A partir das 19h deste sábado, duas das maiores potências do futebol brasileiro vão medir forças no gramado do Parque do Sabiá, em Uberlândia. Flamengo e São Paulo somam 12 títulos do Campeonato Brasileiro, quatro Libertadores da América e quatro Mundiais de Clube. De um lado Rogério Ceni, ídolo da torcida tricolor, e do outro Mano Menezes, que faz sua estreia no comando técnico do Rubro-Negro. Muita tradição em campo e ingredientes para um grande jogo, que deixam torcedores dos dois clubes ansiosos para o duelo. Uma animada turma de flamenguistas, que sempre se reúne para assistir aos jogos do Mengão em um bar, localizado no centro de Uberlândia, conta as horas para ver o ex-treinador da Seleção Brasileira à frente do time.
Bento, Luiz Fernando, Tibila, Luís Henrique e Ricardo Graciano sempre estão juntos nos jogos do Mengão
(Foto: Diego Alves)
– Não vivemos hoje um grande momento, mas sem dúvida a chegada do Mano vai trazer mais ânimo aos jogadores. Acredito que ele vai conseguir dar uma nova cara ao time e mudar o rumo do Flamengo nesta temporada. É preciso fazer um resgate da grandeza do clube – disse Luís Henrique dos Santos, que é chamado pelos amigos de “Enciclopédia Rubro-Negra”.
O apaixonado pelo clube carioca conta que nunca perdeu um jogo do seu time do coração em Uberlândia. Segundo Luís Henrique, foram seis jogos, entre 1983 e 2010, contando amistosos e partidas oficiais, com apenas uma vitória do Flamengo. Pelo Brasileirão, foram duas derrotas, diante de Paraná e Cruzeiro, por 2 a 1 e 1 a 0, em 2008 e 2010, respectivamente. Mais uma vez, ele vai acompanhar o jogo da arquibancada do Parque do Sabiá e acredita na vitória diante do Tricolor paulista.
– Minha primeira vez no Parque foi em 1983, num amistoso contra o Uberlândia Esporte, com derrota de 2 a 1. Depois, em 1986, na estreia do Renato Gaúcho, foi 2 a 2. Tiveram jogos da Copa dos Campeões, em 1998, sem vitórias também. A única vitória que vi aqui foi em 1995, 3 a 0 sobre o Vélez, pela extinta Supercopa dos Campeões. Agora vamos vencer o São Paulo – garantiu Luís Henrique.
Gol de Pet contra o Vasco ficou marcado
(Foto:Divulgação)
Quem também espera ver Mano Menezes vestindo as cores vermelho e preto é o músico Luiz Fernando Oliveira, integrante do grupo Só Pra Contrariar. Com os títulos do Brasileiro de 1992, com direito a show do “maestro” Júnior no primeiro jogo da final contra o Botafogo, e do Carioca de 2001 sobre o Vasco - com golaço de falta do sérvio Petkovic no fim da partida -, vivos na memória, ele também acredita que o técnico fará sucesso no Flamengo.
– A nossa torcida está acostumada a disputar e a conquistar títulos. O Mano é um treinador experiente e vitorioso, portanto acho que ele vai colocar o Flamengo novamente entre os principais times do país. Talvez leve algum tempo para ele implantar seu trabalho, mas vai dar certo sim – destacou o músico.
E o dono do bar não poderia ser torcedor de outro time. Com a casa cheia, o “boa praça” Bento não teve muito tempo para contar as suas histórias como torcedor. Mas, entre o atendimento de uma mesa e outra, ele faz questão de destacar que o coração é rubro-negro.
– Sou flamenguista “só” há sessenta anos. Pouca coisa, né? (risos). Já vi de tudo desse time – afirmou.
Fervor pelo São Paulo
A animação não toma conta apenas do lado rubro-negro. Em número expressivo em Uberlândia, a torcida do São Paulo também vai marcar presença no Parque do Sabiá, motivada, principalmente, pela chance de ver de perto o goleiro Rogério Ceni.
Para o trio de amigos André Azevedo, Cléber Oliveira e Osmar Júnior, que fazem parte de uma torcida organizada do Tricolor, é consenso que o goleiro-artilheiro, que já ultrapassou os mil jogos e os cem gols com a camisa do São Paulo, é o maior ídolo da história do clube.
Cléber, André, Bruno e Osmar são fervorosos tricolores. Ao fundo, quadro da foto de casamento de Osmar
(Foto: Diego Alves)
– Sem dúvidas o Rogério é o grande nome do São Paulo. Pelos títulos conquistados, pela vida dedicada ao clube e pelas marcas atingidas com a camisa tricolor. Acredito que Raí é um jogador que chega próximo do Rogério e num passado mais recente o Lugano, ainda que não tenha ficado por muito tempo – disse André, que há oito anos é o presidente da torcida e que veio de São Paulo para acompanhar o jogo com o Flamengo.
Ele acredita que os torcedores do clube vão comparecer em grande número ao Parque do Sabiá. Para André, a presença do clube na cidade, mesmo que para uma partida amistosa, é momento único para os tricolores que moram em Uberlândia.
– A distância do time e o fato de serem raras as oportunidades de ver um jogo do São Paulo no estádio atraem o torcedor. Sempre que o time jogou em Uberlândia, a torcida compareceu em peso ao Parque do Sabiá, principalmente na última partida aqui, contra o Cruzeiro (pelo Brasileiro de 2010). Vai ser uma bonita festa – ressaltou.
Torcedores de uma mesma geração, algumas conquistas marcaram os primeiros anos deles como torcedores. O esquadrão comandado pelo vitorioso Telê Santana, que contava com Zetti, Cafu, Ronaldão, Toninho Cerezo, Raí e Muller, foi bicampeão da Libertadores e do Mundial, em 1992 e 1993, batendo os gigantes Barcelona e Milan nas finais contra os campeões europeus. Conquistas inesquecíveis para Cléber.
– Era tudo novidade. Eu era moleque, mas já tinha o sangue tricolor nas veias. Aquele processo de acordar de madrugada para ver os jogos das finais do Mundial e toda aquela tensão foi marcante. Mais marcante ainda foi aquele time, que tinha grandes jogadores e um excelente técnico. E o gol de falta do Raí contra o Barcelona também ficou marcado – afirmou.
Osmar mostrou parte do seu "arsenal"
(Foto: Diego Alves)
E quem entra na casa de Osmar não tem dúvidas de que ali mora um autêntico são-paulino. Camisas de diversas épocas espalhadas pelos cômodos, objetos que remetem ao clube e o quadro de uma foto tirada no dia do casamento, vestindo a camisa do clube de coração, é claro. Uma relação intensa com o clube de coração.
– Isso é apenas uma pequena parte das minhas coisas do São Paulo (aponta para a mesa). Antes eu só vestia roupas do time, mas depois do casamento tive que mudar um pouco isso, a esposa poderia começar a reclamar (risos) – explicou.
O amistoso entre Flamengo e São Paulo começa às 19h, no Parque do Sabiá, com transmissão do Sportv.