quinta-feira, 23 de maio de 2013

Mobile turbinado, guias, atuações: o Brasileirão chega com novidades

O Campeonato Brasileiro que começa no próximo sábado, dia 25, será marcado por uma série de novidades no Globoesporte.com e no SporTV.com. Acompanhar os 380 jogos em tempo real com vídeos agora será mais fácil: a versão do site para celulares e tablets (m.globoesporte.com) está muito mais amigável. A nova versão turbinou as transmissões em tempo real com vídeos exclusivos, trouxe tabelas e uma navegação mais intuitiva.

A nova versão móvel tem várias funcionalidades do Tempo Real versão desktop: alerta na tela para gols nas outras partidas, aviso quando novos vídeos são cadastrados e escalações dos times. Além disso, é fácil navegar entre os jogos pela barra de resultados no alto da tela.

foto_materia_apresentacao_brasileirao (Foto: Infoesporte)As novidades do Brasileirão de 2013 (Foto: Infoesporte)

O site inteiro terá novidades: antes de cada rodada, o internauta terá um Guia para saber tudo sobre os dez jogos que virão - desde serviço de ingressos, informações sobre quem joga (ou não joga), dicas para o Cartola FC, detalhes sobre árbitros e times. Após a rodada, o tradicional "pacotão" vai reunir tudo o que de mais importante aconteceu nos dez jogos.

No Sportv.com, o internauta poderá navegar pelos vídeos da rodada - pulando de um jogo para outro com facilidade. E duas atrações exclusivas continuam fazendo diferença: o Cartola FC, que já ultrapassou a marca de 2 milhões de times cadastrados; e o já tradicional Bolão do Sportv - onde você pode apostar nos resultados das partidas.

Voltando ao Globoesporte.com - a versão desktop também tem suas funcionalidades exclusivas. O simulador lançado como novidade pelo site em 2007 segue com toda força, dando uma mão ao torcedor nas contas. Também na área de tabelas, temos o Túnel do Tempo - que permite que o internauta compare o Brasileirão com o passado a cada rodada. E a Artilharia com Vídeos - onde o usuário pode conferir o número de gols marcados por cada jogador - e assisti-los.

Outra novidade que o site trará serão as atuações dos atletas. Até 2012, eram atribuídas aos jogadores apenas notas, que contavam para o Troféu Armando Nogueira, que aponta o melhor jogador do Brasileirão. A partir de agora, haverá também uma breve descrição sobre a participação do atleta na partida - como já aconteceu em alguns estaduais.

E isso é apenas o começo. Ainda no primeiro semestre, o site trará outras novidades para atender o torcedor.  Prepare-se, pois a bola vai rolar, e você continua sendo nosso convidado para viver todas as emoções do Campeonato Brasileiro.



Com quase 800 mil times, Danilo é o mais escalado do Cartola FC

arouca santos danilo corinthians final paulista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Danilo foi o autor do gol do título paulista, contra o
Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Até a manhã desta quinta-feira, a dois dias do fechamento do mercado, já são mais de 790 mil equipes escaladas para a primeira rodada da temporada 2013 do Cartola FC. E, até agora, o meia Danilo, do Corinthians, é o preferido dos jogadores do fantasy game. O camisa 20 do Timão, que custa C$ 5.00, foi escalado por 396 mil cartoleiros.

O Corinthians, campeão paulista deste ano, estreia no Brasileirão no sábado, contra o Botafogo, campeão carioca, no Pacaembu, às 21h (de Brasília).

O preço inicial para contar com Danilo foi definido em votação pela internet. Além do corintiano, outros cinco jogadores que venceram as enquetes de "Bons e baratos" estão entre os mais escalados para a primeira rodada. Entre eles, estão o lateral Fabrício (Internacional), o zagueiro Bruno Rodrigo (Cruzeiro), o volante Souza (Grêmio) e os meias Arouca (Santos) e Fellype Gabriel (Botafogo).

Para participar do Cartola FC, basta acessar o site do fantasy game, clicando aqui, e cadastrar sua equipe. Para ter seu time já disputando a primeira rodada, os 11 jogadores e o técnico devem ser escolhidos até o fechamento do mercado, que será no sábado, às 16h30m (de Brasília). Duas horas depois, começa o Brasileirão, com os duelos Vasco x Portuguesa e Vitória x Internacional.

