domingo, 24 de fevereiro de 2013

Luís Fabiano diz que jogo de quinta-feira é o mais importante da temporada

24/02/2013 14:29:00

O atacante são-paulino afirmou que a partida contra o Strongest, na quinta-feira, será decisiva

Na quinta-feira, o São Paulo joga pela Libertadores contra o Strongest, da Bolívia, no Morumbi, e Luís Fabiano já deu o veredicto: "Temos obrigação de conquistar os três pontos".

"É um jogo importantíssimo, o mais importante da temporada", disse o atacante. O duelo acabou ganhando essa importância devido à derrota fora de casa, na primeira rodada, para o Atlético-MG.

Caso o São Paulo perca ou empate o jogo, ficará seriamente ameaçado de cair fora da competição ainda na primeira fase.

Na Pré-Libertadores o São Paulo enfrentou o também boliviano Bolívar e não teve grandes dificuldades para vencer, sobretudo no Morumbi, quando saiu vitorioso por 5x0.

O Fabuloso teceu comparação entre os dois times: "Pode ter semelhança com o Bolívar, mas o Strongest é um time com mais qualidade. Acredito que vai jogar da mesma maneira, todo atrás e tentando sair no contra-ataque".



Após vitória, Rafael Toloi e Douglas curtem domingo em torneio de futgolf

Os são-paulinos Douglas e Rafael Toloi aproveitaram o domingo de folga, após a vitoria por 3 a 0 sobre o Linense, sábado a noite, no Morumbi, para descansar e conhecer uma nova modalidade. Os dois foram convidados para um evento de apresentação de futgolf - esporte que, como o nome ja diz, mistura futebol e golfe.

Rafael Toloi e Douglas, jogadores do São Paulo, jogando Futgolf em Itu (Foto: Divulgação)Rafael Toloi e Douglas, jogadores do São Paulo, jogando Futgolf, em Itu (Foto: Divulgação)

O lateral Douglas já tinha sido apresentado ao futgolf. Para Toloi foi novidade. Em outros países, principalmente na Europa, existem mais adeptos e até competições oficiais. No Brasil, o primeiro centro de prática foi montado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Em são Paulo, foi fundada recentemente uma associação e o local escolhido para a instalação do campo foi um hotel na cidade de Itu, a 100km da capital.

Basicamente é um jogo de golfe, mas com bola de futebol (buracos maiores, é claro) e chuteiras fazendo a função dos tacos. Ao final do circuito, quem fizer em menos tentativas ganha.

- É divertido jogar. Acho que para um iniciante fui bem - disse Douglas.

Toloi preferiu só assistir. Ao lado de Douglas, ele até arriscou alguns palpites para ajudar o companheiro. Entre um chute e outro, os dois falaram um pouco sobre a vitoria diante do então invicto Linense, que levou o São Paulo aos 19 pontos na tabela de classificação.

- O Linense um time bem forte, com jogadores experientes. Fizemos uma boa partida e o resultado nos deixa numa otima posição - afirmou Rafael Toloi.

Os jogadores se reapresentam ao técnico Ney Franco nesta segunda-feira à tarde, no CT da Barra Funda. O próximo jogo do Tricolor é contra o The Strongest, quinta, às 21h30m, no Morumbi, pela Taça Libertadores.



Ney Franco, sobre rendimento de PH Ganso: 'Está satisfatório'

ganso rogerio ceni são paulo treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ganso vai voltar para o banco de reservas...
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Depois de atuar como titular duas vezes consecutivas pela primeira vez, Paulo Henrique Ganso deve voltar para o banco de reservas do São Paulo contra o The Strongest, quinta-feira, às 21h30m, no Morumbi, pela Taça Libertadores. Apesar de o meio-campista ainda não ter emplacado uma grande exibição, o técnico Ney Franco acredita que o rendimento dele até o momento vem sendo positivo.

– Está satisfatório. Ele está se entregando e evoluindo. Fechamos apenas dois meses de trabalho. Temos uma temporada inteira ainda e ele vai evoluir muito – afirmou.

