sexta-feira, 26 de abril de 2013

Vice do Flamengo descarta boicote ao São Paulo, mas quer conversa

Wallim Vasconcellos, vice de futebol do Flamengo (Foto: Richard Souza)Wallim Vasconcelos garante participação do Fla na
Copa 2 de julho (Foto: Richard Souza)

O Flamengo não vai boicotar a Copa 2 de Julho, um dos torneios mais importantes da categoria sub-17, em razão da participação do São Paulo. Quem garantiu a presença do clube carioca foi o vice-presidente de futebol, Wallim Vasconcelos. Na última quinta-feira, ele conversou por telefone com João Paulo de Jesus Lopes, que ocupa o mesmo cargo no Tricolor, e descartou o boicote anunciado por Carlos Brazil, diretor das categorias de base do Flamengo.

Ao GLOBOESPORTE.COM, Vasconcelos informou que Brazil trabalha nas categorias de base, mas não fala em nome do clube. Segundo ele, um boicote só enfraqueceria as instituições e o futebol brasileiro.

- Falei com o Jesus e disse que queremos entender tudo que está acontecendo, mas que o Flamengo vai participar, sim, dessa competição. Estou pedindo todas as informações sobre o assunto, mas não acho que um boicote resolva a situação, pelo contrário. Se os clubes estiverem unidos, ficam fortes. Se estiverem desunidos, enfraquecem. Acho que tem de haver uma conversa para entendermos a situação.

O dirigente rubro-negro evitou qualquer acusação ao São Paulo. Insistiu em dizer que não sabe se as reclamações contra os paulistas são procedentes. Vasconcelos quer ter conhecimento do código de ética que determina procedimentos a serem adotados nas categorias de base. No início da semana, diversos dirigentes anunciaram boicote a qualquer campeonato que tivesse a participação do Tricolor paulista. Segundo eles, o clube do Morumbi alicia e "rouba" jogadores de outras entidades.

Boicote só enfraqueceria os clubes"

Wallim Vasconcelos, vice presidente do Fla

- É preciso haver um código de conduta, ética e respeito nesse processo. O Flamengo não concorda com isso, se é que aconteceu, mas também não acha que um boicote seja benéfico. Vamos conversar e tentar construir uma relação de respeito - ponderou o vice, que, no entanto, alertou:

- Os clubes são vulneráveis, mas não acho que se deva aproveitar de uma situação. Se fizerem com o Flamengo, vou para o revide. O Flamengo não vai fazer com ninguém.

O São Paulo se defende. Alega que os pais dos jogadores é que procuram o clube em razão da estrutura do CT de Cotia, que abriga todos os atletas que não defendem o time profissional, e que só recebe garotos que não possuem contrato com ninguém. Segundo os dirigentes tricolores, muitos clubes não oficializam vínculos com os jovens porque isso denota muito gasto.

- Acho estranho porque muitos desses clubes que falam de ética não pagam salários e nem recolhem impostos - rebateu João Paulo de Jesus Lopes, que atacou o Vasco em entrevista coletiva.

Segundo os cartolas do Morumbi, a organização da competição, que será disputada entre os dias 1 e 13 de julho na Bahia, telefonou para o São Paulo e informou que a presença do clube está assegurada, e que não haverá boicote.



Maicon volta a treinar no campo, mas não deve enfrentar o Atlético-MG

Maicon São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)Maicon volta aos treinos, mas é dúvida para pegar
o Galo (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)

O técnico Ney Franco pode ganhar nos próximos dias um reforço para escalar o São Paulo. O meia Maicon voltou a treinar no gramado, nesta sexta-feira, no CT da Barra Funda, depois de se recuperar de um problema muscular na coxa esquerda.

O jogador realizou um trabalho físico com o argentino Cañete orientado pelo preparador Alexandre Lopes. Sem dores, o armador corre contra o tempo para melhorar o condicionamento e retornar às atividades com o restante do grupo.

– Vamos aprimorar o físico dele e, talvez na próxima semana, o Maicon esteja 100% liberado para o restante das atividades – afirmou Lopes ao site oficial do São Paulo.

Apesar da evolução, o jogador não deve ser utilizado contra o Atlético-MG, quinta-feira, no Morumbi, pelo primeiro duelo das oitavas da Taça Libertadores. Ele ficaria à disposição apenas para o fim de semana seguinte, caso o Tricolor passe pelo Penapolense e chegue à semifinal do Paulistão.

Maicon se contundiu no dia 7 de abril, na vitória sobre o Botafogo, em Ribeirão Preto, quando vivia o melhor momento dele na temporada. Ele havia conquistado uma vaga na equipe titular, deixando Wellington no banco. Agora, terá de reiniciar a disputa.



Ney Franco revela que Real Madrid quer comprar direitos de Casemiro

Casemiro jogo Real Madrid (Foto: EFE)Casemiro, em jogo do Real Madrid (Foto: EFE)

Em alta com José Mourinho, Casemiro deve continuar no Real Madrid no segundo semestre. É o que revelou o técnico do São Paulo, Ney Franco, nesta sexta-feira. Em entrevista coletiva, no CT da Barra Funda, o treinador disse que o clube espanhol manifestou o desejo de contratar o jogador depois do período de empréstimo.