Veja a relação com os preferidos dos cartoleiros até agora:

Posição Jogador Clube Nº de clubes
Goleiro Dida Grêmio 163.140
Laterais Thiago Carletto São Paulo 149.414
  Fabrício Internacional 125.889
Zagueiros Bruno Rodrigo Cruzeiro 279.001
  Rafael Toloi São Paulo 158.567
Meias Danilo Corinthians 396.642
  Souza Grêmio 201.780
  Arouca Santos 200.643
  Fellype Gabriel Botafogo 109.886
Atacantes Romarinho Corinthians 265.801
  Atlético-MG 131.757
Técnico Vadão Criciúma 296.690


'Não sentimos o gol', diz técnico do São Paulo/Suzano após 1ª vitória

Após nove partidas sem vencer, finalmente o São Paulo/Suzano conquistou seu primeiro triunfo na Liga Futsal, ao derrotar o São Bernardo por 3 a 1, fora de casa, na noite da última quarta-feira. Fernando Cabral, técnico do Tricolor, ficou contente com a postura emocional de sua equipe, principalmente após sofrer o gol dos donos da casa.

- O jogo foi exatamente como os outros. A diferença é que sentimos menos o gol tomado quando estávamos vencendo por 2 a 0. Voltamos com equilíbrio no segundo tempo e isso me deixou feliz, porque o emocional estava pesando. Antes, a equipe tomava um gol e parecia que tinha levado cinco - comentou Cabral.

São Bernardo x São Paulo Liga Futsal (Foto: Thiago Fidelix)Jogando fora de casa, São Paulo/Suzano controlou o emocional para vencer a primeira (Foto: Thiago Fidelix)

Durante a semana Cabral já havia comentado que o descontrole e o cansaço da equipe haviam custado alguns pontos na competição. Nos últimos jogos, o Tricolor se caracterizou por atacar muito o adversário, mas não conseguir converter as chances criadas em gol. Contra o São Bernardo, a mudança da ofensividade desenfreada para o trabalho de posse bola foi fundamental para a vitória.

- Um dos meus pedidos foi para que, quando estivermos na frente do placar, mantermos o equilíbrio na posse de bola. Vale a pena valorizar alguns lances e selecionar melhor os ataques. Hoje o número de conclusões diminuiu, mas a posse de bola aumentou. Ficamos menos ofensivos, mas nos resguardamos mais para recebermos menos ataques - disse o treinador.

Depois de abrir 2 a 0, o São Paulo sofreu um gol e o São Bernardo passou a ameaçar mais, mas, de acordo com Cabral, a equipe soube suportar a pressão. Agora o objetivo tricolor é buscar mais três pontos, sexta-feira, contra o São Caetano, para manter viva a intenção de somar nove pontos nas próximas rodadas.

- O time se comportou bem no segundo tempo. Sofremos um pouquinho mas soubemos nos defender. O mais importante é fazer isso na próxima partida, já que nosso objetivo é buscar mais uma vitória e subir aos poucos na tabela para conseguir a classificação.



Atletas elegem Tite o melhor técnico do país e Leão o pior que já tiveram

Toda unanimidade é burra, diria Nelson Rodrigues. Tite, então, é uma quase unanimidade do futebol brasileiro. É quase impossível encontrar quem fale mal do técnico do Corinthians. A fama de correto, justo e boa gente já é antiga, e, nos últimos anos, ele ainda juntou às boas referências pessoais um currículo invejável. Ganhou a Copa Sul-Americana pelo Internacional e, no Timão, conquistou o Brasileirão, a Libertadores, o Mundial e o Paulista. O último título foi o de melhor técnico do país, eleito em pesquisa realizada pelo GLOBOESPORTE.COM em parceria com a revista "

Prêmio resumido pelo professor com uma palavra: reconhecimento.

- Ser escolhido pelos atletas como melhor técnico do Brasil é, para mim, motivo de orgulho. Além de um incentivo à minha "inquietude" em busca de conhecimento e crescimento pessoal e profissional.

técnicos_Censo (Foto: Infoesporte)

Ele teve mais do que o triplo dos votos de Muricy Ramalho, tetracampeão nacional: 150 a 49. Foram 24 treinadores citados, e 33 atletas preferiram não responder. Mas a pesquisa não é só feita de elogios. Os jogadores também foram questionados sobre o pior técnico com quem já trabalharam. Apesar da garantia do anonimato, 175 boleiros ficaram em cima do muro e não responderam, ou disseram "nenhum": a grande maioria. Entre os citados, Emerson Leão ganhou (ou perdeu) também com larga vantagem: 29 votos.

