segunda-feira, 25 de março de 2013

Wellington visita instituição que cuida de jovens com câncer

Depois do treino desta segunda-feira, no CT da Barra Funda, o volante Wellington visitou uma instituição que cuida de jovens com câncer, no bairro de Moema, em São Paulo.

Wellington São Paulo crianças Páscoa (Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net)Wellington, do São Paulo, visita crianças com câncer (Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net)

Na companhia do mascote do clube, o Santo Paulo, o jogador tricolor tirou fotos, deu autógrafos e aproveitou a proximidade da Páscoa para entregar presentes às crianças.

– Foi um grande aprendizado. Ver as crianças com aquele sorriso no rosto, mesmo com todos os problemas que eles têm, representa muita coisa pra mim. Às vezes reclamamos por bobeira, e a vida é muito mais que isso. Foi um grande prazer fazer essa visita e uma grande lição que eles passaram pra mim – disse o jogador ao site oficial do clube.

Wellington São Paulo crianças Páscoa (Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net)Wellington distribui ovos de Páscoa para as crianças (Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net)

Reserva nas duas últimas partidas, Wellington poderá voltar a ser titular do São Paulo contra o Paulista, quarta-feira, às 22h, no estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, pelo Campeonato Paulista.

Wellington São Paulo crianças Páscoa (Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net)Wellington fez a alegria da criançada (Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net)



Com Denilson suspenso, São Paulo abre disputa por vaga no meio

Wellington São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)Wellington é o mais cotado para entrar na vaga de
Denilson nesta quarta (Foto: Marcos Ribolli)

Depois de escalar o São Paulo com o mesmo time contra São Bernardo e Bragantino, o técnico Ney Franco será obrigado a fazer uma mudança. O volante Denilson recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão diante do Paulista, quarta-feira, às 22h, em Jundiaí, pelo Campeonato Paulista.

A saída dele abre uma brecha para o técnico Ney Franco testar algumas possibilidades que podem ser úteis nas duas últimas rodadas da fase de grupos da Taça Libertadores, diante do Strongest, em 4 de abril, na Bolívia, e do Atlético-MG, dia 17, no Morumbi.

Wellington é o mais cotado para ficar com a posição. No entanto, Fabrício corre por fora e também tem chances de atuar. Outra alternativa é passar Rodrigo Caio para a posição e colocar novamente o zagueiro Paulo Miranda como lateral-direito.

O defensor está recuperado de uma artroscopia no joelho esquerdo e treinou normalmente com os reservas nesta segunda-feira, no CT da Barra Funda. A tendência é que, pelo menos, seja relacionado para o confronto no estádio Jayme Cintra.

Paulo Miranda, aliás, sempre foi considerado o titular da lateral por Ney Franco. Douglas também passou pela função, mas não agradou. Já Rodrigo Caio vem realizando boas atuações também improvisado e recebeu elogios do comandante nos últimos jogos.

Clique e assista aos vídeos do São Paulo



Sem vaga garantida, Wallyson tenta recuperar tempo no São Paulo

Wallyson São Paulo (Foto: site saopaulofc.net)Wallyson ganhou força na briga por um lugar na 
equipe titular (Foto: site saopaulofc.net)

Wallyson ainda não fez gols com a camisa do São Paulo, mas os três jogos que realizou como titular serviram para colocá-lo na briga para se firmar na equipe considerada principal pelo técnico Ney Franco. Apesar dos elogios, o jogador ainda não se considera dono de uma posição.

- É difícil falar agora. Estou aqui para ajudar o São Paulo. Se o Ney Franco me escolher, estarei pronto para jogar – afirmou.

Wallyson estreou em 3 de março ao entrar no intervalo contra o Penapolense. Depois de atuar poucos minutos diante do Arsenal, na Argentina, recebeu mais chances para ganhar ritmo de jogo. Com isso, iniciou os confrontos frente a Oeste, São Bernardo e Bragantino.

No último jogo, aliás, foi quando ele teve melhor rendimento. O ex-cruzeirense fez o cruzamento para o primeiro gol (contra, de Preto) e deu início ao lance em que Luis Fabiano ampliou a vantagem tricolor e garantiu a décima vitória do líder no Campeonato Paulista.

