terça-feira, 20 de novembro de 2012

Ganso vai ao Chile e deve jogar semifinal da Copa Sul-Americana

O meia Paulo Henrique Ganso estará com a equipe que vai ao Chile para enfrentar o Universidad Católica, pela semifinal da Copa Sul-Americana.

A tendência é que o jogador atue também no segundo tempo, assim como foi na sua estreia no último domingo contra o Náutico no Morumbi.


"O Ganso viaja ao Chile, é a mesma metodologia... A ideia e utilizá-lo durante o jogo, faz parte de um planejamento de dar ritmo para o atleta. Ele fica à nossa disposição, como foi no último jogo", disse o técnico Ney Franco.

São Paulo e Universidad Católica se enfrentam nesta quinta-feira, em Santiago, às 20h15 (horário de Brasília) com transmissão em tempo real do Goal.com.



Lucas sobre ir para o PSG: 'Vou chegar para conquistar meu espaço'

Lucas está com os dias contados no São Paulo. A partir de janeiro do ano que vem, seu novo destino é a cidade de Paris. Lá ele vai defender o Paris Saint-Germain. Em princípio, faltam quatro jogos para ele se despedir do Tricolor paulista (se o time chegar na final da Sul-Americana, ele terá mais duas partidas a disputar). Vendido por 43 milhões de euros, o meia-atacante revela porque escolheu o clube parisiense.

- Aceitei a proposta do PSG pelo desafio de se tornar um time grande, um dos melhores do mundo. E também contribuiu o fato de eu poder ficar no São Paulo até o fim do ano. Não conquistei um título e quero muito conquistar um título. Quero focar no São Paulo, aproveitar o momento, focado na Sul-Americana – falou Lucas no “Bem, Amigos!”.

Lucas revela que está fazendo aulas de francês, mas ainda não se sente à vontade para poder falar. E está ansioso para poder aprender coisas novas.

- Acho que vou aprender muito. O futebol é diferente daqui. Vou disputar os melhores campeonatos, estar com os melhores jogadores. Além da convivência na Europa, outro país, outra cultura, vou crescer como pessoa. Tenho apenas 20 anos e muito que melhorar, um chute, cabeceio, drible, lançamento, a perna esquerda – revelou.

E Lucas mostra que não está apreensivo para jogar pelo seu novo clube.

- Minha vida inteira foi feita de desafios, vou procurar meu espaço, sei que vai ser difícil o começo. Minha família vai estar comigo, que é o mais importante, meus pais estão indo para arrumar tudo.

lucas são paulo choro (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)Prestes a ir para o PSG, Lucas chora após o jogo contra o Náutico (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Assista outros vídeos do “Bem, Amigos!”



São-paulinos pregam respeito ao Católica, que não vive bom momento

Rhodolfo, Votação Largo Tudo 2012, 480 (Foto: Divulgação)Rhodolfo prega respeito ao Universidad Catolica,
rival na Sul-Americana (Foto: Divulgação)

Na fase de quartas de final da Copa Sul-Americana, o São Paulo teve pela frente a Universidad de Chile, melhor equipe do seu país e atual campeã da competição continental. Apesar da qualidade do rival, o Tricolor conseguiui duas boas vitórias - 2 a 0 em Santiago e 5 a 0 no Pacaembu - e garantiu presença na semifinal, quando voltará a enfrentar uma equipe do mesmo país. Desta vez, o adversário será a Universidad Católica.

No cenário do futebol local, os dois rivais vivem momentos muito distintos. Além de forte nos torneios continentais, La U de Jorge Sampaoli lidera o torneio Clausura, com 33 pontos, ao lado do Colo Colo. A Católica, por sua vez, não conseguiu vaga nos playoffs, resultado que colocou muita pressão em cima do técnico uruguaio Martin Lasarte.

Apesar da diferença de momento vividos pelos dois adversários chilenos, os são-paulinos descartam favoritismo e pregamrespeito ao rival.

