sábado, 3 de novembro de 2012

São Paulo trabalha com duas datas para a estreia de Ganso

Ganso no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Paulo Henrique Ganso, durante treino do Tricolor
(Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

Pela primeira vez desde que anunciou a contratação de Paulo Henrique Ganso, o São Paulo já planeja a estreia do meia, contratado do Santos por R$ 23,9 milhões. O técnico Ney Franco, em conversas com os médicos, fisioterapeutas e preparadores físicos, já tem em mente duas datas: dia 18, contra o Náutico, pelo Campeonato Brasileiro, ou 28, data reservada para a segunda semifinal da Copa Sul-Americana, caso o time passe pela Universidad de Chile e garanta sua classificação.

Uma coisa está definida: o primeiro jogo do meio-campista por sua nova equipe vai ocorrer no estádio do Morumbi, até para que o Tricolor possa promover ações de marketing e faturar alto com a venda de ingressos.

- Desse jeito, poderemos unir o útil ao agradável - diz uma pessoa ligada à diretoria.

Desde segunda-feira, Ganso trabalha à parte com os preparadores no gramado. Na última sexta, por exemplo, o treino físico durou uma hora e em nenhum momento o atleta reclamou da carga de exercícios ou de cansaço. Essa é a última etapa antes de ser liberado para treinar com os companheiros, o que deve ocorrer na segunda-feira. A partir daí, o atleta vai intensificar os trabalhos com bola. Na próxima semana, se tudo correr bem, ele vai disputar um jogo treino para que sua condição seja avaliada. Sendo aprovado, já será possível planejar a estreia.

Questionado sobre o assunto, o preparador físico Alexandre Lopes mantém a cautela e diz que o caso do jogador é analisado diariamente por todos no CT.

- Ele está fazendo tudo que foi planejado e não tem reclamado de nenhum problema. Isso é um fato positivo, mas temos de continuar trabalhando da mesma maneira, sem pressa - afirmou. 



Lesionados, suspensos e pendurados para a rodada #34 do Brasileirão 2012

seedorf Botafogo x Atlético-GO (Foto: Dhavid Normando/Futura Press/Agência Estado)Com estiramento, Seedorf desfalca o Botafogo
(Foto: Dhavid Normando/Futura Press/Agência Estado)

A cada rodada, mais emoção no Campeonato Brasileiro. E assim como a competição, a disputa nas ligas do Cartola FC também aperta com o início do último mês de partidas. Neste sábado começa a 34ª rodada, com os primeiros jogos marcados para as 19h30 (horário de Brasília). O mercado para o fantasy game ficará aberto até duas horas antes do início dos confrontos, ou seja às 17h30. Por isso, fique atento e veja quem não terá condições de jogo, seja por lesão ou suspensão.

Já no sábado, o Figueirense, que ainda tenta um "milagre" para se livrar do rebaixamento, pega o Flamengo no Rio de Janeiro. O alvinegro catarinense terá que superar as oito ausência de lesão. Aloísio sofreu uma contratura muscular na partida contra a Portuguesa e, Loco Abreu, seu substituto, voltou a sentir dores no joelho recém-operado. Já o Rubro-Negro não poderá contar com Ibson e Wellington Silva, suspensos, além do goleiro Felipe, que se machucou diante do Atlético-MG. A boa notícia fica por conta do retorno de Léo Moura.

O Cruzeiro é outro com muitos desfalques. São quatro atletas machucados (Borges, Léo, Tinga e Victorino), além de Thiago Carvalho, suspenso, que não encaram o Santos, que jogará sem Bruno Peres, fora pelo terceiro cartão amarelo. Com a ausência do principal astro, Seedorf, o Botafogo encara o Palmeiras, que não contará com o zagueiro Thiago Heleno e o lateral-esquerdo Leandro, ambos lesionados.

O Internacional não conta com quatro atletas considerados titulares para o confronto com o Náutico. Forlán, D'Alessandro e Fred estão suspensos, enquanto Dagoberto está fora por lesão. O Galo encara o Coritiba sem contar com o volante Pierre, que recebeu o terceiro amarelo diante do Flamengo.