– Torço muito para que fique no Real. É um jogador que tem um potencial enorme para se dar bem no futebol europeu. Ele é muito técnico, tem um talento enorme – disse Ney Franco.

– Eu já coloquei diversas vezes que ele tem tudo para ser um dos melhores do mundo na posição, trabalhando mais atrás. É só corrigir um detalhe de recompor mais rápido quando for ao ataque. Temos informações de que está com um bom trabalho e que o Real tem interesse de contratá-lo – emendou.

Torço muito para que fique no Real"

Ney Franco, sobre Casemiro

Casemiro foi emprestado no fim de janeiro ao Real Madrid Castilla, o time reserva merengue que disputa a Segunda Divisão espanhola. No entanto, chamou a atenção de Mourinho e foi promovido ao elenco principal para jogar como titular contra o Bétis.

Nesta semana, chegou a viajar com a delegação para a partida diante do Borussia Dortmund, na Alemanha, pela Liga dos Campeões, mas acabou cortado. A expectativa agora é de que seja utilizado no clássico contra o Atlético de Madri, neste sábado.

Para ficar com o jogador, o clube espanhol não terá de desembolsar uma grande quantia em dinheiro. O São Paulo fixou os direitos do volante em R$ 15 milhões (€ 5,8 milhões).

O Tricolor, aliás, não deve colocar obstáculos na transação. Grande aposta das categorias de base, Casemiro nunca conseguiu se firmar como titular e, em alguns momentos, chegou a ser tratado como “jogador-problema” por ter se deslumbrado com o sucesso repentino.

Além disso, a diretoria considera que tem peças de reposição para o lugar, como Fabrício e os garotos Rodrigo Caio e João Schmidt. Denilson, outro que atua no mesmo setor e hoje é titular da equipe, deve ser devolvido ao Arsenal no meio do ano

– Logicamente, se por algum motivo ele tiver de retornar, vamos recebê-lo de braços abertos. Mas seria interessante, principalmente para o jogador, se firmar no Real – completou Ney Franco.



Ney Franco prega respeito e prevê dificuldades contra o Penapolense

Ney Franco (Foto: Cleber Akamine)Ney Franco, em treino  (Foto: Cleber Akamine)

O fato de liderar as últimas 11 rodadas da primeira fase do Campeonato Paulista, para o técnico Ney Franco, não representa uma vantagem para o São Paulo no duelo de quartas de final do Estadual, contra o Penapolense, no Morumbi, às 18h30min (horário de Brasília).

Campeão mineiro com o Ipatinga (atual Betim), em 2005, o treinador reconhece a força dos times considerados "pequenos", e alerta para possíveis surpresas contra os grandes, mesmo atuando na casa do adversário. Vacinado, Ney Franco lembra que o semifinalista sairá de um jogo de 90 minutos, e cobra atenção do elenco tricolor.

- É a oportunidade de todo mundo aparecer. O Pintado está fazendo um bom trabalho do outro lado, com jogadores de qualidade. O Penapolense tem um dos melhores laterais-esquerdo (Rodrigo Biro) do Paulista. É um jogo de 90 minutos que não podemos descuidar. Não podemos achar que a camisa vai ganhar o jogo - comentou o treinador que, nesta sexta-feira, comandou um trabalho de marcação, desde a saída de bola do time adversário.

Dividindo as atenções entre as quartas de final do Campeonato Paulista e as oitavas da Libertadores, contra o Atlético-MG, Ney Franco reforça a ideia de conquistar as duas competições, e nega que a competição sul-americana seja prioridade. Durante a entrevista coletiva, o próprio treinador lembrou que o São Paulo não vence o Estadual desde 2005.

- Cobramos muito os atletas. Eles estão entendendo que é o momento de jogar bem e forte para conseguir a vaga na semifinal. Estamos falando desde o início da temporada que não abriríamos mão de nenhuma competição. A equipe está sendo preparada para brigar pelo título nas duas - disse Ney Franco, que confirmou a equipe que enfrenta o Penapolense com: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Lúcio e Carleto; Wellington, Denilson, Ganso e Jadson; Osvaldo e Luis Fabiano.



'Gordinho', argentino Cañete perde espaço no São Paulo

Marcelo Cañete meia do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Marcelo Cañete, meia do São Paulo
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Adorado pela torcida, Cañete vai precisar suar a camisa no São Paulo. Depois de alternar boas e más atuações no início da temporada e não conseguir se firmar como titular, o jogador acumulou alguns quilos e, por enquanto, não será utilizado pelo técnico Ney Franco.

O argentino foi titular na derrota para o Mogi Mirim, no último domingo, mas acabou substituído no segundo tempo pelo garoto Adelino. Antes, sequer foi levado para o banco de reservas no confronto diante do Atlético-MG que colocou o Tricolor nas oitavas da Taça Libertadores.

– Demos uma priorizada na parte física. Em um teste do elenco que fizemos, ele estava com o percentual um pouco acima. Nas duas próximas semanas vamos dar prioridade à parte física – revelou o técnico Ney Franco.

