podemos ter uma variação - disse.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Diário da Copinha: novo time de SP tem fotógrafo amador e torcida 'teen'

Atibaia Copinha (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)Mário Gonçalves é o fotógrafo-torcedor do Atibaia
(Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)

A décima parada da equipe do “Pela Estrada Afora” nesta Copinha foi em Atibaia, para acompanhar um jogo entre dois times pequenos do interior de São Paulo: Atibaia x Sertãozinho. Apesar de a partida ter sido realizada em uma tarde de terça-feira chuvosa, o estádio municipal ficou lotado.

Além de contar a história do jogo, nós descobrimos um funcionário do Sport Club Atibaia com uma trajetória interessante: Mário Gonçalves, o fotógrafo do time. Ele tem apenas 17 anos - é ainda um "teen" (adolescente, em inglês) -, mas é torcedor fanático da equipe desde os 12, quando foi morar em Atibaia.

Depois de tanto ir a jogos, treinos e registrar tudo em sua câmera fotográfica, Mário atraiu a atenção dos dirigentes e foi convidado para ser o fotógrafo oficial do time. O trabalho não é remunerado, mas ele garante que é melhor assim, pois faz tudo por amor ao Falcão, apelido e mascote do time.

Mário é amigo dos jogadores. Ele passa o jogo inteiro à beira do gramado dividido entre torcer e tirar suas fotos. Ao fim de cada tempo ele cumprimenta os atletas do time, um a um, enquanto eles voltam ao vestiário. E nesta terça-feira a participação dele na festa foi ainda maior, pois ele pôde registrar a vitória do Atibaia por 2 a 1 sobre Sertãozinho, e a classificação para as oitavas de final da Copa São Paulo.

Além do fotógrafo torcedor, nós conhecemos também a Guerreiros do Falcão, torcida organizada do Atibaia. À primeira vista, ela pode parecer uma torcida igual às outras, com bandeiras penduradas no alambrado e com a cantoria sendo puxada pelo ritmo da bateria.

Atibaia Copinha (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)A torcida jovem do Atibaia canta o tempo todo (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)

Mas a particularidade da Guerreiros é que ela é formada apenas por garotos que tem em média 17 anos - ou seja, também são teens. Em 2007, ano em que o clube e a torcida foram fundados, eles tinham entre 12 e 15 anos. A Guerreiros do Falcão é a forma que a garotada de Atibaia encontrou para se divertir e encontrar os amigos. A história desses fanáticos pelo Sport Club Atibaia você confere nesta quarta-feira, no Globo Esporte de São Paulo.

Atibaia Copinha (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)Atibaia bateu o Sertãozinho e avançou na Copinha (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)



São Paulo usará R$ 61 milhões de verba por Lucas para liquidar dívidas, e salta em ranking

Guilherme Palenzuela - 15/01/2013 - 21:12 São Paulo (SP)

Lucas - PSG x Ajaccio (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)
Lucas, agora no PSG, renderá saúde financeira ao São Paulo (Foto: Kenzo Tribouillard/AFP)

O São Paulo usará R$ 61 milhões dos cerca de R$ 87 milhões que recebeu pela venda de Lucas ao Paris Saint-Germain (FRA) para pagar dívidas. Ao caixa, restarão R$ 26 milhões. A ideia da diretoria é liquidar empréstimos de longo prazo com instituições financeiras, e deixar o clube com maior flexibilidade. Com a medida, o São Paulo passará de 7º para 11º no ranking dos mais endividados do Brasil, e será o mais saudável, em termos financeiros, entre os grandes de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

O PSG transferiu ao São Paulo na última semana a verba referente à compra dos direitos econômicos de Lucas. Do total de 43 milhões euros (R$ 117 milhões), 25% serão repassados ao jogador. Até o fim de janeiro, Lucas receberá do São Paulo os 11 milhões de euros (R$ 30 milhões) aos quais tem direito.

A diretoria do São Paulo julga que não há necessidade de manter em caixa os R$ 87 milhões que entraram nos cofres na última semana. Acredita que a maior parte deve ser usada para liquidar parte do passivo não circulante. O destino mais provável dos R$ 61 milhões que serão usados para tornar o clube mais saudável são os três empréstimos de capital de giro que o clube tem com o Banco BMG. Estes têm as taxas de juros mais altas, e darão ao clube significativa economia a longo prazo caso sejam liquidados de uma vez, agora.

Segundo o balanço de 2011 do São Paulo – balanço de 2012 só será divulgado em abril –, os três empréstimos contraídos com o BMG somam pouco mais de R$ 50 milhões. Os empréstimos têm vencimento em janeiro de 2014 (R$ 2 milhões), março de 2014 (R$ 15 milhões) e maio de 2015 (R$ 33 milhões).

Além do que o São Paulo investirá para liquidar do passivo, ainda sobrará ao caixa R$ 26 milhões. A diretoria crê que o valor é razoável para reforçar o elenco em 2013. Em 2012, o clube gastou cerca de R$ 45 milhões com as contratações de Paulo Henrique Ganso, Cortez, Jadson, Osvaldo e Rafael Toloi.

Carlos Aragaki, sócio da Mazars Auditores e especialista em auditoria de clubes: 'Se quero sanar, vou liquidar os empréstimos em capital de giro'

"Por que vou continuar pagando juros altos se tenho dinheiro em caixa? Em um empréstimo bancário para a construção de estádio, por exemplo, a taxa de juros financiada é baixa, não tem tanto peso. Embora os vencimentos dos empréstimos do São Paulo com o BMG sejam razoáveis, são capital de giro, e a taxa é significativa. Se quero sanar, vou liquidar os empréstimos de capital de giro.

A grande maioria dos clubes tem a preocupação de utilizar dinheiro reaplicando em atletas. Alguns clubes ainda gastam com clube social, para reformas. Se você pensar em uma administração de longo prazo, o pagamento de dívidas deixa o clube com maior liquidez. Demonstra que o clube pensa em honrar as obrigações"

Tributárias somam mais R$ 60 milhões, e não devem ser antecipadas

Além das dívidas com instituições financeiras, o São Paulo ainda contabiliza cerca de R$ 60 milhões no passivo por conta das obrigações tributárias. Estas, com taxa de juros baixas, não devem ser liquidadas no investimento que será feito.

A maior responsável pelas obrigações tributárias pendentes do São Paulo é a Timemania. O último balanço, que apontava R$ 60 milhões a serem pagos no quesito, colocava R$ 53 milhões à Timemania. PIS e ISS, que somavam mais de R$ 7 milhões, ainda serão pagos nos próximos anos.

Pela contratação de Luis Fabiano, feita em março de 2011, o São Paulo ainda tem a pagar 1,5 milhão de euros (R$ 4 milhões) ao Sevilla (ESP), e também não antecipará. Das seis parcelas ao clube espanhol, duas ainda serão pagas, em abril e outubro de 2013.