segunda-feira, 20 de maio de 2013

Falta de acordo com a Ponte esfria interesse do São Paulo em Cicinho

Cicinho Ponte Preta Macaca lateral-direito (Foto: Carlos Velardi/ EPTV)Após nova recusa, Ponte diz que São Paulo desistiu
de Cicinho (Foto: Carlos Velardi/ EPTV)

A terceira investida frustrada por Cicinho foi demais para o São Paulo. Depois de a Ponte Preta recusar duas ofertas de imediato, os clubes até chegaram a um consenso sobre valores, mas a forma de pagamento foi o empecilho da vez. A falta de acordo esfriou o interesse do Tricolor. Segundo fontes ligadas à Macaca, dirigentes do Morumbi entraram em contato na tarde desta segunda-feira para comunicar que desistiram da contratação por enquanto.

Representantes dos dois clubes se encontraram na última sexta-feira para avançar na negociação. Durante a conversa, a Ponte se mostrou disposta a envolver o meia argentino Cañete e vender aproximadamente 70% dos direitos econômicos do lateral-direito, que tem contrato com a Macaca até 2015 e uma multa rescisória avaliada em R$ 10 milhões. O Tricolor aceitou a oferta e ficou de encaminhar uma proposta de compra.

Foi aí que a transferência emperrou. Na avaliação da Ponte, o São Paulo valorizou muito o passe de Cañete, na tentativa de abater os gastos com Cicinho. Diante do impasse, respondeu à cúpula tricolor que não concordava com os termos. A reportagem tentou entrar em contato com dirigentes do São Paulo, mas ninguém atendeu às ligações.

Aos 25 anos, Cicinho chegou à Ponte no início da temporada passada e, apesar de lateral-direito de origem, se destacou principalmente no meio. Foi assim que chamou a atenção de grandes clubes na reta final do Brasileirão de 2012. A Ponte, porém, conseguiu segurá-lo e firmou um novo contrato até 2015.

Apesar da queda de rendimento nos últimos jogos, Cicinho continuou na lista de reforços do São Paulo. Nas duas primeiras propostas do Tricolor, o zagueiro Cleber também fazia parte dos planos. Primeiro, a Ponte considerou baixa a oferta de R$ 10 milhões pelos dois. Depois, os afastados Cortez, Fabrício, Wallyson, Cañete e João Filipe, além dos garotos Luiz Eduardo e Henrique Miranda foram colocados à disposição da Ponte.

Apesar da decisão de momento, a aposta do São Paulo para retomar a carga futuramente é que o jogador ficou balançado com a possibilidade de defender o clube do Morumbi, tanto que falou em tom de despedida após o Título do Interior, no último sábado. Apesar de elogiar ambos os clubes, deixou no ar a vontade de ir para o Tricolor.



'Sombra' do Fabuloso, Aloísio volta a treinar e deve enfrentar a Ponte

aloisio são paulo treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Aloísio, em treino do São Paulo
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O atacante Aloísio está à disposição do técnico Ney Franco para a estreia do São Paulo no Campeonato Brasileiro, contra a Ponte Preta, neste domingo, às 16h, em Campinas. O jogador voltou a treinar depois de se recuperar de uma lesão muscular na coxa direita.

O “Boi Bandido” está afastado desde os primeiros minutos da derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG, no Morumbi, pelas oitavas de final da Taça Libertadores. Depois disso, ficou fora diante do Timão, pela semifinal do Campeonato Paulista, e diante do mesmo Galo, em Belo Horizonte.

O atacante começou como reserva o treino coletivo desta segunda-feira, no CT de Cotia. No entanto, passou para a equipe titular na segunda parte da atividade, entrando no lugar de Luis Fabiano. Ele formou a dupla ofensiva com Silvinho, já que Osvaldo está se recuperando de uma pancada no quadril.

Aloísio, aliás, surge a opção do técnico Ney Franco para uma possível saída do Fabuloso. Após as eliminações no Paulistão e na Libertadores, a diretoria anunciou que, se recebesse alguma oferta que agradasse à cúpula de futebol, venderia o camisa 9.

A diretoria do São Paulo está em busca de mais opções para o setor ofensivo. O nome da vez entre os dirigentes é o de Vágner Love, do CSKA, da Rússia. As chances de ele ser contratado aumentam caso Luis Fabiano seja mesmo negociado na reabertura do mercado internacional, no meio do ano.



Nova aposta, Rodrigo Caio evita se empolgar com condição de titular

As eliminações no Campeonato Paulista e na Taça Libertadores fizeram vítimas, mas também ajudaram alguns jogadores a ganhar espaço no São Paulo. O principal deles é o volante Rodrigo Caio. Após o fiasco no primeiro semestre, o técnico Ney Franco aposta no garoto de apenas 19 anos para fortalecer o setor de marcação.

Há duas semanas, na entrevista coletiva em que a diretoria anunciou a saída de sete atletas, o treinador revelou que passaria a utilizar Rodrigo Caio como titular. Desde o último sábado, o jogador vem sendo escalado no lugar de Wellington, volante que caiu bastante de produção no início de ano.

– Estou me empenhando ao máximo para conseguir essa vaga. Tenho de provar todo dia. A briga no meio é muito forte, com Maicon, Wellington, Denilson e agora o Allan (promovido da base). Estou em um momento bom e confiante – afirmou Rodrigo Caio.

Rodrigo Caio - São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Rodrigo Caio, em treino físico, no São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Promovido aos profissionais em 2011, com 17 anos, Rodrigo Caio teve mais chances neste ano jogando na lateral direita. Com Paulo Miranda em recuperação de cirurgia no joelho direito e Douglas em baixa, ele foi escalado na função e agradou. No entanto, acabou voltando para o banco de reservas durante as campanhas no estadual e na Libertadores.

– Sempre falo que estou à disposição para ajudar. Tive oportunidades na lateral e procurei aproveitar. Agora é a minha posição de origem. Estou procurando trabalhar forte para continuar nela – ressaltou.

