terça-feira, 4 de junho de 2013

Sem reforços, Ney Franco relaciona 19 jogadores para pegar o Goiás

Ney Franco (Foto: Cleber Akamine)Ney Franco, em treino (Foto: Cleber Akamine)

O técnico Ney Franco relacionou 19 jogadores do São Paulo para a partida contra o Goiás, nesta quarta-feira, às 19h30m, no Morumbi, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O goleiro Renan Ribeiro e o lateral-esquerdo Reinaldo ainda não foram chamados.

Os atletas, apresentados como reforços na segunda-feira, no CT da Barra Funda, não tiveram tempo para treinar com o grupo. Eles devem ficar à disposição para enfrentar o Grêmio, dia 12, em Porto Alegre, último jogo antes da paralisação pela Copa das Confederações.

O meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Luis Fabiano, que participaram do trabalho recreativo nesta terça, estão na lista. Ambos estavam no departamento médico até o fim de semana se recuperando de lesões na coxa esquerda. Eles devem ser titulares.

O volante Denilson, expulso diante do Atlético-MG, cumpre suspensão. O lateral-esquerdo Carleto, com uma grave lesão no joelho direito, só volta no fim do ano. O zagueiro Rafael Toloi, em recuperação de um problema muscular na coxa esquerda, também não atua. Já o meia Jadson está servindo a seleção brasileira.

Confira a lista de relacionados:

Goleiros: Rogério e Denis
Laterais: Douglas, Juan e Caramelo
Zagueiros: Lúcio, Paulo Miranda e Edson Silva
Volantes: Wellington, Rodrigo Caio e Allan
Meias: Maicon, Ganso e Lucas Evangelista
Atacantes: Luis Fabiano, Osvaldo, Aloísio, Silvinho e Regis



Ex-Goiás, Douglas faz alerta: 'Vem como se fosse o último jogo'

Douglas são paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Douglas espera um Goiás perigoso no Morumbi
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O São Paulo terá pela frente nesta quarta-feira um adversário que ainda não venceu no Campeonato Brasileiro. Depois de três rodadas, o Goiás acumula dois empates e uma derrota, já aparecendo na zona do rebaixamento. Apesar da má campanha, o lateral-direito Douglas, revelado pelo Esmeraldino, espera um jogo complicado.

- O Goiás vem como se fosse o último jogo. É uma equipe que sempre arranca pontos dos grandes, vem com tudo, é a chance de mostrar um grande futebol. Temos de estar precavidos para não sermos surpreendidos - afirmou.

O São Paulo, aliás, defende a liderança da competição. O Tricolor venceu Ponte Preta (2 a 0) e Vasco (5 a 1) e empatou com o Atlético-MG (0 a 0). O time tem os mesmos sete pontos de Vitória e Botafogo, mas leva vantagem no saldo de gols, segundo critério de desempate.

A reação da equipe vem animando os jogadores, principalmente depois do início de ano turbulento. Um dos favoritos ao títulos, o Tricolor acabou eliminado pelo Corinthians na semifinal do Paulistão e caiu nas oitavas da Libertadores frente ao Galo.

- A equipe vem muito bem depois dessa parada por causa das eliminações. Todo mundo está focado, vivendo cada partida como se fosse a última. Temos de coloca os pés no chão e respeitar - ressaltou o lateral.

O confronto entre São Paulo e Goiás será nesta quarta-feira, às 19h30m (horário de Brasília), no Morumbi, válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro.



Miranda aproveita férias para visitar o São Paulo e rever ex-companheiros

De férias no Brasil, o zagueiro Miranda visitou o CT da Barra Funda na última segunda-feira para rever ex-companheiros do São Paulo. Com o tempo livre, ele aproveitou para passar o dia no local e matar as saudades do ambiente do clube, de onde saiu no fim de 2010 para defender o Atlético de Madri.

- É muito bom pode rever os amigos. Tive uma história bonita no São Paulo, e retornar pela porta da frente é motivo de orgulho – comentou o defensor ao site oficial do Tricolor.

