segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Diário da Copinha: talentos do MS, superação e colete salva-vidas

Penapolense Copinha (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)Garotos do Penapolense tentam a sorte na
Copinha (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)

O capítulo de hoje do "Pela Estrada Afora" foi escrito em Penápolis. Lá, a nossa equipe foi conhecer o Penapolense e um pouco mais dois meninos da cidade de Barão do Melgaço, cidade ribeirinha do Mato Grosso do Sul, Anderson e Deivisson. Os dois garotos disputavam um torneio no Mato Grosso quando foram descobertos por dirigentes do Penapolense que estavam viajando pela região para pescar.

Ao conversar com os dois, conhecemos um pouco mais da difícil vida de ambos no sonho de se tornar jogador de futebol. Anderson e Deivisson vêm de famílias muito pobres e admitem que já passaram necedidade. Atualmente, eles não recebem salário e vivem com o pouco que familiares enviam de Barão do Melgaço.

A história de hoje contratasta bastante com a contada pelo Globo Esporte desta segunda-feira, sobre o Espigão. Para os meninos da Penapolense, vale tudo para tentar a carreira de jogador de futebol. "Em casa", eles não teriam muitas opções de emprego, além da pesca e a roça, e teriam de deixar a cidade até mesmo se optassem por fazer uma faculdade.

Penapolense Copinha (Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)Equipe conversa com dirigente do Penapolense
(Foto: Fernando Vidotto / TV Globo)

Entrevista no rio e medo da água

Depois de conhecer a história de Anderson e Deivisson, nossa equipe foi conversar com Marco Moreira, um dos responsáveis por trazer os meninos do Pantanal para Penápolis. A gravação foi feita dentro de um barco, para caracterizar a situação em que ele estava quando encontrou os dois jovens talentos.

Até aí tudo ok, se não fosse por um "pequeno problema": o medo do nosso cinegrafista Edson Caju de cair na água já que não sabe nadar. Tudo segui normalmente somente após conseguirmos um colete salva-vidas para ele. 

Essa história você confere nesta terça-feira no Globo Esporte. Fique ligado!



São Paulo toma susto, mas vira e vence o Guaicurus na Copa SP

O São Paulo levou um susto, mas conseguiu se recuperar e vencer bem o Guaicurus (MS) no estádio Professor Luis Antonio de Oliveira, em São Carlos, pela segunda rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Tricolor tomou um gol logo no começo, mas, ainda no fim do primeiro tempo, balançou a rede em três jogadas seguidas. A goleada foi sacramentada na etapa final: 5 a 2 sobre o time do Mato Grosso do Sul. Diego, Rodrigo Caio, Tiago e Fabio Lima (duas vezes) fizeram os gols do São Paulo. Guilherme e Roberto Júnior marcaram para o Guaicurus.

A vitória deixou o São Paulo na liderança isolada do Grupo M, com seis pontos e oito gols de saldo. Em segundo vem o São Carlos com três pontos e saldo de gols zero, seguido pelo União Rondonópolis-MT, com o mesmo número de pontos, mas com menos quatro gols de saldo. O Guaicurus é o lanterna, sem pontos.

A terceira e última rodada está marcada para a quinta-feira. Às 16h30m, o Guaicurus enfrenta o União, enquanto o Tricolor pega o São Carlos, dono da casa, às 18h30m. O São Paulo pode perder até por três gols de diferença e, ainda assim, se classifica.

rodrigo caio SÃO PAULO X GUACURUS (Foto: Célio Messias/Agência Estado)Rodrigo Caio comemora seu gol pelo São Paulo (Foto: Célio Messias/Agência Estado)

O São Paulo começou com maior posse de bola, mas encontrando uma resistência muito forte por parte do Guaicurus, que fechava os espaços muito bem. O técnico Sérgio Baresi gritava bastante com seus comandados, tentando acordá-los. Mas quem despertou foi o adversário. No primeiro ataque, o Guaicurus abriu o marcador. Aos 12 minutos, o atacante Guilherme arrancou pelo meio e bateu cruzado, sem chances para o goleiro Felipe Passoni.

O Tricolor foi para cima e, no fim do primeiro tempo, não só empatou, como virou e abriu vantagem em três jogadas seguidas. Aos 38 minutos, Fabio Lima bateu cruzado e Diego, livre, só teve o trabalho de escorar para dentro da rede. A virada veio depois de uma cobrança de escanteio na segunda trave, aos 44 minutos. Rodrigo Caio subiu mais que toda a zaga do Guaicurus e marcou. E ainda cabia mais. Um minuto depois, após bate-rebate, Allan deixa, com um corta luz, a bola passar para Thiago ampliar para o Tricolor.

