segunda-feira, 10 de junho de 2013

Teve Isso! GPS no calção, golaço de Dodô e rival tirado de campo na marra

O fim de semana do futebol brasileiro foi marcado por muitos fatos curiosos como o uso de GPS no calção pelos jogadores do Botafogo-SP para melhor avaliar a performance de cada um deles nos jogos, além do encontro afetuoso do técnico Cristóvão Borges, do Bahia, com seus ex-comandados do Vasco. Dodô, o 'Artilheiro dos gols bonitos', fez mais um para a sua coleção. Confira essas e muitas outras no Teve isso desta segunda-feira.

Saída de campo na marra

O meia Cléber Santana, do Avaí, não teve muita paciência na abertura da quinta rodada da Série B. Durante a derrota por 2 a 0 para o Joinville, o jogador tricolor Francis se aproveitava de um lance para segurar o resultado do jogo, fazendo uma pequena cera. O jogador do Leão se irritou com a cena e arrancou o adversário do campo, puxando-o pelas pernas. O árbitro não gostou nada da atitude de ambos, tanto do "ator" do JEC, quanto pelo improvisado "homem-maca" avaiano. Deu cartão amarelo para ambos.

Clodoaldo zoaçao Goytacaz (Foto: Reprodução/Facebook)Clodoaldo foi alvo da zoação nas redes
(Foto: Reprodução/Facebook)

Zoação na Segundona carioca

O fim de semana foi péssimo para a torcida do Goytacaz, time de Campos do Goytacazes (RJ). Como se não bastasse a dor da eliminação na Série B do Carioca, os torcedores do ainda tiveram que aguentar as zoações dos rivais na internet. O time da Rua do Gás empatou sem gols com o São João da Barra na tarde de sábado e deu adeus à competição.

Em uma rede social, uma das peças mais criativas coloca o famoso personagem brasileiro capitão Nascimento, protagonista dos filmes Tropa de Elite 1 e 2, no meio da torcida do Goytacaz bradando um dos seus bordões mais conhecidos: "Não vai subir ninguém". A frase faz alusão ao fato do clube não ter mais condições de conseguir o acesso para a elite do futebol do Rio de Janeiro. E até o "matador" Clodoaldo, veterano atacante, foi comparado aos policiais do filme fictício "Fora da Elite". Paciência, torcida...

Zoação Goytacaz (Foto: Reprodução da internet)Montagem põe Capitão Nascimento na torcida do Goytacaz (Foto: Reprodução da internet)

Leandro Palmeiras corte (Foto: reprodução / Twitter / Leandro)Leandro e o corte na foto do Twitter
(Foto: reprodução / Twitter / Leandro)

Cortado nas redes sociais

O atacante Leandro deixou a derrota por 1 a 0 para o Sport no intervalo e não entrou no gramado para protestar contra o árbitro Wagner Reway ao término da partida. O jogador do Palmeiras, porém, não demorou para protestar contra o gol que acabou determinando a derrota do Verdão no Recife. Através de sua conta no Twitter, Leandro fez duras críticas ao juiz e lamentou que dois erros do árbitro, segundo ele, tenham sido responsáveis diretos pelo segundo tropeço do time alviverde na Série B do Brasileirão.

– É uma palhaçada, aí não acontece nada, nenhuma punição e os prejudicados somos nós. Brincadeira o que ele fez – escreveu o atacante.

Após o primeiro protesto, Leandro postou sequência uma foto que mostra sua canela com um machucado. Sem especificar em qual lance havia se machucado, reclamou da marcação de Wagner Reway.

– Palhaçada, nem falta deu. Ainda me fala que não viu o lance – completou.

Cristóvão queridão

Um técnico, quando é demitido de um clube, geralmente o faz deixando desafetos, problemas, mágoas e às vezes até inimigos. Parece que a história de Cristóvão Borges com o Vasco não foi assim. Pelo menos com os jogadores. Antes do empate por 1 a 1 do time cruz-maltino com o Bahia, em Volta Redonda, uma fila de atletas da equipe carioca foi formada para cumprimentar o atual técnico do Bahia.

- É um reecontro com pessoas que fizeram parte da minha vida recente no futebol e de momentos importates na minha vida - disse, antes da partida.

