segunda-feira, 4 de março de 2013

Osvaldo admite expectativa por convocação: ‘Seleção é momento’

Osvaldo já marcou cinco gols e deu seis assistências no ano. É um dos principais jogadores do São Paulo, titular inquestionável de Ney Franco, e já ganhou até gritos especiais da torcida. Fatores que levam o atacante a ficar de olho na lista de jogadores que será anunciada nesta terça-feira por Luiz Felipe Scolari, para os amistosos da seleção brasileira diante de Rússia e Itália, no fim do mês. Na melhor fase da carreira, o camisa 17 admite que já pensa em vestir a amarelinha.

- Há dois anos eu nem sonhava com isso, mas a partir do momento em que você começa a atuar numa equipe grande, e consegue ajudar com gols, assistências, a expectativa vai crescendo. Eu tenho um pouco de expectativa, sim.

Osvaldo treino São Paulo (Foto: Roberto Vazquez / Ag. Estado)Osvaldo, em treino do São Paulo (Foto: Roberto Vazquez / Ag. Estado)

O atacante sabe, no entanto, que sua posição é uma das mais concorridas na Seleção. Assim como o São Paulo de Ney Franco, a equipe de Felipão deverá atuar no 4-2-3-1. Além dos dois centroavantes convocados, sobram vagas para o meia e os jogadores que atuam pelas pontas. Por ali, além do são-paulino, brigam atletas como Neymar, Lucas, Oscar e Hulk, já convocados pelo treinador em sua estreia, e jovens que brigam por espaço, caso de Bernard.

Um aliado, em sua opinião, pode ser a mudança no comando técnico da Seleção. A troca de Mano Menezes por Luiz Felipe Scolari, que fará nesta terça sua segunda convocação, dá chance a novos nomes. Em 2001, quando assumiu pela primeira vez antes de ser pentacampeão mundial, Felipão deu oportunidades a atletas que atuavam no Brasil, e acabaram disputando a Copa. Casos de Anderson Polga, Gilberto Silva e Kleberson.

- Sei que a Seleção tem jogadores consagrados, mas vivo um bom momento e Seleção é momento. As coisas são dinâmicas, mudam de um dia para o outro. Quem sabe com a mudança no comando eu possa ter uma oportunidade e agarrar para ser convocado mais vezes.

Contra a Inglaterra, o único são-paulino convocado foi seu parceiro de ataque, Luis Fabiano. Ele não teve boa participação no primeiro tempo e foi substituído no intervalo por Fred, que marcou o único gol da derrota brasileira por 2 a 1.



Em 'treino particular', Ney aprimora criação do time titular

Ney Franco São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ney Franco trabalha com titulares
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A Taça Libertadores voltou a ser o único centro das atenções no São Paulo. Nesta segunda-feira, o técnico Ney Franco levou apenas os titulares a campo. Eles folgaram no fim de semana, enquanto o time reserva bateu o Penapolense e manteve a liderança do Campeonato Paulista. Reforçados por Leonardo, quarto goleiro do elenco, os jogadores ensaiaram a criação de jogadas para tentar, na próxima quinta-feira, uma atuação melhor contra o Arsenal do que a da semana passada, na vitória por 2 a 1 sobre o Strongest.

A atividade começou com um treino físico. Em duplas, os jogadores fizeram diversas atividades presos a um elástico, com e sem a bola. Em seguida, eles se dividiram em dois grupos. Um time da defesa, formado por Douglas, Lúcio, Rafael Toloi, Cortez e Wellington. No outro, mais ofensivo, estavam Denilson, Jadson, Aloísio, Osvaldo e Luis Fabiano. Nos gols estavam Rogério Ceni e Leonardo.

Quando a bola era girada rapidamente de um lado para outro do campo, pelo chão, o treinador aprovava o toque de bola:

- Esse é o trabalho, esse é o trabalho!

Osvaldo e Aloísio trocaram de lado mais de uma vez. Na partida contra o Strongest, no segundo tempo, Osvaldo chegou a se deslocar para o lado direito, mas a mudança não durou muito tempo. O atacante é um dos homens mais importantes da equipe na temporada. Para ele, a receita para vencer os argentinos na quinta-feira tem paciência e agressividade.

- Ele vem pedindo para trabalharmos a bola com agressividade. Falou para eu, o Luis e o Aloísio pressionarmos a saída de bola do adversário e termos paciência para trabalhar a bola. Mas não com lentidão. Se conseguimos fazer um gol rapidamente, vamos buscar outros.

No fim da atividade, só era permitido dar dois toques na bola. Depois, os jogadores ainda ensaiaram finalizações contra Rogério Ceni. A partida contra o Arsenal está marcada para as 19h15 de quinta-feira, e será disputada no Pacaembu, já que o São Paulo perdeu o direito de usar o Morumbi em um jogo da fase de grupos em razão da confusão na final da Sul-Americana do ano passado, contra o Tigre.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Feliz, reserva Rhodolfo volta a sonhar com vaga de titular após gol

Antes titular absoluto da defesa do São Paulo, Rhodolfo caiu de produção em 2013 e perdeu a vaga para Rafael Toloi. No último domingo, contra o Penapolense, pelo Campeonato Paulista, o Tricolor jogou com o time reserva e o zagueiro foi capitão. Além disso fez o primeiro gol da vitória por 2 a 0 (assista no vídeo ao lado). Fato que o animou na disputa.

- Jogador nenhum pode se acostumar com a reserva. Respeito muito o Toloi e o Lúcio, que estão jogando muito bem. Tenho de estar preparado para quando surgir uma oportunidade eu poder recuperar essa vaga – disse o zagueiro são-paulino em entrevista ao site oficial do São Paulo.

Rhodolfo exaltou também o fato de ter sido capitão da equipe reserva no fim de semana. Agradeceu a Ney Franco pela confiança.

- Fiquei muito feliz de fazer o gol e também por ser o capitão. Na preleção, o Ney falou que eu seria e isso mostra que ele confia em mim. Ele está vendo que estou treinando forte, firme para melhorar cada dia mais – acrescentou o jogador.

Mesmo com um jogo a menos em relação aos rivais, o São Paulo lidera o Paulistão de forma isolada, com 22 pontos. O próximo jogo do Tricolor será na quinta-feira, às 19h15, contra o argentino Arsenal, no estádio do Pacaembu.

