sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

São-paulinos fazem trabalho com bola no primeiro treino de 2013

treino São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)São-paulinos em atividade de dois toques no CT
de Cotia (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Os jogadores do São Paulo já tiveram contato com bola no primeiro dia de treinamento após reapresentação do elenco tricolor. Depois de uma atividade física no Reffis na parte da manhã, os atletas foram ao gramado do CT Laudo Natel, em Cotia, para dar os primeiros chutes da temporada de 2013.

Os trabalhos iniciais foram comandados pelos preparadores físicos Alexandre Lopes, Sérgio Rocha e Zé Mário. Depois, os são-paulinos foram divididos em dois grupos para uma atividade de dois toques em campo reduzido.

Após uma hora e meia de trabalhos intensos, o técnico Ney Franco encerrou a atividade. A delegação tricolor permanece em regime de concentração em Cotia até o próximo dia 18. Neste sábado, o elenco são-paulino voltará a treinar em dois períodos.

A estreia do São Paulo em 2013 será no próximo dia 19 de janeiro, contra o Mirassol, no Morumbi. Na sequência, novamente em casa, o Tricolor terá seu primeiro compromisso na Taça Libertadores da América diante do Bolívar, no dia 23.

treino São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Atletas já participaram de trabalho com bola no primeiro treino de 2013 (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)


Diretoria são-paulina descarta negociar o zagueiro Rhodolfo

Rhodolfo São Paulo (Foto: Divulgação/São paulo FC)Diretoria descarta vender o zagueiro Rhodolfo para
o futebol italiano (Foto: Divulgação / São paulo FC)

A contratação do pentacampeão Lúcio no fim do ano passado não facilitará a saída do zagueiro Rhodolfo, titular durante toda a temporada de 2012. A diretoria do São Paulo garante que não pretende vender o defensor e só abrirá negociações caso o jogador manifeste a intenção de ir embora.

– Não queremos vender o Rhodolfo. É um jogador importante para o grupo. Contamos com ele para a temporada. Se o jogador quiser ir embora acaba virando uma outra situação. Mas queremos que ele continue – afirmou o vice-presidente de futebol João Paulo de Jesus Lopes.

No fim do ano anterior, a imprensa italiana noticiou que Rhodolfo era opção para três gigantes do país. Segundo o jornal “Gazzetta dello Sport”, Milan, Juventus e Roma estariam brigando pela contratação do zagueiro. O valor dele seria de € 8 milhões (R$ 22 milhões). O Tricolor nega que tenha recebido qualquer oferta.

Mais do que um jogador que pode brigar com Rafael Toloi e Lúcio pelas vagas de titular da zaga, o São Paulo reconhece que buscar um novo zagueiro no mercado neste momento seria bastante difícil. Agora, o clube negocia apenas com atacantes: Vargas, do Napoli, e Wallyson, ex-Cruzeiro.

Para a defesa, o clube ainda conta com Paulo Miranda, improvisado como lateral-direito, Edson Silva, João Felipe e o garoto Luiz Eduardo, liberado para disputar a Copa São Paulo de Juniores.

– Não é fácil encontrar um zagueiro assim para contratar – acrescentou o dirigente tricolor.

Rhodolfo, de 26 anos, chegou ao São Paulo em 2011 contratado do Atlético-PR. O jogador tem contrato com o clube do Morumbi até o fim de 2016.



São Paulo confirma partida contra o Bolívar para o Morumbi

Confusão, São Paulo e Tigre (Foto: Agência AFP)Final da Copa Sul-Americana acabou em confusão
(Foto: Agência AFP)

O Morumbi continuará sendo a casa do São Paulo na Taça Libertadores. Durante a reapresentação dos jogadores, nesta sexta-feira, no CT de Cotia, o vice-presidente de futebol do clube, João Paulo de Jesus Lopes, informou que a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) já informou ao Tricolor que a partida contra o Bolívar, da Bolívia, marcada para o dia 23 de janeiro, será disputada no estádio tricolor.

- A partida será no Morumbi. Em breve, vamos começar a vender os ingressos - afirmou o dirigente.

A possibilidade de o São Paulo ter de atuar em outro local surgiu depois da confusão entre jogadores do Tigre, da Argentina, e seguranças do Tricolor durante o intervalo da decisão da Copa Sul-Americana. Os argentinos alegaram que foram agredidos, não voltaram para o segundo tempo, e o Tricolor, que vencia por 2 a 0, foi declarado campeão.

O São Paulo corria o risco de ser punido com a perda de dois mandos pelo comitê disciplinar da Conmebol, criado em 2012 para julgar as confusões durante jogos de torneios sul-americanos. O comitê, no entanto, nem chegou a se reunir.

Depois da partida no dia 23, São Paulo e Bolívar voltam a se enfrentar em 30 de janeiro, em La Paz. O vencedor deste confronto da fase prévia cairá no Grupo 3 da Libertadores, com Arsenal, da Argentina, The Strongest, da Bolívia, e Atlético-MG.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Negueba põe São Paulo acima do Flamengo: 'Parece Europa'

Negueba apresentado no São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Negueba impressionando com estrutura do São Paulo
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Pouco aproveitado pelo Flamengo, o atacante Negueba tem a chance de escrever uma nova história com a camisa do São Paulo. Empolgado com a oportunidade de defender o atual campeão da Copa Sul-Americana, o atacante evitou fazer críticas ao ex-clube, mas reconheceu que a diferença entre as estruturas de Tricolor e Fla  é bastante grande.

- Eu não tinha noção de como era o São Paulo. Parece que estou na Europa. A estrutura, a alimentação. Não desmerecendo o Flamengo, mas é bastante diferente - afirmou.

Aposta das categorias de base do Rubro-Negro, Negueba esquentou o banco de reservas durante boa parte da passagem do técnico Dorival Júnior pela Gávea. O jogador acabou envolvido na negociação que levou o meia Cleber Santana, com os direitos presos ao São Paulo, ao Flamengo. Negueba ficará por um ano no Tricolor paulista com a possibilidade de ser adquirido definitivamente.

- O Flamengo me revelou e fez muita coisa por mim. Se hoje sou o Negueba tenho de agradecer ao Flamengo. Não gosto de ficar falando mal do Flamengo, fica uma coisa chata - ressaltou.

Aos 20 anos, o jogador aposta na boa relação com o técnico Ney Franco, com quem trabalhou na Seleção Brasileira Sub-20, para fazer a carreira deslanchar. No entanto, deve começar o ano no banco de reservas. Além dele, o treinador conta para o ataque com Luis Fabiano, Osvaldo, Ademílson e Aloísio. A diretoria está perto de anunciar ainda o chileno Vargas e o ex-cruzeirense Wallyson.

- Estou muito feliz no São Paulo e com a expectativa de poder ajudar - disse.