Ex-Inter-RS, Oscar é vaiado na Arena do Grêmio

Autor do primeiro gol brasileiro e um dos destaques em campo, Oscar viveu um domingo diferente durante a vitória por 3 a 0 sobre a França. Ex-jogador do Internacional, o meia do Chelsea foi vaiado pelos gremistas – maioria na Arena do Grêmio - ao ter o nome anunciado no início do jogo e no momento que foi substituído no segundo tempo. O jogador, no entanto, encarou o indidente com naturalidade e disse que as vaias só aconteceram devido à grande rivalidade entre os clubes gaúchos.Ao balançar as redes, no segundo tempo, o jogador foi ovacionado na Arena do Grêmio. No entanto, as vaias voltaram quando ele foi substituído por Lucas e incomodaram. Tanto, que o paulista Oscar fez questão de mostrar seu carinho pelo Rio Grande do Sul ao marcar contra a França. Na comemoração, ele fez gestos e falou: “Eu sou daqui”.

Gol 100 da Série A do Brasileiro 2013

O Vitória derrtou o Atlético-PR por 3 a 2, no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santa, em partida válida pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os gols da equipe baiana foram marcados por Maxi Biancucchi , Escudero e Luís Cáceres. Já os gols do Furacão foram feitos por Éderson e Luiz Alberto. Éderson por sinal marcou o centésimo gol da Série A do Campeonato Brasileiro 2013. O Vitória está na segunda colocação, com 10 pontos, enquanto que o Atlético-PR está na décima quarta posição, com 5 pontos.

Numeração confusa

O Botafogo-PB pode ter se livrado de uma dura punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O clube parece ter se atrapalhado e mandou a campo dois jogadores com a numeração trocada das camisas na partida deste sábado diante do Sergipe, no Estádio Almeidão. Como o árbitro não colocou, pelo menos na súmula eletrônica da CBF, nenhuma ocorrência sobre o caso, o time pode ter escapado de pagar uma multa de até R$ 100 mil, como prevê o artigo 191, inciso III,do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. De acordo com o diretor técnico da Federação Paraibana de Futebol, José Araújo, a confusão ficou por conta das camisas do meia Pio, que entrou com a mesma numeração do volante Izaías, e do zagueiro André Lima, que entrou com a mesma identificação de Éverton. Botafogo e Sergipe empataram por 1 a 1 o jogo válido pela segunda rodada da Série D do Brasileirão. Thiaguinho abriu o placar para o time de João Pessoa enquanto que Kível deixou tudo igual para o Sergipe. Com o resultado, o Belo somou dois pontos e ocupa a terceira posição na tabela, fora da zona de classificação. No topo está a equipe sergipana, com quatro pontos.

Confusão no Botafogo-PB: Meia Pio troca camisa com o volante Izaías (Foto: Richardson Gray / Globoesporte.com/pb)Meia Pio troca camisa com o volante Izaías (Foto: Richardson Gray / Globoesporte.com/pb)

Seleção do Taiti acompanha jogo do Brasileiro

A seleção do Taiti, que se prepara, em Belo Horizonte, para a disputa da Copa das Confederações, marcou presença, neste domingo, na Arena do Jacaré, onde acompanhou a partida entre Atlético-MG e Grêmio, adiada da segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Após treinamento realizado  no CT Lanna Drumond, centro de treinamentos do América-MG, todos os jogadores, com máquinas fotográficas e filmadores nas mãos, entraram rapidamente no ônibus e foram para Sete Lagoas, distante 70 quilômetros da capital mineira. O Galo venceu a partida por 2 a 0.

Seleção doTaiti na Arena do Jacaré (Foto: Fernando Martins)Seleção do Taiti na Arena do Jacaré para acompanhar Atlético-MG x Grêmio (Foto: Fernando Martins)

Ainda o artilheiro dos gols bonitos

Ele continua o mesmo, apenas a idade que avança. Na vitória da Cabofriense por 2 a 1 sobre o Barra da Tijuca, pela Segundona Carioca, o atacante Dodô não saiu com os três pontos. Mas deixou sua marca e manteve a fama de "Artilheiro dos Gols Bonitos".

Aos 26 minutos da primeira etapa, o zagueiro André Oliveira tentou afastar um dos raros ataques do Barra na partida, mas acabou mandando para a própria área. Lá estava Dodô, que acertou um lindo voleio no canto direito. Jefferson só observou. Foi o sexto gol do atacante na Série B do Carioca.

