terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Jadson explica nova função no time e avisa: 'Sou meia, não sou ponta'

Bruno Quaresma - 08/01/2013 - 12:56 Cotia (SP)

Jadson - Sâo Paulo (Foto: Eduardo Viana)
Jadson fez treinos físicos na manhã desta terça-feira (Foto: Eduardo Viana)

O primeiro treino tático do São Paulo no ano mostrou que Ney Franco pensa em utilizar Paulo Henrique Ganso como o meia mais centralizado do time. Na atividade da última segunda-feira, o treinador deslocou Jadson para a direita, em posicionamento semelhante ao de Lucas. Mas a função do camisa 10 será diferente da que o ex-camisa 7, hoje no PSG (FRA), exercia até o fim do ano passado.

Com Jadson e Ganso juntos, o São Paulo não terá a mesma força pelas duas pontas do campo, como era em 2012 com Osvaldo e Lucas. Agora, o time terá um melhor toque de bola no meio e uma maior capacidade de criação.

Na manhã desta terça-feira, o camisa 10 deu entrevista coletiva e falou sobre seu novo posicionamento neste princípio de ano:

- Eu não sou ponta, eu sou meia. Claro que quando a equipe estiver com a bola, eu vou ficar mais centralizado com o Ganso. Já quando estiver sem, eu vou voltar mais para ajudar. No treino, quando eu estava com a bola e fechava para o meio, o Ney não falava nada. Quando estava sem, ele me pedia para marcar a saída do lateral. Então, a grande mudança é quando estivermos sem a bola.

O Tricolor estreia no Paulistão dia 19, contra o Mirassol, no Morumbi. Mas Ney Franco e todo elenco já estão com a cabeça no Bolívar, quatro dias depois, pela primeira fase da Libertadores.



Vasco tenta diminuir pedida salarial para fechar com Juan

Rodrigo Ciantar - 08/01/2013 - 13:08 Pinheiral (RJ)

Juan - Treino do Santos (Foto: Ivan Storti/SFC)
Juan defendeu o Santos na última temporada (Foto: Ivan Storti/SFC)

Com grande parte das negociações já praticamente definidas, a diretoria do Vasco volta suas atenções para a contratação de um lateral-esquerdo e tem o nome de Juan, do São Paulo, como uma das prioridades. René Simões, diretor de futebol do clube, já sabe das condições para trazê-lo. A pedida salarial, num primeiro momento, é o entrave. Mas negocia uma diminuição dos valores para fechar.

O São Paulo já até aceitou pagar uma parte do salário no primeiro ano, mas como o lateral pretende fazer um contrato mais longo, a diretoria se preocupa em não conseguir honrar com o compromisso posteriormente. Sem contar que Vasco, em grave crise financeira, tem feito esforços para diminuir os gastos com o futebol, diminuindo o teto salarial.

- O problema é o salário, que é alto. é difícil, mas vamos tentar chegar a um acordo, diminuir essa pedida. Não descartamos - explicou René Simões.

A busca por um lateral-esquerdo aumentou após a lesão de Thiago Feltri, que operou o joelho esquerdo e ficará cerca de um mês fora de combate. Além de Juan, a diretoria vem mantendo contatos por outros nomes, mantidos em sigilo.

Até o fim do ano passado, o favorito era Juninho, do Palmeiras, por conta de um acordo de cavalheiros firmado entre os clubes, desde a saída de Fernando Prass para o clube paulista. Mas as conversas esfriaram.

Para o início da temporada, Dieyson, cria da base, é o unico jogador para o setor. Ele deverá ser titular nas primeiras rodadas do Campeonato Carioca.



Elenco do São Paulo fica no Reffis na manhã desta terça-feira

Bruno Quaresma - 08/01/2013 - 11:05 Cotia (SP)

Negueba recebe apoio após lesão - São Paulo (Foto: Divulgação/SPFC)
Negueba tem feito tratamento antes da cirurgia (Foto: Divulgação/SPFC)

Depois de uma segunda-feira de intenso trabalho físico nos gramados de Cotia, os jogadores do São Paulo ficaram apenas no Reffis na manhã desta terça. Só os goleiros foram a campo neste quinto dia de pré-temporada. À tarde, os atletas devem fazer uma atividade com bola.

