quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Dono da melhor marca de jogos desde Ceni, Cortez joga videogame, fala ao telefone e comenta aspirações

Kaíque Ferreira - 02/01/2013 - 07:10 São Paulo (SP)

Caricatura Cortez - (Foto: Ilustração - Bruno Venâncio)
Cortez joga videogame e conversa com o LANCE!Net (Foto: Ilustração - Bruno Venâncio)

– Alô, Cortez, por favor, você pode falar por um instante?

– Estou jogando videogame com a família, mas pode falar sim.

Foi desta maneira que o lateral-esquerdo Cortez atendeu a reportagem do LANCE!Net. Carismático e animado, o camisa 6 do Tricolor curte os últimos dias de férias antes da reapresentação, nesta quinta-feira.

Durante o recesso, o ala passou a maior parte do tempo ao lado da família no Rio de Janeiro, mas também participou das tradicionais peladas de final de ano pelo Brasil. Jogar vôlei, futevôlei e correr são alguns dos seus hobbies nos dias livres. Mas, uma das principais atividades é a de jogar videogame.

– Jogo com vários times no videogame, mas, o Cortez da vida real é muito melhor do que o Cortez do videogame (risos) – declarou.

Contratado no início de 2012, o lateral teve oscilações ao longo da temporada, mas se adaptou ao esquema 4-2-3-1 adotado por Ney Franco e terminou em alta, sendo o jogador com mais partidas no ano pelo time, com 74 jogos. Atrás dele estão Rhodolfo e Jadson,  com 69.

Agora, o camisa 6 terá concorrentes. Thiago Carleto e Juan voltam de empréstimo – só o primeiro será reintegrado à equipe. Contudo, o lateral prefere fazer jus à titularidade com boas apresentações.

– Estou tranquilo, mas quero focar na minha família por enquanto. O São Paulo é bem forte e sempre há concorrência nos setores.

De olho nas competições que o São Paulo disputará (Paulista, Brasileiro, Sul-Americana, Copa Suruga, Recopa, Libertadores e, caso vença esta última, o Mundial), o lateral planeja uma temporada melhor, já a partir da reapresentação.

– As expectativas são as melhores. Estou descansando bastante para voltar no dia 3 de janeiro e melhorar ainda mais – completou.

Sem superstições ou promessas durante o Réveillon, Cortez almeja mais conquistas e, se possível, um retorno à Seleção Brasileira. Habilidoso com a bola nos pés, o lateral projeta com o controle em mãos as metas que pode trazer à vida real.

Seleção na pauta para o novo ano

Cortez terminou a temporada em alta, mas oscilou ao longo de 2012. Agora, com a Copa das Confederações em junho e a chegada de Felipão, o camisa 6 mantém o foco no São Paulo, mas ainda planeja voltar para a Seleção.

– Minha cabeça está tranquila na Seleção, estou fazendo um bom trabalho. Eu quero focar no São Paulo, porque a minha convocação vai depender do meu desempenho dentro do time. Estou bastante focado no São Paulo.

Ainda no Botafogo, Cortez foi convocado pelo técnico Mano Menezes para a disputa do Superclássico das Américas de 2011. No primeiro jogo, em Córdoba, na Argentina, ficou no banco. Já na partida de volta, foi titular, teve boa atuação e disse, na época, que “se sentia à vontade na Seleção”.

Melhor marca  de jogos desde Ceni

Com os 74 jogos disputados na temporada, Cortez foi o atleta com mais atuações desde Rogério Ceni, em 2005. Naquela oportunidade, o camisa 1 do Tricolor participou de 77 partidas. Vale lembrar que na ocasião, o Tricolor foi campeão Paulista, da Libertadores e também do Mundial.

O lateral do Tricolor esteve em 94,87% dos jogos na temporada, mas não passou a marca de Rogério Ceni, que participou de 97,14% dos jogos, em 2011 (68 dos 70). Em 1999, Marcelinho Paraíba atuou em 100% dos jogos (foram 69) do Tricolor no ano.

Bate-Bola
Cortez
Em entrevista exclusiva ao LANCE!Net

‘Vou me preparar para atuar em todos os jogos’

Quais são as suas principais atividades durante as férias?
Eu jogo vôlei e futevolêi. Agora, eu estou jogando videogame com meus amigos aqui em casa, curtindo um pouco a família aqui no Rio.

No recesso, o que costuma fazer para manter a forma física e se reapresentar bem, na quinta-feira?
Eu jogo peladas com meus amigos e também dou umas corridas.

Você oscilou ao longo da temporada, mas terminou em alta. Agora, curtir os últimos instantes para voltar ainda melhor?
Com certeza, vou procurar aproveitar bem, me preparar bastante, para poder jogar todos os jogos.

Tem alguma superstição para o Ano-Novo? Pulou sete ondinhas, passou o tempo de roupa branca...
Não, não, não tenho isso não (risos). Oro muito e peço a Deus para me abençoar bastante em 2013.