Ganso vem sendo usado preferencialmente como titular no Campeonato Paulista, sobretudo para ganhar ritmo e entrar em forma. Foram seis partidas iniciadas pelo torneio. Na Libertadores, o jogador foi reserva nos três duelos (entrou em dois) e deve seguir assim na próxima rodada.

As exibições, contudo, ainda não convenceram os torcedores. Paulo Henrique nem de longe lembra as grandes apresentações que teve no Santos. Por isso, não conseguiu convencer o treinador a mantê-lo na equipe considerada principal que disputa o torneio sul-americano. Mesmo assim, vem sendo elogiado.

– O Ganso jogou no mesmo nível dos outros jogadores contra o Linense. Eu já vinha com uma substituição definida para o intervalo (ele por Aloísio). Tinha de tirar um jogador do meio de campo – explicou o comandante.



Müller: 'O Ganso do Santos não existe mais, pode esquecer'

Paulo Henrique Ganso foi titular pela segunda vez consecutiva na vitória do São Paulo sobre o Linense, no último sábado, pelo Campeonato Paulista. Acabou substituído no intervalo e, na opinião de Müller, deixou mais uma vez a desejar em campo. Para o comentarista, o jogador jamais voltará a apresentar o estilo que o alçou ao status de craque no Santos e terá de se reiventar se quiser ter sucesso no Tricolor.

- O Ganso do Santos pode esquecer, não existe mais. Jogou mais como um terceiro volante do que como meia. Se ele buscar o jogo na frente, será produtivo e útil. Acho que na quinta-feira (contra o The Strongest, no Morumbi) ele começa no banco de reservas - disse.

Na visão de Müller, Ganso estava acostumado a um jogo mais lento no Santos, sem necessidade de jogar em velocidade e se livrar do marcador.

Paulo Henrique Ganso comemora gol do São Paulo contra o Ituano (Foto: JF Diorio / Agência Estado)Ganso  (Foto: JF Diorio / Agência Estado)

- Ganso jogou mal de novo. Está fora de ritmo. Ele tem que aprender a jogar sem bola, tem que se movimentar, não aceitar a marcação. Muitas vezes aceita a marcação. Acabou não produzindo muito. Tanto é que o Ney o substituiu, pois pretende jogar a próxima partida da Libertadores com três atacantes e o Jadson vindo de trás - analisou.

O São Paulo chegou à quarta vitória consecutiva no Paulistão e ocupa a liderança na tabela, com 19 pontos, podendo ser ultrapassado pela vice-líder Ponte Preta, que enfrenta o São Bernardo neste domingo. O Tricolor volta a campo contra o The Strongest, da Bolívia, na quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), pela 2ª rodada da fase de grupos da Taça Libertadores.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Ney Franco não revela time, mas indica troca de Ganso por Aloísio

Paulo henrique ganso aloisio são paulo treino (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Aloísio, ao fundo, e Paulo Henrique Ganso: nova
troca no Tricolor? (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

Ney Franco não quer antecipar a escalação do São Paulo para enfrentar o The Strongest, quinta-feira, às 21h30m, no Morumbi, pela segunda rodada da fase de grupos da Taça Libertadores. Mas, sem querer citar nomes, o treinador indicou que deve voltar a usar o esquema 4-2-3-1, provavelmente com Aloísio entrando no ataque.

– Não quero definir hoje. Temos possibilidades para o próximo jogo e vamos passar o time no momento certo – desconversou.

O técnico, porém, deu pistas:

– É só vocês (jornalistas) ficarem atentos aos jogos que fizemos na Libertadores até agora – disse.

Em suas três partidas no torneio, o São Paulo foi a campo no 4-2-3-1. Contra o Bolívar, no Morumbi, Aloísio ocupou o lugar que era de Lucas em 2012. Já em La Paz, Douglas ficou com a vaga. O lateral seguiu na posição diante do Atlético-MG, pelo primeiro confronto da fase de grupos.

O comandante chegou a declarar que Douglas seria o novo titular da posição, mas teve uma baixa inesperada. Paulo Miranda, improvisado na lateral direita, precisou operar o joelho esquerdo. Assim, o jogador retornou à posição de origem nas últimas três partidas.