No segundo tempo, o São Paulo manteve a pressão. Sem conseguir respirar, o sistema defensivo do adversário tirava como podia, mas, aos 28 minutos, saiu o quarto gol: Fabio Lima recebeu na esquerda dentro da área e bateu cruzado. Aos 43, Roberto Júnior descontou em bela cobrança de falta. Aos 45, o Tricolor ampliou: Fabio Lima aproveitou cruzamento de Adelino pela esquerda e fechou a conta.



Central do Mercado: Riquelme na mira do Flu, e Bolívar fecha com Bota

juan roman riquelme boca juniors (Foto: Agência Getty Images)Riquelme: Flu estuda investir na contratação do
meia argentino (Foto: Agência Getty Images)

A semana começou agitada no marcado brasileiro. E o Fluminense, atual campeão nacional, foi quem mais teve destaque nesta segunda-feira. A diretoria tricolor deseja contratar um meia para ser a sombra de Deco, e o nome de Riquelme, ex-Boca, surge com força. Além dele, Felipe, que deve sair do Vasco, continua em pauta. Para a lateral esquerda, o clube mira o argentino Monzón, do Lyon, da França. Enquanto isso, a imprensa turca noticiou que o Galatasaray tem interesse em investir em Carlinhos.

Pelas beiradas, o Botafogo acertou nesta segunda a contratação do zagueiro Bolívar, que deixou o Internacional. O jogador, de 32 anos, fez os exames médicos para assinar o contrato. Depois da saída de Guiñazu, o Colorado busca no mercado um volante, e uma das opções é Willians, ex-Flamengo e que atualmente está no Udinese-ITA. O Vasco também está de olho no jogador, mas não gostou da proposta dos italianos de inclusão do jovem Jhon Cley. Já o Grêmio cobiça o meia Marquinho, do Roma, que fez sucesso com a camisa do Fluminense. 

O Cruzeiro deseja a contratação de um zagueiro. E sonha alto, com Dedé, do Vasco e da seleção brasileira. Mas a própria diretoria celeste reconhece que um desfecho favorável muito improvável. O clube pensava em investir em Leandro Almeida, ex-Galo e que defende o Dínamo de Kiev, mas desistiu. Na parte ofensiva, o colorado Dagoberto segue sendo o alvo.

Rivaldo vai jogar no São Caetano

No Palmeiras, tem atleta dando adeus. O experiente volante Marcos Assunção deu entrevista, chorou e disse que a diretoria não o queria mais no clube. O Santos já aparece como um possível destino para o especialista nas bolas paradas. Outro que deve pintar no Peixe é o meia Cícero, que já rescindiu seu contrato com o São Paulo e em breve deve ser anunciado na Vila.

Quem também já sabe onde vai jogar em 2013 é o pentacampeão Rivaldo, de 40 anos, que vinha atuando em Angola. Ele deixou a presidência do Mogi Mirim e acertou com o São Caetano para a disputa do Campeonato Paulista. O meia-atacante Martínez não deve permanecer no Corinthians. Segunda a imprensa argentina, o Boca Juniors chegou a um acordo com a diretoria paulista para a compra de 50% dos direitos do jogador.



Ney Franco reforça pedido por Vargas e Wallyson no São Paulo

Ney Franco São Paulo coletiva (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Ney Franco quer Vargas e Wallyson no Tricolor
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)

Depois de perder Negueba logo no segundo dia da pré-temporada, o técnico Ney Franco aguarda pela chegada de, pelo menos, mais um atacante para aumentar o elenco do São Paulo. O treinador reforçou nesta segunda-feira, em sua primeira entrevista coletiva no ano, no CT de Cotia, a intenção do clube em contratar o chileno Eduardo Vargas, do Napoli, e o ex-cruzeirense Wallyson.

– Meu pedido é para trabalhar com dois jogadores em cada posição. Tivemos um imprevisto com o Negueba e agora está nas mãos do Adalberto (Batista, diretor de futebol). A diretoria está trabalhando na contratação desses dois. Mas não podemos ficar limitados a isso. Temos uma equipe forte para iniciar a temporada – afirmou.

Meu pedido é para trabalhar com dois jogadores em cada posição"

Ney Franco

De férias em Natal, Wallyson é quem está mais perto de chegar ao clube do Morumbi. O vínculo do jogador com o Cruzeiro venceu no fim do ano, e ele já acertou as bases salariais com o Tricolor, restando apenas a assinatura do contrato. A direção espera anunciá-lo nesta terça-feira.