Após dois anos, o São Paulo retorna à Libertadores, mas precisa passar da primeira fase. O foco, no início de temporada, é o torneio continental?
Acho que a Libertadores vai ser um campeonato fundamental, mas não podemos descartar também o Paulista. Vamos focar na primeira fase da Libertadores e também no Paulista. Vamos tentar conciliá-los.

O que representa a chegada do pentacampeão Lúcio para a equipe?
A chegada do Lúcio deixa o  elenco com mais qualidade, um time bem forte, para conquistar títulos. Como conquistamos a Sul-Americana, vamos em busca de mais títulos, com um time forte, em 2013. O clube tem um elenco muito bom.

Time perde muito sem Lucas?
Não é o time do São Paulo, é qualquer time que perde sem o Lucas. Ele faz muita diferença. Estamos torcendo bastante para que ele arrebente lá na França.

Durante o Brasileiro, você disse que "assim que o time entrasse no G4, não sairia". E aconteceu. Agora, tem mais alguma engatilhada?
Como eu disse naquela época, não adianta você ficar no G4 o Brasileiro inteiro e depois sair. O time se encontrou na hora certa. Agora, é poder descansar para voltar e focar na equipe e campeonatos.



'Caras novas' para 2013, Aloísio e Negueba já vestem a camisa do Tricolor

LANCEPRESS! - 02/01/2013 - 14:24 São Paulo (SP)

Aloísio e Negueba (Foto: Divulgação)
Aloísio e Negueba já vestem a camisa do Tricolor (Foto: Divulgação)

Os atacantes Aloísio e Negueba, reforços do São Paulo para esta temporada, já vestem a camisa do Tricolor. Confiantes, os dois jogadores se mostram empolgados para jogar pelo clube do Morumbi, que conta com Luis Fabiano, Osvaldo e Ademilson para o setor ofensivo.

Aloísio marcou 14 gols no último Brasileiro com a camisa do Figueirense, ficando atrás apenas de Fred, com 20 gols, e o novo companheiro de clube, Luis Fabiano, que balançou as redes 17 vezes. O contrato do jogador é válido por 18 meses.

- Sempre foi meu sonho jogar no São Paulo. Chego para trabalhar forte e me dedicar em tudo àquilo que eu fizer em 2013. É um sonho que estou realizando e vou buscar os títulos possíveis na próxima temporada - declarou, ao site oficial do clube.

Maicon e Edson Silva, que também passaram pelo clube catarinense antes de chegar ao Tricolor em 2012, ajudaram o novo atacante no acerto com o Tricolor. Apesar da forte concorrência no setor, Aloísio fez questão de enaltecer Luis Fabiano.

- Sou muito fã dele. Acho um grande atacante, um artilheiro nato. Vou aprender muito com ele e vou procurar me espelhar durante os treinamentos. Vamos trabalhar juntos e vou esperar a minha chance. Será uma honra jogar com o Luis Fabiano - comentou.

Outro reforço, o atacante Negueba, ex-Flamengo, elogiou o técnico Ney Franco, com quem trabalhou nas Seleções de base e revelou as expectativas para a atual temporada.

- Chego com uma expectativa muito grande em vestir essa camisa do São Paulo, um clube tradicional do futebol brasileiro. A cobrança aqui será grande e estou preparado. Espero fazer meu melhor e buscar meu espaço aqui na equipe - afirmou.

Os dois reforços serão apresentados na manhã desta sexta-feira, no CFA de Cotia, local da pré-temporada do Tricolor.



Vargas retorna à Itália, e pai pede definição rápida das negociações

Kaíque Ferreira - 02/01/2013 - 15:42 São Paulo (SP)

Vargas (Foto: Divulgação/Napoli)
Pai de Vargas reitera vontade do filho em jogar no Brasil (Foto: Divulgação/Napoli)

Com negociação avançada com o São Paulo, o atacante Vargas, que passava o recesso de final de ano no Chile, com a família, retornou à Itália. Com a situação ainda indefinida, ele se reapresenta ao Napoli.

Com o mesmo nome do filho, Eduardo Vargas, o pai do atacante, afirma que o jogador, sem muitas oportunidades no clube italiano, quer ter mais chances e acredita que o Brasil seja um bom local para apresentar o seu futebol.

- Ele quer jogar no Brasil sim, mas a oferta ainda depende da aprovação do Napoli - declarou o pai, ao LANCE!Net.

Com Sampaoli no comando da seleção chilena, o pai do atacante acredita que seu pupilo tenha bastantes oportunidades e possa até disputar a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Além disso, por conta da distância entre os países, pretende ficar mais próximo do atacante.

Na terça-feira, a diretoria do Napoli confirmou que Vargas será emprestado nesta janela de janeiro, e disse que analisa as propostas pelo atacante. O pai do atacante cobra uma definição mais rápida das tratativas, para ver o filho em campo. De acordo com Vargas, o filho está chateado com as poucas oportunidades.