– Temos de jogar da mesma maneira que fizemos contra La U, quando saímos para jogo, tomamos a iniciativa nas duas partidas. O Ney ainda vai passar um vídeo da Catolica para sabermos os pontos fortes do adversário. Mas sem dúvida não será fácil – afirmou Rhodolfo.

O que facilita para o São Paulo é que o time já tem vaga na primeira fase da Libertadores do ano que vem através da boa campanha no Campeonato Brasileiro. Com isso, o foco pode voltar todo para a Sul-Americana.

– Não existe melhor maneira para encerrar o ano do que com um título e é isso que vamos buscar – ressaltou o atacante Osvaldo.

Clique e veja mais vídeos do São Paulo



Ney aposta alto nos veteranos Ceni e Fabuloso: 'Fazem toda a diferença'

Rogério Ceni e Luis Fabiano treino São Paulo (Foto: Divulgação / Assessoria Imprensa SPFC)Luis Fabiano e Rogério Ceni, no CT do São Paulo
(Foto: Divulgação / Assessoria Imprensa SPFC)

Rogério Ceni e Luis Fabiano serão peças-chaves na equipe do São Paulo em 2013. Isso porque, além da qualidade técnica, possuem experiência de sobra, trunfo necessário para um time que voltará a disputar a Libertadores. O goleiro, que tinha contrato até o dia 31 de dezembro, aceitou o desafio de jogar em 2013, quando completará 40 anos. Já o camisa 9, que acabou de completar seu 32º aniversário, é o artilheiro da equipe na temporada, com 31 gols e tem mostrado que continua implacável dentro da área mesmo tendo sofrido várias lesões no ano.

O técnico Ney Franco afirma que todo o seu esquema de trabalho no ano que vem envolve a presença dos dois jogadores.

– As presenças do Rogério e do Luis Fabiano fazem toda a diferença. Um está muito bem, vai continuar em 2013 e posso dizer que é o nosso grande reforço para o ano que vem. O outro tem ótimos números. São atletas importantes e que ajudam na preparação de um trabalho para todo o ano – afirmou o comandante são-paulino.  

Na vitória sobre o Náutico por 2 a 1, domingo, no Morumbi, Ceni e Luis Fabiano foram os autores dos gols do Tricolor. Eles não marcavam juntos no mesmo jogo desde o dia 19 de maio de 2004, em jogo válido pela Taça Libertadores da América. Na ocasião, a equipe comandada pelo técnico Cuca derrotou o Deportivo Táchira (VEN) por 3 a 0, no Morumbi, pela primeira fase da competição. Naquele ano, o Tricolor fez boa campanha, mas acabou eliminado na semifinal pelo Once Caldas (COL).



Ney decide manter grupo e não inscreve Cañete na Sul-Americana

Cañete no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Cañete, em treino no CT (Luiz Pires / VIPCOMM)

A semana reservou uma boa e uma má notícia para o meia Marcelo Cañete, do São Paulo. Apesar de o regulamento permitir a alteração na lista de inscritos da Copa Sul-Americana, o técnico Ney Franco resolveu não colocar o gringo na relação. O grupo atual, com 25 jogadores, será mantido.

Em compensação, se tudo correr bem nos treinos da semana, o argentino irá atuar diante da Ponte Preta, em Campinas, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Isso porque alguns titulares deverão ser poupados pela comissão técnica.

Cañete já está totalmente recuperado da grave lesão que sofreu no joelho direito em outubro do ano passado. Chegou a ser relacionado para o jogo contra o Grêmio, realizado no dia 11, em Porto Alegre, mas acabou cortado do banco de reservas. No último domingo, com Paulo Henrique Ganso ficando como opção, o gringo foi sacado da lista.

– Não vou inscrevê-lo na Sul-Americana. Eu ainda vejo o Cañete com um pouco de dificuldade, sem ritmo, abaixo dos companheiros. Ele deve ganhar uma oportunidade contra a Ponte Preta, vamos utilizá-lo na reta final do Campeonato Brasileiro. No ano que vem, fazendo a pré-temporada com os companheiros, ele estará pronto – afirmou o treinador são-paulino.

