sábado, 21 de julho de 2012

João Filipe reencontra palco da estreia e pede vitória são-paulina

João Filipe treino São Paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)João Filipe vai voltar ao time contra o Figueirense,
 neste domingo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

De volta ao time titular do São Paulo, o zagueiro João Filipe vai voltar no tempo neste domingo ao entrar em campo em Florianópolis. Foi em Santa Catarina, há quase um ano, que o jogador fez sua estreia com a camisa tricolor. Na ocasião, com menos de três dias em seu novo clube, o atleta assumiu a responsabilidade e teve boa atuação diante do Avaí.

Neste domingo, agora contra o Figueirense, João Filipe espera aproveitar nova chance na equipe e aposta em seu retrospecto na cidade para fazer o Tricolor reencontrar o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro.

– Foi uma boa estreia e me lembro muito bem daquele jogo. Fui super bem recebido aqui no São Paulo e conseguimos um resultado positivo (vitória por 2 a 1 conta o Avaí). Espero que isso possa se repetir no domingo, pois será importante para nossa equipe – declarou o jogador, em entrevista ao site oficial do clube.

O retorno de João Filipe ao time é uma aposta do técnico Ney Franco, que vai adotar o esquema 3-5-2 pela primeira vez desde que assumiu a equipe. Segundo o treinador, a formação, que foi utilizada por Milton Cruz nas partidas contra Cruzeiro e Coritiba, aumenta o poder de marcação são-paulino.

– No 3-5-2, o time vem se comportando muito bem, vencemos Cruzeiro e Coritiba assim. Mas isso não quer dizer que no outro esquema o time não foi bem. Temos de ajudar um ao outro. Respeitamos o time deles, mas temos de conseguir o resultado positivo – disse.

Clique e veja mais vídeos do São Paulo



Ney Franco relaciona 19 atletas para jogo contra o Figueirense

Ney Franco (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Ney Franco não vai ter a dupla de ataque titular
contra o Figueira (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

Sem poder contar com sua dupla de ataque titular, o técnico Ney Franco divulgou no início da tarde deste sábado a lista dos atletas relacionados para a partida entre São Paulo e Figueirense, que será disputada em Florianópolis neste domingo, às 16h.

As principais ausências são os atacantes Luis Fabiano e Osvaldo. Com dores na coxa esquerda desde a partida contra o Vasco, na última quarta-feira, os dois foram vetados pelo departamento médico a aumentam a lista de ausências do Tricolor.

No total, o São Paulo vai para Florianópolis com nove desfalques. Além dos atacantes, o técnico Ney Franco não poderá contar com o goleiro Rogério Ceni, o meia Cañete e os volantes Wellington e Fabrício, ainda se recuperam de cirurgias.

Rodrigo Caio, expulso contra o Vasco, não viajou com o restante do elenco. Já Bruno Uvini e Lucas estão em Londres com a seleção brasileira para a disputa das Olimpíadas.

Confira a lista de relacionados:

Goleiros: Denis e Léo
Laterais: Douglas, Lucas Farias, Cortez e Henrique Miranda
Zagueiros: João Filipe, Edson Silva, Rafael Toloi e Rhodolfo
Meio-campistas: Denilson, Casemiro, Cícero, Jadson, Maicon e João Schmidt
Atacantes: Willian José, Ademilson e Rafinha

Clique e veja mais vídeos do São Paulo



Janela fechada: 42% dos jogadores contratados têm 30 anos ou mais

Fim da janela de transferências do exterior para o Brasil, e um número chama a atenção em meio a nomes de peso, como Seedorf, Forlán e Juan. Dos 22 jogadores contratados, dez têm 30 anos de idade ou mais: 45% do total. A média de idade entre os recém-chegados ao país alcança os 29 anos. A crise econômica na Europa ajuda a explicar a procura por cenários mais favoráveis, mas o envelhecimento das contratações com altos salários preocupa pelo risco da aposta. A forma física não é mais a mesma, a adaptação ao estilo de futebol pode demorar. Mas ainda sobram talento e marketing para justificar.

- Acredito que a maioria dos jogadores que está fora entende que vir para o Brasil é como um fim de carreira. Eles acabam passando uma mensagem para o mercado de que não têm mais chances na Europa. Então, estão vindo para cá os caras de 30 anos, que têm vontade de jogar no país, já que aqui têm bons salários, que não teriam mais em um time na Europa. Claro que o Brasil está evoluindo, é a sexta economia mundial, tem a Copa do Mundo em dois anos. Mas ainda é uma aposta de mudança de cenário para a gente também. Eles precisam ter a garantia de que vão receber os salários prometidos, porque o passado mostra situações complicadas - lembrou Amir Somoggi, da empresa de consultoria BDO.

montagem Seedorf Forlán Botafogo Internacional (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Seedorf e Forlán deixaram a Europa pelo Brasil
(Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

O clube que mais buscou reforços no mercado externo durante a janela foi o Botafogo, com três atletas: Seedorf, Lodeiro e Rafael Marques. Bahia, Corinthians, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Sport e Santos contrataram dois. Já Coritiba, Flamengo, Portuguesa, Palmeiras e Vasco assinaram com um jogador. O país que mais perdeu atletas para o Brasil foi a Itália, com cinco no total. A Argentina cedeu três.

