sábado, 27 de abril de 2013

'Maracanazo': crônicas ilustradas relembram histórias do estádio

Se você gosta de futebol, ainda que não tenha assistido a Copa do Mundo de 1950, é quase impossível não saber que o dia 16 de julho daquele ano foi marcado pela dor e pelo silêncio. Construído especialmente para a Copa no Brasil, tornou-se o maior do mundo e íntimo do torcedor brasileiro, que o chama  carinhosamente de 'Maraca'. A fatídica derrota de virada por 2 a 1 para Uruguai  entraria para a história do futebol mundial com um nome: 'Maracanazo'. Esse é o título do livro lançado pelo comentarista do SporTV e um dos primeiros funcionários da TV Globo, Texeira Heizer, que reúne diversas crônicas emocionadas em relação à história do estádio que está sendo reaberto, neste sábado, 63 anos depois daquela partida.

Maracanã: Arena SporTV fará cobertura especial da reabertura a partir das 15h

A história do Maracanã se confunde com a do Brasil, com a de muitos clubes e de muitas pessoas. O 'Redação SporTV' selecionou três textos marcantes e os exibiu no programa com narração e ilustração. Veja no vídeo acima depoimentos sobre o estádio com alma. Abaixo, a crônica de Teixeira Heizer.

maracanazo (Foto: Reprodução)Livro  (Foto: Reprodução)

Crônica

"Construção parecia impossível para um país pobre, onde as necessidades da população eram gritantes e o futebol, apesar da sedução que exercia sobre as gentes brasileiras, não era gênero de primeira necessidade. As autoridades, entretanto, superaram os aspectos ideológicos, econômicos e sociais em favor daquela construção espetacular, capaz de deixar o mundo pasmado com a audácia do então conservador general eurico gaspar dutra e seus assessores. Depois, os esforços da engenharia brasileira e a brava batalha contra o tempo. Era uma guerra em todas as frentes, desdenhando os que duvidavam da capacidade brasileira. Do primeiro buraco ao momento da inauguração, as dúvidas foram se dissipando e o espectro do gigante foi surgindo no Derby Club. E sobreveio a derrota ante os uruguaios  - e a perda do título - , contristando a população de um Brasil mulato e sonhador.

Noite especial com reabertura do Maracanã

O principal evento deste sábado acontece no estádio do Maracanã, que será reaberto com um amistoso entre os amigos dos campeões mundiais Ronaldo e Bebeto. A bola rola às 19h, mas o SporTV já transmite o evento a partir de 18h15. Com narração de Luiz Carlos Jr., a partida contará com os comentários de Paulo Cesar Vasconcellos, Edinho e Roger Flores. As reportagens serão de Janaina Xavier, Bruno Cortes e Fernando Saraiva.



Ney Franco relaciona 18 jogadores para pegar Penapolense. Veja a lista

Luis Fabiano treino São Paulo (Foto: Daniel Guimarães / Ag. Estado)Jadson, Luis Fabiano e Wellington serão titulares
no domingo (Foto: Daniel Guimarães / Ag. Estado)

O técnico Ney Franco relacionou 18 jogadores do São Paulo para a partida contra o Penapolense, nesta domingo, às 18h30m, no Morumbi, pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

A novidade é a presença do atacante Luis Fabiano, ausente das últimas seis partidas. Além de estar suspenso na Libertadores, o centroavante ainda sofreu lesões na panturrilha e na coxa esquerda, aumentando o período de inatividade.

O meia Maicon, em fase final de recuperação de um estiramento na coxa esquerda, o volante Fabrício, com uma torção no tornozelo direito, o zagueiro Rhodolfo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, e o armador Cañete, tirado de ação para melhorar a forma física, estão fora.

Apesar de ter sido líder da primeira fase, o São Paulo não tem a vantagem do empate. Caso a partida termine igual, a decisão será nos pênaltis. O vencedor deste confronto vai enfrentar Ponte Preta ou Corinthians.

Confira a lista de relacionados do São Paulo:

Goleiros: Rogério Ceni e Denis
Laterais: Douglas, Cortez e Carleto
Zagueiros: Paulo Miranda, Lúcio, Rafael Toloi e Edson Silva
Volantes: Wellington, Denilson, João Schimdt e Rodrigo Caio
Meias: Jadson e Paulo Henrique Ganso
Atacantes: Osvaldo, Aloísio e Luis Fabiano



Ney Franco cobra mais marcação do Fabuloso e esquece lado psicológico

Luis Fabiano São Paulo (Foto: Cleber Akamine)Luis Fabiano terá de marcar defensores adversários
(Foto: Cleber Akamine)

Depois de seis partidas de ausência, Luis Fabiano voltará a ser titular do São Paulo, mas com uma missão diferente. Sem se preocupar com o lado indisciplinado do jogador, o técnico Ney Franco quer o centroavante mais participativo na marcação dos defensores do Penapolense, adversário deste domingo, às 18h30m (horário de Brasília), no Morumbi, pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

- O Luis viu a nossa equipe atuar contra o Atlético-MG (vitoria por 2 a 0, na última rodada da fase de classificação da Taça Libertadores). Ele sabe que é importante o atacante preencher os espaços e não deixar o adversário sair jogando. Queremos que ele participe efetivamente desse trabalho de posicionamento, além de ser o homem-gol – afirmou o treinador.