No treino desta segunda, Rodrigo Caio esteve posicionado pelo lado direito do meio de campo, com liberdade para chegar ao ataque. Maicon teve a mesma função pela esquerda, com Denilson mais recuado e Jadson solto na armação. Silvinho e Luis Fabiano formaram o ataque.

O São Paulo estreia no Campeonato Brasileiro no próximo domingo contra a Ponte Preta, às 16h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.



Em treino, Ney muda esquema tático e coloca Maicon como titular

maicon são paulo treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Maicon treinou como titular nesta segunda-feira
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O técnico Ney Franco começou a semana que antecede a estreia no Campeonato Brasileiro (domingo, contra a Ponte Preta, em Campinas) com mudança no São Paulo. Na atividade desta segunda-feira, no CT de Cotia, o treinador abandonou o esquema 4-2-3-1 e passou a utilizar o 4-4-2, colocando o meia Maicon na equipe titular.

No último sábado, o treinador havia testado a formação com Lucas Evangelista no ataque, ao lado de Silvinho e Luis Fabiano. Desta vez, Maicon ganhou uma chance no lugar do garoto recém-promovido das categorias de base. Ele formou o setor com Denilson, Rodrigo Caio e Jadson.

Ney Franco aproveitou também para modificar o posicionamento de algumas peças. Denilson foi o primeiro homem de marcação, com Rodrigo Caio posicionado pela direita e com liberdade para avançar. Maicon ficou na mesma linha pela esquerda, e Jadson, centralizado, pouco atrás de Luis Fabiano. Silvinho esteve pela esquerda do ataque.

Na segunda parte do treino, o comandante optou por fazer algumas mudanças. Carleto deu lugar a Juan na lateral esquerda, enquanto Douglas saiu para a entrada de Caramelo na direita. No meio, Denilson foi substituído por Wellington. Luis Fabiano trocou com Aloísio no ataque.

O técnico tenta encontrar uma formação depois dos fracassos no Campeonato Paulista e na Taça Libertadores. O 4-2-3-1, utilizado em boa parte das duas competições, oscilou bastante e não funcionou nos momentos de decisão, principalmente nas eliminações diante de Corinthians e Atlético-MG.

Vale lembrar que Ney Franco ainda não pode contar com o meia Paulo Henrique Ganso, titular da equipe. O jogador se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda e está fora da estreia no Brasileirão, domingo, contra a Ponte Preta, às 16h, em Campinas.

O goleiro Rogério Ceni, com dores no pé direito, e o atacante Osvaldo, em recuperação de uma pancada no quadril, ainda são dúvidas. Ambos não devem enfrentar o Londrina, em amistoso marcado para esta quarta, às 19h15m, no estádio do Café, no Paraná.

O São Paulo treinou nesta segunda com a seguinte formação: Denis, Douglas (Caramelo), Lúcio, Rafael Toloi e Carleto (Juan); Denilson (Wellington), Rodrigo Caio, Maicon e Jadson; Silvinho e Luis Fabiano (Aloísio).



Recuperado, Osvaldo se apressa para atuar na estreia no Brasileirão

osvaldo São Paulo (Foto: Rodrigo Faber/ Globoesporte.com)Osvaldo pode voltar ao time no domingo, contra a
Ponte Preta, em Campinas (Foto: Rodrigo Faber)

Mesmo estando fora dos treinos com o grupo, o atacante Osvaldo ainda tem esperanças de participar da estreia do São Paulo no Campeonato Brasileiro. O atacante correu no gramado, nesta segunda-feira, no CT de Cotia, e luta para ser escalado na partida contra a Ponte Preta, domingo, às 16h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Recuperado de uma pancada no quadril, sofrida diante do Corinthians, na semifinal do Campeonato Paulista, o baixinho foi liberado pelo departamento médico no último sábado, fazendo a mesma atividade no campo. Os exercícios, porém, são de pouco impacto para não comprometer a evolução – ele vem utilizando tênis ao invés de chuteira.

Ao passar em frente à área destinada a imprensa no centro de treinamentos, Osvaldo disse que não enfrenta o Londrina, em amistoso marcado para quarta-feira, às 19h15m, no estádio do Café, no Paraná.

– Estou trabalhando para domingo – disse o atacante.

Sem ele livre, o técnico Ney Franco vem utilizando Silvinho, recém-contratado do Penapolense, na função do lado esquerdo do setor ofensivo. As outras alternativas são Roni, destaque do Mogi Mirim no último Paulistão, Aloísio e o garoto Lucas Evangelista, promovido da base há duas semanas.



Pato relembra pênalti: 'Rogério Ceni foi inteligente, mas também fui'

Um dia depois de levantar a taça de campeão paulista, o atacante Alexandre Pato relembrou aquele que, para ele, foi o mais importante gol marcado até aqui com a camisa do Corinthians. Desde que chegou no início da temporada, o jogador marcou sete vezes, mas foi um gol de pênalti que o marcou desde então. No clássico diante do São Paulo, pela semifinal do Campeonato Paulista, ele protagonizou um embate com Rogério Ceni, e no final levou a melhor sobre o goleiro tricolor.

Após empate sem gols no tempo normal no Morumbi, Pato teve a missão de cobrar o pênalti que daria ao Corinthians a classificação. Na primeira cobrança, viu Rogério Ceni defendê-la e chegou a se lamentar. Mas na mesma hora o árbitro Antônio Rogério Batista do Prado mandou voltar a cobrança, já Rogério Ceni tinha se adiantado por mais de 2,5m.

- Cheguei em casa depois e conversei com meu empresário, e ele disse: “Olha, o Rogério Ceni foi muito inteligente’. E foi muito inteligente mesmo. Ele tentou fazer com que na segunda cobrança eu perdesse a concentração, mas também fui inteligente. Fiquei muito concentrado na hora, porque treino muito nos pênaltis. O professor Tite também prioriza bastante isso. Naquela hora pensei em bater no mesmo canto, um pouco mais forte. Na hora que vi que ele pulou para o lado e bati no outro e a bola entrou, já saí comemorando. Foi maravilhoso.