Recebido por Alex, Lucas faz primeiro treino no CT do Paris Saint-Germain

lucas paris saint germain (Foto: Divulgação/Site Oficial Paris Saint-germain)Ancelotti observa Lucas durante treinamento
(Foto: Divulgação/Site Oficial Paris Saint-germain)

Após a apresentação e primeiro jogo com a camisa do PSG no Catar, o atacante Lucas fez nesta sexta-feira seu primeiro treinamento no CT do clube francês, em Saint-Germain-en-Laye, nos arredores de Paris.

O ex-são-paulino chegou no início da tarde (manhã no Brasil) e foi recebido pelo zagueiro Alex, ex-Santos, que mostrou as dependências. No vestiário, Lucas recebeu equipamentos (camisas, chuteiras, caneleiras...) e ganhou um armário ao lado do atacante Gameiro.

lucas paris saint germain (Foto: Divulgação/Site Oficial Paris Saint-germain)Lucas recebe chuteiras e outros equipamentos do PSG (Foto: Divulgação/Site Oficial Paris Saint-germain)

lucas paris saint germain (Foto: Divulgação/Site Oficial Paris Saint-germain)Lucas é recebido por Alex
(Foto: Divulgação/Site Oficial Paris Saint-germain)

No campo, o brasileiro participou de um trabalho tático comandado pelo técnico Carlos Ancelotti que prepara a equipe para o duelo contra o Arras, da quinta divisão, pela primeira fase da Copa da França, no próximo domingo.

O duelo, que poderá marcar a estreia de Lucas em partidas oficiais (sua escalação ainda não está confirmada), será acompanhado em tempo real pelo GLOBOESPORTE.COM  e transmitido ao vivo pelo SporTV a partir das 17h45 (de Brasília).

lucas paris saint germain (Foto: Divulgação/Site Oficial Paris Saint-germain)Lucas passeia pelas instalações do CT do PSG (Foto: Divulgação/Site Oficial Paris Saint-germain)



Tricolor espera aval do Napoli por Vargas; Wallyson está a caminho

Eduardo Vargas na partida do Napoli (Foto: Getty Images)Eduardo Vargas quer jogar no São Paulo
(Foto: Getty Images)

A diretoria do São Paulo espera uma resposta do Napoli sobre o pedido de empréstimo feito pelo atacante Eduardo Vargas. O clube quer o jogador por um ano e meio e ofereceu uma quantia em dinheiro para conseguir a liberação – o valor não foi revelado pela cúpula do departamento de futebol. O clube também está próximo de Wallyson, ex-Cruzeiro.

O Tricolor está confiante no acerto em virtude do desejo do jogador em atuar no clube. Segundo o vice-presidente de futebol do clube, João Paulo de Jesus Lopes, Vargas manifestou a seus representantes que o São Paulo é sua primeira opção, já que assim poderia tentar recuperar o prestígio que tinha no Universidad de Chile e ficar mais próximo das convocações para a seleção de seu país.

- O que nós sabemos é que o jogador quer o São Paulo. Isso conta muito para o acerto – acrescentou o dirigente.

No fim de novembro, o empresário Cristián Ogalde, o mesmo que levou Vargas para o Napoli, visitou o CT da Barra Funda para conversar com a diretoria e levar a proposta aos italianos. Ele chegará com o status de ser o substituto imediato do ídolo Lucas, vendido ao Paris Saint-Germain.

Wallyson perto

Wallyson, atacante do Cruzeiro (Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)Wallyson perto de ser anunciado pelo Tricolor
(Foto: Marco Antônio Astoni / Globoesporte.com)

O Tricolor deve anunciar nos próximos dias a contratação de Wallyson, que defendeu o Cruzeiro até o fim do ano passado. As bases do acordo certas, restando apenas a assinatura do contrato. Ele será contratado por empréstimo, já que tem os direitos presos ao Deportivo Maldonado-URU.

- Estamos aguardando a chegada dos representantes dele ao Brasil para a assinatura – disse Lopes.

A contratação dos atacantes deve fechar o ciclo de reforços do São Paulo. A diretoria entende que tem um elenco grande e de qualidade para os torneios de 2013. Antes deles, o clube havia anunciado o zagueiro Lúcio, além dos atacantes Negueba e Aloísio.

- Entendemos que nosso elenco é mais do que suficiente. O São Paulo não tem período de compras, aqui não tem Black Friday. Mas estamos atentos ao mercado, com duas ou três opções que estamos avaliando.



São Paulo acerta com Vargas e espera aval do Napoli para anunciar

Guilherme Palenzuela - 04/01/2013 - 12:56 Cotia (SP)

Eduardo Vargas (Foto: AFP)
Ideia de ficar no São Paulo até a Copa de 2014 agradou ao chileno (Foto: AFP)

São Paulo e Napoli (ITA) chegaram a um acordo pelo empréstimo do atacante chileno Eduardo Vargas e a negociação deve ser oficializada nos próximos dias. O Tricolor já firmou as bases do contrato com o jogador, aceitou bancar os salários na totalidade - exigência cobrada pelo clube italiano - e enviou o ofício para o pagamento de 1 milhão de euros (R$ 2,7 milhões). O clube do Morumbi propõe um empréstimo de 18 meses.

Agora, a diretoria do São Paulo vê como remota a possibilidade de não contar com Vargas na temporada de 2013. O clube já ouviu do jogador o desejo em atuar no Morumbi, e espera ter o aval do Napoli para anunciar a contratação nos próximos dias.

Após as festas de fim de ano, Vargas retornou à Itália e está treinando com o elenco. Ele chegou ao clube italiano em janeiro de 2012, teve início promissor, mas não conseguiu se firmar. Nos últimos dias, teve a saída possibilitada pela diretoria. No fim de 2011, a Universidad de Chile recebeu o equivalente a R$ 32 milhões pela venda de Vargas.

A ideia de ficar no São Paulo até a Copa de 2014 agradou ao chileno. No país que receberá o torneio e perto dos olhos do técnico Jorge Sampaoli, da seleção chilena, ele espera manter o posto na equipe para chegar ao maior torneio de seleções do planeta.

Além do São Paulo, o Grêmio também tentou contratar o chileno por empréstimo, mas foi ultrapassado pelo Tricolor durante as negociações. Nos bastidores, os agentes Diego Cativa e Cristian Ogalde brigam para provar quem é o verdadeiro representante do atleta, e para receberem a devida comissão pelo negócio com o São Paulo.



São Paulo aguarda Wallyson para fechar contratação nos próximos dias

Guilherme Palenzuela - 04/01/2013 - 13:37 Cotia (SP)

Wallyson - Cruzeiro (Foto: Idário Café/VIPCOMM)
Wallyson negocia desde antes da virada do ano (Foto: Idário Café/VIPCOMM)

O São Paulo já dá como certa a contratação do atacante Wallyson, de 23 anos, para a atual temporada. O clube aguarda o retorno do agente do jogador - o argentino Gustavo Arribas - ao Brasil para selar o negócio. Wallyson defendeu o Cruzeiro nas últimas três temporadas, está vinculado ao Deportivo Maldonado (URU) e será repassado ao Tricolor por empréstimo de um ano, com valor para opção de compra fixado.