Para esse levantamento, foram consideradas negociações entre clubes brasileiros e estrangeiros (caso do cruzeirense Sandro Silva, que estava no Inter mas pertence ao Málaga-ESP) ou entre clubes brasileiros e jogadores cujos contratos com um clube estrangeiro chegaram ao fim e estavam livres (caso de Seedorf).

Dos 22 jogadores que chegaram durante a janela de transferências, 14 foram repatriados e oito são estrangeiros. Os meias foram os mais procurados, com sete - contra cinco atacantes, quatro volantes, quatro laterais e dois zagueiros. Nenhum goleiro foi negociado.

Amir Somoggi pede calma na euforia pela chegada de grandes nomes ao futebol brasileiro. Para ele, é preciso analisar as contratações em longo prazo e entender suas consequências e riscos.

- Os clubes entenderam que estamos vivendo um período de vacas gordas, mas será que pagar salários milionários é o melhor caminho? E se esse cenário mudar? Estão pulando etapas, isso me assusta. Se essas contratações estiverem fundamentadas em projetos, ótimo. Se não, temo por apostarem todas as fichas em um jogador que pode não resolver e terem de pagar alto por isso, como foi o caso do Ronaldinho Gaúcho no Flamengo. Vão precisar ralar muito para equilibrar as contas ou, pelo menos, empatar a visibilidade e o retorno com o investimento inicial - afirmou Somoggi.

Balanço de chegadas e saídas é positivo

A janela de transferências para Europa, Japão e mundo árabe, com exceção da Arábia Saudita, fecha somente em 31 de agosto.

A janela da China já fechou

A janela do lado brasileiro fechou, mas a porta está aberta. Apenas a China já encerrou o período de contratações de quem está jogando fora do país. Europa, Japão e mundo árabe continuam contratando até 31 de agosto, com exceção da Arábia Saudita, que fecha em 25 de julho.

No entanto, a balança, pelo menos por enquanto, está favorável ao Brasil. Enquanto 22 chegaram, 17 saíram. Corinthians e Vasco foram os clubes que mais perderam jogadores, três cada. O segundo ainda corre o risco de perder Diego Souza e Fagner. Botafogo e Cruzeiro cederam dois. Atlético-PR, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Náutico e São Paulo tiveram uma saída.

Houve recusas de propostas importantes também. O São Paulo não quis saber de oferta do Manchester United (Inglaterra) por Lucas. O Corinthians fechou a porta para o Inter de Milão (Itália), que queria Paulinho. Leandro Damião também disse não ao Tottenham (Inglaterra), e o Botafogo preferiu manter Elkeson, que despertou interesse do Kashiwa Reysol (Japão) e do Bologna (Espanha).

- Até o fim de 2007, os clubes sempre usavam aquela frase feita de que precisavam vender jogadores para fechar a conta do ano. Então, houve a crise internacional, que obrigou todo mundo a acordar. Para obter melhores receitas, investiram em marketing, teve uma melhora na venda de ingressos, patrocínios, cotas de TV. Os clubes viram que não precisavam mais vender tanto, que poderiam também comprar. A musculatura dessa estratégia ainda é frágil, mas agora eles têm mais condições para segurar os jogadores - concluiu Somoggi.



Novo reforço do Tricolor é elogiado por companheiros do Atlético de Madri

LANCEPRESS!
Publicada em 21/07/2012 às 18:00
São Paulo (SP)

Recém chegado ao clube do Morumbi, o volante Paulo Assunção já ganhou elogios de um ex-são-paulino vitorioso. O zagueiro Miranda, companheiro de Assunção no Atlético de Madri, fez questão de exaltar as qualidades do novo reforço tricolor.

- O Paulo é um jogador com o estilo do Josué, de muita pegada e corre o tempo todo. Além disso, procura estar sempre com a bola no pé. Foi um dos melhores do elenco nos testes físicos na pré-temporada. Tenho certeza de que ajudará muito o São Paulo - disse Miranda, ao site oficial do clube.

Campeão da Liga Europa ao lado do volante e do zagueiro no clube espanhol, o meia Diego, ex-Santos, também enalteceu a chegada do atleta ao São Paulo e aproveitou para desejar sorte ao amigo.

- O Paulo é um grande amigo meu. Jogamos juntos no Porto e também no Atlético de Madri. Ele é um jogador espetacular e sempre ganhou títulos por onde passou. É pé quente. Desejo toda sorte do mundo pra ele. Que possa ter muito sucesso no São Paulo - declarou Diego.



São Paulo anuncia acordo com Paulo Assunção por um ano

LANCEPRESS!
Publicada em 21/07/2012 às 11:44
São Paulo (SP)

O São Paulo confirmou na manhã deste sábado a contratação de Paulo Assunção. Em seu site oficial, o clube do Morumbi anunciou que o vínculo com o volante de 32 anos será válido até o meio da temporada de 2013.

Revelado pelo Palmeiras, o jogador estava no Atlético de Madrid (ESP) e rescindiu seu vínculo com o clube espanhol para acertar com o Tricolor.

