sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ney mantém esquema ofensivo e fala em jogo-chave para o São Paulo

Ney Franco no treino do São Paulo (Foto: Dorival Rosa / Vipcomm)Ney Franco, durante treino do São Paulo, no CT
(Foto: Dorival Rosa / Vipcomm)

Quinto colocado, com 39 pontos. Para seguir na cola do G-4 do Campeonato Brasileiro, o São Paulo atuará novamente com esquema ofensivo, desta vez na partida de domingo, contra o Cruzeiro, no estádio do Morumbi. O técnico Ney Franco confirmou nesta sexta-feira a manutenção do esquema 4-3-3 e explicou que, mesmo com Douglas e Cortez, que não são bons marcadores, o time poderá ter segurança defensiva.

– É muito simples. A defesa sempre se defende com pelo menos quatro homens. O Denilson fica fixo à frente dos zagueiros. Quando o Douglas sai pela direita, o Cortez obrigatoriamente tem de recuar e virar um terceiro zagueiro. O mesmo ocorre com o Douglas quando o Cortez avança. Isso não tem segredo, com treinamento e repetição, você ajusta as coisas – afirmou o comandante são-paulino.

Apesar dos desfalques dos quatro atletas que foram convocados para a seleção brasileira (Rhodolfo, Jadson, Lucas e Luis Fabiano), o treinador comandou muitos trabalhos táticos, exigindo marcação forte desde a saída de bola da defesa adversária e saída rápida para o contra-ataque.

– Quando conseguimos aplicar nos jogos a nossa proposta de treino, o time sempre teve boa participação. Para funcionar, a marcação precisa ser agressiva. Foi assim contra o Botafogo, Sport e Flamengo. Pelo que realizamos nos treinamentos, acredito que conseguiremos repetir o que foi desenvolvido contra a Portuguesa – disse Ney.

O treinador diz que a vitória é fundamental neste domingo porque, além da equipe jogar em casa, o Vasco, que ocupa a quarta posição na tabela da competição, com 43 pontos, joga fora de casa contra a Ponte Preta.

– Para nós, esse jogo é a chave para encostar de vez no G-4. O Vasco tem um jogo difícil fora de casa contra a Ponte Preta – ressaltou.



Coritiba, São Paulo e Galo lideram ranking de assistências do Brasileirão

Luis Fabiano, São Paulo x Botafogo (Foto: Leo Barrilari / Agência Estado)L. Fabiano fez 8 gols com assistências de Lucas
e Jadson (Foto: Leo Barrilari / Agência Estado)

Já são 616 gols no Campeonato Brasileiro de 2012. Destes, 429 surgiram através de um passe que culminou com o chute derradeiro para a rede adversária. O último passe, ou a assistência, representa 69,6% de todos os gols marcados na competição. Percentual que deixa evidente que a jogada trabalhada e o último passe são o melhor caminho para os gols. O Coritiba é o líder em assistências, com 31, enquanto o São Paulo vem logo atrás, com 30. A disparidade na tabela, no entanto, demonstra a fragilidade da defesa curitibana, que já sofreu 45 gols, contra os 28 sofridos pelo Tricolor paulista.

Os artilheiros do campeonato, Luis Fabiano e Fred, com 11 gols, têm tirado muito proveito das jogadas trabalhadas de suas equipes. O atacante do São Paulo fez 10 após passes dos companheiros e outro em rebote do goleiro. Destes, foram seis passes de Jadson e outros dois de Lucas. Já o jogador do Fluminense marcou três vezes de pênalti e as outras oito após passes de outros atletas, como Deco, Wagner, Thiago Neves e Wellington Nem.

- Para mim é sempre bom ter esses jogadores ao lado. Só aumenta o leque de opções. Deco procura organizar mais o jogo. Quando ele domina a bola lá atrás, eu já sei que tenho que me movimentar para ele fazer o lançamento e me deixar na cara do gol. O Wagner também é assim. Já o Thiago Neves é aquele que gosta de encostar mais, chegar mais próximo de mim, fazer a tabela e tal. O Nem é o cara da arrancada, da linha de fundo. São jogadores com características diferentes que me ajudam com muitas assistências - analisou Fred.