Ney Franco cobrou bastante dos jogadores de ataque durante o treino de sexta-feira, a última atividade de preparação para o mata-mata do Paulista. Luis Fabiano, Ganso, Jadson e Osvaldo tiveram a missão de atrapalhar a saída de bola da equipe reserva, impedindo que os defensores da equipe reserva trocassem passes.

O treinador, por outro lado, garante que não está preocupado com o comportamento de seu camisa 9. O Fabuloso foi suspenso por quatro partidas pela Conmebol pela expulsão após o apito final do duelo diante do Arsenal, no Pacaembu, pela fase de grupos da Taça Libertadores.

- Muita gente já conversou sobre essa questão emocional e disciplinar. Minha conversa foi curta e objetiva - ressaltou Ney, garantindo que só conversou sobre tática com o atleta.

Além do problema com suspensões, o jogador teve dois problemas físicos – na coxa e na panturrilha esquerda – e se ausentou também do Paulistão. Ele cumprirá a última partida de gancho na Libertadores e não enfrentará o Atlético-MG, quinta-feira, no Morumbi, pelas oitavas de final, retornando somente no segundo jogo, em Belo Horizonte.



Sem mágoa, Sérgio Mota enfrenta o São Paulo pela primeira vez

Sérgio Mota - meia - Penapolense ex-São Paulo (Foto: Silas Reche/ Divulgação Penapolense)Sérgio Mota treina para enfrentar o São Paulo
(Fotos: Silas Reche / CA Penapolense)

Muitos diziam que ele seria o substituto do Kaká. Outros falavam em o "novo Raí". O meia Sérgio Mota, campeão Brasileiro pelo São Paulo em 2007 e 2008, não conseguiu o mesmo espaço no Tricolor que os ídolos citados e acabou traçando outros caminhos pelo futebol nacional. De grande promessa, virou um jogador comum, relegado a clubes sem tanta expressão.

Neste domingo, ele enfrentará pela primeira vez o clube que o revelou, mas inicia a partida no banco. O armador de 23 anos é uma das opções do técnico Pintado, do Penapolense, para a partida válida pelas quartas de final da competição.

- O Guaru vai começar jogando. Eu cheguei no decorrer da competição e o time já estava fechado. E como dizem, em time que ganha não se mexe... Eu fico mais como opção. Não estou chateado por isso, também não nego que gostaria de começar jogando. Mas é opção do treinador e eu respeito. Estarei no banco torcendo para ter a oportunidade de entrar em campo e ajudar o Penapolense. É a primeira vez que enfrentarei o São Paulo e esse jogo é muito especial para mim - disse o meia.

Sem ser aproveitado pelo time do Morumbi, Sérgio Mota foi emprestado ao Toledo, do Paranpa, em 2009; no ano seguinte foi para o Ceará, Icasa e para o Santo André. Seu contrato com o São Paulo terminou em 2012. No começo desta temporada, ele assinou vínculo até o final do Paulistão com o Penapolense.

– Não tenho mágoas do São Paulo. Acho que eu é que não soube aproveitar as oportunidades que tive. Era muito moleque na época, não tinha maturidade. Muitas vezes, esculachei, não dei o meu melhor e acabei não tendo sequência de jogos. As pessoas não entendem, mas é difícil para nós jogadores não perdermos o foco: um dia, não temos nada; no outro, temos tudo - explicou.

Sérgio Mota - meia - Penapolense ex-São Paulo (Foto: Silas Reche/ Divulgação Penapolense)Sérgio Mota durante musculação no Penapolense

Sérgio Mota acredita que tem potencial para voltar a jogar em um time grande. Ele admite que os rótulos de "novo Kaká" e "novo Raí" o atrapalharam.

– Eu sou jovem ainda e tenho muita lenha para queimar. Tenho meus sonhos, mas não vou virar nenhum Kaká ou Raí. Mas é sempre bom se espelhar em gente boa. Estou feliz agora porque consegui ter minha maior sequência de jogos. Neste ano atuei 18 vezes, dez no Santo André e oito no Penapolense. Sei que posso dar a volta por cima e voltar para um time grande – disse o meia.

Sérgio Mota não sabe o que fará depois do Paulistão. Diz que seu futuro está nas mãos de seu empresário, mas também afirma que não é hora de pensar nisso.