Para a posição, Ney Franco não pode contar no momento com Fabrício e Wellington, ambos lesionados. O primeiro só joga em 2013. Já o segundo, deve voltar no mês de agosto.

Denilson, Rodrigo Caio, João Schmidt e Casemiro são as outras opções do treinador para o setor.



Contratura na coxa tira Luis Fabiano do jogo de domingo

LANCEPRESS!
Publicada em 21/07/2012 às 14:56
São Paulo (SP)

Luis Fabiano está fora do jogo contra o Figueirense, neste domingo, em Florianópolis, às 16h. O atacante do São Paulo sentia dores na coxa esquerda e um exame constatou uma contratura no local.

O camisa 9 ficou em tratamento quinta e sexta-feira e continuará durante a semana. O clube evita estipular um prazo, mas ele dificilmente terá condições de jogar no meio da semana, contra o Atlético-GO, no Morumbi.

Sem Fabuloso, Ademilson e Willian José formarão a dupla de ataque no Orlando Scarpelli. Osvaldo, que foi titular no último jogo está com um estiramento e vai demorar a retornar.

Ney Franco levará a campo o time com Denis, João Filipe, Rafael Toloi e Rhodolfo; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson e Cortez; Ademilson e Willian José.



EXCLUSIVO- United deve superar oferta anterior por Lucas

EXCLUSIVO
Por Wayne Veysey

As ofertas rejeitadas pelo São Paulo vindas do futebol europeu não desestimularam o Manchester United em ter o jogador para a próxima temporada. Segundo Goal.com apurou, os Devils preparam uma oferta ainda maior pelo jovem brasileiro: 32 milhões de libras (ou R$ 101 milhões). Contudo, esse deve ser o valor limite que o clube deve fazer.


Lucas é tido como uma das prioridades no Old Trafford desde que o belga Eden Hazard, então alvo do time de Manchester, foi anunciado pelo Chelsea. O valor é o mesmo que seria oferecido pelo ex-jogador do Lille.

Com a disputa das Olimpíadas, o United teme que o valor de Lucas aumente ainda mais, por isso a pressa em sua contratação.

Contudo, a tendência é que o Tricolor adote a mesma postura das abordagens anteriores e rejeite a oferta. Na última semana, o diretor Marco Aurélio Cunha tornou pública mais uma proposta recusada.

"O Manchester fez uma importante oferta de € 35 milhões (R$ 96 milhões), mas eles ainda precisam ir além disso. No nosso entendimento, apenas Neymar é mais valioso que Lucas, e não temos o interesse de vendê-lo por esse valor."

"Mais vale termos um bom jogador do que muito dinheiro no banco", resumiu o cartola, ao Tuttomercatoweb.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Luis Fabiano é vetado para a partida contra o Figueirense


O São Paulo não terá seu principal artilheiro na temporada na partida deste domingo, contra o Figueirense, em Florianópolis, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante Luis Fabiano foi reavaliado na manhã deste sábado, no CT da Barra Funda e, como ainda sente dores na coxa esquerda, foi vetado pelo departamento médico para a partida que será realizada no estádio Orlando Scarpelli, na capital paranaense.

O camisa 9, que marcou 18 gols em 22 partidas na temporada, seguirá fazendo tratamento intensivo no Reffis do CT da Barra Funda para ver se reúne condições de jogo para o duelo da próxima quarta-feira, contra o Atlético-GO, que será realizado no estádio Serra Dourada, em Goiânia.

Sem Luis Fabiano, Ney Franco vai apostar no ataque que treinou na manhã da última sexta-feira, formado por Ademilson, cria das categorias de base e que fará sua primeira partida como titular, e Willian José, que é o segundo goleador da equipe na temporada 2012, com 12 gols. O resto do time já estava definido pelo comandante são-paulino, que usará o esquema 3-5-2: Denis; João Filipe, Rafael Toloi e Rhodolfo; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson e Cortez; Ademilson e Willian José.

Na sétima colocação, com 16 pontos, o São Paulo busca a reabilitação para tentar diminuir a desvantagem que possui para os líderes do Campeonato Brasileiro. As informações são do site globo.com.



São Paulo anuncia a contratação de Paulo Assunção

O São Paulo definiu na noite desta sexta-feira (20) a contratação do volante Paulo Assunção, que estava defendendo o Atlético de Madri, da Espanha. O jogador de 32 anos retorna ao Brasil após dez anos de muitas conquistas no futebol europeu.

Com as graves lesões de Wellington, que deve voltar aos gramados em agosto, e Fabrício, que só volta a jogar em 2013, o São Paulo ficou com poucas opções para o meio de campo defensivo e por isso foi atrás de um jogador experiente para reforçar o setor a pedido do técnico Ney Franco.

Paulo Assunção assinou com o Tricolor um vínculo válido por um ano e deverá ser apresentado oficialmente durante a próxima semana.



Sem melhora, Luis Fabiano é vetado para a partida contra o Figueirense

O São Paulo não terá seu principal artilheiro na temporada na partida deste domingo, contra o Figueirense, em Florianópolis, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante Luis Fabiano foi reavaliado na manhã deste sábado, no CT da Barra Funda e, como ainda sente dores na coxa esquerda, foi vetado pelo departamento médico para a partida que será realizada no estádio Orlando Scarpelli, na capital paranaense.