Já Vargas depende do aval do Napoli para liberá-lo. O São Paulo ofereceu cerca de R$ 2,7 milhões por um empréstimo até a Copa do Mundo de 2014. Clube e atacante também entraram em acordo sobre os termos do vínculo. Ele foi relacionado para a partida contra o Roma, no último domingo, mas acabou não sendo aproveitado.

– Existem algumas contratações mais fáceis e outras mais difíceis. Estamos falando de jogadores que temos concorrência no mercado – ressaltou o treinador.

Sem Negueba, Ney Franco tem neste momento Luis Fabiano, Osvaldo e Aloísio como opções para o setor ofensivo. O garoto Ademílson disputará o Sul-Americano sub-20 pela Seleção Brasileira e ainda não está à disposição do clube.



Definida a tabela da Liga Futsal 2013; duelo Jaraguá x Joinville abre edição

A organização da Liga Futsal divulgou nesta segunda-feira a tabela da edição 2013 da competição, que conta com a participação de 19 equipes e começa no dia 15 de abril. Na primeira fase, os times de enfrentam em turno único, onde os 16 primeiros se classificam para as quartas de final. O grande destaque da primeira rodada será o clássico Jaraguá x Joinville, marcado para às 20h do dia 15 de abril, uma segunda-feira, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC).

Joinville Jaraguá Final Catarinense futsal (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)Joinville e Jaraguá decidiram o último Campeonato Catarinense (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)

Atual campeão, o Orlândia estreia diante do Minas, vencedor da última Taça Brasil. Dentre os clubes de camisa, o Corinthians pega o São Caetano fora de casa, enquanto o São Paulo encara o São José, em Suzano (SP), local onde o Tricolor Paulista mandará os seus jogos.

Como o campeonato é disputado por um número ímpar de equipes, haverá sempre alguma agremiação que "folgará" em cada rodada. Na rodada de estreia, quem descansa é o Petrópolis, atual vice-campeão estadual do Rio.

Confira os jogos que abrem a competição, no dia 15 de abril:

19h30m – Minas x Orlândia
19h30m – São Caetano x Corinthians
19h30m – São Paulo x São José
20h – Cascavel x Florianópolis
20h – Jaraguá x Joinville
20h15m – Concórdia x Atlântico Erechim
20h15m – Umuarama x Marechal Rondon
20h15m – Maringá x São Berbardo
20h30m – Assoeva x Carlos Barbosa



Cícero rescinde com São Paulo e aguarda ser anunciado pelo Santos

Cícero no desembarque do São Paulo (Foto: Luiz Pires / Vipcomm)O meia Cícero estava instatisfeito no São Paulo
(Foto: Luiz Pires / Vipcomm)

O meia Cícero deixou o São Paulo nesta segunda-feira. A rescisão contratual do jogador com o Tricolor foi publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e agora ele está a detalhes de ser anunciado no Santos por empréstimo de dois anos, cedido pela Tombense (MG), clube usado pelo empresário Eduardo Uram para registrar seus jogadores.

Insatisfeito com a reserva no Tricolor, Cícero acertou a rescisão de seu vínculo, válido até 4 de julho deste ano, para reforçar o Peixe, onde terá concorrência com Felipe Anderson, Montillo, Pinga e Pato Rodriguez no meio para disputar posição.

Apesar de ainda não ter sido oficializado como jogador do Santos, Cícero aprimora a forma física e está concentrado no CT Rei Pelé desde a semana passada, assim como o lateral-esquerdo Guilherme Santos, que também ainda não foi anunciado. Vinculado ao Atlético-MG, ele também assinará por empréstimo, depois de ter jogado o último Brasileirão pelo rebaixado Figueirense.

- Enquanto o atleta não assina o federativo, não podemos contar com ele. Estamos aguardando os últimos trâmites de documentação e ainda hoje podemos finalizar as inscrições - explicou o gerente de futebol Nei Pandolfo, sobre a dupla.

Além de Cícero, Guilherme Santos e Montillo, o Peixe também contratou o zagueiro Neto, apresentado nesta segunda, o meia Pinga, com contrato de experiência válido até o fim do Paulistão, e o volante Renê Júnior, com apresentação programada para a manhã desta terça-feira, no CT Rei Pelé. Todos eles já estão integrados ao elenco do técnico Muricy Ramalho.



Com viagem a São Paulo, família de Negueba revela angústia do atacante: 'Ele entrou em desespero'

Guilherme Palenzuela e Kaíque Ferreira - 07/01/2013 - 06:54 São Paulo (SP)

Negueba recebe apoio após lesão - São Paulo (Foto: Divulgação/SPFC)
Negueba recebe tratamento após lesão (Foto: Divulgação/SPFC)

Guilherme Ferreira Pinto, o Negueba, viu no fim da tarde de sábado a chance de um feliz 2013 se transformar em pesadelo.

