segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Artilheiro do Ano: Neymar quebra recorde e fica perto de faturar o prêmio

Genial, infalível, categórico e agora quebrador de recorde. Tudo isso é Neymar. Ao marcar duas vezes no triunfo do Santos por 3 a 1 sobre o Palmeiras, no último sábado, o moicano alcançou 43 gols na temporada em jogos oficiais pelo Peixe e passou a liderar o Prêmio Artilheiro do Ano na reta final da disputa. Como os principais correntes já entraram de férias, dificilmente o craque santista será ultrapassado. Será a segunda vez que o camisa 11 sairá vencedor desta corrida pelo Troféu Friedenreich. Em 2010, ele e Jonas (que era do Grêmio) haviam marcado 42 gols e obtinham a melhor marca até então.

O único que ainda tem uma remota chance de colar em Neymar é Luis Fabiano, atacante do São Paulo. No entanto, o Fabuloso tem apenas duas partidas (os jogos de ida e volta da final da Copa Sul-Americana, contra o Tigre-ARG) por fazer no ano e está 12 gols atrás do jogador do Santos. MIssão praticamente impossível.

O Corinthians disputará o Mundial de Clubes nos próximos dias e fará, no máximo, mais dois jogos neste ano. Além disso, o jogador do Timão com mais gols na temporada é Romarinho, com apenas 14, somando também as vezes em que balançou a rede com a camisa do Bragantino, ainda no primeiro semestre.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

prêmio Friedenreich 03/12 (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols

montagem Leandro Damião Neymar Jonas Tardelli Keirrison artilheiros (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)montagem Leandro Damião Neymar Jonas Tardelli Keirrison artilheiros (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)



Cartola FC: Neymar brilha outra vez e é o maior pontuador da rodada#38

Neymar fez da Vila Belmiro novamente seu palco: golaço, bola na trave, toque de letra, chapéu... Mais uma vez, o craque santista deu show. Com dois gols e uma assistência do camisa 11, o Santos venceu em casa por 3 a 1 o Palmeiras neste sábado, na Vila Belmiro, em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado foi detalhe perto da atuação espetacular de Neymar, o maior pontuador da rodada#38 do Cartola FC, com 29.80.

No Rio de Janeiro, com as equipes recheadas de jovens brigando para mostrar serviço e garantir espaço em 2013, Fluminense e Vasco se enfrentaram no Engenhão. Eder Luis, que não marcava desde 30 de junho, se destacou no clássico com dois gols e decidiu a partida para o Gigante da Colina (vitória por 2 a 1 sobre o Flu). O atacante de 27 anos foi o segundo melhor pontuador da rodada do fim de semana, com 20.50.

Completam a seleção da rodada#38 do Cartola FC: Saulo (Sport), Wellington Silva (Flamengo), Denis (Coritiba), Leonardo Silva (Atlético-MG), Titi (Bahia), Everton Ribeiro (Coritiba), Maicon (São Paulo); Bernard (Atlético-MG) e Everton (Cruzeiro).

Mas também houve jogadores que não foram tão bem na última jornada, como Raphael Alemão (- 6.00) e Adalberto Román (- 6.00), do Palmeiras; Leandro Donizete (- 6.00), do Atlético-MG; Leandro Damião (- 5.90), do Internacional, e Alan Santos (- 5.10), do Santos.

Vale lembrar que a seleção do Cartola FC não tem relação com o Troféu Armando Nogueira, no qual comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM elegem a seleção da rodada.

Na Liga Nacional, o maior pontuador foi "Meninos da Vila CG", do cartoleiro Olímpio Lima. Ele fez incríveis 132.26 pontos. O "AC Blues", de Kaique Souza, foi o segundo com 130.65 pontos. O campeão da Liga Nacional é o "Papai Machuka", do cartola Fabian Nogueira, com 2865.95 pontos.

No tradicional 4-4-2, a seleção é: Saulo (Sport); Wellington Silva (Flamengo), Leonardo Silva (Atlético-MG), Titi (Bahia), Denis (Coritiba); Everton Ribeiro (Coritiba), Maicon (São Paulo), Bernard (Atlético-MG), Everton (Cruzeiro); Neymar (Santos) e Éder Luis (Vasco). Técnico: Alexandreo Gallo (Náutico).

Segue abaixo o quadro da seleção da 38ª rodada do Cartola FC, que custa C$ 133.57 e fez 172.58 pontos:


JOGADOR
PREÇO
PONTUAÇÃO
GOL - Saulo (Sport) C$ 5.45 16.00
LAT - Wellington Silva (Flamengo) C$ 7.39 13.40
LAT - Denis (Coritiba) C$ 8.17 11.40
ZAG - Leonardo Silva (Atlético-MG) C$ 16.83 15.80
ZAG - Titi (Bahia) C$ 9.49 10.30
MEI - Everton Ribeiro (Coritiba) C$ 8.63 14.20
MEI - Maicon (São Paulo) C$ 7.44 13.10
MEI - Everton (Cruzeiro) C$ 7.39 10.10
MEI - Bernard (Atlético-MG) C$ 12.40 11.50
ATA - Neymar (Santos) C$ 29.07 29.80
ATA - Éder Luis (Vasco) C$ 12.42 20.50
TEC - Alexandreo Gallo (Náutico) C$ 8.89 6.48


Casagrande exalta imprevisibilidade de Ganso e o compara com Sócrates

Paulo Henrique Ganso participou de apenas cinco jogos com a camisa do São Paulo até este domingo, mas a participação durante os 90 minutos na vitória sobre o Corinthians, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, rendeu elogios de um dos ídolos do Timão. Feliz com o desempenho do jogador, que participou de dois gols do Tricolor sobre o rival, Walter Casagrande Júnior comparou a genialidade do meia com o estilo de jogo do Doutor Sócrates.