Confira os lesionados, pendurados e suspensos para a 34ª rodada:

Suspensos e lesionados do brasileirão 2012 - 02/11/2012 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)



Exigente, Ney Franco diz que São Paulo ainda tem muito a evoluir

O São Paulo trocou a irregularidade pela confiança na reta final de 2012. No Campeonato Brasileiro, depois de ameaçar entrar no G-4 em várias ocasiões e não conseguir, o time se acertou em campo e alcançou seu objetivo. Tanto que hoje tem sete pontos de vantagem para o Internacional, seu principal rival na briga por uma vaga na pré-Libertadores de 2013. Na Copa Sul-Americana, a equipe tem tudo para garantir vaga na semifinal do torneio após ter vencido a Universidad de Chile por 2 a 0, em Santiago - o jogo da volta será na quarta, no Pacaembu.

Mesmo assim, o técnico Ney Franco ainda não está plenamente satisfeito. Às vésperas do duelo contra o líder Fluminense, o treinador afirma que sua equipe precisa ser mais regular durante os 90 minutos.

- Ainda acho que o time oscila muito durante as partidas, não estamos conseguindo jogar o segundo tempo com a mesma intensidade da etapa inicial. Mesmo com tudo que a equipe cresceu no Brasileiro e na Copa Sul-Americana, ainda tem espaço para melhorar taticamente e tecnicamente - afirmou.

grupo São Paulo (Foto: João Pires / VIPCOMM)Grupo do São Paulo durante treino no CT da Barra Funda (Foto: João Pires / VIPCOMM)

O treinador reconhece que as carências que existem no elenco contribuem para os problemas que têm surgido durante as partidas. Contra o Universidad do Chile, por exemplo, o time caiu de produção quando Maicon entrou na vaga de Cortez. Ney diz que o problema será corrigido no próximo ano.

- É exatamente nesse momento que entra a participação do treinador na montagem do elenco do ano que vem. Queremos ter dois jogadores como opção em cada posição. E já estamos trabalhando para isso - disse.

Além de Negueba, já contratado para 2013, a diretoria tem conversas adiantadas com Aloísio, atacante do Figueirense. Ele chegaria para ocupar a reserva imediata de Luis Fabiano. Ney Franco também já pediu a contratação de dois laterais (um direito e um esquerdo).  



CBF não previu: se vice do BR-12 vencer Sul-Americana, vaga para Libertadores está indefinida

Bruno Quaresma e Guilherme Palenzuela - 03/11/2012 - 06:33 São Paulo (SP)

Universidad de Chile x São Paulo - Copa Sul-Americana - Gol do Willian José (Foto: Claudio Santana/AFP)
Willian José marcou dois gols contra a Universidad de Chile e o São Paulo está perto da semifinal da Sul-Americana (Foto: Claudio Santana/AFP)

Torcedor são-paulino, você já imaginou ver seu time terminar 2012 como campeão da Sul-Americana e vice do Brasileirão? O que seria um ótimo encerramento de ano pode se transformar em um começo de 2013 ingrato. As duas conquistas dão vaga para a Libertadores de 2013, mas em fases diferentes. Porém, o regulamento da CBF não prevê essa possibilidade e, a cinco rodadas do término do campeonato, a entidade ainda não sabe o que fazer caso isso aconteça e admite o erro na formulação:

– Foi um caso que a gente não previu. Isso já deveria ter sido definido antes do início do campeonato e, para o ano que vem, será incluído no regulamento. Nas próximas semanas vamos definir o que vai acontecer – declarou Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF e responsável pelos regulamentos das competições da entidade.

Enquanto o campeão da Sul-Americana se garante na primeira fase do principal torneio continental, o segundo colocado no Nacional vai direto para a segunda fase da Libertadores (fase de grupos). A questão é que, se um clube se encaixar nessas duas condições (além do São Paulo, o mesmo pode acontecer com o Grêmio), não está determinado no regulamento em qual das vagas ele entrará na Copa Libertadores.

- Confira o regulamento do Brasileirão, que não esclarece a situação
- Veja aqui a divisão de vagas para os clubes brasileiros

A Conmebol deixa claro que se o campeão da Sul-Americana já estiver classificado para a Libertadores pelas competições nacionais, caberá à entidade nacional, no caso a CBF, definir a situação desse clube.

A diretoria do São Paulo acredita que haverá bom senso na decisão e espera que, se o Tricolor terminar o ano nessa situação, a vaga direta conquistada pelo Brasileirão prevaleça sobre a da Sul-Americana.

Enquanto o Campeonato Brasileiro termina em 2 de dezembro, o torneio continental acaba só dez dias depois, o que interfere na pré-temporada do ano que vem (veja mais detalhes abaixo).

Desde 2011, o campeão da  Sul-Americana passou a ter direito a uma vaga na Copa Libertadores.
 
