terça-feira, 28 de maio de 2013

Humilhou! Rafinha aplica caneta em são-paulino na vitória do Corinthians

Considerado a maior revelação do futsal do Corinthians na temporada, o ala Rafinha, de 20 anos, usou e abusou do seu repertório de dribles na vitória corintiana por 4 a 3 sobre o São Paulo/Suzano, nesta segunda-feira, em São Bernardo do Campo (SP), pela Liga Futsal. Numa dessas jogadas, o camisa 36 colocou a bola por entre as pernas do ala são-paulino Andy (assista no vídeo ao lado), no drible popurlamente conhecido como caneta. O lance aconteceu a oito minutos para o fim do jogo, quando o Alvinegro vencia por 4 a 2.

Apesar da boa atuação, Rafinha - que tem cinco gols na temporada - não balançou a rede nesta segunda-feira. Os gols do Corinthians foram marcados por Índio, Jackson, Simi e Arthur, com Johnny, Gaúcho e Felipinho descontando para o Tricolor.

FRAME - Rafinha caneta Andy Corinthians São Paulo Liga Futsal (Foto: Reprodução SporTV)Rafinha coloca a bola por entre as pernas do são-paulino Andy (Foto: Reprodução SporTV)

Líder da Liga Futsal, o Corinthians soma agora 36 pontos, enquanto o arquirrival tem apenas 10 pontos e está na 16ª colocação, última posição na zona de classificação à segunda fase.



Com torcida 'penetra', Corinthians vence São Paulo e dispara na ponta

O silêncio, no início, dominava. Se Corinthians e São Paulo/Suzano faziam um jogo quente no primeiro tempo, a falta de público nas arquibancadas tornava o ginásio Adib Moyses Dib ainda mais gelado na noite desta segunda-feira. Com mando de quadra e direito a torcida única, o Tricolor sentiu falta de seus torcedores. No segundo tempo, a organização permitiu a entrada da Fiel, que esquentou o clássico e deu mais fôlego ao seu time. Melhor na etapa final, o Timão venceu os rivais por 4 a 3 e disparou na liderança da Liga Futsal.

Agora, o Corinthians soma 33 pontos no topo da tabela. O São Paulo/Suzano, por sua vez, tem 10 pontos, ocupando a 16ª colocação, última posição na zona de classificação à segunda fase. O Timão volta a jogar na sexta-feira, contra o Umuarama, no Parque São Jorge, enquanto o Tricolor tem pela frente o Cascavel, no sábado, em Suzano (SP).

São Paulo assusta no início

Mal na tabela, o São Paulo até que teve um bom início. Logo nos primeiro minuto, Gaúcho chutou com perigo. Ângelo, de longe, também mandou para fora. Aos poucos, porém, o Corinthians assumiu o controle do jogo. Arthur saiu em disparada e sofreu falta perto do gol. A cobrança, no entanto, foi em cima da barreira. Pouco depois, Paulinho Japonês recebeu em profundidade, mas chutou em cima de Pezão.

Torcida Corinthians Futsal (Foto: João Gabriel Rodrigues)Torcida 'invadiu' ginásio no decorrer da partida (Foto: João Gabriel Rodrigues)

O gol, porém, não demorou a sair. Índio recebeu livre e fuzilou Pezão, abrindo o placar aos seis minutos. Neguinho também teve boa chance aos oito, mas mandou para fora. No minuto seguinte, Lukaian foi mais um a desperdiçar uma chance. O São Paulo voltou a ameaçar com Guerra, mas Diogo fez grande defesa.

O Corinthians, porém, exagerava nas faltas. E, ao estourar o limite, permitiu que o São Paulo chegasse ao empate. Depois de Guerra sair em disparada e ser parado pela defesa rival, Johnny marcou em tiro livre, aos 12 minutos. Douglas, aos 15, perdeu a chance de recolocar o Timão em vantagem ao chutar em cima de Pezão.

Simi fez grande jogada pela esquerda e chutou. Pezão conseguiu desviar a bola, que explodiu no travessão. O São Paulo respondeu na sequência à mesma maneira. Pelo meio, Mello mandou a bomba, direto no travessão de Diogo. O Corinthians voltou a ficar à frente com Jackson, em tiro livre, aos 19 minutos. O Tricolor teve a chance de um novo empate no lance seguinte, mas Johnny mandou sua cobrança de tiro ao livre no travessão.