Rogério Ceni e Miranda no Reffis do São Paulo (Foto: Site Oficial / saopaulofc.net)Miranda conversa com Rogério Ceni no Reffis do São Paulo (Foto: Site Oficial / saopaulofc.net)

Miranda vestiu a camisa do Tricolor de durante cinco temporadas, de 2006 a 2010. Nesse período, foi campeão brasileiro em três oportunidades (2006, 2007 e 2008). As três conquistas foram marcadas pelo bom desempenho defensivo do time. Pelo menos no início da atual edição, o setor também tem sido o ponto forte da equipe, com apenas um gol sofrido em três jogos, o que rendeu elogios de Miranda.

- O São Paulo tem grandes zagueiros. Viveu um momento conturbado, porque eles nunca jogaram juntos. Mas agora já estão entrosados e os números mostram que é a melhor defesa da competição. A defesa tem muita qualidade e isso pode deixar a equipe mais forte – afirmou o zagueiro de 28 anos.

No Atlético de Madri, Miranda manteve a rotina de títulos e de formar defesas consistentes. Em pouco mais de dois anos no clube, o brasileiro colocou no currículo a Liga Europa, a Supercopa da Europa e a Copa do Rei – nesse último, fez o gol decisivo da vitória na final por 2 a 1 sobre o rival Real Madrid. O Atlético também terminou como a melhor defesa do último Espanhol, com 30 gols sofridos em 38 partidas.



Ganso e Fabuloso treinam, mas Ney Franco ainda não escala o time

Meia Ganso, do São Paulo (Foto: Divulgação/ Site Oficial do São Paulo)Ganso participa do rachão e deverá estrear no 
Brasileiro (Foto: Divulgação/site oficial do São Paulo)

O técnico Ney Franco não revelou a escalação do São Paulo para o confronto contra o Goiás, nesta quarta-feira, às 19h30m (horário de Brasília), no Morumbi, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Luis Fabiano participaram do treino desta terça, no CT da Barra Funda, e estão à disposição para a partida.

O treinador, porém, não esboçou nenhuma formação na atividade, a última antes do jogo. O elenco participou de um recreativo, sem nenhuma pista da equipe que iniciará o duelo diante do Esmeraldino.

Luis Fabiano desfalcou o Tricolor paulista no empate por 0 a 0 contra o Atlético-MG, domingo, em Belo Horizonte, por causa de dores na coxa esquerda. Ele havia sido o destaque do time na rodada anterior, quando marcou duas vezes na goleada por 5 a 1 sobre o Vasco.

Já Ganso não atua desde o dia 8 de maio, data da eliminação na Libertadores, diante do mesmo Galo, em Belo Horizonte. O armador também teve um problema muscular na coxa esquerda e não foi relacionado para as partidas do Brasileirão até o momento.

Apesar de não ensaiar a equipe titular, o técnico Ney Franco não deve apresentar muitas novidades. A tendência é de que ele mantenha o esquema 4-2-3-1. Assim, Ganso entraria no lugar de Maicon, enquanto o Fabuloso ficaria com a vaga de Lucas Evangelista.

O volante Denilson, expulso no fim de semana, abre espaço para o retorno de Wellington. Na lateral esquerda, Carleto deixa o time após romper os ligamentos do joelho direito. Juan assume a posição.

O zagueiro Rafael Toloi, outro com problema na coxa esquerda, apenas correu ao redor dos campos do centro de treinamentos e mais uma vez não será convocado.

A provável formação do São Paulo é a seguinte: Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Paulo Miranda e Juan; Wellington, Rodrigo Caio e Ganso; Aloísio, Luis Fabiano e Osvaldo.



Cartola#4 recebe Petkovic e aposta em São Paulo, Grêmio, Fla e Ponte

O Cartola FC SporTV para a 4ª rodada do Brasileirão recebeu neste terça-feira Dejan Petkovic, ex-jogador que passou por diversos clubes brasileiros. O programa apresentou ao cartoleiro uma lista com 27 dicas para cada um montar seu time da melhor forma, com opções de jogadores caros e baratos. Os times mais citados foram São Paulo, Flamengo, Grêmio e Ponte Preta  (assista todas as dicas no vídeo ao lado).