Com a palavra, João Paulo de Jesus Lopes, vice de futebol do São Paulo:

"Internamente, nunca tivemos dúvidas. Se o São Paulo se classificar pelo segundo lugar do Brasileiro ou até pelo primeiro, vamos entrar direto na fase de grupos da Libertadores, mesmo com título da Sul-Americana. Esse é o bom senso. Nesse caso, abriríamos mão da vaga de campeão da Sul-Americana.

Se não está no regulamento, não está definido. Em nenhum lugar está escrito. A informação que temos é que sempre será pela melhor posição. Se a gente se classificar em uma situação melhor no Brasileiro, prevalece a melhor. Se ainda não está regulamentado e a CBF vai regulamentar, ótimo."

Com a palavra, Paulo Pelaipe, diretor executivo de futebol do Grêmio:

"Ainda não sabemos como ficará. A CBF, por enquanto, não conversou conosco. Sabíamos que o título da Sul-Americana dá vaga apenas para a primeira fase da Libertadores. Depois do feriado, teremos que questionar a CBF sobre isso. Em função disso, vamos marcar uma reunião com a CBF para as próximas semanas, antes de se aproximar o sorteio.

A questão da pré-temporada é fundamental. O time que joga a segunda fase tem muito mais tempo de preparação. É muito melhor você entrar direto na Libertadores, é muitíssimo importante ter este tempo em janeiro."

Planejamento de 2013 está em jogo
A decisão que a CBF irá tomar tem importante peso no planejamento das equipes para 2013. A final da Sul-Americana acontece no dia 12 de dezembro, e os jogadores só ganharão férias após essa data.

Como a lei exige 30 dias de descanso, os jogadores só voltariam às atividades no dia 12 de janeiro. Na edição deste ano, os confrontos da primeira fase começaram no dia 24 de janeiro. Assim, o elenco campeão da Sul-Americana pode ter apenas 12 dias de preparação para estrear na Libertadores.

Já a segunda fase, que é a de grupos, começa no início de fevereiro. Assim, a equipe que se garantir diretamente para esse estágio da disputa, terá mais tempo para preparar os jogadores, que costumam voltar sem ritmo após 30 dias de férias.

Por ser em mata-mata, a primeira fase da Libertadores já foi traiçoeira com o Corinthians. Em 2011, o rival do Tricolor foi eliminado pelo Tolima (COL) e não pôde nem disputar a fase de grupos da competição, que foi vencida pelo Santos.

Em 2011, vice herdaria vaga se Vasco ganhasse Sul-Americana

No ano passado, a Conmebol se antecipou a uma situação semelhante, que poderia ocorrer com o Vasco, semifinalista da Sul-Americana e campeão da Copa do Brasil – então garantido na Libertadores de 2012. A entidade definiu que caso o Vasco fosse campeão da Sul-Americana, a vaga pelo título continental ficaria com o vice-campeão, mesmo que de outro país.

Apesar da decisão, a Conmebol já previa no regulamento da Libertadores de 2012 que caberia à federação nacional de cada país definir o que seria feito caso um clube do país, já classificado para a Libertadores, conquistasse a vaga também pelo título da Sul-Americana.

No caso de 2011, se o time vencedor da Sul-Americana já tivesse conquistado a classificação para a Libertadores por outros meios, o vice ficaria com a vaga. Caso o vice também tivesse vaga para a Liberta, o posto seria herdado pelo semifinalista terceiro colocado na competição, e assim por diante. Nesse molde, apenas três clubes brasileiros teriam direito à classificação para a Libertadores de 2012 pelo Brasileirão de 2011.

Como o Vasco acabou eliminado pela Universidad de Chile na semifinal, a alternativa não teve de ser colocada em prática.



Ney se defende das críticas e diz: 'O importante é que a equipe evoluiu'

Ney Franco São Paulo coletiva (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Ney Franco, em entrevista coletiva do São Paulo
(Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)

Com sete pontos a mais que o Internacional, quinto colocado, o São Paulo está bem perto de se garantir na Libertadores do ano que vem. Na Sul-Americana, o time também faz boa campanha - pode até perder por um gol de diferença para a Universidad de Chile, quarta-feira, no Pacaembu, e, ainda assim, garante vaga nas semifinais da competição.

Mesmo assim, o trabalho de Ney Franco não é unanimidade - e o técnico sabe disso. Nesta sexta-feira, ele voltou a se mostrar incomodado com as críticas que recebeu por uma alteração feita no intervalo do jogo contra La U, em Santiago. Com o São Paulo vencendo por 2 a 0 e um homem a mais em campo, Ney trocou Cortez por Maicon, mexendo em três setores da equipe - Wellingon foi para a lateral direita, Douglas passou para a esquerda e Maicon ocupou uma vaga no meio. O time chileno acabou crescendo em campo depois disso. Ney foi criticado e se irritou com os ataques.

