segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Referência no São Paulo, Wellington completa 22 anos nesta segunda

Wellington São Paulo treino (Foto: ALE CABRAL/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO)Wellington, no treino (Foto: Ale Cabral/Futura Press)

O volante Wellington comemorou seu aniversário a caminho da Bolívia. Ele completa 22 anos nesta segunda-feira, mas não teve muito tempo para festejar a data com a família. O jogador treinou nesta manhã e integrou a delegação do São Paulo que embarcou para Santa Cruz de la Sierra à tarde. Wellington, porém, não reclama do dia puxado justamente no seu aniversário.

- Estou feliz por estar em um lugar em que sempre quis estar, que é o São Paulo. Um clube que sempre me deu condições para eu fazer o meu melhor trabalho. Agora é retribuir tudo isso dentro de campo e trazer essa classificação para o Brasil - disse Wellington, ao site oficial do São Paulo.

O volante será mais uma vez titular no confronto com o Bolívar, nesta quarta, às 22h (horário de Brasília), pela volta da prévia da Libertadores. Ele está no time profissional desde 2008, e ganhou o status de peça fundamental à equipe. Wellington já fez 90 jogos pelo Tricolor, com dois gols e aproveitamento de 54,8% (40 vitórias, 28 empates e 22 derrotas). O jogador se sente em casa no time do Morumbi e já se tornou espelho para os garotos que, como ele, cresceram nas categorias de base de Cotia.

- Muitos jogadores já chegaram e saíram desde que estou no time profissional. Agora tem um grupo novo, com meninos da base que eu já conheço. Fica mais fácil de descontrair e de falar sério também. Legal ser referência, mas tem outros jogadores no elenco que também são - disse Wellington.

Clique e veja vídeos do São Paulo



'Caso Tigre': Tricolor envia resposta à Conmebol e aguarda retorno

O São Paulo enviou, nesta segunda-feira, uma documentação para a Conmebol com a explicação do clube sobre a confusão na partida contra o Tigre, na final da Copa Sul-Americana, no dia 12 de dezembro. A entidade continental havia solicitado uma resposta aos incidentes e deu como o prazo inicial para isso a última quarta-feira, mas o Tricolor conseguiu prorrogar a entrega de sua defesa para esta segunda. Agora, o time do Morumbi aguarda um retorno da confederação, que deve agendar uma reunião em breve.

- Enviamos a documentação nesta segunda. Agora estamos esperando a Conmebol dar uma resposta. Eles irão marcar uma reunião para isso, mas ainda não há uma previsão de data para esse encontro - disse o diretor jurídico Kalil Abdalla.

estádio Morumbi jogo São Paulo Libertadores (Foto: Ag. Estado)São Paulo pode perder mandos de campo e deixar o Morumbi, mas confia em absolvição (Foto: Ag. Estado)

O departamento jurídico do São Paulo elaborou um documento com laudos que apontam o Tigre como o responsável pela confusão durante o intervalo da decisão, que provocou o término precoce da partida. O Tricolor não adianta as bases de sua defesa, mas está otimista de que não será punido.

O São Paulo corre risco de ser multado e até perder o mando de campo em partidas da Taça Libertadores. A Conmebol se apegou a três artigos do regulamento da competição para dar início ao processo disciplinar: 9.2 (segurança), 15.2 (término antecipado da partida) e 15.3 (invasão do estádio). Depois da análise das provas do clube, um comitê julgará o caso, mas ainda não há data para o Tribunal. A equipe argentina também foi autuada.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Ney deixa para treino na Bolívia a decisão sobre vaga na ala direita

Paulo Miranda no treino do São Paulo (Foto: VIPCOMM)Paulo Miranda estava suspenso para o primeiro
confronto com o Bolívar (Foto: VIPCOMM)

O São Paulo embarcou para a Bolívia com uma dúvida no time: quem ficará com a vaga na lateral direita. Douglas foi titular no primeiro jogo contra o Bolívar pelas prévias da Taça Libertadores porque Paulo Miranda tinha de cumprir suspensão. Agora, ambos estão à disposição do técnico Ney Franco, que deixará a decisão para o treino desta terça-feira, em Santa Cruz de la Sierra.

- Ney Franco não falou nada comigo ainda. Isso vai ser decidido apenas no treino de terça - disse Paulo Miranda.

O zagueiro se destacou atuando improvisada no ala direita durante o segundo semestre de 2012. Ele, porém, foi expulso na final da Copa Sul-Americana, durante a confusão com os argentinos do Tigre, que acarretou no final precoce da partida. Por isso, Paulo Miranda teve de cumprir suspensão na Libertadores.