Petkovic, que jogou no Flamengo, Vasco, Fluminense, Santos, Vitória, Góias e Atlético-MG, acredita que o time da Gávea é grande favorito na partida contra o Náutico, em Florianópolis, assim como o São Paulo contra o Goiás, no Morumbi.

- O Renato Abreu é uma boa aposta. É bom nas bolas paradas e o Flamengo é favorito. O Aloísio, do São Paulo, também é um cara que está bem e pode fazer uma boa pontuação. O Grêmio também é favorito, mas enfrenta o Vitória fora, que está bem e precisa ter cuidados. O Barcos acredito que é caro e tem outras opções mais em conta - disse Petkovic.

Outros que ganharam destaque no programa foram o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, o zagueiro Renato Santos, do Flamengo, o meia Elano, do Grêmio, e os atacantes William, da Ponte Preta, e Vitinho, do Botafogo.

Serão 38 programas durante o Campeonato Brasileiro, sempre às 15h e um dia antes do ínicio de cada rodada. Diferente de 2012, neste ano a atração será exibida ao vivo, no SporTV.com, sempre com um convidado especial. O internauta poderá participar do programa usando o tag #cartolafc nas redes sociais. Além disso, é possível enviar um vídeo para dar dicas e fazer perguntas através do nosso site (clique e envie) ou pela página do Cartola FC.

Daniel Cardoso e Petkovic Cartola (Foto: Raphael Bózeo)O apresentador Daniel Cardoso recebeu Petkovic no programa do Cartola FC (Foto: Raphael Bózeo)



Sem capricho, seis jogadores entram na eleição de gols mais perdidos

As equipes que sonham com o título brasileiro em 2013 precisam garantir o máximo de pontos possíveis logo no início do Brasileirão. Para isso, balançar as redes é essencial, mas não são todas as tentativas que acabam se concretizando em gol e algumas delas se destacam pela falta de mira dos jogadores. Na 3ª rodada do campeonato, seis jogadores como Jones Carioca (Náutico), Luan (Atlético-MG), Osvaldo (São Paulo), Cicinho (Ponte Preta), Júlio César (Botafogo) e Samuel (Fluminense), entraram para a lista dos mais perdidos do .

Confira os lances e vote no mais perdido

Na despedida dos Aflitos, um gol de Marcos Vinícius, aos 48 minutos do segundo tempo, impediu a derrota do Náutico para a Portuguesa. Mas, o empate em 2 a 2, no último domingo, poderia se tornar uma vitória da equipe da casa se Jones Carioca tivesse caprichado um pouco mais. De frente para o goleiro caído, o atacante chutou forte de mais e acertou o travessão.

O clássico entre Atlético-MG e São Paulo também deixou a desejar. Em seu quinto duelo na temporada, as equipes deixaram o gramado do Independência sem marcar nenhuma vez. Quem teve a chance de mudar a triste história da partida foi Luan. Ele passou pelo marcador, entrou na área, mas demorou de mais para chutar, dando tempo para Paulo Miranda cortar.

Osvaldo também teve sua oportunidade de abrir o marcador, dessa vez para o São Paulo. Aloísio brigou pela bola, passou por dois marcadores, tocou para a área, mas o atacante tricolor fez o inacreditável e jogou a bola por cima do gol. O resultado serviu para o Tricolor Paulista se manter na liderança do Brasileirão e permitiu ao Galo seguir invicto no Independência.

Cicinho perde gol inacreditável pela Ponte Preta (Foto: Reprodução SporTV)Cicinho perde gol inacreditável pela Ponte Preta
(Foto: Reprodução SporTV)

A Ponte Preta também poderia ter uma alegria diante do Corinthians, no Pacaembu. A derrota por 1 a 0 ficou ainda mais amarga pelo lance perdido por Cicinho. Roger Gaúcho se livrou da zaga, deixou o goleiro caído e tocou para o meia que, livre, se enrrolou e chutou para o lado.

