sábado, 15 de dezembro de 2012

Blatter trata confusão no Morumbi como alerta para Copa de 2014

A confusão no intervalo da final da Copa Sul-americana, entre São Paulo e Tigre-ARG, não foi bem recebida pela Fifa. Em Tóquio, o presidente da entidade, Joseph Blatter, disse que o que ocorreu no Morumbi, na quarta-feira, é motivo de alerta para a organização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

"Esses incidentes devem ser (tratados como) um alerta pelos organizadores do Mundial do que possa ocorrer", disse o dirigente, neste sábado, em evento de promoção do Mundial de Clubes, cuja decisão será entre Corinthians e Chelsea.

Na quarta-feira, jogadores e membros da comissão técnica do Tigre e seguranças são-paulinos se envolveram em briga no corredor dos vestiários do Morumbi. Alegando falta de garantias, os visitantes não voltaram para o segundo tempo, e o time brasileiro, que vencia por 2 a 0, foi declarado campeão.

Cada lado dá sua versão da briga, que foi apartada pelos policiais. O fato é que tanto argentinos quanto brasileiros ficaram com escoriações e prestarem depoimentos. Apesar de o título do São Paulo ter sido colocado em dúvida no dia seguinte, acabou ratificado pela Conmebol, a qual, por meio de nota oficial, prometeu punições assim que a confusão for esclarecida.

Para a Fifa, o preocupante do incidente foi a falta de segurança no estádio. "Mas isso não é um assunto das organizações desportivas. É definitivamente um assunto dos organizadores, da polícia, do exército", comentou Blatter. "O que podemos fazer é estabelecer princípios sobre regulação e segurança nos estádios".

A capital paulista terá um único estádio na Copa de 2014: o que está sendo construído pelo Corinthians, em Itaquera. Lá, além do jogo inaugural, serão disputadas ainda outras cinco partidas, incluindo uma semifinal.



Osvaldo projeta crescimento e São Paulo competitivo mesmo sem Lucas

As histórias de São Paulo e Osvaldo se confundiram desde o início de 2012, quando o atacante chegou ao Morumbi. Tanto clube quanto jogador começaram a temporada em baixa, mas cresceram de produção com a chegada do técnico Ney Franco, terminando a temporada em alta, com um título da Sul-americana no currículo.

Em entrevista ao site oficial do clube, Osvaldo não se limitou a comemorar a boa fase e o gol marcado na final do torneio continental, contra o Tigre. Ambicioso, ele agradeceu ao treinador pela titularidade, mas garantiu: tem potencial para crescer ainda mais de rendimento no ano que vem.

"Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo. Cheguei e tive que me adaptar, o que é normal. Com o Ney Franco, conquistei uma vaga de titular e logo no meu primeiro ano fui campeão. Só tenho que agradecer a Deus por me colocar aqui. A tendência é crescer em 2013", disse.As boas atuações tanto de Osvaldo quanto do São Paulo na reta final de 2013 tiveram uma considerável parcela de ajuda de Lucas, que irá defender o Paris Saint-Germain a partir de janeiro. O gol marcado pelo camisa 17 na final contra o Tigre teve, por exemplo, assistência direta de seu companheiro de ataque. Tamanha importância fará com que o São Paulo sofra os impactos negativos da venda de Lucas, projetou Osvaldo, embora tenha também garantido que a equipe continuará competitiva na próxima temporada.

"Vamos sentir a ausência dele , mas quem chegar vai nos ajudar bastante. Iremos em busca de mais títulos em 2013. Nosso grupo é muito bom e mostrou isso neste ano", garantiu.

Até agora, o São Paulo anunciou oficialmente duas contratações para o setor ofensivo da equipe: o atacante Negueba, emprestado pelo Flamengo, e o centroavante Aloisio, que marcou 14 gols pelo rebaixado Figueirense no Brasileiro deste ano.



Sem temer ameaças, vice do São Paulo encerra assunto 'Tigre'

Se depender do vice-presidente de futebol tricolor João Paulo de Jesus Lopes, as confusões envolvendo a final da Copa Sul-americana de 2012 ficarão restitas à memória do torcedor. Em entrevista à GazetaEsportiva.Net, o dirigente desdenhou das ameaças do presidente do Tigre, Rodrigo Molinos, que cogitou nesta sexta-feira a possibilidade de tentar impor judicialmente "sanções econômicas e desportivas" ao clube do Morumbi.

"Esse assunto está encerrado. Já fomos campeões, recebemos medalha, troféu. Eles estão tentando encobrir a humilhação que sofreram dentro de campo e o vexame que deram fora dele", disse Jesus Lopes.

À TV Gazeta, o dirigente já havia afirmado que não acreditava na possibilidade de a Conmebol interferir no resultado do torneio, mesmo com as reclamações da equipe argentina.

"Nós participamos do jogo ao lado do presidente , e eles não falaram nada. Acredito que o assunto esteja encerrado", repetiu. Leoz, inclusive, foi quem entregou as medalhas e o troféu ao elenco são-paulino no final da partida.

Leia mais: Tigre volta a criticar São Paulo, e técnico chama Ney de "maricón"

Logo após o final do primeiro tempo, os jogadores do Tigre discutiram intensamente com os atletas do São Paulo, sendo necessária a intervenção de seguranças para separar as equipes. Depois do intervalo, o time argentino se recusou a voltar a campo, alegando ter sido agredido por policiais e ameaçado com armas de fogo pelos seguranças do estádio. A ausência dos atletas do Tigre no segundo tempo acabou dando o título da competição ao São Paulo, que vencia por 2 a 0 até ali.



De saída do São Paulo, Cícero está mais perto do Santos, diz empresário

Kaíque Ferreira e Marcio Porto - 15/12/2012 - 19:10 São Paulo (SP)

Cícero - São Paulo (Foto: Alê Cabral)
Cícero não está nos planos do Tricolor para 2013 (Foto: Alê Cabral)

Depois de acertar as contratações do lateral-esquerdo Guilherme Santos e do volante Renê Júnior, que devem fazer exames e assinar contrato na próxima semana, o Peixe pode contratar mais um jogador agenciado pelo empresário Eduardo Uram: o meia Cícero, de 28, que está de saída do São Paulo.

Embora tenha recebido outras propostas, Uram diz que o Alvinegro leva vantagem na negociação.

– Algumas equipes manifestaram interesse, mas o Santos está na frente – limitou-se a dizer o empresário, que mantém bom relacionamento com a diretoria santista.

O atleta foi indicado pelo técnico Muricy Ramalho, que já tentara a contratação do meia quando estava no São Paulo, em 2008. O próprio treinador fez uma consulta a dirigentes do clube do Morumbi e ouviu que o Tricolor está disposto a negociá-lo. Reserva, Cícero tem contrato de empréstimo com a equipe até o meio de 2013.

Para se transferir para a Vila belmiro, o jogador teria de rescindir o vínculo com o São Paulo, o que não deve ser empecilho. Depois, ele seria emprestado pelo Tombense-MG, clube de Uram, ao Peixe.

O meio de campo é uma das posições que o Santos mais carece de reforços. Com a saída de Ganso, o Santos procura um nome de peso para a camisa 10, mas tem encontrado dificuldades. Depois de não fracassar na tentativa de repatriar Diego, do Wolfsburg (ALE) e Renato Augusto, do Bayern (ALE), a prioridade passou a ser Montillo, do Cruzeiro.



'Confusão no Morumbi é alerta para a Copa do Mundo', diz presidente da Fifa

Felipe Bolguese e Rodrigo Vessoni - 15/12/2012 - 02:54 Enviados especiais a Yokohama (JAP)

Joseph Blatter (Foto: Nelson Almeida/AFP)
Joseph Blatter em evento no Brasil (Foto: Nelson Almeida/AFP)

As imagens da confusão na final da Copa Sul-Americana, entre São Paulo e Tigre (ARG) - vitória do Tricolor por 2 a 0 no Morumbi -, correram o mundo. Na manhã deste sábado, no Japão (madrugada no Brasil), o presidente da Fifa, Joseph Blatter, demonstrou preocupação com os acontecimentos no Morumbi, já que o Brasil será sede da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo em 2014.