Wallyson negocia com o São Paulo desde antes da virada do ano. Seu contrato de empréstimo ao Cruzeiro terminou no dia 31 de dezembro de 2012, e o clube mineiro não demonstrou interesse em renovar ou adquirir seus direitos econômicos. Assim, o jogador foi oferecido ao clube do Morumbi pelo empresário Gustavo Arribas, que tem relação próxima com a diretoria do presidente Juvenal Juvêncio. Ele é agente do volante Wellington e do atacante Willian José, que foi para o Grêmio, e já fez outros negócios com o São Paulo.

Confirmados no São Paulo, os atacantes Aloísio e Negueba foram apresentados pelo clube no CFA de Cotia no início da tarde desta sexta-feira. O zagueiro Lúcio, outro reforço para 2013, já treinou com o elenco. Além deles, o clube vive a expectativa pela confirmação do negócio com o Napoli pelo empréstimo do atacante chileno Eduardo Vargas, com quem já tem acerto. O goleiro Renan Ribeiro, de 22 anos, do Atlético-MG, firmou um acordo com o São Paulo, e tenta antecipar a rescisão de contrato no Galo para chegar ao Morumbi antes de maio.



São Paulo realiza treino em dois períodos, e preparador físico elogia o grupo

LANCEPRESS! - 04/01/2013 - 19:01 São Paulo (SP)

Luis Fabiano, Rhodolfo e Casemiro (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
Luis Fabiano, Rhodolfo e Casemiro correm ao redor do campo (Foto: Rubens Chiri/SPFC)

O segundo dia de pré-temporada do São Paulo manteve os testes físicos do elenco. Pela manhã, os atletas fizeram atividade no Reffis do
CFA de Cotia e uma corrida de intensidade leve em um dos campos, sob o acompanhamento do preparador físico Alexandre Lopes.

À tarde, no segundo período de treinamento, houve atividades físicas mais intensas, já sob supervisão de toda a comissão técnica, além de um trabalho com bola em campo reduzido. Na quarta-feira, ainda na Barra Funda, os jogadoes passaram por testes corporais para tirar medidas e medir o percentual de gordura. Nos próximos dias, os treinos serão mais fortes.

O preparador físico Alexandre Lopes enalteceu o grupo, que retornou às atividades após 20 dias de férias e analisa como serão os trabalhos nos próximos dias.

- Vamos avaliar os atletas no primeiro momento e dar essa entrada nos trabalhos físicos, não deixando a parte técnica de lado. Depois, a parte tática com o Ney. Os atletas que vinham de lesão tiveram uma programação especial durante esse período. Cumpriram na medida do possível. De um modo geral, eles voltaram em uma condição boa - declarou, ao site oficial do clube.

O técnico Ney Franco comandará outra atividade na manhã deste sábado. O elenco são-paulino ficará a primeira quinzena de janeiro no CFA de Cotia, para realizar a pré-temporada.



Em Cotia, São Paulo apresenta Aloísio e 'Príncipe' Negueba

Guilherme Palenzuela - 04/01/2013 - 12:36 Cotia (SP)

O São Paulo aproveitou o segundo dia de pré-temporada no CFA de Cotia para apresentar os atacantes Aloísio e Negueba. O segundo, ex-flamenguista, ganhou a alcunha de "Príncipe" do vice-presidente de futebol João Paulo de Jesus Lopes, e mostrou-se surpreso com as instalações do novo clube.

- Tenho muito prazer em apresentar aqui o nosso príncipe Negueba (20 anos), dizem que ele veio de uma estirpe muito nobre da África (risos) - disse Jesus Lopes.

- Rótulo como príncipe nem eu esperava (risos), fico bastante feliz com a brincadeira e vou tentar fazer jus ao apelido. É bastante diferente, vivi minha vida toda no Flamengo, cheguei no São Paulo e não tinha a noção de como era o clube. Cheguei aqui e vi uma coisa bastante diferente. Parece até que estou na Europa. Estrutura diferente, alimentação diferente, não querendo desrespeitar o Flamengo, mas é diferente - disse Negueba, que assinou contrato de empréstimo por um ano.

Já Aloísio (24 anos), que fez 14 gols no último Brasileirão com o Figueirense, está vinculado na Tombense-MG, e chega por empréstimo até julho de 2014, com opção de compra. Ele espera títulos no Morumbi, e crê que o São Paulo pode brigar por todas as competições que disputa:

- Foi uma realização pessoal minha, sonho desde pequeno estar aqui dando essa entrevista. Um grupo como o do São Paulo tem que pensar em disputar todos os títulos. Temos que ser campeões em todas - disse o atacante.



De olho na Libertadores, Lúcio fala em 'sonho realizado' ao voltar ao país e atuar no São Paulo

LANCEPRESS! - 04/01/2013 - 16:07 São Paulo (SP)

HOME Lúcio - São Paulo (Foto: Eduardo Viana)
Lúcio revela boa receptividade do grupo são-paulino (Foto: Eduardo Viana)

Contratado no final da temporada, o zagueiro Lúcio, de 34 anos, iniciou a pré-temporada com o elenco são-paulino. Após 12 anos atuando na Europa, o beque pentacampeão do mundo pela Seleção Brasileira revela a vontade de disputar a primeira Copa Libertadores da carreira.

- Começo um período muito importante na minha carreira, o qual eu já estava projetando faz algum tempo. Estar de volta ao Brasil, em um grande clube como o São Paulo, é a realização de um sonho. Ter a oportunidade de disputar uma Libertadores, uma das maiores competições do mundo, é algo que aumenta ainda mais a motivação e a responsabilidade de cada atleta do nosso elenco e a minha, em especial. Agora, é colocar as chuteiras e iniciar uma temporada que tem tudo pra ser de grandes vitórias para a torcida tricolor - declarou o beque.

Nesta sexta-feira, o elenco fez alguns testes e correu pelo gramado do CFA de Cotia, local da pré-temporada do Tricolor na primeira quinzena de janeiro. À tarde, o grupo também fará um treinamento, fechado para a imprensa.

No retorno ao batente, Lúcio teve a oportunidade de rever os amigos Rogério Ceni e Luis Fabiano, ambos companheiros na época de Seleção Brasileira, além de conhecer o restante do grupo.

- Todos me receberam muito bem e foram atenciosos comigo. Nesse primeiro momento, pude ver um grupo com espírito vitorioso e que vai lutar para chegar no ponto mais alto em todas as competições que for participar. Será um ano em que poderemos disputar até sete campeonatos importantes e, como sempre disse, a conquista de títulos chega através de um grupo forte de atletas e não apenas onze jogadores. O São Paulo encara a temporada com este foco e, com este pensamento, é que vamos entrar em campo - completou o zagueiro.