Contratado durante a pré-temporada, em janeiro, Wallyson demorou a ficar à diposição de Ney Franco por estar em recuperação de uma cirurgia no tornozelo esquerdo, realizada em novembro. Por conta disso, precisou alternar trabalhos físicos e fisioterapia até ser liberado.

- Fiquei muito tempo parado, até voltar ao normal demora um pouco. Quando você começa a treinar com o grupo, tudo fica mais rápido. Agora é recuperar esse tempo.



Teve Isso! Substituição em coletiva, abraço em árbitro e maca costurada

Os estaduais de norte a sul do Brasil movimentaram o futebol brasileiro no fim de semana. Em várias partidas ocorreram lances curiosos, inusitados, engraçados e até mesmo bizarros. Perdeu algum? Confira no Teve Isso desta segunda-feira.

Sem voz, Dunga é substituído por auxiliar em coletiva

Na vitória do Inter-RS por 3 a 0 sobre o Santa Cruz-RS, o técnico Dunga gritou tanto na beira do gramado para orientar os seus jogadores durante a partida que, sem voz, teve que ser substituído pelo seu auxiliar-técnico Andrey Lopes na entrevista coletiva.

Dunga técnico Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)Sem voz, Dunga não falou na coletiva após a vitória do Inter (Foto: Tomás Hammes / GLOBOESPORTE.COM)

Pênalti? Árbitro volta atrás de decisão

No primeiro tempo da partida entre Madureira e Botafogo, em Moça Bonita, válida pela segunda rodada da Taça Rio, o árbitro Philip Georg Bennett marcou pênalti de Fernando no atacante Rafael Marques, mas voltou atrás de sua decisão 1m38s depois, ao ser informado de um impedimento de Seedorf que o auxiliar não assinalou no início da jogada. Este pênalti acabou não fazendo falta ao Glorioso, que venceu o jogo por 2 a 1, com gols do zagueiro Doria e do meia Seedorf.

Errou o gol, mas acertou o radialista

Aos 40 minutos do segundo tempo da partida entre Criciúma e Chapecoense, realizada no Estádio Heriberto Hülse pela quarta rodada do returno do Campeonato Catarinense, o atacante Ronaldo Capixaba correu com a bola dominada em direção à grande área numa chance real de gol. Mas o chute de canhota  saiu torto, longe da meta do goleiro do Criciúma. Pior para o repórter no campo, que foi atingido pelo arremate que pode ter perdido a direção, mas não a força. Depois do lance, Capixaba deu as costas e o jogo seguiu. A partida terminou empatada em 0 a 0.

Sai ou não sai? Seedorf acaba expulso

Seedorf estava sendo um dos grandes nomes do Botafogo na vitória por 2 a 1 sobre o Madureira pela segunda rodada da Taça Rio. Além de fazer o cruzamento para o gol do zagueiro Doria, ele marcou o segundo gol do Glorioso. No entanto, o holândês acabou sendo expulso quase no final da partida, num lance estranho.

André Bahia estava na beira do campo para entrar. Diante da sinalização de substituição, o holandês resolveu correr na direção do atleta. Mas o árbitro Philip Georg Bennett pediu que o holandês saísse no lado oposto, mais próximo de onde eles estavam. O camisa 10 não quis. Levou o cartão amarelo. Depois de advertido, insistiu em sair pelo lado contrário ao indicado pelo juiz. Então recebeu outro amarelo - e o vermelho, consequentemente. Foi a primeira expulsão de Seedorf no Botafogo e um fato raro na carreira dele. O jogador, nos tempos de Milan, em 2006, recebeu vermelho em jogo contra o Messina. Essa seria, até este domingo, a única expulsão da vida do camisa 10.

Como conseguiu perder este gol?

O Bahia venceu o Juazeirense por 2 a 0, no Estádio Pituaçu, com gols do atacante Obina - que marcou o seu primeiro com a camisa do Tricolor -  e do volante Fahel, em partida válida pela segunda rodada da segunda fase do Campeonato Baiano. O placar só não foi maior porque Mateus perdeu um gol incrível aos 41 minutos do segundo tempo. Após chute de fora da área de Anderson Talisca, Maicon espalmou e no rebote Mateus mandou pra fora com o gol escancarado.