Luis Fabiano no treino do São Paulo (Foto: João Pires / Vipcomm)Atacante era dúvida até a manhã deste sábado (Foto: João Pires / Vipcomm)

O camisa 9, que marcou 18 gols em 22 partidas na temporada, seguirá fazendo tratamento intensivo no Reffis do CT da Barra Funda para ver se reúne condições de jogo para o duelo da próxima quarta-feira, contra o Atlético-GO, que será realizado no estádio Serra Dourada, em Goiânia.

Sem Luis Fabiano, Ney Franco vai apostar no ataque que treinou na manhã da última sexta-feira, formado por Ademilson, cria das categorias de base e que fará sua primeira partida como titular, e Willian José, que é o segundo goleador da equipe na temporada 2012, com 12 gols. O resto do time já estava definido pelo comandante são-paulino, que usará o esquema 3-5-2: Denis; João Filipe, Rafael Toloi e Rhodolfo; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson e Cortez; Ademilson e Willian José.

Na sétima colocação, com 16 pontos, o São Paulo busca a reabilitação para tentar diminuir a desvantagem que possui para os líderes do Campeonato Brasileiro.



São Paulo confirma contratação de Paulo Assunção, do Atletico de Madri

Paulo Assunção na partida do Atlético de Madri (Foto: Getty Images)Paulo Assunção defendia o Atlético de Madri desde
a temporada 2008/2009 (Foto: Getty Images)

No que depender do Atlético de Madri, o volante Paulo Assunção será o novo reforço do São Paulo. O clube espanhol anunciou em seu site oficial não somente a rescisão com o jogador brasileiro, mas também que o Tricolor Paulista seria o próximo destino do atleta de 32 anos. Como houve a quebra de contrato, não haveria problema para a equipe paulista registrá-lo legalmente junto à CBF - a janela de transferências do futebol exterior para o Brasil se encerrou na última sexta-feira.

Apesar da divulgação na página oficial, a diretoria do São Paulo nega qualquer tipo de negociação por Paulo Assunção. O vice presidente de futebol do Tricolor, João Paulo de Jesus Lopes, disse desconhecer o fato.

- É mentira. Sou o vice de futebol do time e não ouvi falar nada disso.

Entretanto, nesta sexta-feira, Ney Franco revelou que, além de Dudu, do Dínamo de Kiev, o São Paulo ainda tentava a contratação de mais um jogador. Perguntado sobre nome ou posição da possível contratação, o técnico disse que o clube decidiu mantê-los em segredo até que o acerto acontecesse.

Paulo Assunção chegou ao Atlético na temporada 2008/2009 vindo do Porto. Ele conquistou dois títulos da Liga Europa (antiga Copa da Uefa) e também uma Supercopa europeia. Com 139 jogos e um gol marcado, ele se tornou uma peça importante no time colchonero.

- Vivi os melhores momentos da minha carreira com a conquista de três títulos europeus. Fui muito feliz com meus companheiros e com a torcida, que sempre me deu muito carinho. Sempre lembrarei da minha época no Atlético. Espero que tudo corra bem nessa temporada e que o clube consiga os seus objetivos. Volto ao Brasil com muita gana, com muita vontade de seguir demonstrando o meu futebol - disse Paulo Assunção, que foi revelado pelo Palmeiras, em entrevista ao site oficial do Atlético.



Juninho Pernambucano e Emerson... as dicas do Programa do Cartola#11

O meia Juninho Pernambucano e o atacante Emerson Sheik são as dicas do programa do Cartola FC SporTV para 11ª rodada do Brasileirão. Apresentada pelo jornalista Daniel Cardoso, a atração recebeu Cassius Leitão, jornalista do GLOBOESPORTE.COM, e o ex-jogador Mauro Galvão, que trouxeram dicas valiosas para os internautas que participam do Fantasy Game do Campeonato Brasileiro.

Nesta rodada, os convidados do programa resolveram montaram uma equipe com base formada por jogadores de Vasco e Corinthians. O Gigante da Colina recebe o Santos sábado, em São Januário. No mesmo dia, o Timão enfrenta a Portuguesa, no Pacaembu.

Companheiro de Juninho Pernambucano entre 1997 e 2000 no Vasco, o ex-jogador Mauro Galvão apontou o meia como uma boa aposta para a rodada do fim de semana.

- É um jogador que tem feito diferença para o Vasco. Faz gols, dá lançamentos, dá o equilíbrio para o time.

O bom momento de Emerson Sheik no Corinthians ganhou destaque para Cassius Leitão.

- Eu aposto no Emerson Sheik. Ele foi o herói do Timão no título da Libertadores e tem tudo para fazer o mesmo no Campeonato Brasileiro. Se deixarem o Corinthians respirar, ele vai querer o título do Brasileiro.

Se o meia do Vasco e o atacante do Corinthians estão com moral junto aos convidados, um atacante da Portuguesa e um zagueiro do Santos não podem dizer o mesmo.