Na sexta-feira, ele foi apresentado no CFA de Cotia em meio à pré-temporada, vestiu pela primeira vez a camisa do São Paulo e mostrou entusiasmo com a chance no novo clube. No dia seguinte, durante o treino, sofreu um entorse no joelho direito, rompeu o ligamento cruzado anterior e descobriu que ficará afastado dos campos por pelo menos seis meses. A cirurgia, primeira da vida do garoto de 20 anos, é o que mais o desespera.

– Ele ficou muito chateado, ficou preocupado. Quando falaram em cirurgia, ele entrou em desespero. Falei com ele no sábado e hoje (domingo), agora ele está um pouco mais calmo – conta a mãe Tereza, que conversou ontem com o LANCE!Net após o pai, Carlos, dizer educadamente que não conseguiria dar entrevista por estar muito chateado.

O desespero de Negueba é por conta da cirurgia e também pela inesperada chance que pode ter evaporado. Em 2012, ele teve péssimo ano no Flamengo, com algumas chances, mas perseguição da torcida. No fim do ano, a negociação envolvendo Cleber Santana com o clube carioca resultou de maneira inesperada no empréstimo de Negueba ao São Paulo – a pedido do técnico Ney Franco, com quem trabalhou na Seleção Brasileira sub-20.

Apresentado pelo São Paulo na sexta-feira, Negueba elogiou a estrutura e até a alimentação oferecida pelo Tricolor, e comparou as instalações do novo clube, com o qual assinou contrato de empréstimo por um ano, às de clubes europeus. No sábado de manhã, sorriu e recebeu as primeiras brincadeiras de Luis Fabiano e Cortez. O diagnóstico da lesão que aconteceu na tarde de sábado só veio à tona ontem porque a atividade foi fechada para a imprensa.

 Médico do São Paulo fala sobre lesão e recuperação de Negueba

Ainda na noite de sábado, porém, Negueba conversou com a família, já sabendo que teria de fazer cirurgia. Como o filho ficará sem atuar no primeiro semestre, os pais, que moram no Rio de Janeiro, vão se mobilizar para que estejam em São Paulo pelo menos nos próximos três meses, enquanto o jovem estará com a mobilidade comprometida. A família viaja nesta segunda à capital paulista.

– A gente não está entendendo, foi tão rápido. Não estamos acreditando no que aconteceu. Ele próprio não acredita. Vamos nos revezar, eu, meu marido e meu enteado, para ficar em uma casa em São Paulo com ele – acrescentou Tereza.

Negueba sofreu a entorse no joelho direito com a bola nos pés, em coletivo em campo reduzido, sem contato com outro jogador. No São Paulo, ele começaria o ano longe da disputa por vaga no time titular, mas teria no Paulistão – competição que não vai mais disputar – a principal chance de jogar e mostrar valor.

Para o atacante, 2013 só começará em julho. Até lá, ele sabe que terá o apoio integral da família e do novo clube, pelo qual ainda espera jogar.

Com a palavra, José Sanchez
Médico do São Paulo, em entrevista coletiva no domingo, no CFA de Cotia

Ele teve uma lesão de cruzado anterior, nesse caso o prazo de retorno é em torno de seis meses. Depende da evolução, depende do paciente. Tem a expectativa para que seja nesse prazo de seis meses. A gente tentará trabalhar para que isso se reduza em 15 dias, um mês. Ele está chateado, já conversamos com ele, com o Runco (médico do Flamengo). Negueba falou com o pai, está aparentemente bem. Costumamos esperar alguns dias para esfriar o processo da entorse. Como é uma cirurgia que tem uma fase artroscópica, ele vai trabalhar. Há possibilidade de, no final da próxima semana, ele fazer o procedimento cirúrgico.

Wellington tranquiliza e dá apoio ao atacante

O volante Wellington prestou apoio ao atacante Negueba, após a lesão do jovem. Aos 21 anos, o volante, que passou por duas cirurgias  no joelho esquerdo, tranquilizou o novo reforço da equipe.

Em 2010, durante treinamento pela Seleção sub-19, Wellington sofreu uma torção no joelho esquerdo e teve de ficar parado por oito meses. Já no ano passado, em fevereiro, no CT da Barra Funda, em lance isolado, o volante sofreu uma entorse no joelho esquerdo.

Agora, Wellington presta apoio. O jogador passa palavras para que Negueba seja forte, siga as orientações médicas, pois pode retornar e ter alto rendimento nas atuações.