4 info_jogadores que deram mais assistencias (Foto: arte esporte)

Sem um único jogador que se destaque entre os artilheiros, o Atlético-MG demonstra a importância das assistências para o alto número de gols e o bom rendimento da equipe. Afinal, Bernard e Ronaldinho já somam sete cada um, com grande variação entre jogadas de bola parada e rolando. Os meis se mostram a chave para os gols da equipe, independentemente do aproveitamento de Jô, artilheiro do time com seis gols (mesmo número de Bernard e Danilinho).

À exceção do Coritiba, os demais líderes em assistências são times que brigam na parte de cima da tabela. São Paulo, Atlético-MG, Botafogo, Fluminense, Grêmio e Internacional têm tido alto aproveitamento nos últimos passes, além de estarem entre os que tem maior número de gols marcados.

Flamengo São Paulo Vagner Love (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Vagner Love: dificuldades no ataque do Flamengo
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

O Flamengo, por outro lado, aparece com o menor aproveitamento, além do número mais baixo de assistências do Brasileirão. São apenas 11 gols marcados através de passes decisivos, o que representa 45,8% dos tentos da equipe. Apesar de brigar pela artilharia do campeonato, Vagner Love marcou apenas seis dos 10 gols através de assistências. Carente de armador desde a saída de Ronaldinho e Thiago Neves, o time rubro-negro tem sentido falta de jogadores que façam a bola chegar aos jogadores de ataque para finalização. A reclamação de Love é antiga. Ainda em julho, chegou a dizer que a bola não chegava.

Com 17 assistências, o Cruzeiro é outro que tem baixo aproveitamento no quesito, com apenas 53,1% dos gols originados através do último passe. Coincidentemente, a equipe tem oscilado na tabela e já se vê longe dos primeiros colocados. Sem Marcos Assunção, que ficou fora de 15 jogos, o Palmeiras tem marcado poucos gols na competição - apenas 22 - mas mantém uma boa porcentagem (77,3%).

A importância de Neymar para o Santos também pode ser medida através dos gols e assistências. Em nove jogos pelo Peixe no Brasileirão, o atacante marcou oito gols, sendo quatro de passes dos companheiros, e serviu outras cinco vezes os demais jogadores da equipe.

Info GOLS Assistencias (Foto: infoesporte)



Lucas dá aval para 'quadrado' na Seleção. 'Qualidade tem de sobra'

Depois de mais de um mês de negociação extensa, Paulo Henrique Ganso teve a sua contratação confirmada pelo São Paulo. Agora a expectativa que fica é para saber se o novo camisa 8 do time paulista conseguirá voltar à seleção brasileira. Questionado sobre a possibilidade de ter um “quadrado mágico” na seleção, sendo formado por Oscar, Ganso, Neymar, e ele próprio, Lucas mostrou-se a favor. O único entrave, segundo ele, são os treinos.

- É tudo uma questão de treinamento. Qualidade tem de sobra aí. Depende muito do entrosamento e entrosamento se ganha treinando. Treinando no dia a dia, disputando jogos, acho que dá para jogar juntos sim - falou o atacante no “Arena Sportv”.

Ganso no CT do São Paulo (Foto: Divulgação / São Paulo FC)Ganso em seu primeiro dia no CT do São Paulo (Foto: Divulgação / São Paulo FC)

Maurício Noriega recorreu ao passado para justificar a escalação de jogadores tão ofensivos do meio para frente.

- Houve uma época que o futebol brasileiro tinha dois meias avançados. Um organizador e outro ponta-de-lança. É perfeitamente possível fazer isso com Oscar, Ganso, Lucas e Neymar - resumiu.

Para 74% dos telespectadores do “Arena”, Ganso vai voltar a ser uma das referências da equipe de Mano Menezes. Para Wagner Vilaron, o meia só perdeu espaço com Mano por conta dos problemas que enfrentou nos últimos tempos.

- Agora ele tem que dar essa arrancada, vive um ambiente diferente. Quando o Mano assumiu, pensou a seleção a partir do Ganso. Mas todos os problemas acabaram comprometendo a participação do Ganso na seleção. Agora é um grande momento para retomar a carreira dele. Se jogar o futebol de um ano e meio atrás, é o 10 da seleção - finalizou.