No Reffis, o grupo fez companhia a Negueba. O atacante está em tratamento após sofrer uma lesão nos ligamentos do joelho direito durante treino no último sábado. Ele deve ser operado na próxima quinta-feira e só ficará à disposição no segundo semestre.

No próximo sábado, o Tricolor fará um jogo-treino contra o Grêmio Barueri. Depois, no dia 16, o adversário será o Red Bull. Ambos os jogos acontecem no CFA Laudo Natel, em Cotia.

A estreia no Campeonato Paulista acontece no dia 19, contra o Mirassol, no Morumbi. Quatro dias depois, o São Paulo inicia a caminhada na Copa Libertadores. Também em casa, a equipe recebe o Bolívar (BOL), pela primeira fase da competição internacional. O jogo de volta acontece no dia 30, em La Paz.



Renan Ribeiro se reapresenta normalmente no Atlético-MG

LANCEPRESS! - 08/01/2013 - 11:00 Belo Horizonte (BH)

Renan Ribeiro - Treino do Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/CAM)
Renan fez um treino à parte com os outros goleiros do Galo (Foto: Bruno Cantini/CAM)

O goleiro Renan Ribeiro se reapresentou com o restante dos jogadores do Galo na tarde desta segunda-feira. O jovem de 22 anos foi especulado no São Paulo para a temporada 2013, mas não se transferiu para o clube paulista.

Renan possui contrato com o Atlético-MG até maio de 2013, mas não renovará seu vínculo com o Galo. O São Paulo mostrou interesse em contar com o jogador, mas o Atlético-MG não aceitou liberá-lo de imediato.

Um dos obstáculos das negociações entre Atlético-MG, Renan e São Paulo, é justamente o vínculo, ainda existente, do jogador com o clube mineiro. A transferência imediata só seria possível caso o alvinegro recebesse alguma compensação financeira ou um atleta são paulino por empréstimo.

Além de Renan, Victor, Giovanni e Paulo Victor fizeram apenas corridas ao redor do campo, separados do restante do grupo, que realizou atividades técnicas na Cidade do Galo.



Depois de muita espera, atacante Henrique é apresentado pelo Botafogo

LANCEPRESS! - 08/01/2013 - 12:33 Rio de Janeiro (RJ)

Henrique - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Henrique é o primeiro reforço apresentado pelo Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)

O Botafogo apresentou oficialmente à imprensa, na manhã desta terça-feira, em General Severiano, o atacante Henrique, que disputou o último Campeonato Brasileiro pelo Sport. O jogador vem realizando a pré-temporada com o elenco desde a semana passada. Entretanto, pendências contratuais atrasaram a sua apresentação. O seu vínculo com o Glorioso vai até 2016.

- É um prazer vestir a camisa do Botafogo, um clube grande, e quero ajudar o que o time busca que é títulos. O elenco é bom de muita qualidade, temos muitos atacantes e considero isso bom. A briga pela vaga é saudável para que cada um busque fazer o seu melhor - afirmou o atacante, revelando satisfação por poder jogar com Seedorf:

- O Botafogo tem jogadores de qualidade e com muitos títulos. É um prazer grande jogar ao lado dele.

Henrique pertence ao São Paulo e o Botafogo comprou dos 50% dos direitos econômicos por cerca de um milhão de euros (cerca de R$ 2,6 milhões). A diretoria tricolor, por intermédio do vice de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, em entrevista ao LANCE!Net, nesta terça, afirmou que o jogador só seria liberado aos cariocas mediante ao pagamento da primeira parcela do acordo.

Apesar das ressalvas do São Paulo, na apresentação do jogador, a diretoria alvinegra não se pronunciou sobre o assunto.