No treino desta sexta-feira, no CT da Barra Funda, o último penúltimo antes de enfrentar o Penapolense, pelas quartas do Paulistão, Cañete sequer participou. O argentino realizou um trabalho físico no campo na companhia do meia Maicon, que se recupera de uma lesão na coxa esquerda e também não atua no fim de semana.

Contratado em 2011 pelo equivalente a R$ 4,5 milhões do Boca Juniors como sendo o “novo Riquelme”, Cañete não consegue engrenar no São Paulo. Primeiro, ficou quase um ano ausente em virtude de uma lesão no joelho direito. Quando voltou, cercado de expectativa, não correspondeu, aparecendo abaixo de Ganso, Jadson e Maicon na preferência do treinador.

Apesar disso, continua sendo uma grande aposta da diretoria. Tanto que no início do ano renovou o contrato com o clube. O vínculo acaba em 31 de dezembro de 2015.



Conmebol divulga arbitragem de seis jogos de ida das oitavas da 'Liberta'

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) divulgou nesta sexta-feira a arbitragem dos seis jogos de ida das oitavas de final da Libertadores que serão disputados na semana que vem.

O duelo brasileiro entre Atlético-MG e São Paulo, na quinta-feira, no Morumbi, será comandado pelo paraguaio Antonio Arias, auxiliado pelos compatriotas Carlos Caceres e Darío Gaona.

Na terça-feira, o Palmeiras encara o Tijuana, no México, com trio de arbitragem uruguaio formado por Martin Vazquez, Mauricio Espinosa e Marcelo Costa.

Na quarta, o Grêmio recebe o Independiente Santa Fé, da Colômbia, em Porto Alegre, com arbitragem do argentino Patricio Loustau, auxiliado por Diego Bonfa e Ivan Nuñez.

No mesmo dia, o Corinthians encara o Boca Juniors, na Bombonera, em jogo apitado pelo chileno Enrique Osses e auxiliado por Carlos Astroza e Sergio Roman.

Na quinta, o Fluminense encara o Emelec, no Equador, com trio colombiano, formado pelo árbitro Wilmar Roldan e os auxiliares Eduardo Diaz e Wilson Berrio.

Dois duelos das oitavas já foram iniciados: na quarta-feira, o Velez Sarsfield bateu por 1 a 0 o Newell's Old Boys, na casa do rival, no embate argentino. Na quinta, o Real Garcilaso venceu o Nacional do Uruguai, no Peru, também por 1 a 0.



Na Seleção, Jadson encontra rivais da Libertadores e admite ansiedade

jadson são paulo (Foto: André Lessa/Agência Estado)Jadson admite ansiedade por jogo da Libertadores
(Foto: André Lessa/Agência Estado)

Mesmo nos dias que antecedem as quartas de final do Campeonato Paulista, o assunto no São Paulo é a Taça Libertadores. Ninguém se atreve a dizer que o jogo contra o Penapolense, por exemplo, é prioridade, sabendo que na próxima quinta-feira o time encara o Atlético-MG novamente, desta vez pelas oitavas de final do torneio continental.

Para Jadson e Osvaldo, manter o foco no estadual e esquecer momentaneamente a Libertadores, foi tarefa quase impossível nos últimos dias. Convocados para defender a seleção brasileira no amistoso contra o Chile, na última quarta, feira, em Belo Horizonte, eles tiveram de conviver com o zagueiro Réver, o lateral-direito Marcos Rocha, e o meia Ronaldinho Gaúcho, jogadores do Galo também lembrados pelo técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari.

Como o contato entre os atletas é inevitável, Jadson admite que falou sobre Libertadores com o camisa 10 do Galo, e confessa que não vê a hora de entrar em campo novamente para enfrentá-los.

- Nós conversamos, não muito. Falamos mais sobre o jogo que tivemos no Morumbi, perguntei algumas coisas ao Ronaldinho, mas nada demais. Claro que ficamos ansiosos para chegar logo esse jogo da Libertadores - disse o meia Jadson.

Ao falar sobre o favoritismo que vem sendo atribuído ao Atlético-MG, que tem a melhor campanha e o melhor ataque da competição, o são-paulino afirmou que isso pouco influencia na forma dos jogadores atuarem. Segundo Jadson, tudo o que é dito antes da partida é esquecido assim que a bola começa a rolar.

- O favoritismo existe antes do jogo. Quando começa, acaba tudo. O time que estiver mais focado, melhor tatica e fisicamente, vai levar. Ele (Ronaldinho Gaúcho) sabe que vai ser um jogo difícil, e nós também sabemos. Espero que o São Paulo consiga repetir a atuação do Morumbi, para conseguir mais uma vitória - disse, referindo-se à vitória por 2 a 0 na última rodada da fase de classificação - resultado que garantiu a classificação tricolor às oitavas.

Poupado do treino coletivo realizado nesta quinta-feira, justamente por ter participado da maior parte dos 90 minutos do amistoso contra o Chile, Jadson deve ser escalado domingo no meio-campo ao lado de Ganso. Rogério Ceni, que treinou separadamente, não é problema e está à disposição do técnico Ney Franco. O time que enfrentará o Penapolense terá: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Tolói, Lúcio e Carleto; Wellington, Denilson, Ganso e Jadson; Osvaldo e Luis Fabiano.