O São Paulo foi o único time que avançou nas negociações, mas se recusa a pagar o salário de Vargas, o equivalente a R$ 200 mil, em sua totalidade. O diretor-executivo de futebol do Grêmio, Rui Costa, viajou na última semana ao Chile e conversou com os agentes e família do atleta, contudo, ainda aguarda uma definição.




Consultoria elege Corinthians como a equipe mais vitoriosa de 2012

LANCEPRESS! - 01/01/2013 - 15:00 Belo Horizonte (MG)

Torcidas de Atlético-MG e Cruzeiro (Fotos: Gil Leonardi)
2012 foi de contraste para os rivais de Minas Gerais (Fotos: Gil Leonardi)

No primeiro dia de 2013, a Pluri Consultoria publicou um relatório que analisa a temporada dos principais times do futebol brasileiro em 2012. O líder do ranking ficou sendo o Corinthians, que foi o terceiro colocado em 2011. Os rivais mineiros, Atlético e Cruzeiro, mostraram desempenhos distintos em campo e isso refletiu na classificação.

O Galo, que foi o 14ª no ano retrasado, acabou subindo nove posições e angariou o quarto lugar, atrás apenas de Santos, São Paulo, Fluminense e o Timão. Já o Cruzeiro caiu bruscamente. Se em 2011 ele foi o oitavo classificado, no ano passado, o time estrelado acabou ficando em 38º lugar, junto com diversas equipes que somaram apenas 5 pontos nos critérios da empresa de gestão esportiva.

Os critérios usados pela Pluri Consultoria distribui pontos para as equipes, dependendo da posição final delas nas competições estaduais e nacionais. O Atlético-MG, por exemplo, por ter sido o campeão de Minas Gerais e o vice-campeão Brasileiro, somou 140 pontos (100 pelo Brasileirão e 40 pelo Estadual).

A Raposa, que não conseguiu se classificar nem para a final do Mineiro e foi eliminada precocemente na Copa do Brasil, somou apenas 5 pontos por ter ficado em terceiro lugar no Estadual.

Contudo, no ranking que contabiliza os pontos somados pelas equipes, no critério da Pluri, nas últimas cinco temporadas, a Raposa ganha de goleada do seu maior rival. O Cruzeiro é o sexto colocado, com 495 pontos. Já o Atlético é apenas o 12º colocado, tendo somado, em 2012, mais pontos que os outros quatro anos juntos.



Botafogo contrata o atacante Henrique

Após alguns rumores de Dagoberto, o Botafogo acertou a contratação de outro atacante com passagem no São Paulo. Henrique, formado nas categorias de base do tricolor, jogará pelo Bota em 2013. Segundo a Gazeta Esportiva, o Sport, clube que Henrique jogou em 2012, confirmou a negociação.


Guilherme Beltrão, diretor de futebol do Sport, confirmou que a renovação do empréstimo de Henrique com o clube pernambucano não vai acontecer, pois o Botafogo entrou na briga.

“Já estamos sabendo que o Botafogo pagou, então não tem como competir. Nós buscamos o empréstimo, conversamos e recebemos preferência do São Paulo, mas eles acabaram vendendo os direitos e nós vamos em busca de outros nomes. Ainda não posso falar quem são essas alternativas”, afirmou Guilherme Beltrão, à Gazeta Esportiva.

Apesar de ser do São Paulo, Henrique estava emprestado para o Sport, onde teve boas atuação e, mesmo assim, não conseguiu evitar o rebaixamento da equipe pernambucana.



Aloísio e Negueba já falam como jogadores do São Paulo

Em entrevista para o site oficial do São Paulo, os dois novos contratados do Tricolor, Aloísio e Negueba já falam como jogadores do clube paulista. Eles serão apresentados nesta sexta-feira.

"Sempre foi meu sonho jogar no São Paulo. Chego para trabalhar forte e me dedicar em tudo àquilo que eu fizer em 2013. É um sonho que estou realizando e vou buscar os títulos possíveis na próxima temporada", disse Aloísio, terceiro artilheiro do Brasileiro da Série A com 14 gols pelo Figueirense.


"Chego com uma expectativa muito grande em vestir essa camisa do São Paulo, um clube tradicional do futebol brasileiro. A cobrança aqui será grande e estou preparado. Espero fazer meu melhor e buscar meu espaço aqui na equipe", afirmou Negueba, ex-Flamengo.

Fonte: Terra



São Paulo negocia, mas não aceita pagar 100% do salário de Vargas

O fracasso de Alexandre Pato na Europa O fracasso de Alexandre Pato na Europa

O atacante brasileiro tinha o mundo aos seus pés, após chegar no San Siro em 2007, mas agora o clube Rossoneri está pronto para liberar o jogador que sofreu com lesões



Fã de Luis Fabiano, Aloísio comemora "sonho" de atuar no São Paulo

O atacante Aloísio não poupou elogios ao São Paulo em sua primeira entrevista com a camisa tricolor. Ao site oficial da equipe, nesta quarta-feira, o ex-jogador do Figueirense classificou como um "sonho" a possibilidade de atuar pelo clube, garantindo que irá mostrar o mesmo empenho que o levou a ser o terceiro artilheiro do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando marcou 14 gols.