Ficha Técnica do atacante Henrique:

Nome completo: Henrique Almeida Caixeta Nascentes
Posição: Atacante
Naturalidade: Brasília (DF)
Nascimento: 27/05/1991
Altura: 1,77m / Peso: 77kg
Clubes: São Paulo, Vitória, Granada (ESP), Sport e Botafogo



Bota diz que pagará primeira parcela de Henrique até início do Estadual

Alexandre Braz e Tiago Pereira - 08/01/2013 - 14:14 Rio de Janeiro (RJ)

Henrique - Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)
Henrique já foi apresentado pelo Botafogo (Foto: Alexandre Loureiro)

Apesar da apresentação oficial de Henrique no Botafogo, o clube ainda precisa pagar a primeira parcela do acordo com o São Paulo, clube de quem o Glorioso comprou 50% dos direitos federativos do atacante. 

Ciente da situação, o gerente executivo do Botafogo, Aníbal Rouxinol, confirmou que o valor ainda não foi quitado, mas garantiu que isso será feito até o próximo dia 20, data da estreia no Campeonato Carioca:

- Há realmente uma pendência com o São Paulo, mas nós temos uma relação muito amigável e cordial com a direção deles. No contrato do jogador há uma cláusula em que ficou estabelecido que a documentação do Henrique só seria liberada mediante a este pagamento, o que será feito na data em que combinamos com eles. Só posso afirmar que ele vai estar liberado para a estreia no Carioca - disse Aníbal ao LANCE!Net, não informando a data referida.

Em entrevista ao LANCE!net, nesta terça-feira, o vice de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, afirmou que o jogador só seria liberado mediante ao pagamento da primeira parcela do acordo. Com 21 anos, Henrique foi formado nas categorias de base do São Paulo, e apareceu para o futebol brasileiro no Mundial Sub-20 de 2011. Na ocasião, além de ter vencido a competição com a Seleção Brasileira, se sagrou o melhor jogador do torneio. No ano passado, foi emprestado ao Sport, onde disputou o Campeonato Brasileiro



Após seguidas lesões em 2012, Fabrício inicia ano fora de combate

Volante Fabrício, do São Paulo (Foto: Site oficial do São Paulo FC)Fabrício passou grande parte de 2012 no Reffis
tricolor (Foto: Site oficial do São Paulo FC)

Depois de praticamente um ano sem jogar, Fabrício precisará de paciência para voltar a ser aproveitado no São Paulo. Apesar de o volante estar recuperado do problema no joelho esquerdo sofrido na temporada 2012, o técnico Ney Franco quer toda cautela possível antes de colocá-lo em ação novamente.

O jogador não será utilizado na estreia no Campeonato Paulista, dia 19, contra o Mirassol, no Morumbi, e sequer será levado para o duelo pela prévia da Taça Libertadores, diante do Bolívar, dia 23, no mesmo local. Por enquanto, não há previsão para regressar.

– O Fabrício é um jogador que requer um certo cuidado, o mesmo que tivemos com Wellington e Ganso no ano passado. Ele não está preparado para iniciar uma partida com a intensidade que se joga. No nosso pensamento, ele não estará preparado para o dia 19 – afirmou o técnico.

Fabrício é um jogador que requer um certo cuidado, o mesmo que tivemos com Wellington e Ganso"

Ney Franco

Contratado pelo São Paulo do Cruzeiro em 2012, Fabrício sofreu com os problemas físicos desde que se apresentou ao novo clube. Foram apenas quatro partidas com a camisa tricolor. A última lesão, diante do Atlético-MG, na capital paulista, pela quinta rodada do Brasileirão, o tirou definitivamente de ação.

O jogador, que se ausentou do trabalho de sábado por causa de uma indisposição estomacal, começa o ano liberado pelo corpo clínico, mas ainda sem trabalhar com o grupo. Nesta segunda-feira, ele realizou uma atividade separada com a preparação física, enquanto o restante do elenco participou de um treino tático, no CT de Cotia.

– Queremos encurtar esse tempo de volta. Ele passou pela fisioterapia, agora está no trabalho físico e daqui a pouco começa com a bola. Espero contar com ele até o final da semana – ressaltou Ney.

Sem Fabrício, o técnico iniciará a temporada utilizando Denilson e Wellington como titulares da marcação. O treinador ainda tem Casemiro e Maicon como alternativas para a função, além dos garotos João Schmidt e Rodrigo Caio.