Tite: corrente de confiança

Tite chegou ao Corinthians em 2010, quando o clube demitiu Adilson Batista, e ainda tentava se reencontrar após a saída de Mano Menezes para a seleção brasileira. Apesar de não ter conquistado o título brasileiro, pelo qual lutou até a última rodada, e da trágica eliminação diante do Tolima, na primeira fase da Libertadores, ele foi mantido pela diretoria. Decisão acertada. De lá para cá, são quatro troféus levantados e quase nenhum atrito com jogadores.

O que mais se ressalta no Timão é o ambiente de respeito às decisões de Tite. Mesmo aqueles que não jogam se enquadram em seu lema de "merecimento". Quem ameaça roer a corrente é isolado pelo grupo. Foi o que ocorreu com o argentino Martínez, que, no ano passado, ameaçou deixar o clube se não se tornasse titular. A pressão não deu certo, e ele se transferiu para o Boca Juniors. Após a eliminação para o mesmo Boca na atual edição da Libertadores, Alexandre Pato esboçou a reclamação por sua condição de reserva, mas logo recuou.

Tite, Corinthians x Boca Juniors (Foto: Marcos Ribolli)Tite tem a preferência de 43,7% dos jogadores que
disputam as Séries A e B (Foto: Marcos Ribolli)

- Não fico surpreso por ele ter sido eleito. Sei da capacidade dele, tivemos um rápido contato quando eu tinha 12 anos, e agora nos reencontramos. Ele tem trabalhado muito bem, torna um grupo muito forte e vai buscar muitos títulos - afirmou Pato.

Além dos resultados, as frases e expressões do treinador alvinegro o marcaram como um dos grandes personagens recentes do futebol. Nas entrevistas coletivas após os jogos, ele fala como se tivesse entrado em campo. Semblante cansado, intenso, chega a suar. Bate nas teclas do profissionalismo e da justiça. Após o empate diante do Boca, em que o trio de arbitragem prejudicou o Corinthians no Pacaembu, o gaúcho revelou que foi cínico ao cumprimentar juiz e assistentes:

- Botei meu lado podre pra fora.

A última dor de cabeça do comandante foi Jorge Henrique. A comissão técnica alegou problemas de indisciplina após o atacante ter chegado atrasado ao treino e o afastou do grupo. Tite não aceita que quebrem a corrente de confiança.

- Em cinco meses no Corinthians, e pelo que já havia ouvido, o Tite é um cara super profissional, trabalhador, honesto, e tem o grupo inteiro nas mãos. É um cara sensacional, que consegue conduzir 30 jogadores e todos ficam felizes - elogiou o zagueiro Gil.

Leão: o outro lado

As respostas sobre o pior técnico que cada um teve em sua carreira reservaram curiosidades: 80 profissionais foram citados. Entre eles, nomes como o holandês Frank de Boer, o turco Yilmaz Vural e brasileiros menos conhecidos como Bezerra, Bagé, Eugênio, Mauro Ovelha, Ney da Matta... Até José Mourinho foi vítima, votado por dois atletas.

Emerson Leão reclama contra Lusa (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Emerson Leão não teve boa votação dos atletas
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Em meio a quase 200 abstenções, Leão foi o líder de votos: 29, também mais do que o triplo dos que vieram a seguir. Joel Santana foi lembrado por oito jogadores, e Vágner Mancini por sete. Os preferidos dos boleiros, Tite e Muricy Ramalho, não receberam votos, mas nem Luiz Felipe Scolari escapou da ira dos atletas. O comandante da seleção brasileira teve uma indicação para pior técnico - e 11 para melhor.

Campeão brasileiro em 2002 no comando do Santos, Emerson Leão está desempregado desde o ano passado, fato que, segundo ele, facilita para que jogadores o indiquem. Ele trabalhou no São Caetano em 2012, após ser demitido do São Paulo em razão das eliminações nas semifinais do Paulistão e da Copa do Brasil. A saída do Morumbi, assim como em 2005, em sua primeira passagem pelo clube, gerou uma série de críticas de jogadores e dirigentes. Os mesmos que haviam trabalhado com ele sete anos antes.