Rhodolfo comemora gol do São Paulo contra o Penapolense (Foto: Célio Messias / Ag. estado)Rhodolfo comemora o gol marcado contra o Penapolense, no domingo (Foto: Célio Messias / Ag. estado)



Elton marca três e sobe no Artilheiro do Ano. Líderes ampliam vantagem

Elton Náutico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Elton foi autor de três gols do Náutico no sábado
(Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

O fim de semana esteve à feição dos artilheiros nos estaduais pelo Brasil. Líderes se aproveitaram para abrir ou ao menos manter a distância e quem estava atrás buscou os gols para diminuir o prejuízo. É o caso, por exemplo, de Elton, do Náutico. O atacante emplacou logo três gols na vitória do Timbu sobre o Chã Grande por 5 a 3. Ele, que havia marcado cinco vezes até então, chegou a oito gols na temporada e se igualou a Hernane, do Flamengo, que passou em branco diante do Botafogo. Na oitava posição, ele já se aproxima do pelotão de frente, com apenas três de desvantagem para Alemão, do Crato.

Por falar em Alemão, o centroavante aproveitou a última chance de fazer gols pelo Campeonato Cearense e balançou a rede do Horizonte por duas vezes no empate em 2 a 2. O Crato está fora da segunda fase do estadual e não terá mais compromissos em competições que contam para o Artilheiro do Ano 2013. Com isso, o atacante só terá chance de se manter na briga pelo Prêmio caso se transfira para outro clube.

Já o líder do Artilheiro do Ano, Giancarlo, do Ferroviário, terá mais chances de marcar pelo Campeonato Cearense. Com sua equipe classificada na competição, o atacante deixou o dele no sábado, na derrota para o Guarany de Sobral por 3 a 2, e chegou a 17 gols na temporada. Careca, do CENE, e Warley, do Botafogo-PB foram outros a deixarem suas marcas no fim de semana e se mantiveram na briga pelas primeiras colocações.

Bernardo comemora gol do Vasco contra o Fluminense (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)Bernardo foi decisivo pelo Vasco e marcou um gol contra o Fluminense (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)

Quem voltou a aparecer na lista dos principais artilheiros da temporada foi o meia Bernardo, do Vasco. O camisa 31, que havia marcado duas vezes contra o Duque de Caxias, garantindo a classificação de sua equipe, deixou sua marca no clássico contra o Fluminense e chegou a sete gols no ano. O Cruzmaltino venceu o rival por 3 a 2 e está na decisão da Taça Guanabara.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

Confira a lista de artilheiros do ano:

Prêmio Friedenreich Artilheiro do Ano 03/03/2013 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols

montagem Leandro Damião Neymar Jonas Tardelli Keirrison artilheiros (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)



Técnico do Penapolense destaca elenco e 'camisa' do São Paulo

Pintado_Penapolense (Foto: Divulgação / CA Penapolense)Pintado estreia com derrota pelo Penapolense
(Foto: Divulgação / CA Penapolense)

A partida contra o clube em que foi ídolo nos anos 90 marcou a estreia de Pintado no comando do Penapolense, que não conseguiu segurar o São Paulo neste domingo, e foi derrotado por 2 a 0, em casa. Segundo o treinador, a qualidade dos jogadores e força da camisa fizeram a diferença.

- Enfrentamos o líder do campeonato. O São Paulo é um time muito forte, com um potencial incrível e jogadores de Libertadores. Além de toda a força da camisa por trás que empurra o time - disse Pintado.

Momentos antes da partida começar, o técnico do CAP conversou com Milton Cruz e Ney Franco, que segundo ele, "tem grande respeito" pelos profissionais.

Porém, de acordo com Pintado, o resultado não relata o que foi o jogo e lamentou a "infelicidade" do goleiro Roni no segundo gol.

- A princípio nossa equipe teve um volume de jogo muito bom. Tomamos um gol de bola parada e o outro em uma infelicidade do nosso goleiro. A partir daí, o São Paulo teve poucas oportunidades. Nossa equipe lutou o jogo todo e o resultado não mostra o que foi a partida - comentou o técnico.

Para o duelo do próximo sábado, contra o Paulista, Pintado espera muito trabalho durante a semana e uma evolução da equipe.

- Temos um jogo difícil contra o Paulista. A responsabilidade é nossa, mas confio muito na nossa equipe. Vamos melhorar com mais uma semana de trabalho e faremos partidas melhores - completou Pintado.



Perto de renovação, Lucas Farias faz juras ao São Paulo: 'Amo o clube'

Lucas Farias, São Paulo (Foto: Divulgação / São Paulo FC)Lucas Farias tem respaldo do treinador
(Foto: Divulgação / São Paulo FC)

A renovação de contrato de Lucas Farias com o São Paulo está muito perto de ser sacramentada. O lateral, que entrou durante o segundo tempo da vitória por 2 a 0 diante do Penapolense, neste domingo, pelo Campeonato Paulista, garante que tudo está certo.

Há uma urgência em relação a renovação do atleta. O jovem de 18 anos tem vínculo apenas até agosto, e com isso já está livre para assinar um pré-contrato com qualquer clube.

– Eu amo esse clube. Só falta a assinatura. Está totalmente fechado e renovaremos até 2018 – disse Lucas.

Lucas Farias é um dos principais xodós do presidente Juvenal Juvêncio entre os garotos que foram promovidos recentemente das categorias de base. Sempre que pode, o dirigente fala bem do atleta, que deverá ser utilizado por Ney Franco um pouco mais adiantado. O técnico vê nele características semelhantes às de Douglas, que em seu esquema ideal, atuaria como homem avançado pelo lado direito.

– É um jogador que eu defini que ficaria conosco, no time principal, mesmo com idade de jogar nos juniores. Começamos a preparar o atleta e vai ser bom para a carreira dele ficar no São Paulo. Vai trabalhar com um treinador que conhece e que da oportunidade. Vai ser um dos melhores laterais do Brasil – elogiou Ney Franco.

No início do ano, Lucas Farias participou da Copa São Paulo. Apesar da eliminação precoce do São Paulo, o jogador se destacou. Nas categorias de base, ele sempre foi presença constante na Seleção Brasileira.



Boleiros sentam na grama, abelhas atacam, e Dunga vira fera: Teve Isso!