Vasco admite conversa por Juan, mas salário joga contra o acordo

Juan, do São Paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Juan, do São Paulo, é alvo de interesse do Vasco
(Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

A contratação de um lateral-esquerdo passou a ser uma das prioridades do Vasco para a próxima temporada. Juan passou a ser  novamente um jogador que interessa à diretoria cruz-maltina, que admitiu ter feito os primeiros contatos com o São Paulo. No entanto, o diretor executivo cruz-maltino, René Simões, lembrou que não se trata de uma negociação fácil.

- O Juan é um nome bem avaliado, mas tem um salário alto. No primeiro ano, o São Paulo se dispõe a dar uma ajuda, então não seria problema. Mas o jogador quer fazer um contrato de três anos, o que ficaria muito pesado para o Vasco - explicou René Simões, em entrevista ao programa “Caldeirão Vascaíno”.

Antes de defender o São Paulo, Juan, de 30 anos, foi jogador do Flamengo de 2006 a 2010. Durante este período, ele disputou dezenas de clássicos como arquirrival do Vasco.

Recentemente o jogador Dick foi oferecido ao Vasco. Lateral-direito de origem, mas também com possibilidade de atuar na ala direita, ele tem 28 anos e seu último clube foi o Marcílio Dias, de Santa Catarina. Diretoria e comissão técnica avaliam a possibilidade de negociação.

Ainda em busca de reforçar o elenco, o Vasco viu a negociação por Zé Eduardo dar alguns passos atrás. Após fazer uma reavaliação de seu orçamento depois de algumas contratações, o clube fez uma outra oferta ao centroavante, com um valor salarial abaixo do inicialmente proposto. Enquanto isso, aguarda o fim do impasse entre o Genoa, da Itália, e o empresário do atleta, pelo pagamento de o equivalente a R$ 300 mil pela negociação.

Em relação ao lateral-direito Nei, os salários já foram acertados, mas restam alguns detalhes a serem sacramentados com o grupo de investimento que detém os direitos do jogador.



Para suprir perda de Lucas, Ney Franco pede Ganso mais perto do gol

Paulo Henrique Ganso no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Ganso liberado para atuar mais perto de Luis
Fabiano (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

Desde que chegou ao São Paulo, em setembro, Paulo Henrique Ganso só foi titular da equipe duas vezes. Mesmo assim, de uma equipe composta apenas por jogadores reservas, já que os demais estavam poupados para a disputa das finais da Copa Sul-Americana. Na segunda-feira, o craque fez seu primeiro treino como titular de fato, ao lado dos principais atletas do grupo. E seu posicionamento chamou atenção.

Ganso atuou na posição em que Jadson foi absoluto em 2012. Com a saída de Lucas para o PSG, o camisa 10, líder em assistências no ano passado, foi deslocado para o lado direito e abriu espaço para o ex-santista ficar centralizado, no local onde Ney Franco considera que ele pode render melhor. Mas não foi apenas isso que saltou aos olhos. Em vários momentos da atividade, Ganso era o jogador mais próximo de Luis Fabiano no ataque, e chegou até mesmo a ficar à sua frente na marcação da saída de bola dos reservas.

A postura mais ofensiva está longe de ser um acaso. Trata-se de uma ordem do técnico: sem Lucas, o Tricolor perdeu muita força na hora de entrar na área do adversário, deficiência que Ney espera suprir, ao menos em parte, com a qualidade de Ganso.

- Ele precisa estar perto do gol para finalizar de fora da área, entrar para fazer o gol de cabeça nos cruzamentos, estar perto do Luis Fabiano. Perdemos força sem o Lucas, o Jadson atua de maneira diferente pelo lado. Então, precisamos recuperar um pouco disso com o Ganso. Ele vai jogar adiantado - explicou o treinador.

Curiosamente, o ex-chefe de Ganso, o santista Muricy Ramalho, sempre pedia para que o meia se aproximasse mais da área.

Durante o treino, Ganso ouviu instruções e apoio de Ney Franco, que acompanhou toda a atividade de perto. Primeiro, ao dar um passe fraco para Denilson, escutou: “Bate com força, Ganso!”. Depois, foi aplaudido pelo chefe ao dar o combate e roubar a bola de Edson Silva: “Boa marcação!”.