- É claro que qualquer incidente no futebol nos afeta, mas ele suscita tanta paixão que às vezes é impossível controlar. Esse incidente eu considero um alerta para os organizadores da Copa do Mundo e para qualquer organizador - afirmou Blatter.

- Segurança é uma questão da polícia, do exército... Nós do futebol não temos poder sobre isso. O que podemos ter são princípios. É uma pena que não puderam jogar a segunda parte do jogo. A origem da violência está na nossa sociedade, na história da humanidade antes da criação do futebol - completou o presidente que, juntamente com o Comitê Executivo da Fifa, está no Japão para acompanhar a final do Mundial de Clubes entre Corinthians e Chelsea, marcada para o próximo domingo, em Yokohama.

Na última quarta-feira, jogadores de Tigre e São Paulo brigaram no campo, pouco antes do intervalo. A confusão continuou no vestiários e os argentinos, que acusam seguranças do Tricolor e a Polícia Militar de seguidas agressões, decidiram não jogar o segundo tempo. O Sampa acabou sendo declarado campeão.

São Paulo será sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. O jogo será disputado na Arena Corinthians.



Presidente do Tigre diz que gerente do São Paulo deu paulada em jogadores

LANCEPRESS! - 15/12/2012 - 18:05 São Paulo (SP)

Jogadores do Tigre (Foto: Tom Dib)
Jogadores do Tigre deixando o Morumbi após o jogo de quarta (Foto: Tom Dib)

Rodrigo Molinos, presidente do Tigre (ARG), acusa o gerente de futebol do São Paulo de agredir atletas argentinos com pauladas no túnel de acesso ao vestiário do Morumbi, durante a decisão da Copa Sul-Americana, quarta-feira.

- O gerente do São Paulo, (José) Carlos dos Santos, foi com outras pessoas ao vestiário no intervalo e golpeou os jogadores do Tigre com um pau - declarou o mandatário, ao programa Deportivo Télam, da agência estatal de notícias da Argentina.

A reportagem do LANCE!Net tentou entrar em contato com José Carlos dos Santos, mas não obteve sucesso. Carlos Caboclo, diretor de relações internacionais do clube paulista, disse que não pode se pronunciar.

O São Paulo mantém a versão de que os jogadores do Tigre tentaram invadir o vestiário dos brasileiros no intervalo do confronto. Só então os seguranças tricolores teriam entrado na briga. Os argentinos negam a tentativa de invasão e dizem que são vítimas, tendo sido até ameaçados com armas de fogo - fato que não foi citado no depoimento à Polícia -, o que os teria motivados a desistir do jogo.

- O que há de concreto é que nós fomos as vítimas da situação - completou Rodrigo Molinos.

A Conmebol divulgou comunicado dizendo que vai apurar os fatos e aplicar as punições cabíveis, mas ainda não finalizou o caso.



Jadson projeta próxima temporada: 'Tenho certeza que será ainda melhor'

LANCEPRESS! - 14/12/2012 - 19:21 São Paulo (SP)

Treino do São Paulo - Jadson - (Foto: Miguel Schincariol)
Jadson comemora o título no final do ano (Foto: Miguel Schincariol)

O meia Jadson, contratado no início da temporada junto ao Shakhtar Donetsk (UCR), teve um período de readaptação no São Paulo. Após contestações, o camisa 10 sagrou-se campeão da Copa Sul-Americana. De férias, o jogador analisa o seu rendimento no primeiro ano no clube.

- É muito gratificante. Cheguei em janeiro no São Paulo e no fim da temporada vencemos um título importante, que coloca o time novamente na Libertadores. Um momento muito especial e aquele sentimento de dever cumprido. O São Paulo não ganhava um título há quatro anos e desde 2005 não tinha uma conquista internacional. Sabíamos da importância de vencer, de dar um título para nossa torcida. Estou muito contente por esse primeiro ano de clube e espero que seja a primeira de muitas conquistas aqui – comemorou Jadson.

O meia atuou em 69 partidas, balançando as redes em dez oportunidades e distribuindo 17 assistências. Aliás, Jadson perdeu apenas nove jogos na temporada (uma suspensão e em duas partidas foi poupado no Brasileiro, não jogou os quatro primeiros jogos no Paulista e não participou de dois jogos na Copa do Brasil).

Agora, terminando o ano com uma taça, o meia já vislumbra a próxima temporada. Com Paulista, Brasileiro, Libertadores, Sul-Americana, Recopa, Copa Suruga e o Mundial, caso vença a Libertadores, Jadson planeja mais conquistas em 2013.

- O começo é um pouco mais difícil. Fiquei muito tempo fora do futebol brasileiro jogando na Ucrânia. É natural passar por um período de readaptação, depois vem o entrosamento da equipe e as coisas fluem melhor. Mas acho que esse meu primeiro ano foi muito proveitoso no São Paulo, fico contente com a minha atuação dentro de campo, acho que consegui ajudar. Pude dar minha contribuição com gols e assistências em todas as competições, tive uma sequência muito boa de jogos, sem lesões, além do título da Sul-Americana. Tenho certeza que 2013 será ainda melhor para mim e para o São Paulo – completou.



São Paulo tem três jogadores eleitos na seleção da Sul-Americana

LANCEPRESS! - 14/12/2012 - 19:50 São Paulo (SP)

São Paulo x Tigre - Copa Sul-Americana - Lucas (Foto: Eduardo Viana)
Lucas é eleito o melhor jogador do torneio (Foto: Eduardo Viana)

Campeão da Copa Sul-Americana, o São Paulo tem três jogadores entre os 11 melhores da competição. O zagueiro Rafael Toloi, o meia Jadson e o meia-atacante Lucas integram a seleção. Além disso, o técnico Ney Franco foi eleito o melhor do torneio.

Lucas, que fez a sua última partida pelo Tricolor, marcou o primeiro gol do jogo de volta da final, além de dar uma assistência para Osvaldo. Após o apito final, foi eleito o goleador da partida e o melhor atleta do torneio. 

Já o zagueiro Rafael Toloi participou de todos os jogos e terminou a competição com dois gols. O meia Jadson também participou de todas as partidas, terminando a competição com a mesma quantidade de tentos que o zagueiro.

Confira abaixo a lista com os 11 melhores jogadores do torneio:

Paulo Garcés (U. de Chile); Lewis Ochoa (Millonarios-COL), Mariano Echeverría (Tigre-ARG), Rafael Toloi (São Paulo) e Tomás Costa (U. Católica-CHI); Charles Aránguiz (U. de Chile), Jonathan Fabbro (Cerro Porteño-PAR), Damián Díaz (Barcelona-ECU) e Jadson (São Paulo); Rubén Botta (Tigre-ARG) e Lucas (São Paulo). Técnico: Ney Franco (São Paulo).



Blatter diz que incidente no jogo São Paulo x Tigre deve servir de aviso para Copa 2014

Joseph Blatter - 2013 Confederations Cup press conference, Sao Paulo, Brazil

Shaun Botterill - FIFA/FIFA via Getty Images

Joseph Blatter - presidente da FIFA - criticou a confusão no jogo entre o São Paulo e o Tigres, pela Copa Sul-Americana, no qual os jogadores do Tigre se queixaram de agressões por parte dos seguranças do São Paulo, no intervalo.

Para Blatter, o incidente é um aviso que deve ser levado a sério pelos organizadores do Mundial de 2014, para que algo semelhante não se volte a repetir.