Aloísio, aliás, foi colocado novamente na posição no segundo tempo da vitória por 3 a 0 sobre o Linense, neste sábado, no Morumbi, e pode permanecer. Paulo Henrique Ganso, titular diante de Azulão e Elefante, tem grandes chances de voltar ao banco de reservas, já que não convenceu. O volante Denilson, preservado pelo desgaste físico, deve retornar no lugar de Maicon.

– É uma equipe interessante, lembrando que falta o Denilson – admitiu Ney Franco.



Estaduais e Copa do Nordeste: confira a lista do Tempo Real neste domingo

Quem gosta de esporte não pode deixar de acompanhar as transmissões do Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM neste domingo. Destaque para os campeonatos estaduais, com muitos jogos decisivos. No Rio Grande do Sul, Grêmio e Inter-RS disputam uma vaga na semifinal da Taça Piratini. Já no Paraná, o Coritiba pode conquistar o primeiro turno no clássico contra o rival Atlético-PR. Pelo Campeonato Carioca, Vasco, Fluminense e Botafogo tentam assegurar suas classificações para as semifinais da Taça Guanabara, enquanto que em Belém Paysandu e Remo começam a decisão do primeiro turno. Na Copa do Nordeste teremos as partidas de ida das semifinais. O ASA recebe o Ceará, enquanto que o Fortaleza encara o Campinense, no Estádio Castelão. Isto sem falar nos campeonatos europeus. Pelo inglês, o Manchester City enfrenta o Chelsea. Já na França teremos o superclássico entre o líder PSG e o terceiro colocado Olympique.  

Veja a programação de domingo (horário de Brasília).

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

DOMINGO, 24/02

10h30m Manchester City x Chelsea - Campeonato Inglês

16h Botafogo x Boavista - Campeonato Carioca - com vídeos

16h Fluminense x Madureira - Campeonato Carioca - com vídeos

16h Duque de Caxias x Vasco - Campeonato Carioca -  com vídeos

16h Palmeiras x União Barbarense - Campeonato Paulista - com vídeos

16h Bragantino x Corinthians - Campeonato Paulista - com vídeos

16h Inter-RS x Grêmio - Campeonato Gaúcho - com vídeos

16h Coritiba x Atlético-PR - Campeonato Paranaense - com vídeos

16h América-MG x Caldense - Campeonato Mineiro - com vídeos

16h Paysandu x Remo - Campeonato Paraense

16h Salgueiro x Sport - Campeonato Pernambucano

16h Náutico x Petrolina - Campeonato Pernambucano

16h ASA x Ceará - Copa do Nordeste

16h Criciúma x Figueirense - Campeonato Catarinense - com vídeos

16h Chapecoense x Guarani de Palhoça - Campeonato Catarinense

16h Atlético Ibirama x Camboriú - Campeonato Catarinense

16h Paraíba x Botafogo-PB - Campeonato Paraibano

16h Confiança x Estanciano - Campeonato Sergipano

17h PSG x Olympique - Campeonato Francês - com vídeos

18h Sampaio Correa x Bacabal - Campeonato Maranhense

18h30m Santos x XV Piracicaba - Campeonato Paulista - com vídeos

18h30m Ituano x Guarani - Campeonato Paulista

18h30m Ponte Preta x São Bernardo - Campeonato Paulista - com vídeos

18h30m Fortaleza x Campinense - Copa do Nordeste



São Paulo bate Linense e lidera o Paulista

23/02/2013 20:30:00

Tricolor Paulista fez 3 a 0 e agora torce por tropeço da Ponte Preta no domingo

O São Paulo recebeu o Linense e não tomou conhecimento do adversário. Com 3 a 0, no Morumbi, o Tricolor chegou a 19 pontos e passou a Ponte Preta na tabela de classificação, chegando a liderança provisória do Paulista.

Repetindo a escalação da última partida, apenas com a entrada de Wellington no lugar de Denilson, poupado, o técnico Ney Franco colocou o São paulo no ataque. A superioridade do Tricolor se transformou em gol aos 32 minutos. No lance, Douglas cruzou da direita e Jadson, bem colocado, chutou para abrir o placar no Morumbi.