Negueba compara São Paulo e Flamengo

Negueba chegou ao São Paulo e deve ficar na Terra da Garoa até, pelo menos, o fim de 2013. O jogador, que foi revelado pelo Flamengo, não poupou elogios à estrutura são-paulina durante sua apresentação e qualificou-a como superior à do time carioca.

“Cheguei e vi uma coisa bastante diferente. Aqui parece até que estou na Europa. É uma estrutura muito diferente, não desmerecendo o Flamengo, que me revelou. Mas é bastante diferente", disse Negueba.

O jovem, campeão da Copa São Paulo de Futebol Junior de 2011 pelo time da Gávea, mostrou-se grato ao Flamengo, embora tenha ressaltado que está com a cabeça voltada para o São Paulo.

"Eles me revelaram, fizeram muita coisa por mim. Se sou Negueba, preciso agradecer ao Flamengo. Fui revelado lá e agradeço. Fica chato se falar mal do Flamengo”, disse o atacante.

Negueba ainda revelou satisfação por trabalhar com o técnico Ney Franco, pois eles já se conhecem dos tempos de Seleções de base.



Dirigente 'ignora' concorrência e confia na vinda de Vargas

O Grêmio não se intimida com a concorrência do São Paulo e outras equipes européias para trazer o chileno Eduardo Vargas, possível reforço de peso para a disputa da Copa Libertadores 2013. No momento, o clube espera uma definição por parte do Napoli com relação à oferta feita pelo atleta, e garante empenho total até que o desfecho das negociações seja anunciado.

"O Vargas sabe da grandeza do Grêmio, os empresários sabem do interesse do Grêmio. Não vi ele dando a declaração. Muita coisa está sendo dita. Enquanto o Napoli não nos disser que o Vargas está em clube A ou B, vamos continuar lutando. Uma vez apresentado o nome dele, o Vanderlei gostou bastante. Sabemos da dificuldade, mas continuamos lutando", disse o dirigente, minimizando um suposto favoritismo do São Paulo na corrida pelo atacante.

Costa ainda se recusou a comentar sobre as declarações do técnico são-paulino, Ney Franco, que chegou a projetar a montagem da equipe com o chileno de 23 anos.

"Se escalou o Vargas, o problema é dele."

"A bola sempre esteve com o Napoli, por estar com os direitos federativos. E fizeram um investimento grande. E temos a expectativa que eles podem decidir favoravelmente ao Grêmio. Sempre trabalhamos junto ao clube e ao jogador", acrescentou o cartola tricolor.

Declarações reproduzidas pelo Lancenet.



Negueba evita depreciar Flamengo, mas se impressiona com São Paulo

Emprestado por uma temporada pelo Flamengo, com quem tem contrato até o fim de 2015, Negueba foi apresentado nesta sexta-feira pelo São Paulo e evitou depreciar a antiga casa. Mas não teve jeito. Incitado a comparar a estrutura dos clubes, acabou deixando escapar que a diferença entre eles é gigantesca.

"É bastante diferente. Não tinha noção de como era aqui, só das pessoas falarem. Parece até que estou na Europa. Pela estrutura, alimentação... Não desmerecendo o Flamengo, que me revelou, mas aqui é bastante diferente", disse o atacante de 20 anos, empolgado.

Questionado novamente sobre o assunto, desta vez de forma mais incisiva, tendo sido abordado inclusive o não cumprimento do pagamento de salários por parte dos cariocas, ele se esquivou.

"Não faltou nada lá. Eles me revelaram, fizeram várias coisas por mim. Se sou o Negueba, tenho que agradecer muito ao Flamengo. Não gosto de tocar nesse assunto, porque fica uma coisa muito chata. Agora estou com a cabeça voltada ao São Paulo", salientou.

Negueba despontou com a camisa rubro-negra na campanha campeã da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2011. Alçado ao profissional, não correspondeu como imaginavam. Na temporada passada, foi pouco aproveitado e acabou sendo usado como compensação na negociação que levou para lá Cléber Santana, meia que pertencia ao São Paulo.

Na nova casa, a esperança é de recuperar o futebol que o técnico Ney Franco já conhece das equipes inferiores da Seleção Brasileira. Para isso, o clube tem tido cuidado em elevar seu moral, já que ele é o reforço menos badalado. Em sua apresentação, foi apelidado de "Príncipe" pelo vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes.

"Nem eu esperava. Vou tentar fazer jus ao apelido", disse, rindo.



Aloísio transparece ansiedade por "oportunidade única na carreira"

Apelidado de Boi Bandido pelo porte físico e o estilo trombador de jogar, Aloísio chegou manso ao São Paulo. Em sua apresentação oficial, nesta sexta-feira, no CT de Cotia, o atacante de 24 anos transpareceu nervosismo após receber a camisa tricolor das mãos do vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes.

"É uma oportunidade única na carreira. É uma grande equipe, com grandes jogadores", disse o ex-jogador do Figueirense, com voz trêmula.

Em determinado momento, na tentativa de mostrar firmeza, bateu a mão na mesa e acabou acertando a base de sustentação do microfone de respostas. Passado o susto, continuou falando de seus objetivos no decorrer do período de uma temporada e meia de contrato.

"Minha primeira meta é estar entre os 18 jogadores (convocados para as partidas). Vou me dedicar nos treinamentos para disputar essa vaga e ter um começo muito feliz", comentou. O desafio de defender um time de grande expressão é, na verdade, um recomeço para Aloísio.

Embora tenha sido contratado na condição de terceiro maior artilheiro do Campeonato Brasileiro do ano passado, com 14 gols pelo Figueirense, ele não passou por equipes maiores depois de ter atuado pouco pelo Grêmio, onde foi revelado.

"Sei que vai ter cobrança. E tem que ter, pela estrutura do clube e a qualidade dos jogadores. Vou dar meu máximo, e a diretoria e a torcida podem me cobrar", concluiu, antes de enxugar o suor do rosto e se soltar mais com as câmeras desligadas.



Reforço menos badalado, Negueba é nomeado "Príncipe" no São Paulo

De todos os reforços que chegaram - e os que ainda poderão chegar - ao São Paulo, Negueba é o menos badalado seguramente. O atacante de 20 anos vem como compensação na negociação que levou Cléber Santana para o Flamengo. Porém, ao ser apresentado oficialmente nesta sexta-feira, no CT de Cotia, ele foi elevado ao status de "Príncipe".

"A gente carinhosamente está chamando-o de príncipe, porque dizem que ele veio de uma estirpe muito nobre na África", brincou o vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, idealizador do apelido que fez Guilherme Ferreira Pinto (nome de batismo do jogador) abrir um sorriso ao seu lado.

O objetivo da ‘condecoração’ é exatamente fazê-lo se sentir à vontade. Como era pouco aproveitado até no Flamengo, a diretoria são-paulina quer que ele recupere futebol apresentado na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2011, quando ajudou a equipe carioca a ser campeã.A estratégia tem funcionado até aqui. Os elogios do técnico Ney Franco, com quem trabalhou nas equipes inferiores da Seleção Brasileira, já o deixaram contente.