Artilheiro do Ano: Pedro Gusmão, do Bacabal, faz cinco gols e entra na briga

Pedro Gusmão - atacante do Bacabal (Foto: Reprodução/TV Mirante)Pedro Gusmão, do Bacabal, é o artilheiro do
Maranhense (Foto: Reprodução/TV Mirante)

O atacante Pedro Gusmão, do Bacabal, se aproveitou da folga da maioria dos líderes do Prêmio Artilheiro do Ano, neste meio de semana, e entrou de vez na disputa. Com uma atuação espetacular, o jogador marcou cinco gols na vitória de 6 a 1 do seu time sobre o Americano-MA, na noite de quinta-feira, e chegou aos 15 na temporada, saltando para quinta colocação da lista junto com Hernane, do Flamengo, e Elton, do Náutico.

Logo atrás, com 14, vem Joélson, do Porto-PE, que deixou a sua marca na derrota para o Salgueiro por 2 a 1, também na quinta, pelo Campeonato Pernambucano. Na sétima colocação, o atacante tem a companhia de Marciel, do Guarany de Sobral, que passou em branco na derrota por 2 a 0 para o Icasa, na última quarta-feira.

A liderança do ranking segue com o atacante Giancarlo, ex-Ferroviário, com 19 gols. O jogador, que deixou clube cearense na quinta-feira passada, acertou com o Vitória. Sua estreia no Rubro-negro baiano pode acontecer no próximo domingo, no clássico contra o Bahia. Careca, do Cene, com 17, e David Dener, da Desportiva Ferroviária, com 16, seguem na cola do líder.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

Confira a lista de artilheiros do ano:

Prêmio Friedenreich Artilheiro do Ano 25/04 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols

Montagem artilheiros Prêmio Friedenreich (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)



Denilson espera conquistar título paulista em possível despedida

Denilson treino São Paulo (Foto: Cleber Akamine)Denilson, em treino no CT (Foto: Cleber Akamine)

Sem saber se segue no São Paulo ou se retorna ao Arsenal, da Inglaterra, a partir do dia 30 de junho, quando termina seu contrato de empréstimo com o Tricolor, o volante Denilson ainda não foi procurado pela diretoria tricolor para falar sobre renovação. Por isso, ele se concentra nas partidas decisivas que tem pela frente. Principalmente no mata-mata do Paulistão.

Caso a diretoria não queira ficar com o jogador, sua despedida já tem data marcada e, para azar do camisa 15, ocorrerá antes mesmo das semifinais da Libertadores, que serão disputadas nos dias 3 e 10 de julho. Assim, as finais do Paulistão, dias 12 e 19 de maio, são o maior objetivo do volante. Ele quer deixar o Morumbi campeão.

- Sei que meu contrato acaba no dia 30 de junho, não sei se vou ficar, mas enquanto eu estiver aqui, vou dar os meus 100%. Quero focar as minhas atenções nas quartas de final do Paulista e nas oitavas de final contra o Atlético-MG. Se o time chegar à semifinal da Libertadores, meu contrato terá acabado e, talvez, eu tenha que voltar - lamentou o jogador.

Como o calendário do Paulistão favorece a participação de Denilson, todas as fichas do volante estarão nestas últimas quatro partidas (quartas, semi, e duas finais), a começar pelo Penapolense, domingo, no Morumbi.

- Vamos entrar contra o Penapolense com a mesma disposição que tivemos contra o Atlético-MG (na última rodada da fase de classificação da Libertadores, vitória tricolor por 2 a 0). Isso não pode faltar. Temos que nos impor, como São Paulo - disse o volante.

São Paulo e Penapolense se enfrentam domingo, às 18h30min, no Morumbi.



Para celebrar Dia do Goleiro, Zetti reúne 250 pupilos e conta histórias

Waldir Peres se transformou em um dos melhores goleiros do Brasil ao perceber, lá pelos sete anos de idade, que tinha amor e vocação para fechar o gol. Raí, quando criança, desistiu das luvas ao notar que ter a bola nos pés era mais fácil do que parar atacantes rivais. Belleti chegou a ser apresentado nas categorias de base do Cruzeiro como camisa 1, mas logo foi para a linha e nunca mais voltou a usar luvas. Histórias como essas foram contadas no encontro que reuniu mais de 250 goleiros, garotos, mulheres, senhores e sonhadores, amadores e profissionais, para celebrar o Dia Nacional do Goleiro, comemorado nesta sexta-feira.

Dia do goleiro são paulo Cotia carlos valdir perez zetti (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Que turma! Zetti, Waldir Peres e mais de 250 goleiros (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Devidamente uniformizados, todos participaram de uma uma clínica com ex-atletas de diferentes gerações, no CT do São Paulo, em Cotia, promovida pelo ex-goleiro Zetti.

- Isso é um incentivo para todas as pessoas que estão começando e sonham com a profissão. Elas desejam jogar em um clube grande, em um time amador, com qualidade, saber cair, pegar a bola, não se machucar, e tudo isso exige treinamentos. Tento passar o que aprendi como profissional - disse Zetti, dono de uma academia específica para goleiros, que conta hoje com aproximadamente 350 alunos.