Como Ney Franco desejava testar o time que enfrentaria o Bolívar no Morumbi, utilizou Douglas como titular já na estreia da temporada contra o Mirassol, e também na goleada por 5 a 0 sobre os bolivianos. O lateral agradou, recebeu elogios e colocou a dúvida na cabeça de Ney Franco.

Paulo Miranda retornou ao time na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético Sorocaba, quando os reservas foram a campo para poupar o time principal. Ele também teve boa atuação e agora espera recuperar seu espaço entre os titulares.

- Estou bastante confiante, mas sei que o Douglas fez uma excelente partida também. Fui bem contra o Sorocaba. Com um pouco de ritmo de jogo vou ficar ainda melhor - disse o jogador

O confronto de volta com o Bolívar será nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), em La Paz. No entanto, o time fará aclimatação em Santa Cruz de la Sierra para encarar os 3.650m de altitude da capital boliviana.



No São Paulo, Wallyson é liberado do Reffis e começa treinos físicos

LANCEPRESS! - 28/01/2013 - 14:25 São Paulo (SP)

Walyson (Foto: saopaulofc.net)
Wallyson correu no gramado na manhã desta segunda-feira (Foto: saopaulofc.net)

Contratado no início desta temporada, o atacante Wallyson fez nesta segunda-feira o primeiro treino físico no gramado. O jogador, que tem contrato com o São Paulo até o fim do ano, estava no Reffis para tratar do tornozelo esquerdo, local que operou em 2012.

Para ter condições de estrear, o atacante ainda precisará de mais algumas semanas. Ele será submetido a treinos semelhantes ao que todo o grupo realizou durante a pré-temporada.

Wallyson será inscrito na fase de grupos da Libertadores. O Tricolor joga nesta quarta-feira contra o Bolívar (BOL), em La Paz, para confirmar sua classificação depois de vencer por 5 a 0 no Morumbi, semana passada.

No atual esquema de Ney Franco, o jogador será opção para atuar pelo lado direito do ataque.


Dia do reencontro com o Santos marca prazo para Ganso estar 100%

Bruno Quaresma - 28/01/2013 - 08:40 São Paulo

São Paulo x Atlético Sorocaba - Campeonato Paulista - Ganso (Foto: Eduardo Viana)
Ganso fez seu primeiro gol pelo São Paulo contra o Atlético Sorocaba (Foto: Eduardo Viana)

O clássico com o Santos, no próximo domingo, acontece no exato dia em que o São Paulo completa um mês de trabalho nesta temporada. Data que a comissão técnica também planeja que Paulo Henrique Ganso estará melhor fisicamente, devido aos 30 dias de intensa preparação física.

Depois da vitória sobre o Atlético Sorocaba, em que o meia marcou o primeiro gol pelo Tricolor, Ney Franco afirmou que vê Ganso como titular do time e não descartou escalá-lo diante do Bolívar ou até mesmo contra o Santos, clube que ele saiu brigado com a torcida.

– O Ganso vem em um processo de trabalho, de evolução muito grande e a gente espera que nas quatro semanas, que vão se completar logo em breve, que ele já tenha um nível de condição melhor para estar desempenhando – explicou o preparador Alexandre Lopes.

O Maestro atuou os 90 minutos no último sábado. Na saída de campo se disse pronto e bem fisicamente. Ele também afirmou não ver problema em jogar na Vila Belmiro e quer marcar muitos gols pelo Tricolor.

Por enquanto, Ney Franco não pensa em abrir mão do esquema 4-3-3. Sendo assim, PH Ganso disputa uma vaga com Jadson, que também já fez dois gols na temporada e vive grande momento técnico.

– O Ganso realmente está um pouco abaixo do Jadson porque o Jadson teve um ano inteiro jogando no ano passado. Se você for comparar os dois, é lógico que o Jadson, por não ter tido problemas em 2012, se reapresenta em condições em melhores condições para iniciar a temporada – avaliou Lopes.



Com boa vantagem, São Paulo viaja 'tranquilo' para encarar o Bolívar (BOL)

Bruno Rodrigues - 28/01/2013 - 14:24 São Paulo (SP)

Embarque São Paulo - Ganso, Carleto e Rhodolfo (Foto: Eduardo Viana)
Delegação do São Paulo embarca rumo a La Paz (Foto: Eduardo Viana)

Após treinar no CT da Barra Funda pela manhã, o São Paulo chegou por volta das 13h50 desta segunda-feira no Aeroporto de Guarulhos, onde embarcou para Santa Cruz de la Sierra, local em que fará aclimatação antes de partir rumo a La Paz, palco da partida de volta contra o Bolívar (BOL), pela primeira fase da Copa Libertadores.