Curiosamente, foi jogando pela Universidad Católica que Cañete chamou a atenção do auxiliar Milton Cruz. O gringo foi um dos destaques da equipe chilena na Libertadores de 2011 e, com os direitos pertencentes ao Boca Juniors, acabou contratado pelo Tricolor pelo equivalente a R$ 6 milhões, No Morumbi, sofreu com as lesões e nunca conseguiu uma sequência de jogos.

Cañete chegou ao clube com um problema no púbis e, quando fez sua estreia, contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, sofreu uma grave contusão na coxa. Ficou sete semanas em recuperação até voltar ao time, contra o Vasco, pelo mesmo torneio. Após 15 minutos em campo, torceu o joelho direito. Com o diagnóstico de ruptura do ligamento cruzado posterior, teve de fazer uma cirurgia e ficou um ano em recuperação. Seu contrato com o Tricolor vai até 2015. 



Teste nesta terça define se Toloi enfrenta a Universidad Católica

Rafael Toloi (Foto: João Pires / VIPCOMM)Zagueiro Rafael Toloi é dúvida para o jogo contra a
Universidad Católica (Foto: João Pires / VIPCOMM)

Com vaga garantida na fase prévia da Libertadores pelo Campeonato Brasileiro, o São Paulo volta o foco para a semifinal da Copa Sul-Americana. Na quinta-feira, a equipe fará a primeira partida da semifinal contra a Universidad Católica, às 20h15 (horário de Brasília), no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago. Rafael Toloi é dúvida. O técnico Ney Franco ficará sabendo nesta terça-feira se poderá contar com o zagueiro.

Toloi machucou o tornozelo esquerdo no primeiro tempo da partida do último domingo, contra o Náutico, e acabou substituído no intervalo por Edson Silva. O médico José Sanchez, através da assessoria de imprensa, disse que o jogador fez tratamento intensivo no Reffis e que será reavaliado nesta terça.

Caso o beque seja vetado, o treinador tem duas alternativas para escalar a defesa. A primeira seria repetir o que fez no final de semana, com Edson Silva atuando ao lado de Rhodolfo, que sairia do lado esquerdo e atuaria pela direita da zaga. Outra opção seria promover a entrada de Douglas na lateral, com Paulo Miranda voltando a atuar como zagueiro ao lado de Rhodolfo.

Nas demais posições, o time terá a base das últimas partidas. Isso porque Ney Franco está satisfeito com o esquema 4-2-3-1. Paulo Henrique Ganso, que seria a única peça capaz de mudar essa formação, ainda não tem condições de atuar os 90 minutos.

Nesta segunda-feira, o elenco foi dividido em duas partes. Quinze atletas foram para o HCor, no bairro do Paraíso, e realizaram avaliações físicas e cardiológicas, já de olho na pré-temporada de 2013: Ademilson, Casemiro, Henrique Miranda, João Schmidt, João Filipe, Rogério Ceni, Leonardo, Lucas Farias, Luiz Eduardo, Paulo Assunção, Cañete, Ganso, Paulo Miranda, Rodrigo Caio e Willian José. O resto fez apenas fortalecimento muscular no Reffis.

A delegação viajará para Santiago na manhã de quarta-feira. Às 19h (horário local, 20h de Brasília), haverá um treino de reconhecimento do gramado do local da partida. A volta para o Brasil ocorrerá na manhã de sexta-feira. 



Teve Isso! Esposas barradas na volta olímpica e 'Fla-Timão' contra o Verdão

Da volta olímpica do Fluminense ao rebaixamento do Palmeiras, o futebol brasileiro teve curiosidades para todos os gostos na última rodada. Perdeu alguma? Confira:

Corintiano feliz em Volta Redonda

 Além de empatar com o Flamengo por 1 a 1, em Volta Redonda, o Palmeiras foi prejudicado pela vitória do Bahia por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, em Pituaçu, e pelo empate entre Grêmio e Portuguesa em 2 a 2, no Canindé. Faltando duas rodadas para o término da competição, o Verdão soma 34 pontos e não tem mais como alcançar a Portuguesa, que tem 41 e é o primeiro time fora da zona do rebaixamento. Melhor para o torcedor corintiano Luciano Lemos, que viajou de Cruzeiro, em São Paulo, até Volta Redonda para torcer pelo rebaixamento do rival. Ele estava acompanhado da mulher e do filho, que vestia uma camisa do Corinthians por baixo do uniforme do Flamengo. A família acompanhou a partida na arquibancada ao lado da torcida do clube carioca. No fim do jogo, diversos torcedores do Palmeiras choraram com o empate por 1 a 1. Enquanto isso, Lemos sorria da desgraça alheia.