Fiel chega fazendo barulho

Quando o segundo tempo começou, a torcida do Corinthians já fazia barulho nas arquibancadas. Ainda assim, o São Paulo voltou melhor para a quadra e partiu em busca do empate, que não demorou a chegar. Aos cinco minutos, Gaúcho empatou em jogada pela esquerda. Aos sete, o Timão ficou perto do gol, mas Arthur parou em Pezão.

Pezão voltou a trabalhar bem em chute de longe de Paulinho. O Corinthians voltou a ter o controle do jogo e marcou o terceiro com Simi, de pênalti, aos nove minutos. No lance seguinte, Arthur ampliou, em jogada pela esquerda. A torcida parecia dar mais fôlego ao Timão, que sequer permitia os rivais chegarem ao ataque. Mas, em um vacilo na marcação, o São Paulo diminuiu com Felipinho, aos 16 minutos.

O Tricolor, então, partiu em busca do empate. A um minuto do fim, Andy quase marcou ao receber livre na direita e chutar por cima do gol de Diogo. Felipinho fez o mesmo na sequência. Apesar da pressão, o Corinthians conseguiu se manter à frente no placar até o zerar do cronômetro.

Escalações:
São Paulo/Suzano:
Pezão, Ferrugem, Gaúcho, Guerra e Ângelo. Entraram: Felipinho, Bissoni, Mello, Johnny, Waguininho, Piffer, Wagnão e Andy. Técnico: José Fernando Cabral Azevedo.

Corinthians: Diogo, Leandro, Arthur, Paulinho Japonês e Simi. Entraram: Jackson, Lukaian, Índio, Neguinho, Schumacher, Douglas, Alex e Rafinha. Técnico: Miltinho.



Sombra de Juan deixa Carleto em alerta na lateral: 'Não posso relaxar'

thiago carleto são paulo coletiva (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Carleto é o vice-líder em assistências no Tricolor
(Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)

Depois de vencer a disputa com Cortez, Carleto tem agora um novo adversário na lateral esquerda do São Paulo. Afastado por seis meses, Juan foi reintegrado ao grupo a pedido do técnico Ney Franco. Por enquanto, o jogador vai derrotando mais um. Ele foi mantido na vaga na estreia no Brasileirão, contra a Ponte Preta, mas sabe que não pode vacilar.

- Vou trabalhar jogo a jogo para mostrar que posso ser titular. Apesar de toda essa turbulência, o Ney me manteve na equipe. É porque ele acredita em mim e sabe que tenho muito a dar. Eu também sei. Não posso relaxar. Tem um ou dois jogadores para cada posição. Se você não estiver bem, outro vai entrar – afirmou.

Carleto voltou do empréstimo ao Fluminense como reserva, mas, com as más atuações de Cortez, acabou ficando com a vaga. O jogador chegou a fazer boas partidas, porém, caiu de rendimento nos momentos decisivos. Mesmo assim, está em segundo na lista de assistências, com sete, perdendo apenas para o atacante Osvaldo, com oito.

Após os fracassos do time nas duas primeiras competições do ano, a diretoria decidiu mudar. Cortez e mais seis foram embora. Juan, afastado desde dezembro, quando voltou do empréstimo ao Santos, foi reintegrado por pedido do treinador.

- Cada um tem de saber respeitar o momento do outro. Assim como eu cheguei respeitando o Cortez, o Juan voltou sabendo que tem de respeitar o meu. Ele é um cara experiente, que já tem uma boa história no futebol. Preciso respeitar também – afirmou Carleto, que bateu o escanteio que resultou no primeiro gol da vitória sobre a Macaca.

O São Paulo volta a jogar nesta quarta-feira, contra o Vasco, às 19h30m, no Morumbi.



Rumo à Seleção, Jadson recebe apoio no 'até logo' ao São Paulo

Jadson com Luis Fabiano (Foto: Divulgação/ Site Oficial do São Paulo)Jadson ao lado de Luis Fabiano: meia volta em julho
(Foto: Divulgação/ Site Oficial do São Paulo)

Na véspera de se apresentar à Seleção para a disputa da Copa das Confederações, o meia Jadson visitou o CT da Barra Funda, na tarde desta segunda-feira. Mesmo de folga, ele fez questão de aparecer para se despedir dos companheiros. Como retribuição, ganhou uma última mensagem de apoio.

- Foi legal ter passado aqui. Todos me desejaram boa sorte e estão na torcida por mim e pela Seleção. Eles disseram que temos tudo para ficar com o título da Copa das Confederações – afirmou o camisa 10 tricolor, ao site oficial do clube.