Depois da goleada de 5 a 0 no primeiro confronto, no Morumbi, o Tricolor irá para solo boliviano com uma ótima vantagem. Porém, para o argentino Cañete, a grande diferença de gols não pode iludir o grupo são-paulino.

- Vamos tranquilo. A gente tem uma diferença muito grande, mas não pode relaxar. Então vamos à Bolívia para conseguir a vitória também - disse o meia, autor de um dos gols da vitória sobre o Atlético Sorocaba, no último sábado, pelo Paulistão.

Longe das lesões e vivendo um bom momento neste início de temporada, Cañete espera seguir atuando com frequência para ajudar ainda mais o clube do Morumbi e, quem sabe, cavar um espaço entre os titulares.

- Graças a Deus estou feliz, confiante. Acho que o time também está assim e estamos muito bem. Tem que continuar dessa forma durante todo o ano - completou o camisa 20.



Aloísio pede para enfrentar o Bolívar na altitude: 'Tenho fôlego de sobra'

aloisio são paulo treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Aloísio quer jogar na altitude
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Aloísio foi o único jogador do elenco do São Paulo que foi titular nos dois últimos jogos: na goleada sobre o Bolívar por 5 a 0, na última quarta-feira, no Morumbi, pela fase preliminar da Libertadores, e na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético Sorocaba, quando o técnico Ney Franco optou por um time quase todo reserva. Agora, a equipe vai encarar os bolivianos novamente, na quarta, para tentar confirmar a classificação à fase de grupos da competição continental. Mas o jogo será a 3.650 m do nível do mar, na cidade de La Paz. Mesmo bastante utilizado, Aloísio diz que está pronto para o desafio.

- Tenho fôlego para quarta-feira. Vou estar 100% para ajudar o São Paulo. Ney tinha me dito que eu jogaria o primeiro tempo, mas me deixou jogar um pouquinho mais de 45 minutos. Contra o Bolívar, só soube que iria jogar um dia antes - disse Aloísio.

Contra o Bolívar, Aloísio jogou de ponta direita, como fazia Lucas, e recebeu elogios. Contra o Atlético Sorocaba, atuou como centroavante, posição na qual está acostumado a jogar desde os tempos de Figueirense. E diz que pode ajudar o time em qualquer escolha do técnico Ney Franco.

- São diferentes características. Algumas vezes eu joguei como centroavante. Vou estar sempre pronto para ajudar, independentemente das características. Contra o Atlético Sorocaba foi mais um jogo de adaptação - justificou o atacante.

Clique e assista a vídeos do São  Paulo



Reforço do São Paulo, Wallyson treina no campo pela primeira vez

wallyson treino são paulo (Foto: Reprodução/Instagram)Wallyson treinou no gramado nesta segunda-feira
(Foto: Reprodução/Instagram)

O atacante Wallyson, contratado pelo São Paulo no último dia 12, fez nesta segunda-feira seu primeiro treino no gramado do CT da Barra Funda. Ainda sem bola, ele participou de uma atividade física acompanhado pelo preparador físico Sérgio Rocha.

Wallyson passou por cirurgia em outubro de 2011, quando estava no Cruzeiro, para corrigir lesão no tornozelo esquerdo, mas voltou a sentir dores em novembro do ano passado e passou por nova intervenção para a retirada da placa e de seis pinos que foram colocados no pé.

Não há previsão para a estreia do jogador.



Com ‘reservas de luxo’, Ney ganha amplo leque de opções no São Paulo

Ney Franco no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Ney Franco vê disputas por posição no Tricolor
(Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

Opções não faltam ao técnico Ney Franco para montar o São Paulo. O técnico tem um time base, mas poucos jogadores têm o status de "titular absoluto". Os reservas também ganharam chances no Paulistão e acirraram a briga por posições. O treinador incentiva a disputa e já utilizou 24 atletas em apenas três jogos no ano. Ney aprova ter um leque grande de alternativas e é só elogios às suas peças de reposição.

- O São Paulo tem um time reserva de luxo, mas não é o melhor do Brasil. Estamos vendo o Internacional, o Grêmio e o Corinthians disputando campeonatos com o time B. O Fluminense também está com muitos jogadores interessantes. O Tricolor é mais um time que tem bons reservas - disse o comandante.