Família corinthians na torcida flamengo volta redonda (Foto: Cassius Leitão / Globoesporte.com)Família corintiana na torcida do Flamengo em Volta Redonda (Foto: Cassius Leitão / Globoesporte.com)

Cabelo verde

No jogo contra o Cruzeiro, que marcou a entrega da taça de campeão brasileiro ao Fluminense, o atacante Thiago Neves chamou a atenção ao aparecer no gramado do Engenhão com o cabelo pintado de verde, uma das cores do clube. O jogador não conseguiu evitar a derrota do Tricolor para a Raposa por 2 a 0. Mesmo com o resultado, o Fluminense já é o campeão brasileiro, título conquistado com três rodadas de antecedência.

Esposas barradas

Durante a festa de entrega da taça de campeão brasileiro, esposas e familiares de alguns jogadores não puderam dividir o momento de alegria. Impedidas de entrarem em campo durante a premiação, as mulheres de Thiago Neves, Edinho, Samuel, Digão e Rafael Sobis viveram momentos de preocupação, já que seus filhos e filhas estavam no gramado com os pais. O alívio só veio quando os portões foram abertos e elas puderam encontrar os maridos e filhos em segurança.

Esposas dos jogadores são barradas na festa do Fluminense (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)Esposas dos jogadores são barradas na festa do Fluminense (Foto: Rafael Cavalieri / Globoesporte.com)

Timão sem pena do rival

Assim que o rebaixamento do Palmeiras foi confirmado, os torcedores do Corinthians que assistiam à vitória do Timão sobre o Internacional por 2 a 0 no Beira-Rio não perderam tempo e abriram uma faixa na arquibancada com os dizeres "Chora, Porco". Nesta segunda-feira, torcedores corintianos promoveram um "velório" na quadra da principal organizada do clube.

Dividida forte rasga calção

Também na partida entre Internacional e Corinthians, após cruzamento do meia Danilo, o atacante Guerrero tentou chegar na bola de carrinho, mas não conseguiu e atingiu o goleiro Muriel, que ficou com o calção rasgado. Após receber atendimento e trocar o short, o arqueiro voltou para o jogo normalmente. O Timão venceu a partida por 2 a 0, com gols do próprio Guerrero e Edenílson. O Corinthians está na quinta colocação com 56 pontos. Já o Internacional é o oitavo, com 51.  

Ganso estreia no São Paulo

Grande contratação do São Paulo em 2012 após uma longa negociação com o Santos, o meia Paulo Henrique Ganso estreou pelo Tricolor Paulista usando a camisa 8, a mesma que já foi de Kaká, na partida contra o Náutico. Recuperado de uma lesão na coxa esquerda, o jogador teve uma atuação discreta na vitória de virada do São Paulo por 2 a 1 sobre o Timbú. Com o resultado, o São Paulo chegou aos 62 pontos, ocupando a quarta colocação. Já o Náutico está em décimo terceiro, com 45 pontos.