"Esse incidente deve ser visto como um aviso para o Mundial que o Brasil vai acolher. É uma advertência para os organizadores, já que é algo que pode vir a acontecer. Mas nós não podemos fazer nada, porque não é uma competência esportiva, a segurança é uma responsabilidade da polícia, do Exército, etc... Nós não temos poder nesse campo, a única coisa que podemos fazer é ter regras de segurança nos estádios, mas isso só não basta", afirmou.


São Paulo vai encaminhar ofício à Conmebol

O São Paulo informou que vai encaminhar um ofício à Conmebol relatando todos os prejuízos sofridos pelo clube por conta da confusão na final da Sulamericana, na última quarta-feira, contra o Tigre.

Os danos materiais não serão os únicos itens no ofício. Além do quebra-quebra no vestiário do Morumbi, o São Paulo pretende relatar o prejuízo dos torcedores, que pagaram ingresso e viram o jogo acabar com apenas um tempo.


A AFA recebeu nesta sexta-feira um vídeo feito pelo goleiro do Tigre, Causillas, com imagens da briga no vestiário. O Tigre pretende fazer uma reclamação no próximo dia 21, quando serão sorteados os grupos da Libertadores 2013.


São Paulo tem três jogadores na seleção da Sulamericana

A Conmebol divulgou nesta sexta uma lista com a seleção da edição 2012 da Copa Sulamericana.

Campeão, o São Paulo apareceu com três nomes entre os 11: o zagueiro Rafael Toloi, o meia Jadson, e Lucas, que foi eleito também o melhor da competição. O técnico Ney Franco foi escolhido o melhor treinador do torneio.


Confira a lista com a seleção do campeonato:

Paulo Garcés (Universidad de Chile); Lewis Ochoa (Millonarios-COL), Mariano Echeverría (Tigre-ARG), Rafael Toloi (São Paulo) e Tomás Costa (Universidad Católica-CHI); Charles Aránguiz (Universidad de Chile), Jonathan Fabbro (Cerro Porteño-PAR), Damian Díaz (Barcelona-ECU) e Jadson (São Paulo); Rubén Botta (Tigre-ARG) e Lucas (São Paulo). Técnico: Ney Franco (São Paulo)



Blatter, sobre confusão no Morumbi: 'Alerta para organizadores da Copa'

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, tratou como um alerta para a Copa do Mundo de 2014 a confusão que ocorreu no estádio do Morumbi, na última quarta-feira, na final da Copa Sul-Americana entre São Paulo e Tigre. O time brasileiro vencia os argentinos por 2 a 0, mas depois do intervalo os hermanos se recusaram a voltar a campo após uma briga generalizada com seguranças do time tricolor no vestiário.

Depois de um longo tempo de paralisação, o árbitro decretou o jogo como encerrado, e a Conmebol entregou a taça de campeão ao São Paulo.

- É claro que qualquer incidente no futebol nos afeta, mas ele suscita tanta paixão que às vezes é impossível controlar. Esse incidente eu considero um alerta para os organizadores da Copa do Mundo e para qualquer organizador - disse Blatter.

A briga entre São Paulo e Tigre não ficou apenas no campo. Há ainda uma batalha nos bastidores. Campeão, o Tricolor tem um relatório apresentando a sua versão para a confusão. Já os argentinos querem anular o título são-paulino, apresentando seus argumentos e alegando que não havia segurança para eles voltarem à partida.

- Segurança é uma questão da polícia, do exército... Nós do futebol não temos poder sobre isso. O que podemos ter são princípios. É uma pena que não puderam jogar a segunda parte do jogo. A origem da violência está na nossa sociedade, na história da humanidade antes da criação do futebol - finalizou o presidente da Fifa.

Todo o Comitê Executivo da Fifa está no Japão para acompanhar o Mundial de Clubes da Fifa. A final da competição será neste domingo, às 19h30 (8h30 de Brasília), entre Corinthians e Chelsea, em Yokohama. A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo, do SporTV e do GLOBOESPORTE.COM. O site também acompanha em Tempo Real.



Central do Mercado: Galo tem bronca de Tardelli, e Peixe insiste em Robinho

Diego Tardelli durante entrevista em Minas Gerais (Foto: Lucas Catta Prêta / GLOBOESPORTE.COM)Bronca: Tardelli criticou o presidente do Galo no
Twitter (Foto: Lucas Catta Prêta/Globoesporte.com)

A busca por reforços do exterior segue árdua para os clubes brasileiros. Na tentativa de repatriar atletas que fizeram sucesso defendendo as cores de suas camisas, Atlético-MG, Santos e Fluminense ainda estão longe de um final feliz quando se trata, respectivamente, de Diego Tardelli , Robinho e Conca. O atacante do Al-Gharafa, do Qatar, ficou na bronca com o presidente do Galo, Alexandre Kalil, e usou sua conta pessoal no Twitter para desmentir que estaria dificultando sua volta. O Peixe teve sua primeira proposta pelo atacante do Milan, da Itália, recusada, mas o presidente Luis Alvaro disse que se trata de um "jogo de xadrez" e garantiu continuar na briga. Já o mandatário do Flu, Peter Siemsen, declarou que não vai fazer nenhuma loucura financeira pelo meia do do Guangzhou Evergrande, da China. Estes foram alguns os principais destaques do dia da Central do Mercado do GLOBOESPORTE.COM, que acompanha em tempo real todas as negociações do futebol brasileiro até o início de janeiro.



Tigre vai pedir impugnação de duelo com o São Paulo, que envia ofício

Confusão, São Paulo e Tigre (Foto: Agência AFP)São Paulo e Tigre vão se manifestar na Conmebol
(Foto: Agência AFP)

O Tigre vai pedir a impugnação da partida de quarta-feira contra o São Paulo, que coroou o clube paulista como campeão da Copa Sul-Americana. Sentindo-se prejudicado após a briga ocorrida entre jogadores argentinos e seguranças do São Paulo, o Tigre não reconhece o título do rival e vai enviar um ofício a Conmebol pedindo que uma nova partida seja realizada. A decisão tem o apoio da AFA, entidade máxima do futebol argentino.

O Tricolor se defende e diz vai enviar um ofício com sua versão de todo o problema. O documento tem a intenção de mostrar que toda a confusão foi armada pelo clube argentino, que perdia por 2 a 0 no intervalo e não quis voltar para o gramado.

O Tigre também revelou que o goleiro reserva Agustín Cousillas fez um vídeo de aproximadamente quatro minutos com a confusão. O conteúdo foi enviado à AFA, mas ainda não divulgado à imprensa.

Em declarações dadas à Rádio Cooperativa e reproduzidas pelo jornal Olé, o presidente do Tigre, Rodrigo Molinos, afirmou que o clube argentino vai buscar seus direitos na Confederação Sul-Americana.

– Vamos pedir a impugnação da partida e sanções ao São Paulo. Pediremos que o clube local perca a partida, já que gerou os incidentes. Sabemos que é difícil, mas vamos nos manifestar, porque foi gravíssimo – reclamou Molinos.

Por meio do vice-presidente Miguel Silva, que representou o presidente Julio Grondona, a AFA manifestou solidariedade ao Tigre. Ele disse que “a AFA acompanhará o Tigre na reclamação que fará à Conmebol”, e que “o que se passou foi uma barbaridade, mas a Conmebol resolverá tudo”.

Em contato com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM, o assessor da Conmebol, Nestor Benítez, afirmou que os dois clubes têm o direito de se manifestar em relação à confusão, e que o Comitê Executivo da entidade pode ou não acatar as reclamações. Caso aceite, é esse Comitê que decide o futuro dos dois times. A Conmebol, porém, já declarou o São Paulo campeão – o presidente Nicolas Leoz entregou a taça pessoalmente aos tricolores.

- Muito triste o que se passou no Morumbi, e o papel da Conmebol é investigar todos os acontecimentos e aplicar as punições necessárias. Os dois clubes podem se manifestar, e a entidade vai analisar cuidadosamente as reclamações – disse.

