segunda-feira, 15 de abril de 2013

Artilheiro do Ano: Neymar brilha e sobe na lista; Careca encosta no líder

Neymar comemora, União Barbarense x Santos (Foto: Denny Cesare/Agência Estado)Neymar fez quatro gols e foi o destaque da rodada
(Foto: Denny Cesare/Agência Estado)

Na véspera do aniversário do Santos – que comemorou 101 anos neste domingo -  Neymar encheu os olhos dos amantes do futebol e presenteou os santistas com uma atuação de gala na goleada por 4 a 0 sobre o União Barbarense, no sábado, pelo Paulistão. Inspirado, o craque marcou quatro gols, dois em cada tempo, e subiu para a sexta posição do Prêmio Artilheiro do Ano com 12 gols na temporada. Além de ganhar posições no ranking, o camisa 11 do Peixe assumiu a artilharia do Paulista com um tento a mais do que William da Ponte Preta, que não atuou na rodada do fim de semana.

Vencedor do prêmio em 2010 e 2012, Neymar ainda está distante do topo da lista dos principais goleadores deste ano. Quem se aproxima da ponta é Careca, do Cene. Na vitória do Furacão Amarelo sobre o Ivinhema, por 1 a 0, o artilheiro do Sul-Mato-Grossense fez o seu 17º gol na temporada, e já ameaça o reinado do líder Giancarlo, do Ferroviário, que passou em branco no empate com o Tiradentes, por 1 a 1, pelo Campeonato Cearense. Mesmo assim, o atacante do Ferrão permanece na liderança isolada do ranking com 19 tentos.

Outros quatro integrantes do top 6 marcaram neste fim de semana. David Dener, da Desportiva Ferroviária, balançou a rede uma vez no empate com o Estrela do Norte, pelo Capixabão e está em terceiro com 15 gols, um a mais do que Elton, do Náutico. O meia Alex fez dois na vitória elástica do Coritiba sobre o Rio Branco-PR, por 6 a 0, no Paranaense, e agora soma 12 gols no ano, dividindo a sexta colocação com mais sete jogadores. Dentre eles, Neilson, do Londrina, e Rômulo, do Bahia de Feira. O primeiro deixou o seu em três oportunidades na goleada de 4 a 0 sobre o Paranavaí, também pelo Paranaense. Já o goleador do Tremendão marcou duas vezes e sua equipe venceu o Juazeiro por 3 a 0, neste domingo, pelo Baiano.      

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Artilheiro do Ano: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Nordeste, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.

Confira a lista de artilheiros do ano:

Prêmio Friedenreich (Foto: Editoria de Arte)

O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 - Neymar (Santos), com 43 gols

montagem Leandro Damião Neymar Jonas Tardelli Keirrison artilheiros (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)



Orlândia, Carlos Barbosa, Joinville e Corinthians largam como favoritos

Clubes que mais investiram para a temporada, Orlândia, Joinville e Corinthians se juntam ao Carlos Barbosa como equipes favoritas ao título da Liga Futsal 2013. A competição, que chega à sua 18ª edição, começa nesta segunda-feira com nove partidas e reúne 19 times que brigarão até novembro pelo título mais desejado do futsal brasileiro. Com quatro conquistas cada, Carlos Barbosa e Jaraguá dividem o posto de maior vencedor do certame. Campeão no ano passado, o Orlândia enfrenta o Minas às 19h15m desta segunda, em Belo Horizonte, em partida que terá transmissão ao vivo do SporTV. A primeira fase vai até o dia 24 de junho, quando três equipes ficarão pelo caminho.

A Liga Futsal 2013 reunirá diversos nomes importantes da modalidade, como o craque Falcão, do Orlândia, e os campeões mundiais Tiago (Joinville), Vinicius, Jé, Ciço e Guitta (Orlândia), Simi, Schumacher e Franklin (Corinthians) e Rodrigo (Carlos Barbosa). Com sete títulos no currículo, Falcão é o jogador que mais vezes conquistou a competição, seguido pelo corintiano Índio, com seis. Dentre os clubes participantes da edição deste ano, apenas Carlos Barbosa, Jaraguá e Orlândia já foram campeões.