Dia do goleiro são paulo Cotia Raí (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Raí mata saudades da bola durante evento (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Convidado especial, o amigo e ex-companheiro de São Paulo, Raí, vilão de muitos deles, fez questão de participar da festa e considerou a comemoração legítima.

- O goleiro treina separado, sozinho, chega mais cedo, sai mais tarde, cai no chão, só leva bolada... Eles merecem um dia só para eles. São heróis - comentou o ex-camisa 10 do São Paulo Raí.

Dia do goleiro são paulo Cotia carlos valdir perez zetti (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ex-goleiros Carlos, Waldir Peres e Zetti
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Inspiração para Zetti, o ex-goleiro Waldir Peres também marcou presença. Dono de títulos Paulistas e do Brasileiro, e titular da hoje lendária Seleção de 82, o ídolo do São Paulo foi um dos homenageados no evento, e falou sobre os momentos alegres e tristes que todo goleiro acaba atravessando em sua carreira profissional.

- O goleiro precisa conhecer sua profissão. Não conheço um que tenha passado ileso, sem que tenha falhado uma única vez. É preciso estar bem treinado, com a cabeça boa, afinal, é uma função que exige personalidade para superar todas as adversidades. Injustiçados todos são. Quantos goleiros foram culpados por gols sofridos, sem antes as pessoas comentarem que a defesa era fraca? Não importa, o goleiro sempre vai levar a culpa, e ele tem que estar preparado para superar tudo isso - disse Waldir Peres.

Eram tantas histórias de goleiros em um só local que o GLOBOESPORTE.COM buscou algumas que pudessem representar a todos. Confira:

Symon Casagrande, 20 anos

Symon Casagrande (Foto: Marcos Ribolli)Symon Casagrande em ação (Foto: Marcos Ribolli)

Filho do ex-centroavante Casagrande, hoje comentarista da TV Globo, Symon seguiu outro caminho ao perceber que não havia herdado o talento para marcar gols do pai. Sem a mínima habilidade com os pés, o filho mais novo de Casão decidiu ser goleiro aos 12 anos, inspirado pelo italiano Gianluigi Buffon, goleiro do Juventus e da seleção italiana. Desde então, a paixão pelas luvas não o deixou abandonar o sonho de, um dia, ser profissional.

- Se eu tivesse 50% da capacidade do meu pai, não seria goleiro. Ele me apoia, dá dicas, e tenta me ajudar da melhor forma. Estive no Barueri por dois anos, mas uma lesão no joelho acabou prejudicando a minha sequência. Meu sonho é jogar profissionalmente, e não vou desistir - afirmou Symon, que cursa o segundo semestre de administração de empresas, e mantém a forma na escola de Zetti, duas vezes por semana.

Bárbara Lazarini, 17 anos

Barbara dia do goleiro (Foto: Marcos Ribolli)Bárbara busca bolsa de estudos nos EUA
(Foto: Marcos Ribolli)

Pode-se dizer que Bárbara Lazarini guarda uma frustração. Sem investimentos e incentivos, deixou de sonhar com uma carreira profissional no futebol. Hoje, ainda apaixonada pelo esporte, dedica-se aos treinamentos com outro objetivo: abrir portas em universidades norte-americanas para complementar seus estudos. Goleira desde criança, Bárbara aprendeu não apenas a agarrar as bolas, mas a defender o desvalorizado futebol feminino.

- Amo futebol, e gostaria que o feminino tivesse a mesma valorização do masculino. Chegamos ao ponto de as meninas da seleção terem de usar o uniforme dos homens porque não tinha modelo para as mulheres. Isso é um absurdo. Hoje, infelizmente, meu foco é conseguir uma bolsa em uma universidade dos Estados Unidos. Lá, sim, o esporte é valorizado. Nosso país é muito rico, tem muitas meninas dispostas a jogar, mas os clubes não incentivam, as federações não têm seriedade. Olha o Santos, por exemplo. Fechou as portas por falta de verba, mas paga o salário do Neymar. Essa é a nossa realidade - disse Bárbara.

Bunyu Izuka, 71 anos

Brunyu Izuka dia do goleiro (Foto: Marcos Ribolli)Brunyu Izuka: paixão pela bola (Foto: Marcos Ribolli)

Aos 71 anos, Bunyu Izuka é o dono da camisa número 1 do time master do Nippo/Cotia. Apesar de ser titular, ele não está satisfeito com a situação e acredita que pode ir além. Aluno de Zetti há quatro anos, o goleiro-veterano fez um pedido ao ídolo e professor e ouviu uma promessa que o animou a treinar por, pelo menos, mais dez anos.

- Sou goleiro e, quando soube da escolinha do Zetti, fui atrás. No ano retrasado, eu disse ao Zetti que gostaria de jogar num time de verdade. Ele falou 'treina mais dez anos que eu arrumo para você', então, estou treinando. Espero conseguir antes dos 10 anos. Sou dedicado, persistente e não brinco nos treinos. Claro que a história de arrumar um time para mim não passa de uma brincadeira, mas quando treino, levo muito a sério. Goleiro que chega na academia pensando que é bagunça, não aguenta e vai embora. Tem de se dedicar - explica Izuka.