- O Sócrates, quando a bola chegava nele, tinha quatro opções na cabeça dele. E quem joga do lado dele tinha que estar sempre ligado porque ele dá um toque de genialidade e você não está esperando, aí a bola passa batida. O Ganso é um jogador desse tipo. Ele já começou a mostrar isso ontem (domingo). Ainda está fora de ritmo de jogo, mas o raciocício dele já está ficando bom - afirmou o comentarista.

O clássico contra o Corinthians marcou a primeira vez em que Ganso atuou durante toda uma partida pelo São Paulo. A última vez que isso aconteceu foi em 29 de agosto, quando ele ainda defendia o Santos, na derrota por 3 a 1 para o Bahia, pela 20ª rodada do Brasileirão. O meia ficou três meses parados por causa de uma lesão no músculo reto femural da coxa esquerda.

ganso são paulo x corinthians maicon (Foto: Anderson Borges/Agência Estado)Ganso comemora com Maicon; São Paulo venceu rival por 3 a 1 (Foto: Anderson Borges/Agência Estado)

Apesar do rendimento contra o rival paulista, Ganso está distante de mostrar sua real capacidade, segundo Wagner Vilaron. Porém, o comentarista disse que o meia são-paulino, depois de se recuperar da lesão, finaliza o Brasileiro com saldo positivo.

- Clinicamente está legal. A gente uma expectativa muito grande sobre o Ganso, que é proporcional ao talento que ele já mostrou. É claro que ele fez um bom jogo, mostrou evolução, mas está longe do Ganso que a gente espera. É um processo. O Ganso termina bem o ano - avaliou Vilaron.

Com o término do Brasileirão, restam duas partidas em que o meia ainda pode jogar. O São Paulo disputa o título da Copa Sul-Americana contra o Tigre, da Argentina. O primeiro jogo será realizado nesta quarta-feira, às 21h45m, fora de casa - a equipe argentina pode utilizar a Bombonera, estádio do Boca Juniors - e o duelo de volta acontecerá no dia 12, no mesmo horário, no Morumbi.

Assista a mais vídeos do "Arena SporTV"



Tigre confirma que a Bombonera receberá final desta quarta-feira

Estádio Bombonera, Boca Juniors x Corinthians (Foto: Zé Gonzalez / Globoesporte.com)Estádio da Bombonera será o palco do jogo de ida
da final da Sul-Americana (Foto: Zé Gonzalez)

O Tigre confirmou em seu site oficial que mandará o primeiro duelo da final da Copa Sul-Americana na Bombonera. O confronto com o São Paulo estava sem palco definido porque o time argentino tentava levar a partida para seu campo, o Monumental Victoria, só que o estádio tem capacidade apenas para 20 mil pessoas, sendo que a Conmebol exige o dobro dessa capacidade na decisão da competição. Por isso, o Tigre utilizará o campo do Boca Juniors nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília).

O prefeito de Tigre e home-forte do clube, Sérgio Massa, já havia manifestado a intenção de levar o jogo para a Bombonera, que pode receber 49 mil torcedores. Os detalhes quanto à segurança e à venda de ingressos ainda não estão acertados entre os clubes argentinos. A partida de volta será no Morumbi, no dia 12 de dezembro.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Neymar, Maikon Leite, Nixon, Maicon e Éder Luis disputam gol mais bonito

A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, a última da competição que já estava decidida desde o dia 11 de novembro, quando o Fluminense conquistou o título antecipadamente, foi marcada por 25 gols. O escolheu cinco finalistas para concorrerem ao título de autor do golaço da etapa final do Brasileirão. Veja todos os candidatos no vídeo à esquerda e escolha o seu favorito. O resultado será divulgado no programa da próxima terça-feira, que começa às 11h45m (horário de Brasília).

Clique aqui para votar no gol mais bonito da rodada

O primeiro candidato é o meio-campo Maicon, que fez um golaço para virar o placar e garantir a vitória do São Paulo sobre o Corinthians por 3 a 1. Ele tabelou com Ganso e bateu colocado, de esquerda, de fora da área. Adiantado, o goleiro Cássio não teve como alcançar a bela finalização do adversário.

Na derrota do Palmeiras, já rebaixado e sem mais responsabilidades no Brasileirão, para o Santos por 3 a 1, Maikon Leite, que se recupera de lesão e jogou no sacrifício, surpreendeu com um golaço. Aos três minutos do primeiro tempo, após lançamento preciso de Barcos, o atacante soube aproveitar a avenida deixada por Juan pelo lado esquerdo da defesa santista e abriu o placar da partida.

Com um gol marcado na mesma partida, Neymar também está na disputa da enquete do . O craque recebeu um lançamento na entrada da pequena área, tirou o marcador da jogada e, com um toque seco, fez o terceiro do Peixe no jogo. Em três jogos no ano, o astro castigou o Verdão com cinco gols.

Na vitória do Vasco sobre o campeão brasileiro Fluminense, Éder Luis marcou os dois gols da vitória cruz-maltina por 2 a 1. Um deles foi um golaço: o atacante arrancou, se livrou da marcação de Elivélton e marcou: 2 a 0.