"Sempre foi meu sonho jogar no São Paulo. Chego para trabalhar forte e me dedicar àquilo que eu fizer em 2013. É um sonho que estou realizando e vou buscar os títulos possíveis na próxima temporada", disse.

Curiosamente, um dos dois atacantes que superaram os 14 gols de Aloísio foi um dos principais jogadores do São Paulo: Luis Fabiano. A chance de atuar ao lado de Fabuloso foi, inclusive, outro ponto positivo tricolor citado pelo atleta.

"Sou muito fã do Luis Fabiano. Acho um grande atacante, um artilheiro nato. Vou aprender muito com ele e vou procurar me espelhar durante os treinamentos. Vamos trabalhar juntos e vou esperar a minha chance. Será uma honra jogar com ele", afirmou.

Aloísio, de 24 anos, começou a carreira como jogador profissional no Grêmio, em 2006. O vínculo firmado com o São Paulo irá até junho de 2014, com uma cláusula que permite a extensão por mais três anos e meio, até o final de 2017. A apresentação oficial do atleta será realizada nesta sexta-feira, no Centro de Formação de Atletas de Cotia, onde o clube realizará a pré-temporada.



Ao lado de Negueba, Aloísio se apresenta ao Tricolor na sexta feira

O grupo de jogadores do São Paulo volta aos trabalhos nesta quinta-feira, com reapresentação marcada no CT da Barra Funda, às 15h30 (de Brasília), seguida de viagem para Cotia, que será novamente sede da pré-temporada da equipe. No dia seguinte, duas das novidades garantidas pela diretoria tricolor serão oficialmente apresentados no Centro de Formação de Atletas: os atacantes Negueba e Aloísio.

Emprestado pelo Flamengo por um ano, em quitação de dívida relativa ao negócio envolvendo a ida de Cléber Santana para o clube carioca, Negueba é jogador de confiança do técnico Ney Franco e chega para pleitear a vaga de Lucas, já apresentado ao Paris Saint-Germain, da França. Aloísio, no entanto, foi contratado em definitivo, junto ao Figueirense, e será opção para a função de Luis Fabiano em 2013.

Além dos dois jogadores, o São Paulo acertou a contratação de outros dois nomes para a temporada 2013: os zagueiros Lúcio e Breno. O primeiro já foi apresentado, no salão nobre do Morumbi, como principal reforço. Já Breno está preso na Alemanha e tem contrato válido até 2015, se apresentando ao clube assim que for libertado.

Sem Lucas, principal nome da conquista da Copa Sul-americana de 2012, o São Paulo se reapresenta no CT da Barra Funda, mas logo segue para Cotia, onde começa os trabalhos com portões fechados. Na sexta-feira, após treino no Centro de Formação de Atletas, Aloísio e Negueba serão oficialmente apresentados antes de entrarem em campo novamente, para atividade fechada. A rotina terá sequência pelo menos até a próxima segunda-feira.



Negueba quer retribuir confiança do "amigo" Ney Franco no São Paulo

A apresentação oficial de Negueba como jogador do São Paulo só está marcada para a próxima sexta-feira, mas nesta quarta já foi possível ter um esboço da maneira como o atacante planeja marcar seu nome na história do Morumbi. Em sua primeira entrevista ao site oficial da equipe, o jogador revelou quem acredita que será seu grande aliado para que ele se destaque com a camisa tricolor.

"Além de um grande treinador, o Ney Franco é um amigo que eu tenho. Espero ajudá-lo da mesma forma que ele me ajudou ao me trazer para o São Paulo. Venho com mais confiança, liberdade e bastante feliz em ajudar meu novo clube", explicou.

Ney Franco e Negueba trabalharam juntos pela primeira vez há dois anos, quando conquistaram o Mundial sub-20 pela Seleção Brasileira da categoria. Ainda assim, o atacante sabe que a proximidade com o treinador não será o suficiente para garantir seu sucesso dentro do clube.

"Chego com uma expectativa muito grande para vestir essa camisa do São Paulo, um clube tradicional do futebol brasileiro. A cobrança aqui será grande e estou preparado. Espero fazer meu melhor e buscar meu espaço aqui na equipe", garantiu.

Negueba ficará no Morumbi, a princípio, até o final do ano, emprestado pelo Flamengo. O atacante surgiu como uma grande promessa das categorias de base rubro-negras em 2010, mas perdeu espaço ao longo do último ano. A primeira entrevista coletiva do jogador pelo Tricolor será realizada no Centro de Formação de Atletas, em Cotia, onde o São Paulo realizará a pré-temporada.