Assista a outros vídeos do “Arena Sportv”



Contrato de Luis Fabiano passa por ajuste após troca de parceiros

Luis Fabiano no treino do São Paulo (Foto: Dorival Rosa / Vipcomm)Luis Fabiano é dúvida para confronto contra o
Cruzeiro (Foto: Dorival Rosa / Vipcomm)

Além de publicar o nome do meia Paulo Henrique Ganso como jogador do São Paulo, o Boletim Informativo Diário da CBF registrou nesta quinta-feira um aditivo ao contrato do atacante Luis Fabiano. O vínculo do artilheiro teve de ser reformulado porque houve uma mudança em uma das fontes pagadoras dos salários do atacante. O Tricolor conta ajuda de parceiros para bancar os vencimentos do Fabuloso e um deles foi substituído. Por isso, foi necessário o ajuste.

Essa foi a única alteração. Valores, multa e tempo de contrato continuam os mesmos. Luis Fabiano assinou até março de 2015. Questionado sobre o assunto, o diretor de futebol do Tricolor, Adalberto Baptista, garante que a alteração no contrato nada tem a ver com as ofertas que o São Paulo recebeu recentemente pelo jogador.

- Fizemos algumas mudanças que estavam previstas desde a época em que ele foi contratado. Não houve aumento por causa das propostas que recebemos - afirmou o dirigente.

Recentemente, o Tricolor recusou duas ofertas do Al-Rayyan, do Qatar, que estava disposto a contratar o camisa 9. Na ocasião, o atacante, que vive boa fase em 2012, com 24 gols marcados em 29 partidas disputadas, reiterou o seu desejo de permanecer na equipe do Morumbi.

Depois de defender a seleção brasileira no jogo da última quarta-feira, contra a Argentina, pelo Superclássico das Américas, Luis Fabiano voltaria a jogar pelo São Paulo na partida de domingo, contra o Cruzeiro, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, ele reclamou de um incômodo no músculo adutor da coxa direita e será reavaliado neste sábado para saber se terá condições de ir a campo. Caso seja vetado, Willian José será o seu substituto.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Lucas vê responsabilidade aumentar após venda e promete 'correr muito'

Lucas ultrapassou Oscar, vendido ao Chelsea por R$ 79 milhões, e se tornou a maior venda do futebol brasileiro ao confirmar sua transferência para o Paris Saint-Germain. Os franceses pagaram R$ 108 milhões à vista para contar com o jogador a partir de janeiro de 2013. Até lá, com a camisa do São Paulo, o meia quer provar que valeu tanto investimento. Aos 20 anos, ele admite que a negociação vem acompanhada de cobranças.

- Depois da negociação e tudo que a envolveu, minha responsabilidade aumentou. Por isso, minha vontade está redobrada e minha determinação também. Sempre falei que quero sair e deixar o time na Libertadores ou conquistar um título, é um objetivo meu. Então, vou correr muito, até o último minuto, para tentar conquistar esse título - afirmou.

Lucas no treino do São Paulo (Foto: Dorival Rosa / Vipcomm)Lucas em treino do São Paulo (Foto: Dorival Rosa / Vipcomm)

Convidado do "Arena SporTV", Lucas foi questionado sobre a decisão de deixar o Brasil tão novo, a exemplo de Oscar, de 21 anos, e diferentemente do que aconteceu com Neymar, que optou por jogar mais tempo no país antes de se transferir para o futebol europeu. O meia disse que pensou muito antes de resolver sair do São Paulo e destacou o fato de não ter ter sido influenciado pela opinião dos outros.

- Eu sempre dou a palavra final em tudo. Tenho empresário, ele cuida de tudo para mim, juntamente com meus pais, mas a decisão final eu que tenho que tomar porque eu que entro em campo. Tinha o sonho de jogar na Europa, correr atrás dos meus objetivos lá, viver uma nova experiência e crescer como jogador e como pessoa. Apareceu essa oportunidade, muito boa, pensei bastante e resolvi sair.

O comentarista Maurício Noriega lamentou a transferência, mas disse compreender o jogador, que também vem se firmando na Seleção Brasileira. Para ele, o que aconteceu com Lucas é um processo natural. Neymar, do Santos, acaba sendo exceção, mas também vai chegar a hora de o atacante fazer esta opção.