De acordo com o jornalista Cassius Leitão, o atacante Ricardo Jesus não é uma boa pedida.

- Eu não colocaria o Ricardo de Jesus. A Portuguesa tem uma tarefa complicada contra o Corinthians.

Zagueiro da seleção brasileira na Copa de 90, Mauro Galvão vê um defensor em situação complicada.

- O Santos terá muito dificuldade contra o Vasco, principalmente pelos desfalques. O Durval terá  dificuldade, pois o seu companheiro Edu Dracena não irá jogar.

Bom e barato

Para quem está com poucas cartoletas, Mauro Galvão deixa o zagueiro Fábio Ferreira, do Botafogo.

- Eu coloco o Fábio Ferreira, do Botafogo. É uma boa opção e está custando apenas sete cartoletas.

Cassius vê em um lateral do Palmeiras uma boa sugestão para pontuar e gastar pouco.

- O Juninho lateral do Palmeiras, vai enfrentar o Náutico em casa. Está baratinho, 7,48 cartoletas.

Na semana passada, a Seleção do Programa do Cartola marcou 73.94 pontos. O desafio da dupla desta semana é superar esta marca. O time montado é o seguinte: o goleiro é Muriel (Internacional). Os laterais são Fágner (Vasco) e Juninho (Palmeiras). Na defesa Fábio Ferreira (Botafogo) e Chicão (Corinthians). O meio-campo é formado por Juninho Pernambucano (Vasco), Seedorf (Botafogo) e Danilo (Corinthians). E no ataque Alecsandro (Vasco), Wellington Paulista (Cruzeiro) e Emerson (Corinthians). O técnico é Tite (Corinthians).

O Programa do Cartola FC é uma novidade para a temporada de 2012. Sempre antes de cada rodada do Campeonato Brasileiro, os participantes do Fantasy Game vão poder assistir a uma edição na Internet com dicas para escalar o time e se dar bem na brincadeira.

Gostou das dicas? Então não perca tempo. Entre na página do Cartola FC, escale o seu time e participe também da Liga do Programa.



Aposta de Juvenal, Ademilson não teme pressão como titular

Depois do volante João Schmidt, que fez sua estreia na equipe profissional do São Paulo na última quarta-feira, contra o Vasco, no estádio do Morumbi, a partida contra o Figueirense, neste domingo, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, reserva espaço para mais uma estreia da base na equipe titular. Desta vez, será o atacante Ademilson que deverá aparecer na equipe que busca a reabilitação após o empate com o Palmeiras e a derrota para o rival carioca.

Ademilson São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Ademilson, em treino do São Paulo, no CT da Barra Funda (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

Cria do CT de Cotia, o garoto de 18 anos já atuou como substituto no time de cima durante o Paulistão. Ele é uma das principais apostas do presidente Juvenal Juvêncio que, em recente entrevista, chegou a dizer que o jogador terá mais sucesso que Lucas no São Paulo. Com personalidade, ele se diz pronto para agarrar a chance e mostrar que, com a ida de Lucas para a seleção brasileira que disputará as Olimpíadas e a lesão sofrida por Osvaldo, poderá ser o companheiro ideal para Luis Fabiano no setor.

–  Não tenho de aumentar a pressão em cima de mim. Vou me esforçar ao máximo para ajudar o time – afirmou o jogador.

Ademilson, na base do São Paulo, sempre atuou como atacante centralizado na área. Neste domingo, Luis Fabiano ainda é dúvida, já que sente dores na coxa esquerda. Mesmo que o Fabuloso não jogue, Willian José deverá ser o homem de referência da equipe, o que obrigaria o atacante de 1,76m a fugir de suas características para jogar mais aberto. Para ele, não há problema.

–  Joguei assim na seleção com o Bruno Mendes (Guarani). Eu buscava a bola e aparecia para fazer tabelas. Acredito que dê para jogar assim com o Luis ou o William – ressaltou. 

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Lesionados, suspensos e pendurados para a rodada #11 do Brasileirão 2012

A 11ª rodada do Campeonato Brasileiro terá início neste sábado, às 18h30. Portanto, não perca tempo e escale o seu time do Cartola FC, pois o mercado será fechado duas horas antes de a bola rolar (16h30). Para que você não dê mancada na formação de sua equipe, acompanhe as listas de lesionados e suspensos do fim de semana. Além disso, fique ligado também nos jogadores que estão pendurados com dois cartões amarelos.

O Santos visitará o Vasco em São Januário e é um dos clubes com mais problemas para colocar o que tem de melhor em campo. Muricy já não tem Rafael, Neymar e Ganso, convocados para a Seleção Brasileira. Para piorar a situação, o zagueiro Edu Dracena teve uma contusão grave e ficará um bom período fora de combate.

Edu Dracena, do Santos (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)Edu Dracena sofre com as dores no gramado da Vila Belmiro (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)

O Internacional receberá o lanterna Atlético-GO no Beira-Rio com desfalques importantes. Além dos atletas olímpicos, o argentino D'Alessandro cumprirá suspensão. Pelo Dragão, Marcos e Pituca são as baixas mais significativas. O Palmeiras encara o Náutico com meio time no estaleiro. Os zagueiros Román e Maurício Ramos foram os últimos a entrar no departamento médico. Martinez é a principal perda do Timbu para a rodada.