- O importante é que a equipe evoluiu tecnicamente e fisicamente. Como qualquer treinador, eu estou sujeito a fazer uma substituição e não dar certo, o jogador não entrar bem. Mas nós vencemos uma equipe que não tinha perdido em casa este ano (La U), com dois gols feitos, esse é o número que me importa. O resto é fofoca. Às vezes, a crítica é construtiva, mas, às vezes, é um pouco de maldade no coração - disse.

O treinador mandou um recado aos críticos: é preciso ter o mesmo equilíbrio para elogiar e para criticar.

- Contra a Portuguesa, por exemplo, fiz uma alteração acertada porque não tinha lateral no banco. Não ganhamos por um placar maior porque a substituição foi errada. Outra coisa: algumas enquetes colocavam o Willian José como jogador menos votado pela torcida para jogar. Banquei o jogador e ele deu o resultado esperado. Isso faz parte do trabalho do treinador, da responsabilidade que ele tem - finalizou. 



São Paulo x Fluminense: 26.500 ingressos vendidos para domingo

Grandes jogadores dos dois lados, expectativa de um grande jogo. A partida entre São Paulo e Fluminense, neste domingo, tem tudo para ser disputada com casa cheia no Morumbi. A diretoria do clube paulista colocou 62.039 ingressos à venda na última quarta-feira e todos trabalham com uma previsão de, no mínimo, 45 mil torcedores na partida que terá início às 17h.

Estádio morumbi (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Diretoria são-paulina espera 45 mil pessoas no domingo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Até o fechamento das bilheterias nesta sexta-feira, 26.500 ingressos haviam sido comercializados. Ainda restam bilhetes de todos os setores e as vendas prosseguem normalmente neste sábado, em vários postos espalhados pela capital. (Veja a relação abaixo).

- A nossa previsão é bastante otimista. Contra o Cruzeiro, tivemos 40 mil torcedores. Agora estamos esperando mais, até pela vitória da última quarta-feira. No número que divulgamos, ainda não estão incluídos os donos de cadeiras cativas. E muita gente deixa para comprar o ingresso no sábado - afirmou o diretor financeiro do clube, Osvaldo Vieira de Abreu.

Vale lembrar que a partida contra o Cruzeiro, quando 40.457 torcedores acompanharam a vitória por 1 a 0, gol marcado por Osvaldo, ainda tem o maior público do campeonato. 

Confira os preços dos ingressos

- Para sócio-torcedor
Térreo Visa ST (vendas somente pela internet): R$ 35
Arquibancada laranja: R$ 15
Arquibancada azul: R$ 20
Setor Morumbi Premium ST: R$ 64
Arquibancada amarela Visa ST (vendas também pela internet): R$ 5
Arquibancada vermelha superior Visa ST (vendas somente pela internet): R$ 20

- Para outros são-paulinos
Setor térreo Visa (vendas somente pela internet): R$ 70 (meia-entrada, R$ 35)
Setor Morumbi Premium e cadeira especial azul: R$ 80 (meia, R$ 40)
Cadeiras cativas azul e vermelha (venda somente no estádio): R$ 40 (meia, R$ 20)
Cadeira laranja: R$ 60 (meia, R$ 30)
Arquibancada laranja Premium: R$ 60 (meia, R$ 30)
Setor Visa Infinite (vendas somente pela internet): R$ 160 (meia, R$ 80)
Arquibancada laranja: R$ 30 (meia, R$ 15)
Arquibancada azul: R$ 40 (meia, R$ 20)
Arquibancada amarela Visa (vendas somente pela internet): R$ 10 (meia, R$ 5)
Arquibancada vermelha Visa (vendas somente pela internet): R$ 40 (meia, R$ 20)
Camarote Vip: R$ 400 (meia, R$ 200)
Setor para Portadores de Necessidades Especiais (107 lugares)
PNE Entrada Gratuita - Acompanhante R$ 30 (meia, R$15)