O Comitê Executivo da Conmebol tem reunião marcada para a próxima quinta-feira. Todas as decisões são centralizadas no presidente Nicolas Leoz, no vice Eugenio Figueredo e nos diretores representantes dos países integrantes do órgão. O representante brasileiro é Marco Polo Del Nero, vice da CBF.

Vestiário do Tigre após a partida contra o São Paulo (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)Vestiário do Tigre após a partida contra o São Paulo (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)

Sergio Massa, dirigente do Tigre e político argentino, pediu que os responsáveis pela confusão – que segundo ele foi totalmente provocada por seguranças do São Paulo e policiais – sejam presos. Ele também indicou que o clube pode fazer uma manifestação durante o sorteio dos grupos da Libertadores de 2013, na próxima sexta-feira (21), em Assunção.

Artigos do regulamento podem prejudicar clubes

Apesar de declarar o São Paulo campeão da Copa Sul-Americana em seu site oficial, a Conmebol não descarta punições severas ao clube paulista por causa da confusão ocorrida nos vestiários do Morumbi no intervalo da partida desta quarta-feira - a pena pode ser perda de pontos e, consequentemente, do título.

O regulamento da Copa Sul-Americana tem um artigo que pode tirar a taça do São Paulo, mas isso só ocorreria se fosse comprovado que os tricolores iniciaram a confusão generalizada nos vestiários. Sem imagens, e apenas com testemunhos, a entidade não tem provas suficientes para anular a partida.

Para esses casos, a Conmebol usa o regulamento da Taça Libertadores como base para as outras competições continentais. O artigo 15.1 diz que se a partida for suspensa por causa da intervenção de espectadores ou por agressões cometidas contra o árbitro, assistentes ou equipe visitante, o clube local será castigado com a perda da partida em caso de culpa comprovada.

Por outro lado, o artigo 15.4 pode prejudicar o Tigre. Como a Conmebol diz ter garantido a segurança para os jogadores voltarem do intervalo, o clube argentino pode ser acusado de abandono de jogo. Se isso for comprovado, o Tigre perde os pontos da partida, pode levar uma multa pesada e ainda fica eliminado das próximas três competições continentais para as quais se classificar.

O São Paulo não teme qualquer sanção em relação à briga entre os seguranças tricolores e os jogadores do Tigre. Com total convicção de que foram os argentinos que iniciaram a confusão, o clube paulista apenas se preocupa com uma possível punição pela invasão de torcedores no gramado do Morumbi.

Como o jogo acabou antes do previsto, o Tricolor não conseguiu organizar um cordão de seguranças que iria formar 15 minutos antes do término do duelo. Sem esse isolamento, ficou fácil para os torcedores pularem pelo fosso e invadirem o gramado.

Na quinta-feira à noite, o site oficial da Confederação Sul-Americana emitiu uma nota oficial lamentando o ocorrido. O texto faz um resumo dos acontecimentos, mas é dúbio: explica que o São Paulo foi declarado campeão depois que o Tigre se recusou a retornar ao gramado. Em seguida, diz que aguarda a investigação dos incidentes e que vai punir "exemplarmente" os responsáveis.



CBF vai revelar na próxima semana quem herdará vaga na Copa do Brasil

taça Copa do Brasil (Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)CBF define na próxima semana quem herda a vaga
(Foto: Marcos Ribolli / GLOBOESPORTE.COM)

A polêmica sobre quem herdará a vaga na Copa do Brasil 2013 deixada pelo São Paulo, após conquistar a Copa do Sul-Americana, vai ser encerrada na próxima semana. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou que vai se pronunciar sobre o caso na próxima segunda (17) ou terça-feira (18). A CBF vai revelar quem herdou a vaga e o critério utilizado. Volta Redonda e Paysandu estão no páreo para disputar a competição.

Na última quinta-feira (13), o presidente do Volta Redonda, Rogério Loureiro, afirmou que acompanha o caso de perto, mas que ainda não recebeu nenhuma notificação da CBF.

- Nós estamos acompanhando a situação de perto. Claro que estávamos esperançosos para ter a vaga, mas ainda não fomos comunicados pela CBF. Se for, será uma notícia excelente para nós. Nós já estamos formando uma equipe forte para o Carioca, que se encaixaria perfeitamente em um planejamento para a disputa da Copa do Brasil. A confirmação da vaga não muda muito nosso planejamento - disse o presidente do Voltaço.

Já o presidente eleito do Paysandu, Vandick Lima, foi até a sede da entidade máxima do futebol brasileiro e conversou com o diretor de Competições da CBF, Virgilio Elísio, e se mostrou otimista em levar mais uma vaga na competição para o Pará, que já tem classificados Cametá, Remo e Águia (respectivamente primeiro, segundo e terceiro colocados do Campeonato Paraense 2012).

- Estive na CBF e conversei Virgilio Elísio (Diretor de Competições da CBF) e ele me disse que as três vagas do Pará estavam definidas para Cametá, Remo e Águia. Mas lembrei ele do ranking e ele olhou e viu que teríamos chances, ou seja, que a vaga seria nossa. Ficou de dar uma posição oficial na terça-feira (18) da próxima semana - explicou Vandick Lima.

Entenda o caso

Com as mudanças no regulamento e no formato da Copa do Brasil, a CBF passou a adotar também um ranking organizado por ela para classificar equipes para a competição. Neste caso, o favorecido seria o Paysandu, que estaria imediatamente classificado para a Copa do Brasil 2013 com a saída do São Paulo. No entanto, se a CBF decidir por seguir o método utilizado nas últimas competições, a vaga seria aberta para o Rio de Janeiro, já que tem o Vasco diretamente classificado para as oitavas de final da competição (pela classificação no Brasileirão 2012), abrindo assim mais uma vaga para o sexto colocado no Campeonato Carioca deste ano, no caso o Volta Redonda.



Apresentador por um dia, Lucas curte últimos dias de festa em São Paulo

Lucas fãs Globo Esporte (Foto: Daniel Romeu / globoesporte.com)Lucas atende os fãs no estúdio do Globo Esporte
(Foto: Daniel Romeu / globoesporte.com)

Lucas aproveita os últimos momentos em São Paulo antes da viagem à França. Com tudo preparado para a chegada ao Paris Saint-Germain, no fim do ano, o meia é paciente com os fãs. Para, atende, tira fotos dá autógrafos... Especialmente depois do título da Copa Sul-Americana, o primeiro como profissional no Tricolor, o carinho aumentou – nem parece que ele está prestes a deixar o clube. Em meio a astros como Ibrahimovic e Thiago Silva, Lucas está preparado para curtir alguns dias de tranquilidade e “anonimato” em Paris.

A viagem está marcada para a madrugada do dia 29 de dezembro. Até lá, Lucas deve participar de partidas beneficentes e aproveitar as férias antes de chegar ao novo clube, na metade da atual temporada europeia. Com time formado e entrosado, Lucas sabe que terá de correr em dobro para buscar a vaga entre os titulares, mas não se importa. Com reconhecimento da torcida desde a chegada ou não, começando as partidas no banco de reservas ou não, o jovem de 20 anos só quer jogar futebol.

– Sou uma pessoa normal. Se tiver (reconhecimento do torcedor nas ruas) ou não, vou jogar minha bola do mesmo jeito. Não muda nada para mim. É bacana esse carinho, o reconhecimento do trabalho – disse, em visita à redação do Globo Esporte, em São Paulo.

Nesta sexta-feira, Lucas ainda pôde experimentar uma sensação diferente: a de apresentador por um dia (ver o vídeo ao lado). Com desenvoltura, até surpreendeu na função de Ivan Moré e entrou na brincadeira: sem gaguejar, chamou algumas reportagens exibidas no programa. Segundo ele, a nova vocação é uma boa descoberta, e pode ser útil no fim da carreira caso ele decida entrar no ramo da televisão – claro, em tom de brincadeira.