Em Belo Horizonte, o Cruzeiro não poderá contar com o potencial do lateral-esquerdo Diego Renan diante do Flamengo. O Corinthians enfrentará a Portuguesa no Pacaembu e a tendência é de que Tite poupe o lateral-direito Alessandro e o meia Danilo, tudo por conta da maratona de jogos vivida pelo Timão nas últimas semanas.

Por conta de um cartão totalmente tolo recebido diante do Sport, Kléber está fora do confronto do Grêmio contra o Botafogo, que marcará a estreia do craque Seedorf no Alvinegri carioca. O zagueiro Danny Morais não poderá ajudar o Bahia diante do Coritiba. O Coxa, por sua vez, tem uma penca de lesionados.

Confira a lista completa de lesionados, suspensos e pendurados para a 11ª rodada:

Suspensos e lesionados do brasileirão 2012 - 20/07/2012 (Foto: Globoesporte.com)



No reencontro, Maicon pede atenção ao Figueirense

Depois de duas partidas no banco de reservas, o volante Maicon está de volta ao time titular do São Paulo. Na manhã desta sexta-feira, no CT da Barra Funda,  o camisa 18 foi escalado na equipe por Ney Franco e começará a partida contra o Figueirense no próximo domingo, no Orlando Scarpelli, pelo Campeonato Brasileiro.

Retorno justamente contra sua ex-equipe. No ano passado, Maicon se destacou no Brasileiro atuando pelo clube catarinense. "Espião" são-paulino, o jogador alerta para os perigos do Orlando Scarpelli e pede para que o Tricolor saiba manter a posse de bola em campo.

"Passei dois anos maravilhosos lá, onde eu consegui me destacar. Mas agora é diferente, estou do outro lado e vou defender a camisa do São Paulo. Estou indo para conseguir os três pontos", ressaltou o jogador.

"Temos de ter atenção, aproximação e qualidade no jogo, pois o Figueirense é perigoso lá dentro. Se a gente bobear, eles vão ganhar o jogo. Então temos de ter atenção total para não sermos surpreendidos", completou Maicon.

A volta de Maicon ao time também coincide com a mudança de esquema de Ney Franco, que deverá atuar no 3-5-2. No comando de Milton Cruz, o camisa 18 foi titular nos dois jogos do coordenador técnico. Feliz com a nova chance, ele espera repetir as boas atuações que fez diante de Cruzeiro e Coritiba.

"Todo jogador quer começar de titular. Quando isso acontece, você está no mesmo ritmo dos outros e quando você entra no decorrer, às vezes não dá para fazer muita coisa. Se eu tiver essa oportunidade novamente de ser titular vou procurar fazer meu melhor como sempre fiz aqui no São Paulo", concluiu o são-paulino, que tem 31 jogos e dois gols em 2012.



Por sucesso no São Paulo, Ney Franco se inspira até no Corinthians

Para o lugar de Emerson Leão, demitido por não saber usar um elenco competitivo na opinião do presidente Juvenal Juvêncio, Ney Franco chegou ao São Paulo com fama de maior conhecimento tático. E o treinador, para ter sucesso, se baseia até no rival Corinthians, que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2011 e a Libertadores deste ano.

"O Corinthians foi campeão brasileiro e da Libertadores e não ganhou apenas por talento, mas por envolvimento no planto tático dos atletas. O Corinthians serve como referência na marcação", contou o técnico do São Paulo, que, da mesma forma, cita o Barcelona. "A posse de bola deles também é referência."

Entre os muitos jogos a quem tem assistido, o atual comandante do Tricolor escolhe uma série de características de times diferentes para incorporar a seu trabalho, que até agora não foi além de um empate com o Palmeiras desfalcado e uma derrota para o Vasco no Morumbi."Qualquer equipe com boa participação no campeonato serve como referência. O Vasco, por exemplo, nos enfrentou com uma definição de marcação bem feita, com as linhas próximas e jogo encaixado no campo deles. O Atlético-MG, o Fluminense e o Grêmio também têm aspectos que servem como referência", apontou.

Embora se inspire em oponentes, Ney Franco faz questão de dizer que sua base de comparação é praticamente apenas tática. O técnico acredita no elenco que tem em mãos e, por enquanto, só tenta implantar mais gana dentro de campo. "Temos talento para jogar no mesmo nível que nossos adversários", considerou.



Cartola FC: goleadores da zaga ao ataque formam seleção da rodada#10

O meio de semana reservou uma coletânea de gols para os espectadores do Campeonato Brasileiro. Com isso, a seleção da rodada#10 só poderia ser formada por goleadores. De zagueiros a atacantes, nove jogadores dos onze que formam a equipe de maiores pontuadores do Cartola FC balançaram as redes adversárias. O Fluminense foi o grande destaque, com Wallace, Anderson e Fred entre os melhores, além do técnico Abel Braga. Fruto da goleada por 4 a 0 sobre o Bahia no Engenhão. Aliás, foi o atacante tricolor quem marcou mais pontos: foram 27.60, graças aos dois pênaltis convertidos e mais duas assistências.