Flamengo e Botafogo empataram em 2 a 2 no último domingo, em uma partida marcada pelos novatos dos dois times. Aos 32 do primeiro tempo, Wellington Silva cruzou para a área, e o garoto Nixon acertou uma meia-bicicleta para deixar tudo igual: 1 a 1.

Veja outros vídeos do "É Gol!!!"



Ney Franco elogia Tigre e quer São Paulo ‘jogando muito’ pelo título

Ney Franco São Paulo coletiva (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Ney Franco alerta para a jogada área do Tigre
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)

O São Paulo começa a decidir o título da Copa Sul-Americana nesta quarta-feira, contra o Tigre, da Argentina, provavelmente no estádio da La Bombonera, em Buenos Aires (o local ainda não foi confirmado). Para que o time acabe com o jejum de quatro anos sem títulos – a última conquista foi o Brasileirão de 2008 -, o comandante quer a equipe atuando em alto nível.

O treinador faz uma análise do adversário e ressalta a alta média de altura do time argentino como um ponto perigoso. Ney não vê favoritismo a favor do Tricolor na decisão.

- Não vejo que nosso time seja superior. Prefiro falar do Tigre. Vários jogadores deles têm 29 anos e são experientes. A média de altura é de 1,85m. Eles exploram muito bem isso, principalmente ofensivamente. Se quisermos o título, teremos de jogar muito - ressalta o comandante.

Ney Franco comemora a decisão acertada de poupar os titulares do clássico contra o Corinthians, no último domingo, vencido pelos reservas por 3 a 1, no Pacaembu. Agora, o treinador terá todos seus principais atletas descansados para a final.

- Foi positivo. Foram decisões acertadas. Corremos o risco, mas na quarta-feira nossa equipe estará inteira. Todos estarão com o tanque cheio – comemorou.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



'Com todo mundo de tanque cheio', Ney mira jogo contra o Tigre (ARG)

LANCEPRESS! - 03/12/2012 - 08:02 São Paulo (SP)

Ney Franco - São Paulo (Foto: Célio Messias)
Ney Franco aponta as característica da equipe argentina (Foto: Célio Messias)

O São Paulo conquistou a sonhada vaga para a Copa Libertadores da próxima temporada. Além disso, foi o melhor time do segundo turno, faturando o Troféu João Saldanha. Com o final do Brasileiro, o Tricolor mira as atenções para a decisão da Copa Sul-Americana.

O técnico Ney Franco, que poupou os titulares para o clássico diante do Corinthians, enalteceu a postura adotada e destaca o fôlego renovado dos jogadores que vão encarar o Tigre (ARG).

Primeiro, que todas as decisões que a gente tomou para esse jogo foram acertadas. Corremos o risco de estarmos sendo criticados hoje (domingo), mas foram acertadas. Na quarta-feira, vai a campo nossa equipe toda, os tiulares. Fisicamente, a gente usa o termo de todo mundo com tanque cheio para quarta-feira. Decisão acertada, e fomos coroados ainda com a vitória - declarou o técnico, em entrevista coletiva.

De olho no adversário da decisão do torneio continental, Ney descarta o favoritismo e expõe as qualidades do adversário.

Não vejo que sejamos superiores. Prefiro falar do Tigre. Tem equipes que não fazem bom campeonato nacional e vão bem em mata-mata. A média de idade é de 29 anos, jogadores experientes, com média de altura de 1,85m. Exploram muito bem isso, principalmente ofensivamente. Se a gente quiser ser campeão, temos que jogar muito. Encarar com a seriedade que encaramos até agora. Todo mundo já colocava que o Millonarios (COL) estaria na final. Eles foram na altitude de Bogotá e eliminaram o Millonarios. Temos que encarar esses números. Equipe que já está classificada para a Libertadores - completou o treinador.

A equipe são-paulina volta aos trabalhos nessa segunda-feira, no período da tarde, no CT da Barra Funda. Poupados, os titulares devem treinar no campo, enquanto os reservas ficam na academia, no trabalho de recuperação física.



Cícero diz não querer sair, mas deixa futuro na mão de empresário

Um dos nomes cotados a deixar o São Paulo ao fim da temporada, Cícero diz que não quer sair do clube neste momento. Ao mesmo tempo, o meia, titular na vitória por 3 a 1 sobre o Corinthians, não escondeu insatisfação por ter parado na reserva e deixou seu destino a cargo do empresário.

"Fico meio assim pelo modo como saí do time. Eu estava bem, fazendo gol, mas o resultado final acabava influenciando a procurar outro. Não estou falando que eu tenha que jogar, porque a equipe vem bem, mas é lógico que eu gostaria de ser mais aproveitado", disse.

Cícero tem contrato até julho de 2013. Agenciado por Eduardo Uram, o jogador é alvo de interesse de outras equipes da primeira divisão nacional, como Cruzeiro e Vasco.

"Não tenho vontade nenhuma de sair do São Paulo, mas tenho que olhar meu futuro também. Se pinta alguma coisa, cada um tem sua família, sua maneira de pensar. Mas isso tudo depende do meu empresário, que está resolvendo isso", completou.

Por ora, a concentração do meio-campista de 28 anos segue mesmo no São Paulo. O clube disputa a partir de quarta-feira a final da Copa Sul-americana, contra o Tigre-ARG, e pode coroar um ano de altos e baixos com um título continental.