Árbitro esquece de dar o minuto de silêncio

 Antes da partida entre Cruzeiro e Caldense, no Mineirão, pela sétima rodada do Campeonato Mineiro, o juiz Igor Junio Benevenuto esqueceu de dar o minuto de silêncio em homenagem póstuma pela morte da mãe do quarto árbitro. No entanto, o árbitro reparou o equívoco e prestou a homenagem antes do início da segunda etapa. O Cruzeiro venceu o jogo de virada por a 2 a 1, com gols de Dagoberto e Ricardo Goulart. Nena marcou para a Caldense.

Que bolada!

Logo aos 4 minutos do primeiro tempo da partida entre Nacional-MG e Atlético-MG, no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, em Patos de Minas, o zagueiro Réver acertou uma bolada no rosto do atacante Vanderlei, que desabou no gramado. Após receber atendimento médico, ele continuou na partida normalmente. O jogo, válido pela sétima rodada do Campeonato Mineiro, terminou com a vitória do Galo por 3 a 1, com gols de Guilherme, Bernard e Alecsandro. Caleb descontou para o Nacional-MG.

De cara com a placa

Na partida entre Paulista e Ponte Preta, no Estádio Jayme Cintra, válida pela décima quarta rodada do Campoenato Paulista, um lance inusitado chamou a atenção de quem assistia ao jogo. No segundo tempo, o lateral Hudson, do Paulista, bateu a cabeça na placa dos acréscimos, enquanto o quarto árbitro a levantava. O jogador corria pelo lado direito para receber a bola, mas chocou a cabeça com a placa. Mesmo jogando fora de casa, a Ponte venceu o jogo por 1 a 0, gol de William.

Homenagem ao filho que vai nascer

Após marcar o terceiro gol do Atlético-MG na vitória sobre o Nacional-MG, no Estádio no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz, em Patos de Minas, o atacante Alecsandro tirou uma chupeta que estava dentro do seu calção e a colocou na boca em homenagem ao seu filho Nicholas, que nasce nesta segunda-feira. Coincidentemente, o próximo filho de Alecsandro nasce no mesmo dia do aniversário do Atlético-MG, que comemora 105 anos. O jogador já é pai de Yan.  O jogo, válido pela sétima rodada do Campeonato Mineiro, terminou com a vitória do Galo por 3 a 1, com gols de Guilherme, Bernard e Alecsandro. Caleb descontou para o Nacional-MG.

Maca costurada

Na vitória de virada do Cuiabá sobre o Cacerense por 2 a 1, pela décima quinta rodada do Campeonato Mato-grossense, a maca do estádio Geraldão, em Cáceres, rasgou assim que fez o seu primeiro atendimento. Sem opções, os maqueiros correram até a ambulância e pegaram emprestada a peça utilizada pelos médicos. No intervalo, os administradores do estádio deram um jeito de arrumá-la com uma gaze, utilizada em curativos. E, para sorte dos maqueiros, não foi necessário colocá-la em ação.

Macas no estádio Geraldão em Cáceres (Foto: Lucas de Senna/TVCA)Macas no estádio Geraldão em Cáceres (Foto: Lucas de Senna/TVCA)

Vestiário alagado

Emerson Sheik (Foto: reprodução)Emerson Sheik no vestiário (Foto: reprodução)

O Corinthians venceu o Guarani por 1 a 0, gol do atacante Guerrero, em jogo válido pela décima quarta rodada do Campeonato Paulista, mas a forte chuva que castigou a cidade de Campinas no fim da tarde de domingo causou transtorno no Brinco de Ouro da Princesa, principalmente aos jogadores do Timão. Ao término da partida, os atletas do Corinthians encontraram o túnel de acesso para o vestiário destinado ao clube visitante alagado. Com a vitória, o Corinthians chegou aos 25 pontos e está na sexta colocação do Paulistão. Os oito melhores se classificam para a próxima fase da competição.

Derrota, revolta e violência

Após a derrota do Vila Nova por 4 a 1 no clássico contra o Atlético-GO, no Estádio Serra Dourada, pela quarta rodada do Segundo Turno do Campeonato Goiano, torcedores do Tigre revoltados com a situação do time invadiram o Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), sede do clube, no Setor Leste Universitário, em Goiânia. Eles depredaram carros, o ônibus do clube e outros patrimônios do clube. Três homens foram detidos. Segundo a Polícia Militar, de cinco a sete pessoas participaram do ato de vandalismo. De acordo com a PM, a polícia chegou aos três detidos após uma denúncia anônima. O Vila Nova é o sexto colocado do estadual, com 16 pontos.