"Fiquei muito feliz de escutar do professor que ele queria que eu viesse para o São Paulo. Conversei com meus pais e decidi vir. Mudar um pouco de lar vai me ajudar bastante. Levanto as mãos aos céus por ele ter me trazido para cá", falou Negueba.

Os novos companheiros de elenco também têm feito de tudo para ambientá-lo da melhor forma possível. Na manhã desta sexta-feira, primeiro dia de trabalho efetivo do grupo, o ex-flamenguista foi um dos alvos do sempre gozador Luis Fabiano.

"Ele falou para o Wellington: ''chegou mais um escurinho para te fazer companhia''", contou, rindo, o Príncipe.



Tricolor conta com vontade de Vargas e aguarda aprovação do Napoli

A diretoria do São Paulo se respalda na preferência de Eduardo Vargas para convencer o Napoli do negócio. O atacante chileno quer jogar no clube brasileiro, que, por sua vez, tenta se adequar aos pedidos dos italianos para fechar a contratação por empréstimo.

Não há grandes obstáculos. Os detalhes finais passam pelo tempo de contrato e o pagamento dos salários. Para ter o jogador de 23 anos por uma temporada e meia, o São Paulo precisaria bancá-lo integralmente todo mês. A alternativa seria firmar um vínculo de 12 meses, com as duas equipes dividindo os vencimentos.

Segundo o vice-presidente de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, a lentidão nas conversas se deve ao fato de envolver diferentes países. O clube é italiano, o jogador passa férias no Chile, e seu representante é procedente da Argentina. "Da nossa parte, as cartas estão postas", disse o dirigente, nesta sexta-feira, dia em que apresentou os atacantes Aloísio e Negueba.

O São Paulo pagaria em torno de R$ 4 milhões por Vargas, que foi pouco escalado no Napoli depois de ter se destacado em 2011 pela Universidad de Chile. O valor é bem aquém do que o clube recebeu do Paris Saint-Germain pela venda do meia-atacante Lucas.

"Vivemos uma situação financeira confortável, independentemente do dinheiro do Lucas. É óbvio que, quando se tem o caixa bem abastecido, você pode eventualmente fazer investimentos maiores, inclusive no próprio futebol", comentou Jesus Lopes, que evitou transparecer confiança em um acerto com o atacante.

"Nós entendemos que o elenco é plenamente suficiente para enfrentar as competições que teremos ao longo da temporada. O desempenho não vai ficar necessariamente melhor ou pior se ele não for contratado, embora fosse muito bom contratá-lo", desconversou.



São Paulo apresenta Aloísio e Negueba com camisa genérica

A diretoria do São Paulo apresentou oficialmente nesta sexta-feira os atacantes Aloísio e Negueba com uma camisa genérica, improvisada para a Copa São Paulo. A nova coleção de uniformes da Penalty só será revelada em 17 de janeiro.

Aloísio tem 24 anos e assinou contrato até o meio de 2014 após ter se destacado pelo Figueirense, pelo qual marcou 14 gols no Campeonato Brasileiro, tendo ficado atrás apenas de Fred e Luis Fabiano, os quais lideraram a artilharia ao balançar a rede 20 e 17 vezes respectivamente.

Já Negueba chega ao São Paulo por ter sido envolvido na negociação que levou Cléber Santana ao Flamengo. O contrato do atacante de 20 anos é válido por 12 meses.

"Minha expectativa de poder ajudar a equipe é muito grande. Todo jogador gosta de estar em uma grande equipe como o São Paulo", disse o ex-flamenguista, ao lado do vice-presidente João Paulo de Jesus Lopes. "Meu pensamento não é diferente do pensamento do Negueba. É uma realização pessoal e profissional estar aqui", concordou Aloísio.

Além deles, a diretoria já havia apresentado em dezembro o zagueiro Lúcio, de 34 anos. O defensor firmou vínculo de duas temporadas ao rescindir com a Juventus, da Itália.

Embora a apresentação da coleção de jogo seja daqui a duas semanas, o elenco já utiliza uniforme de treino da Penalty. Nesta sexta-feira, antes de os reforços falarem com a imprensa, eles fizeram uma leve corrida em campo trajando os modelos da nova fornecedora de material esportivo.

A estreia da equipe na temporada será em 19 de janeiro, contra o Mirassol, pelo Campeonato Paulista, no Morumbi. A preparação para esse jogo será toda realizada em Cotia.



Com uniforme novo, são paulinos voltam ao trabalho em Cotia

O São Paulo efetivamente está de volta ao trabalho. Um dia depois de se reapresentar, o elenco do campeão da Copa Sul-americana iniciou as atividades de pré-temporada na manhã desta sexta-feira, no CT da base, em Cotia.

Além dos reforços Lúcio, Aloísio e Negueba e do lateral esquerdo Thiago Carleto, que volta de empréstimo, também foi novidade o uniforme de treino utilizado pelos jogadores, agora fornecido pela Penalty, não mais pela Reebok.

Pela parceria firmada com a Penalty até o fim de 2015, o clube receberá mais de R$ 35 milhões anuais. Segundo o clube, a apresentação das coleções de jogo será em 17 de janeiro, dois dias antes da estreia no Campeonato Paulista, contra o Mirassol, no Morumbi.

De saída, os meio-campistas Cícero e Paulo Assunção nem se reapresentaram, assim como Henrique e Juan, que estavam emprestados. O atacante defenderá o Botafogo, ao passo que o destino do lateral esquerdo ainda é incerto.

Nesta sexta-feira, os jogadores inicialmente passaram por testes isocinéticos e fizeram trabalhos funcionais. Em seguida, dividiram-se em grupos para correr em campo, sob supervisão do preparador físico Sérgio Rocha.

A jornada de treinos, ao menos até segunda-feira, será de dois períodos. Ainda não há confirmação de até quando o elenco ficará concentrado em Cotia.



Na reapresentação do elenco, Cícero e Juan são liberados pela diretoria

Kaíque Ferreira - 03/01/2013 - 20:48 São Paulo (SP)

Cícero e Osvaldo (Fotos: Luiz Pires/VIPCOMM e Ale Cabral)
Cícero deve acertar com o Santos (Fotos: Luiz Pires/VIPCOMM e Ale Cabral)

O lateral-esquerdo Juan, o volante Paulo Assunção, o meia Cícero e o atacante Henrique foram liberados da reapresentação do São Paulo, que ocorreu nesta quinta-feira. Os jogadores, por conta de negociações ou rescisão, não estão em Cotia, local da pré-temporada da equipe na primeira quinzena de janeiro.

O meia Cícero tem negociações adiantadas com o Santos. O volante Paulo Assunção rescindiu com o Tricolor na última semana e está de malas prontas para retornar à Espanha, para defender as cores do Deportivo La Coruña (ESP). Antes de acertar com o clube do Morumbi, o jogador atuava pelo Atlético de Madrid.