Negueba chega e agradece confiança de Ney Franco: 'Espero ajudá-lo'

Depois de um período de baixa no Flamengo, Negueba chega ao São Paulo em 2013 para brigar em um ataque recheado de opções. Apesar da forte concorrência que terá pela frente, o atacante aposta na confiança do técnico Ney Franco para vencer a disputa interna e agarrar a vaga deixada por Lucas, vendido ao Paris Saint-Germain.

- Além de um grande treinador, o Ney Franco é um amigo que tenho. Espero ajudá-lo da mesma forma que ele ajudou ao me trazer para o São Paulo. Venho com mais confiança, liberdade e bastante feliz em ajudar meu novo clube – afirmou Negueba em entrevista ao site oficial do clube.

Negueba apresentado no São Paulo (Foto: Divulgação / Site Oficial do São Paulo)Negueba apresentado no São Paulo (Foto: Divulgação / Site Oficial do São Paulo)

Jogador e treinador estreitaram relações no Sul-Americano sub20 de 2011. Mesmo na reserva, o ele teve destaque ao entrar no decorrer de algumas partidas e ajudou a equipe conquistar o título ao golear o Uruguai por 6 a 0 na decisão, disputada em Lima, no Peru. Negueba ficará por empréstimo no São Paulo até o fim da temporada 2013. Ele foi contratado em setembro ao ser envolvido na transferência do meia Cleber Santana para o Flamengo.

A missão dele, porém, não será das mais fáceis. Osvaldo e Luis Fabiano devem começar a temporada com duas das três vagas do ataque. Resta o lugar de Lucas. Para ele, a diretoria contratou Aloísio, do Figueirense, e deve anunciar nos próximos dias Wallyson, do Cruzeiro. A direção ainda corre atrás de outro atacante, possivelmente o chileno Vargas, do Napoli.

- Chego com uma expectativa muito grande em vestir essa camisa do São Paulo, um clube tradicional do futebol brasileiro. A cobrança aqui será grande e estou preparado. Espero fazer meu melhor e buscar meu espaço aqui na equipe – disse.

Negueba e os outros jogadores do elenco se apresentarão no CT da Barra Funda na quinta-feira à tarde. Os novatos conhecerão as dependências do clube e os outros companheiros. De lá, o grupo segue para a pré-temporada, no CT de Cotia.



Lucas joga 45 minutos em goleada do PSG sobre time de Nilmar no Catar

Lucas estreou com vitória no PSG. Nesta quarta-feira, a equipe da capital francesa goleou o Lekhwiya, do Catar, por 5 a 1, em amistoso realizado na cidade de Doha, local onde os comandados de Carlo Ancelotti realizam um período de treinos.

Após ser apresentado na última segunda-feira, o ex-são-paulino entrou no segundo tempo da partida, quando todos os 11 jogadores que iniciaram o duelo – entre eles Ibrahimovic e Thiago Silva – foram substituídos.

Após ser apresentado na última segunda-feira, o ex-são-paulino, com a camisa 29, entrou no segundo tempo da partida, quando todos os 11 jogadores que iniciaram o duelo – entre eles Ibrahimovic e Thiago Silva – foram substituídos.

A estreia de Lucas, que foi comprado pelo PSG por R$ 108 milhões, em jogos oficiais deverá acontecer no próximo domingo, contra o Arras FC, pela Copa da França.

Nene e Lucas comemoram gol do PSG (Foto: Divulgação / Site Oficial do PSG)Nenê e Lucas comemoram gol do PSG (Foto: Divulgação / Site Oficial do PSG)

Gols brasileiros. Mas não de Lucas

O argentino Lavezzi abriu o placar aos 17 do primeiro tempo. Três minutos depois, o atacante Nilmar, ex-Corinthians e Internacional, igualou o placar fazendo a alegria dos torcedores Lekhwiya que foram ao estádio Jassim Bin Hamad.

No entanto, Lavezzi, mais uma vez, voltou a colocar o PSG na frente aos 39.

No segundo tempo, já com Lucas em campo, os visitantes ampliaram o marcador. Gameiro fez 3 a 1 aos 13. O meia-atacante brasileiro Nenê, que ainda não sabe se continua ou não no PSG, aumentou aos 17. Menéz, aos 23, fechou o placar.

Lucas não participou dos três gols, mas fez uma jogada na qual arrancou aplausos dos torcedores aos 26, quando driblou três marcadores.



São Paulo tem reforços e 'veteranos' para evitar novo fracasso na Copinha

Adelino, atacante do Guarani (Foto: Carlos Velardi / EPTV)Adelino, ex-atacante do Guarani, vai reforçar o São
Paulo na Copinha (Foto: Carlos Velardi / EPTV)

A eliminação na primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano passado causou estragos no São Paulo. Da diretoria aos jogadores, poucos saíram ilesos. O técnico Zé Sérgio foi demitido, René Simões foi contratado como diretor-técnico e, antes mesmo do fim do ano, desentendeu-se com a diretoria e deixou o clube. Durante o ano, 14 jovens foram contratados, dentre os quais, sete estarão na competição deste ano, sob o comando de Sérgio Baresi.