Pontos de venda
- Bilheterias do Morumbi (das 10h às 17h)
- Loja Reebok São Paulo Shopping Paulista - Rua Treze de Maio, 947 - Bela Vista (das 10h às 17h)
- Loja Reebok São Paulo Lapa - Rua Cenno Sbrighi, 595 - Água Branca (das 10h às 17h)
- Loja Reebok São Paulo Santo André - Rua Presidente Carlos de Campos, 50 (das 10h às 17h)
- Loja Reebok São Paulo Shopping Ibirapuera - Av. Ibirapuera, 3101 - Moema (das 10h às 17h) 



Com Tricolor em alta, Ney Franco vê momento favorável para pegar o Flu

Ney Franco (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Ney Franco acredita que duelo com o Flu será um
grande jogo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

Seis vitórias nas últimas oito partidas disputadas na temporada. O ataque é o segundo mais positivo do segundo turno do Campeonato Brasileiro, com 23 gols marcados em 18 partidas disputadas. A defesa, que era o grande problema, acertou-se e tomou apenas três gols no mesmo período. Por tudo isso, segundo o técnico Ney Franco, não haveria melhor momento para o São Paulo enfrentar o líder Fluminense. A partida será realizada domingo, às 17h (horário de Brasília), no estádio do Morumbi.

- A sequência de vitórias vai além do ganho na pontuação. Ela faz a equipe pegar autoconfiança. Temos de respeitar o adversário, que é o líder do campeonato, mas não mudaremos nossa forma de trabalhar. Dentro da nossa casa, temos de repetir o que fez o nosso time subir no Brasileiro. E, principalmente ter atenção para não oscilar novamente como ocorreu contra o Flamengo - afirmou o treinador.

Ney Franco acredita que o jogo de domingo tem tudo para ser um dos mais atraentes deste Campeonato Brasileiro.

- São Paulo e Fluminense são as equipes de melhor campanha e isso trará um reflexo emocional interessante para a partida. São times que jogam ofensivamente, procuram o gol a todo instante. Será um adversário muito duro de ser batido e, para conseguirmos isso, é preciso que todos os setores funcionem bem - ressaltou o técnico.

O treinador comemora a volta de Luis Fabiano que, após ser poupado pela comissão técnica na quarta-feira, formará o trio de ataque com Lucas e Osvaldo no final de semana.

- A bola sempre o procura dentro da área, tem tido uma participação muito importante dentro do plano tático - finalizou Ney Franco.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Luis Fabiano não treina no campo, mas está escalado para domingo

Como já estava previsto pela comissão técnica, os jogadores do São Paulo iniciaram a preparação para o jogo de domingo, contra o Fluminense, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, com um treino físico nesta sexta. Os atletas que viajaram para Santiago, onde o time venceu a Universidad de Chile por 2 a 0, pela Copa Sul-Americana, na quarta-feira, fizeram exercícios de musculação no Reffis e foram liberados. Os atletas que ficaram em São Paulo realizaram um trabalho tático no gramado, sob comando do auxiliar de Ney Franco, Éder Bastos.

Luis Fabiano, que foi poupado pela comissão técnica no meio da semana, trabalhou no Reffis com os companheiros. Ele treinará normalmente no campo na manhã deste sábado e, se não sofrer nenhum problema de última hora, voltará ao time na partida que será disputada no Morumbi.

Luis Fabiano, Lucas e Jadson no Reffis (Foto: Marcelo Prado / globoesporte.com)Luis Fabiano, Lucas e Jadson no Reffis (Foto: Marcelo Prado / globoesporte.com)

Se o Fabuloso tem volta praticamente confirmada, o mesmo ainda não pode se dizer do zagueiro Paulo Miranda, que vem atuando como lateral pela direita. O defensor torceu o joelho esquerdo no último sábado, contra o Sport, fez tratamento intensivo durante toda a semana e fará um teste decisivo na manhã deste sábado. Se for vetado mais uma vez, Douglas, que foi muito bem na partida disputada no Chile, seguirá na equipe titular.

- O Luis está praticamente definido que joga. O Paulo evoluiu muito e vai trabalhar amanhã. De qualquer maneira, fiz convocação de 20 atletas e treinando amanhã normalmente vai para o jogo - afirmou o técnico Ney Franco.

Na manhã deste sábado, Ney comandará o único tático antes do duelo contra o líder do Campeonato Brasileiro, que tem 72 pontos e uma mão no título. O São Paulo vem na quarta colocação, com 58 pontos, sete a mais que o Internacional e oito à frente de Botafogo e Vasco, que dividem a sexta posição.   