Jadson foi liberado da atividade desta segunda para tratar dos últimos detalhes da viagem. O jogador embarca para o Rio de Janeiro na terça-feira e desfalcará o São Paulo nas próximas quatro rodadas do Brasileirão. Durante esse período, confia na força do elenco para o Tricolor superar a sua ausência.

- Temos de manter esse embalo após a vitória sobre a Ponte Preta. Ficarei na torcida e espero que o time possa manter o ritmo. Tenho total confiança, porque o grupo tem qualidade.

Na estreia do Brasileirão, Jadson deixou a sua contribuição. De pênalti, fez o segundo gol do São Paulo no triunfo por 2 a 0 em Campinas. O próximo desafio está marcado para quarta-feira, contra o Vasco, no Morumbi.



Vítima das improvisações, Paulo Miranda volta à zaga após oito meses

Paulo Miranda, enfim, terá uma oportunidade para se firmar no São Paulo em sua posição de origem. Escalado e questionado na lateral-direita, o jogador atuará como titular da zaga pela primeira vez no ano, contra o Vasco, nesta quarta-feira, às 19h30m, no Morumbi, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

O defensor será escalado na vaga de Edson Silva, expulso na vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta, domingo, em Campinas, na estreia no torneio. Paulo Miranda entrou no segundo tempo para formar dupla com Lúcio e conseguiu evitar que a Macaca reagisse.

– O professor sabe que eu sou zagueiro. Na ausência de dois (Rafael Toloi está lesionado), ele optou por mim. Vou procurar dar meu máximo para me firmar cada vez mais – afirmou o defensor.

Paulo Miranda e Lucas Evangelista - são paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Paulo Miranda marca Lucas Evangelista em treino do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Desde a chegada de Ney Franco, em meados do ano passado, Paulo Miranda passou a ser usado como lateral-direito. O treinador queria um jogador mais fixo na defesa para colocar Lucas como um ponta-direita. A estratégia deu certo: o Tricolor engrenou, ganhou o segundo turno do Brasileirão e conquistou o inédito título da Copa Sul-Americana.

Em 2013, porém, a situação mudou. Paulo Miranda começou a temporada na vaga, mas caiu de rendimento e, de quebra, ainda passou por uma cirurgia no joelho direito. Quando voltou, não reeditou as antigas atuações e passou a ser questionado. Após a queda na Libertadores, Ney Franco decidiu não mais improvisar. Douglas, que havia virado quase atacante, voltou para a lateral

Paulo Miranda, aliás, esqueceu até a última partida que vez como zagueiro desde que foi contratado. Isso aconteceu no dia 23 de setembro, quando o Tricolor enfrentou o Cruzeiro, no Morumbi, pelo Brasileiro. O jogador se esforçou para recordar e errou. Oito meses depois, ganha uma oportunidade.

– Faz tempo (risos). Acho que foi contra a Ponte Preta, jogo que eu comecei a atuar como lateral – disse.



Teve Isso! Emoção de Neymar, gol salvador de goleiro e lateral bizarro

O primeiro fim de semana das Séries A e B do Campeonato Brasileiro rendeu boas histórias. Logo no primeiro dia com jogos, o Oeste empatou com o Avaí por 1 a 1 com um gol marcado aos 48 minutos do segundo tempo. Se tal situação já é pouco comum no futebol, ainda mais quando o gol que iguala o placar é feito pelo goleiro, de cabeça. Foi o que ocorreu em Itápolis, em partida que teve ainda uma comemoração inusitada. A despedida de Neymar do Santos também foi destaque, mas não foi só isso: a rodada teve torcedora dorminhoca, talismã no Icasa e até cobrança de lateral bizarra na vitória do Grêmio por 2 a 0 contra o Náutico. Confira!

Foi lá e resolveu!

A cena se repete em vários jogos decisivos: o time precisa de um gol nos últimos minutos, e o goleiro sai lá de trás de sua solidão e parte para a área para tentar ajudar a equipe no que parece ser um feito quase impossível. Quase nunca consegue. Na sexta, na abertura da Série B, a partida estava bem longe de ser decisiva. Como o Oeste perdia em casa para o Avaí por 1 a 0, o goleiro Fernando Leal foi para a área adversária aos 48 da etapa final. E conseguiu. Após cobrança de escanteio, com uma cabeçada certeira e firme, empatou a partida em 1 a 1.

- Foi meu primeiro gol na carreira. Quando vi o escanteio, coloquei na minha cabeça que tinha de subir para a área e Deus me abençoou. Não costumo fazer isso, mas... - disse Fernando Leal, logo após o apito final.