Atento aos erros do adversário, o Botafogo venceu o Cruzeiro por 2 a 1, na no último sábado. Mas, o time carioca também errou e deixou de aumentar o placar no Raulino de Oliveira. Júlio César chegou em velocidade, tentou, mas a bola bateu na trave e saiu.

O Fluminense entrou em campo para enfrentar o Criciúma no domingo e saiu do  Moacyrzão com a vitória por 3 a 0. Apesar do bom resultado, Samuel desperdiçou um gol incrível. Wellington Silva levantou na área, o atacante pegou de primeira, mas de coxa, mandou a bola por cima do gol e se lamentou.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


 



Corinthians e São Paulo decidem a Recopa em duas datas de julho

Jadson jogo Corinthians São Paulo Paulista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Lance entre São Paulo e Corinthians na semifinal
do Paulista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A Conmenbol definiu as datas da Recopa Sul-Americana de 2013. Corinthians e São Paulo vão disputar o título em duas datas de julho. O primeiro encontro está marcado para o dia 3, no Morumbi. A grande decisão ficou para o Pacaembu, dia 17.

Ambas as partidas caem de quarta-feira e serão às 21h50. A Recopa reúne os atuais campeões da Taça Libertadores (Corinthians) e da Sul-Americana (São Paulo).

Vale lembrar que o duelo no Morumbi será com torcida única, devido à punição imposta ao Timão pela morte do garoto Kevin Espada, em 20 de fevereiro, durante o confronto entre Corinthians e San José, em Oruro, na Bolívia, em 20 de fevereiro, pela fase de grupo da Taça Libertadores. A pena tem duração de 18 meses – contados desde março – para jogos do Alvinegro como visitante em torneios organizados pela Conmebol.

Na atual temporada, Corinthians e São Paulo já se enfrentaram duas vezes. Em ambas, o Timão levou a melhor. No clássico da primeira fase do Paulista, a equipe de Tite venceu por 2 a 1, no Morumbi. Jadson abriu o placar para os donos da casa, mas Danilo e Alexandre Pato (de pênalti) viraram para o Alvinegro. Depois, pelas semifinais do Estadual, o Corinthians ficou com a vaga nos pênaltis (4 a 3) depois de um empate por 0 a 0. A disputa ficou marcada pela adiantada de Rogério Ceni na defesa da cobrança de Pato. O árbitro mandou voltar e, na segunda tentativa, o atacante carimbou a classificação alvinegra para a final.

O São Paulo vai em busca da terceira Recopa (levou em 1993 e 1994, na era Telê Santana), enquanto o Timão persegue um título inédito. Independentemente do vencedor, a taça ficará no Brasil pelo segundo ano consecutivo. Em 2012, o Santos faturou o torneio em cima da Universidad do Chile, após empate por 0 a 0 fora de casa e vitória por 2 a 0 em casa, com gols de Neymar e Bruno Rodrigo.



Fã de Ceni, Renan Ribeiro chega para brigar pelo posto de reserva imediato

Renan Ribeiro apresentação São Paulo (Foto: Gustavo Serbonchini)Renan Ribeiro, em sua apresentação no São Paulo
(Foto: Gustavo Serbonchini)

O goleiro Renan Ribeiro chega ao São Paulo com um período seis meses para mostrar que pode ser o novo dono da posição. O titular  Rogério Ceni, com 40 anos, já disse que irá se aposentar no fim da temporada. Assim, Renan Ribeiro luta com Denis, atual reserva imediato do capitão, para se tornar a primeira opção quando o camisa 1 encerrar a carreira.

Por mais que queira a vaga no time principal, Renan diz que espera continuar vendo seu ídolo por mais tempo na meta tricolor.

- Estou muito feliz com a minha chegada aqui. O Rogério é meu ídolo. É um sonho poder trabalhar com ele e, quanto mais tempo puder para ele jogar, vou aproveitar mais - disse.