No retorno do intervalo, Ganso saiu para a entrada da Aloisio. Com três atacantes, o São Paulo aumentou a carga sobre o Linense. Aos 17 minutos, Luis Fabiano serviu Osvaldo que marcou o segundo gol.

Com a tranquilidade do placar, o São Paulo seguia criando chances de gol. Aos 32' Osvaldo tentou o cruzamento da esquerda e o zagueiro Fábio Lima fez contra colocando números finais no marcador.



Confira todos os resultados deste sábado em 21 estaduais pelo Brasil

23/02/2013 22h15 - Atualizado em 23/02/2013 22h27

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

CAMPEONATO PAULISTA 2013 (PRIMEIRA FASE - 9ª RODADA)
São Paulo 3 x 0 Linense CRÔNICA / VÍDEO
Mirassol 3 x 0 São Caetano CRÔNICA
Botafogo-SP 1 x 0 Penapolense CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A2 2013 (PRIMEIRA FASE - 10ª RODADA)
São Carlos 1 x 1 Catanduvense CRÔNICA
Capivariano 2 x 1 Juventus-SP CRÔNICA
Grêmio Barueri 1 x 2 Santo André CRÔNICA
Velo Clube 2 x 1 Santacruzense CRÔNICA
Rio Branco-SP 3 x 2 RB Brasil CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A3 2013 (primeira fase - 7ª rodada)
Itapirense 2 x 1 Barretos CRÔNICA
América-SP 2 x 0 Marília CRÔNICA
União São João 1 x 1 Guaçuano CRÔNICA
Joseense 2 x 2 Independente-SP CRÔNICA
Batatais 2 x 0 Rio Preto CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO CARIOCA 2013 (taça guanabara - 8ª rodada)
Friburguense 1 x 1 Macaé CRÔNICA
Nova Iguaçu 2 x 2 Resende CRÔNICA
Bangu 2 x 0 Volta Redonda CRÔNICA
Olaria 0 x 2 Flamengo CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO MINEIRO 2013 (primeira fase - 3ª rodada)
Tombense 1 x 0 Nacional-MG CRÔNICA
Araxá 0 x 1 América-TO CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO MINEIRO MÓDULO 2 2013 (PRIMEIRA FASE - 2ª RODADA)
Uberlândia 1 x 1 Democrata SL CRÔNICA
Uberaba 1 x 3 Patrocinense CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO GAÚCHO 2013 (TAÇA PIRATINI - QUARTAS DE FINAL)
São Luiz 1 x 0 Cerâmica CRÔNICA
Caxias x São José-RS CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PARANAENSE 2013 (PRIMEIRO TURNO - 10ª RODADA)
JMalucelli 0 x 2 Londrina CRÔNICA / VÍDEO
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO CATARINENSE 2013 (PRIMEIRO TURNO - 8ª RODADA)
Juventus-SC 2 x 1 Joinville CRÔNICA
Avaí 1 x 2 Metropolitano CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2013 (SEGUNDO TURNO - 1ª RODADA)
Santa Cruz 2 x 1 Pesqueira CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato cearense 2013 (PRIMEIRA FASE - 16ª RODADA)
Tiradentes 1 x 0 Ferroviário CRÔNICA
Horizonte 1 x 1 Guarani de Juazeiro CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO ALAGOANO 2013 (PRIMEIRA FAS E- 12ª RODADA)
Murici 4 x 3 Sport Atalaia CRÔNICA
União-AL 2 x 2 Comercial-AL CRÔNICA
CSA x CSE CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO SERGIPANO 2013 (SEGUNDA FASE - 2ª RODADA)
River Plate-SE 0 x 0 Itabaiana CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato brasiliense 2013 (TAÇA JK - 6ª RODADA)
Brasília 1 x 0 Unaí CRÔNICA
Ceilândia 1 x 1 Botafogo-DF CRÔNICA
Capital 2 x 0 Legião CRÔNICA
Brazlândia 1 x 3 Sobradinho CRÔNICA
Brasiliense 1 x 0 Atlético Ceilandense CRÔNICA
Gama 1 x 0 Luziânia CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
- Semifinais definidas: Brasiliense x Gama e Brasília x Sobradinho
campeonato mato-grossense 2013 (PRIMEIRA FASE - 9ª RODADA)
Mato Grosso 2 x 0 Cacerense CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato sul-mato-grossense 2013 (PRIMEIRA FASE - 8ª RODADA)
Novoperário 0 x 1 Aquidauanense CRÔNICA / VÍDEO
Misto 1 x 0 Maracaju CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato capixaba 2013 (PRIMEIRA FASE - 5ª RODADA)
Deportiva 2 x 1 Rio Branco-ES CRÔNICA
Vitória-ES 1 x 0 Conilon CRÔNICA / VÍDEO
Real Noroeste 1 x 0 Estrela do Norte CRÔNICA
São Mateus 1 x 1 Espírito Santo CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato capixaba série b 2013 (PRIMEIRO TURNO - 2ª RODADA)
Serra 1 x 2 Vilavelhense CRÔNICA
Colatina 1 x 2 Castelo CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato amazonense 2013 (TAÇA ESTADO DO AMAZONAS - 1ª E 2ª RODADAS)
Nacional-AM 5 x 2 Sul América CRÔNICA
Fast  2 x 1 Holanda CRÔNICA
Iranduba 1 x 6 Penarol CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato piauiense 2013 (PRIMEIRA FASE - 5ª RODADA)
Cori-Sabbá 2 x 3 Barras CRÔNICA
Parnahyba 1 x 1 Piauí CRÔNICA
Picos 1 x 0 River-PI CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato acreano 2013 (PRIMEIRA FASE - 2ª RODADA)
Galvez 2 x 1 Atlético Acreano CRÔNICA
Náuas 1 x 7 Rio Branco-AC CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Ceni vê melhora com três atacantes, mas deixa decisão com Ney Franco