Está revoltado? Não gostou da atitude do árbitro? Então, senta no gramado. Pelo menos, esta é foi forma que um técnico e um dirigente, em dois lugares diferentes do Brasil, encontraram para protestar. O "Teve Isso!" desta segunda-feira tem ainda ataque de abelhas, um tropeiro sem ingredientes, um pedido inusitado em forma de faixa, um último desejo de goleiro, e a revolta do técnico Dunga, que não sentou no gramado, mas disparou palavrões.

tropeiro cruzeiro mineirão (Foto: Tarcísio Badaró)Tropeiro do Mineirão: sem couve e ovo
(Foto: Tarcísio Badaró)

'Cadê o zoiudo?'

Os problemas do novo Mineirão ainda são grandes, e um deles é a enorme fila para comprar ingressos, quando só 12 das 60 bilheterias estavam abertas no sábado, antes da vitória do Cruzeiro sobre o Tombense por 3 a 1. Muitos torcedores desistiram e foram embora. Mas o torcedor que conseguiu entrar se decepcionou com outra questão que aflige os mineiros: o tropeiro, prato tradicional do estádio. Alguns cruzeirenses acusaram a ausdência de ingredientes.

- Faltaram a couve e o "zoiudo" – disse Warley Silva, se referindo à ausência do vegetal e do ovo frito, normalmente presente no prato.

O tropeiro do Mineirão custa R$ 10,00 e é servido em uma vasilha plástica de 350 gramas.

Anota a placa!

O temperamento explosivo e apaixonado de Bernardo já é bem conhecido pela torcida do Vasco. O meia costuma se exaltar durante a comemoração de seus gols. Mas desta vez, sobrou para um jornalista que, sem perceber, foi atropelado pelo jogador durante a comemoração do primeiro gol cruz-maltino na vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense pela semifinal da Taça Guanabara de 2013.

Após abrir o placar da vitória vascaína, o jovem vascaíno pulou as placas de publicidade para comemorar junto à torcida. Empolgado, o meia se apoiou e derrubou um repórter que estava atrás do gol de Diego Cavalieri, no Engenhão. O repórter, que neste momento estava de costas, ainda tentou se equilibrar, mas não conseguiu evitar a queda. Deu uma cambalhota cinematográfica.

GOYTAxCANO 10 ambulância entrando (Foto: Priscilla Alves/GLOBOESPORTE.COM)Portão do Aryzão quase é arrombado
(Foto: Priscilla Alves/GLOBOESPORTE.COM)

A chave sumiu!

Aos 26 minutos do segundo tempo do clássico de Campos dos Goytacazes entre Goytacaz e Americano, sábado, pela Série B do Carioca, um lance curioso assustou os presentes. Após se chocar com um adversário, o atacante Laio, do Goyta, chegou a desmaiar em campo.

A ambulância de plantão no local precisava passar pelo portão principal para ter acesso ao gramado e retirar o jogador. No entanto, a chave do cadeado do portão havia desaparecido. Desesperados, os policiais militares que faziam a segurança da partida tentaram arrombar o portão com cassetetes para permitir a entrada da ambulância. Minutos depois, o funcionário responsável pela chave apareceu e conseguiu abrir o cadeado.

Apesar do susto, o atacante se recuperou do desmaio e foi levado para o hospital apenas para a realização de exames complementares. O Goytacaz venceu a partida por 2 a 1, com destaque para o centroavante Clodoaldo, ex-Fortaleza e Ceará.

Último desejo não se pode negar

O ex-goleiro do Náutico Djalma faleceu em agosto de 2012, mas fez um último pedido. Queria que suas cinzas fossem depositadas em uma das barras do estádio dos Aflitos. Ao saber disso, o presidente do clube, Paulo Wanderley, não pensou duas vezes e pediu que a cerimônia fosse organizada. Além de jogarem as cinzas, ainda foi fixada uma placa em uma das traves com os seguintes dizeres. "Aqui foram depositadas as cinzas do goleiro alvirrubro Djalma Cristiano Gomes, campeão pernambucano de 1939".

Djalma Cinzas Náutico (Foto: Lucas Liausu)Família do ex-goleiro Djalma joga as cinzas em uma das traves dos Aflitos (Foto: Lucas Liausu)

Cláudio Adão treinador do Mixto (Foto: Robson Boamorte/Globoesporte.com)Cláudio Adão fala com torcedores
(Foto: Robson Boamorte/Globoesporte.com)

Adão entre fulanos e beltranos

Chamado de burro durante o jogo e elogiado no fim. Essa foi a tônica do treinador Cláudio Adão, em sua estreia no comando do Mixto. A vitória por 1 a 0 sobre o Vila Aurora garantiu não só os três pontos, mas a tranquilidade de trabalhar para as próximas rodadas. Além disso, ele terá tempo para conhecer melhor o elenco e decorar o nome dos atletas. Como se apresentou só na sexta-feira, ele admitiu que não sabia o nome de nenhum jogador. Era fácil ouvir ele gritando para os jogadores sem se referir ao nome, somente a posição.

- Ô meu lateral, abre. Avança, meu volante. Vai para cima, meia - dizia ele no decorrer do jogo.

Apesar das dificuldades, ele gostou do que viu e elogiou a garra do grupo.

- Foi difícil decorar os nomes. Não conheço ninguém. Fui gravando ao longo do jogo. Parecia que tinha voltado a escola. Mas está bom. Eu cheguei ontem (sexta), talvez devesse ficar nas arquibancadas, mas sou homem e não vim roubar o Mixto – afirmou Adão.

'Jackson Five'

O atacante Jackson foi o grande responsável pela reabilitação do Flamengo-SP na Série A3 do Campeonato Paulista. O Corvo encerrou o jejum de cinco rodadas sem vencer com uma atuação inspirada de seu artilheiro. Jackson marcou os cinco gols da goleada por 5 a 2 do time de Guarulhos sobre a Francana, na manhã deste domingo, no Ninho do Corvo. Com a impressionante atuação, Jackson assumiu a artilharia isolada da Série A3, com 12 gols e ainda ganhou um apelido da torcida ao término da partida: "Jackson Five".