Um estranho cumprimento

O gol marcado pelo goleiro Fernando Leal foi realmente inusitado. Porém, igualmente fora do comum foi a forma que o meia do Oeste Melinho encontrou para cumprimentar o "artilheiro" rubro-negro. Depois do jogo, enquanto era entrevistado pelo repórter Fábio Leopisi, do SporTV, Leal levou uma "patolada" e ficou sem graça com a atitude.

– Fiz uma brincadeira pelo acontecimento raro. Fui dar um tapinha, mas não pensei na hora e aconteceu isso. Acabei roubando a cena dele – explicou Melinho.

Torcedor solitário

Um detalhe chamou a atenção na vitória do Joinville sobre o Bragantino por 3 a 0, no sábado, também pela Série B. Durante um dos infrutíferos ataques da equipe paulista, a transmissão do PremiereFC mostrou nas arquibancadas da Arena Joinville um solitário e sofredor torcedor do Braga. Ele lamentou a chance desperdiçada pelo zagueiro Kadu, aos 43 minutos da etapa inicial. Apesar de estar sozinho naquele local do estádio, 8.136 compareceram à estreia do JEC na Série B.

Futebol ‘sonolento’ contagia torcedora do ABC

A estreia do ABC na Série B 2013 foi frustrante para os torcedores do Alvinegro. Cumprindo perda de mando de campo, a equipe potiguar recebeu o Paraná no estádio Almeidão, em João Pessoa, e foi derrotada por 2 a 0 pelo Tricolor paranaense. Muitos torcedores deixaram o jogo antes mesmo do término. Uma torcedora, apesar de não ir embora, mostrou que o futebol do ABC não estava empolgante. Ela foi flagrada pelo PremiereFC aos 33 minutos do segundo tempo se esforçando para se manter acordada (veja o vídeo).

Fé no 'Padim Ciço'

O jogo de estreia do Icasa era complicado: receber o Sport, apontado como um dos favoritos à conquista da Série B e, consequentemente, a uma das quatro vagas ao acesso à elite no ano que vem. Durante a execução do Hino Nacional no estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte (CE), chamou a atenção um homem de baixa estatura que se perfilou com o time cearense carregando a imagem de Padre Cícero, padroeiro da cidade, e um terço.

Antônio da Silva, vulgo "Toinho", tornou-se uma espécie de talismã da equipe de Juazeiro e passou a acompanhar o time depois que deixou de torcer para o rival Guarani local para vestir as cores do Verdão do Cariri. E deu muito certo: o Icasa derrotou o Sport por 2 a 1, começando a Segundona com três valiosos pontos.

Medida por medida

Se Padre Cícero auxiliou o Icasa fora de campo, o Verdão do Cariri também contou com uma ajudinha a mais nos 2 a 1 sobre o Sport. Antes do jogo, o goleiro Magrão já tinha percebido que a marca do pênalti de uma das áreas estava próxima demais da linha do gol. E foi justamente naquela área que saiu o pênalti que resultou no primeiro gol do time cearense. Na cobrança, Elanardo converteu.

Após o fim do primeiro tempo, Magrão deixou claro que achou que a marca estava próxima demais. A equipe do PremiereFC conferiu a medida com uma trena e descobriu que ela havia sido pintada a 9,50m do gol, quando a regra da Fifa exige uma distância de 11m.

Cruz-maltino de roupa nova

A semana marcou lançamentos das camisas novas de Flamengo e Botafogo para o Brasileirão 2013. Neste sábado, na primeira rodada, foi a vez de o Vasco estrear sua camisa, com riqueza de detalhes. Além da inscrição "115 anos" no ombro, que tem uma pequena faixa diagonal preta, há nas costas uma referência ao primeiro escudo usado pela equipe.

Na parte interna, as bandeiras estilizadas de Brasil e Portugal se fundem, com a citação ao trecho do hino "no futebol és um traço de união" dos dois países. Na barra da manga, as oito estrelas referentes às quatro conquistas de campeonatos brasileiros, mais a Libertadores, Mercosul, Sul-Americano e Terra e Mar. Nas costas, próximo à barra, inscrições lembrando feitos históricos do clube, como "Virada do Século", "Camisas Negras" e "Resposta Histórica". Ah, e na estreia do Brasileirão, o Vasco derrotou a Portuguesa por 1 a 0.

mensagens camisa Vasco (Foto: Reprodução / Instagram)Mensagens na  nova camisa do Vasco (Foto: Reprodução / Instagram)

Cartão-faixa de parabéns

O técnico Tite completou 52 anos neste sábado e foi homenageado pela torcida do Corinthians antes do empate por 1 a 1 com o Botafogo, na estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro, no estádio do Pacaembu. Os alvinegros paulistas estenderam uma faixa com os dizeres “Parabéns Tite” no setor do Tobogã.