O reestreante da noite também brilhou. Kieza voltou a vestir a camisa do Náutico e parece ter contagiado seus companheiros. Uma atuação diferente das que vinha apresentando diante da Ponte Preta e uma vitória por 3 a 0, com participação direta do atacante do Timbu: foram dois gols, uma assistência e 23.40 pontos contabilizados no Cartola FC. O outro gol da equipe pernambucana foi marcada pelo meia Souza, que entrou para a seleção da rodada ao pontuar 13.70.

Apesar da derrota para o Atlético-GO por 3 a 2, o atacante Caio foi o responsável pelos dois gols do Figueirense em cobranças de pênaltis. Com isso, chegou a 18.00 pontos na rodada. Na mesma partida, brilhou o meia Joilson, que garantiu a vitória do Dragão ao marcar o terceiro gol e, com isso alcançou 16.60 pontos. O jogador ainda acertou uma bola na trave e realizou três roubadas de bola.

Líder do campeonato, o Atlético-MG também tem seu representante: Leonardo Silva, o zagueiro-artilheiro marcou mais uma vez na rodada e garantiu 13.90. A pontuação poderia ter sido ainda maior caso o Galo não tivesse sofrido um gol do Internacional, o que lhe renderia mais cinco pontos. O lateral Fagner, por exemplo, garantiu os 18.60 ao marcar o gol da vitória do Vasco sobre o São Paulo, além de ajudar a equipe a não sofrer gols do rival paulista.

O meia Douglas, do Corinthians, entrou na vaga de Alex e aproveitou a chance: foram dois gols que levaram o Timão a bater o Flamengo fora de casa por 3 a 0 e alcançar a pontuação de 17.10. Do Botafogo, vem o goleiro da seleção da rodada. Jefferson fez três defesas difíceis, não sofreu gols do ataque santista e garantiu 14.50 pontos.

Tiveram aqueles também que prejudicaram os cartoleiros. Por exemplo, o zaguerio Pereira, do Coritiba, marcou -9.70 pontos ao receber um cartão amarelo, um vermelho e cometer quatro faltas na partida contra o Palmeiras. D´Alessandro, do Inter, e Rodrigo Caio, do São Paulo, também foram expulsos e pontuaram -7.80 e -7.30, respectivamente. Marcelo Lomba também não ficou de fora. Os quatro gols sofridos contra o Fluminense renderam -7.30 ao goleiro do Bahia.

Vale lembrar que a seleção do Cartola FC não tem relação com o Troféu Armando Nogueira, no qual comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM elegem a seleção da rodada.

Na Liga Nacional, o maior pontuador foi " TimbuCoroadoFC", do cartoleiro Vinícius. Com a base do Náutico na escalação, a equipe atingiu impressionantes 140.21 pontos. O "Marreco Dourado", de Alberto Estrela, ficou em segundo com 134.94 pontos. O líder da Liga Nacional até a 10ª rodada é o "BaKa 10 F.C", do cartola Alexandre Baka, com 772.59 pontos somados.

kieza náutico (Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press)Kieza voltou em grande estilo ao Náutico e marcou 23.40 pontos (Foto: Antônio Carneiro / Pernambuco Press)

Escalada no ofensivo 4-3-3 a seleção da rodada#10 é: Jefferson (Botafogo), Fagner (Vasco), Wallace (Fluminense), Leonardo Silva (Atlético-MG), Anderson (Fluminense), Douglas (Corinthians), Joilson (Atlético-GO), Souza (Náutico), Fred (Fluminense), Kieza (Náutico), Caio (Figueirense). O técnico é Abel Braga (Fluminense)

Segue abaixo o quadro da seleção com mais pontos no campeonato até aqui. Essa equipe bateu a formação da 8ª jornada com a vantagem de 14,39 pontos. O time da10ª rodada do Cartola FC custa C$ 165.94 e fez 195.04 pontos.



Pnera: meia de 15 anos impressiona Liverpool e viaja para a Inglaterra

William McLaren são paulo (Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)William jogou no São Paulo e no Palmeiras
(Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)

Mais um jovem brasileiro está de malas prontas para realizar o sonho de ir para um clube tradicional da Europa. Com 15 anos, o meia William McLaren tem em mãos uma proposta de três anos para defender o Liverpool, e ainda há a possibilidade de ir para outro gigante inglês. Chelsea, Arsenal ou Manchester United também demonstraram interesse. A passagem para Inglaterra está marcada para este sábado. Lá ele decidirá seu futuro junto com a família.

William, que foi descoberto após participar do projeto Pnera, projeto para revelar talentos, está ansioso pela nova vida longe do Brasil.

- Um representante do Liverpool veio me ver jogar, gostou e mandou o contrato. Outros times também se interessaram:  Manchester, Chelsea e Arsenal. Lá, vamos ver o que acontece - disse o jovem, que também está em busca de um passaporte europeu para facilitar sua vida no Velho Continente.

O meia acredita que a decisão de sair do Brasil é a mais acertada, apesar da pouca idade. Ele aposta que na Europa terá mais tranquilidade e estrutura para se profissionalizar.