Sete torcedores se arriscaram para acompanhar a partida do São Vicente (Foto: Fúlvio Feola)Sete torcedores se arriscaram para acompanhar o
jogo do São Vicente (Foto: Fúlvio Feola)

Jogo de situações inusitadas

Não era jogo da Libertadores e, muito menos, envolvia um dos maiores clubes do Brasil. Mesmo assim, sete torcedores do São Vicente improvisaram e, com o auxílio de uma estrutura estrategicamente colocada do lado de fora do estádio, acompanharam o duelo entre a equipe local e o Novorizontino, válido pela Série A-3 do Campeonato Paulista. O esforço pouco valeu, já que a equipe da casa foi derrotada por 2 a 1, sofrendo um gol de pênalti no último minuto da partida.

E foi justamente este último lance que causou enorme confusão dentro das quatro linhas, obrigando a entrada do policiamento no campo após a expulsão de dois jogadores do São Vicente. Para completar, o diretor Marcos Martiniano, da equipe da casa, ficou sentado dentro da grande área não deixando a penalidade ser batida. Após mais de 15 minutos de paralisação, Gabriel bateu o pênalti e deu a vitória por 2 a 1 para o clube do interior.

Diretor do São Vicente senta na marca do pênalti para evitar cobranç (Foto: Fúlvio Feola)Diretor do São Vicente senta na marca do pênalti para evitar cobrança (Foto: Fúlvio Feola)

Esse protesto ainda vai virar moda...

O técnico do Socorrense, Edmilson Santos, nem devia sabee do protesto do dirigente acima, mas acabou repetindo um gesto que pode virar moda. Durante a derrota por 2 a 1 para o Confiança, o quarto árbitro Thiago Bomfim de Sena o advertiu com vigor aos 28 minutos do primeiro tempo por causa de sua insistência em sair da área técnica para orientar o time. Para mostrar seu descontentamento com os homens de preto, ele resolveu sentar dentro da área técnica. Com a atitude, Thiago Bomfim chamou o árbitro central, Eduardo de Santana Nunes, que ignorou a denúncia. Dez minutos depois, Edmilson Santos se cansou do protesto e voltou para o banco de reservas.

Edmilson Santos faz protesto inusitado contra arbitragem (Foto: Filippe Araújo / ADC)Edmilson Santos faz protesto inusitado contra arbitragem (Foto: Filippe Araújo / ADC)

Sessentão na camisa

O Flamengo fez antes de entrar em campo na semifinal contra o Botafogo, onde acabou derrotado por 2 a 0, uma homenagem pelo aniversário de seu maior ídolo, Zico, que completou 60 anos neste domingo. Os jogadores usaram na semifinal da Taça Guanabara uma camisa onde, acima do número, estava uma assinatura estilizada do Galinho de Quintino mesclada com o número 60. Nas arquibancadas, os torcedores também fizeram suas homenagens, e alguns deles levaram máscaras do camisa 10. Mas dentro de campo, quem botou água no chope do "Natal rubro-negro" foi o time do Botafogo, que vai para a decisão do turno nfrentar o Vasco.

torcida do Flamengo no Engenhão para o jogo com o Botafogo (Foto: Guilherme Pinto / Ag. O Globo)Torcida do Flamengo leva máscaras para o jogo com o Botafogo (Foto: Guilherme Pinto / Ag. O Globo)

Choques de cabeças

O atacante Luan e o zagueiro Réver, ambos do Atlético-MG, e em dois lances diferentes, sofreram cortes na cabeça, decorrentes de choques com os adversários, e tiveram que ser atendidos em um hospital da região centro-sul de Belo Horizonte. Eles foram atendidos ainda no gramado, levaram pontos dos médicos do clube, mas não tiveram condições de seguir na vitória do Galo por 3 a 1 sobre o Guarani-MG, neste domingo. Réver passa bem, foi liberado e já foi para casa.

Já em um hospital da capital mineira, o jogador levou um total de 26 pontos na testa, chegou a preocupar o departamento médico do clube, mas acabou liberado pouco tempo depois. Em casa, Réver postou em rede social uma foto ao lado da esposa e da filha, sem esconder o curativo.

- Depois do susto e ter levado alguns pontos na testa, já estou em casa sendo medicado e cuidado pelos amores da minha vida - escreveu.

A situação de Luan, no entanto, exige um pouco mais de cuidados. O jogador está em observação, já que os médicos detectaram uma certa confusão mental. Luan não se lembrava bem do que houve e ficou um pouco confuso. Mesmo assim, as primeiras impressões são de um caso não tão grave.

Faixa #vemseanpenn (Foto: Reprodução)Faixa #vemseanpenn (Foto: Reprodução)

#vemseanpenn

Uma faixa na arquibancada chamou a atenção dos torcedores durante o jogo Penapolense e São Paulo, na noite deste domingo, em Penápolis. A partida era válida pelo Campeonato Paulista, o Tricolor venceu por 2 a 0, mas os dizeres da faixa sequer eram sobre futebol: #vemseanpenn

Trata-se de uma campanha do filme Colegas, em que um dos atores, portador de síndrome de Down, sonha com a presença do astro Sean Penn no lançamento do filme. O vídeo foi um sucesso na internet. A estreia foi na última sexta-feira, e Sean Penn não veio.

Dunga vira fera!

Um fato isolado chamou atenção na vitória do Inter por 2 a 0 sobre o Esportivo, em Caxias do Sul, neste domingo. Aos 27 minutos do segundo tempo, Dunga acabou expulso pelo juiz Francisco de Silva Neto. Na saída do gramado, ele disse que já esperava uma punição da arbitragem.

O treinador colorado reclamou porque o juiz marcou falta de Juan em cima de Gabriel, do Esportivo, sendo que considerava lance a favor do Inter. Dunga começou então a disparar, ao lado de um dos bandeirinhas, frisando que uma reunião teria ocorrido entre os árbitros para prejudicá-lo.  Acabou recebendo o vermelho.

Na saída do gramado, seguiu falando da arbitragem. Chegou a se abaixar no microfone da televisão para reclamar.

- Fizeram reunião na associação da arbitragem para me f... – disparou.

Abelhas atacam em Londrina

A decisão do primeiro turno foi emocionante e disputada em campo, mas Londrina e Coritiba tiveram que lidar com um adversário em comum no segundo tempo. Durante os dez primeiros minutos da etapa final do trinfo alviverde, os técnicos Marquinhos Santos, do Coxa, e Claudio Tencati, do Tubarão, foram atacados por um enxame de abelhas, no Estádio do Café.