Mosaico Liga Futsal 2013 (Foto: Editoria de Arte)Orlândia, Joinville, Corinthians e Carlos Barbosa: os favoritos da Liga Futsal 2013 (Foto: Editoria de Arte)

Favoritos

Atual campeão, o Orlândia conta com diversas estrelas em seu elenco, com destaque para Falcão, Vinicius, Ciço, Jé e Guitta. Mesmo já tendo um grupo forte, o time paulista trouxe para a temporada o pivô Sinoê, ex-Carlos Barbosa, o ala Cabreúva, ex-Corinthians, e o goleiro Léo Oliveira, ex-Tubarão.

Outro que se reforçou foi o Joinville, que vem forte em busca da taça após as chegadas de Dyego e Valença (ex-Marechal Rondon), Deives (ex-Orlândia), e Pelé e Sakai (ex-Botafogo). A lamentar apenas a saída do fixo Neto, eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2012. O jogador trocou o Tricolor Catarinense pelo Gazprom-Ugra, da Rússia, no início do ano.

Depois de chegar às três últimas semifinais da Liga Futsal, o Corinthians quer desencantar em 2013 e faturar o inédito troféu. Para isso, o Timão conta com um elenco que mescla jogadores experientes como Franklin, Schumacher, Paulinho Japonês, Índio e Simi, com representantes da nova geração como Jackson, Arthur e diversos jogadores promovidos recentemente do sub-20, dentre eles o habilidoso Rafinha.

Campeão da Liga Futsal em 2001, 2004, 2006 e 2009, o Carlos Barbosa aposta na manutenção da base vencedora da última Copa Intercontinental para voltar a triunfar no certame nacional. Da equipe do ano passado, saíram o goleiro Lavoisier, os alas Thiaguinho e Marcênio, além do pivô Sinoê. Em compensação, chegaram o goleiro Baranha, o fixo Julio, o ala Luizinho e o pivô Gessé.

Correm por fora

Dentre os 19 participantes há pelo menos 11 equipes com alguma chance de surpreender. Mesmo com um histórico vencedor, o Jaraguá tem pequenas chances de título, por contar atualmente com um investimento menor do que na época do antigo patrocinador. Campeões das duas últimas edições da Taça Brasil, Atlântico Erechim e Minas também correm por fora, assim como São José, São Paulo/Suzano, Concórdia, Assoeva, Florianópolis, Marechal Rondon, Umuarama e Cascavel.

Futsal Atlantico Erechim (Foto: Divulgação)Campeão da Taça Brasil, Atlantico Erechim corre por fora na Liga Futsal (Foto: Divulgação)

Figurantes

Com elencos modestos, São Caetano, Maringá, São Bernardo e Guarupava devem brigar apenas para chegar à segunda fase. Como não há rebaixamento, a luta será para terminar a primeira fase no grupo dos 16 classificados. Em 2012, o Azulão conseguiu passar da etapa inicial, enquanto o Maringá ficou de fora da zona de classificação. São Bernardo e Guarapuava não partciparam da última edição da Liga.

Fórmula de disputa

Na primeira fase, os 19 times jogam entre si em turno único. Os 16 primeiros avançam à etapa seguinte, enquanto três equipes ficarão pelo caminho. Na segunda fase, os clubes são divididos em quatro chaves, onde os dois primeiros se classificam às quartas de final.

A partir de então, a Liga passa a ser disputada no sistema de mata-mata, com o time de melhor campanha (cumulativa de todas as fases) tem a vantagem de jogar a segunda e última partida em casa. As datas reservadas para as finais são os dias 11 e 18 de novembro.

Histórico

A primeira edição da Liga Futsal aconteceu em 1996, tendo o Internacional/Ubra como campeão. Além do Colorado, mais três dos chamados clubes de camisa conseguiram faturar o caneco. Foram eles: Atlético-MG (1997 e 1999), Vasco (2000) e Santos (2011).  Até então, já aconteceram 3.149 partidas do certame, com 18.779 gols anotados.