Dodô marcou, mas a Cabofriense superou o Barra da Tijuca e está na semifinal (Foto: Léo Borges)Dodô marca, mas a Cabofriense supera o Barra da Tijuca e está na semifinal (Foto: Léo Borges)

GPS no calção

GPS usados pelo Botafogo-SP (Foto: Agência Botafogo-SP)GPS é colocado no calcão (Foto: Botafogo-SP)

Os jogadores do Botafogo-SP ganharam mais um ‘apetrecho’ para as partidas da Série D do Brasileiro. Agora, cada atleta vai para campo com um GPS de cinco centímetros preso ao calção. A novidade irá ajudar o preparador-físico Diego Kami Mura a individualizar os treinamentos e, com isso, melhorar a condição física do time do Pantera.

Diante do Metropolitano, o GPS foi utilizado pela primeira vez e constatou que o lateral-esquerdo Fernando foi o que mais correu em campo, terminando a partida com 10.528 quilômetros percorridos. O aparelho também mostra o jogador que teve mais velocidade durante algum pique na partida. Neste quesito, o meia Gustavo Lima ficou com a primeira posição. O meia atingiu aos 33,39 quilômetros por hora numa arrancada.

Preparador-físico Diego Kami Mura analisa dados do GPS no Botafogo-SP (Foto: Agência Botafogo-SP)Preparador-físico Diego Kami Mura analisa dados do GPS no Botafogo-SP (Foto: Agência Botafogo-SP)

De volta pra casa

Após 106 dias presos na Penitenciária de San Pedro, em Oruro, os sete corintianos libertados na quinta-feira pela Justiça da Bolívia chegaram a São Paulo na tarde deste domingo com sensação de alívio por estarem de volta, mas também de apreensão pelo futuro dos outros cinco que permanecem detidos, acusados de participação na morte do garoto Kevin Espada, atingido por um sinalizador marítimo durante jogo entre San José e Corinthians, no dia 20 de fevereiro, pela Libertadores. O Corinthians, que chegou a divulgar nota oficial na quinta-feira, comemorando a libertação dos sete torcedores, não enviou nenhum representante ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, para recebê-los. Chegaram ao Brasil: Tiago Aurélio dos Santos Ferreira, Danilo Silva de Oliveira, Tadeu Macedo Andrade, Rafael Machado Castilho Araújo, Fábio Neves Domingos, Hugo Nonato e Clever Souza Clous. Permanecem em Oruro: Reginaldo Coelho, Leandro Silva de Oliveira, José Carlos da Silva Júnior, Marco Aurélio Nefreire e Cleuter Barreto Barros.

Desembarque, Corintianos presos, Bolívia (Foto: Marcos Ribolli)Corintianos é recebido com festa ao chegar da Bolívia (Foto: Marcos Ribolli)

Encontro no aeroporto

Um encontro inusitado entre corintianos e palmeirenses aconteceu no aeroporto de Recife, na tarde deste domingo. De folga, três jogadores alvinegros, o goleiro Danilo Fernandes, o lateral Fábio Santos e o meia Douglas encontraram a delegação alviverde, que aguardava para viajar a Natal, onde se concentram para a partida contra o América-RN, na próxima terça-feira. Os corintianos pararam para conversar com alguns palmeirenses, como o lateral Marcelo Oliveira e o zagueiro Maurício Ramos. Douglas teve um bate-papo rápido com o técnico Gilson Kleina. No único confronto nesta temporada, pelo Campeonato Paulista, os arquirrivais ficaram no empate por 2 a 2.

Douglas, Palmeiras (Foto: rodri)Douglas, do Corinthians, conversa com o técnico Gilson Kleina, do Palmeiras (Foto: rodri)

Rivalidade deixada de lado em prol da Seleção

A rivalidade Gre-Nal ficou em segundo plano para quatro amigos neste domingo. Gustavo Angeli, Vagner Petzhold, Evandro Simões e Darwin Fleck uniram forças para torcer pela Seleção Brasileira comandada por Felipão. Mas para os colorados a tarefa de ir ao estádio rival não é das mais fáceis: tomar refrigerante em copo azul, sentar em cadeiras azuis... tudo é motivo para brincadeiras.

Torcida, Brasil e França, Arena Grêmio (Foto: Cintia Barlem)Torcedores do Grêmio e do Inter-RS deixaram a rivalidade de lado em prol da Seleção (Foto: Cintia Barlem)



Jadson aproveita folga na Seleção e visita companheiros no São Paulo

Após a vitória sobre a França, por 3 a 0, em Porto Alegre, Jadson aproveitou a segunda-feira de folga da seleção brasileira e foi ao CT da Barra Funda, em São Paulo, visitar os companheiros de time. O meia demonstrou apoio ao grupo antes da partida contra o Grêmio, nesta quarta-feira, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

- Nossa equipe é qualificada e tem totais condições de conquistar os três pontos. Claro, o Grêmio tem um bom time, mas já mostramos que podemos vencer fora de casa - disse o atleta, em entrevista ao site oficial do clube do Morumbi.