Orgulhoso do empenho de seu aluno mais 'experiente', Zetti acha graça ao lembrar do pedido feito por Bunyu, e lembra com carinho das primeiras aulas com o senhor de mais de 60.

- Quando ele chegou, eu não sabia o que fazer. Era um senhor de idade, com mais de 65 anos, e eu não tinha contato com grupos dessa faixa etária. Eu só havia trabalhado com profissionais. Mas a escola nos ensina também. Além de aprender muito com a dedicação dessas pessoas, a gente se adapta às necessidades de cada um. Fico muito feliz com o seu Bunyu e, pelo visto, vou ter que arrumar um time para ele jogar mesmo. E ele quer um só de jovens - sorriu Zetti.



Resultados desta quinta na Copa do Brasil, Libertadores e nove estaduais

26/04/2013 00h05 - Atualizado em 26/04/2013 00h05

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Jadson minimiza vaias e não crê que tenha vaga garantida na Seleção

Jadson coletiva São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Jadson em entrevista coletiva no São Paulo
(Foto: Carlos Augusto Ferrari)

Um dos poucos destaques do Brasil no amistoso contra o Chile, em Belo Horizonte, o meia Jadson se reapresentou ao São Paulo, nesta quinta-feira, no CT da Barra Funda, e falou sobre a atuação dele - acertou uma bola na trave. Com um discurso humilde, o armador preferiu não fazer uma auto-crítica, e deixou a decisão de convocá-lo para a Copa das Confederações nas mãos do técnico Luiz Felipe Scolari.

- Tentei fazer o meu melhor e espero que tenha conseguido chamar a atenção do Felipão. Estou ansioso para saber quem estará na lista. Acho que não estou garantido. Estou vivendo um bom momento no São Paulo, mas o Brasil tem vários jogadores de qualidade, e é preciso aguardar - disse o meia são-paulino, reticente em seu discurso sobre a conquista de uma das vagas no time.

Ao ser questionado sobre as vaias e os gritos de olé a cada troca de passes dos chilenos, Jadson contemporizou e disse entender a postura dos torcedores que foram ao novo Mineirão. O Brasil não passou de um empate por 2 a 2.

- A torcida sempre espera espetáculo, ainda mais falando de seleção brasileira. Nós não fizemos um bom jogo. Acho que a torcida teve os motivos dela para não gostar e vaiar. Eles estão vaiando hoje, mas amanhã podem aplaudir. Vai depender dos resultados da Seleção. Quando vierem os resultados positivos, as coisas vão mudar - disse.

Enquanto aguarda a lista, Jadson volta a pensar no São Paulo. Neste domingo, o Tricolor enfrenta o Penapolense, às 18h30m, no Morumbi, pelas quartas de final do Paulistão. Já na próxima quarta, encara o Atlético-MG, também na capital paulista, pelas oitavas da Taça Libertadores.

Como não teve tempo de se recuperar da atuação pela Seleção, o meio-campista foi poupado do treino desta quinta, mas tem presença assegurada no duelo do fim de semana. O vencedor enfrentará Ponte Preta ou Corinthians na semifinal.



Ingressos para Galo x São Paulo começam a ser vendidos no sábado

O jogo de ida das oitavas de final do Atlético-MG contra o São Paulo, pela Taça Libertadores da América, será realizado na próxima quarta-feira, no Morumbi, em São Paulo. Mas o torcedor atleticano já pode garantir os ingressos do jogo da volta, que acontece no Independência, no dia 8 de maio. Os bilhetes começam a ser vendidos neste sábado, na sede do clube, em Lourdes. Os preços variam de R$ 50 a R$ 400. As entradas para a torcida tricolor só serão vendidas no dia da partida, nas bilheterias do estádio.

Cada torcedor pode comprar um limite máximo de cinco ingressos e os dias e horários de venda podem ser alterados de acordo com a disponibilidade dos ingressos. O sócio-torcedor do programa Galo na Veia deverá estar com a mensalidade paga para ter acesso ao Independência, já que não será recebido o pagamento no estádio.

Confira o preço dos ingressos, o setor e o portão de acesso

Bloco Ismênia
- Setor Especial Ismênia, com acesso pelo portão 2, torcedores do Galo na Veia
- Cadeira Ismênia (Visitante), com acesso pelo portão 8 - R$ 80

Bloco Minas
- Setor Especial Minas, com acesso pelo portão 6 - R$ 100
- Setor Corporativo Minas, com acesso pelo portão 9 - R$ 400
- Cadeira Minas, com acesso pelo portão 7 - R$ 50

Bloco Pitangui
- Setor Especial Pitangui, com acesso pelo portão 3 -  R$ 160
- Setor Corporativo Pitangui, com acesso pelo portão 4 - R$ 400
- Cadeira Pitangui, com acesso pelo portão 5 - R$ 80