- Futebol é muito simples. Quem está entre os 11, gosta; quem não está, reclama. E eu não tenho acordo com jogador, não tenho acordo com empresário. Por isso, não gostam. Acho que está na hora de os jogadores de futebol fazerem um pouco pelo Brasil, porque eles estão jogando muito pouco - defendeu-se o treinador.

Acho que está na hora de os jogadores de futebol fazerem um pouco pelo Brasil, porque eles estão jogando muito pouco"

Emerson Leão

Incomodado com o resultado, mas de bom humor, Leão disse que os jogadores se esconderam atrás de seu nome, já que não precisam ter seus votos revelados, e citou a boa relação com Diego Tardelli, atacante que foi destaque do São Paulo sob seu comando, entre 2004 e 2005, mas deixou o clube depois que o treinador também saiu.

- Vai perguntar pro Tardelli se ele me acha bom. É que só gostam do lado negativo.

Leão, no entanto, não recebeu nenhum voto para melhor técnico do país.



Como você avalia o desempenho dos times brasileiros na Libertadores?

A disputa da Libertadores começou de forma esperançosa para os times brasileiros.Afinal de contas, o país tem os últimos três campeões do torneio, contam com maior poder de investimento que os rivais sul-americanos e têm elencos de maior qualidade.

Assim, todas as seis equipes que começaram a competição, conseguiram a classificação para as oitavas de final. Mas aí quatro – Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo – sucumbiram e foram eliminadas.

Por isso o “Arena SporTV” quer saber: Como você avalia o desempenho dos times brasileiros na Libertadores até aqui?

outdoor Tijuana jogo Atlético-MG (Foto: Leonardo Simonini)Atlético-MG: o grande favorito na Libertadores? (Foto: Leonardo Simonini)

Apenas Atlético-MG e Fluminense continuam na disputa. Os cariocas empataram sem gols na primeira partida das quartas de final com o Olimpia, do Paraguai, em São Januário.

Já o time mineiro começo o duelo com o Tijuana na noite desta quinta-feira, no México, por uma vaga nas semifinais.



Estão abertas as inscrições para o concurso Musa do Brasileirão 2013

O desfile de beldades vai começar! O concurso Musa do Brasileirão está de volta e já abriu suas inscrições para a escolha da mulher mais bonita entre os 20 clubes da Série A. As interessadas têm até o dia 12 de julho para se candidatar seguindo as regras do link abaixo.

Clique para se inscrever e conferir o regulamento da competição

No ano passado, a musa do Grêmio, Martina Spier, foi a vencedora, batendo as representantes de Náutico e Corinthians na final. Confira no vídeo um clipe especial com a gaúcha.

Nesta temporada, o regulamento mudou. Haverá uma divisão de quatro grupos de cinco concorrentes. Para as semifinais, a mais votada do Grupo A cruza com a do Grupo C, e a mais votada do Grupo B duela com a do Grupo D. As duas que passarem fazem a final.

Após a seleção das fotos, a publicação das 20 finalistas sai no dia 16 de agosto.

Montagem Musas Vencedoras - Musa do Brasileirão (Foto: Globoesporte.com)As vencedoras Robertha Portella, Nicole Bahls, Ariane Gonzalez, Wanessa Mattos (em cima); Nina Fortini, Bianca Leão e Martina Spier (embaixo), na ordem dos concursos, desde 2006 (Foto: Globoesporte.com)



Resultados desta quarta na Copa do Brasil, Libertadores e quatro estaduais

23/05/2013 00h14 - Atualizado em 23/05/2013 00h14

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Taça Libertadores da América 2013 (Quartas de final - jogos de ida)

Real Garcilaso-PER 1 x 3 Santa Fé-COL
Fluminense 0 x 0 Olimpia-PAR

Copa do Brasil 2013 (Segunda fase - jogos de volta)

Vitória 1 x 1 Salgueiro-PE
Figueirense 3 x 1 Arapongas-PR
Santos 0 x 0 Joinville
Botafogo 3 x 0 CRB
Cruzeiro 4 x 0 Resende-RJ

- Salgueiro-PE, Figueirense, Santos, Botafogo e Cruzeiro avançam à próxima fase.