Como de costume, a maioria de seus toques na bola foi de primeira. Sem se preocupar em passar para trás, o intuito era sempre achar um companheiro desmarcado. Ele perdeu uma chance clara de gol ao finalizar com o pé direito, em lance que Osvaldo concluiu no rebote. Por outro lado, fez boas tabelas com Jadson e mostrou descontração, por exemplo, ao abraçar o adversário Aloísio após o centroavante reserva trombar com um dos gols pequenos que estavam no gramado.
 

A não ser que ocorra algum imprevisto, o camisa 8 será titular nos dias 19 e 23, contra Mirassol, pelo Paulistão, e Bolívar, da Bolívia, pela Taça Libertadores. A expectativa de Ney Franco é que ele possa atuar os 90 minutos, pelo menos na Libertadores. Até agora, isso só ocorreu uma vez, na vitória por 3 a 1 sobre o Corinthians, na última rodada do Brasileirão (veja o vídeo ao lado). Marcada por suas duas assistências, aquela foi a melhor atuação de Ganso pelo São Paulo até agora. A torcida espera que isso mude rapidamente.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Copa SP: quarto dia tem vitórias de Santos, São Paulo e Cruzeiro

A Copa SP de futebol júnior não teve surpresas nesta segunda-feira. Os favoritos Santos, São Paulo e Cruzeiro venceram respectivamente São Mateus-ES, Guaicurus e São Francisco-BA.

Remo, União Rondonópolis e São Caetano também triunfam na rodada. Confira abaixo os resultados desta segunda e os jogos de terça.

Jogos desta segunda, 07/01 (horários de Brasília)

Grupo V (Estádio Alfredo Schiavetto, em Jaguariúna)
Corinthians-AL 0 x 3 Remo
Santos 1 x 0 São Mateus

Grupo M (Estádio Prof. Luís Augusto de Oliveira, em São Carlos)
São Carlos 0 x 1 União Rondonópolis
Guaicurus-MS 2 x 5 São Paulo

Grupo U (Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos)
São José-SP 0 x 2 São Caetano
São Francisco-BA 0 x 2 Cruzeiro

Jogos desta terça, 08/01 (horários de Brasília)

Grupo B (Estádio Bento de Abreu, em Marília)
18h - Marília-SP x Mirassol
20h - Cruzeiro-DF x Coritiba

Grupo E (Estádio Benedito Teixeira, em São José do Rio Preto)
17h - América-SP x Rondonópolis-MT
19h - Santos-AP x Flamengo-RJ

Grupo K - (Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto)
19h - Comercial-SP x Botafogo-SP
21h - Paysandu-PA x Vasco

Grupo O (Estádio Joaquinzão, em Taubaté)
14h - Taubaté-SP x Santo André-SP
16h - Gama-DF x Botafogo

Grupo Q (Arena Barueri)
14h - Barueri x Confiança-SE
16h - Sertãozinho x Palmeiras



Ney explica entradas de Lúcio e Ganso: 'É uma ideia inicial de jogo'

LANCEPRESS! - 07/01/2013 - 11:42 São Paulo (SP)

Com Ganso e Lúcio, Ney Franco esboça time titular (Foto: Divulgação/SPFC)
Ney Franco posiciona o time titular no treino desta segunda-feira (Foto: Divulgação/SPFC)

O técnico Ney Franco realizou, nesta segunda-feira, no CFA de Cotia, um trabalho tático e esboçou o time que vai a campo nos primeiros jogos da temporada. Focado na partida contra o Bolívar (BOL), dia 23, pelo jogo de ida da primeira fase da Libertadores, o técnico optou pela saída de Rafael Toloi e a entrada do recém-contratado Lúcio. Já o meia Ganso entrou na lacuna deixada por Lucas.

- O primeiro trabalho tático nosso foi vislumbrando o jogo do dia 23. Estão todos voltados para o dia 23. É uma temporada longa, no plano tático, o grande objetivo é o jogo do dia 23. A gente fará ajustes na equipe. Essa é uma ideia inicial de jogo. Até dia 23, pode ter alguma mudança, por algum motivo. Espero não mudar por causa da parte física ou problema clínico. Já está se desenhando uma equipe para que a gente tenha condições de ter um time forte para a temporada - declarou o treinador, durante entrevista.