Jadson conversa com Wellington no CT do São Paulo (Foto: Site oficial do São Paulo FC)Jadson revê companheiros no CT do São Paulo (Foto: Site oficial do São Paulo FC)

Jadson se reapresenta ao técnico Luiz Felipe Scolari nesta terça, em Goiânia. O Brasil estreia na Copa das Confederações no próximo sábado, diante do Japão, em Brasília.

- É bom estar entre os 23 escolhidos para defender o Brasil na Copa das Confederações. Estou feliz e vou trabalhar firme para conquistar o meu espaço no time - declarou o são-paulino, que não participou dos amistosos preparatórios, diante de Inglaterra e França.

E se, de longe, Jadson estará acompanhando seus companheiros de clube, no São Paulo a torcida também é grande para que o meia volte com a taça. Durante a disputa do torneio, o Campeonato Brasileiro sofrerá uma pausa e os jogadores do Tricolor terão dez dias de folga.

- Vou aproveitar o período para descansar com a minha família e também torcer muito pelo Jadson. Torço para ele jogar e elevar o nome do São Paulo ainda mais. Depois, estaremos esperando ele de braços abertos para que nos ajude como vinha fazendo - disse o atacante Aloísio.



Cria do Grêmio, Aloísio vê menos pressão na Arena do que no Olímpico

Aloísio, Coletiva São Paulo (Foto: Maria Clara Ciasca)Aloísio, do São Paulo (Foto: Maria Clara Ciasca)

Revelado pelas categorias da base do Grêmio, Aloísio teve o Olímpico como sua casa de 2006 a 2009. Agora defendendo as cores do São Paulo, o atacante reencontrará o ex-clube nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), e comemora o fato de a partida ser na nova Arena, que, para ele, exerce menos pressão sobre o adversário do que o antigo estádio do Tricolor gaúcho.

- Nunca estive lá, mas (a distância entre a arquibancada e o gramado) parece um pouco mais afastado do que no Olímpico. Claro que a torcida vai empurrar o time deles, mas, no meu modo de ver, vai haver menos pressão.

No Olímpico, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o Grêmio ostentava 83,3% de aproveitamento. Na nova Arena esse número cai para 66,8%, com sete vitórias, dois empates e duas derrotas (para o Cruzeiro no Campeonato Gaúcho, e Huachipato, durante a Taça Libertadores).

- Um clube grande como o Grêmio é forte em qualquer estádio, mas acho que o São Paulo pode tirar proveito (por ser na Arena) para fazer um grande jogo e conseguir os pontos em Porto Alegre.

Precisando de um bom resultado fora de casa após a derrota para o Goiás no Morumbi, Ney Franco alterou a formação tática e escalou o São Paulo com três atacantes no treino desta segunda-feira. Novidade no lugar de Maicon, Aloísio não quis dizer se a mudança deixará o time mais exposto para a partida desta quarta-feira.

- Ainda tem mais um treino e vamos escutar o que o professor tem a nos dizer. Ele pode querer que a gente marque sobre pressão ou então que espere pelo adversário. Não vou entregar a tática para vocês (risos).

* Maria Clara Ciasca colaborou sob supervisão de Zé Gonzalez



Em coletivo no CT, Ney Franco volta a usar esquema com três atacantes

Aloísio no treino do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)Aloísio ganha nova chance entre os titulares no jogo
desta quarta, contra o Grêmio (Foto: Marcos Ribolli)

Após a folga na tabela no fim de semana, o São Paulo treinou nesta segunda-feira, de olho na partida desta quarta-feira, contra o Grêmio, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Em coletivo de quase uma hora no CT da Barra Funda, o técnico Ney Franco mudou o esquema tático e voltou a usar os três atacantes na frente, com Aloísio na vaga de Maicon. No meio-campo, Denilson reapareceu na vaga de Wellington.

A entrada do volante já era prevista. O volante só não atuou diante do Goiás, na quarta-feira passada, por estar suspenso. O jogo em Porto Alegre pode ser o último do jogador pelo clube, já que seu vínculo com o clube se encerra dia 30 de julho, ou seja, durante a pausa para a disputa da Copa das Confederações.