Tigre de volta à Série A

O Criciúma apenas empatou em 0 a 0 contra o Atlético-PR, na tarde de sábado, no Estádio Heriberto Hülse. No entanto, com o empate em 1 a 1 entre São Caetano e Goiás, no Estádio Anacleto Campanella, o Tigre garantiu o seu retorno para a Série A após oito anos. Faltando apenas uma rodada para o término da Série B, o time catarinense soma 72 pontos e não pode ser mais alcançado pelo São Caetano, que está na quinta colocação, com 68 pontos. O Criciúma está na vice-liderança, com 75. Assim que o jogo do São Caetano  terminou, os torcedores do Criciúma começaram a festejar o acesso. Empolgada com a classificação para a elite do futebol nacional, a torcida passou a gritar "Segunda Divisão" para o Atlético-PR, que está na terceira colocação com 70 pontos e ainda luta por sua vaga na Série A em 2013. Na última rodada, o Furacão decide o seu futuro no clássico contra o Paraná, no Ecoestádio. Já  o Criciúma é o único que ainda pode tirar o título do Goiás, líder da competição com 75 pontos.

Nem a torcida aguentou

Boa Esporte e ABC jogaram em Varginha precisando de um empate para se manterem na Série B. O jogo teve pouquíssimas chances de gol. A partida foi disputada num ritmo tão sonolento que muitos torcedores não aguentaram  e deixaram o Estádio do Melão antes mesmo da metade do segundo tempo. O placar do jogo não poderia ter sido outro a não ser um chato 0 a 0.

Um lance resumiu bem a falta de ambição em campo. Na segunda etapa, o atacante Siloé teve uma chance clara de abrir o placar para a equipe mineira, mas tocou de lado em vez de chutar. Com o resultado, tanto Boa Esporte como ABC chegaram aos 44 pontos e não podem ser mais alcançados pelo Guartinguetá, primeiro time na zona do rebaixamento, com 40 pontos, faltando apenas uma rodada para o término da competição.

Mudança polêmica

Antes da partida do Ipatinga contra o Guaratinguetá, torcedores do time mineiro queimaram uma camisa do clube em protesto contra a decisão da diretoria de mudar a sede para Betim, cidade localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a partir de 2013. O motivo seria a falta de apoio da prefeitura e principalmente da torcida, que não prestigia a equipe no Vale do Aço. O clube está em Ipatinga há 14 anos. Recém-rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro, o Ipatinga tem em sua história campanhas de destaque como o título do Campeonato Mineiro de 2005, além dos vice campeonatos de 2002, 2006 e 2010, e o segundo lugar na Série B, em 2007. A troca de cidade implica também na mudança do nome do clube, que deverá se tornar Betim Futebol Clube. A última partida oficial como Ipatinga vai ser contra o América-MG, na próxima sexta-feira, no Estádio Independência, a partir das 21h, pela última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Além do protesto, o Ipatinga amargou mais uma derrota na competição, desta vez para o Guaratinguetá por 3 a 2. A equipe está na penúltima colocação, com 31 pontos. Já o Guaratinguetá, que ainda luta para escapar do rebaixamento, está em décimo sétimo lugar, com 40 pontos. 

Dançando junto

Na vitória do Paysandu em casa sobre o Icasa por 3 a 2, no jogo de ida da semifinal da Série C, uma cena chamou a atenção. Após abrir o placar para o time paraense, aos quatro minutos do primeiro tempo, Alex Gaibú fez uma dancinha, sendo acompanhado pelos demais companheiros da equipe. Na próxima quinta-feira, no Estádio Romeirão, o Paysandu tem a vantagem do empate para se classificar à decisão. O time pode até perder por diferença mínima, desde que faça mais de dois gols. Derrotados apenas duas vezes em Juazeiro do Norte, o Icasa garante a vaga se ganhar por 1 a 0, 2 a 1, e dois ou mais de vantagem. Se vencer por 3 a 2, decide nos pênaltis.

Declaração polêmica não impede derrota

Durante a última semana, o goleiro Juliano, do Guarani, e que já teve uma passagem pelo CRB, disse que se fosse preciso os dirigentes do time alagoano iriam tentar comprar o juiz da partida. Polêmicas à parte, o Bugre complicou ainda mais a sua situação para escapar do rebaixamento para a Série C. Jogando no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o time foi derrotado de virada por 2 a 1 pelo CRB. O Guarani está na 16ª colocação, com 41 pontos, apenas um a mais que o Guaratinguetá, primeiro time na zona do rebaixamento. Na última rodada, o Bugre enfrenta em o São Caetano, que tem 68 pontos, e ainda luta por uma vaga na Série A. Já o CRB, que está em décimo oitavo, com 39 pontos, decide o seu futuro no clássico contra o ASA, que apenas cumpre tabela.