Mais uma vez, o São Paulo entrou em campo no esquema 4-4-2, com Paulo Henrique Ganso de titular no meio. Entretanto, no segundo tempo da vitória por 3 a 0 sobre o Linense, pelo Campeonato Paulista, Ney Franco voltou a testar o time com três atacantes, formação que deve ser a escolhida para o duelo com o The Strongest, pela Taça Libertadores.

- O São Paulo jogou melhor no segundo tempo no sentido de posicionamento. Hoje, marcamos um pouco melhor do que nas outras partidas e ainda produzimos bem lá na frente. Mas para a Libertadores é o Ney Franco quem tem que decidir - declarou o goleiro e capitão Rogério Ceni.

O esquema com Ganso já havia sido testado no meio da semana, na vitória por 4 a 2 sobre o São Caetano. Neste sábado, o meia esteve apagado e acabou sendo substituído no intervalo pelo treinador, que promoveu a entrada de Aloísio para atuar ao lado de Luis Fabiano e Osvaldo.

- Optei jogar com três atacantes agora e para isso eu precisava tirar alguém do meio-campo. Jadson e Maicon estavam muito bem e o Ganso tinha um cartão amarelo, por isso a opção por ele - justificou Ney Franco.

Marcado para esta quinta-feira, no Morumbi, o duelo com o The Strongest é o segundo do São Paulo na fase de grupos da Libertadores. No primeiro, a equipe perdeu por 2 a 1 para o Atlético Mineiro, em Minas Gerais, e por isso considera imprescindível conquistar os três pontos diante dos bolivianos.

- O esquema vem variando, mas o que importa é que estamos vencendo. Independentemente de quem jogar, o São Paulo estará forte. É o jogo mais importante da temporada até aqui e nossa obrigação é vencer - disse o atacante Luis Fabiano.



Rafael Toloi recebe terceiro amarelo e não pega o Penapolense

O zagueiro Rafael Toloi vai desfalcar o São Paulo na partida contra o Penapolense, domingo, às 18h30m, no estádio Tenente Carriço, pelo Campeonato Paulista. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória por 3 a 0 sobre o Linense, neste sábado, no Morumbi.