Campeonato Roraimense 2013 (Segundo turno - 4ª rodada)

GAS 3 x 2 Atlético Roraima
Baré 2 x 2 Náutico-RR

Campeonato Carioca Série B 2013 (Taça Corcovado - 6ª rodada)

Tigres 2 x 1 Cabofriense
Barra da Tijuca 2 x 1 Bonsucesso
Serra Macaense 1 x 1 Ceres
Barra Mansa 3 x 1 América de Três Rios
Americano 2 x 0 Mesquita
Angra dos Reis 2 x 3 Artsul
America-RJ 3 x 0 Juventus-RJ - WO
Goytacaz 4 x 2 Portuguesa-RJ

Campeonato Gaúcho Segunda Divisão 2013 (Segundo turno - 1ª rodada)

Riograndense 1 x 0 Avenida
Riopardense 4 x 2 Gaúcho
Panambi 1 x 0 Brasil de Farroupilha
Glória 1 x 0 Internacional SM
Santo Ângelo 1 x 1 Farroupilha
Aimoré 2 x 0 São Paulo-RS
Ypiranga-RS 2 x 0 Guarany de Camaquã

Campeonato Cearense Série B 2013 (Primeira fase - 10ª rodada)

Uniclinic 1 x 1 Quixadá

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso



Em casa, Jadson recebe placa no retorno ao estádio do Café

O amistoso entre São Paulo e Londrina, na noite desta quarta-feira, na cidade paranaense, fez o meia Jadson retornar para a sua cidade natal e atuar próximo de seus familiares. O meia estava tão em casa que foi até homenageado antes do pontapé inicial do jogo, que terminou com a vitória são-paulina por 2 a 1.

Acompanhado por Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, e Adalberto Batista, diretor de futebol do Tricolor, Jadson foi recebido por autoridades locais quando entrou no gramado do estádio do Café e presenteado com uma placa.

– Foi um momento muito especial e fiquei feliz pelo reconhecimento. Pude rever velhos amigos, jogar diante da minha família e fiquei contente pela oportunidade – disse o jogador, em entrevista ao site oficial do São Paulo.

Jadson é homenageado em Londrina (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Jadson recebe homenagem antes do início do amistoso, em Londrina (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)



Após belo gol em Londrina, Roni comemora: 'Tenho sorte em estreias'

Roni precisou de apenas 11 minutos para quebrar o gelo da estreia com a camisa do São Paulo. Colocado em campo no segundo tempo do amistoso contra o Londrina, nesta quarta-feira, no Paraná, o meio-campista fez um belo gol e recebeu elogios do técnico Ney Franco.

– Tenho sorte em estreias, sempre faço gol. Estou muito feliz. Vai ser uma briga sadia e vou aprender muito com Jadson e Ganso. Estou entrando para ajudar – disse.

Roni São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Roni chuta e marca seu primeiro gol pelo São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

O meia-atacante chegou ao Tricolor como uma aposta depois de se destacar no Campeonato Paulista. Atuando pelo Mogi Migim, clube que chegou às semifinais, o jogador de 22 anos marcou nove gols e chamou a atenção da diretoria são-paulina.

A boa atuação dele e dos outros reservas na etapa final do amistoso rendeu elogios do técnico Ney Franco. No domingo, ele deve começar no banco de reservas contra a Ponte Preta, às 16h, em Campinas, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

– Ele finaliza bem e veio contratado pelo desempenho que teve no Paulistão. Contratamos nessa aposta de ser um jogador que possa chegar e vestir a camisa. Ele fez um gol muito bonito – disse o treinador.



Ney aprova atuação e destaca rendimento de reservas no 2º tempo

Foi apenas um teste contra um time que disputará a Série D do Campeonato Brasileiro, mas o técnico Ney Franco ficou satisfeito com a atuação do São Paulo na vitória por 2 a 1 sobre o Londrina, em amistoso disputado nesta quarta-feira, no Paraná. O treinador destacou o rendimento dos jogadores reservas, escalados no segundo tempo.

– Foi ótimo. Ficamos um tempo parados em treinamento e estamos recuperando alguns atletas. Além de armar o time para enfrentar a Ponte, foi o jogo ideal para lançar jogadores que contratamos e outros oriundos da base – afirmou.

Jogadores do São Paulo com Ney Franco (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Roni puxa a fila de jogadores do São Paulo, com Ney Franco (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Com os titulares, o São Paulo fez 1 a 0 na etapa inicial, gol anotado pelo centroavante Luis Fabiano, de cabeça. No segundo tempo, com dez mudanças, o Tricolor voltou mais forte ofensivamente e marcou o segundo, com o estreante Roni. Neílson ainda descontou para o Tubarão.