Faixa Parabéns Tite Corinthians (Foto: Alexandre Lozetti)Faixa "Parabéns Tite" na torcida do Corinthians (Foto: Alexandre Lozetti)

Bruna Marquezine na torcida do Flamengo

Os torcedores do Flamengo não perderam a chance de mostrar o bom humor na partida contra o Santos. Enquanto esperava na longa fila para entrar no estádio Mané Garrincha, um rubro-negro se destacou por estar com uma imagem da atriz Bruna Marquezine, namorada de Neymar, que se despediu do Peixe para jogar no Barcelona. Mas não era uma imagem qualquer.

Na réplica, a atriz estava com um biquíni do Flamengo. Em entrevista recente, a namorada do jovem craque declarou que torce pelo jogador e até passou a assistir a mais jogos do Santos, mas que seu time do coração é o Rubro-Negro.

bruna marquezine mané garrincha flamengo x santos (Foto: Thiago Dias)Imagem de Bruna Marquezine, com biquini rubro-negro, no Mané Garrincha (Foto: Thiago Dias)

Lágrimas na despedida

Era a estreia de Santos e Flamengo no Brasileirão 2013, no palco de estreia da seleção brasileira na Copa das Confederações, com quase 70 mil torcedores presentes, mas o protagonista da tarde era só um: Neymar. O craque fez sua última partida pelo Peixe antes de se transferir para o Barcelona e não escondeu a emoção com o momento. Durante a execução do Hino Nacional, interpretado pela cantora Ellen Oléria, o jogador deixou escorrer as lágrimas (veja o vídeo).

- A emoção é grande. Mas quando o jogo começa, a gente esquece tudo - disse Neymar, antes de a bola rolar.

Em campo, o novo atleta do Barcelona teve atuação discreta em sua última partida com a camisa do Santos. Apesar de ter sido o jogador mais participativo do Alvinegro, ele não conseguiu se despedir da equipe paulista com uma vitória e deixou o Mané Garrincha com um 0 a 0 diante do Flamengo. O adeus ao Peixe começou com o choro de emoção, mas terminou com declarações de alegria pelo novo desafio na carreira.

- Será uma honra jogar com Messi, Xavi, Iniesta... O Dani Alves foi o cara que mais me encheu o saco, no bom sentido, para ir para lá (risos)... Será uma satisfação grandiosa - disse o craque.

Torcida Flamengo Mané Garrincha (Foto: Cahê Mota)Torcida lotou o Mané Garrincha e gerou a maior
renda do futebol nacional (Foto: Cahê Mota)

Mais no Mané Garrincha: recorde de renda e água fria

O empate entre Santos e Flamengo por 0 a 0 não se destacou apenas pela despedida de Neymar. O duelo ficará na história do futebol brasileiro também por ter tido a maior renda de bilheteria. Os ingressos caros para a partida, e os quase 70 mil torcedores presentes renderam R$ 6.948.710,00 de renda com a partida. Antes, o maior valor absoluto arrecadado em um jogo no Brasil havia sido os R$ 4.484.282,25 da partida entre São Paulo e Internacional, na semifinal da Libertadores de 2010.

O duelo foi o primeiro do estádio Mané Garrincha com todos os lugares do estádio disponíveis. A arena ganhou elogios dos técnicos Muricy Ramalho e Jorginho, mas ambos reclamaram de um detalhe: a água fria nos chuveiros.

-A gente percebe que ainda faltam umas coisinhas. Esse jogo é para isso, testar.  O chuveiro estava gelado – declarou o técnico santista.

Jorginho concordou sobre a água, mas achou o saldo positivo.

- Ninguém reclamou.  O campo não está excepcional, mas está em nom estado, bem melhor do que vários campos que jogamos.  O estádio é maravilhoso, meio alçapão. Só faltou água quente, tomei banho de água fria – comentou Jorginho.

Seca a mão, Josa!

O volante Josa, que tem atuado como lateral-esquerdo na ausência de Douglas Santos, protagonizou um lance no mínimo curioso na derrota do Náutico por 2 a 0 para o Grêmio. O jogador tentou cobrar um lateral, ainda no primeiro tempo, e arremessou a bola, mas ela escapuliu e sequer entrou no jogo. A torcida gremista no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, não perdoou e curtiu com o volante, que secou as mãos e conseguiu concluir o arremesso na segunda tentativa (veja o vídeo).