Confira as datas, locais e horários da venda de ingressos até o dia 3 de maio

27/4 (Sábado)
10h às 17h – Sede de Lourdes

28/4 (Domingo)
10h às 17h – Sede de Lourdes

29/4 (Segunda-feira)
10h às 20h – Sede de Lourdes

30/4 (Terça-feira)
10h às 20h – Sede de Lourdes

1/5 (Quarta-feira)
10h às 17h – Sede de Lourdes

2/5 (Quinta-feira)
10h às 20h – Sede de Lourdes

3/5 (Sexta-feira)
10h às 20h – Sede de Lourdes



'Esquecido' pela diretoria, Denilson reforça desejo de ficar no São Paulo

Denilson treino São Paulo (Foto: Cleber Akamine)Denilson durante treino do São Paulo no CT da
Barra Funda (Foto: Cleber Akamine)

A praticamente dois meses do término do seu contrato de empréstimo com o São Paulo, o volante Denilson, que pertence ao Arsenal, ainda não foi procurado pela diretoria para conversar sobre uma possível renovação. O jogador, peça-chave no esquema tático do técnico Ney Franco, já manifestou interesse em permanecer no Tricolor, porém, está ciente de que sua vontade não é suficiente para que as partes assinem um novo acordo.

- Não tenho novidades quanto ao assunto. Sei que meu contrato acaba dia 30 de junho, mas vai depender do São Paulo, do Arsenal, e do meu advogado. Acredito que eles queiram me deixar tranquilo para que eu possa trabalhar e ajudar o São Paulo nesta reta final de competições - minimizou o jogador, que não esconde o desejo de permanecer no clube.

Apesar de ser titular, Denilson não vem agradando aos dirigentes. Ninguém fala publicamente, mas o clube dificilmente vai se esforçar para mantê-lo. O Arsenal não tem interesse em fazer um novo empréstimo, que seria o terceiro ao Tricolor. Os ingleses querem negociar os direitos do atleta, algo que os tricolores não concordam.

Para Denilson, o fato de ter conquistado a Sul-Americana com o São Paulo, no ano passado, pesa em sua decisão, já que ele não conquistou nenhum título pelo clube inglês, em cinco anos. O volante, de 25 anos, acredita que o Tricolor esteja em condições melhores de chegar a novas conquistas, valorizando-o ainda mais.

- Quero dar sequência na minha carreira, e ganhar títulos é sempre importante. Fiquei cinco anos na Inglaterra e não consegui nenhum título. Aqui no São Paulo, ganhamos a Sul-Americana, estamos nas quartas de final do Paulista e nas oitavas da Libertadores - comentou.

Apesar da proximidade do término do contrato, Denilson diz estar confiante na renovação, e torce para que o São Paulo o procure para que ele possa ajudar o time nas finais da Libertadores, já que os jogos ocorrerão apenas no segundo semestre.

- Há um tempo ainda para o São Paulo se manifestar. Acredito que o São Paulo está trabalhando bastante pela minha permanência e, se Deus quiser, ela vai acontecer. Independente disso, espero que as partes tomem a melhor decisão para a minha carreira - finalizou o volante, que treinou entre os titulares nesta quinta-feira.



Ney monta São Paulo com Fabuloso e preserva Rogério Ceni e Jadson

São Paulo treino (Foto: Cleber Akamine)Ney Franco conversa com os jogadores antes do
treino desta quinta-feira (Foto: Cleber Akamine)

Fora dos últimos seis jogos, o atacante Luis Fabiano vai reforçar o São Paulo contra o Penapolense, domingo, às 18h30m, no Morumbi, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. O jogador foi escalado como titular no treino desta quinta-feira à tarde, no CT da Barra Funda, e mostrou estar recuperado da contratura muscular que teve na coxa esquerda. O goleiro Rogério Ceni e o meia Jadson foram poupados.

O Fabuloso atuou pela última vez na derrota por 2 a 1 para o rival Corinthians, pelo Paulistão, dia 31 de março. Além de estar suspenso na Libertadores, sofreu um problema na panturrilha esquerda e acabou fora. No último fim de semana, era nome certo para encarar o Mogi Mirim, mas sentiu um novo desconforto, agora na coxa, e foi preservado pelo departamento médico tricolor.

Na atividade desta quinta, o centroavante ocupou o lugar de Aloísio, peça importante na vitória sobre o Atlético-MG que classificou o time para as oitavas da Libertadores. Osvaldo, que retornou da seleção brasileira, e Paulo Henrique Ganso, outro elogiado pela exibição diante dos mineiros, completaram o setor ofensivo.

O meio de campo sofrerá ainda uma modificação para o jogo. Jadson, titular no amistoso da Seleção frente aos chilenos, no Mineirão, fez um trabalho de recuperação no Reffis, mas tem presença certa no fim de semana. Douglas treinou como titular, porém, ficará como opção no banco de reservas.

O mesmo acontecerá com o goleiro Rogério Ceni. O capitão fez um trabalho separado com o preparador Haroldo Lamounier e se movimentou normalmente, defendendo chutes de curta e média distância. O ídolo são-paulino já havia trabalhado com bola na quarta-feira e não será problema para o confronto que decidirá uma vaga nas semifinais.