Para não modificar a estrutura que foi campeã da Sul-Americana e teve o melhor rendimento no segundo turno do Brasileiro, Ney Franco explicou a entrada do beque recém-contratado. Outro que ganhou vaga na equipe foi o meia Paulo Henrique Ganso. Com a saída de Lucas, Jadson foi deslocado para o lado direito e o camisa 8 permaneceu centralizado.

- Em relação ao Toloi, trouxemos um atleta que joga pelo lado direito. Do lado esquerdo, temos dois zagueiros. Rhodolfo e Edson Silva, e mais dois jogadores que podem jogar na zaga, Paulo Miranda e João Filipe. Como não temos muito tempo para treinamento e eu quero utilizar o Lúcio, eu não quero improvisar. Rhodolfo na dele, Lúcio na dele. Ao longo da temporada, Toloi pode trabalhar no lado esquerdo, Lúcio também. Eu não quero mudar a estrutura, o perfil do atleta. Pode haver no futuro, se a gente sentir confiança nisso, mas a gente não quer mexer nisso - afirmou.

 Aprovado! Ney Franco gostou do que viu do time tricolor

Durante a pré-temporada, o São Paulo fará amistosos nos dias 12 e 16, contra o Barueri e o Red Bull Brasil, respectivamente. Ambos serão realizados no CFA de Cotia. Pelo Campeonato Paulista, no dia 19, estreia, no Morumbi, diante do Mirassol.



São-paulino do sub-15 treina com os profissionais e afirma: 'Fiquei muito emocionado'

LANCEPRESS! - 07/01/2013 - 14:19 São Paulo (SP)

Gabriel, atacante do Sub-15, treinou com a equipe profissional do São Paulo (Foto: Divulgação/SPFC)
Gabriel, atacante do Sub-15, treinou com a equipe profissional do São Paulo (Foto: Divulgação/SPFC)

O jovem atacante Gabriel, da categoria sub-15 do Tricolor, teve uma manhã de treinos diferente. Como Ney Franco precisava de um jogador da função para completar as atividades, nesta segunda-feira, o Pajé, apelido do atleta, foi chamado para atuar na equipe reserva.

Alojado no CFA de Cotia, Gabriel foi escolhido pelo treinador na categoria para participar do trabalho tático com os profissionais. Ele jogou ao lado de Aloísio.

- Cheguei cedo para treinar com a minha equipe e o profissional pediu um atacante de referência. O treinador me indiciou. Quando me falaram, eu nem acreditei. Meu coração bateu mais forte, não conseguia nem ficar em pé (risos). Mas aí fiquei tranquilo e me preparei bem para o treinamento - declarou o atleta, ao site oficial do clube.

E na atividade, o jogador teve de atuar contra Lúcio e Rhodolfo. Gabriel conseguiu tímidas movimentações e até fez um pivô para o meia-atacante argentino Cañete, que teve boa participação nas atividades e mostrou firmeza nas divididas.

- Foi bom demais treinar ao lado do Rogério, Ganso, Lúcio, Luis Fabiano, que é meu ídolo. O Lúcio e o Rhodolfo chegam forte e eu sou pequeno ainda (risos). Fiquei muito emocionado por treinar ao lado deles. Com certeza foi um dia muito especial e jamais vou esquecer - concluiu o atacante, que chegou ao Tricolor aos 10 anos.

O técnico Ney Franco ressaltou a vontade do garoto e os benefícios de trabalhar perto das categorias de base.

- A gente, hoje (nesta segunda-feira), com a contusão de Negueba, e os preparadores físicos tendo de fazer um atividade específica com o Fabrício, precisou de um atleta. O bom de trabalhar perto das categorias de base é isso. Você tem na base o atleta que pode atender o trabalho. Precisávamos de um atacante, pedimos à categoria sub-15, ele mandaram o Gabriel, que tem o apelido Pajé, atendeu a nossa expectativa em termos de treinamento - completou.