O treinador, que já passou pelo time principal em 2010, é a maior estrela da equipe, que também vai contar com cinco jogadores que integram o grupo profissional: o zagueiro Luiz Eduardo, o lateral-direito Lucas Farias, xodó do presidente Juvenal Juvêncio, o lateral-esquerdo Henrique Miranda, o volante Rodrigo Caio e o meia João Schmidt. Ou seja, mais da metade do grupo é formado por reforços, de outros clubes ou "cedidos" por Ney Franco. Tudo para se recuperar do vexame de 2012.

Entre os garotos que vieram de outros clubes, o destaque é o atacante Adelino, ex-Guarani. Apontado como uma das principais revelações do Bugre, causou polêmica entre a torcida e dirigentes de Campinas quando trocou de clube. Ele assinou contrato até 2017 com o São Paulo. Outro contratado da mesma fonte é o volante Eduardo.

O meia Lucas Evangelista, que jogou no São Paulo até os 15 anos, volta ao clube por empréstimo com opção de compra após ter sido negociado com o Desportivo Brasil, clube utilizado pela Traffic para revelar e registrar jogadores. De lá também chegaram o lateral Daniel e o zagueiro Diego.

O goleiro Gustavo, ex-Bahia, e o atacante Tiago, que era do Rio Branco-ES, também estão inscritos. O presidente Juvenal Juvêncio nega que o "pacotão mirim" seja um atestado de má formação no CT de Cotia. Para ele, a contratação de jogadores já formados vai estimular a competição e pode mudar alguns parâmetros em suas categorias de base. O dirigente ainda procura um nome para substituir René Simões no cargo de diretor-técnico.

O São Paulo está no Grupo M da Copinha, com sede em São Carlos. No dia 4, às 21h, estreia contra o União-MT. O segundo jogo será no dia 7, às 19h, diante do Guaicurus-MS, e a última partida do grupo vai ser disputada contra a equipe da cidade, no dia 10, às 18h30.

Lucas Farias, São Paulo (Foto: Divulgação / São Paulo FC)Lateral-direito Lucas Farias é uma das apostas de
Juvenal Juvêncio (Foto: Divulgação / São Paulo FC)

Confira a lista dos 25 inscritos:

Goleiros
Felipe Passoni
Gustavo
Jairo

Laterais
Daniel
Henrique Miranda
Lucas Farias

Zagueiros
Diego
Lucas Possignolo
Luiz Eduardo
Marcelo

Volantes / Meias
Allan
Eduardo
Fábio Lima
João Schmidt
Lucas Evangelista
Matheus Reis
Mirrai
Nelsinho
Nildo
Pedrinho
Rodrigo Caio

Atacantes
Adelino
Guilherme
Joanderson
Tiago
Wanderson



Retrospectiva 2012: Fla domina temporada e conquista tríplice coroa

O ano de 2012 não poderia ter sido melhor para o Flamengo. Comandado pelo craque Djalminha, o Rubro-Negro levantou nada menos do que os três troféus mais importantes da modalidade: o Brasileiro, o Rio-São Paulo e o Estadual (Carioca). Com atuações convincentes, o time da Gávea atropelou todos os adversários durante o ano, fazendo a torcida vibrar em uma temporada de vacas magras no futebol profissional.

Flamengo conquista tricampeonato do Brasileiro de showbol (Foto: Ricardo Cassiano / Divulgação)Flamengo conquista tricampeonato do Brasileiro de showbol (Foto: Ricardo Cassiano / Divulgação)

Um dos idealizadores da modalidade, Djalminha crê que o 2012 vitorioso fará com que os adversários se reforcem para o ano que está a se iniciar. Ele ressalta, entretanto, que o Flamengo fará de tudo para manter o ótimo desempenho.

- Creio que, para o ano que vem, os outros times vão buscar reforços. Ninguém vai querer ficar atrás. Só que nós vamos continuar com a mesma determinação e esperamos fazer mais uma ótima temporada - afirmou o camisa 10.

Além do Flamengo, outro time que teve relativo destaque em 2012 foi o Santos, de Robert e Paulo Rink. Campeão paulista em cima da Ponte Preta, o Peixe ainda foi vice-campeão brasileiro, perdendo a final justamente para o Rubro-Negro.

header_retrospectiva2012_olimpicos_diachave (Foto: infoesporte)

Showbol flamengo e corinthians viola e fabio baiano (Foto: Max Santos / Divulgação )Flamengo e Corinthians fizeram uma emocionante
decisão no Rio-SP (Foto: Max Santos / Divulgação )

O dia 28 de outubro entrou para a história do showbol, quando, pela primeira vez, um time conquistou a tríplice coroa da modalidade. O feito aconteceu em Casmiro de Abreu (RJ), onde o Flamengo derrotou o Corinthians por 9 a 8, na final do Torneio Rio-São Paulo. O triunfo foi muito comemorado pelos rubro-negros, que chegaram a estar perdendo por quatro gols de diferença, passando a maior parte da partida em desvantagem no placar.