Durante os três primeiros dias de pré-temporada, Negueba sempre andou ao lado de Wellington. Nas corridas e no Reffis, o atacante conversou bastante com o volante e se manteve perto do camisa 5.

Outro fator que anima Negueba é a rápida evolução de Wellington. Após seis meses, o volante já estava treinando com bola, junto com o grupo. Depois, entrou gradativamente na equipe e terminou o ano como um dos pilares do time. Agora, Negueba tem o “espelho” para auxiliá-lo na recuperação.



Lucca, sobre opção pelo Cruzeiro ao invés do São Paulo: 'Mais vantajoso'

Thiago Fernandes - 07/01/2013 - 07:00
Belo Horizonte (MG)

Lucca - Criciúma (Foto: Divulgação)
Lucca se destacou com a camiseta do Criciúma (Foto: Divulgação)

As boas atuações e os 11 gols com a camisa do Criciúma pela Série B fizeram com que o atacante Lucca, de 22 anos, despertasse o interesse de vários clubes do futebol brasileiro. O Cruzeiro, contudo, foi a opção do jovem atleta, que ficará em Belo Horizonte pelo menos até junho de 2014.

Em entrevista exclusiva ao LANCE!Net, o garoto explicou por que optou pela equipe de Belo Horizonte e negligenciou outros times, como o São Paulo, vencedor da última edição da Copa Sul-Americana e que tem vaga garantida na Libertadores desta temporada

– A oferta do Cruzeiro foi muito vantajosa para mim. Tive uma conversa com o meu empresário para definir esta situação. O clube fez uma ótima proposta, tanto para mim quanto para o Criciúma – revelou o novo reforço azul.

Em conversa com nossa reportagem, Lucca abriu o jogo, falou sobre a séria lesão que tem no joelho e o que espera deste desafio com a camiseta do Cruzeiro. Confira, abaixo, esta entrevista com o novo reforço celeste:

LANCE!Net: Qual é a sua expectativa para jogar no Cruzeiro?
Estou ansioso, sobretudo porque é um grande clube do futebol mundial. Fui a Criciúma para resolver alguns detalhes e, depois, chego a Belo Horizonte para acertar tudo isso. Já acertei o que deveria com o Cruzeiro. Agora, me apresento na segunda-feira, junto com o restante do elenco.

LANCE!Net: Como espera lidar com a pressão no Cruzeiro?
O Criciúma é um grande clube, com uma bela história no futebol brasileiro, mas o Cruzeiro tem ainda mais tradição e é conhecido em âmbito mundial. Todos conhecem o Cruzeiro. Por isso, sei que a pressão será enorme, mas estou preparado para ajudar o clube em todos os quesitos.

LANCE!Net: Acredita que haverá desconfiança da torcida por você chegar ao clube com uma séria lesão no joelho?
Eu tive uma lesão no joelho e sempre friso que desejo me recuperar o mais rápido possível. Neste momento, eu chegarei ao Cruzeiro para tratar este problema e voltar a campo pelo menos no tempo previsto. Sei que, devido à minha contusão, haverá desconfiança por parte da torcida, mas estou focado em superar isso e ajudar o clube a conquistar títulos.

LANCE!Net: O que te fez optar pelo Cruzeiro, já que o São Paulo, clube que disputa a Libertadores, estava interessado em seu futebol?
A oferta do Cruzeiro foi muito vantajosa para mim. Tive uma conversa com o meu empresário para definir esta situação. O clube fez uma ótima proposta, tanto para mim quanto para o Criciúma. O São Paulo não chegou a fazer uma oferta real, foi apenas uma consulta, mas na conversa informal eles não apresentaram valores que agradaram a todas as partes. Por isso, fizemos nossa escolha. O Cruzeiro também montou um elenco forte que disputará títulos nesta temporada.

LANCE!Net: Embora não tenha trabalho com ele, o que pode dizer sobre o trabalho do técnico Marcelo Oliveira?
Nunca enfrentei o Marcelo (Oliveira), mas sei que é um cara tranquilo e que gosta de montar os seus times jogando para frente. Já acompanhei alguns trabalhos dele e, por isso, já chego ciente do que ele gosta que seus jogadores façam. Quando começar a pré-temporada, vou conversar com o treinador para saber como ele quer que eu jogue. Mas eu também nunca tive problemas com meus treinadores. E espero que continue assim, sempre me dando bem com os técnicos que trabalharam comigo.

LANCE!Net: Como você define o seu estilo de jogo?
Eu sou um jogador rápido e gosto de atuar como segundo atacante. Já fiz o terceiro homem da frente, mas prefiro jogar como segundo, pelos lados do campo. Se o zagueiro der brecha, eu vou para cima, não tenho medo. Finalizo bem e estou à disposição do treinador para ajudar em qualquer situação.