Ney Franco, por outro lado, manteve Juan na lateral esquerda. Após as críticas que o jogador sofreu no jogo passado, havia a expectativa pela estreia do recém-contratado Reinaldo, mas o treinador reiterou seu apoio ao veterano. Carleto, titular da posição, sofreu uma lesão no joelho esquerdo e dificilmente volta a entrar em campo na temporada. Rafael Toloi, que apenas correu pelo gramado, segue como desfalque e só retornará ao time em julho.

O provável time do São Paulo diante do Grêmio é: Rogério; Douglas, Lúcio, Paulo Miranda e Juan; Denílson, Rodrigo Caio e Paulo Henrique Ganso; Aloísio, Osvaldo e Luis Fabiano. Entre os reservas estavam: Dênis, Caramelo, Edson Silva, Rhodolfo e Reinaldo; Wellington, Maicon, Régis e Roni; Silvinho e Lucas Evangelista.

Denilson São Paulo (Foto: Dorival Rosa / VIPCOMM)Denilson, livre de suspensão, voltará ao meio-campo nesta quarta-feira  (Foto: Dorival Rosa / VIPCOMM)

Além do coletivo, Ney Franco treinou bolas paradas e também comandou atividade específica de finalização. Com sete pontos na tabela e vindo de derrota em casa, o São Paulo pega o Grêmio para tentar terminar no G-4 antes da pausa do Campeonato Brasileiro.

*Maria Claria Ciasca colaborou sob supervisão de Zé Gonzalez



Diretor de prisão alemã diz que Breno pode ser liberado nos próximos dias

Breno bayern de munique tribunal julgamento (Foto: Clicia Oliveira / Globoesporte.com)Breno, durante o julgamento, no ano passado
(Foto: Clicia Oliveira / Globoesporte.com)

Preso desde julho do ano passado, quando foi considerado culpado por incendiar a própria casa em setembro de 2011, o zagueiro Breno pode ser liberado nos próximos dias. É o que afirma o jornal alemão Welt, que publica na edição desta segunda uma entrevista com o diretor da cadeia de Stadelheim, Michael Stumpf.

– Nós ainda estamos na fase de conversa com as autoridades de imigração. Elas estão avançadas e essa liberdade pode ser concedida ao Breno em breve – afirmou.

Se o zagueiro for liberado, são duas as possibilidades.: o atleta pode ter de seguir trabalhando na Alemanha ou então ser deportado para o Brasil. Vale lembrar que a pena do defensor é de três anos e nove meses. O jogador já tem um contrato em vigor com o São Paulo até 2015. O clube do Morumbi, por enquanto, concede uma ajuda financeira aos familiares. A partir do momento que ele estiver liberado, ganhará um aumento.

O Tricolor espera que essa segunda possibilidade se torne real.

– Fomos pegos de surpresa com essa notícia. Estávamos esperando algo nesse sentido para o final do ano. Se realmente acontecer e ele for deportado, começará a trabalhar imediatamente no São Paulo – afirmou uma fonte da diretoria são-paulina.

Breno foi uma das primeiras revelações do CT de Cotia e, no final de 2007, foi negociado com o Bayern de Munique por US$ 19 milhões (R$ 40,7 milhões). No clube bávaro, no entanto, ele nunca conseguiu se firmar. Sofreu com algumas lesões no joelho e depois teve o problema que o levou para a prisão.



Real Madrid confirma a contratação de Casemiro por quatro temporadas

Casemiro no treino do Real Madrid (Foto: Divulgação)Casemiro no treino do Real Madrid: contrato por
quatro temporadas com o clube (Foto: Divulgação)

O Real Madrid anunciou em seu site oficial que efetivou a contratação do volante brasileiro Casemiro. O vínculo acertado é por quatro temporadas.

Casemiro estava emprestado pelo São Paulo ao Real desde o início do ano. O valor da opção de compra era de € 6 milhões, cerca de R$ 15,8 milhões.

O brasileiro integrava a equipe B do Real, chamada de Castilla, mas chegou a disputar uma partida pelo time principal. Sob o comando de José Mourinho, jogou os 90 minutos da vitória por 3 a 1 sobre o Bétis, no dia 20 de abril, pelo Campeonato Espanhol.

Pelo Castilla, Casemiro entrou em campo 15 vezes e fez um gol, ganhando seis partidas, perdendo cinco e empatando quatro. A equipe B do Real terminou em oitavo lugar na segunda divisão do Espanhol.

O volante foi beneficiado pela lesão de Xabi Alonso. Operado no púbis por causa de uma inflamação, o titular absoluto do meio de campo merengue chegou até a ser cortado da seleção espanhola que disputa a Copa das Confederações, no Brasil, entre os dias 15 e 30 de junho.