Segundo o diretor de futebol do clube, Adalberto Baptista, qualquer chegada ou saída de atletas só será confirmada após a segunda partida da decisão, marcada para 12 de dezembro, no Morumbi. Assim, com vínculo ainda válido, Cícero segue como jogador do São Paulo.

"Estou tranquilo. O que me conforta é saber da minha qualidade. Estou focado em ser campeão. Tenho projeto de voltar com tudo em 2013, porque tenho meus projetos de vida também", concluiu o meia, verdadeiramente despreocupado com relação a seu futuro.



Em homenagem a Pedro Rocha, São Paulo e Peñarol farão amistoso

A delicada situação de saúde de Pedro Rocha, ídolo de São Paulo e Peñarol, fez a diretoria tricolor se mexer para prestar a devida homenagem ao uruguaio. Um amistoso entre os dois clubes em que o Verdugo se destacou deverá ser realizada no mês de janeiro.

Adalberto Baptista, diretor de futebol da equipe do Morumbi, confirmou que já há conversas para organizar a partida. "O Penarol já se dispôs a vir a São Paulo para essa disputa. Vamos reverter a renda para a família do Pedro Rocha", revelou o dirigente, durante o programa Mesa Redonda, da TV Gazeta.

O São Paulo já tem um duelo marcado para o final de janeiro, pela fase preliminar da Copa Libertadores, o que não deve ser problema segundo Baptista. A data do jogo, porém, ainda não tem definição. "Temos uma preocupação com o jogo da Pré-Libertadores, mas acho que podemos viabilizar isso. Já conversei com a comissão técnica", garantiu.

Rocha defendeu o tricolor paulista entre 1970 e 77, período em que conquistou a torcida pelo espírito guerreiro e raça demonstrados em campo. Na última temporada com a camisa 10 do São Paulo, conquistou o primeiro Campeonato Brasileiro dos seis que tem o clube.

No Peñarol, é também um dos maiores da história, faturando três Copas Libertadores de América (60, 61 e 66), além de dois vice-campeonatos. Com a seleção uruguaia, esteve em quatro Copas do Mundo consecutivas, inclusive no histórico quarto lugar em 70.

Hoje, aos 69 anos, sofre da rara condição de atrofia do mesencéfalo, que o impede até mesmo de andar, falar e enxergar.



Ney Franco revela palestra para reservas: "Jogam em qualquer time"

A decisão do São Paulo de disputar o clássico contra o Corinthians somente com reservas foi tomada aproximadamente 24 horas antes da partida, de acordo com Ney Franco. Pouco depois disso, o treinador reuniu os jogadores e lhe passou confiança necessária para enfrentarem o time completo do rival alvinegro, no Pacaembu.

 "Falei que o clube também tem história no Pacaembu, que o campo é neutro e que jogaríamos na presença do nosso torcedor. Mostrei aos jogadores que eles podem atuar em qualquer equipe do futebol brasileiro e que tinham condição de vencer", contou o treinador, ao final da partida, que, de fato, foi vencida por 3 a 1.

Divulgada apenas pouco antes de a bola rolar, a escalação são-paulina surpreendeu porque, na sexta-feira, Ney Franco havia dito que pouparia apenas o zagueiro Rhodolfo e o volante Denilson da relação. No fim das contas, nenhum titular foi ao Pacaembu. Apenas reservas e garotos formados nas divisões de base seguiram para o clássico.

O favoritismo então passou todo para o Corinthians, campeão da Copa Libertadores e prestes a disputar o Mundial de Clubes. O que se viu, no entanto, foi um São Paulo aguerrido e, sob comando do ainda não pronto Paulo Henrique Ganso, capaz de vencer de virada, depois de sofrer o gol rapidamente, aos 12 minutos do primeiro tempo.

"Nossos jogadores entraram bem focados, com obediência tática e qualidade técnica. A vitória está muito em cima da entrega dos jogadores", avaliou Ney Franco, destacando o entrosamento da maioria por conta dos treinos no CT da Barra Funda.

Como o treinador palestrou na véspera, alguns jogadores podem mesmo atuar em outras equipes do futebol brasileiro. O atacante Willian José já foi inclusive liberado pela diretoria e deverá defender o Santos a partir de 2013. Antes disso, todos fazem parte do grupo que disputará a final da Copa Sul-americana, em dois jogos, contra o Tigre-ARG.



Ganso joga 90min pela 1ª vez, dá duas assistências e sai com cãibra

A decisão de última hora da comissão técnica tricolor de preservar todos os titulares deu a Paulo Henrique Ganso nova oportunidade de começar jogando neste domingo. Desta vez, diante do Corinthians, ele aproveitou bem, participando ativamente de dois dos gols da vitória por 3 a 1 e ficando em campo até o fim.

O primeiro passe a gol saiu aos 14 minutos. Com toque rápido de primeira, ele colocou Douglas entre a defesa e o goleiro Cássio, e o lateral, que vem sendo improvisado no meio-campo, não desperdiçou. Oito minutos mais tarde, tocou para Maicon arriscar de longa distância e acertar o ângulo direito da meta alvinegra.

"Só falta o gol", brincou o camisa 8, no intervalo da partida. Seu gol não sairia - o terceiro tento são-paulino foi novamente de Maicon, após bobeada do zagueiro Wallace -, mas a avaliação final foi positiva, apesar de sentir cãibra na panturrilha nos minutos finais. "O importante foi a vitória, é sempre bom ganhar do Corinthians", falou, sorrindo, já na descida para o vestiário.