Nos dias 12 e 16, a equipe são-paulina fará dois jogos-treino, contra o Barueri e diante do Red Bull Brasil, respectivamente. Ambos serão disputados no CFA de Cotia.



Em trabalho tático, Ney saca Toloi e promove entradas de Lúcio e Ganso

Kaíque Ferreira - 07/01/2013 - 10:41 São Paulo (SP)

Com Ganso e Lúcio, Ney Franco esboça time titular (Foto: Divulgação/SPFC)
Com Lúcio na zaga, Ney Franco esboça time titular (Foto: Divulgação/SPFC)

No quarto dia de pré-temporada, o elenco são-paulino treinou com bola, no CFA de Cotia. Na manhã desta segunda-feira, os jogadores fizeram um trabalho tático, com o campo reduzido. O técnico Ney Franco esboçou a provável escalação do time para os primeiros jogos no ano. Contratado no final de 2012, o zagueiro Lúcio ganhou a vaga de Rafael Toloi e iniciou as atividades no time titular.

Sob forte sol em Cotia, os atletas foram para o campo realizar um trabalho tático. Na atividade, com o campo reduzido, o técnico Ney Franco esboçou a equipe titular. O zagueiro Lúcio pegou a vaga de Rafael Toloi. O beque recém-contratado atuou pelo lado direito da defesa, com isso, Toloi saiu do time titular. Já Rhodolfo, que costuma jogar pela esquerda, foi mantido.

Para a vaga deixada no meio de campo, com a saída de Lucas, o treinador optou por Ganso. O camisa 10 Jadson foi deslocado para a direita, enquanto Ganso ficou centralizado. Pelo flanco do gramado, o meia teve bom desempenho, voltando para marcar e distribuiu boas bolas. Já Ganso, pelo meio, arriscou boas infiltrações, mas perdeu uma chance cara a cara com o goleiro, arrancando 'elogios' da equipe reserva, que brincou com ele. Luis Fabiano foi bem, aproveitando as oportunidades para marcar.

Cada tempo do treino durou 20 minutos, com um pequeno intervalo para que os atletas se reidratassem. O treino contou com quatro turnos. A intensidade foi tamanha que até João Filipe chegou pesado em Douglas, que ficou caído, mas retornou em seguida. A equipe titular foi composta por: Rogério Ceni; Douglas, Lúcio, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Wellington, Ganso e Jadson; Osvaldo e Luis Fabiano. O lateral Paulo Miranda, suspenso para a estreia na Libertadores, dia 23, contra o Bolívar (BOL), no Morumbi, pelo jogo de ida da primeira fase da Libertadores, ficou no time reserva.

Para readquirir a forma física ideal, Fabrício treinou separadamente do elenco. Na equipe reserva, o jovem Gabriel, da categoria de base, participou das atividades.

Na pré-temporada, o elenco ainda realiza dois jogos-treino. No dia 12, contra o Barueri, e dia 16, diante do Red Bull Brasil, ambos os jogos no CFA de Cotia.



Depois de treino físico, jogadores do São Paulo se divertem na piscina

LANCEPRESS! - 07/01/2013 - 19:39 São Paulo (SP)

Treino São Paulo - (Foto: Site Oficial/saopaulofc.net)
Jogadores posaram para foto no vidro da piscina do CT de Cotia (Foto: Site Oficial/saopaulofc.net)

Depois do treino tático pela manhã, os jogadores do São Paulo foram novamente a campo na tarde desta segunda-feira, no CT de Cotia. O elenco realizou uma atividade física de arranque, e depois foi para a piscina.

No quarto dia da pré-temporada, foi a primeira vez que os atletas puderam relaxar na água, já que o sol tem castigado durante os treinamentos no campo. O grupo se divertiu e posou para fotos.

O Tricolor segue concentrado no local, onde ficará até o dia 17. Nesta terça, Ney Franco comandará mais uma vez duas atividades, uma pela manhã e outra pela tarde.