– Estamos focados no São Paulo. Sabemos que eles não são imbatíveis. Vamos para cima, mesmo sabendo que o favoritismo é todo deles. Eles é quem vão jogar com o apoio da torcida. Mas nós não vamos facilitar. Já conseguimos uma classificação inédita, podemos surpreender outra vez – disse o meia, que prometeu comemorar, caso entre e faça um gol.



Reabertura do Maracanã, Estaduais e Espanhol em Tempo Real sábado

O sábado do GLOBOESPORTE.COM é marcado pelos momentos decisivos dos Estaduais e do Espanhol e pela reinauguração do principal palco do futebol brasileiro: o Maracanã. A partir das 17h, você acompanha, em um Tempo Real especial, todas as emoções da reabertura do Estádio Mário Filho, palco das finais da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo de 2014, com fotos e vídeos dos eventos festivos e do amistoso entre amigos de Ronaldo e de Bebeto.

Logo cedo, você acompanha as transmissões do Campeonato Capixaba de futebol de areia, com duas partidas. À tarde, é a vez de a bola rolar dentro do gramado, onde Vitória-ES e Espírito Santo duelam ao vivo pela última rodada da primeira fase do Estadual. Depois de amargarem derrotas na Liga dos Campeões, Barcelona e Real Madrid enfrentam Athletic Bilbao e Atlético de Madri, respectivamente, pelo Espanhol. Pela reta final dos Estaduais, jogos decisivos como Santos x Palmeiras, Botafogo x Resende, Tombense x Atlético-MG, Juventude x Grêmio, Sport x Ypiranga-PE, Figueirense x Chapecoense e Paysandu x Remo.

E à noite, mais um UFC com lance a lance de todas as lutas. O evento em Newark (EUA) destaca a disputa de cinturão peso-meio-pesado entre o atual campeão, Jon Jones, e o desafiante Chael Sonnen. Jones pode igualar o recorde de defesas de cinturão bem sucedidas da categoria, cinco, pertencente a Tito Ortiz, e Sonnen busca seu primeiro título no UFC após perder duas vezes para Anderson Silva na divisão de baixo, pesos-médios. O card principal também conta com o brasileiro Vinny Magalhães, que enfrenta Phil Davis pelos pesos-meio-pesados.

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

SÁBADO, 27/04

10h Vitória x Anchieta - Campeonato Capixaba (futebol de areia) TRANSMISSÃO AO VIVO

10h45m Cariacica x Mal. Floriano - Camp. Capixaba (futebol de areia) TRANSMISSÃO AO VIVO

13h Athletic Bilbao x Barcelona (Campeonato Espanhol)

15h Atlético de Madri x Real Madrid (Campeonato Espanhol)

15h Vitória-ES x Espírito Santo (Campeonato Capixaba) TRANSMISSÃO AO VIVO

16h Tombense x Atlético-MG (Campeonato Mineiro) com vídeos

16h Sport x Ypiranga-PE (Campeonato Pernambucano) com vídeos

16h15m Santos x Palmeiras (Campeonato Paulista) com vídeos

17h Amigos do Ronaldo x Amigos do Bebeto (jogo de reinauguração do Maracanã) com vídeos

18h30m Botafogo x Resende (Campeonato Carioca) com vídeos

18h30m Juventude x Grêmio (Campeonato Gaúcho) com vídeos

18h30m Mogi Mirim x Botafogo-SP (Campeonato Paulista) com vídeos

18h30m Figueirense x Chapecoense (Campeonato Catarinense) com vídeos

18h30m Paysandu x Remo (Campeonato Paraense)

19h30m UFC 159 - destaque para a luta Jon Jones x Chael Sonnen (MMA)
- ao vivo a primeira luta do card preliminar: Steven Siler x Kurt Holobaugh

20h River Plate-SE x Confiança (Campeonato Sergipano)

20h30m ASA x CSA (Campeonato Alagoano)

DOMINGO, 28/04

11h GP de Tarumã - Stock Car (motor) com vídeos

12h Arsenal x Manchester United (Campeonato Inglês)

13h Franca x Bauru - NBB (basquete masculino) com vídeos

15h15m CEO x CRB (Campeonato Alagoano)

15h50m Coritiba x Londrina (Campeonato Paranaense) com vídeos

15h50m Operário-PR x Atlético-PR (Campeonato Paranaense) com vídeos

16h Ponte Preta x Corinthians (Campeonato Paulista) com vídeos

16h Fluminense x Volta Redonda (Campeonato Carioca) com vídeos

16h Internacional x Veranópolis (Campeonato Gaúcho) com vídeos

16h Villa Nova-MG x Cruzeiro (Campeonato Mineiro) com vídeos

16h Avaí x Criciúma (Campeonato Catarinense) com vídeos

16h Náutico x Santa Cruz (Campeonato Pernambucano) com vídeos

16h Vitória x Bahia (Campeonato Baiano) com vídeos

16h Guarany de Sobral x Ceará (Campeonato Cearense) com vídeos

16h Fortaleza x Icasa (Campeonato Cearense) com vídeos

16h Botafogo-PB x Nacional-PB (Campeonato Paraibano)