Irritados, os insetos buscaram primeiro a cabeça do comandante alviverde, que soube lidar com a situação e não parou de orientar o time na beira do gramado. Na sequência, Tencati foi o alvo da vez. A solução foi aliviar com um repelente especial que estava na mão do massagista. A ação conseguiu contornar o problema. Nem o quarto árbitro conseguiu escapar do ataque.

xxxxxxxxxxx



IFFHS: Timão ultrapassa Barcelona e é o quarto melhor time do mundo

lionel messi Barcelona real madrid (Foto: Agência EFE)Barcelona foi eliminado da Copa do Rei e acabou
despencando no ranking (Foto: Agência EFE)

Após ser desclassificado da Copa do Rei pelo Real Madrid e perder a primeira partida das oitavas de final da Liga dos Campeões para o Milan, o Barcelona sofreu um novo revés. Dessa vez a equipe de Lionel Messi perdeu a liderança no ranking dos melhores clubes do mundo da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), onde reinou absoluto pelos últimos 22 meses. A classificação atual foi feita com base nos jogos realizados entre março de 2012 e fevereiro de 2013.

O time culé teve a maior queda entre os 10 primeiros colocados e despencou da primeira colocação para a quinta, com 283 pontos. O líder atual do ranking é o vice-campeão mundial de clubes, o Chelsea, 307, seguido de Atlético de Madri (304), Bayern de Munique (292) e Corinthians (287), o melhor classificado entre os times de fora da Europa.

O Boca Juniors, em sexto, Real Madrid, em sétimo, Juventus (oitavo), Internazionale de Milão (nono) e São Paulo (décimo), completam o Top-10 do ranking. O Brasil ainda conta com outro time entre os 20 melhores do mundo, segundo a IFFHS. O Fluminense passou da 17ª posição para a 12ª.

Confira os 10 melhores e a classificação dos brasileiros que estão entre os 100:

1. Chelsea - 307 pontos

2. Atlético de Madri - 304

3. Bayern de Munique - 292

4. Corinthians - 287

5. Barcelona - 283

6. Boca Juniors - 281

7. Real Madrid - 277

8. Juventus - 241

9. Internazionale de Milão - 234

10. São Paulo - 230

12. Fluminense - 222

23. Grêmio - 202

24. Santos - 201

51. Vasco da Gama -168

80. Palmeiras -136

84. Atlético Mineiro - 134



Penapolense 0x2 São Paulo: Tricolor vence mais uma e se isola mais na ponta do Paulistão

03/03/2013 20:50:00

Mesmo com uma equipe repleta de reservas, o São Paulo não teve problemas para garantir a vitória

O São Paulo foi até Penápolis neste domingo e, com um time cheio de reservas, conseguiu uma vitória fácil sobre o Penapolense: 2 a 0. O resultado deixou o Tricolor isolado na liderança do Campeonato Paulista, com 22 pontos.

O primeiro gol foi marcado por Rhodolfo, logo aos 4 minutos. O zagueiro aproveitou bate-rebate dentro da área após uma falta e estufou as redes. O São Paulo soube administrar bem o resultado e terminou o primeiro tempo vencendo pela contagem mínima.

O domínio são-paulino permaneceu durante toda a segunda etapa. No entanto, foi somente aos 23 minutos que o time de Ney Franco voltou a balançar as redes. Ademilson recebeu a bola, fez boa jogada individual e acertou o ângulo do goleiro com um chute forte.



Ney supera problema com João Paulo e promete: 'Quinta será melhor'

Ney Franco, treino do São Paulo (Foto: Vipcomm)Treinador visa próximo jogo do São Paulo na
Taça Libertadores (Foto: Vipcomm)

O técnico do São Paulo, Ney Franco, colocou um ponto final no desentendimento entre ele e o vice-presidente de futebol João Paulo de Jesus Lopes. Segundo o técnico, o caso está superado e não há mais motivos para o assunto voltar à tona.

Na última quinta-feira, após vitória no sufoco sobre o Strongest, por 2 a 1, de virada, no Morumbi, pela Taça Libertadores, o clima depois da partida esquentou entre o dirigente e o treinador. Na saída do estádio, João Paulo chamou a atuação da equipe de "vergonhosa" e irritou o treinador.

- Está superado. O João Paulo ajuda muito no dia a dia e aquilo foi um desabafo, mas já conversamos. Estamos querendo o bem do São Paulo. Duas pessoas de coração bom. Não temos motivos para guardar rancor - disse o treinador.

As declarações de Ney Franco foram logo após a vitória por 2 a 0 diante do Penapolense, no último domingo, pelo Paulistão. O time foi a campo com uma equipe alternativa e se manteve na liderança do Campeonato Paulista. Até agora foram sete vitórias, um empate e apenas uma derrota.

Sei que na quinta vamos fazer um jogo bem melhor do que na semana passada"

Ney Franco

- Temos de falar dos resultados. Estamos com números bons na temporada. Sabemos que até dezembro não serão só flores e que existem desentendimentos. Precisamos de sabedoria para resolver os nossos problemas. Agora é pensar no jogo de quinta, que é muito importante.

Na quinta-feira, às 19h15m, o São Paulo recebe o Arsenal, da Argentina, no Pacaembu, pela terceira rodada da fase de grupos Taça Libertadores - o jogo não será no Morumbi porque o clube foi punido com a perda de um mando de campo pela confusão na final da Copa Sul-Americana, em dezembro. Ney Franco garante uma melhora para a partida desta semana.

- Sei que na quinta vamos fazer um jogo bem melhor do que na semana passada - concluiu.

O São Paulo aparece na terceira colocação do Grupo 3 da Taça Libertadores. O Tricolor aparece com três pontos, mesmo número do Strongest, que leva vantagem nos critérios de desempate. O líder é o Atlético-MG, com seis.