Pato comemoração Corinthians São Paulo Paulista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Pato comemoração Corinthians São Paulo Paulista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Na discussão no “Arena SporTV”, todos concordaram de que o goleiro do São Paulo se adiantou na tentativa de desestabilizar o atacante do Corinthians para a segunda cobrança.

- Ele joga para o atacante a dúvida. Começa a dar uma complicada (para o atacante decidir onde vai bater) – diz o comentarista e ex-jogador Casagrande.

Alexandre Pato revela ainda que decidiu manter a cobrança no mesmo canto direito do adversário, em que viu Rogério Ceni defender a primeira tentativa.

- Vou ser muito sincero. Fico com o pensamento para bater no meio, porque vi que ele (Ceni) pula antes. E nisso pensei: “Não vou mudar, vou fazer o que treinei” – analisou o jogador, que vibrou com o gol que deu a vaga na final, e que mais tarde se transformaria no título após bater o Santos. “Foi maravilhoso, ainda mais num clássico”.

O próximo jogo do Corinthians é somente no domingo, dia 25, diante do Botafogo, na estreia no Campeonato Brasileiro. No segundo semestre, o Timão ainda joga a Copa do Brasil, em que já tem vaga assegurada nas oitavas de final.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Iniciada venda de ingressos para amistoso entre Londrina x São Paulo

Torcida do Londrina no estádio do café (Foto: Fernando Araújo)Expectativa do Londrina é de casa cheia na quarta
(Foto: Fernando Araújo)

Cerca de três mil ingressos foram vendidos até o início da tarde desta segunda-feira, para o amistoso entre Londrina x São Paulo, que será realizado na quarta-feira, às 19h15m, no Estádio do Café. A partida foi anunciada no último sábado e as vendas iniciaram no domingo.

Do total, dois mil deles foram comprados pela empresa Viação Garcia, patrocinadora do Londrina. A diretoria da equipe paranaense, que está custeando a vinda do São Paulo, espera entre 15 a 20 mil torcedores no dia do jogo.

O jogo é o último antes da estreia do São Paulo pelo Brasileirão, no domingo, contra a Ponte Preta. Na partida, os recém-contratados Roni e Mateus Caramelo devem ser testados, além dos jogadores revelados nas categorias de base e que estão subindo para o time principal.

Para o Londrina, o jogo é motivo de festa para entrega da faixa de campeão do interior do Paranaense. O Tubarão joga a Série D do Brasileiro a partir do mês de junho.

Os ingressos para o amistoso já estão à venda e 1% da renda será revertida ao Hospital do Câncer, de Londrina

Confira os locais de venda:
• Banca Rodeio (alameda Miguel Blasi, esquina com rua Professor João Cândido - Centro)
• Karilu (avenida Celso Garcia Cid, 836; Shopping Quintino; Shopping Com-Tour e Super Muffato da avenida Madre Leônia Milito)
• Bazar Doce Mel (Cinco Conjuntos)
• Tato Presentes (Shopping Catuaí)
• Sávio Sorvetes (avenida Higienópolis, 1247)
• Bilheteria do estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD)



Mira torta: jogadores erram palpites em 2012, mas têm nova chance agora

O Corinthians não foi campeão, o Náutico não foi rebaixado, Neymar não foi o craque do campeonato, Luis Fabiano não conseguiu ser o artilheiro, Jefferson não conquistou o posto de melhor goleiro. No ano passado, em projeto do GLOBOESPORTE.COM e da revista Monet, os jogadores das séries A e B do Campeonato Brasileiro foram convidados a manifestar suas opiniões, previsões e preferências por meio de questionários entregues aos clubes - sempre sob a garantia de total anonimato. A mira deles esteve um tanto torta. A maioria errou suas apostas em 2012 (compare no infográfico abaixo). Mas agora os atletas têm nova chance. A partir desta terça-feira, o leitor conhecerá a versão 2013 da pesquisa.

Info Números Brasileirão (Foto: arte/globoesporte.com)

Em quem os jogadores apostam como novo campeão brasileiro? E artilheiro? E craque do campeonato? E mais: quem é o jogador mais violento do futebol nacional? E o mais chato? Ou ainda: qual o melhor treinador em atividade no país e qual o pior entre aqueles que comandaram os jogadores que participaram da pesquisa?

As respostas serão esmiuçadas nos próximos dias. Nesta terça-feira, o GLOBOESPORTE.COM apresenta os favoritos dos boleiros para o título da Série A do Campeonato Brasileiro e as apostas deles para o acesso à primeira divisão.

Fluminense quebra previsões de 2012

A ótima campanha do Fluminense no Brasileirão do ano passado colocou por água abaixo as previsões dos jogadores. O Tricolor surpreendeu a maioria dos atletas. Ele foi apenas o quinto mais citado como principal candidato ao título antes de o campeonato começar, atrás de Corinthians, Santos, São Paulo e Inter, mas fechou a competição bem à frente deles. Foi campeão com cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado, o Atlético-MG. O Corinthians, favorito da maior parte dos jogadores, terminou o campeonato em sexto.

De quebra, o Flu também teve Fred como artilheiro e craque do Brasileirão.No quesito bola na rede, as apostas dos jogadores foram quase certeiras. Luis Fabiano, do São Paulo, na época ficou um pouco à frente do camisa 9 das Laranjeiras em votos. No campeonato, eles efetivamente foram os dois principais goleadores, mas com Fred acima do ex-companheiro de seleção brasileira: 20 gols a 17.

Já para craque do campeonato, o mais votado no ano passado foi Neymar, disparado - citado por 60,5% dos jogadores que participaram da pesquisa. Porém, o eleito na Premiação Brasileirão 2012 foi Fred.

Diego Cavalieri também se deu bem. Destacou-se como melhor goleiro do campeonato. Assim, desbancou Jefferson, do Botafogo, o mais citado pelos jogadores. O curioso é que o guarda-redes do Flu sequer ficou entre os cinco mais votados no ano passado.