16h Campinense x Auto Esporte (Campeonato Paraibano)

16h Sousa x Treze (Campeonato Paraibano)

16h São José-MA x Maranhão (Campeonato Maranhense)

16h Itabaiana x Sergipe (Campeonato Sergipano)

16h Mixto x Cuiabá (Campeonato Mato-Grossense)

17h Assu x América-RN (Campeonato Potiguar)

17h ABC x Alecrim (Campeonato Potiguar)

17h Flamengo-PI x Parnahyba (Campeonato Piauiense)

18h Sampaio Corrêa x Americano-MA (Campeonato Maranhense)

18h30m São Paulo x Penapolense (Campeonato Paulista) com vídeos

SEGUNDA, 29/04

20h30m CSP x Atlético-PB (Campeonato Paraibano)

20h30m Piauí x River (Campeonato Piauiense)



Assis marca no fim, salva Jaraguá e impede primeira vitória do São Paulo

O São Paulo/Suzano esteve perto de conseguir a primeira vitória na Liga Futsal, mas um gol de Assis a 29 segundos do fim decretou o empate em 2 a 2 entre as equipes, na noite desta sexta-feira, em São Bernardo do Campo (SP). Com o resultado, o Tricolor sobe da última para a 18ª posição, com apenas um ponto ganho em quatro jogos. Com quatro pontos, o Jaraguá está em décimo. O São Paulo volta a jogar na segunda-feira, quando enfrenta o Joinville, em Suzano, mesmo dia em que o Jaraguá joga contra o São José em São José dos Campos (SP).

O Jaraguá começou melhor criando chances no início da partida. Com dois minutos, o goleiro são-paulino Wagnão já havia feito duas boas defesas, evitando o primeiro gol do adversário. Aos cinco, o fixo PC arriscou de longe, e Wagnão foi buscar novamente. O São Paulo só foi finalizar a primeira vez, aos 10, em chute de Felipinho, que passou por cima do travessão de Boca.

Aos 12, Wangão voltou a aparecer, dessa vez em uma defesa sensacional. Após limpar um marcador, Dian soltou uma bomba e o goleiro são-paulino se esticou todo para espalmar para a linha de fundo. Três minutos depois foi a trave quem salvou o São Paulo/Suzano, quando PC bateu da entrada da área, após ficar de frente para a meta. O Jaraguá continuou pressionando até o fim do primeiro tempo e, no minuto final, Hugo chutou de longe para a última defesa de Wagnão na etapa.

PC abre o placar

A pressão do Jaraguá continuou no início do segundo tempo. Aos quatro, Hugo foi lançado na área, mas o são-paulino Johnny conseguiu cortar no momento da finalização. Aos poucos, o São Paulo foi começando a se soltar em quadra. Aos seis, Guerra avançou pelo meio e chutou com perigo, rente ao poste direito de Boca. Entretanto, foi o Jaraguá quem abriu o placar aos sete, em um lance de bola parada. O autor do gol foi PC, cobrando falta frontal no ângulo de Wagnão.

Aos 10, o Jaraguá teve uma grande chance para ampliar, quando Nenê entrou em velocidade e tocou na saída de Wangão, que tirou com o pé. O gol perdido custou caro aos catarinenses, pois, na jogada seguinte, Johnny achou Gaúcho livre na frente, e ele não perdoou: 1 a 1.

Sentindo o melhor momento na partida, o São Paulo passou a se arriscar ainda mais no ataque, conseguindo o gol da virada aos 12. Em cobrança de falta ensaiada, Johnny chutou, a bola desviou na marcação e acabou enganando Boca, morrendo no fundo do gol.

Jogando com Jonas como goleiro-linha, o Jaraguá foi para o tudo ou nada nos cinco minutos finais. Aos 16, Hugo puxou contra-ataque e deixou Gaúcho livre. Ele mandou no travessão, desperdiçando a chance do terceiro. A 29 segundos do fim, o time catarinense conseguiu o gol de empate, com Assis, em chute sem ângulo.

São Paulo: Wagnão, Ferrugem, Guerra, Thiago Bissoni e Felipinho. Entraram: Piffer, Gaúcho, Ângelo, Johnny, Thiago e Mello. Técnico: José Fernando Cabral.

Jaraguá: Boca, PC, Renatinho, Nenê e Léo. Entraram: Dian, Jonas, Daniel, Hugo, Assis e Pepita. Técnico: Sérgio Lacerda.