No caso de Henrique, que estava emprestado ao Sport e disputou o último Brasileiro pela equipe pernambucana, o Botafogo vai comprar 50% dos direitos do atacante e fará um contrato de quatro anos com o jogador de 21 anos. A assinatura do contrato deve ocorrer nessa sexta-feira.

Por fim, o lateral-esquerdo Juan retornou de empréstimo do Santos, clube que atuou em 2012, mas não está nos planos da diretoria e da comissão técnica para a temporada. O alto salário do jogador também dificulta a sua permanência na equipe. Para o setor, o São Paulo conta com Cortez e Thiago Carleto.

Nesta quinta-feira, o elenco chegou ao CFA de Cotia. O grupo já utiliza o uniforme da nova fornecedora de material esportivo, a Penalty. Os uniformes de jogo para a temporada só serão apresentados no dia 17 de janeiro.



A pedido do Peñarol, jogo para Pedro Rocha deve ser no meio do ano

São Paulo e Peñarol realizariam em 12 de janeiro um amistoso cuja renda seria revertida à família de Pedro Rocha, ídolo dos dois clubes, mas a partida foi cancelada a pedido dos uruguaios. A justificativa é de que a viagem à capital paulista atrapalharia a pré-temporada, e o jogo deve ficar para a metade da temporada.

Aos 70 anos, o ex-jogador sofre de atrofia do mesencéfalo, doença que o impede até mesmo de andar e falar, além de causar dano à visão. O valor arrecadado com o amistoso no Morumbi ajudaria com remédios e demais despesas.

"O São Paulo já vem nos ajudando quando é preciso fazer exames médicos ou de alguma internação. O clube tem ajudado bastante, inclusive colocou uma enfermeira à disposição do meu pai", diz Pedrinho, um dos três filhos do ex-meia..Outra ajuda oferecida pelo São Paulo, em parceria com a Reebok, foi o lançamento de uma camisa comemorativa de ídolos uruguaios (Pedro Rocha, Pablo Forlán, Darío Pereyra e Diego Lugano), em setembro. A família de Pedro Rocha ficou com 10% do valor.

Diante do sucesso de vendas, O clube pode reeditar a camisa de Pedro Rocha, mesmo com a troca de fornecedora de material esportivo - o contrato com a Reebok se encerrou em dezembro, sendo substituída pela Penalty. Pedrinho, no entanto, diz ainda não ter sido procurado por ninguém da empresa.

Apelidado de Verdugo, Pedro Rocha atuou pelo São Paulo do início da década de 1990 até 1977, tendo feito 119 gols e conquistado um título nacional e dois estaduais. Pelo Peñarol, clube em que foi revelado, ganhou, dentre outros títulos, três vezes a Copa Libertadores e duas vezes o Mundial Interclubes (ou Copa Intercontinental) antes de ir para o futebol brasileiro.



Sem desespero por Vargas, Juvenal critica loucuras de dirigentes

Juvenal Juvêncio começou 2013 afiado. Otimista, mas cauteloso, com a negociação pelo chileno Eduardo Vargas, o presidente do São Paulo garante que o clube não buscará mais reforços e não poupou críticas ao falar sobre a crise do futebol europeu e as loucuras cometidas por diretorias de equipes brasileiras.

Em entrevista à rádio Jovem Pan, o mandatário do Tricolor deixou claro que não haverá desespero em caso de frustração no negócio por Vargas com o Napoli. "A negociação é financeira. A expectativa é que seja uma cereja no bolo para poder encorpar o time, mas pode não vir. E não vindo, o time está completo. Precisávamos de coisas pontuais, como por exemplo, o Aloísio, que estava contratado há mais de seis meses. Não estamos atrás de mais ninguém. Ou virá o Vargas, ou a coisa se encerra", garantiu.

Se considera o elenco fechado para 2013, Juvenal descartou qualquer possibilidade de perder algum jogador, principalmente o zagueiro Rhodolfo. Assim como nas últimas janelas de transferência, o camisa 4 foi sondado por equipes da Itália e, com a chegada de Lúcio e ascensão de Rafael Toloi, poderia ser negociado.

"Não necessariamente. Precisamos de mais gente nesta posição. Buscamos o Toloi e depois tem a expectativa com o Breno, que mantemos contato e contrato com ele em caso de ele ser liberado. Trouxemos o Lúcio, que era uma reivindicação interna e antiga, pela sua seriedade e competência. Isso não significa a saída do Rhodolfo, que é um jogador importantíssimo. Mas temos que reconhecer que têm clubes europeus interessados", explicou o presidente.E a confiança de Juvenal em manter o elenco são-paulina tem uma razão: a crise do futebol europeu. "Eles estão quebrados, não estão conseguindo sobreviver. A crise entra por todas portas e janelas. Você tem uma estrela solitária (PSG) que fez o negocio pelo Lucas, mas é circunstancial. Não há muita procura, o que há é vontade de desovar atletas pelos seus salários. Liberam até de graça. E se você quiser recepcioná-los, tem que bancar isso", sentenciou o folclórico dirigente.

Perguntado se esse seria o caso do atacante Robinho, que deseja receber o mesmo salário que ganha no Milan, o são-paulino pediu o fim de negócios deste nível. Para Juvenal, aceitar esses altos valores pode inflacionar e atrapalhar o desenvolvimento do futebol no País.

"É completamente irreal, até me arrepia pensar que alguém poderia pagar isso. Se acontecer, começa a virar costume essa irresponsabilidade. Um dirigente que faz um negócio desse, não faria isso em sua organização pessoal, por que faria com uma entidade em que o zelo deveria ser muito maior?. Temos que fazer as coisas dentro da razoabilidade", alertou.

Para exemplificar as consequência das ‘loucuras’ de dirigentes, Juvenal Juvêncio deu a entender que a nova diretoria do Flamengo já colhe os frutos da irresponsabilidades de gestões passadas. "Tem até um clube que entrou na briga pelo Vargas e o Napoli recusou. Disse que o clube estava desorganizado e que não gostaria de emprestar o jogador para um lugar desorganizado", revelou.



São Paulo aposta em experiência de atletas em sua estreia na Copinha

A eficiência do trabalho desempenhado pelo São Paulo em suas categorias de base será colocada à prova mais uma vez. O Tricolor iniciará a sua busca pelo tetracampeonato da Copa São Paulo de Juniores nesta sexta-feira, às 21 horas (de Brasília), no estádio Professor Luís Augusto de Oliveira, em São Carlos. O adversário será o mato-grossense União Rondonópolis, que não compartilha dos mesmos objetivos dos paulistas.

Diferente do São Paulo, o clube da Região Centro-Oeste busca apenas a classificação à próxima fase da Copinha. A missão, entretanto, será difícil. O Tricolor conta com a experiência do técnico Sérgio Baresi e a vivência de um grupo que já está acostumado com as grandes competições nacionais. Caso o treinador ache conveniente, o time poderá contar com pelo menos cinco atletas chamados por Ney Franco ao elenco principal.