O trabalho com Ganso tem sido cuidadoso. Como ele estreou depois de quase três meses em recuperação de lesão muscular na coxa esquerda,o clube procura não exigir muito dele, deixando para cobrá-lo em 2013, como salientou mais uma vez o técnico Ney Franco, neste domingo.

"Ele está passando por etapas e dando resposta, mas é um atleta para o ano que vem. Ele já melhorou de quando estreou, contra o Náutico, depois aguentou até os 15 minutos do segundo tempo contra a Ponte Preta. Agora, além da parte técnica, taticamente foi muito bem. Embora tenha ido bem, joga muito mais do que isso", analisou.

Encerrado o Campeonato Brasileiro, Ganso pode ter outras chances, porém provavelmente como reserva. O São Paulo encerra a temporada com as finais da Copa Sul-americana, diante do Tigre-ARG. O primeiro jogo da decisão continental está marcado para quarta-feira, na Argentina.



Casemiro se destaca e fica emocionado, mas choro não comove técnico

Pouco aproveitado ultimamente no São Paulo, Casemiro foi um dos 11 reservas que tiveram chance como titular neste domingo, contra o Corinthians. Destaque ao lado de Paulo Henrique Ganso, o volante se emocionou no intervalo e ao fim da vitória por 3 a 1, no Pacaembu.

"É coisa pessoal. Sabemos que não é fácil jogar no São Paulo, e jogar como joguei, contra uma equipe contra o Corinthians... Fico emocionado de felicidade. Só preciso de tranquilidade e confiança, que tudo vai se encaminhar do jeito que foi hoje", disse, na verdade incomodado.

De grande revelação no início como profissional, Casemiro se tornou moeda de troca atualmente. A esperança é de que, com Ney Franco, que foi seu treinador nas equipes de base da Seleção Brasileira, voltasse a atuar bem. Não foi o que aconteceu, e ele até perdeu a camisa 8 para Fabrício, que mais tarde se machucou e também a passou ao meia Paulo Henrique Ganso.

Com contrato válido até 2016, o jogador de 20 anos se divide quanto à possibilidade de deixar o clube ao final da temporada. "Chateado, eu fico, mas a diretoria não me falou nada. Quero sempre jogar. Sair de um grande clube como esse, ninguém quer. Ainda mais eu, que estou aqui há dez anos. Não quero sair nunca. Mas todo jogador quer jogar, então...", falou.

Apesar de chorar e se dizer injustiçado, Casemiro não mexeu com Ney Franco. O comandante são-paulino reiterou opinião de que Wellington e Denilson, volantes que hoje formam a dupla titular, têm atuado bem e não sairão da equipe.

"O que a gente espera do Casemiro é que ele jogue como jogou. Em sua posição, há outros dois jogadores jogando bem. Basta ele ter semanas de treinamento intensos para jogar o que jogou", analisou, inicialmente. Após alguma insistência no assunto, o treinador deu opinião mais forte a respeito das declarações do atleta.

"Teve um momento em que ele se acomodou totalmente, se acomodou muito e não treinava bem durante a semana. Isso aqui é falado e cobrado com ele. No último mês, quando quis lutar pela posição, recuperou o bom futebol. A gente espera que ele se limite a ganhar a posição em campo, não através da imprensa, de empresário, de diretor", concluiu Ney Franco, nada comovido.



Vitória mantém São Paulo invicto em clássicos e dá título do returno

O triunfo deste domingo por 3 a 1 sobre o Corinthians, no Pacaembu, garantiu ao São Paulo passar invicto pelos clássicos desta edição do Campeonato Brasileiro e ainda lhe deu o título simbólico do segundo turno da competição.

Contra o Corinthians, a equipe já havia vencido como visitante. Diante de Palmeiras e Santos, foram um empate e uma vitória.

Quanto à campanha nas 19 rodadas da segunda metade, o time comandado pelo técnico Ney Franco acumulou os mesmos 35 pontos do Fluminense, com vantagem no saldo de gols.

"Isso mostra a competência de todos dentro do clube, da comissão técnica, que soube armar a equipe para disputar duas competições, e principalmente do elenco. Um elenco que quer ser campeão. A equipe entendeu a forma de jogar, busca o gol o tempo todo. Uma pena que a gente não teve competência de começar essa reação mais cedo, talvez seis ou sete rodadas antes, para podermos lutar pelo segundo lugar ou até pelo título", disse o treinador.

Com 66 pontos ganhos ao todo, o São Paulo encerra o Brasileiro em quarto e garantido na Copa Libertadores, a qual não disputava desde 2010, quando caiu na semifinal para o Internacional.

Mas a temporada ainda não chegou ao fim. Na quarta-feira, o time encara o Tigre-ARG pela primeira final da Copa Sul-americana, na Argentina. O jogo de volta será na semana seguinte, no Morumbi, quando o meia-atacante Lucas fará sua última partida pelo clube tricolor.



Juan se diz satisfeito com temporada no Santos

Juan - Santos

Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC

Contratado para suprir as deficiências do Santos no início do ano, o lateral-esquerdo Juan não terá seu empréstimo renovado para 2013, e será devolvido ao São Paulo nas próximas semanas. Perguntado sobre seu desempenho durante a temporada do Peixe, o jogador faz um balanço positivo.

"Não saio chateado, pelo contrário. Eu saio muito satisfeito com tudo o que aconteceu nesta temporada. Fiz excelentes jogos, ajudei o Santos a ganhar títulos e consegui, durante a maior parte do tempo, ser titular aqui. Supri as expectativas do que se esperava", disse ao ESPN Brasil.