O São Paulo treinou com a seguinte formação: Denis, Paulo Miranda, Lúcio, Rafael Toloi e Carleto; Wellington, Denilson, Douglas e Ganso; Osvaldo e Luís Fabiano e Osvaldo.



São Paulo x Penapolense: ingressos à venda para as quartas do Paulistão

estádio Morumbi jogo São Paulo Libertadores (Foto: Ag. Estado)Morumbi será palco da partida entre São Paulo e
Penapolense no domingo (Foto: Ag. Estado)

Estão à venda os ingressos para a partida entre São Paulo e Penapolense, neste domingo, às 18h30m, no Morumbi, pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

O Tricolor colocou à disposição dos torcedores uma carga de 62.865 bilhetes. Eles podem ser adquiridos pela internet e pontos espalhados pela capital paulista.

Apesar de ter feito a melhor campanha da primeira fase, o São Paulo não tem vantagem do empate. Caso o confronto termine em igualdade, a decisão será nos pênaltis. O vencedor enfrenta Ponte Preta ou Corinthians na semifinal.

Confira como comprar seu ingresso:

SÓCIO TORCEDOR

> TOTALACESSO.COM.BR
Venda exclusiva a partir de 22 de abril
(após o período de preferência os ingressos serão vendidos conforme disponibilidade)
- Venda somente online (NÃO HÁ VENDA NAS BILHETERIAS)
- Pagamento com cartões de crédito Visa e Mastercard ou cartão de débito Bradesco VISA
- Seu cartão Sócio Torcedor deve ser utilizado como ingresso na catraca
- Setores estarão disponíveis no sistema de acordo com as regras de cada plano

A partir de 24 de abril às 16h30
- Pagamento com cartões de crédito Visa e Mastercard ou cartão de débito Bradesco VISA
- Opção Mastercard disponível - para compras com Mastercard as vendas se encerram um dia antes da partida e é necessário trocar o ingresso na bilheteria 01 do Morumbi: 27 de abril (das 10h às 19h) e 28 de abril (das 10h às 13h)
- Utilize seu cartão VISA e vá diretamente à catraca! Demais cartões necessário retirar ingresso na bilheteria!

BILHETERIAS DO MORUMBI
26 de abril (das 11h às 18h)
27 de abril (das 09h às 18h)
No dia do jogo vendas até o horário da partida
- Pagamento em dinheiro ou cartão de débito

PONTOS DE VENDA
A partir de 26 de abril (das 10h às 17h)
Pagamento somente em dinheiro
- Estádio do Morumbi
Praça Roberto Gomes Pedrosa, s/n - Morumbi
- Clube Floresta de Osasco
Rua Dona Primitiva Bianco, 405 - Osasco
- CA Juventus
Rua Javari - Mooca
- Estádio do Canindé
Rua Comendador Nestor Pereira, 33 - Canindé
*Em dias de jogos da Portuguesa no Canindé, as vendas acontecem na bilheteria da Marginal

INGRESSOS

SÓCIO TORCEDOR
Plano Fabuloso - Portão 06
Plano VIP - Portão 17

DESCONTOS
Planos anteriores (Master, Familiar e Light) - 50% Arquibancadas Azul, Vermelha VISA e Laranja; Térreo VISA P3 e P18; Cadeiras Laranja e Amarela
Plano Standard - 50% Arquibancadas Azul, Vermelha VISA e Laranja
Plano Premium - 50% Arquibancadas Azul, Vermelha VISA e Laranja; Térreo VISA P3 e P18; Cadeiras Laranja e Amarela
Todos os planos têm preferência na compra de ingressos para a Arquibancada Amarela VISA - Setor Família (sem desconto).

SETORES DISPONÍVEIS
Portão 2
Camarote UNYCO - Visite o Site

Portão 3
Setor Térreo VISA R$90 - R$45 ½ entrada (vendas SOMENTE via internet)

Portão 4
Restaurante By Koji / Companhia Athletica - Visite o Site

Portão 5
Cativa Azul Proprietário R$40 (vendas somente no Estádio)
Laranja Premium R$50 - R$25 ½ entrada
Cadeira Laranja R$50 - R$25 ½ entrada
VISA Infinite R$120 - R$60 ½ entrada (vendas SOMENTE via internet)

Portão 6
Arquibancada Azul R$20 - R$10 ½ entrada
Arquibancada Laranja R$20 - R$10 ½ entrada

Portão 15
Arquibancada Amarela SETOR FAMÍLIA - R$20 - R$10 ½ entrada (vendas SOMENTE via internet)
Arquibancada Vermelha VISA R$20 - R$10 ½ entrada (vendas SOMENTE via internet)
Arquibancada Vermelha Visitante R$20 - R$10 ½ entrada

Portão 16
Cativa Vermelha Proprietário R$40 (vendas somente no Estádio)
Cadeira Amarela R$50 - R$25 ½ entrada

Portão 17
Camarote Stadium - Visite o Site
Setor para Portadores de Necessidades Especiais:
PNE Entrada Gratuita - Acompanhante R$40 - R$20 ½ entrada (107 lugares - permitido um acompanhante por PNE)

Portão 18
Setor Térreo VISA (Vermelha) R$90 - R$45 ½ entrada (vendas SOMENTE via internet)