– Foi uma experiência bacana, quem sabe daqui alguns anos, quando encerrar a carreira, não siga como apresentador? (risos) Mas estou jovem ainda, não dá para pensar em parar. Foi uma brincadeira, mas foi bem legal – declarou o são-paulino.

Na Liga dos Campeões, título dos sonhos do Paris Saint-Germain depois dos investimentos milionários em reforços nos últimos dois anos, o clube francês classificou-se às oitavas de final na liderança do grupo. No Campeonato Francês, a equipe ocupa a segunda colocação, atrás do rival Lyon. Antes de chegar à França, Lucas permanece no Qatar até o dia 4 de janeiro em preparação. Ele só deve ser apresentado na nova casa no início do ano que vem.

Lucas Ivan Moré Globo Esporte (Foto: Daniel Romeu / globoesporte.com)Lucas 'apresenta' o Globo Esporte ao lado de Ivan Moré (Foto: Daniel Romeu / globoesporte.com)

O valor pago pelo PSG ao São Paulo, € 45 milhões (cerca de R$ 108 milhões na época), gera grande expectativa nos torcedores para a chegada, e o clube mostra estar atento ao que o próximo astro da equipe está fazendo no Brasil. Após o título da Sul-Americana, o Paris Saint-Germian parabenizou Lucas pelo site oficial e destacou a boa atuação do jogador, apesar de ignorar a briga e o fim tumultuado da final contra o Tigre, no Morumbi.

Clique aqui e assista a vídeos do São Paulo



De férias, Osvaldo disputa amistoso com estrelas em Fortaleza

Osvaldo gol São Paulo x Atlético-GO (Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)Osvaldo traz companheiros de São Paulo para
amistoso (Foto: Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)

Após grande temporada no São Paulo, Osvaldo está de volta a Fortaleza. O atacante passa férias na Capital cearense e trouxe de presente para os torcedores e admiradores locais um amistoso repleto de estrelas do futebol, do humor e da música.

No próximo domingo, Osvaldo vai se apresentar no Estádio Presidente Vargas em um amistoso beneficente. A partida, anteriormente, estava agendada para o município de Guaiúba - a 38 quilômetros da Capital -, mas foi transferido para Fortaleza.

Do São Paulo, Osvaldo traz os companheiros Paulo Henrique Ganso, Jadson e o técnico Ney Franco. Amigos que atuam ou já atuaram em clubes locais também estão escalados, como os alvinegros Fernando Henrique, Régis, Eusébio, Mota e Magno Alves, o ex-Ceará Iarley, e o ex-Fortaleza Douglas.

Ex-atletas também estão confirmados como Bechara, Cleisson e Marcos Gaúcho. Na ala artística jogam Adamastor Pitaco, Fagner e Wesley (da banda Garota Safada), dentre outras estrelas.

O jogo beneficente está marcado para este domingo (16), às 9h (horário local), no Presidente Vargas. Para entrar, o torcedor precisa doar dois quilos de alimentos não-perecíveis. 



Lucas, Toloi, Jadson e Ney Franco entram na seleção da Sul americana

Enquanto a Conmebol observa o andamento das investigações da consufão nos vestiários do Morumbi na final entre São Paulo e Tigre, a organização da Copa Sul-americana liberou nesta sexta-feira a seleção do torneio continental. Entre os tricolores, Lucas, Rafael Toloi, Jadson e o técnico Ney Franco foram eleitos para o time ideal da competição.

Campeão invicto e sem levar gols no Morumbi, o São Paulo foi o time com mais representantes. Lucas, melhor jogador da Sul-americana, é o único atacante da equipe ‘dirigida’ por Ney Franco. Toloi e Jadson, que disputaram todas as partidas e anotaram dois gols cada, também estão presentes na escalação.

Já o centroavante Luís Fabiano, expulso no primeiro jogo da decisão, entrou na lista dos dez jogadores mais populares do torneio, que ainda tem Jonathan Fabbro (Cerro Porteño-PAR), Wason Renteria (Millonarios-COL), Damián Díaz (Barcelona-EQU), Charles Aránguiz (Universidad de Chile), Rubén Botta (Tigre), Hernán Barcos (Palmeiras), Eduardo Aranda (Olimpia-PAR), Santiago Silva (Boca juniors) y Cristopher Toselli (Universidad Católica-CHI).

A curiosidade fica pela presença do goleiro Paulo Garcés, titular da Universidad de Chile apenas no confronto com o Emelec-EQU, ainda nas oitavas de final. Na fase seguinte, La U acabou eliminada pelo São Paulo com derrotas por 2 a 0 e 5 a 0, já com Johnny Herrera na meta.

Confira a escalação da seleção da Copa Sul-americana, em um inusitado 3-6-1:

Paulo Garcés (Universidad de Chile); Lewis Ochoa (Millonarios-COL), Mariano Echeverría (Tigre-ARG) e Rafael Toloi (São Paulo); Tomás Costa (Universidad Catolia-CHI), Charles Aránguiz (Universidad de Chile), Jonathan Fabbro (Cerro Porteño-PAR), Rubén Botta (Tigre-ARG), Damián Díaz (Barcelona-EQU) e Jadson (São Paulo); Lucas (São Paulo)
Técnico: Ney Franco 



São Paulo recusa proposta do Fluminense e fica com Carleto em 2013

O atual campeão brasileiro terá um jogador a menos em seu elenco. O São Paulo não aceitou a oferta do Fluminense para manter Carleto e o lateral esquerdo cumprirá no Morumbi seu último ano de contrato com a equipe paulista. O jogador já realizou até exames médicos para se juntar ao elenco de Ney Franco.

"O Fluminense tentou que eu ficasse, mas o São Paulo não deixou. Conversei com a diretoria do São Paulo, eles querem que eu volte, têm um planejamento para mim em 2013. Já está tudo certo. Eu me reapresento no dia 3", disse Carleto após participar de partida beneficente na Vila Belmiro, nesta sexta-feira.

O jogador evitou lamentar, mas deu a entender que preferia seguir nas Laranjeiras. "As circunstâncias no Fluminense foram muito boas. O Abel (Braga, técnico), os jogadores, todos pediram que eu ficasse, só que entre as diretorias não houve acordo", falou, logo elogiando o time com o qual está vinculado até o fim de 2013. "Não optei por anda, não disse minha opinião. Agora posso dizer que estou muito feliz por voltar ao São Paulo."

Carleto saiu do futebol espanhol para o São Paulo em 2010, mas nunca teve muitas chances na equipe. No ano passado, foi para o América-MG e acabou rebaixado no Brasileiro. Mesmo assim, teve seu empréstimo solicitado pelo Fluminense em janeiro e sai com os títulos carioca e brasileiro.

Se Carleto era reserva de Carlinhos na equipe do Rio de Janeiro, agora o lateral esquerdo será concorrente de Cortez no atual campeão da Sul-americana. Mas um bate-papo com Ney Franco nesta semana o tranquilizou sobre as oportunidades de jogar no Paulista, na Libertadores, na Copa do Brasil, na Recopa Sul-americana e no Brasileiro.

"Tive uma conversa com o Ney Franco antes mesmo da final (da Copa Sul-americana, na quarta-feira) e ele me explicou o planejamento. Será um prazer, já agradeço a ele. Curto minhas férias com o pensamento já no São Paulo em 2013", assegurou, contente pelo que viveu em 2012. "Estou feliz da vida, pelos dois títulos e a forma como foi o ano no Fluminense. Agora é caminho novo, vida nova", definiu.



Lucas revela medo de congelar em Paris e recebe dicas de Raí

Esperado na França para ser o herdeiro de Raí com a camisa do Paris Saint-Germain, o garoto Lucas não esconde a ansiedade para se apresentar no novo clube. Apesar da animação, o jogador de 20 anos já teme seu primeiro adversário e recebeu conselhos do ídolo de PSG e São Paulo para combate-lo: o frio.