Ele, porém, permanece na equipe para enfrentar o The Strongest, da Bolívia, quinta-feira, às 21h30m, também na capital, pela fase de grupos da Taça Libertadores.

Para a vaga dele, o técnico Ney Franco deve escalar Rhodolfo no fim de semana, atual reserva imediato da função. Ele iniciou o ano como titular, mas perdeu o lugar para Toloi na semana passada, diante do Ituano. A outra opção é Edson Silva.

O Tricolor, aliás, pode ir para o confronto no interior com uma formação reserva, já que os titulares terão apenas três dias de recuperação após o confronto pelo principal torneio sul-americano.



Ney Franco festeja 'trinca' e elogia atuação contra o Linense

O São Paulo fechou com 100% de aproveitamento a sequência de partidas do Campeonato Paulista entre os duelos da Taça Libertadores. A conquista de nove pontos alçou o Tricolor à liderança provisória do estadual. Motivo de comemoração para o técnico Ney Franco.

- É legal dormir na liderança. Quando terminamos a partida contra o Atlético-MG, estávamos em nono e esses jogos serviriam para nos recuperarmos no Paulista e ter tranquilidade na Libertadores. Fizemos isso com propriedade. Quando você consegue essas metas, aumenta a confiança dos jogadores – afirmou.

O clube do Morumbi chegou aos 19 pontos, um a mais que a Ponte Preta, ao vencer o Linense por 3 a 0. Jadson, Osvaldo e Fábio Lima (contra) marcaram. Mais do que o placar positivo, o treinador celebrou o fato de a equipe não ter sofrido gols.

- Toda a equipe fez uma boa partida. No treinamento de sábado, batemos em cima do posicionamento dos laterais. A defesa ficou mais protegida em relação aos últimos jogos. É importante encontrar esse equilíbrio entre defesa e ataque. Fomos merecedores – ressaltou.

Para seguir em primeiro, o Tricolor torce por um tropeço da Macaca. A equipe de Campinas enfrenta o São Bernardo, neste domingo, às 18h30m, no estádio Moisés Lucarelli.
O São Paulo volta a jogar na quinta-feira, pela Taça Libertadores. O time recebe o The Strongest, da Bolívia, às 21h30m, no Morumbi, pela segunda rodada do Grupo 3.



Luis Fabiano lamenta gols perdidos: 'Hoje é um daqueles dias'

Luis Fabiano tentou, cansou de tentar, mas não conseguiu marcar sequer um gol na vitória do São Paulo por 3 a 0 sobre o Linense, neste sábado, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista. O Fabuloso desperdiçou quatro oportunidades claras e não repetiu o desempenho de quarta-feira, quando anotou dois diante do São Caetano, no ABC.

– Hoje é um daqueles dias. A ‘zica’ está sendo aqui (Morumbi), o que não é normal – afirmou na saída para o intervalo.

O centroavante balançou as redes seis vezes em 2013, três delas na casa tricolor: uma diante do Mirassol e duas frente ao Bolívar. Ele ainda fez outro diante dos bolivianos, em La Paz, e mais dois no Anacleto Campanella.

A partida deste sábado foi decidida por jogadores que estão em alta. Jadson fez o primeiro gol na etapa inicial e Osvaldo ampliou no segundo. Nos minutos finais, o zagueiro Fábio Lima marcou contra, impedindo que Luis Fabiano finalizasse um cruzamento vindo da esquerda.

– O São Paulo não pode depender só do Luis Fabiano. Temos um grupo qualificado. Quando eu não fizer, eles estão aí para fazer – disse.

Luis Fabiano, São Paulo x Linense (Foto: Levi Bianco/Agência Estado)Luis Fabiano não aprovou seu desempenho contra o Linense (Foto: Levi Bianco/Agência Estado)



Contra punição, Corinthians admite possibilidade de sair da Libertadores

A decisão da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) de impedir a presença de torcedores do Corinthians nos jogos da Taça Libertadores da América devido à morte do garoto Kevin Douglas Beltrán Espada no jogo contra o San José, em Oruro, irritou a diretoria do clube. Os dirigentes alvinegros, que entraram com recurso para reverter a decisão da entidade, esperam receber uma resposta até segunda-feira à noite. Caso o pedido do Timão seja negado, até mesmo a possibilidade de o clube deixar a competição continental não está descartada.