– Chamou a atenção o segundo tempo, os jogadores entraram com desenvoltura. Mostrou que estamos no caminho certo – ressaltou.

O São Paulo estreia no Brasileirão no domingo contra a Ponte Preta, às 16h, em Campinas. Depois das mudanças feitas pela direita, tanto na saída quanto na chegada de jogadores, o treinador se diz satisfeito com o elenco que tem para iniciar o torneio. 

– Temos um bom elenco para começar e um time em condições de levar até a parada – disse.



Contra São Bernardo, São Paulo vence primeiro jogo na Liga Futsal

São Bernardo São Paulo/Suzano Liga Futsal (Foto: Thiago Fidelix)São Paulo/Suzano vence o São  Bernardo pela Liga
Futsal (Foto: Thiago Fidelix)

Na noite desta quarta-feira, o São Paulo/Suzano conquistou um resultado inédito do time na temporada 2013 da Liga Futsal. Jogando contra o São Bernardo, no Ginásio Adib Moyses Dib, no ABC, o Tricolor venceu o jogo por 3 a 1. Apesar de ambas as equipes necessitarem da vitória, a partida foi morna. O São Paulo/Suzano conseguiu definir a partida nos dois primeiros minutos de jogo, onde a equipe fez dois gols. Com tranquilidade, o time conseguiu administrar o placar e levar para Suzano a primeira vitória do grupo no nacional.

O Tricolor fez um bom início de jogo. Mesmo jogando fora de casa a equipe tricolor pressionou e em 22 segundos, Matheus abriu o placar para os visitantes. Com uma boa movimentação e troca de passes, o São Paulo/Suzano conseguia impor o ritmo de jogo sem precisar usar a velocidade, uma das principais caracteristicas do time. Cadenciando o jogo, o Tricolor fez o segundo gol antes do segundo minuto de jogo, com o fixo Ferrugem. O São Bernardo não encontrava espaço para atacar. Os donos da casa arriscavam trocas de passe no meio da quadra, mas não conseguiam criar chances contundentes. No decorrer do primeiro tempo, a marcação do São Paulo/Suzano afrouxou e aos 17 minutos,  o São Bernardo conseguiu diminuir o placar com o ala Paulo Neto. Os donos da casa tentaram arrancar o empate, mas os visitantes não permitiram e o placar permaneceu igual para o segundo tempo.

Os 20 minutos finais se tornou um jogo muito parado. As duas equipes jogavam igual, criavam e arriscavam poucas jogadas. Em uma partida morna, os jogadores de ambos os times tocavam bastante a bola, mas as jogadas organizadas tinham pouca objetividade. Quando surgia alguma oportunidade, a chance era desperdiçada. O cronômetro estava cada vez mais próximo do zero e ambas as equipes necessitam da vitória. Fora da zona de classificação, os três pontos poderia dar um ânimo maior aos times. O São Bernardo passou a usar o goleiro linha quando restavam 3 minutos para o fim da partida. O São Paulo/Suzano apostava no contra-ataque. Na briga entre esquemas diferentes, o Tricolor foi mais eficiente. Restando um pouco mais que 2 minutos, Ferrugem fez o segundo gol dele na partida. Com o placar em 3 a 1, o São Paulo/Suzano conseguir liguidar a fatura e garantiu a primeira vitória na competição.

O São Paulo/Suzano joga com mais um time do ABC. Em casa, o Tricolor recebe o São Caetano nesta sexta-feira, às 20h, no Ginásio Roberto David. O São Bernardo viaja para o Paraná. Na região sul do país, o time enfrenta o Marechal Rondon, neste sábado, às 20h, no Ginásio Ney Braga.



Velho-novo São Paulo vence o Londrina em amistoso no Paraná

No jogo da festa do Londrina pelo título do interior paranaense, quem comemorou e projetou um segundo semestre melhor foi o São Paulo. Não que o Tricolor tenha feito uma grande exibição contra um rival que disputará apenas a Série D, mas a vitória por 2 a 1, nesta terça-feira, no estádio do Café, mostrou que alguns titulares precisarão se mexer no Brasileirão.

O time considerado principal, escalado no primeiro tempo, teve dificuldades para superar o Tubarão, uma das surpresas do Campeonato Paranaense. Luis Fabiano, ameaçado pelo presidente Juvenal Juvêncio de ser negociado por causa do baixo rendimento, marcou de cabeça e foi ovacionado pela torcida. Saiu de campo dizendo que não descarta uma transferência.