Rodada#5 tem jogo sem cartão, gol relâmpago e pintura coletiva: pacotão

Michel e Felipe, Vitória e Atlético-PR (Foto: Eduardo Martins / Agência Estado)Leão e Furacão fizeram jogo movimentado, mas
sem cartões (Foto: Eduardo Martins/Ag. Estado)

A quinta rodada do Brasileirão só termina na próxima quarta-feira, com os jogos Santos x Atlético-MG e Grêmio x São Paulo, mas as partidas do final de semana já tiveram diversos destaques. A começar pelo duelo entre Vitória e Atlético-PR. A equipe baiana venceu o Furacão por 3 a 2, em Feira de Santana, em um jogo recheado de faltas: 25 ao todo. O curioso, porém, é que mesmo com o excesso de infrações, o árbitro Anderson Daronco não tirou os cartões do bolso uma vez sequer. Com isso, o confronto se tornou o primeiro no campeonato sem amarelo ou vermelho.

A liderança da competição permanece com o Coritiba. Pelo menos até a próxima quarta-feira, quando o Fluminense encara a Portuguesa, em jogo adiado da segunda rodada. Se vencer, o time de Abel assume a ponta. O Coxa bateu o Náutico, por 1 a 0, no Couto Pereira, com o gol mais rápido do Brasileirão 2013. O meia Alex cobrou falta da esquerda e o atacante Deivid completou para o fundo das redes logo aos 54 segundos de partida.

Em Campinas, o Botafogo bateu a Ponte Preta, por 2 a 0, e precisou de apenas quatro toques para realizar uma pintura de gol. Aos 31 minutos do primeiro tempo, Lucas bateu lateral para Fellype Gabriel e o meia deu um lindo toque de calcanhar para Rafael Marques. O atacante subiu mais alto que o zagueiro e escorou para Seedorf na entrada da pequena área. O holandês emendou de primeira e colocou a bola no canto esquerdo do goleiro Roberto.

Outro grande destaque da rodada foi o volante Willians, do Internacional. No empate por 2 a 2 entre o time colorado e o Cruzeiro, na Arena do Jacaré, o jogador roubou nada menos do que nove bolas, um recorde neste Brasileirão. Já os goleiros Fábio, da Raposa, e Wilson, do Vitória, novamente se destacaram com quatro defesas difíceis cada.

Vale lembrar que a partida em que o Atlético-MG venceu o Grêmio por 2 a 0 é válida pela segunda rodada e, por isso, não conta para as estatísticas do pacotão da rodada#5. Sendo assim, o gol incrivelmente perdido pelo gremista Lucas Coelho, no fim do duelo, também não entra nos selos abaixo.

O GLOBOESPORTE.COM mostra as estatísticas e os selos da 5ª rodada. Confira!

INFO Pacotão brasileirão 2013 5ª rodada (Foto: Editoria de arte)

header golaço (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

O Botafogo derrotou a Ponte Preta por 2 a 0, no Moisés Lucarelli, e chegou à sua terceira vitória em cinco jogos no Brasileirão. E o gol que abriu o caminho para o triunfo da equipe alvinegra foi uma pintura coletiva. Lucas cobrou lateral para Fellype Gabriel e o meia tocou de calcanhar para Rafael Marques. O atacante subiu mais que a zaga e ajeitou de cabeça para o holandês Seedorf, que emendou de primeira no canto esquerdo sem chances para o goleiro Roberto fazer a defesa.

header defesa (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Mesmo com um jogador a menos - o volante Diones foi expulso -, o Bahia arrancou um empate em 1 a 1 com o Vasco, em Volta Redonda. E um dos grandes responsáveis pelo resultado foi o goleiro Marcelo Lomba. Aos 15 minutos do segundo tempo, ele realizou um verdadeiro milagre. Após cabeçada do atacante André na trave, Edmílson pegou o rebote na pequena área e chutou. Mostrando um grande poder de reação, Lomba se esticou e fez uma defesa incrível para evitar o gol vascaíno.

header mico (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

Internacional e Cruzeiro fizeram um ótimo jogo e empataram por 2 a 2, na Arena do Jacaré. Mas o Colorado poderia ter saído com um resultado melhor não fosse uma bobeada de Rafael Moura. Ajudando a defesa em um lance de escanteio do Cruzeiro, o atacante subiu e colocou a mão na bola de forma escandalosa, proporcionando um pênalti ao adversário. O meia Éverton Ribeiro, que não tem nada a ver com isso, cobrou e marcou para a Raposa.