LANCE!Net: Jogará ao lado de grandes jogadores, como Fábio, Montillo e Diego Souza. O que espera disso?
Será um prazer enorme estar ao lado de atletas deste patamar. Tomara que eles sigam no Cruzeiro por muito tempo para poder nos ajudar. Espero corresponder às expectativas e fazer a minha parte para que conquistemos títulos com a camiseta do Cruzeiro.

LANCE!Net: Você esteve em Belo Horizonte para fazer exames médicos. O que pode dizer da estrutura do Cruzeiro?
Já conheci a Toca da Raposa 2, mas foi uma passagem muito rápida, fiquei por mais ou menos uns 30 minutos. Deu para ver que o Cruzeiro tem uma estrutura muito grande. Em relação a isso, sabemos que estaremos em um ótimo lugar, que nos propicia a prática do futebol em alto nível.

LANCE!Net: Já trabalhou com algum atleta do atual elenco cruzeirense?
Não conheço muita gente no elenco do Cruzeiro, mas nunca tive problema com nenhum companheiro de equipe. Por isso, acredito que não terei problemas em fazer amizades quando eu chegar a Belo Horizonte.

LANCE!Net: Para finalizar, deixe um recado para o torcedor cruzeirense.
Estou muito feliz de acertar com o clube. Estava ansioso para que isso acontecesse. Espero que, neste ano, em que o Cruzeiro completa 92 anos, possamos dar muitas alegrias aos torcedores. Estou confiante e acredito que a diretoria fez boas contratações para esta temporada. Queremos conquistar títulos e somos capazes de fazer isso.



Sem Lucas, Osvaldo se candidata a novo ídolo do São Paulo em 2013

Os únicos que podem ameaçar a vaga de Osvaldo no time titular do São Paulo ainda nem chegaram ao Centro de Formação de Atletas de Cotia, onde a equipe realiza pré-temporada. E mesmo se Eduardo Vargas e Wallyson forem contratados, o atacante cearense de 25 anos garante que 2013 será seu ano de substituir Lucas à altura e virar ídolo da torcida em busca do sonhado título da Copa Libertadores.

Com a saída do camisa 7 para o Paris Saint-Germain, da França, Osvaldo ficou com a missão de fazer companhia a Luis Fabiano no ataque do Tricolor. Emprestado pelo Flamengo, Negueba poderia fazer concorrência caso não tivesse rompido os ligamentos do joelho direito durante um treino realizado no último sábado com previsão de retorno para seis meses. Dessa forma, antes das prováveis chegadas do chileno e do ex-cruzeirense, Aloísio é o outro atacante do elenco, mas fazendo a função de Luis Fabiano. Ademilson, que seria opção para o setor, está com a Seleção Brasileira no Sul-americano Sub-20."Vou poder começar jogando, mas é claro que dependendo do professor Ney Franco. Ano passado, eu não tive a pré-temporada e quando cheguei o time já estava na quinta rodada do Paulista. Esse ano, vou pegar do começo a pré-temporada, os jogos todos Então não tem como ser diferente: espero continuar jogando, dando alegria para a torcida, continuar crescendo e que eu possa ser feliz em 2013 junto com o grupo", torce Osvaldo, otimista logo no início da preparação.

Após bom rendimento com a camisa do Ceará no Campeonato Brasileiro de 2011, Osvaldo despertou interesse do São Paulo, além de outras equipes como o Cruzeiro, que atrasou o acerto até o dia 24 de janeiro. Contratado por R$ 4,5 milhões, o atacante começou sendo apenas opção no banco de reservas, mas se tornou titular com Ney Franco e peça importante do esquema tático ofensivo que acabou garantindo o título da Copa Sul-americana.

"O time é o mesmo do ano passado, então minha expectativa é a melhor possível. Estamos fazendo uma pré-temporada boa, que é a base do sucesso para um bom ano. Vai valer a pena ficar esses dias preso, é para o nosso bem, a gente entende", encerra Osvaldo, trabalhando diariamente em dois períodos ao lado dos companheiros.



São Paulo tenta manter embalo depois de golear na estreia da Copinha

O trauma gerado com a eliminação na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012 foi espantado já na última sexta-feira. O Tricolor soube aproveitar a fragilidade do União Rondonópolis-MT e deixou São Carlos com uma goleada por 5 a 0. Agora, a equipe tentará encaminhar a sua classificação às 19 horas (de Brasília) desta segunda-feira, contra o Guaicurus-MS, no estádio Professor Luís Augusto de Oliveira.