Ônibus do Vila Nova depredado por torcedores (Foto: Fernanda Trigueiro/TV Anhanguera)Ônibus do Vila Nova depredado por torcedores (Foto: Fernanda Trigueiro/TV Anhanguera)

Jogador abraça árbitro

No empate por 0 a 0 entre Criciúma e Chapecoense, partida realizada no Estádio Heriberto Hülse pela quarta rodada do returno do Campeonato Catarinense, um lance curioso chamou a atenção. Aos 27 minutos da segunda etapa, o jogador Fabinho Gaúcho tentou entrar na área do Criciúma, mas foi impedido por Tiago Dutra, que fez falta dura. Na sequência, o árbitro Jefferson Schmidt se aproximou para advertir o volante com o cartão amarelo. Foi quando Tiago caiu no chão e deu socos na grama. No entanto, esta cena de nada adiantou, pois o cartão foi aplicado. Conformado com a punição, Tiago deu um abraço no árbitro. Os dois ainda trocaram sorrisos.

Jeitinho

Com o Estádio Godofredo Cruz fechado ao público por falta dos laudos exigidos pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, o Americano levou um susto, mas conseguiu vencer o Paduano por 2 a 1 em partida válida pela sexta rodada da Série B do Carioca. Os torcedores deram seu jeito e assistiram ao duelo de um prédio abandonado, vizinho ao estádio.

Torcida do América em prédio vizinho ao Godofredo Cruz (Foto: Divulgação Ferj)Torcida do América em prédio vizinho ao Godofredo Cruz (Foto: Divulgação Ferj)

Torcedor sofre queda em comemoração

Na goleada de 4 a 0 do Treze sobre o Campinense, válida pela quarta rodada do segundo turno do Campeonato Paraibano, um torcedor do Treze, identificado apenas como Émerson Bruno, caiu no fosso que separa a arquibancada geral do gramado do Estádio Amigão. O fato aconteceu aos 33 minutos do primeiro tempo, quando Ênio marcou o segundo gol do time alvinegro. O torcedor estaria pendurado no alambrado e teria se desequilibrado. Ainda no estádio, o trezeano recebeu os primeiros atendimentos por parte de uma equipe médica e depois foi removido de ambulância para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

Acidente, Clássico dos Maiorais, Campinense, Botafogo-PB, Campeonato Paraibano, Paraíba (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)Torcedor do Treze-PB cai no fosso do Estádio Amigão (Foto: Silas Batista / Globoesporte.com/pb)

Time loiro

Cinco jogadores do Auto Esporte decidiram mudar o visual. Após a morte do pai do meia Samir, os zagueiros João Lima e Laércio, o volante Gildo, e os atacantes Jó Boy e Fernando Sá entraram em campo contra o Botafogo-PB com o cabelo pintado de loiro. Eles decidiram mudar o visual para descontrair e melhorar o clima entre os atletas do Alvirrubro. O clássico realizado no Estádio Almeidão foi válido pela quarta rodada do Campeonato Paraibano e terminou com a vitória do Botafogo-PB por 2 a 0.

auto esporte, cabelo loiro, auto loiro, loiro, clássico (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)Jogadores do Auto Esporte com mesmo visual em campo (Foto: Lucas Barros / Globoesporte.com/pb)

Veio de cima

Com direito a show de paraquedismo, antes da bola rolar, Ariquemes e Ji-Paraná duelaram pela terceira rodada do Campeonato Rondoniense, no Estádio Gentil Valério, o Valerião, em Ariquemes. O Ariquemes venceu a partida de virada por 2 a 1.

Paraquedistas aterrisam em campo antes da bola rolar entre Ariquemes e Ji-Paraná (Foto: Eliete Marques)Paraquedistas aterrisam em campo antes da bola rolar entre Ariquemes e Ji-Paraná (Foto: Eliete Marques)

Não tem médico, não tem jogo

Pela Série B do Campeonato Capixaba 2013, o jogo entre Vilavelhense e GEL, válido pela sétima rodada, não aconteceu. A partida estava marcada para as 15h, no estádio Gil Bernardes, em Vila Velha. No entanto, nenhuma das duas equipes tinha médicos. O árbitro Reginaldo Batista Gomes esperou até as 16h, mas como nenhum dos times apresentou pelo menos um profissional, o jogo foi cancelado e o resultado será decidido em julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-ES).