- Com a carência de ídolos que temos no futebol brasileiro, seria bom que ele ficasse, mas essa é a realidade do negócio do qual ele faz parte. Infelizmente, ele precisa buscar os melhores mercados e o futebol europeu, hoje, para o jogador, é melhor do que o nosso.



Santos entra em acordo com o São Paulo e Ganso é novo reforço do tricolor

Após vários meses de novela com o Santos e o grupo DIS, o São Paulo finalmente concluiu a compra de Ganso. O jogador ainda não assinou contrato com o novo clube, porém todos os detalhes entre os times foram acertados, incluindo valores da tranferência, e a assinatura deve ocorrer na noite desta quinta-feira.

Os detalhes do contrato, como duração e salário, ainda não foram definidos ou revelados. O São Paulo pagou cerca de R$ 23 milhões, por 45% do passe do jogador. O resto continua na mão do grupo DIS, principais empresários de Ganso.

O acordo só foi definido por causa da vontade do atleta, pois a proposta do Grêmio era melhor financeiramente para o Santos e para o jogador. Mas, ele se recusou a ir para o Rio Grande do Sul e prefiriu ficar no futebol paulista.

Ainda não se sabe o dia de estreia de Ganso, que está machucado, pelo tricolor paulista. Já foi confirmado, que ele não sera inscrito na segunda fase da Copa Sul-Americana e só deve estrear no Brasileirão, ou nas quartas-de-final do torneio sul-americano.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Após recusar o Avaí, Negueba acerta tranferência para o São Paulo em 2013

O Flamengo quase perdeu o acordo com Cléber Santana e Renato Santos, por conta da recusa de Negueba em ir para o Avaí. Porém, o rubro-negro conseguiu salvar o negócio emprestando o jovem atacante para o São Paulo em 2013.

O jogador comentou, em entrevista pra o globoesporte, que ainda não sabe nada da tranferência. "Não posso falar nada sobre o São Paulo, não fui avisado sobre nada ainda. Voltei a treinar normalmente e meu pensamento é trabalhar para voltar a ter oportunidades", afirmou Negueba.


Ele ainda disse que não ficou triste por ter sido forçado a sair do clube. "Sou funcionário do clube, estamos sujeitos a isso a todo momento, mas não achei que era o momento de sair. A pressão sobre os garotos acontece porque o time vive uma situação difícil no campeonato e fomos colocados para jogar, mas lidamos com naturalidade."

A contratação de Negueba ocorreu a pedido de Ney Franco, que treinou o jogador quando era comandante da seleção brasileira sub-20.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Para Denílson, Libertadores é obrigação ao São Paulo

Denilson - São Paulo (Foto: Rubens Chiri / Site oficial do São Paulo FC)

Denilson - São Paulo (Foto: Rubens Chiri / Site oficial do São Paulo FC)

Emprestado pelo Arsenal por mais um ano, o volante Denílson sonha alto. Ainda que a disputa pela parte de cima da tabela do Brasileirão esteja acirrada (o São Paulo é quinto colocado com 39 pontos), o jogador crava uma vaga na próxima Copa Libertadores como uma das obrigações da equipe, e também sonha com a conquista da Copa Sul-Americana para carimbar um título em sua segunda passagem pelo Morumbi.

"Não admito (ficar fora). A Libertadores é fundamental para o ano que vem. Tenho certeza de que o São Paulo vai estar na Libertadores, vai fazer a alegria da torcida e da diretoria também. Temos chance também com a Sul-americana e vamos buscar esse título", afirma o jogador, conforme publicado na Placar.

O São Paulo inicia a disputa por uma das vagas nas quartas-de-final do torneio continental na próxima semana, diante da LDU de Loja-EQU, mas antes recebe o Cruzeiro no domingo, pelo Brasileirão.

"Procuramos focar sempre jogo a jogo. O foco hoje é contra o Cruzeiro (adversário de domingo, no Morumbi). Precisamos desses três pontos. Acabando esse jogo, foco total na Sul-americana, pois precisamos também chegar ao título. Esse é o desejo de todos", terminou Denílson.

A partida deste final de semana, no Morumbi, está marcada para as 16h.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.