O Tricolor jogou bem mesmo no segundo tempo. Onze jogadores entraram e subiram o rendimento ofensivo. Caramelo, Regis e Lucas Evangelista tiveram bom desempenho. Roni, destaque do Mogi Mirim no Paulistão, fez um belo gol e mostrou que pode ser uma sombra para os medalhões do meio de campo. Neílson ainda descontou para os donos da casa, que quase empataram no fim, mas pararam em Léo, o terceiro goleiro tricolor, que fez seu primeiro jogo pelo Tricolor.

O São Paulo estreia no Brasileirão contra a Ponte Preta, domingo, às 16h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O Londrina inicia sua caminhada na Série D diante do JMalucelli, dia 8 de junho, em Curitiba.

Luis Fabiano jogo São Paulo e Londrina (Foto: Agência Estado)Luis Fabiano, do São Paulo, disputa com Germano, do Londrina (Foto: Agência Estado)

Contrastes em jogo

Série A contra Série D. Um time milionário, com jogadores badalados, diante de outro com atletas desconhecidos e em formação. As diferenças entre São Paulo e Londrina pararam na teoria. A denominação de “jogo amistoso” também. Tricolor e Tubarão fizeram um primeiro tempo disputado e até com lances mais bruscos. Praticamente iguais no rendimento, pesou a maior qualidade técnica para dar a vantagem aos paulistas.

O Londrina esqueceu a festa pela conquista do título do interior paranaense. As más atuações do adversário no início do ano também pesaram para que o time da casa se abrisse. A defesa são-paulina, aliás, voltou a vacilar. Lúcio errou em demasia na proteção. Germano, ao furar dentro da área, e Dirceu, em uma cabeçada que acertou o travessão, quase marcaram.

O São Paulo teve dificuldades para criar. Maicon e Rodrigo Caio, posicionados no losango montado por Ney Franco, foram pouco produtivos e nada acrescentaram ao ataque. De novo, Sobrou para Jadson pensar e ser o único mais efetivo. Sobrou para Silvinho correr, correr, correr e abrir os espaços, principalmente pelo lado esquerdo.

O gol veio com aquele em quem o Tricolor tanto apostou para decidir na Libertadores e que, hoje, corre o risco de ser negociado. Ovacionado pela torcida local, Luis Fabiano não foi brilhante, mas, pelo menos, mostrou oportunismo. Carleto acertou o cruzamento, e o camisa 9 ganhou da zaga pelo alto para desviar de cabeça no canto esquerdo de Danilo.

Experiências de Ney Franco

O São Paulo voltou com outro time no segundo tempo. Ney Franco manteve apenas o goleiro Denis entre aqueles que iniciaram a partida. Caramelo, Paulo Miranda, Rhodolfo, Juan, Wellington, Allan, Roni, Lucas Evangelista, Regis, Aloísio entraram em busca de convencer o treinador de que podem ser titulares no Campeonato Brasileiro.

O rendimento, aliás, foi superior ao do time considerado principal. O Tricolor passou a variar as jogadas pelos lados e controlou o jogo com facilidade. O estreante Caramelo quase fez um golaço ao disparar da defesa e chutar bem próximo ao ângulo esquerdo do Tubarão.

A velocidade do setor ofensivo envolveu o adversário e permitiu que o São Paulo continuasse pressionando. Aloísio carimbou a trave após bela jogada de Regis. No entanto, coube a outro reforço vindo do Mogi Mirim a ampliar o placar. Com estilo, o garoto de 21 anos bateu forte e acertou o canto direito alto do goleiro Danilo.

O problema voltou a ser a defesa. Seja com Lúcio e Edson Silva ou com Paulo Miranda e Rhodolfo, os paulistas insistem em falhar em lances pelo alto, principalmente em jogadas de bola parada. O Londrina aproveitou. Bruno levantou a bola para a área, Neílson se antecipou à marcação e desviou de cabeça, sem chances para Denis.

A imaturidade do time em segurar a bola no ataque levou o Londrina a pressionar. Com jogadores mais experientes e no embalo da torcida, o time paranaense foi para cima nos minutos finais, mas não soube aproveitar as chances criadas. Na melhor oportunidade, Maicon chutou forte e parou em Léo, o jovem goleiro que fez sua estreia pelo São Paulo.