Só um acerto entre os rebaixados

Dos quatro rebaixados à Série B, apenas um esteve entre os favoritos dos jogadores para a queda. Foi o Atlético-GO. O Dragão só foi menos citado do que o Náutico, mas o Timbu conseguiu se manter na primeira divisão.

O mesmo aconteceu com Ponte Preta e Portuguesa. Apontados pelos jogadores como possíveis rebaixados, os dois clubes conseguiram se manter. Figueirense, Palmeiras e Sport decepcionaram e acabaram descendo para a Série B.



Teve Isso! Invasão de cachorro, declaração de amor e choro de pai

Muitos torcedores soltaram o grito de "é campeão" no último fim de semana. Outros lamentaram a derrota de seus times. Mas as decisões por vários Estaduais pelo Brasil não renderam apenas a alegria e a tristeza de torcedores. Do choro de Romário ao ver o gol do filho na final do Candangão à invasão de um cachorro no gramado do Barradão pelo Campeonato Baiano, não faltaram provocações entre rivais, confusões, homenagens, declarações e revelações curiosas. Confira mais uma seleção de alguns destes momentos no "Teve Isso!" desta segunda-feira

Romário chora Brasiliense x Brasília Mané Garrincha (Foto: Fabrício Marques/GLOBOESPORTE.COM)Romário chora com o gol de Romarinho (Foto:
Fabrício Marques/GLOBOESPORTE.COM)

Orgulho de pai

O jogo já estava decidido, o título do Brasiliense assegurado, mas a festa de inauguração do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha só ficou completa para Romário aos 47 minutos do segundo tempo do duelo com o Brasília. Neste momento seu filho, Romarinho, que entrara na partida aos 23 minutos da segunda etapa, marcou o terceiro gol do Jacaré, o seu segundo como profissional. Para o pai, a alegria foi semelhante à que teve quando conquistou seu maior título como jogador.

- É como um título para mim. Dá pra comparar com a conquista da Copa do Mundo. Hoje posso dizer que eu entendo exatamente as emoções que meu pai tinha quando eu jogava. É uma satisfação muito grande. É diferente, muito legal – confessou Romário.

Pedro Neschling e Milena Toscano estádio mané garrincha (Foto: Fabrício Marques)Pedro Neschling e Milena Toscano prestigiaram a
reabertura do Mané Garrincha (Foto: Fabrício
Marques/GLOBOESPORTE.COM)

Ainda no Mané Garrincha: musa, celebridades e autoridades

Romário e Romarinho não foram as únicas estrelas na reabertura do Mané Garrincha. Primeiramente, autoridades participaram da cerimônia oficial da inauguração do estádio, que terminou com o ‘pontapé inicial’ dado pela presidente Dilma Rousseff. Durante a partida da final do Campeonato Candango, alguns atores, como o amigo de Romário, Thiago Martins, e o casal Pedro Neschling e Milena Toscano.

- Está lindo, padrão Copa do Mundo - disse Pedro, torcedor do Flamengo.

A – última – musa do Brasiliense, Vanessa Soares, também esteve presente e deu sorte para sua equipe.

- Eu avisei que daria sorte. Foi o sábado perfeito. O Brasiliense foi campeão no Mané Garrincha, que está lindo. Brasília, capital federal, merecia um estádio como este - disse a musa.

Viola e Boiadeiro: a dupla de 91 anos do Tanabi

Após receber o folclórico Túlio Maravilha, o Tanabi, da quarta divisão paulista, estreou outros dois nomes que se encaixam no grupo dos "andarilhos do futebol". Na vitória por 4 a 1 contra o Ilha Solteira, pela terceira rodada da competição, a dupla formada por Viola e Marco Antônio Boiadeiro levou duas mil pessoas ao estádio Alberto Victolo, em Tanabi, na região Noroeste de São Paulo.

Viola não marcou, mas deu assistências para três gols (Foto: Marcos Lavezo)Viola, com sua bandana, não marcou, mas deu assistências para três gols (Foto: Marcos Lavezo)

Com uma bandana de caveira na cabeça, o ex-atacante de Corinthians e Vasco fez sua estreia pela equipe, não balançou as redes, mas participou de três dos quatro gols do Tanabi. Na segunda etapa, a torcida pediu e o meia Marco Antônio Boiadeiro, que atuou em clubes como Corinthians, Cruzeiro e Vasco, participou dos minutos finais do jogo, mesmo com seus 47 anos.

Sem médico, nada de jogo

Também pela quarta divisão paulista, Portuguesa Santista e Mauaense sequer entraram em campo. A partida, válida pela quarta rodada da competição, foi suspensa pelo árbitro do confronto devido à falta de médico no estádio Pedro Benedetti, em Mauá.

O médico da equipe da casa não estava portando o seu número de identificação do Conselho Regional de Medicina (CRM), e o jogo não pôde ser realizado. A Portuguesa é a terceira colocada no Grupo 8, com seis pontos em três jogos, e o Mauaense é o lanterna, com nenhum ponto.

Eterno herói da "Batalha dos Aflitos" fica fora de decisão por pênaltis

Emoção não faltou na decisão do Campeonato Alagoano. Após vencer o CSA no primeiro confronto por 4 a 2, o CRB perdeu por 1 a 0 no segundo jogo e o título foi decidido nos pênaltis. O goleiro Thiago foi o herói da noite para o time regatiano, ao defender duas cobranças de penalidades.

Galatto Final CRB (Foto: Viviane Leão/GLOBOESPORTE.COM)Machucado, Galatto sai chorando de campo na final do Campeoanto Alagoano (Foto: Viviane Leão)

No entanto, Thiago só conseguiu tal oportunidade porque o titular, Galatto, se machucou aos 41 minutos do primeiro tempo. O camisa 1 do CRB, que ficará sempre na memória dos gremistas por ter defendido um pênalti decisivo na famosa "Batalha dos Aflitos", na Série B de 2005, contra o Náutico, saiu de campo chorando e lamentou não ter participado do momento final da decisão no Campeonato Alagoano.