Revoltados com algumas marcações do árbitro Ubiraci Damásio, os corintianos protestaram muito após o término da decisão. O técnico Wagninho chegou a tentar agredir Ubiraci, sendo contido por alguns jogadores.

header_retrospectiva2012_olimpicos_lembradisso (Foto: infoesporte)

O árbitro Oscar Roberto Godói é uma atração à parte nos jogos de showbol. Sempre irreverente e polêmico, o juiz protagonizou momentos hilários ao longo da temporada, como a interferência em uma jogada que resultou em um gol do Cruzeiro sobre o Grêmio, pelo Brasileiro, e um lance onde teve de subir no alambrado para deixar a jogada correr, no jogo Vasco x Corinthians, pelo Rio-São Paulo. Entretanto, nenhum lance supera o ocorrido na partida entre Vasco e Bangu em Barra de São João (RJ), pelo Campeonato Carioca, em janeiro. Restando oito minutos para o fim do primeiro tempo, Godói trombou com o vascaíno Pimentel, levando o jogador a "nocaute". Apesar da forcinha para o Alvirrubro, o Vasco saiu vitorioso na partida: 10 a 7.

header_retrospectiva2012_olimpicos_personagem (Foto: infoesporte)

Considerado o melhor jogador de showbol, Djalminha confirmou todas as expectativas com  títulos, belas jogadas e muitos gols. Aos 42 anos, o camisa 10 conseguiu a incrível façanha de sagrar-se artilheiro dos três campeonatos conquistados pelo Flamengo, com 49 gols no total (12 no Carioca, 23 no Brasileiro e 14 no Rio-São Paulo). De quebra, Djalma ainda faturou a Bola de Ouro (prêmio dado ao melhor jogador da competição) do Brasileiro e do Rio-São Paulo. O aproveitamento na premiação só não foi 100%, pois o defensor rubro-negro Emerson ficou com a Bola de Ouro do Carioca.

Djalminha na final do Brasileiro de showbol contra o Santos (Foto: Ricardo Cassiano / Divulgação)Djalminha vai para a galera após a conquista do Brasileiro (Foto: Ricardo Cassiano / Divulgação)

header_retrospectiva2012_olimpicos_decepcao (Foto: infoesporte)

O Palmeiras teve um ano para esquecer. Com apenas uma vitória em nove jogos disputados, o Alviverde amargou eliminações nas primeiras fases do Paulista, Brasileiro e Rio-São Paulo, mantendo-se como o único grande paulista que ainda não levantou um troféu na modalidade. Com poucas opções ofensivas, o time chegou a anunciar o atacante Tuta - ainda em atividade - como reforço para o Rio-São Paulo. O jogador, entretanto, acabou desistindo de participar da competição de última hora.

header_retrospectiva2012_olimpicos_revelacao (Foto: infoesporte)

Possato América x Botafogo showbol (Foto: Ricardo Cassiano)Possato se destacou no América, no Campeonato
Carioca (Foto: Ricardo Cassiano)

Rápido, habilidoso e com bom poder de finalização, Possato foi a mais grata surpresa da temporada. Após se destacar no Campeonato Carioca com a camisa do América, o jogador acabou sendo convidado para reforçar o Botafogo no Brasileiro e no Rio-São Paulo, onde foi o principal jogador da equipe. Contudo, apesar da boa campanha do Alvinegro e do ótimo desempenho de Possato, o time de General Severiano acabou eliminado do torneio regional, quando perdeu para o Flamengo, por 14 a 11, na semifinal.

header_retrospectiva2012_olimpicos_mico (Foto: infoesporte)

São Paulo vence o Cruzeiro no showbol (Foto: Ricardo Cassiano/Divulgação)O Cruzeiro no showbol: rotina de derrotas humilhantes
(Foto: Ricardo Cassiano/Divulgação)

O Cruzeiro segue com um desempenho desastroso no showbol. Em quatro anos de participação na modalidade, a Raposa soma nada menos que 17 derrotas em 17 jogos, num inacreditável aproveitamento de 0%. Neste ano, o time mineiro participou do Brasileiro, onde foi derrotado por São Paulo, Grêmio e Flamengo, amargando a lanterna do grupo C. Tal façanha fez o Cruzeiro ser apelidado de o "Íbis do showbol".

- Primeiro, temos que pensar em não perder, para depois tentarmos evoluir na modalidade - comentou o capitão cruzeirense Nonato, durante o Brasileiro.

header_retrospectiva2012_olimpicos_imagem (Foto: infoesporte)

No dia 27 de outubro, em Casimiro de Abreu (RJ), uma imagem forte causou muita apreensão em todos os envolvidos na semifinal do Rio-São Paulo, entre Fluminense e Corinthians. No segundo tempo do jogo, o tricolor Marcello Barbosa dividiu pelo alto com o corintiano Gilmar Fubá e acabou levando a pior. Ensanguentado e desacordado, o jogador teve de ser imobilizado e removido de ambulância para um hospital próximo ao ginásio. Entretanto, tudo não passou de um susto e Marcello recebeu alta horas depois.