A base para esta partida será mantida. O técnico Sérgio Baresi não perdeu nenhum jogador por lesão ou suspensão e está confiante de que os atletas com experiência no time profissional poderão conduzir a equipe a mais uma vitória. Na partida diante dos mato-grossenses, o comandante apostou em Rodrigo Caio, João Schmidt, Lucas Farias e Henrique Miranda. As jovens promessas tiveram bom aproveitamento e agradaram ao treinador.

Baresi também deverá manter o atacante Adelino entre os titulares e estudará o caso de Luiz Eduardo. O zagueiro não chegou nem a ficar no banco de reservas tricolor e poderá ser utilizado caso o comandante sinta a necessidade de passar mais experiência ao seu setor defensivo.

"No final do jogo nós fizemos substituições dos jogadores mais desgastados fisicamente devido ao campo pesado. Isso já foi feito visando a próxima partida, mas ainda não temos em mente o que será feito, apenas depois de analisar o jogo do adversário", declarou o treinador do time sub-20.Com três pontos no Grupo M da Copinha, o São Paulo também ficará de olho na outra partida para dar um grande passo rumo à próxima fase da competição. Antes de medir forças com o Guaicurus, a equipe acompanhará o duelo entre União Rondonópolis e o vice-líder São Carlos. O time paulista superou os sul-mato-grossenses por 1 a 0 na primeira rodada e agora luta para alcançar o segundo triunfo consecutivo.

A partida entre São Carlos e União Rondonópolis será disputada às 17 horas (de Brasília), no mesmo estádio Professor Luís Augusto de Oliveira. Como o regulamento da Copinha prevê a classificação dos sete melhores segundos colocados de todo o campeonato, o São Paulo não tem condições de avançar já nesta segunda-feira. A tendência é que o grupo só apresente uma definição na próxima quinta, quando os times do Grupo M se enfrentarão pela última vez nesta fase inicial.



Copa SP: terceiro dia tem tropeços de Corinthians, Vitória e Atlético-MG

O terceiro dia de Copa SP de futebol júnior foi marcado pelo tropeço do atual campeão Corinthians, que empatou em 2 a 2 com o XV de Piracicaba. O Atlético-MG também não conseguiu estrear com vitória ao encerrar a rodada com 1 a 1 diante do Noroeste. Campeão da Copa do Brasil sub-20, o Vitória não manteve o ritmo na Copinha, empatando com o Mogi Mirim em 2 a 2.

A estreia foi com vitória para Grêmio, Inter, Fluminense, Sport, Atlético-PR, Goiás e Avaí. E a maior goleada do sábado foi aplicada pelo Velo Clube, que aplicou 5 a 0 no Itaúna.

Resultados deste domingo, 06/01

Grupo N (Estádio José Pereira, em Sumaré)
Sumaré 2 x 0 São Raimundo-RR
Ceará 1 x 3 Santa Cruz

Grupo W (Estádio José Liberatti, em Osasco)
Osasco 4 x 1 Nacional-AM
Internacional 4 x 1 Paulista

Grupo A (Estádio Prudentão, em Presidente Prudente)
Grêmio Prudente 0 x 0 Espigão
Grêmio 2 x 0 Aquidauanense

Grupo C (Estádio Jorge Ismael de Biase, em Novo Horizonte)
Novorizontino 3 x 1 Desportiva Ferroviária
Figueirense 3 x 1 Ferroviária

Grupo F (Estádio Tenente Carriço, em Penápolis)
Penapolense 0 x 3 Náutico
Juventude 3 x 0 Portuguesa

Grupo I (Estádio José Lancha Filho, em Franca)
Francana 2 x 1 ASA
Atlético-PR 4 x 0 Barras

Grupo J (Estádio Otacília Patrícia Arroyo, em Monte Azul)
Monte Azul 2 x 1 ABC
Vitória 2 x  2 Mogi Mirim

Grupo L (Estádio Vila São João, em Leme)
Lemense 1 x 0 Guarany-SE
Goiás 4 x 0 Guarani

Grupo P (Estádio Baetão, em São Bernardo do Campo)
São Bernardo 0 x 0 JV Lideral-MA
Fortaleza 1 x 1 Caxias

Grupo R (Estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz)
Desportivo Brasil 4 x 1 América-RN
Avaí 2 x 1 Atlético-GO

Grupo S (Estádio Benitão, em Rio Claro)
Velo Clube 5 x 0 Itaúna
Fluminense 2 x 0 Atlético-AC

Grupo T (Estádio Salvador Russani, em Atibaia)
Atibaia 0 x 0 RB Brasil
Sport 3 x 1 Guaratinguetá