- Nos pênaltis, quando tudo acaba bem é mais gostoso. Foi sofrido mas graças a Deus deu tudo certo. Quanto ao fato de eu não ter podido participar dos pênaltis, se eu falar que não fiquei triste vou estar mentindo, claro que fiquei um pouco triste, mas o meu amigo conseguiu suprir a minha falta - disse se referindo ao goleiro Thiago.

De quem é o Mineirão?

A goleada no primeiro confronto da final do Campeonato Mineiro não desanimou a torcida do Cruzeiro. Mesmo após perder por 3 a 0 para o rival Atlético-MG no jogo de ida, os torcedores celestes prepararam uma grande festa na partida de volta. Os cruzeirenses aproveitaram o fato de terem a maior parte dos ingressos, lotaram o estádio e mostraram um mosaico com a seguinte frase: ‘“O Mineirão é nosso”, em provocação ao Galo, que tem mandado seus jogos no Independência (veja no vídeo ao lado).

No entanto, após a vitória por 2 a 1 da Raposa e o título assegurado do Atlético-MG, Ronaldinho Gaúcho não perdeu a chance de provocar os rivais. Após a conquista de seu primeiro título pelo Atlético-MG, o camisa 10 batia no peito e gritava:

- Ah, uhu, o Mineirão é nosso! Ah, uhu, o Mineirão é nosso!

Alexandre Kalil Atlético-mg mineirão (Foto: Mauricio Paulucci)Alexandre Kalil não deixou de alfinetar o rival (Foto:
Mauricio Paulucci)

Mais provocações na decisão do Mineiro

Os gritos ao fim da partida não foram as únicas provocações de Ronaldinho aos rivais. Após fazer uma espécie de “bonde” com os companheiros na comemoração de seu gol, o craque, antes do reinício da partida, simulou um arremesso de granada contra a torcida do Cruzeiro (clique aqui e veja o vídeo).

O meia não era o único que estava com a língua afiada. O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, também não perdoou mais um título em cima do rival.

- Gostoso, bater no Cruzeiro é sempre gostoso, mas agora está perdendo a graça, já foi melhor – declarou o dirigente.

A provocações não ficaram apenas no lado alvinegro do clássico. O goleiro Fábio, mesmo com a derrota, alfinetou o Galo ao lembrar das duas derrotas do rival para a Raposa no Mineirão em 2013.

- O Cruzeiro não tem que provar nada para ninguém. Mostramos dentro de campo. Vencemos a equipe deles duas vezes, a equipe que dizem que é a melhor do Brasil. Mas nós não vimos isso. Quando cai em outro estádio, não consegue jogar – disse o goleiro.

Concentração para final "prejudica" Tite em casa

Após ser eliminado para o Boca Juniors, nas oitavas de final da Libertadores, na última quarta-feira, o Corinthians teve pouco tempo para se preparar para o segundo jogo da final do Paulistão, contra o Santos. A preparação do Timão para o confronto com o Peixe se tornou mais mental, e não tática ou física. Para o técnico Tite, a concentração foi tanta, que ele teve pouco tempo para se dedicar à família (veja no vídeo acima).

- Sem brincadeira, não consegui namorar. A dona Rose deve estar... (risos) – brincou o comandante alvinegro.

Pato e Bárbara Berlusconi: "True Love"

Se Tite teve "dificuldades para namorar", a principal contratação do Corinthians na temporada, provavelmente, não terá. Mesmo reserva, Alexandre Pato não escondeu a alegria com a conquista do Campeonato Paulista e comemorou o título com uma homenagem à namorada, a italiana Bárbara Berlusconi. O atacante ostentava uma camiseta com a seguinte frase, em inglês: “True love. I love you” (Amor verdadeiro. Eu te amo) (veja no vídeo acima).

- Ela tem me dado bons momentos, a homenagem é para ela – declarou o jogador, que se diz tranqüilo com a reserva momentânea.

- Depois de quatro meses, sempre bom ser campeão. Estou tranquilo, trabalhando e quem manda é o professor Tite.

‘Tem cachorro no campo!!’

A decisão do Campeonato Baiano estava praticamente finalizada. Após a goleada por 7 a 3 no primeiro jogo, o Vitória só perderia o título para o Bahia se fosse derrotado por quatro ou mais gols de diferença. A situação ficou ainda mais tranquila quando, aos 18 minutos do primeiro tempo, Dinei abriu o placar para o Leão. A partir de então o jogo ficou desinteressante, com poucos atrativos para o torcedor.

Aos 43 minutos da primeira etapa, a final do Baianão ganhou um personagem inusitado. Um cachorro invadiu o gramado do Barradão e, com absoluta tranquilidade, caminhou entre os jogadores (veja no vídeo acima). O goleiro do Tricolor, Omar, tentou pegar o animal, mas não teve êxito. Foi o bastante para festa dos torcedores rubro-negros, que gritaram "uh, é cachorrão" na arquibancada. Após dois minutos, o cachorro deixou o gramado e a partida foi retomada.

Bolas "somem", e final do Goianão tem confusão

Pela segunda vez no ano, o Atlético-GO abriu dois gols de vantagem em um clássico com o Goiás e cedeu o empate no segundo tempo. No último domingo, a perda foi maior, e o Dragão deixou escapar o título goiano com o 2 a 2 diante do rival. No entanto, desta vez, os rubro-negros não aceitaram tranquilamente o resultado. Após o segundo gol esmeraldino, que garantiu o título para a equipe alviverde, os atleticanos se revoltaram com a postura dos gandulas, que não estavam repondo as bolas em campo normalmente, e a confusão se instaurou (veja no vídeo), para revolta do técnico do Atlético-GO, Waldemar Lemos.

- Estamos em 2013 e mesmo assim estas coisas acontecem. As bolas sumiram no fim do jogo, nunca vi isso acontecer em clássico. Além disso, minha comissão técnica foi desrespeitada pela comissão técnica do Goiás. Eu não fui desrespeitado porque não permito isso, mas chamaram minha comissão técnica para a briga, insultaram meus companheiros, mandaram a gente ‘bater na cara’. Isso não se faz, estamos no século XXI. O Goiás não precisa disso – disse o treinador.