Veja os resultados deste domingo da Copa do Nordeste e de 26 estaduais

03/03/2013 22h15 - Atualizado em 03/03/2013 22h15

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

CAMPEONATO PAULISTA 2013 (PRIMEIRA FASE - 10ª RODADA)
Santos 0 x 0 Corinthians CRÔNICA / VÍDEO
 Penapolense 0 x 2 São Paulo CRÔNICA / VÍDEO
Guarani 0 x 2 Mogi Mirim CRÔNICA
São Bernardo 2 x 0 Ituano CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A2 2013 (PRIMEIRA FASE - 12ª RODADA)
Noroeste 1 x 3 Guaratinguetá CRÔNICA
Monte Azul 0 x 2 São José-SP CRÔNICA
Rio Claro 3 x 2 Grêmio Osasco CRÔNICA
Santacruzense 1 x 0 Rio Branco-SP CRÔNICA
Portuguesa 2 x 1 Capivariano CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A3 2013 (PRIMEIRA FASE - 9ª RODADA)
Guaçuano 2 x 2 Sertãozinho CRÔNICA
Flamengo-SP 5 x 2 Francana CRÔNICA
São Vicente 1 x 2 Novorizontino CRÔNICA
Independente-SP 2 x 2 Inter de Limeira CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO CARIOCA 2013 (TAÇA GUANABARA - SEMIFINAL)
Flamengo 0 x 2 Botafogo CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA
Obs: Botafogo está na final da Taça Guanabara.
CAMPEONATO MINEIRO 2013 (PRIMEIRA FASE - 4ª RODADA)
Atlético-MG 3 x 1 Guarani-MG CRÔNICA / VÍDEO
 Villa Nova 3 x 1 Boa Esporte CRÔNICA
Tupi 1 x 1 América-MG CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO MINEIRO MÓDULO 2 2013 (PRIMEIRA FASE - 4ª RODADA)
URT 2 x 0 Uberaba CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO GAÚCHO 2013 (Taça piratini - semifinal)
Internacional 2 x 0 Esportivo CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA
Obs: Internacional está na final da Taça Piratini.
CAMPEONATO PARANAENSE 2013 (PRIMEIRO TURNO - 11ª RODADA)
Toledo 1 x 1 JMalucelli CRÔNICA
Londrina 0 x 1 Coritiba CRÔNICA
Paraná 2 x 1 Paranavaí CRÔNICA
Rio Branco-PR 0 x 0 Arapongas CRÔNICA
Nacional-PR 1 x 3 Cianorte CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO CATARINENSE 2013 (PRIMEIRA FASE - 9ª RODADA)
Atlético Ibirama 1 x 1 Chapecoense CRÔNICA
Camboriú 0 x 1 Avaí CRÔNICA
Metropolitano-SC 2 x 1 Criciúma CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
COPA DO NORDESTE 2013 (semifinais - jogos de volta)
Campinense 1 x 0 Fortaleza CRÔNICA
Ceará 0 x 1 ASA CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
Obs: Campinense e ASA estão na final da Copa do Nordeste.
CAMPEONATO BAIANO 2013 (PRIMEIRA FASE - 8ª RODADA)
Jacupiense 0 x 1 Juazeiro CRÔNICA
Atlético-BA 1 x 3 Vitória da Conquista CRÔNICA
Serrano 1 x 1 Bahia de Feira CRÔNICA
Juazeirense 1 x 1 Botafogo-BA CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2013 (SEGUNDO TURNO - 3ª RODADA)
Santa Cruz 0 x 1 Salgueiro CRÔNICA
Central 0 x 1 Sport CRÔNICA
Belo Jardim 1 x 1 Porto CRÔNICA
Pesqueira 1 x 2 Serra Talhada CRÕNICA
Petrolina 2 x 3 Ypiranga-PE CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PARAIBANO 2013 (PRIMEIRO TURNO - 14ª RODADA)
Botafogo-PB 1 x 1 Auto Esporte CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO POTIGUAR 2013 (COPA RIO GRANDE DO NORTE - 1ª RODADA)
América-RN 1 x 3 Corintians-RN CRÔNICA
Santa Cruz-RN 1 x 1 Alecrim CRÔNICA
Potiguar de Mossoró 1 x 0 ABC CRÔNICA
Assu 4 x 2 Baraúnas CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO SERGIPANO 2013 (SEGUNDA FASE - 4ª RODADA)
Boca Júnior 0 x 0 Sergipe CRÔNICA
Confiança 2 x 1 Socorrense CRÔNICA
Lagarto 0 x 1 Itabaiana CRÔNICA
River Plate 0 x 1 Olímpico  
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO goiano 2013 (PRIMEIRA FASE - 9ª RODADA)
Aparecidense 3 x 0 Itumbiara CRÔNICA
Atlético-GO 3 x 0 Crac CRÔNICA
Rio Verde 1 x 2 Goianésia CRÔNICA
Vila Nova 1 x 2 Grêmio Anápolis CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato brasiliense 2013 (TAÇA JK - SEMIFINAL)
Brasiliense 0 x 0 Gama CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
Obs: Brasiliense está na final da Taça JK.
campeonato mato-grossense 2013 (PRIMEIRA FASE - 10ª RODADA)
Cuiabá 0 x 0 Luverdense CRÔNICA
Cacerense 1 x 0 Sinop CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato sul-mato-grossense 2013 (PRIMEIRA FASE - 10ª RODADA)
Cene 2 x 1 Aquidauanense CRÔNICA
Serc 2 x 2 Maracaju CRÔNICA
Ivinhema 2 x 4 Águia Negra CRÔNICA
Itaporã 3 x 0 Urso CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato capixaba 2013 (primeira fase - 7ª rodada)
Desportiva Ferroviária 2 x 1 Estrela do Norte CRÔNICA
Espírito Santo 2 x 2 Linhares CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato capixaba série b 2013 (PRIMEIRA FASE - 4ª RODADA)
Tupy 2 x 1 Serra CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato paraense 2013 (TAÇA CIDADE DE BELÉM - JOGO DE VOLTA)
Remo 1 x 2 Paysandu CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
Obs: Paysandu é o campeão da Taça Cidade de Belém.
campeonato amazonense 2013 (Taça estado do amazonas - 4ª rodada)
Holanda 3 x 1 Tarumã CRÔNICA
Princesa de Solimões 1 x 0 Nacional-AM CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato maranhense 2013 (PRIMEIRO TURNO - 5ª RODADA)
Santa Quitéria 2 x 2 Sampaio Corrêa CRÔNICA
Cordino 1 x 1 Maranhão CRÔNICA
Balsas 3 x 1 Bacabal CRÔNICA
Americano-MA 2 x 1 São José-MA CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato piauiense 2013 (PRIMEIRA FASE - 6ª RODADA)
River 1 x 1 Piauí CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato tocantinense 2013 (PRIMEIRO TURNO - 1ª RODADA)
Gurupi 4 x 1 Tocantins  
Tocantinópolis 0 x 1 Guaraí  
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato acreano 2013 (primeira fase - 4ª rodada)
Atlético Acreano 3 x 3 Plácido de Castro CRÔNICA
Juventus-AC 1 x 1 Galvez  
VEJA A TABELA COMPLETA
  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Jogo do São Paulo tem faixa #vemseanpenn na arquibancada