Alcindo, ex-Fla e ídolo no Japão, agora cuida de fazenda no oeste do Paraná

Os cabelos longos ficaram para trás, e o campo que ele se dedica não é mais o de futebol. Os anos se passaram, e muita coisa mudou para Alcindo, o ex-jogador de Flamengo, São Paulo, Grêmio, Corinthians e Fluminense e que se tornou ídolo do futebol japonês na década de 90 ao lado de Zico.

Morando na pequena São Miguel do Iguaçu de 25 mil habitantes, no oeste do Paraná, Alcindo leva uma vida pacata administrando a fazenda que comprou com a família e a empresa de insumos agrícolas no qual é sócio. Em meio à sua propriedade, o jogador construiu uma casa espaçosa e confortável onde recebe os amigos, muitos deles do meio futebolístico.

Alcindo é agricultor no oeste do Paraná (Foto: reprodução RPCTV)Alcindo da duro na fazenda onde mora e trabalha
(Foto: reprodução RPCTV)

- O Sócrates veio aqui. Ficou aqui uns dias - relembra.

Alcindo começou a carreira pelo Flamengo em meio aos grandes craques do Rubro-Negro em meados da década 80. Foi comparado a Renato Gaúcho e até considerado seu sucessor na camisa do Flamengo, mas nunca se firmou no clube. Depois, ele se transferiu para São Paulo e, em seguida, para o Grêmio, onde jogou até 1994, quando foi para o Kashima Antlers, do Japão, a convite do amigo Zico.

Alcindo se encontrou do outro lado do mundo. Seu futebol e o estilo “cabeludo careca” conquistaram os japoneses, que o elevaram a condição de ídolo. Além do Kashima, ele também passou pelo Verdy Kawasaki e Consadole Sapporo.

De volta ao Brasil, ainda passou pelo Corinthians em 1996, Fluminense, voltou ao Japão e encerrou a carreira no ano 2000, no CRZ, ex-time do seu amigo Zico.

Todo dia estou aprendendo alguma coisa, principalmente lidar com pessoas. Sempre conversando e dialogando. E sou apenas mais um no meio deles"

Alcindo

Após o fim da carreira, Alcindo fez um caminho de volta às suas origens. Nascido na cidade de Medianeira, também no oeste do Paraná, ele foi ao encontro dos pais e do resto da família que ficou na região. De tradição agrícola, Alcindo abraçou a nova carreira que, aos 45 anos, conta estar aprendendo dia a dia.  

- Todo dia estou aprendendo alguma coisa, principalmente lidar com pessoas. Sempre conversando e dialogando. E sou apenas mais um no meio deles, que já estão há 30 anos.

Apesar de muitos anos fora do Brasil, Alcindo não sai de casa sem ser parado e reconhecido pelos moradores de São Miguel do Iguaçu. Muitos, conta ele, se surpreendem com a presença do jogador em meio à cidade de pouco mais de 25 mil habitantes.

- O pessoal quando me vê, diz: ‘Nossa, mas você aqui em São Miguel?’. Eu digo: ‘O que quê tem?’.

Cada um escolhe um lugar para morar. Fui nascido e criado a trinta quilômetros daqui. E acabei voltando às origens.
 



São Paulo cobrará R$ 16 mi da CBF por atletas convocados desde 97

Kaká e Lucas no treino da Seleção (Foto: Mowa Press)Kaká e Lucas: dois jogadores cedidos pelo Tricolor
à Seleção em épocas diferentes (Foto: Mowa Press)

O São Paulo quer aproveitar a boa relação do presidente Juvenal Juvêncio com o mandatário da CBF, José Maria Marin, para definir uma questão que se arrasta há anos. O clube quer receber do órgão que comanda o futebol brasileiro o valor referente a salários e direitos de imagem dos atletas que foram convocados para a seleção desde 1997.

Quem comanda as negociações é o diretor financeiro do Tricolor, Osvaldo Vieira de Abreu. De acordo com suas contas, o São Paulo precisa receber aproximadamente R$ 16 milhões. Esse valor é dividido da seguinte maneira: R$ 7 milhões de salários, R$ 2,2 milhões de direitos de imagem e R$ 6,8 milhões de juros.

- Os jogadores vão para a seleção e a CBF deveria pagar por isso. Está na Lei Pelé. Esse valor de juros é usando apenas o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado). Se pegarmos outro índice para análise, o valor sobe ainda mais. Na próxima semana, teremos uma reunião para tentar resolver isso. Acho que até o presidente Juvenal Juvêncio poderá ir junto, já que seria uma boa oportunidade para visitar o Marin - afirmou o dirigente.

A questão será definida com o diretor financeiro da CBF, Antonio Osorio Ribeiro.