Entre os relacionados, a maior esperança é depositada em cima de Rodrigo Caio. O jovem volante chegou a ser improvisado como zagueiro e lateral na última temporada e se tornou o grande nome defensivo da equipe nesta Copinha. Além do jogador, o Tricolor também contará com João Schmidt, Luiz Eduardo, Lucas Farias e Henrique Miranda ao longo da competição."Sem dúvidas o São Paulo terá um dos times mais experientes. Ao todo serão cinco atletascom passagens entre os profissionais. Isso vai fazer muita diferença quando chegarmos nas fases finais da competição. Estamos bem preparados e vamos em busca do título", afirmou Rodrigo Caio.

Mesmo com a experiência do grupo sub-20, Baresi quer evitar qualquer surpresa na primeira fase do torneio e já destacou toda a sua preocupação com relação ao desconhecido oponente desta sexta-feira - em 2012, o São Paulo tropeçou em jogos considerados fáceis e foi eliminado ainda na etapa de grupos do campeonato. "Estamos buscando informações sobre todas as equipes. É papel nosso correr atrás disso para evitar tropeços. A partir do momento em que o árbitro apita, temos que fazer valer o peso da nossa camisa", declarou o técnico, à TV Gazeta.

Antes de o São Paulo colocar o seu favoritismo dentro de campo, o Grupo M terá início com a partida entre São Carlos-SP e Guaicurus-MS, às 15 horas (de Brasília), no mesmo estádio que receberá a estreia tricolor. Em todas as edições da Copinha, o clube paulista chegou a nove finais diferentes e conquistou três títulos. O maior vencedor do torneio é o rival Corinthians, que já se sagrou campeão por oito vezes.



Pai revela sondagem corintiana, mas aproxima Vargas do São Paulo

Parece cada vez mais próxima a contratação de Eduardo Vargas pelo São Paulo. O pai do atacante chileno revelou nesta quinta-feira que o Corinthians chegou a sondar o jogador, mas que ele está próximo de um acerto com o atual campeão da Copa Sul-americana.

"O Corinthians se interessou, mas agora só o São Paulo está na negociação. E ele quer jogar no Brasil", disse o também Eduardo Vargas à Rádio Globo. "Ele está mais perto de jogar no São Paulo, ficaria mais perto da seleção chilena".

Vargas, de 23 anos, defende o Napoli desde o início da temporada passada, tendo sido contratado após se destacar pela Universidad de Chile. Pela dificuldade de adaptação ao futebol italiano, foi pouco escalado e, em acordo com a diretoria, foi liberado a negociar com outra equipe.

O contrato com o São Paulo seria de empréstimo. O atacante viria para substituir Lucas, negociado com o Paris Saint-Germain. Segundo o técnico Ney Franco, em entrevista à Rádio Transamérica, "Vargas daria possibilidade de manter a forma de jogar", no esquema 4-2-3-1.

Apesar do interesse confirmado pelo treinador, o pai do jogador diz que ainda não é possível confirmar seu destino: "Ele gostaria de jogar no futebol brasileiro, mas não há nenhuma definição neste momento. A negociação está ocorrendo. Neste instante, não sabemos nada".

"Acredito que ele jogará no Brasil ou no Chile. Gostaria que ele jogasse no Brasil, seria muito melhor para ele e nós, da família, ficaríamos mais próximos dele. E seria bom para ele jogar em um clube como o São Paulo", concluiu o senhor Vargas.



De saída, Cícero e Paulo Assunção nem se reapresentam ao São Paulo

Dois meio-campistas são-paulinos não estiveram na reapresentação do elenco, nesta quinta-feira. Cícero e Paulo Assunção, com contrato ainda em vigor, acertam sua saída do clube e, por isso, receberam autorização para não comparecer.

Cícero tem vínculo até 4 de julho e, apesar de ser elogiado por dirigentes e o capitão da equipe, o goleiro Rogério Ceni, perdeu espaço ao longo da temporada passada e não vai continuar. O destino do meia de 28 anos pode ser o Santos.

Já Paulo Assunção, quatro anos mais velho do que o companheiro, foi contratado para suprir carência de volantes, porém, ao contrário do que dizia o técnico Ney Franco, não se tornou "titular absoluto". Principalmente depois que o jovem Wellington se recuperou. Seu vínculo com o São Paulo se encerra em 19 de julho, e ele deve retornar ao futebol espanhol.

O São Paulo confirmou ainda que o atacante Henrique e o lateral esquerdo Juan, emprestados até o fim do ano passado, também não foram ao CT da Barra Funda nesta quinta-feira. Enquanto o primeiro negocia com o Botafogo, o segundo ainda tem futuro incerto.

Por outro lado, a reapresentação teve novidades. Reforços para a temporada, o zagueiro Lúcio e os atacantes Aloísio e Negueba tiveram o primeiro contato com os demais atletas do grupo. Os dois últimos vestirão a camisa tricolor pela primeira vez nesta sexta.

No primeiro dia de trabalho, todo o grupo foi submetido à medição do percentual de gordura e, em seguida, seguiu para o CT das divisões de base, em Cotia, onde será a pré-temporada.



Reforçado, grupo são paulino se reapresenta e passa por avaliação

O elenco do São Paulo se reapresentou no início da tarde desta quinta-feira depois de três semanas de férias. Todos os jogadores, alguns novos - casos de Lúcio, Aloísio e Negueba -, já foram submetidos a avaliações corporais.

A medição do percentual de gordura foi raelizada pelo fisiologista Hamilton Tavares e o preparador físico Sérgio Rocha, no CT da Barra Funda. Em seguida, a delegação seguiu para o CT das divisões de base, em Cotia, onderá será realizada a pré-temporada da equipe.

Aloísio e Negueba, atacantes vindos respectivamente de Figueirense e Flamengo, foram os primeiros a se apresentar. Além deles, o zagueiro Lúcio (contratado após rescindir com a Juventus) e o lateral esquerdo Thiago Carleto (de volta de empréstimo ao Fluminense) tiveram o primeiro contato com os colegas.

Dentre os atletas que faziam parte do time no ano passado, os mais pontuais na reapresentação foram o atacante Osvaldo, o meia Maicon e o zagueiro João Filipe. Eles e os demais ajudaram a recepcionar os reforços e a tornar o clima descontraído.O primeiro trabalho efetivo será na manhã desta sexta-feira, em Cotia. A apresentação de Aloísio e Negueba está agendada para ocorrer ao final da atividade.



Central do Mercado: Timão anuncia Pato, e Peixe fecha com Montillo

Alexandre Pato Corinthians (Foto: Daniel Kfouri/Corinthians)Alexandre Pato fechou com o Corinthians
(Foto: Daniel Kfouri/Corinthians)

Duas novelas que agitavam o mercado chegaram ao fim nesta quinta-feira. O atacante Alexandre Pato teve 100% dos seus direitos econômicos adquiridos pelo Corinthians pelo equivalente a R$ 40,5 milhões e assinou com o Timão por quatro temporadas, enquanto o meia Montillo deixou o Cruzeiro e acertou com o Santos, que pagou cerca de R$ 16,2 milhões aos mineiros para comprar 60% dos direitos econômicos do atleta, além de ceder o volante Henrique, que retorna à Toca da Raposa. Se a dupla paulista reforçou seu ataque, o Grêmio tratou de cuidar do seu miolo de zaga e assinou com Cris. O zagueiro de 35 anos fica no clube gaúcho até dezembro.