O páreo mais acirrado é pelo posto de armador do time. O comandante tricolor gosta de escalar a equipe e no 4-2-3-1, com apenas um meia de criação. Em grande fase desde o segundo semestre do ano passado, Jadson é atualmente o maestro tricolor. Ele, porém, viu duas sombras crescerem no jogo contra o Atlético Sorocaba. O argentino Marcelo Cañete e Paulo Henrique Ganso desencataram e mostraram que estão recuperados das lesões.

- Deixei Ganso e Cañete o tempo todo contra o Sorocaba por ritmo. Neste momento o Jadson está melhor, principalmente física. Mas está se desenhando uma disputa muito legal entre Jadson, Ganso e até, porque não, o Cañete - disse Ney Franco.

Montagem Jadson, Ganso e Cañete do São Paulo (Foto: Montagem sobre fotos da Vipcomm)Jadson, Ganso e Cañete brigam por vaga de maestro
(Foto: Montagem sobre fotos da Vipcomm)

Apesar de deixar a disputa aberta, o técnico já declarou que Ganso foi contratado para ser titular. Ele só precisa de tempo para ganhar ritmo de jogo antes de se tornar o maestro tricolor. Quando o jogador estiver pronto, porém, não necessariamente tirará Jadson do time principal. Na estreia na temporada, contra o Mirassol, Ney Franco testou uma mudança na formação para o 4-4-2, com os dois meias. No entanto, o treinador considerou que a dupla ainda não está entrosada o suficiente, e o momento de definição nas prévias da Taça Libertadores não lhe permitiu arriscar.

Cañete corre por fora, mas vem se destacando este ano. Contra o Sorocaba, aliás, ele foi alçado para uma posição diferente da habitual: atuou na ponta esquerda. Ney Franco está testando o meia na função de atacante para suprir a falta de Lucas, que agora está no Paris Saint-Germain. O argentino não tem a velocidade como característica, mas aparece como boa opção para tabelas com os armadores.

No ataque, aliás, dois jogadores estão acima das disputas. Osvaldo e Luis Fabiano estão em alta. No momento, a dupla está garantida no time, só que Aloísio, Ademilson e até o garoto Tiago, recém-promovido ao time titular, estão na cola.

O São Paulo tem reservas de luxo. Está se desenhando uma disputa muito legal"

Ney Franco

As laterais são outras posições com o páreo aberto. Na direita, Douglas iniciou o ano como titular porque Paulo Miranda tinha de cumprir uma suspensão pelo cartão vermelho na final da Copa Sul-Americana. Paulo Miranda está à disposição novamente, mas o bom desempenho de Douglas colocou a dúvida na cabeça de Ney Franco. Na ala esquerda, Thiago Carleto foi titular durante o Paulistão e até deu assistência para o gol de Ganso contra o Sorocaba, pressionando Bruno Cortez.

A última briga se dá entre os zagueiros. Recém-contratado, Lúcio entrou no time no lugar de Rafael Toloi, já que os dois atuam pelo lado direito. No entanto, Toloi foi um dos destaques na campanha do título da Sul-Americana e conta com o apoio da torcida para desbancar Rhodolfo. Para isso, porém, ele terá de aprender a jogar pela esquerda.

- Ele pode jogar do lado esquerdo, mas em função do compromisso com o Bolívar, eu não quis mexer na estrutura do time. Ele tem potencial, é só treinar e colocar em campo - disse Ney Franco.

Em meio a tantas disputas, apenas o goleiro Rogério Ceni surge como intocável. Aos 40 anos, o capitão e ídolo do Tricolor ainda consegue atuar com alto rendimento. A dupla de volantes Wellington e Denilson também estão garantidos, mas caso Ney Franco queira mudar seu esquema, os dois, que são marcadores, podem deixar o time. O leque de alternativas do treinador é amplo, mas a grande missão é encaixar as peças.

Clique e veja vídeos do São Paulo



'Capitão dos reservas', Toloi ganha elogios de Ceni e Ney Franco

LANCEPRESS! - 27/01/2013 - 21:46 São Paulo (SP)

Rafael Toloi - Treino do São Paulo (Foto: Miguel Schincariol)
Rafael Toloi usou a braçadeira no último sábado, pelo Paulistão (Foto: Miguel Schincariol)

Sem os principais jogadores em campo, Rafael Toloi foi o capitão do time no último sábado, contra o Atlético Sorocaba. No ano passado, quando a equipe reserva atuou, Edson Silva havia sido o escolhido por Ney Franco para ficar com a braçadeira. Rogério Ceni aprovou a decisão do treinador.