- Estou confiante porque estamos buscando apenas os nossos direitos. Vamos ver que acordo pode ser feito. De repente pagam os salários e os juros. Vamos aguardar - finalizou.

O São Paulo busca um acordo com a CBF desde a época  em que Ricardo Teixeira comandava o órgão. No entanto, como a relação entre clube e dirigente era péssima, a negociação nunca caminhou.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Ney confirma Fabuloso e ainda espera contar com Paulo Miranda

LANCEPRESS! - 02/11/2012 - 18:36 São Paulo (SP)

Luis Fabiano - Treino do São Paulo (Foto: Miguel Schincariol)
Luis Fabiano participa de treino na academia (Foto: Miguel Schincariol)

O atacante Luis Fabiano está confirmado para a partida deste domingo, diante do Fluminense, no Morumbi, às 17h, pelo Campeonato Brasileiro. O artilheiro fez um trabalho com os titulares na academia. Por outro lado, o lateral Paulo Miranda foi liberado pela comissão médica, vai ao campo neste sábado, mas depende de uma evolução física para saber se vai ao campo.

- Os dois treinam amanhã (sábado). Os dois estão liberados para o treinamento de amanhã (sábado). O Luis praticamente está definido que joga. O Paulo evoluiu muito a questão de contusão dele. Creio que amanhã ele vá treinar. Ele está convocado para o jogo. Treinando normalmente, ele vai para o jogo - declarou o treinador, em entrevista coletiva.

O lateral sentiu um entorse no joelho esquerdo e não viajou com o elenco para o Chile. Segundo a comissão médica, ele precisa ser reavaliado para saber se tem condições de jogo. O técnico Ney Franco já o relacionou entre os 20 atletas que vão para o próximo jogo.

Caso seja vetado, o Ney Franco deve optar por Douglas. Na última partida, pela Sul-Americana, o camisa 23 foi o titular.



Confiantes, jogadores descartam cansaço e 'querem partir para cima' do Fluminense

Kaíque Ferreira - 02/11/2012 - 01:47 São Paulo (SP)

Osvaldo - São Paulo (Foto: Renato Cordeiro)
Osvaldo também quer entrar em campo contra o Fluminense (Foto: Renato Cordeiro)

O elenco do São Paulo só deixou o aeroporto Internacional de Guarulhos na madrugada desta sexta-feira, após a longa viagem ao Chile. Depois de encarar a decisão na fase de quartas de final da Copa Sul-Americana, o Tricolor volta o foco para o Brasileiro. Em quarto lugar com 58 pontos, o clube do Morumbi encara o líder Fluminense na próxima rodada, neste domingo, em casa, às 17h. Mesmo desgastados com a viagem e com apenas dois dias de trabalho até o jogo, os jogadores descartaram o cansaço.

- Não tenho porque pedir para ser poupado. Falta menos de um mês ou um pouco mais (para que o Brasileiro termine e, se chegar à final da Sul-Americana, em meados de dezembro) para o fim dos jogos. Eu quero jogar todos os jogos para ser campeão da Sul-Americana, entrar no G4 e conseguir, ao menos, o segundo lugar no Brasileiro - afirmou o volante Denilson.

Endossando o discurso de que o jogo contra o Fluminense, líder do Brasileiro traz uma motivação a mais, o meia-atacante Lucas quer trabalhar forte e aproveitar os momentos livres para estar 100% no domingo.

- O treino é mais para acertar o time que vai começar jogando, os ajustes finais, treinar finalizações, que eu gosto bastante. Domingo, é partir para cima do Fluminense, e aproveitar o tempo fora do treino para descansar - afirmou o camisa 7.

Nesta sexta-feira, o elenco se reapresenta no período da tarde, para treinamentos no CT da Barra Funda. O técnico Ney Franco deve ter à disposição o atacante Luis Fabiano, poupado diante da Universidad de Chile por conta de problemas musculares. Já o lateral Paulo Miranda será reavaliado pela comissão médicas para saber se tem condições de jogo.



Sem demonstrar cansaço, Ganso faz treino físico no campo

LANCEPRESS! - 02/11/2012 - 18:59 São Paulo (SP)

Ganso - Treino do São Paulo (Foto: Miguel Schincariol)
Ganso treina no CT da Barra Funda (Foto: Miguel Schincariol)

O meia Paulo Henrique Ganso segue a preparação para estrear pelo São Paulo ainda nesta temporada. Nesta sexta-feira, no CT da Barra Funda o camisa 8 fez atividade sem bola em um dos campos e não aparentou cansaço.