As novelas Pato e Montillo chegaram ao fim, mas outras seguem em andamento no mercado da bola. O atacante Eduardo Vargas, sonho de consumo São Paulo, Santos e Grêmio, está perto de acertar com o Tricolor Paulista. Já o atacante Hernán Barcos, que no fim de 2012 anunciou sua permanência no Palmeiras, deve ficar apenas até o fim da Taça Libertadores. O irmão e agente do atleta, David Barcos disse que não quer que ele atue na Série B do Campeonato Brasileiro e o futebol italiano pode ser o destino do argentino.

No Rio de Janeiro, o Botafogo liberou Loco Abreu para negociar seu empréstimo com o Nacional do Uruguai, seu clube do coração, e anunciou as contratações do lateral Julio Cesar e do atacante Anderson Aquino. Já o Fluminense espera fechar com o lateral Wellington Silva até sábado e a diretoria do clube se reuniu para definir quem será o próximo alvo. Carlos Eduardo, do Rubin Kazan, e Felipe, do Vasco, estão em pauta. E se o Maestro pode deixar São Januário, outros dois jogadores foram apresentados nesta quinta-feira: o lateral Elsinho e o zagueiro André. Além deles, a diretoria cruz-maltina espera a rescisão de Alecsandro para anunciar Fillipe Soutto.

Quem também pode mudar de clube é o meia Gabriel, que se destacou no Campeonato Brasileiro defendendo o Bahia. O diretor de futebol do clube, Paulo Angioni, declarou que o jogador despertou o interesse de outras equipes e o valor da transferência é estipulado em R$ 19 milhões;



São Paulo se reapresenta com quatro novidades, e libera Cícero e Juan

lucio são paulo (Foto: Divulgação/São paulo FC)Zagueiro Lúcio passou por avaliações de medidas
no primeiro dia (Foto: Divulgação/São Paulo FC)

O elenco do São Paulo se reapresentou na tarde desta quinta-feira, no CT da Barra Funda, com quatro novidades: o zagueiro Lúcio, os atacantes Aloísio e Negueba, e o lateral-esquerdo Carleto, que disputou o último Campeonato Brasileiro pelo Fluminense e volta de empréstimo. Eles se juntaram aos campeões da Copa Sul-Americana e seguiram para o CT de Cotia, onde normalmente treinam as categorias de base. Lá, o time profissional vai fazer a pré-temporada antes do início do Paulistão e Libertadores.

No primeiro dia, além de se reencontrarem e conversarem sobre as férias, os jogadores só passaram por uma avaliação de peso, medidas e percentual de gordura com o preparador físico Sergio Rocha e o fisiologista Hamilton Tavares. O primeiro treino será realizado na manhã desta sexta, já sob o comando de Ney Franco. Em seguida, Aloísio e Negueba serão apresentados. O zagueiro Lúcio já vestiu a camisa em dezembro, antes do Natal.

Os dois atacantes foram os primeiros a chegarem na Barra Funda, por volta das 13h. Osvaldo, Maicon e João Filipe, remanescentes do grupo do ano passado, apareceram logo em seguida. Em razão de a equipe ter disputado a final da Sul-Americana, no dia 12 de dezembro, e precisar participar da primeira fase da Libertadores, no dia 23 de janeiro, as férias foram mais curtas.

Se, por um lado, quatro caras novas surgiram no CT, outros quatro jogadores foram liberados pela diretoria de se reapresentarem. O meia Cícero deve acertar contrato com o Santos nos próximos dias, e nem vai iniciar os trabalhos no São Paulo. O volante Paulo Assunção rescindiu e vai assinar por dois anos e meio com o La Coruña. Já o atacante Henrique, que atuou pelo Sport na última temporada, vai jogar no Botafogo em 2013. Por fim, o lateral-esquerdo Juan, que estava emprestado ao Santos, também não retornou. Ele não está nos planos do São Paulo e ainda não definiu seu futuro.

Além dos reforços já confirmados, o Tricolor acertou com o goleiro Renan Ribeiro, mas ainda não sabe se poderá apresentá-lo antes do fim de seu contrato com o Atlético-MG, em maio. Os atacantes Vargas, do Napoli, e Wallyson, ex-Cruzeiro, estão em negociações adiantadas para reforçoar a equipe.



Após sete anos no São Paulo, Léo Gonçalves quer vida nova no Guará

Léo Gonçalves durante apresentação do Guaratinguetá (Foto: Fábio Rubinato/ Divulgação)Léo Gonçalves durante apresentação do Guará
(Foto: Fábio Rubinato/ Divulgação)

Depois de sete anos sendo emprestado pelo São Paulo a outros clubes para ganhar experiência, o meio-campo Léo Gonçalves, 23 anos, inicia, pelo Guaratinguetá, um novo ciclo em sua carreira. Será seu primeiro contrato profissional após deixar o Tricolor Paulista.

Entre 2005 e 2012, Léo Gonçalves passou por Mogi Mirim (duas vezes), Rio Branco-SP, e, no ano passado, jogou pelo Botafogo-SP o Campeonato Paulista, quando marcou um gol importante pela equipe de Ribeirão Preto na vitória sobre o Paulista, e chorou.

No entanto, nunca emplacou ou teve oportunidades de ficar muito tempo em um clube, já que o São Paulo sempre pedia seu retorno. Agora, com contrato no Guará, ele espera ter chances para entrar em campo e mostrar seu talento.

- Sou um meia que joga pela esquerda. Sou mais técnico do que rápido e procuro chegar na frente para arriscar o chute e marcar meus golzinhos. Fiquei sabendo que Guará é uma cidade acolhedora e tem uma torcida que incentiva. Será bom para eu trabalhar tranquilo - diz Léo.

Léo Gonçalves posa para foto junto com outros jogadores do Guaratinguetá (Foto: Fábio Rubinato/ Divulgação)Léo Gonçalves (segundo da esquerda) posa para foto junto com novos companheiros
(Foto: Fábio Rubinato/ Divulgação)

Foram ex-companheiros de São Paulo, inclusive, que incentivaram Léo Gonçalves a assinar contrato com o Tricolor do Vale. Ao ser contatado pelo presidente Israel Vieira, o meia buscou informações sobre a equipe com o volante Bruno Formigoni e o goleiro Éverson.

- São parceiros que tinham me dito sobre a estrutura, sobre a diretoria e isso me ajudou muito a vir para cá. Estou feliz e vim para jogar e buscar o acesso para a Série A, que é algo que o torcedor do Guará quer muito.