Vargas: Negociação com o Arsenal agrada ao Napoli, que pode recusar proposta do São Paulo

Guilherme Palenzuela - 07/01/2013 - 20:48 São Paulo (SP)

Eduardo Vargas (Foto: AFP)
Eduardo Vargas chegou a acordo com o São Paulo, mas negociação agora tem interferência do Arsenal(Foto: AFP)

O São Paulo agora tem a concorrência do Arsenal (ING) para contratar o atacante chileno Eduardo Vargas, do Napoli (ITA). Os ingleses conversam por um empréstimo por seis meses, até o fim da temporada 2012/13, e agradam ao Napoli nas primeiras conversas. Para o estafe do jogador, caso o Arsenal avance nas negociações e chegue a um acordo com os italianos, a tendência é que a proposta do São Paulo seja recusada.

O estafe do jogador diz que Vargas ainda prefere atuar no Brasil, para evitar novo problema de adaptação, mas teme que os italianos só aceitem uma proposta do Arsenal. A oferta do São Paulo, também por empréstimo, é de 18 meses, até julho de 2014. A proposta dos ingleses agrada mais ao Napoli por ter duração menor e pelas maiores chances de negociação definitiva ao término do empréstimo – os italianos querem recuperar o investimento feito há um ano para tirar Vargas da Universidad de Chile, de 13,5 milhões de euros (equivalente a R$ 32 milhões, na época).

No São Paulo, o técnico Ney Franco já afirmou que torce pela contratação de Vargas para que possa manter o esquema no 4-2-3-1. Para o treinador, o chileno pode substituir Lucas, que foi vendido ao PSG, de imediato. Assim, formaria a linha ofensiva de meio de campo com Vargas, Jadson ou Ganso, e Osvaldo.

Antes do interesse do Arsenal, o São Paulo fez ao Napoli uma proposta de 1 milhão de euros (R$ 2,7 milhões) pelo empréstimo por 18 meses, e aceitou pagar os salários (cerca de R$ 200 mil) integralmente. O clube chegou ao acordo com o chileno, atendeu às bases pedidas pelo Napoli, enviou ofício à Itália e aguardava o aval para confirmar o empréstimo.



Lúcio toma vaga de Toloi em primeiro esboço são paulino no ano

Em vez de Rhodolfo, como se imaginava, quem perdeu posição na defesa para o recém-chegado Lúcio foi Rafael Toloi. Ao menos no primeiro esboço armado pelo técnico Ney Franco, em treino em campo reduzido realizado na manhã desta segunda-feira, no CT de Cotia, onde está sendo feita a pré-temporada.

A equipe titular foi inicialmente formada no esquema tático 4-2-3-1, com Jadson aberto na ponta direita: Léo; Douglas, Lúcio, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Wellington e Ganso; Jadson, Osvaldo e Luis Fabiano. Na segunda metade da atividade, o capitão Rogério Ceni assumiu a meta.

Lúcio foi contratado em dezembro após ter rescindido vínculo com a Juventus, da Itália. Em sua apresentação oficial, o beque de 34 anos admitiu que está mais habituado a atuar pelo lado direito da defesa, assim como Rafael Toloi - Rhodolfo, por sua vez, é zagueiro pela esquerda. Essa pode ser a possível explicação do técnico Ney Franco, que dá entrevista nesta segunda-feira.

Douglas entra no time porque Paulo Miranda está suspenso para o primeiro compromisso na Copa Libertadores, em razão da expulsão na final da Sul-americana. A direita, então, voltará a ser ocupada pelo lateral de ofício, até porque não há outra opção no elenco no momento.

Outra novidade em relação ao ano passado foi Paulo Henrique Ganso. O meia trabalhou no meio-campo por conta da vaga aberta pela transferência de Lucas ao Paris Saint-Germain. Se não chegar nenhum substituto para o meia-atacante, tanto ele quanto Jadson devem ser titulares.

Os 11 que treinaram na reserva foram Leonardo; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Edson Silva e Thiago Carleto; João Filipe, Casemiro, Maicon e Cañete, Gabriel (atacante do sub-15) e Aloísio.

O São Paulo estreia no Campeonato Paulista em 19 de janeiro, diante do Mirassol, no Morumbi. O jogo mais importante logo depois da pré-temporada, no entanto, será no dia 23, contra o Bolívar, na fase preliminar da Libertadores, também em casa.