Grupo X (Estádio Antônio Soares de Oliveira, em Guarulhos)
Flamengo-SP 1 x 3 Juventus-SP
América-MG 0 x 0 Vila Nova

Grupo Z (Estádio Comendador Souza, em São Paulo)
Nacional-SP 1 x 1 Tocantinópolis
Paraná 1 x 0 Ponte Preta

Grupo G (Estádio Hermínio Ometto, em Araras)
União São João 3 x 1 Americano-MA
Corinthians 2 x 2 XV de Piracicaba

Grupo D (Estádio Gilbertão, em Lins)
Linense 5 x 1 Rio Preto
Atlético-MG 1 x 1 Noroeste

Jogos desta segunda, 07/01 (horários de Brasília)

Grupo V (Estádio Alfredo Schiavetto, em Jaguariúna)
14h Corinthians-AL x Remo
16h Santos x São Mateus

Grupo M (Estádio Prof. Luís Augusto de Oliveira, em São Carlos)
17h São Carlos x União Rondonópolis
19h Guaicurus x São Paulo

Grupo U (Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos)
19h São José-SP x São Caetano
21h São Francisco-BA x Cruzeiro



Veja os resultados de domingo da Copa SP, Cearense e Paraibano

06/01/2013 21h13 - Atualizado em 06/01/2013 21h13

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



São-paulinos aproveitam a folga em Cotia e se divertem no salão de jogos

 thiago carleto e paulo miranda sinuca são paulo (Foto: Reprodução / Instagram)thiago carleto e paulo miranda duelam na sinuca no
CT de Cotia (Foto: Reprodução / Instagram SPFC)

Até o próximo dia 17, o São Paulo ficará em tempo integral no CT Laudo Natel, em Cotia, onde realiza sua pré-temporada. Os trabalhos, sempre em dois períodos, exigem demais dos atletas, que procuram aproveitar os poucos momentos de folga para se divertirem fora das quatro linhas.

Neste domingo, entre um trabalho e outro, alguns jogadores foram ao salão de jogos para descontrair. O lateral Cortez e o meia Maicon, por exemplo, disputaram uma partida de tênis de mesa. Já o também lateral Thiago Carleto e o zagueiro Paulo Miranda disputaram uma partida de sinuca.

O Tricolor estreia no Campeonato Paulista no próximo dia 19, contra o Mirassol, no estádio do Morumbi. Quatro dias depois, a equipe iniciará o duelo eliminatório da primeira fase da Taça Libertadores da América, contra o Bolívar (BOL), no estádio do Morumbi.

Maicon e cortez ping pong são paulo (Foto: Reprodução / Instagram)Maicon e Cortez disputam uma partida de tênis de mesa no salão de jogos (Foto: Reprodução / Instagram)



Com três gols do artilheiro Cavani, Napoli bate Roma e pula para terceiro

Se tem gol e vitória do Napoli, é bem provável que o nome de Edinson Cavani esteja diretamente relacionado. Neste domingo, em jogo que fechou a 19ª rodada do Campeonato Italiano, o atacante uruguaio mais uma vez foi decisivo ao marcar três vezes no triunfo por 4 a 1 sobre o Roma, no San Paolo. O ítalo-argentino Daniel Osvaldo descontou para os visitantes, enquanto Christian Maggio, já nos acréscimos, deu números finais ao confronto.

Desta forma, a equipe treinada por Walter Mazzarri encerra o primeiro turno na terceira colocação, com 37 pontos, garantindo assim uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. O Roma, que ainda almeja voltar a disputar as competições europeias, é o sexto, com 32. O líder é o atual campeão Juventus (44), que neste domingo conheceu sua terceira derrota, para o Sampdoria, em casa. O Lazio, do brasileiro Hernanes, é o segundo, com 39.

Cavani napoli gol roma (Foto: Agência Reuters)Com o hat-trick, Cavani assumiu a liderança na tabela de artilharia do Italiano (Foto: Agência Reuters)

O chamado hat-trick fez ainda Cavani assumir a liderança isolada na tabela de artilharia do Campeonato Italiano. O uruguaio soma agora 16 gols, contra 14 de Stephan El Shaarawy, revelação do Milan. Antonio Di Natale, do Udinese, completa o pódio, com 12.

Outro atacante bastante comentado no momento, o chileno Eduardo Vargas não deixou o banco de reservas. Ele é alvo do Grêmio e, principalmente, o São Paulo, clube no qual já teria inclusive acertado as bases salariais. O Tricolor Paulista ofereceu um empréstimo de um ano e meio pela revelação pagando pouco mais de R$ 2 milhões pelo período.