header sarrafo (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

O Fluminense teve que suar muito para bater o Goiás, por 2 a 1, de virada, em Macaé. Tudo porque quando jogo ainda estava 0 a 0, nos acréscimos do primeiro tempo, o atacante Rhayner deu um carrinho muito duro, na canela do goleiro Renan, e foi expulso de campo, deixando a equipe com um jogador a menos.

header drible (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

O Atlético-PR perdeu para o Vitória, por 3 a 2, em Feira de Santana. Mas apesar da derrota, o meia Paulo Baier protagonizou o lance mais bonito do jogo. Demonstrando muita categoria, o veterano jogador aplicou um lindo lençol no volante Cáceres e deu prosseguimento à jogada de ataque do Furacão.

header ator pacotao (Foto: infoesporte)

O relógio marcava 20 minutos do primeiro tempo e o Vasco já perdia por 1 a 0 para o Bahia, em Volta Redonda. Foi então que o meia Carlos Alberto foi lançado na área, tentou um drible em Fahel e, ao ser levemente tocado pelo volante, se jogou no gramado de forma acintosa. A encenação do camisa 10 foi tão boa, que o árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza acabou assinalando pênalti para o time carioca. O próprio jogador converteu.



Iguais na tabela, Florianópolis e São Paulo/Suzano jogam pela Liga Futsal

São Paulo/Suzano liga paulista (Foto: Thiago Fidelix)Tricolor e Florianópolis fazem jogo importante para
a classificação (Foto: Thiago Fidelix)

São Paulo/Suzano e Florianópolis entram em quadra nesta segunda-feira na capital catarinense empatados com 13 pontos na tabela da Liga Futsal. Os dois times têm campanha idêntica no campeonato com três vitórias, quatro empates e seis derrotas, mas os suzanenses levam vantagem no saldo de gols (1 contra -7), o que garante o time paulista no 16º lugar, um a frente dos catarinenses.

Como 16 equipes se classificam para a próxima fase do torneio nacional, o jogo que será disputado no Ginásio Rozendo Lima Vasconcelos, às 20h, é fundamental para os dois times. Após esta rodada vão restar apenas quatro para o fim desta etapa.

O Tricolor nem teve tempo para comemorar a vitória sobre o Cascavel no sábado e embarcou de ônibus direto para o Sul do país. O técnico Fernando Cabral elogiou a postura da equipe que derrotou os paranaenses por 5 a 0 e cobrou a mesma entrega em todos os jogos.

- O que tenho cobrado deles é que nós temos que sair da quadra esgotados, tem que ser 100%. Se perder, é porque o adversário foi melhor – disse Cabral.

Ele ainda acredita na classificação, mas ressalta a importância do confronto desta segunda-feira, contra um adversário direto pela vaga.

- A situação deles (Florianópolis) é a mesma que a nossa. Não tem jogo fácil e restando cinco partidas, com 15 pontos em disputa, precisamos pontuar o máximo para conseguir a classificação. O importante é se manter vivo até a última rodada – falou o técnico tricolor.



Pesadelo de Ney: quase metade dos gols sofridos saiu de cruzamentos

A derrota para o Goiás, na semana passada, foi o resumo do grande problema que o São Paulo vem enfrentando em 2013. Enquanto Ney Franco sonha com a contratação de atacantes, a defesa liderada pelo pentacampeão Lúcio não se encontra. Dos 38 gols sofridos pelo Tricolor na temporada, quase metade saiu em cruzamentos para a área de Rogério Ceni.

A rede são-paulina foi balançada 16 vezes nesse tipo de jogada somando Taça Libertadores, Campeonato Paulista e Brasileirão. Os números preocupam o técnico Ney Franco, que passou a fazer treinamentos específicos com a defesa para evitá-los. No entanto, o resultado ainda não apareceu.

No torneio sul-americano, os problemas apareceram logo na fase prévia, em que a equipe não teve dificuldades para superar o Bolívar em dois jogos. Após vencer por 5 a 0, no Morumbi, o time foi derrotado por 4 a 2, em La Paz, sendo vazado duas vezes de cabeça.

Os erros continuaram na fase de grupos, quando o Tricolor sofreu para ficar com uma das duas vagas. Na estreia, um gol de cabeça e outro de cruzamento na derrota por 2 a 1 para o Galo. Diante do Strongest, no Morumbi, um partindo de escanteio. Na Argentina, a derrota para o Arsenal foi construída com gols que saíram de rebotes da zaga após levantamentos.