Faixa #vemseanpenn (Foto: Reprodução)Faixa #vemseanpenn em Penápolis (Reprodução)

Uma faixa na arquibancada chamou a atenção dos torcedores durante o jogo Penapolense e São Paulo, na noite deste domingo, em Penápolis. A partida era válida pelo Campeonato Paulista, o Tricolor venceu por 2 a 0, mas os dizeres da faixa sequer eram sobre futebol: #vemseanpenn

Trata-se de uma campanha do filme Colegas, em que um dos atores, portador de síndrome de Down, sonha com a presença do astro Sean Penn no lançamento do filme. O vídeo foi um sucesso na internet. A estreia foi na última sexta-feira, e Sean Penn não veio.



Em 'bom ritmo', Ganso enaltece reservas: 'Continuamos invictos'

O São Paulo conquistou neste domingo, diante do Penapolense, sua sétima vitória no Campeonato Paulista. Com um time alternativo, o Tricolor venceu o time do interior por 2 a 0 e manteve a liderança da competição, com 22 pontos. Titular nessa partida, Paulo Henrique Ganso comemorou a oportunidade e ressaltou a importância do resultado.

Ganso vem sendo usado preferencialmente como titular no Campeonato Paulista, sobretudo para ganhar ritmo e entrar em forma. Foram sete partidas iniciadas pelo torneio. Na Libertadores, o jogador foi reserva nos três duelos (entrou em dois) e deve seguir assim na próxima rodada.

- Já estou em um ritmo bom e agora é continuar melhorando para ser titular. Respeito a decisão do Ney Franco e vou procurar o meu espaço - disse o meia.

Esta foi a terceira partida que Ney Franco optou por um time apenas de reservas. Em todas a equipe conseguiu a vitória – outros confrontos foram contra Atlético Sorocaba e Guarani, ambos 2 a 1. Ganso destacou os bons resultados conquistados pelos reservas.

- A equipe considerada reserva continua invicta. Jogamos bem e espero que continuemos assim.

Na próxima rodada do estadual, o Tricolor enfrenta o Palmeiras, domingo, às 16h, no Morumbi. Antes, na quinta-feira, às 19h15m, o São Paulo recebe o Arsenal, da Argentina, no Pacaembu, pela Taça Libertadores - o jogo não será no seu estádio porque o clube foi punido com a perda de um mando de campo pela confusão na final da Copa Sul-Americana, em dezembro.

Ganso Penapolense x São Paulo (Foto: Rubens Chiri/ saopaulofc.net)Ganso em ação contra o Penapolense: 'Ritmo bom' (Foto: Rubens Chiri/ saopaulofc.net)



Ney Franco elogia reservas após vitória contra o Penapolense

O São Paulo entrou em campo contra o Penapolense, neste domingo, em Penápolis, com uma equipe formada apenas por jogadores considerados reservas. Mesmo assim, conseguiu a vitória por 2 a 0 e se manteve na liderança do Campeonato Paulista. O técnico Ney Franco fez muitos elogios aos suplentes, que ajudaram a equipe a se manter no topo da competição.

O treinador optou por um time alternativo para poupar seus titulares para a partida diante do Arsenal, da Argentina, quinta-feira, no Pacaembu, pela Taça Libertadores.

- Saio muito satisfeito pelo resultado que conquistamos fora de casa. É interessante ter um grupo mais rodado. Estamos fazendo o revezamento no momento certo - disse o treinador.

Está é a terceira partida que o São Paulo disputa com um time alternativo no estadual. Em todas, saiu vitorioso. Guarani e Atlético Sorocaba, triunfos por 2 a 1.

Mesmo com as três partidas com reservas, o São Paulo aparece na primeira colocação do Campeonato. São 22 pontos em nove jogos disputados. O Tricolor ainda tem uma partida remarcada contra o União Barbarense e poderá abrir cinco pontos de diferença para o Mogi Mirim, segundo colocado.

- Equipe jogando com os reservas e se entregando, mostrando que está querendo vencer. Vamos buscar os objetivos no Paulista - acredita Ney Franco.

Na próxima rodada do Paulista, o Tricolor enfrenta o Palmeiras, domingo, no Morumbi, às 16h. Antes, na quinta-feira, às 19h15m, o São Paulo recebe o Arsenal, da Argentina, no Pacaembu, pela Taça Libertadores - o jogo não será no estádio tricolor porque o clube foi punido com a perda de um mando de campo pela confusão na final da Copa Sul-Americana, em dezembro.



Atuações: Ademilson marca e é o destaque do São Paulo

DENIS - goleiro
Foi muito acionado e fez boas defesas, mas quase colocou tudo a perder em chute de longe que não conseguiu segurar. Nota: 5,5

JOÃO FILIPE - lateral-direito
Teve dificuldades para marcar pela direita. Recebeu amarelo e ficou receoso de ser expulso. Saiu no intervalo. Nota: 4

RHODOLFO - zagueiro
Rhodolfo conseguiu alguns desarmes e teve bom posicionamento. Marcou o primeiro do São Paulo. Nota: 6

EDSON SILVA - zagueiro
Foi seguro, mas sofreu com as investidas do Penapolense. Nota: 5,5

THIAGO CARLETO - lateral-esquerdo
Deu um pouco de espaço na marcação, mas apoiou muito bem o ataque. As melhores oportunidades saíram dos pés do lateral. Nota: 6,5

RODRIGO CAIO - volante
Bem posicionado, apareceu bastante para o jogo. Ainda teve de jogar como lateral. Nota: 6,5

FABRÍCIO - volante
Ainda está sem ritmo, mas mostrou evolução. Quando estiver bem poderá ser importante para o São Paulo. Nota: 5,5

MAICON - meia
Muitos toques de lado, mas quando ousou um pouco conseguiu bons lances. Nota: 5,5