Acesso, título e invasão de gramado

Após a vitória em casa de 3 a 0 sobre o Democrata de Governador Valadares, no Estádio Zama Maciel, a URT garantiu o seu acesso para a elite do Campeonato Mineiro em 2014 após sete anos no Módulo II. Como se não bastasse ainda garantiu o título da competição. Os gols do Trovão Azul foram marcados pela dupla de ataque Robinho e Peri (2). Com o término da partida, os torcedores da URT, empolgados com a conquista, invadiram o gramado para comemorar.

Técnico "showman"

Chamado de louco por muitos, o técnico Celso Teixeira, do Potiguar de Mossoró, comandou o time na conquista do segundo título estadual da história do clube. Em uma final que teve de tudo, o time mossoroense bateu o América-RN nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. Durante a decisão, Celso foi um show a parte. Antes do jogo, reclamou da enorme lagoa formada na área técnica destinada ao Potiguar, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim.

Segundo ele, é estranho chover, e só ter formado a poça no lado onde ficava a sua equipe. Mesmo assim, o treinador dobrou as calças e atravessou a lama várias vezes para chegar mais perto do gramado e orientar seus jogadores. Ao longo de toda a partida, ele foi provocado e teve que ouvir os gritos de “perereca” vindo das arquibancadas americanas. Retrucou de forma discreta, mas não ficou parado um minuto. No intervalo, na saída para o vestiário, cumprimentou o atacante Itamar, do América-RN, e, como retribuição, recebeu um “carinho” indesejado, digamos assim. Já na volta para o campo, se desentendeu com Roberto Fernandes, técnico adversário, que vencia o jogo por 1 a 0. Os dois precisaram ser separados por jogadores e seguranças.

No segundo tempo, Celso ainda provocou Renatinho Potiguar, do América, devolvendo a “gentileza” de Itamar. O quarto árbitro da final, Leandro Saraiva, evitou uma briga neste momento. Após a decisão nos pênaltis, que garantiu o título para o Potiguar de Mossoró, ele recebeu uma "voadora" de Renatinho Potiguar. Na queda, ele ainda teria sido chutado por Ricardo Baiano e Índio Oliveira. Após receber a sua medalha de campeão, Celso Teixeira puxou junto com o elenco a música "Sabor de Mel", da cantora Damares. No fim, ele ainda teve tempo de se desentender com uma radialista e chamá-la de “palhaça”, após ser questionado se havia provocado os jogadores adversários.

Celso Teixeira, técnico do Potiguar de Mossoró, dentro da poça de lama no Barretão (Foto: Augusto Gomes)Celso Teixeira, técnico do Potiguar de Mossoró, dentro da poça de lama no Barretão (Foto: Augusto Gomes)

Goleiro reserva "assume" time durante jogo no Amazonas

Quando um técnico é expulso de campo, normalmente o auxiliar passa a dar as ordens à beira do gramado. E quando o auxiliar também é expulso? Em Manaus, no jogo de ida da final do Campeonato Amazonense entre Princesa e Nacional, tal situação ocorreu. O treinador do Princesa, Marcos Píter, e seu auxiliar, conhecido apenas como Tição, foram expulsos aos 28 minutos do primeiro tempo após reclamaram de um pênalti marcado a favor do rival. Até o fim da primeira etapa, a equipe ficou sem comandante. No segundo tempo, sobrou para o goleiro reserva Milton Martins.

- Não esperava nem participar do jogo, no máximo tomar o lugar do Luis Paulo (goleiro titular), caso algo acontecesse. Infelizmente tivemos esse problema inesperado e quando voltamos ao vestiário, no intervalo, o professor pediu para que eu assumisse o comando do time na volta ao gramado. Não pensei duas vezes. Foi um prazer ser útil dessa forma. Fiquei o tempo todo no telefone com ele (treinador) e assim conseguimos levar a partida e garantir essa vitória. Foi uma boa estreia com treinador, quem sabe um dia eu não me arrisco - brincou o goleiro Milton Martins.

Milton, goleiro reserva do Princesa (Foto: Isabella Pina)Goleiro reserva do Princesa, Milton Martins assumiu comando da equipe na final do Amazonense (Foto: Isabella Pina)



Ney Franco avalia semana de retiro em Cotia como 'positiva'

Ney Franco (Foto: Cleber Akamine)Ney Franco comandará treinos ao longo de toda
esta semana (Foto: Cleber Akamine)

O São Paulo iniciou na última segunda-feira uma intertemporada visando a "reconstrução" após as eliminações na Taça Libertadores da América e no Campeonato Paulista. Concentrados no CT Laudo Natel, em Cotia, os jogadores tiveram uma semana cheia de treinamentos. Foram várias atividades ao longo deste dias.

Os trabalhos variaram em treinamentos físicos, aprimoramento de fundamentos e  dois coletivos. O comandante ressaltou o tempo que o time teve para trabalhar, já que pode ambientar melhor os últimos reforços.

– Tivemos ganho tanto na parte física quanto na técnica e ainda aproveitamos para adaptar os reforços – disse Ney Franco, em entrevista ao site oficial do clube.

O São Paulo apresentou na última sexta-feira o lateral-direito Caramelo e o meia Roni, que defenderam o Mogi Mirim, semifinalista do último Campeonato Paulista. Antes, o atacante Silvinho, do Penapolense, já havia sido contratado, e até estreou na Libertadores, contra o Atlético-MG.

Além dos contratados, com o aval do técnico Ney Franco, o clube promoveu os zagueiros Diego e Lucão, o volante Allan e o meia-atacante Lucas Evangelista. O último, por sinal, virou titular no primeiro coletivo da semana e deu passe para Luis Fabiano marcar um gol.

– Foi muito bom o treinamento de sábado. Tiramos boas conclusões desta atividade – completou.