Desportiva campeã

Com muita raça, garra e superação, capaz até mesmo de superar as poças do Estádio Salvador Costa, a Desportiva conquistou a Copa Espírito Santo 2012 após vencer o segundo jogo da final contra o Rio Branco por 2 a 1. O título da Copa ES ajuda a consolidar o renascimento de um dos clubes mais tradicionais do estado. A Desportiva fecha a temporada com dois títulos – em julho o time ferroviário faturou a Série B do Campeonato Capixaba – e vagas na elite do estadual e na Copa do Brasil para 2013.

Copa Espírito Santo 2012: Rio Branco-ES x Desportiva Ferroviária (Foto: Simon Dias/Rádio ES)Copa Espírito Santo 2012:  Desportiva Ferroviária venceu o Rio Branco e a lama (Foto: Simon Dias/Rádio ES)



Rhodolfo admite alívio com vaga antecipada: "Dever cumprido"

Perseguidor do G-4 em boa parte do Campeonato Brasileiro, o São Paulo assumiu o quarto lugar na 30ª rodada e de lá não saiu mais. No domingo, depois de sacramentar a antes distante vaga para a Copa Libertadores, o sentimento do elenco foi de relaxamento.

"Não vou mentir que deu alívio conquistar essa classificação. Era o objetivo que a gente estava procurando, já que o título brasileiro ficou distante. Sensação de dever cumprido", disse o zagueiro Rhodolfo, acrescentando que a equipe poderia ter travado disputa com o campeão Fluminense se tivesse arrancado mais cedo na tabela.

"Se tivéssemos embalado antes, brigaríamos pelo título, temos time para isso. Nosso grupo tem muita qualidade. É difícil até escalar o banco de reservas, de tão bom que é. Mas a gente só lutou pela classificação para a Libertadores porque era grande a distância para o Fluminense", comentou.

A diferença para o Fluminense neste momento é de 14 pontos. Já para o vice-líder Grêmio é de cinco, o que permitiria sonhar com a segunda colocação e, em vez da fase preliminar, ir à Libertadores diretamente pela fase de grupos. Mas, com apenas mais seis pontos em disputa na competição, o foco passou a ser a Sul-americana.

Nesta quinta-feira, o São Paulo faz o jogo de ida da semifinal, contra a Universidad Católica, em Santiago. Um bom resultado fora de casa, como ocorreu nas quartas de final, diante da Universidad de Chile, colocaria a equipe brasileira em vantagem para decidir a classificação como mandante.

"Estamos mostrando nos últimos jogos que temos condições de fazer o que fizemos contra La U (vitória por 2 a 0, como visitante, e por 5 a 0, na volta). Temos condições de voltar do Chile com um bom resultado, vamos para cima", afirmou o aliviado Rhodolfo.



'Ameaçado' por Ganso, Osvaldo acredita que tem agradado Ney Franco

Quem deixou o gramado do Morumbi no domingo para Paulo Henrique Ganso estrear foi Jadson, mas Osvaldo sabe que é outro candidato a perder vaga neste ano para o ex-santista jogar. Nem por isso ele se preocupa, crente de que tem feito o máximo para agradar ao técnico Ney Franco.

"Tenho tido sequência e venho procurando fazer o que o professor me pede. Ontem (domingo) foi da mesma maneira. Sabia da possibilidade de sair, de ele mudar o esquema, mas vou continuar fazendo meu trabalho normalmente. Sei que posso crescer cada vez mais para ajudar", disse o jogador.

A disputa, a princípio, se restringe à atual temporada, porque o meia-atacante Lucas se apresentará ao Paris Saint-Germain em janeiro e abrirá vaga no sistema ofensivo. Assim, mesmo que Jadson e Ganso atuem juntos, Osvaldo pode permanecer entre os titulares, ao lado de Luis Fabiano.