Para o próximo ano, o Santos terá o veterano Léo, de contrato novo, além de Gérson Magrão para o setor. Mas o clube também busca alternativas no mercado. Juan, que chegou a ser afastado antes de deixar o São Paulo, terá de pensar sobre seu futuro.

"Acho que a forma como saí do São Paulo foi complicada. Agora é descansar e pensar com tranquilidade, com calma. Independentemente do clube que eu for, se Deus quiser, vou fazer um bom ano", finalizou.



São Paulo 3 x 1 Corinthians: Jogando com time reserva, Tricolor vence o Timão de virada e se prepara para as próximas competições

Mesmo sem disputarem posições no Campeonato Brasileiro, São Paulo e Corinthians se enfrentaram neste domingo, no Pacaembu, em um jogo que não teve apenas um caráter de amistoso. Jogando com o time reserva, o São Paulo foi surpreendido pelo Timão com a inauguração do marcador, no início do primeiro tempo, mas conseguiu reverter a situação ao seu favor.

Primeiro tempo com virada

Apesar de priorizar a Copa Sul-Americana, o Tricolor fez uma grande partida com o seu time reserva. Já o Timão, com atenção no Mundial de Clubes, iniciou a partida com a abertura do placar, mas não conseguiu manter a vantagem. Aos 12 minutos, o peruano Paolo Guerrero recebeu a bola na entrada da área, driblou João Felipe e bateu cruzado no canto do gol de Dênis.

Mas a alegria da torcida corinthiana durou apenas dois minutos. Aos 14, Douglas recebeu um ótimo lançamento de Ganso, o que ajudou o lateral a entrar com velocidade na área. Ele mirou e bateu no canto do goleiro Cássio, sem ofecerer possibilidade de defesa.

O desempate da partida veio logo aos 23 minutos, em mais uma assistência de Ganso. Dessa vez, Maicon recebeu a jogada e arriscou de pé esquerdo, mesmo de fora da área, o chute que resultou no segundo gol tricolor.

O Corinthians tentou minimizar a desvantagem, mas não contava com a saída do autor do primeiro gol, que deixou o campo com dores no joelho direito, e com a marcação equivocada de impedimento do jogador Emerson Sheik, em lance que oferecia condição favorável para o jogador empatar.

Vitória garantida

No segundo tempo, o Corinthians voltou melhor e chegou a ter boas chances para mudar o marcador. Mas, aos 23 minutos, o jogador Jorge Henrique sofreu falta e, ao cair, acertou Casemiro com um chute. O árbitro viu a atitude do camisa 23 e expulsou o jogador de campo.

Jogando com um a menos, o Timão não conseguiu diminuir a desvantagem. Já o São Paulo aproveitou as fragilidades da equipe alvinegra e ampliou o placar aos 31 minutos do segundo tempo, com mais um gol de Maicon. Wallace falhou e a bola sobrou para o jogador são-paulino, que chutou forte e marcou o terceiro gol do Tricolor no Pacaembu.

A animação da torcida foi um espetáculo à parte e pareceu satisfeita com a despedida do São Paulo no Campeonato Brasileiro.



Primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana será na La Bombonera

A Copa Sul-Americana mudou de casa, na partida de ida da final do torneio. O argentino Tigre irá enfrentar o São Paulo na La Bombonera, famoso estádio do Boca Juniors, que já serviu de palco para muitos brasileiros acumularem fracassos.

O Tigre foi obrigado a trocar de casa, pois o Estadio José Dellagiovanna, onde o time manda os jogos, só tem capacidade para 28 mil pessoas. A Conmebol exige lugares para pelo menos 40 mil.

Então, o clube finalista decidiu mandar o primeiro jogo contra o São Paulo na La Bombonera, estádio do Boca Juniors. A situação confirma os pedidos de Sergio Massa, dirigente do Tigre e de Juan Román Riquelme, que também queria a final lá.

Mas a situação não é toda ruim, pois o Tigre também não está acostuma a jogar na La Bombonera e isso dificulta um pouco. Além disso, no meio do ano, o Boca teve o estádio para colocar pressão no Corinthians, durante a final da Libertadores, mas não conseguiu sair de um empate por 1 a 1.



Ganso comemora vitória sobre Corinthians: 'É sempre bom'

Paulo Henrique Ganso atuou pela primeira vez durante 90 minutos com a camisa do São Paulo, neste domingo, contra o Corinthians, e foi bem. Principal responsável por municiar os atacantes, o camisa 8 do Tricolor deu assistência para Douglas empatar o clássico e ainda participou do gol de Maicon, o segundo da vitória por 3 a 1, no Pacaembu, pela última rodada do Brasileirão.

Sabendo da rivalidade entre Tricolor e Timão, o jogador comemorou a vitória sobre o tradicional adversário estadual. Mesmo sentindo cãibras, ele aguentou permanecer em campo até o fim.

- É sempre bom vencê-los. Melhorei bastante fisicamente. Senti um pouco no final, mas é normal para quem não atuava há tanto tempo durante 90 minutos. Eu me senti bem e pude ajudar meus companheiros - comemorou.

A última vez em que Ganso em um  jogo inteiro foi no dia 29 de agosto, na derrota por 3 a 1 do Santos para o Bahia, na Vila Belmiro. Agora, o atleta espera fazer uma boa pré-temporada para voltar forte em 2013.