"Estou me preparando. Parece que pode fazer menos de zero graus. É verdade que podemos congelar?", perguntou o meia-atacante ao ídolo Raí em encontro promovido pelo jornal francês L’Equipe. A resposta do ex-jogador, no entanto, não foi das mais animadoras: "Além do frio, lembro que os gramados eram muito pesados durante boa parte da temporada. É preciso encontrar logo a chuteira certa, e se habituar à altura da grama, à velocidade da bola."

Depois de assustar seu possível sucessor, Raí tratou de apresentar algumas dicas para Lucas ir se preparando para o sofrimento com as baixas temperaturas. "Tentei de tudo. Papel, jornal na chuteira, cremes. Meu pé congelava e eu perdia uma unha em um choque qualquer. Em geral, eu perdia quatro unhas por inverno. Já joguei com os dedos do pé anestesiados. E lembro de uma sensação horrível: mergulhar os pés congelados na água quente depois do jogo", relembrou.Para reanimar o jovem, o Terror do Morumbi falou das emoções que sentiu nas cinco temporadas em que atuou no Parque dos Príncipes e lamentou não ter tido a oportunidade de jogar ao lado do meia no São Paulo e agora no PSG. "Amo profundamente este estádio. O público fica perto do gramado e gosto da arquitetura também. É bom jogar em casa, entrar no gramado e sentir o público, dá muito prazer. Gostaria de estar com você", afirmou, deixando Lucas ainda mais empolgado.

"Todo mundo diz que Paris é uma das cidades mais lindas do mundo, e estou curioso para descobrir e ver os lugares turísticos com minha família. Mas não venho como turista, venho para fazer história no Paris Saint-Germain", prometeu o ex-tricolor.

Assim como Lucas, Raí atuou com a camisa são-paulina por alguns meses mesmo já vendido, e aproveitou para destacar outra coincidência causada com a negociação. Em seus dois primeiros anos no PSG, Raí municiou o atacante liberiano George Weah (que depois de trocar o PSG pelo Milan recebeu a Bola de Ouro em 1995), e lembrou que Lucas agora terá a oportunidade de ser o garçom do sueco Zlatan Ibrahimovic.

"Para ele será um privilégio jogar com o Ibrahimovic, e o time é experiente, vai facilitar sua adaptação", apostou o ex-atleta. A parceria com o sueco, artilheiro do Campeonato Francês, também anima o novo reforço: "Sempre é bom atuar ao lado de jogadores deste calibre. Vou aprender muito, com certeza. Espero formar uma bela dupla com ele", declarou o meia, que tem apresentação marcada para o dia 28 deste mês em Doha, no Catar, onde o clube francês vai realizar a sua inter-temporada.



Ídolo e fã, Raí prevê sucesso de Lucas: Vai fazer o povo sonhar"

Depois de conquistar o estado, o Brasil, a América e o mundo com a camisa do São Paulo, Raí rumou para a Europa e brilhou com as cores do Paris Saint-Germain. Com apenas um título, mas já com o carinho da torcida tricolor, Lucas está pronto para seguir os passos do ídolo e tem total confiança do fã para cair nas graças dos torcedores do PSG.

"Não tenho nenhuma dúvida que ele vai fazer o povo sonhar. Já imagino a torcida vibrando com sua velocidade e seus dribles. Ele provoca bastante e isso é bonito. Mas também é um jogador carismático, muito amado pela torcida. É genial ver que o PSG vai reencontrar essa tradição de jogadores brasileiros que têm carisma", prevê o Terror do Morumbi.

Se Lucas está ansioso para se apresentar ao clube francês, o que deve acontecer no dia 28 deste mês durante a inter-temporada da equipe em Doha, no Catar, a imprensa local também não esconde a expectativa para ver de perto o futebol de mais uma promessa do futebol brasileiro. E para mexer com a imaginação de são-paulinos e parisienses, o jornal L’Equipe promoveu um encontro de gerações entre Lucas e Raí.

Impressionado com a postura do garoto por não ter perdido o foco no São Paulo, chegando a ser o craque da decisão da Copa Sul-americana, o ex-camisa 10 lembrou das semelhanças de sua transferência para a França na década de 1990.

"Eu já tinha assinado com o PSG, mas fiquei um tempo no São Paulo, e também coma Seleção para as Eliminatórias para a Copa de 94. A imprensa e a torcida se perguntavam se eu já não estava com a cabeça em Paris. Poderia ter sido o mesmo com o Lucas, mas ele conseguiu gerenciar a situação. Ele até elevou o seu nível de jogo e se recusou a dar entrevistas sobre o PSG, o que mostra a sua maturidade. É um agito difícil de controlar", exaltou Raí.Após quase seis meses de espera, Lucas já não segura a ansiedade e, depois de cumprir sua promessa no Tricolor ao sair com um título, não vê a hora de retribuir os 43 milhões de euros (cerca de R$ 107,8 milhões) investidos pela equipe da capital francesa: "Estou ansioso, já tenho vontade de estar lá. Quero provar que o PSG acertou ao apostar em mim."

Enquanto Raí brilhava no Japão ao liderar o Tricolor na vitória sobre o Barcelona no Mundial de 1992, Lucas completava alguns meses de vida. A diferença de idade, porém, não impede o meia-atacante de ter o Terror do Morumbi como ídolo. "Não é por acaso que você é um ídolo de todos os brasileiros. Meu pai me fala sempre de você, com admiração", declarou o jovem de 20 anos.

A troca de elogios continuou com a aposta de Raí na rápida adaptação de Lucas a Paris e elegeu as principais qualidades do craque. "Lucas poderia ser meu filho, tenho orgulho dele. Ele tem algo a mais que comentei com o Leonardo (dirigente do PSG): sua inteligência. Não é só o talento que faz a diferença, mas a facilidade de se integrar. Ele vai perfeitamente se integrar ao sistema parisiense, pois é um jogador muito rápido e técnico, possui uma resistência natural importante. Tem tudo para virar ídolo da torcida. É polivalente, pode mudar de lado e ainda por cima é goleador", ressaltou o ex-jogador, ídolo e agora fã de seu ''herdeiro''.



Jesus Lopes se esquiva sobre Lúcio e admite contato futuro com Breno

Os míseros dois gols sofridos pelo São Paulo na campanha que culminou com o título da Copa Sul-americana não impediram a cúpula tricolor de continuar buscando reforços para o setor defensivo. Mesmo com o interesse pela contratação de um zagueiro admitido publicamente, o vice-presidente de futebol João Paulo de Jesus Lopes evitou confirmar a informação veiculada nesta sexta-feira pela Rádio Bandeirantes, segundo a qual o clube estaria próximo de um acerto com Lúcio, atualmente na Juventus.

"Nós não vamos confirmar nem desmentir. Isso é um assunto sigiloso, tratado internamente. Quando tivermos nomes, vamos anunciar. Sempre surgem especulações, mas não é nossa linha fazer qualquer comentário sobre elas", disse o dirigente por telefone à GazetaEsportiva.Net.

Um discurso diferente, João Paulo guardou para a possibilidade de negociar futuramente com Breno, campeão brasileiro pelo clube em 2007. Preso desde julho em Munique, na Alemanha, por ter ateado fogo na própria casa, o zagueiro pode ser libertado já em janeiro do ano que vem, por apresentar bom comportamento na penitenciária de Stadelheim.

"O Breno tem uma ligação muito forte com o São Paulo. Foi jogador da nossa categoria de base, temos carinhos por ele. No futuro, quando estiver livre, vai conversar conosco", garantiu o dirigente.

Atualmente, o elenco do São Paulo conta com seis zagueiros: Rhodolfo, Rafael Tolói, Edson Silva, Paulo Miranda, Luiz Eduardo e João Filipe. Esse último chegou a ter uma transferência para o Santos especulada nas últimas semanas, não concretizada até esta sexta-feira.