Time do Corinthians posado para enfrentar o San Jose (Foto: AFP)Atual campeão da Libertadores, Corinthians pode deixar o torneio (Foto: AFP)

O diretor jurídico do clube, Luiz Alberto Bussab, já havia classificado a decisão da Conmebol como “indevida, abusiva e intempestiva”. A ideia do representante corintiano é ponderar todos os interesses do clube e definir o que é mais atrativo para o Timão neste momento, independentemente do fato de a equipe ser a atual campeã da Libertadores e de possíveis punições posteriores. Na visão de Bussab, o Tribunal de Disciplina deveria ser mais comedido e apurar melhor o acontecimento de Oruro.

– Todas as possibilidades serão analisadas, sem exceção. Com a decisão da Conmebol, vamos nos reunir e observar o melhor para o Corinthians. Esperamos receber o parecer deles até segunda-feira à noite e, no mesmo dia, fazermos nossa escolha decisiva – afirmou o diretor, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

A principal reivindicação do Corinthians é de direito à defesa e investigação dos envolvidos na morte de Kevin. A maneira com que a Conmebol tratou o caso incomodou a diretoria, que não aceita se curvar à punição sem provar que o clube não tem qualquer parcela de culpa no disparo do sinalizador marítimo que vitimou o jovem, ainda que este tenha partido do setor da arquibancada destinado aos alvinegros no estádio Jesús Bermúdez.

Luiz Alberto Bussab, diretor jurídico do Corinthians (Foto: Reprodução SporTV)Luiz Alberto Bussab, diretor jurídico, diz que Timão
pode sair do torneio (Foto: Reprodução SporTV)

Aproximadamente 85 mil ingressos já haviam sido vendidos de forma antecipada através do sistema Fiel Torcedor para os jogos contra Millonarios (da Colômbia), Tijuana (do México) e San José, cerca de 30 mil deles para a primeira partida do Corinthians no estádio do Pacaembu na Libertadores 2013. No ano passado, somente na fase de grupos, o clube arrecadou R$ 5,3 milhões em bilheteria.

O clube tem plena confiança na reversão da decisão. Tanto é que o departamento jurídico sequer estudou uma possível logística para devolver o dinheiro pago pelos torcedores. Caso a Fiel seja impedida de comparecer aos jogos no Pacaembu, a diretoria já tranquilizou os alvinegros: todos os sócios serão ressarcidos.

A partida contra o Bragantino, neste domingo, pelo Campeonato Paulista, foi assunto praticamente deixado de lado no CT Joaquim Grava. As bandeiras a meio-mastro no local mostravam o clima de luto, assim como a postura séria do presidente Mário Gobbi, do gerente de futebol Edu Gaspar e dos diretores Roberto Andrade e Duílio Monteiro Alves, que compareceram ao treino deste sábado.

Convicto de que, independentemente das punições impostas pela Conmebol, o maior prejudicado será o Corinthians enquanto instituição, Luiz Alberto Bussab promete agilidade e bom senso na decisão da diretoria.

– É um caso muito delicado para fazermos decisões imediatas e ausentes de razão. É preciso rever tudo o que aconteceu. O Corinthians não pode sair prejudicado desta maneira. Com o posicionamento da Conmebol, vamos nos reunir sob o comando do nosso presidente e anunciar o que acontecerá na sequência – completou.

Cientes de que podem ficar sem acompanhar o Timão de perto na primeira fase da Libertadores, torcedores já organizam, por meio de redes sociais, maneiras de apoiar a equipe mesmo do lado de fora do estádio. Campanhas pedindo telões na Praça Charles Muller, em frente ao Pacaembu, e invasão da torcida nos arredores do local da partida são veiculadas desde a decisão da Conmebol.