Sob a supervisão do fisioterapeuta Betinho e também do médico José Sanchez, o meio-campista fez um trabalho individual. Por cerca de uma hora, ele fez atividades de corrida. Alternando impulsos pequenos e outros mais prolongados, o camisa 8 correu na beira do campo e, em seguida, algumas atividades até o centro do gramado. Diferentemente das últimas vezes, nesta sexta ele não trabalhou com bola.

Ganso não aparentou cansaço e, em nenhum momento, queixou-se da intensidade da atividade ou parou para descansar. Ao término da atividade, ele passou pelos jornalistas sorrindo e os cumprimentando. Sem ficar ofegante, ele passou bastante animado.

Os médicos não trabalham com previsão de estrear do meio-campista. Contudo, com a expectativa é a de que ele possa estar apto a entrar em campo em meados de novembro.

Ganso marca seu primeiro gol pelo Tricolor. Veja o lance!



Denilson, sobre os desfalques do Fluminense: 'Eu gostaria que estivessem os titulares em campo'

LANCEPRESS! - 02/11/2012 - 14:20 São Paulo (SP)

Denilson - São Paulo (Foto: Ale Cabral)
Volante prefereria encarar o time completo do Fluminense (Foto: Ale Cabral)

Ocupando a quarta posição no Brasileiro com 58 pontos, o São Paulo encara o líder do Brasileiro, o Fluminense, neste domingo, no Morumbi. Sem contar com Deco e Wágner, ambos machucados, o clube carioca chega desfalcado para o jogo. O volante Denilson, contudo, gostaria de encarar a equipe completa do adversário.

- Eu gostaria que tivessem os titulares em campo. Mas, se não tiver, vamos com a mesma vontade para conquistarmos o objetivo, porque são pontos importantes - declarou o camisa 15.

Com a ausência dos meio-campistas, a atenção aumenta com o atacante Fred, artilheiro da competição. Questionado sobre as dificuldades com o camisa 9 do rival, Denilson admitiu preocupação, mas confia no potencial do elenco para vencer o jogo.

- Atacante muito perigoso. Temos de ter cuidado. Respeitamos não só o Fred, como a equipe toda do Fluminense, mas temos totais condições de chegarmos dentro da nossa casa, com o estádio lotado, e conseguirmos os três pontos que são fundamentais para a nossa equipe - completou.

No segundo turno, o São Paulo tem a melhor defesa da competição, tendo sofrido apenas oito gols em 14 jogos.



São Paulo mantém conversas com Lugano para janela de janeiro

Guilherme Palenzuela - 02/11/2012 - 08:00 São Paulo

HOME - Eliminatórias Sul-Americanas-2014 - Argentina x Uruguai - Lugano (Foto: Juan Mabromata/AFP)
Diego Lugano procurou o São Paulo no início de outubro (Foto: Juan Mabromata/AFP)

O São Paulo não faz proposta, mas mantém aceso permanentemente o interesse pelo zagueiro uruguaio Diego Lugano, campeão mundial em 2005 pelo clube, e que está insatisfeito no Paris Saint-Germain (FRA). O Tricolor é o único clube que mantém contato frequente com o jogador, para tê-lo em janeiro.

Lugano revelou sua insatisfação no PSG no início de outubro. No clube francês, o uruguaio não tem sido utilizado pelo técnico Carlo Ancelotti, e é quarta opção para a zaga. Na frente dele estão o francês Mamadou Sakho e os brasileiros Thiago SIlva e Alex. O ex-são-paulino ficou fora da lista de 25 atletas que o clube inscreveu para a Liga dos Campeões.

O Grêmio, que recentemente demonstrou interesse no jogador, deve esperar as mudanças na diretoria para conversar mais uma vez. Fábio Koff, eleito, reassume a presidência no meio de dezembro.

A diretoria do São Paulo, no entanto, tem conversado com frequência. O clube quer saber de todas as movimentações da concorrência para contratar o uruguaio em janeiro, para decidir se irá avançar com uma proposta.

Para voltar ao São Paulo, Lugano teria de aceitar uma redução salarial. Hoje, ele recebe 330 mil euros (R$ 860 mil) por mês no PSG, muito acima do teto são-paulino. Sua saída, porém, não deve ser dificultada. Lugano tem um dos maiores salários do PSG, completa hoje 32 anos, e não está sendo utilizado. Os franceses devem aceitar vendê-lo por quanto pagaram, há um ano: 3 milhões de euros (R$ 7,9 milhões).