Presidente e técnico do Tigre voltam a criticar São Paulo: "Maricón"

As polêmicas envolvendo a final da Copa Sul-americana entre São Paulo e Tigre parecem longe do fim. Nesta sexta-feira, tanto o técnico Néstor Gorosito quanto o presidente Rodrigo Molinos teceram pesadas críticas à equipe do Morumbi, lembrando das confusões que culminaram com o título tricolor.

"Escutar as barbaridades que disse o presidente te dão um sentimento de impotência, porque mancha a luta pela qual os nossos jogadores e diretores passaram. O técnico é um ‘maricón’. Quando ele vêm aqui, são os reis da cortesia, mas lá nos chamam de covardes. Uma loucura", disse Gorosito à Rádio La Red.

O técnico se referiu ás declarações da dupla são-paulina após a partida, quando Juvenal afirmou que o fato de o Tigre ter abandonado o jogo no intervalo era a "maior vitória " do Tricolor, enquanto Ney chamou o time argentino de "covarde".

Já as críticas de Rodrigo Molinos foram dirigidas também ao presidente da Conmebol, Nicolás Leoz, por ele ter comparecida à celebração do título são-paulino. O mandatário da equipe argentina prometeu ainda a utilização de medidas judiciais contra o clube do Morumbi.

"O que Leoz fez foi incompreensível. Queremos que o São Paulo sofra sanções desportivas e economicas. Como clube, vamos defender nossos interesses", garantiu em entrevista à Rádio ESPN da Argentina.

Logo depois do final do primeiro tempo, os jogadores do Tigre discutiram fortemente com o elenco são-paulino, sendo necessária a intervenção de seguranças para separar as equipes. Após o fim do intervalo, o time argentino se recusou a voltar a campo, alegando ter sido agredido por policiais e ameaçado com armas de fogo pelos seguranças do estádio. A ausência dos atletas do Tigre no segundo tempo acabou dando o título ao São Paulo.



Zagueiro Lúcio, da Juventus (ITA), pode reforçar o São Paulo em 2013

Bruno Quaresma e Guilherme Palenzuela - 14/12/2012 - 19:34 São Paulo (SP)

Lucio - Juventus (Foto: AFP)
Zagueiro não tem jogado e deseja voltar (Foto: AFP)

O São Paulo quer contratar um zagueiro para atuar como titular na Libertadores de 2013, e o principal nome, agora, é o pentacampeão mundial Lúcio, de 34 anos, da Juventus (ITA).

A diretoria do presidente Juvenal Juvêncio sonha com Lúcio desde o meio do ano, antes do desligamento do jogador com a Inter de Milão, clube que defendeu entre 2009 e 2012. Na Juve, ele tem contrato até junho de 2014, mas pode antecipar o rompimento do vínculo.

Lúcio está incomodado com a reserva na Juventus. Ele é a quarta opção para a zaga, atrás dos italianos Giorgio Chiellini, Leonardo Bonucci e Andrea Barzagli, e tem atuado com pouca frequência. Apesar dos menos de seis meses no clube, a insatisfação do brasileiro é muito grande, e faz com que ele queira deixar a Itália.

No fim de novembro, Lúcio revelou o aborrecimento em entrevista ao site alemão “Sport Bild”, e se ofereceu ao Wolfsburg – clube do ex-são-paulino Josué:

- Eu estou infeliz, não jogo muito na Juventus. O Wolfsburg é um time com grandes planos para o futuro. O time está bem, e definitivamente seria uma boa opção para mim, assim como um retorno para a Bundesliga - disse o zagueiro, que atuou na Alemanha por oito anos, com passagens por Leverkusen e Bayern de Munique.

Com a insatisfação na Juve, as conversas com o São Paulo, iniciadas em julho após a saída da Inter de Milão, foram retomadas e a negociação está em estágio avançado. O São Paulo vê em Lúcio o perfil que quer inserir no time para a disputa da Libertadores, em 2013. A diretoria está satisfeita com o elenco, mas crê que falta experiência em alguns setores, como a defesa.

Só pela Seleção Brasileira, Lúcio tem mais de 100 partidas. Sua primeira convocação foi em 2000, aos 22 anos. A presença dele na equipe durou até setembro no ano passado. A última partida do zagueiro vestindo a Amarelinha foi em setembro do ano passado, em amistoso contra Gana.

Caso não consiga concretizar a transferência de Lúcio para o Morumbi, a diretoria do São Paulo continuará a busca por outro zagueiro com o mesmo perfil.

Zagueiro reserva também deve chegar

Além de Lúcio, que chegaria para ser titular ao lado de Rafael Toloi em 2013, a diretoria do São Paulo também busca outro atleta para o setor, mas para a reserva.

Como João Filipe deve deixar o clube e Paulo Miranda se estabeleceu na lateral direita, o presidente Juvenal Juvêncio quer um zagueiro para compor elenco, com perfil semelhante ao de Edson Silva.

No atual elenco tricolor, apenas Toloi, Rhodolfo e Edson têm sido utilizados. João Filipe não tem sido nem relacionado, e o jovem Luiz Eduardo, de 19 anos, que foi aproveitado com o ex-treinador Paulo César Carpegiani, já não aparece mais entre as opções. Assim, a opinião da diretoria é que mesmo com a chegada de Lúcio ou outro titular o elenco precisaria ganhar mais uma peça para o setor.

No início de 2012, o São Paulo teve sérios problemas com a defesa. Antes da chegada de Rafael Toloi, as opções para o setor eram Rhodolfo, Edson Silva, Paulo Miranda e João Filipe. Só o primeiro mantinha regularidade nas atuações, enquanto os outros três não convenciam. A falta de opções custou a eliminação no Paulistão, e a irregularidade do time no primeiro semestre. Para que o erro não se repita, a ideia é ter mais opções em 2013.



Mesmo na festa do título do São Paulo, Fabuloso admite: 'Estou desanimado'

Bruno Quaresma, Fellipe Lucena e Guilherme Palenzuela - 13/12/2012 - 09:21 São Paulo (SP)

São Paulo comemora título da Sul-Americana em casa noturna (Foto: Eduardo Viana)
Luis Fabiano ao lado de sua esposa, Juliana (Foto: Eduardo Viana)

Luis Fabiano costuma ser protagonista, mas pouco quis aparecer na festa do título da Copa Sul-Americana do São Paulo. No palco, o Fabuloso até mostrou empolgação, chegou a brincar com o presidente Juvenal Juvêncio, mas não pegou o microfone para falar e não ficou até o fim da comemoração. O comportamento discreto do atacante pode ter relação com seu momento, que ele próprio descreve como de desânimo.

Apesar de conquistar seu primeiro título de expressão pelo clube, o camisa 9 não está empolgado. Tudo porque foi expulso logo aos 13 minutos do primeiro jogo da final com o Tigre, na Argentina, e ficou fora da decisão no Morumbi.

- Meu sentimento, sinceramente, é de desânimo. Às vezes, bate outro sentimento, o de dar tudo na Libertadores para viver tudo isso de novo - declarou o artilheiro são-paulino, que também comentou sua conversa com o presidente Juvenal Juvêncio:

- Um papo agradável. Desde a Argentina, eu fiquei tão mal, tão mal, que acho que eles ficaram com pena de mim. Porque acho que foi uma das maiores besteiras que fiz em minha carreira. Eu fiquei muito mal mesmo. Pensei muita besteira e ainda estou um pouco desanimado. Vou pegar essas férias, vou pensar, para ver o que vou fazer na volta.

Na Argentina, Luis Fabiano chegou a afirmar que tinha vontade de largar o futebol, mas que não faria isso. O camisa 9 também disse que a noite na Bombonera foi a pior de sua vida, depois da morte do avô dele.