São Paulo treino (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Elenco do São Paulo treina jogadas de bolas paradas no CT de Cotia (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

Já nas oitavas, contra o mesmo Atlético-MG, o sonho da classificação começou acabar em um escanteio. Ronaldinho marcou de cabeça em vacilo dos defensores (Lúcio havia acabado de ser expulso) e abriu caminho para a virada por 2 a 1, no Morumbi. No segundo duelo, o triunfo por 4 a 1 garantiu os mineiros nas quartas de final.

Até mesmo contra adversários teoricamente mais fracos no estadual o São Paulo sofreu. O time levou gols de cabeça de Atlético Sorocaba, Santos, Oeste e XV de Piracicaba, além de outros em cruzamentos diante de União Barbarense, Santos novamente, Guarani e Ituano.

O Tricolor também não engrenou uma dupla de zaga titular desde o início do ano. Lúcio, que também esteve na reserva, foi quem mais atuou, formando parceria com todos os outros defensores do elenco: Rhodolfo começou, depois perdeu espaço para Rafael Toloi. Edson Silva assumiu a vaga, mas já voltou para a reserva. Agora, Paulo Miranda, lateral até o fim da Libertadores, tem a chance dele.

Os erros do setor, aliás, fizeram a diretoria observar o mercado. Cléber, da Ponte Preta, chegou a interessar, mas o negócio não vingou. Nas últimas semanas, os dirigentes revelaram que o clube quase acertou com um zagueiro brasileiro que atua na Europa – o nome não foi revelado.

A zaga são-paulina será testada novamente na quarta-feira. A equipe enfrenta o Grêmio, quarta-feira, às 22h, na Arena, pelo Brasileirão.



Resultados de domingo nas Séries A, C e D do Brasileiro e quatro estaduais

Campeonato Brasileiro 2013 (2ª e 5ª rodadas)

Fluminense 2 x 1 Goiás - rodada 5
Vitória 3 x 2 Atlético-PR - rodada 5
Coritiba 1 x 0 Náutico - rodada 5
Atlético-MG 2 x 0 Grêmio - rodada 2

Campeonato Brasileiro Série C 2013 (Primeira fase - 2ª rodada)

Barueri 1 x 0 Crac
Duque de Caxias 1 x 1 Vila Nova
Guarani 1 x 0 Mogi Mirim
CRB 2 x 1 Santa Cruz

Campeonato Brasileiro Série D 2013 (Primeira fase - 2ª rodada)

Maranhão 2 x 2 Salgueiro
Metropolitano-SC 0 x 0 Lajeadense
Nacional-AM 2 x 0 Plácido de Castro

Campeonato Paulista Segunda Divisão 2013 (Primeira fase - 7ª rodada)

Tanabi 1 x 1 Fernandópolis
Assisense 2 x 2 Grêmio Prudente
José Bonifácio 3 x 1 Taquaritinga
Guariba 0 x 2 Matonense
Radium 0 x 2 Paulistinha
Américo 3 x 3 Palmeirinha
Elosport 3 x 0 Desportivo Brasil
Primavera 1 x 0 Nacional-SP
Sumaré 0 x 4 SEV Hortolândia
ECUS 4 x 2 Manthiqueira
Jabaquara 1 x 1 Mauaense

Campeonato Carioca Série C 2013 (Primeira fase - 5ª rodada)

Duquecaxiense 2 x 0 União Marechal
Atlético Rio 0 x 3 Nova Cidade - W.O.
Everest 0 x 3 Serrano-RJ - W.O.
Miguel Couto 2 x 1 Arraial do Cabo
Mangaratibense 2 x 1 Rubro
Riostrense 1 x 1 Búzios
Villa Rio 4 x 0 Teresópolis
Queimados 3 x 1 Itaboraí Profute
São Gonçalo FC 1 x 0 São José-RJ
Marinho 0 x 0 Campo Grande
Nilópolis 0 x 0 La Coruña

Campeonato Gaúcho Segunda Divisão 2013 (Segundo turno - 5ª rodada)

São Paulo-RS 1 x 0 Farroupilha
Internacional SM 1 x 2 Ypiranga-RS
Panambi 0 x 0 Santo Ângelo
Avenida 1 x 0 Aimoré
Brasil de Farroupilha 3 x 0 Riograndense
Gaúcho 4 x 2 União Frederiquense

Campeonato Cearense Série B 2013 (Primeira fase - 17ª rodada)

Itapipoca 2 x 1 Maranguape
Crateús 5 x 1 Arsenal de Caridade
Iguatu 2 x 2 Pacatuba
Nova Russas 0 x 1 Quixadá