Com 23 anos, Renan estava no Atlético-MG e já tinha acertado pré-contrato com o São Paulo desde o ano passado. O clube mineiro, porém, não quis liberá-lo antes do fim do contrato e o deixou treinando separadamente do restante do elenco. Por isso o goleiro foi apresentado apenas nesta segunda-feira. 

Denis foi o reserva de Rogério Ceni que mais jogou, com 78 partidas – o segundo é Bosco, com 54. Ele esteve em campo em grande parte da temporada passada, quando Ceni, que é titular do clube desde meados dos anos 90, recuperava-se de lesão. Mesmo com o atual reserva na frente, Renan confia que poderá ficar com a vaga após a aposentadoria do capitão.

- É uma responsabilidade muito grande. Quem não quer substituir um ídolo, um cara que conquistou tudo? É um mérito. Vou trabalhar dia a dia e procurar meu espaço.

Além dos dois, o São Paulo ainda conta com Léo e Jairo, promovidos das categorias de base. O primeiro já ficou no banco em algumas oportunidades e chegou a participar de alguns minutos do amistoso contra o Londrina, há duas semanas.



Em 'saideira', Ceni já faz as contas pelo heptacampeonato brasileiro

O Campeonato Brasileiro mal começou, mas Rogério Ceni já sabe a matemática para o São Paulo brigar pelo título da competição. Naquele que deve ser seu último torneio como profissional, o goleiro, de 40 anos, já faz as contas do que o Tricolor precisa para conseguir o heptacampeonato nacional. Ele acredita que seja necessário um aproveitamento de 66% dos pontos disputados para chegar à primeira colocação no fim do ano. Foram três rodadas até agora – faltam mais 35.

Rogério Ceni e jogadores do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Rogério Ceni tenta motivar os jogadores do São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Por enquanto, o São Paulo conquistou sete pontos e tem a liderança por conta do saldo de gols. São seis contra cinco do cinco do Vitória e dois do Botafogo. O time conquistou uma vitória em casa – 5 a 1 contra o Vasco. Fora, foi uma vitória e um empate, contra Ponte Preta e Atlético-MG, respectivamente.

Um time campeão joga com 75
ou 80% de aproveitamento em casa e 45 ou 50% fora. Time que chega a 66% de aproveitamento no campeonato tem muita chance de chegar ao título"

Rogério Ceni

– Um time campeão joga com 75 ou 80% de aproveitamento em casa e 45 ou 50% fora. Time que chega a 66% de aproveitamento no campeonato tem muita chance de chegar ao título - diz Rogério Ceni.

Vale lembrar que, em 2012, o Fluminense foi campeão com 67,5%, mas, nos anos anteriores, a pontuação necessária foi bem mais baixa. Em 2010, o próprio Flu levou o caneco com 62,3%, mesmo percentual do Corinthians em 2011. Em 2009, o Flamengo foi ainda mais econômico e acabou campeão com 58,8%.

Pelas contas do goleiro, o São Paulo precisa conquistar um total de 45 pontos em casa e 29 pontos fora, totalizando 74 - o time já tem sete nestas três primeiras rodadas. Ceni, aliás, destacou o empate em 0 a 0 diante do Atlético-MG, no Independência.

– Acabamos ficando à frente pelo saldo de gols, mas nesse momento do campeonato não importa muito quem está em primeiro, terceiro, quarto ou quinto. Importante é somar um ponto com uma equipe que dificilmente perde em casa. Muita gente não vai levar ponto algum (do Atlético no Independência).

Vale ressaltar que, contra o Galo, o São Paulo ficou com um jogador a menos a partir dos 16 minutos do segundo tempo, quando Denilson foi expulso. Mesmo assim, conseguiu o empate.

– Quando você pega um clássico como esse, se você fica com dez jogadores e leva um ponto, é um ponto importante para o futuro. Pode fazer a diferença numa briga por título, vaga na Libertadores. No segundo semestre, vamos receber o Atlético no Morumbi e temos mais chances de ganhar.

Rogério Ceni tem experiência na competição. Ele esteve no elenco que conquistou o tricampeonato consecutivo – 2006, 2007 e 2008.