O São Paulo volta aos treinamentos na tarde desta segunda-feira, no CT da Barra Funda. Na quarta-feira, começa a decidir a final da Sul-Americana, contra o Tigre, da Argentina, provavelmente no estádio da La Bombonera, do Boca Juniors, em Buenos Aires.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



FOTOS: clássicos estaduais têm nervos à flor da pele na última rodada

02/12/2012 20h36 - Atualizado em 02/12/2012 20h36

Rodrigo Moledo e André Lima batem boca no Gre-Nal, último jogo da história do Olímpico

Renan Olaz/Futura Press/Agência Estado

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso



Ney Franco diz que Casemiro tem de ganhar posição em campo

Casemiro, do São Paulo, desabafou após a vitória por 3 a 1 sobre o Corinthians, no clássico deste domingo, no Pacaembu (assista aos melhores momentos). Chorando, o volante cobrou oportunidades e sequência na equipe, chegou a fazer comparações com Lucas e elegeu o presidente Juvenal Juvêncio como seu “pai” no clube. Apesar de elogiar as atuações recentes do jogador, o técnico Ney Franco quer que o atleta ganhe sua posição em campo, e não reclamando via imprensa.

- Houve um momento em que ele se acomodou totalmente. Não treinava bem e isso foi cobrado dele. No último mês, treinou forte, lutou pela posição e recuperou o bom futebol. Hoje fez mais uma boa partida e o que aconteceu no desempenho técnico é o que esperamos desse jogador. Esperamos que ele se limite a ganhar a posição em campo. Fora disso, com imprensa, empresário ou diretor, não – cobrou Ney.
 

O comandante do Tricolor lembrou que Wellington e Denilson estão à frente do jogador tecnicamente, apesar de reconhecer o seu potencial.

Mais calmo após a partida, o atleta de 20 anos declarou na saída do Pacaembu que o momento é de pensar na Sul-Americana, competição na qual o São Paulo está na final contra o Tigre, da Argentina. Seu contrato vale até 2016. 



Maicon comemora gols no clássico e ressalta força do elenco são-paulino

O time reserva do São Paulo mostrou força e venceu o Corinthians de virada, por 3 a 1, neste domingo, no Pacaembu, última rodada do Campeonato Brasileiro. Autor de dois gols, o meia Maicon comemorou a boa partida e garantiu que não se sente reserva do time de Ney Franco.

- A equipe que venceu não é a que vem jogando, mas mostrou muito empenho e mostrou que não tem reserva e titular – afirmou Maicon.

O meia acha que, contra o Corinthians, disputou sua melhor partida com a camisa do Tricolor.

- Dois gols em um clássico fica marcado - destacou.

Com a vitória, o São Paulo garantiu o título simbólico do segundo turno do Brasileirão, terminando a competição em quarto lugar, com 66 pontos.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Casemiro chora e cobra espaço: 'Preciso dar um jeito na minha vida'

O volante Casemiro voltou a ter uma chance de mostrar serviço pelo São Paulo no clássico contra o Corinthians, neste domingo, no Pacaembu, última rodada do Campeonato Brasileiro. Uma chance, acima de tudo, para tentar diminuir as críticas que recebe. As cobranças são pesadas e fizeram o jogador chorar em campo, tanto no intervalo, quando no fim da partida, vencida pelo Tricolor por 3 a 1.

Casemiro deixa clara toda a sua insatisfação por ter perdido um posto entre os titulares da equipe. Afirma que sofre muita rejeição dentro do clube e que só tem o apoio do presidente Juvenal Juvêncio. Ele afirmou ainda que existe uma preferência entre dirigentes por Lucas e que isso o incomoda. Por isso, apesar de manifestar o desejo de permanecer, cogita sair para readquirir espaço.

- Sem dúvida que quero ficar, mas preciso dar um jeito na minha vida. Todos me elogiam, falam que sou grande jogador, só que eu nunca jogo, nunca consigo uma sequência. Volto a falar: o Juvenal é como um pai para mim, mas tem muita gente (no clube) que não me apoia. Sempre olharam o Lucas com outros olhos. É um grande jogador e eu só quero ser feliz como ele aqui - desabafou.

O jogador se mostra muito incomodado com a fama de marrento que adquiriu e garante não ser a pessoa que os críticos pintam.

- Sempre olham para mim como uma má influência, uma pessoa má. Só quero que olhem para mim dentro de campo. Isso me irrita muito. Só quero que não confundam as coisas. Desculpem.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Com direito a 'olé', reservas do São Paulo batem o Timão do Mundial

  • nome do jogo

    Maicon

    O meia do Tricolor marcou duas vezes no clássico e decidiu a vitória de virada do São Paulo. Primeiro, de fora da área, fez um golaço e depois sacramentou a virada por 3 a 1, em falha de Wallace. 

  • falhas

    Dos dois lados

    Os zagueiros João Filipe, do São Paulo, e Wallace, do Corinthians, falharam em gols dos adversários. Primeiro, o atleta do Tricolor colaborou com Paolo Guerrero e depois o defensor do Timão retribuiu o presente a Maicon 

  • erro

    Arbitragem

    Rodrigo Braghetto anulou de forma equivocada um gol legal do Corinthians. Ele viu impedimento inexistente de Jorge Henrique, que completou chute de Douglas. A bola na rede empataria a partida, já que o placar de momento era 2 a 1 para o São Paulo 

Reserva, sim. Bobo, não. Comandado por Paulo Henrique Ganso e Maicon, autor de dois gols, o time "B" do São Paulo venceu o titular do Corinthians por 3 a 1 neste domingo, no estádio do Pacaembu, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Assim, o Tricolor ganha embalo para a final da Copa Sul-Americana.