Suspenso nesta quarta-feira, ele viu toda a confusão de um camarote do Morumbi e lamentou:

- Em toda a minha vida, eu não vi coisa parecida. É lamentável para o espetáculo, para o torcedor que foi ao estádio. Paciência, aconteceu. Eu não sei bem o que aconteceu. Tem várias versões e saímos campeões, que é o que importa.

L!TV acompanhou os bastidores da final da Sul-Americana

 


Grondona oferece apoio ao Tigre após tumulto no Morumbi

LANCEPRESS! - 14/12/2012 - 15:08 Buenos Aires (ARG)

Jogadores do Tigre (Foto: Tom Dib)
Jogadores do Tigre deixam o Morumbi depois de protestos (Foto: Tom Dib)

O Tigre pretende ir até as últimas consequências para provar que os jogadores e a comissão técnica foram intimidados e agredidos por seguranças do Morumbi, durante o intervalo da final da Sul-Americana perdida para o São Paulo, na última quarta-feira. O clube contará com uma ajuda de peso nesta batalha: o presidente da Associação de Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona.

De acordo com informações do "Olé", o mandatário ficou indignado e revoltado com o que o Tigre passou no estádio brasileiro e quer ajudar o Matador com sua influência na Conmebol.

Nesta sexta-feira, também chegou à entidade máxima do futebol argentino, um vídeo de quatro minutos da confusão filmado pelo goleiro Causillas.

A intenção do clube e de Grondona é aproveitar a semana de sorteio da Libertadores (próximo dia 21) para "fazer barulho" na Conmebol. O Tigre é um dos participantes da competição.

- Entendemos o futebol de outra de outra maneira. Apelaremos ao senso comum. O jogo se ganha no campo - manifestou Sergio Massa, maneger do clube da Província de Buenos Aires.

Vice-campeão da Sul-Americana, o Tigre se recusou a voltar a campo para o segundo tempo, alegando falta de segurança. Com a decisão dos argentinos, o São Paulo, que vencia a partida por 2 a 0, foi declarado o campeão do torneio.



Corinthians e São Paulo farão final histórica e podem bater recorde

Fellipe Lucena e Kaíque Ferreira - 14/12/2012 - 08:00 São Paulo (SP)

Corinthians e São Paulo (Foto: Ari Ferreira e Nelson Almeida/AFP)
Corinthians e São Paulo ergueram taças continentais em 2012 (Foto: Ari Ferreira e Nelson Almeida/AFP)

Corinthians e São Paulo conquistaram as duas competições mais importantes da América do Sul em 2012 e vão protagonizar dois duelos históricos no ano que vem, na Recopa. Será a primeira decisão internacional entre eles.

Mas este não é o único fato que pode fazer a próxima temporada ser inesquecível para torcedores dos dois clubes: no total, podem ser disputados até 11 Majestosos, já que há chance de ambos se cruzarem também no Paulista, na Copa Libertadores e no Brasileirão. No mínimo, serão cinco encontros.

Até o momento, os anos com mais confrontos entre os dois são 1994 e 1999: oito partidas. Neste último, houve quatro vitórias alvinegras, duas tricolores e dois empates. O Timão eliminou o rival do Estadual, com direito a goleada por 4 a 0, e do Brasileiro, com Dida pegando dois pênaltis de Raí.

Naquela época, o Tricolor amargou uma série de insucessos diante do Corinthians. Depois, ficou de 2003 a 2007 sem perder, mas o jejum se inverteu e só foi quebrado em 2011, no jogo do centésimo gol de Rogério Ceni. De lá para cá, os duelos têm sido equilibrados, mas a vantagem neste ano foi são-paulina: uma derrota e duas vitórias, sendo a última com reservas.

A rivalidade se acirrou nos últimos anos e os dois lados já se agitam para os próximos capítulos:

- Vai ser ainda mais gostoso (jogar a Recopa) por reencontrar o Corinthians, um time que está muito bem e disputando o Mundial - disse o são-paulino Luis Fabiano, na festa do título da Sul-Americana.

- Claro que eu não queria jogar contra eles, porque são fortes. Mas quem quer ser campeão não tem de escolher adversário - acrescenta o corintiano Emerson, que está concentrado para a final do Mundial.

OS POSSÍVEIS CONFRONTOS:

Campeonato Paulista
São Paulo e Corinthians já têm um jogo confirmado no Estadual. Os dois times se encontram na 16 rodada do torneio, no dia 31 de março, com mando de campo do Tricolor. Há chance de os clubes disputarem a final e, com isso, acumularem mais dois jogos. Se jogarem a semifinal, mais um jogo.

Copa Libertadores
O Corinthians, ao lado do Fluminense, é o brasileiro cabeça de chave do torneio continental. O São Paulo ainda disputará a primeira fase da competição. Caso avance, pode cair no mesmo grupo do Alvinegro. Com isso, dois jogos. A definição sairá no dia 21 de dezembro, quando a Conmebol realizará o sorteio. Além das partidas, podem se cruzar na fase de mata-mata, contabilizando mais dois duelos.

Campeonato Brasileiro
Haverá dois Majestosos no próximo Nacional. Como consta no regulamento, cada time fará um jogo como mandante e outro como visitante. No último Brasileiro, as equipes jogaram na última rodada, com duas vitórias do Tricolor. Datas e horários não foram definidos.

Recopa Sul-Americana
Campeão da Libertadores 2012, o Corinthians, e o vencedor da Sul-Americana do mesmo ano, o São Paulo, se enfrentam. O primeiro jogo terá mando de campo do Tricolor, enquanto o Alvinegro decide em casa. Horários e datas dos jogos não foram definidos.

RIVALIDADE QUENTE:

Tabus
O São Paulo ficou de 2003 a 2007 sem perder e depois só voltou a ganhar em 2011. Agora, já soma duas vitórias consecutivas, ambas no Pacaembu. No local, o Timão ficou invicto de 2005 a 2012 contra o Tricolor.

Goleadas
O São Paulo se gabava dos 5 a 1 aplicados em 2005 até levar 5 a 0 no ano passado.

Centésimo de Ceni
O goleiro marcou o centésimo gol da carreira contra o rival, em 2011.

Centésimo em Ceni
Faltam 18 gols para o Timão vazar o ídolo tricolor pela centésima vez.



Wellington ressalta 'altos e baixos' no ano e a conquista do título inédito

LANCEPRESS! - 14/12/2012 - 17:19 São Paulo (SP)

Wellington - São Paulo (Foto: Tom Dib)
Wellington destaca bom final de temporada e almeja mais títulos em 2013 (Foto: Tom Dib)

O volante Wellington teve uma temporada contrastante pelo Tricolor. Em fevereiro, durante um treinamento no CT da Barra Funda, o camisa 5 sofreu uma lesão ligamentar no joelho esquerdo. Após seis meses, retornou ao time. Aos poucos, readquirou a condição de titular e foi uma das peças fundamentais do técnico Ney Franco na arrancada no Campeonato Brasileiro e na conquista do título inédito da Sul-Americana.

Agora, Wellington ressalta os altos e baixos na temporada e revela o orgulho de ter conquistado o título pelo Tricolor.

– Passei por um momento muito difícil quando machuquei. Sempre falava que, quando voltasse, daria a vida em campo para ser campeão. E, felizmente, esse final de ano está sendo perfeito. A Sul-Americana representou muito, meu primeiro título como titular – destacou.

O camisa 5 participou de oitos jogos na conquista do título inédito da Sul-Americana. Titular em sete partidas, acumulou três vitórias e cinco empates. O volante agora, após faturar a taça do torneio continental, almeja o ano de 2013 com mais conquistas pelo São Paulo.

– O São Paulo quando cresce assim sempre chega forte nas competições. Foi o que aconteceu. Estou muito feliz, vivendo meu melhor momento e começando a escrever meu nome na história do clube. Espero que no ano que vem ela fique ainda mais linda, que a gente consiga disputar mais títulos. Vamos lutar por isso – completou.