O São Paulo teve folga neste domingo e volta para a concentração em Cotia na tarde desta segunda-feira. A equipe estreia no Campeonato Brasileiro no domingo, às 16h (horário de Brasília), contra a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Juvenal Juvêncio assiste treino São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Juvenal Juvêncio acompanhou de perto as atividades (Foto: Carlos Augusto Ferrari)



PFC e o SporTV.com transmitem a festa de premiação do Paulistão 2013

corinthians campeão paulista 2013 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Corinthians é o campeão paulista de 2013
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O Corinthians levou o título do Campeonato Paulista, neste domingo, ao empatar por 1 a 1 com o Santos na Vila Belmiro. Mas a festa ainda não acabou. Nesta segunda-feira, os campeões serão homenageados com medalhas no evento de premiação da competição. E o Globoesporte.com e SporTV.com transmitem tudo a partir das 20h, direto de uma casa noturna na Zona Sul de São Paulo.

A festa premiará os jogadores eleitos para a seleção do estadual (veja a lista abaixo), além do melhor técnico, da revelação, do craque do interior e do craque da competição. Mas duas premiações serão conhecidas pelo público somente durante a cerimônia: Globolinha de Ouro, que elege o gol mais bonito do campeonato, e o "cara do Paulistão". Os dois vencedores são escolhidos por votação popular através do Globoesporte.com.

No prêmio Globolinha de Ouro, concorrem Danilo, do Corinthians, Chiquinho, da Ponte Preta, e Fernando Baiano, do São Bernardo. Na votação para o 'cara', Guerrero, do Corinthians, Osvaldo, do São Paulo, e Leandro, do Palmeiras, disputam o troféu.

Confira os eleitos do Paulistão

Goleiro – Rafael (Santos)
Lateral-direito – Alessandro (Corinthians)
Zagueiro 1 – Gil (Corinthians)
Zagueiro 2 – Cleber (Ponte Preta)
Lateral-esquerdo – Rodrigo Biro (Penapolense)
Volante 1 – Paulinho (Corinthians)
Volante 2 – Ralf (Corinthians)
Meia 1 – Jadson (São Paulo)
Meia 2 – Danilo (Corinthians)
Atacante 1 – Neymar (Santos)
Atacante 2 – Guerrero (Corinthians)
Técnico: Dado Cavalcanti (Mogi Mirim)

Revelação: Rodrigo Biro (Penapolense)
Craque do Interior: Roni (Mogi Mirim)
Craque do campeonato: Neymar (Santos)



Veja os resultados deste domingo em 19 campeonatos estaduais pelo Brasil

Campeonato Paulista 2013 (Final - jogo de volta)

Santos 1 x 1 Corinthians

*Corinthians é campeão paulista.

Campeonato Paulista Segunda Divisão 2013 (Primeira fase - 4ª rodada)

Fernandópolis 0 x 0 Araçatuba
Tanabi 4 x 1 Ilha Solteira
José Bonifácio 2 x 0 Guariba
Inter de Bebedouro 2 x 2 Matonense
Olímpia-SP 3 x 1 Taquaritinga
XV de Jaú 0 x 1 Paulistinha
Américo 3 x 0 Radium
Primavera 2 x 3 SEV Hortolândia
Sumaré 4 x 2 Guarulhos

Manthiqueira 1 x 3 União Suzano
ECUS 0 x 0 União Mogi
Jabaquara 0 x 1 Água Santa

Campeonato Carioca Série C 2013 (Primeira fase - 2ª rodada)

Miguel Couto 4 x 1 Marinho
Rubro 1 x 2 Esprof
Mangaratibense 0 x 0 Barcelona
Villa Rio 2 x 3 Riostrense
Itaboraí Profute 0 x 1 Búzios
Queimados 1 x 0 Teresópolis
Serrano-RJ 2 x 1 União Marechal
Nilópolis 1 x 4 Arraial do Cabo
Rio São Paulo 1 x 4 Bela Vista

Campeonato Mineiro 2013 (Final - jogo de volta)

Cruzeiro 2 x 1 Atlético-MG

*Atlético-MG é bicampeão mineiro.

Campeonato Gaúcho Segunda Divisão 2013 (Primeiro turno - Final - jogo de volta)

São Paulo-RS (3) 1 x 0 (2) Brasil de Pelotas - Nos pênaltis

*São Paulo-RS é campeão do primeiro turno, está classificado para a final da competição e garante o acesso à Primeira Divisão.

Campeonato Catarinense 2013 (Final - jogo de volta)

Chapecoense 1 x 0 Criciúma

* Criciúma é campeão catarinense.

Campeonato Baiano 2013 (Final - jogo de volta)

Vitória 1 x 1 Bahia

* Vitória é campeão baiano.

Campeonato Cearense 2013 (Final - jogo de volta)

Ceará 1 x 1 Guarany de Sobral

* Ceará tricampeão cearense.

Campeonato Cearense Série B 2013 (Primeira fase - 14ª rodada)

Quixadá 2 x 2 Itapipoca
Maranguape 0 x 1 Pacatuba
Nova Russas 1 x 2 Iguatu
Trairiense 0 x 1 Crateús

Campeonato Potiguar 2013 (Final - jogo de volta)

América-RN (4) 1 x 1 (5) Potiguar de Mossoró - Nos pênaltis

*Potiguar de Mossoró é campeão potiguar.

Campeonato Sergipano 2013 (Final - jogo de ida)

River Plate 0 x 0 Sergipe

Campeonato Goiano 2013 (Final - jogo de volta)

Goiás 2 x 2 Atlético-GO

*Goiás é bicampeão goiano.

Campeonato Capixaba 2013 (Final - jogo de volta)

Aracruz 1 x 2 Desportiva Ferroviária

*Desportiva Ferroviária é campeã capixaba.

Campeonato Capixaba Série B 2013 (Semifinal - jogos de volta)

Castelo 1 x 0 Esse

*Castelo está classificado para a final e garante o acesso à Primeira Divisão.

Campeonato Paraense 2013 (Final - jogo de volta)

Paysandu 3 x 1 Paragominas

*Paysandu é campeão paraense.