E o Timão, que optou por jogar com o time completo, viaja para o Japão com o sinal de alerta ligado. Até para que na semifinal, provavelmente contra um time tecnicamente inferior, não cometa os mesmos erros. Além disso, há preocupação com Paolo Guerrero, que machucou o joelho direito no clássico.

Mandando o jogo no Pacaembu, já que o Morumbi recebe o show da Madonna nos próximos dias, o São Paulo fez a festa na casa que costuma ser do rival. Empolgada com os 3 a 1, a torcida gritou "olé" e "nosso freguês voltou". Já classificado para a Libertadores, o Tricolor termina o Brasileirão em quarto. E o Corinthians, em quinto.

Finalista da Copa Sul-Americana, o São Paulo volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Tigre, em Buenos Aires, no primeiro jogo da decisão. A volta será no dia 12 de dezembro, no estádio do Morumbi. Na decisão da competição não há mais, como em outras fases, a regra que dá peso maior ao gol fora de casa.

O Corinthians embarca na madrugada de segunda para terça-feira para o Japão, onde vai disputar o Mundial de Clubes da Fifa. O primeiro jogo é no dia 12, mas ainda sem adversário definido. A final, ou decisão de terceiro lugar, será dia 16. 

Reservas x titulares

A escalação totalmente reserva do São Paulo foi uma surpresa. Imaginava-se um time quase completo, até pela lista de relacionados divulgada na sexta-feira. Ney Franco, porém, mudou a relação e poupou os titulares por conta da final da Copa Sul-Americana. Melhor para o Corinthians? Nem tanto.

É verdade que o ritmo de treino tomou conta da partida nos primeiros dez minutos. Completo, o Corinthians apenas administrou melhor a posse de bola, e o São Paulo, ainda desentrosado, cedia espaço e, muitas vezes, dava "presentes". João Filipe, por exemplo, era o mais generoso com o rival.

Aos 12 minutos, no entanto, a falha do zagueiro foi fatal. Douglas aproveitou, tocou para Paolo Guerrero, que avançou, chutou rasteiro e abriu o marcador. O gol poderia até ter assustado o time são-paulino, mas a reação foi outra. Aos 12 minutos, Paulo Henrique Ganso deu linda assistência a Douglas, que bateu cruzado na saída de Cássio e empatou.

Se antes o Timão estava melhor em campo, o gol do Tricolor fez o time alvinegro sentir. Mais ainda aos 23 minutos, quando Maicon fez um golaço para virar o placar. O meia tabelou com Ganso e bateu colocado, de esquerda, de fora da área. Adiantado, o goleiro Cássio não teve como alcançar a bela finalização do adversários.

Como se não bastasse a derrota parcial, aos 40 minutos o Corinthians recebeu uma má notícia. Guerrero, com dores no joelho direito, pediu para sair. A dez dias da estreia no Mundial, ele sofreu uma lesão na face medial da articulação e será examinado.

Jorge Henrique entrou no lugar do peruano e logo participou de um lance polêmico. Aos 43, Douglas chutou, Denis falhou e a bola entrou. O árbitro, porém, marcou, de forma equivocada, impedimento de Jorge, que participou da jogada, mesmo sem encostar na bola. Ele estava em posição normal.

Festa tricolor

O São Paulo voltou mais ligado para o segundo tempo. Divididas, carrinhos, piques, bom toque de bola... Mas nada de levar perigo ao gol de Cássio. O Corinthians, por sua vez, talvez preocupado com a lesão de Guerrero e se prevenindo de novos problemas, mostrou ritmo ainda mais lento em relação ao primeiro tempo.

Enquanto o Tricolor tentava acelerar o jogo com os contra-ataques, o Timão, sempre que tinha a posse de bola, apostava em toques mais cadenciados, tentando se aproximar da área. Foi assim aos 13, quando Jorge Henrique foi derrubado perto da grande área. Na cobrança, Chicão bateu colocado. E Denis fez ótima defesa.

Aos 18 minutos, Emerson e Casemiro se estranharam. O são-paulino ficou caído no chão por alguns minutos, enquanto o jogo rolava. Quando a bola parou, o corintiano foi até ele, o abraçou e pediu desculpas pelo choque. A partida, no entanto, ficava a cada minuto mais quente, com os jogadores mais duros nos lances.

Não à toa Jorge Henrique foi expulso aos 23 minutos, depois de acertar Casemiro após falta marcada a favor do Corinthians. Com um jogador a mais, o São Paulo tentou se arriscar ainda mais no campo de ataque. Mas esbarrou algumas vezes no forte sistema defensivo do Timão, mais entrosado e mais experiente.

Mas não sempre atento. Aos 31 minutos, Wallace furou e viu Maicon, um dos melhores em campo, correr para área e bater cruzado para fazer 3 a 1. Com as mãos na cabeça, o zagueiro, substituto do titular Paulo André, viu a bola no fundo das redes. Empolgada, a torcida tricolor fez a festa no Pacaembu.

Agora, o São Paulo viaja embalado para a final da Copa Sul-Americana, em Buenos Aires. E o Corinthians com o sinal de alerta ligado para o Mundial de Clubes.