CAÑETE - meia
Meia apareceu bastante, chamou o jogo e criou algumas oportunidades. Vem se destacando e vira boa opção para Ney Franco. Nota: 6,5

PAULO HENRIQUE GANSO - meia
Meia precisa ter mais vontade de jogar. Quando buscou a bola, conseguiu criar lances importantes. Mas se esconde muito. Nota: 4,5

ADEMILSON - atacante
Se movimentou, criou e deu trabalho para  a marcação. Ainda marcou um belo gol que deu tranquilidade para o São Paulo. Nota: 7,5

WALLYSON - atacante
Entrou no segundo tempo e teve problemas com o preparo físico. Mesmo assim, mostrou disposição. Nota: 5,5

LUCAS FARIAS - lateral-direito
Cumpriu bem sua função, mas cometeu pênalti não marcado pelo árbitro. Nota: 4,5

JOÃO SCHMITT - volante
Teve atuação na média. Tentou atrapalhar a vida dos meias do Penapolense. Nota: 5

PENAPOLENSE - Cresceu depois de sofrer o gol e deu trabalho à defesa do São Paulo, mas errou muito nas finalizações.



Com reservas, São Paulo vence o Penapolense e se isola na liderança

  • cadê?

    Ganso

    Reserva com mais potencial de conquistar uma vaga no time titular, o meia teve atuação discreta. Jogou sem objetividade.

  • eficiente

    Ademílson

    Foi o principal destaque do Tricolor no segundo tempo, com boas jogadas e um gol que deu tranquilidade ao time.

  • pé torto

    Penapolense

    Bem que o o time do interior tentou, criando várias chances, mas não conseguiu balançar a rede de Denis.

Tranquilo. Assim, o São Paulo venceu o Penapolense por 2 a 0, na noite deste domingo, em Penápolis, pela décima rodada do Campeonato Paulista. Escalado somente com reservas por Ney Franco, o Tricolor soube segurar o ímpeto do anfitrião, que desperdiçou oportunidades, e se isolou na liderança do estadual, com 22 pontos.

O destaque são-paulino foi Ademilson, autor do segundo gol (Rhodolfo abriu o placar). Ganso, o mais observado, foi econômico. No Penapolense, Pintado bem que tinha esperança de vencer os reservas do adversário, mas o time ficou estacionado nos 13 pontos, na nona posição.

Na próxima rodada, a equipe do interior encara o Paulista, em casa, no sábado, às 18h30m (de Brasília). O Tricolor enfrenta o Palmeiras no clássico de domingo, no Morumbi, às 16h. Antes, na quinta-feira, às 19h15m, o São Paulo recebe o Arsenal, da Argentina, no Pacaembu, pela Taça Libertadores - o jogo não será no seu estádio porque o clube foi punido com a perda de um mando de campo pela confusão na final da Copa Sul-Americana, em dezembro.

Rhodolfo comemora gol do São Paulo contra o Penapolense (Foto: Ag. Estado)Rhodolfo festeja o primeiro gol do São Paulo (Foto: Ag. Estado)

Tricolor faz gol rápido, e anfitrião cria, mas não empata

Com a cabeça voltada para a Libertadores, o técnico Ney Franco optou mais uma vez por um time reserva no estadual. Com isso, jogadores que tentam mostrar serviço, como Cañete, Fabrício, Rhodolfo e, principalmente, Ganso, encararam a partida como uma boa oportunidade para deixar o treinador em dúvida sobre a atual formação titular na competição continental. Cañete e Rhodolfo chamaram a atenção do comandante logo aos quatro minutos. O primeiro cobrou falta com um cruzamento na área, e o segundo aproveitou a bobeada da zaga do Penapolense para empurrar a bola para dentro do gol de Roni, abrindo o placar.

Em um jogo aberto, mas um pouco mais lento por conta do calor em Penápolis, o dono da casa reagiu ao gol sofrido, começou a criar chances e dar trabalho para Denis. Guaru era o principal condutor dos lances de ataque. O São Paulo chegava menos, mas compensava com a qualidade no passe. Ganso mostrava precisão no fundamento, e Carleto até arriscou uma graça diante do adversário ao parar e "dançar" diante da bola.

A jogada mais bonita do primeiro tempo ficou a cargo de Rodrigo Biro, que, pela esquerda, colocou a bola entre as pernas de Cañete e avançou para a área, chutando firme. Mas Denis fez grande defesa e evitou o empate. Mesmo com todo o esforço e com chances boas, o Penapolense não conseguiu igualar o placar na primeira etapa. O São Paulo, tranquilo com a vantagem desde o início, aproveitou para se entrosar.

Tricolor amplia e desanima Penapolense

Para o segundo tempo, o técnico Pintado resolveu trocar Magrão por Felipe Alves, na esperança de que as chances não fossem desperdiçadas. Ney Franco, por sua vez, decidiu colocar a equipe no ataque ao promover a estreia de Wallyson. E o atacante logo mostrou sua habilidade ao receber a bola de Ademilson na área, dominar e chutar com perigo de esquerda. Ademilson também mandou na trave de Roni logo aos cinco minutos de jogo. A parte ofensiva do Tricolor já se mostrava mais eficiente no início do segundo tempo do que em toda a primeira etapa.

Ganso, que só havia aparecido pelos passes corretos, mas sem objetividade, seguia com atuação discreta. Na primeira jogada do segundo tempo, perdeu a bola na área, após receber bom passe de Ademilson. Do outro lado, Felipe Alves tentou o gol de empate, mas acertou a mão do goleiro tricolor. Rodrigo Biro, o dono da bela jogada na primeira etapa, protagonizou outro lance perigoso pela esquerda, mas Denis impediu novamente. O anfitrião continuava desperdiçando oportunidades.

O São Paulo, por outro lado, não vacilou aos 25, quando Ademilson, que já se destacava, acertou uma bomba certeira, da entrada da área, no lado esquerdo de Roni: 2 a 0 para o visitante. Ainda mais tranquilo no jogo, o Tricolor seguia trocando passes e arriscando chutes, como o de Wallyson, que balançou a rede, mas pelo lado de fora. O segundo gol sofrido desanimou o Penapolense, que passou a investir menos. O domínio passava ao time de Ney Franco. Fernando ainda acertou a trave de Denis quase no fim do jogo, mas nada que abalasse a tranquilidade tricolor.