Campeonato Amazonense 2013 (Final - jogo de ida)

Nacional-AM 1 x 3 Princesa do Solimões

Campeonato Piauiense 2013 (Final - jogo de volta)

River 2 x 2 Parnahyba

*Parnahyba é bicampeão piauiense.

Campeonato Acreano 2013 (Semifinal - jogos de volta)

Atlético-AC 0 x 0 Plácido de Castro
Rio Branco-AC 5 x 1 Galvez

*Plácido de Castro e Rio Branco-AC estão classificados para a final.

Campeonato Rondoniense 2013 (Semifinal - jogos de volta)

Pimentense 3 x 1 Ariquemes
Genus 2 x 2 Vilhena

*Pimentense e Vilhena estão classificados para a final.



Noriega critica uso de sinalizadores por torcedores do Timão: 'Lamentável'

A torcida do Corinthians fez a festa dentro da Vila Belmiro com a conquista do título paulista após o empate com o Santos, porém, antes mesmo do final da partida, usou sinalizadores para comemorar. A atitude gerou a paralisação do jogo e foi duramente criticada pelos comentaristas do SporTV, que relembraram o episódio ocorrido na Bolívia, quando um torcedor do Santa Fé morreu após ser atingido por um artefato lançado por um torcedor do Timão, em jogo da Taça Libertadores. O jornalista Maurício Noriega lamentou a atitude e a falta de fiscalização, mesmo que o sinalizador utilizado tenha sido diferente daquele que matou Kevin Espada. Dois deles foram jogadores no gramado (assista ao vídeo).

- É lamentával que isso se repita. Para gente entrar na Vila Belmiro, o policial pede que abra a mochila, mostre o computador, anotações, e como isso (sinalizador) entra no estádio? Não consigo entender. Não é um sinalizador, são dezenas de sinalizadores. Pode não ser aquele que matou o garoto na Bolívia, mas o cara joga no gramado... e se pega na cabeça de um fotógrafo, um repórter, em uma placa, pode pegar fogo - disse.

Torcida Corinthians; Vila, sinalizadores (Foto: Reprodução/SporTV)Torcida do Corinthians usou sinalizadores nas arquibancadas da Vila Belmiro (Foto: Reprodução/SporTV)

O narrador Milton Leite detalhou o fato e também lamentou o uso dos sinalizadores. Ele destacou a atitude do árbitro Guilherme Ceretta e do jogador Alessandro, que interferiu diante da atitude da torcida.

- Eles foram atirados (no gramado) depois que o Ceretta paralisou o jogo. A torcida ficou brava e começou a atirar. Quando ele (árbitro) viu que estava tudo iluminado, resolveu paralisar porque há uma orientação da Federação Paulista de Futebol, desde o episódio da Bolíva, para que isso aconteça. Ele esperou que todos ficassem apagados para recomeçar - contou.

Sinalizador em campo Santos x Corinthians (Foto: Reprodução/SporTV)Artefato chegou a ser jogado no gramado após
paralisação da partida (Foto: Reprodução/SporTV)

Wagner Vilaron também questionou o uso dos artefatos e como os torcedores conseguiram entrar na Vila Belmiro com os sinalizadores. Para ele, a fiscalização deveria ser mais rigorosa, mesmo com a existência de um decreto que proíbe a utilização.

- O torcedor não vai obedecer só porque foi assinado um papel proibindo. Tem que ter um sistema de fiscalização para apurar tudo isso. O que a gente viu aqui foi uma falha gritante na questão da segurança - considerou.

O apresentador do Troca de Passes, Bruno Souza, lembrou da morte de Kevin Espada e alertou para os riscos.

- Parece que o torcedor do Corinthians não aprendeu, a mesma torcida atirando sinalizadores no gramado. É outro tipo de sinalizador, mas o mesmo erro - afirmou.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)



Cansaços físico e emocional atrapalham o São Paulo/Suzano

fernando cabral, técnico do São Paulo/]Suzano futsal (Foto: Thiago Fidelix)Para Cabral, desgaste emocional também prejudica
o Tricolor (Foto: Thiago Fidelix)

Ao perder para o Maringá, de virada, na última sexta-feira, o São Paulo/Suzano chegou a sua nona partida sem vencer na Liga Futsal. O Tricolor acumula cinco derrotas e quatro empates até aqui, e ocupa a penúltima colocação do torneio nacional.

Além da maratona de jogos e viagens, que faz a equipe jogar, em média, um jogo a cada pouco mais de dois dias, para o treinador Fernando Cabral, outro fator que tem atrapalhado a equipe durante as partidas é a instabilidade emocional que o grupo vem sofrendo, justamente por conta da falta de vitórias.

- Eu acho que é tudo um acúmulo de coisas. Quando se vence, automaticamente o emocional fica bem. Com a cabeça boa, às vezes até mesmo o cansaço pode ser mais facilmente superado - comentou.

Depois de abrir 2 a 0 no placar contra o Maringá, o São Paulo não conseguiu segurar o resultado e, com os nervos à flor da pele, a equipe acabou sofrendo a virada. Sair na frente do adversário mas não conseguir assegurar a vitória tem sido a tônica do time na Liga Futsal.

- Não entendemos esta má fase. Conversamos muito durante a semana. Contra o Maringá, os dois times apresentaram uma diferença absurda. Abrimos 2 a 0, mas poderíamos facilmente ter feito 3, 4 gols, e não fizemos. Tudo isso causa um desequilíbrio e aí todo o fator emocional começa a pesar - disse Cabral.

O elenco tricolor chegou do Paraná no último sábado e tirou o domingo de folga. Porém, Cabral e seus comandados não vão ter tempo para treinar, uma vez que a equipe volta as quadras já nesta segunda-feira, quando pega o Jacareí, em casa, a partir das 19h, pela Liga Paulista de Futsal.

- Depois dos tropeços a equipe se recupera. A gente conversa, troca os jogadores, mas chega nos jogos e não sabemos o que acontece. Não adianta ficar lamentando, porque já temos compromisso novamente. Vamos continuar treinando para tentar reverter esta situação, mas os desgastes físico e emocional estão sim muito grandes. Mal temos tempo para descansar - concluiu.