- Eu pesquisei bastante. Os clubes do Brasil montam times na base para ganhar campeonato, poucos pegam os atletas desde pequenos. Lá na Europa eles criam o jogador, investem. Vou estar encaminhado, sem medo de ser cortado de uma hora para outra.

A trajetória de William tem outros capítulos até surgir a Inglaterra em seu caminho. Depois de vencer o Pnera 3 por qualidade técnica, o meia teve uma oportunidade de treinar no São Paulo, mas não foi aproveitado. Depois, foi para o Palmeiras, permanecendo por um mês. Seu empresário, no entanto, colocou-o para treinar no Juventus-SP.

- Fiquei uma semana no São Paulo. O time já estava praticamente fechado para o Paulista, com 45 jogadores. Tinha muitos meias, aí ficou difícil continuar. Fui para o Palmeiras, e depois meu empresário me colocou no Juventus-SP - contou.

William McLaren chuteira (Foto: Arquivo Pessoal)William já personalizou sua chuteira com o
apelido 'McLaren' (Foto: Arquivo Pessoal)

O apelido McLaren vem da velocidade que Willian mostra nos gramados. Bom gosto para se inspirar, ele tem, já que tem Neymar e Ganso como exemplos. De acordo com o jovem, há quem diga que existem semelhanças no estilo de jogo.

- Meu ídolo é o Neymar. Acompanho desde que ele tinha 14 anos, eu já sabia que ia ser craque. Dizem que sou parecido com ele por causa da velocidade, dribles e passes. Falam que tenho coisas parecidas com o Ganso também. Me colocaram para jogar no ataque, mas rendo mais no meio. Gosto de tocar a bola rápido. Quando os olheiros estavam observando, alguns meninos tentavam só driblar. Eu tentei fazer a bola correr, olhar o jogo.

Como participar do Pnera

O concurso ocorre a cada quatro semanas, e o autor do vídeo mais votado realizará testes em um grande clube da Série A do Brasileirão. A regra completa está disponível no termo de uso no site do Pnera. Seguem, abaixo, os principais pontos da regra do concurso:

Para participar, será preciso estar cadastrado no site do Pnera e ter entre dez e 18 anos. Nas duas primeiras semanas, cadastre seu vídeo. É a hora para escolher o melhor lance. É bom caprichar na produção. O vídeo não poderá ter mais do que 100MB, e o tempo máximo será de um minuto - mas não será problema se ultrapassar: é só escolher o melhor minuto do vídeo para concorrer. Nesse período, os vídeos cadastrados poderão ser vistos, mas não estarão abertos a votação.

Isso ocorrerá depois da segunda semana, quando não será mais permitido cadastrar vídeos para concorrer na votação nem editá-los. A votação estará aberta de segunda a sábado. Para votar, não é necessário fazer cadastro no Pnera, basta ter acesso ao link do vídeo escolhido. Os cinco vídeos mais votados passam para a finalíssima. O resultado da primeira eliminatória será divulgado no domingo.

Depois, os vídeos não classificados na primeira eliminatória terão os seus votos zerados e será iniciada uma nova votação (de segunda a sábado). Os cinco mais votados vão para a finalíssima, e serão divulgados naquele domingo.

Na última semana, de segunda a sábado, os cinco vídeos mais votados na primeira eliminatória e os cinco mais votados na segunda disputarão por votos a primeira colocação, e o mais votado será o grande vencedor. O resultado sairá naquele domingo. Além do mais votado pela internet, o que for escolhido pelo critério técnico também terá a chance em um dos clubes da Série A.



Além de Dudu, Ney Franco diz que São Paulo busca mais um nome

O torcedor do São Paulo em até a meia-noite desta sexta-feira, quando se fecha a período de transferências de jogadores provenientes do exterior, para descobrir se ganhará algum reforço internacional para o restante da temporada. No "Arena SporTV" desta sexta, Ney Franco disse que o Tricolor negocia com dois nomes.

- Trabalhamos dois homens, mas não sei se posso dar a certeza em relação a contratação - destacou o treinador.

Um dos nomes citados pelo comandante é o do meia-atacante Dudu, de apenas 20 anos. O atleta está atualmente no Dínamo de Kiev e trabalhou com Ney Franco nas categorias de base da seleção brasileira.

- O Dudu é um jogador que indicamos há duas semanas. Mas, hoje para trazer qualquer jogador de fora do país, existe uma negociação. Até a meia-noite temos o prazo - complementou.

Sem pensar nos possíveis reforços que podem chegar ao time, Ney Franco acredita que o time tem que mudar a postura dentro de campo. Desde que assumiu o São Paulo, o comandante não conseguiu vencer. E, por isso, pede que maior envolvimento dos seus jogadores.

- O elenco do São Paulo e muito bom, só falta estes ajustes de mudança de mentalidade (...) Acredito que nos dois próximos jogos a equipe já vai ter uma postura diferente, de envolvimento com o jogo. Temos tudo para fazer duas boas partidas fora de casa e voltar para o terceiro jogo, que será no Morumbi, com uma equipe muito mais postada.

A próxima partida do São Paulo será no próximo domingo contra o Figueirense. Depois, o Tricolor irá enfrentar o Atlético-GO na quarta-feira, 25.