Com Paulista e Timão pela frente, São Paulo tenta esquecer Libertadores

Maicon São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)Maicon quer usar os jogos do Paulista para ganhar
moral antes da Libertadores (Foto: Marcos Ribolli)

Os jogadores do São Paulo lutam para conter a ansiedade antes da primeira "decisão" na Taça Libertadores. A mais de uma semana do duelo contra o Strongest, na Bolívia, pela penúltima rodada da fase de grupos, os atletas querem manter o foco nos próximos dois jogos do Campeonato Paulista.

Líder e com uma partida a menos que os adversários (diante do União Barbarense), a equipe dirigida pelo técnico Ney Franco enfrenta o Paulista, quarta-feira, às 22h, em Jundiaí, e faz o clássico contra o Corinthians, domingo, às 16h, no Morumbi.

- São jogos difíceis e temos de vencê-los para chegar com moral (à Bolívia). Nós ainda teremos um pouco de cobrança até o jogo da Libertadores, mas vencer agora vai nos dar tranquilidade – afirmou o meia Maicon.

Depois da derrota para o Arsenal, na Argentina, o Tricolor vem utilizando as partidas do estadual para encontrar uma nova formação. Por enquanto, os resultados são positivos. O time venceu Oeste (3 a 2), São Bernardo (2 a 1) e Bragantino (2 a 0), chegando aos 32 pontos e ficando muito próximo da classificação para as quartas de final.

Ney Franco, porém, ainda não se posicionou sobre qual escalação utilizará nas duas rodadas. Como o clássico diante do Corinthians está marcado para apenas quatro dias antes do duelo na Bolívia, há a possibilidade de poupar alguns titulares mais desgastados.

- É o jogo mais importante da temporada, mas primeiro vamos pensar na quarta e no domingo. Estamos tranquilos para conseguir bons resultados – disse o atacante Wallyson.



Artilheiro do Ano: David Dener aproveita seca dos rivais e sobe

David Dener, da Desportiva Ferroviária, comemora 'estilo Kidiaba (Foto: Reprodução/TV Gazeta)David Dener, da Desportiva Ferroviária, comemora
no 'estilo Kidiaba' (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

O fim de semana foi de poucos gols entre os líderes do Prêmio Artilheiro do Ano. Dos 15 primeiros da lista, 13 entraram em campo - a dupla Elton e Rogério, do Náutico, segundo e quarto respectivamente, folgou - mas apenas cinco jogadores balançaram às redes nesta rodada. Destaque para David Dener, da Desportiva Ferroviária, que marcou no empate em 2 a 2 com o Espírito Santo, no último sábado, e pulou para quinta posição. Ele divide o posto com Alemão, do Crato, e Marciel, do Guarany de Sobral, todos com onze gols.

Líder do ranking com 18 gols, o atacante Giancarlo, do Ferroviário, vive péssima fase. Ele chegou a quinta partida de jejum na derrota por 3 a 0 para o Guarany de Sobral, no domingo. O artilheiro marcou pela última vez no dia 6 de março, na virada sobre o Guarani de Juazeiro por 2 a 1.

Na casa dos 10 gols, João Neto e Rafael Oliveira, do Paysandu, Aleilson, do Paragominas, e Warley, do Botafogo-PB, ganharam quatro novas companhias: Ricardo Jesus, que marcou dois na goleada do Atlético-GO sobre o Vila Nova por 4 a 1, Rodrigo Silva, do ABC, que fez o mesmo no chocolate sobre o Assu por 5 a 0, Tiago Chulapa, do Treze, que anotou um no show de sua equipe diante do Campinense por 4 a 0, e Luis Fabiano, do São Paulo, que também deixou sua marca no triunfo por 2 a 0 sobre o Bragantino.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

Confira a lista de artilheiros do ano:

Lista Friedenreich 25/03/2013 (Foto: Editoria de Arte)

O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols

montagem Leandro Damião Neymar Jonas Tardelli Keirrison artilheiros (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)