Showbol Marcelo Barbosa, do Fluminense, leva a pior em dividida de cabeça e sai do ginásio de ambulância (Foto: Flávio Dilascio / Sportv.com)Marcello Barbosa deixa o ginásio todo ensanguentado (Foto: Flávio Dilascio / Sportv.com)

header_retrospectiva2012_olimpicos_numeros (Foto: infoesporte)

17 a 8 12s 12 a 4
Foi o placar de Ponte Preta x Atlético Sorocaba, pelo Campeonato Paulista. O resultado, ocorrido no dia 19 de março, em Sorocaba (SP), foi a maior goleada da temporada Foi o tempo que o tricolor Cadu levou para abrir o marcador na partida do Fluminense contra o Vasco, pelo Brasileiro. O gol foi registrado como o mais rápido da história da competição. Entretanto, quem sorriu no final foi o time da Colina, que triunfou por 10 a 7 Foi o resultado da final do Torneio Rio-Manaus, quando o Fluminense venceu o Flamengo, em Manaus (AM), e se sagrou campeão da primeira edição da competição


Líder em jogos, Cortez dá volta por cima e anula busca por novo lateral

O São Paulo não vai mais procurar um reforço para a lateral esquerda em 2013. Um cenário que se modificou graças às atuações de Cortez, principalmente no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Até a metade da competição, seu desempenho não agradava ao presidente Juvenal Juvêncio, que estava convencido da necessidade de um novo jogador para a posição. Porém, sua melhor significativa mudou os planos do chefe. De quebra, Cortez terminou o ano como jogador que mais atuou pelo Tricolor, com 74 participações nos 78 jogos da equipe.

Cortez são paulo treino (Foto: Joâo PIres / Vipcomm)Cortez disputou 74 das 78 partidas do São Paulo em 2012, e marcou dois gols (Foto: Joâo PIres / Vipcomm)

O número é o maior desde que Rogério Ceni, em 2005, disputou 77 partidas. Cortez conquistou 42 vitórias, teve 15 empates e sofreu 17 derrotas. Ninguém havia participado de tantos triunfos num ano desde o volante Josué em 2006, segundo dados do site oficial do São Paulo. Mais do que as estatísticas, a postura do lateral-esquerdo dentro de campo foi determinante para sua impressão diante do presidente se modificar.

Depois de um bom início no Paulistão, o desempenho de Cortez piorou contra adversários mais fortes. Juvenal o considerava apático, sem raça e sem entrar em divididas. Um dos marcos para sua mudança foi uma conversa com a comissão técnica após a derrota por 1 a 0 para o Vasco. Já sob o comando de Ney Franco, o camisa 6 voltou a priorizar a marcação e cresceu muito.

Além de se destacar nos desarmes, Cortez recuperou a força no apoio, participou mais de lances ofensivos, reconquistou a torcida e mudou a cabeça de Juvenal. O apoio do diretor de futebol Adalberto Baptista também foi importante. O dirigente sempre foi seu defensor. Agora, o presidente valoriza sua adaptação.

Antes, o São Paulo chegou a pensar na contratação de Fabrício, do Internacional, e cogitou até André Santos, do Arsenal. Agora, não vai buscar novos laterais. Carleto, campeão brasileiro pelo Fluminense em 2012, volta de empréstimo para ser reserva imediato de Cortez. O grupo conta ainda com o jovem Henrique Miranda, de 19 anos, uma das maiores esperanças da diretoria na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Rogério Ceni no treino do São Paulo (Foto: VIPCOMM)Rogério Ceni foi apenas o 16º que mais jogou em
2012 em razão da lesão no ombro (Foto: VIPCOMM)

Raridade

Em razão da lesão no ombro direito, sofrida na pré-temporada do ano passado, Rogério Ceni terminou o ano de 2012 longe dos que mais entraram em campo. Um fato raro para quem já disputou 1.050 partidas com a camisa do São Paulo. Ele foi apenas o 16º no ranking, com 34 jogos: 18 vitórias, nove empates e sete derrotas.

Outro destaque é o atacante Lucas, que apesar das frequentes convocações para a seleção brasileira, inclusive nas Olimpíadas de Londres, participou de 60 jogos. Ele não desfalcou o Tricolor nenhuma vez por lesões ou suspensões. Já o centroavante Luis Fabiano sofreu com os dois fatores e jogou 44 vezes.

Confira abaixo a lista dos que mais atuaram em 2012:

1º) Cortez - 74 jogos
2º) Jadson e Rhodolfo - 69 jogos
3º) Denilson - 65 jogos
4º) Cícero - 61 jogos
5º) Lucas - 60 jogos