Enquanto isso, Ganso deve entrar aos poucos na equipe, como no domingo, quando jogou 38 minutos, tempo suficiente, na opinião de Osvaldo, para demonstrar sua qualidade.

"Ele é um jogador diferenciado, acertou todos os passes que deu. Ele vê muito bem a movimentação dos jogadores de frente e enfiou uma bola boa para mim, que procuro fazer muitas jogadas em diagonal", analisou o camisa 17, que infernizava a marcação do Náutico pela ponta esquerda.

Para a partida de quinta-feira, pela semifinal da Copa Sul-americana, contra a Universidad Católica, Ganso é dúvida. Ele pode não viajar ao Chile para ficar treinando na capital paulista e ir a campo no domingo, diante da Ponte Preta, em Campinas, pelo Campeonato Brasileiro.



Com tornozelo dolorido, Toloi vira dúvida para semi contra Católica

Substituído no intervalo do duelo contra o Náutico após entorse no tornozelo esquerdo, Rafael Toloi virou dúvida para a primeira partida semifinal da Copa Sul-americana, nesta quinta-feira, diante da Universidad Católica, em Santiago.

O zagueiro reclamou do incômodo nos minutos finais do primeiro tempo, mas permaneceu em campo até o intervalo, quando então foi substituído por Edson Silva. Segundo o médico José Sanchez, ele será reavaliado até esta terça-feira, véspera da viagem para o Chile.

"Conversamos no Reffis, e ele está com um pouco de dor ainda, mas com vontade de jogar", disse Rhodolfo, seu companheiro de defesa, nesta segunda. "Não podemos perdê-lo por mais jogos, se bem que o Edson entrou muito bem também. Quem entrar no lugar dele vai dar seu máximo".

Além de Toloi, outra dúvida é Paulo Henrique Ganso. O meia estreou no domingo, tendo entrado em campo aos dez minutos da segunda etapa, mas pode permanecer na capital paulista para dar continuidade ao processo de recuperação física, já que estava havia três meses sem atuar.

Focado exclusivamente na Sul-americana após se garantir na próxima edição da Libertadores, o São Paulo enfrentará a Católica às 20h15 (de Brasília) de quinta-feira, em Santiago.



Garantido na Libertadores 2013, São Paulo conclui exames do elenco

Atento ao calendário apertado da próxima temporada, o São Paulo concluiu nesta segunda-feira os exames clínicos e cardiológicos do elenco no Hospital do Coração, procedimento que iniciou na semana passada para não prejudicar a preparação da equipe em 2013.

Garantido no G-4 do Campeonato Brasileiro, o time ainda pode ser vice-líder e ir diretamente para a fase de grupos da Copa Libertadores, mas, a quatro pontos do segundo colocado Grêmio, restando seis em disputa, a tendência é de que a vaga conquistada seja para a fase preliminar do torneio, que deve começar já no final de janeiro.

Depois de um primeiro grupo de 13 jogadores passar pelos exames na quarta-feira, os outros 16 atletas do elenco foram submetidos a esse procedimento nesta segunda, deixando o CT da Barra Funda sem nenhuma movimentação no gramado - os titulares na vitória sobre o Náutico, no domingo, realizaram apenas trabalho regenerativo.

Com a vitória por 2 a 1 no Morumbi, o São Paulo alcançou a marca de 62 pontos ganhos no Brasileiro, o qual agora deixará de lado para priorizar a disputa do título da Copa Sul-americana. O primeiro jogo da semifinal contra a Universidad Católica será na quinta-feira, em Santiago.

A dúvida para esta partida é Paulo Henrique Ganso. O meia estreou com a camisa 8 tricolor no domingo, ao entrar em campo aos dez minutos do segundo tempo, mas pode não ir para o Chile. A comissão técnica ainda pensa se vale a pena tirá-lo do processo de recuperação física, uma vez que, em função da viagem, ele perderia sessões de treinamento.

A delegação tricolor deixa a capital paulista na manhã de quarta-feira. O duelo está marcado para 20h15 (de Brasília) do dia seguinte.