– Tanto o Edson como o Toloi têm o perfil, o próprio Ganso. Isso é o de menos. Capitão é uma coisa simbólica, lógico que tem sua representatividade, mas o Toloi é um menino que vem jogando, jogou o ano passado praticamente todo com a gente aqui. Poderia estar jogando tranquilamente hoje. A faixa de capitão é mais do que merecida pela postura e caráter que ele tem – afirmou o camisa 01, que já foi mais de 800 vezes capitão do time.

– Ele tem o perfil para ser capitão, se comunica bem. Já foi capitão no Goiás e achei que era o atleta mais capacitado para a função – completou o técnico Ney Franco.

Toloi terminou 2012 em alta, mas saiu do time com a chegada de Lúcio. O zagueiro pentacampeão do mundo atua pelo lado direito, assim como o camisa 2. Esse foi o motivo para o treinador manter Rhodolfo, que está acostumado a jogar pelo lado esquerdo da defesa.

– Eu acho que o Toloi pode jogar do lado esquerdo. Assim que passar o confronto com o Bolívar, de repente a gente pode fazer essa escolha de colocá-lo no lado esquerdo do campo. Ele tem potencial – disse Ney.



Denis justifica falha contra o Atlético Sorocaba: 'É falta de ritmo de jogo'

LANCEPRESS! - 27/01/2013 - 21:56 São Paulo (SP)

As imagens de São Paulo 2 x 1 Atlético Sorocaba (Foto: Eduardo Viana)
Denis falhou no gol do Atlético Sorocaba na vitória são-paulina por 2 a 1 (Foto: Eduardo Viana)

No primeiro gol sofrido pelo São Paulo na temporada, o goleiro Denis saiu mal do gol e Fabio Sanches marcou de cabeça para o Atlético Sorocaba, após cobrança de escanteio.

Na saída do Morumbi, o reserva de Rogério Ceni comentou o lance e se disse tranquilo quanto à contratação de Renan Ribeiro, do Atlético-MG, que chegará ao Tricolor no mês de maio:

– Ninguém é absoluto, ninguém é garantido, mas todos sabem das minhas qualidades. Estou no clube há quatro anos e pronto para substituir o Rogério. Em relação ao gol, é falta de ritmo de jogo. A gente treina bastante, houve também um pouco de erro de marcação, mas nada que não será corrigido ao longo do ano.

No ano passado, Denis disputou 44 partidas pelo São Paulo em decorrência de uma lesão no ombro direito de Ceni, sofrida ainda na pré-temporada da equipe. O camisa 12 já soma 68 apresentações pelo clube do Morumbi.



Confira os resultados de domingo na Copa do Nordeste e em 18 estaduais

27/01/2013 21h57 - Atualizado em 27/01/2013 21h58

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Mesmo com Libertadores, Ney vai com força máxima no Paulistão

O São Paulo venceu o Atlético Sorocaba por 2 a 1 no último sábado, pelo Paulistão, com time reserva (assista aos gols). Mas, para as próximas partidas do estadual, Ney Franco já avisou que vai com força máxima, mesmo tendo ainda o confronto de volta com o Bolívar, nesta quarta-feira, em La Paz, pela fase prévia da Libertadores. O treinador explica que terá pela frente um clássico no Paulista - enfrentará o Santos no próximo domingo, na Vila Belmiro - e que, se a classificação do time à fase de grupos da competição continental se confirmar, o primeiro duelo, com o Atlético-MG, será somente no dia 13 de fevereiro.

- Depois do confronto com o Bolívar, temos um jogo importante contra o Santos, que é um clássico. Depois só teremos um jogo da Libertadores no dia 13. Por isso, a tendência é usarmos força máxima no Paulistão até o jogo com o Atlético-MG. Nosso objetivo é classificar o São Paulo para a próxima fase do estadual - explicou o comandante.

Mesmo tendo que enfrentar o Bolívar nesta quarta, dificilmente o São Paulo perderá a vaga na primeira fase da Libertadores, pois venceu o jogo de ida, no Morumbi, por 5 a 0. Passando pelo time boliviano, o Tricolor cairá no Grupo 3, o mesmo do Atlético-MG, primeiro adversário na fase de grupos.

Clique e assista a vídeos do São Paulo