Santos é campeão da Liga Futsal 2011 (Foto: Ivan Storti/Santos FC)O Santos foi o último clube de camisa a conquistar a Liga Futsal (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Os jogadores que foram artilheiros mais vezes foram Falcão e Lenísio, ambos goleadores em cinco oportunidades. O artilheiro em 2012 foi o fixo Rodrigo, do Carlos Barbosa, com 24 gols.

Confira os jogos desta segunda-feira:

19h15m - Arena Minas - Belo Horizonte (MG) - Minas x Orlândia
19h30m - PEJC Rabelo - São Caetano do Sul (SP) - São Caetano x Corinthians
19h30m - Roberto David - Suzano (SP) - São Paulo x São José
20h - Ginásio da Neva - Cascavel (PR) - Cascavel x Florianópolis
20h15m - C. E. Concórdia - Concórdia (SC) - Concórdia x Atlântico Erechim
20h15m - Arena Jaraguá - Jaraguá do Sul (SC) - Jaraguá x Joinville
20h15m - Amario V. Costa - Umuarama (PR) - Umuarama x Marechal Rondon
20h15m - Chico Neto - Maringá (PR) - Maringá x São Bernardo
20h30m - Ginásio Poliesportivo - Venâncio Aires (RS) - Assoeva x Carlos Barbosa



São Paulo inicia semana decisiva com treinos fechados e mistério

Ney Franco São Paulo (Foto: Alex Silva / Ag. Estado)Ney faz mistério antes de decidir futuro do Tricolor
na Libertadores (Foto: Alex Silva / Ag. Estado)

Ney Franco não quer falar sobre as dúvidas e muito menos antecipar o time do São Paulo que iniciará a partida contra o Atlético-MG, quarta-feira, às 22h, no Morumbi, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Em busca de ajustes em uma equipe que ainda não se encontrou totalmente em 2013, o treinador fechará todos os treinos a partir desta segunda-feira e só revelará a formação uma hora antes do duelo.

O Tricolor fará atividades pela manhã nos dois dias que antecedem o jogo que decidirá seu futuro na principal competição sul-americana. A imprensa só terá acesso ao CT da Barra Funda a partir das 11h30m, 2h30m depois do início. E, mesmo assim, somente para as entrevistas coletivas, sem tempo para identificar possíveis alterações táticas e de jogadores.

No último sábado, data da derrota dos reservas para o XV de Piracicaba, o técnico comandou um treino pela manhã somente para os titulares, também sem a presença dos jornalistas.

- Eu não vou abrir a escalação porque vão começar as deduções. É um jogo muito importante. Além disso, precisamos de uma grande mobilização dos atletas – afirmou Ney Franco.

A estratégia, porém, já fracassou nesta temporada. Antes de enfrentar o Arsenal, na Argentina, o treinador fechou os portões do centro de treinamentos para ensaiar o esquema 3-5-2. O mesmo aconteceu na chegada a Sarandí. O resultado foi o pior possível. O Tricolor fez uma desastrosa apresentação e perdeu por 2 a 1, aumentando ainda mais a pressão para reagir.

Apesar do mistério, Ney Franco não deve aparecer com nenhuma grande novidade na formação inicial. As dúvidas estão na lateral-direita e no meio de campo. Na defesa, Paulo Miranda é o titular, mas Rodrigo Caio vem tendo boas atuações e ganhou espaço.

Já no setor de criação, a dúvida é sobre quem será o substituto de Jadson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Douglas desponta como o preferido do comandante com boa vantagem sobre os concorrentes. Wallyson e Cañete têm chances remotas.

O goleiro Rogério Ceni, com dores no pé direito, e o zagueiro Rafael Toloi, com um edema na coxa direita, continuam em tratamento, mas dificilmente ficarão fora. Caso não se recuperem, Denis e Edson Silva ou Rhodolfo entrarão.

O que fazer para classificar
Para avançar ao mata-mata da Libertadores, o São Paulo precisa vencer o Atlético-MG e torcer por uma derrota do Strongest para o Arsenal, na Argentina. Outra possibilidade de classificação viria com vitória por dois gols de diferença no Morumbi e empate do Strongest na Argentina. Assim, o Tricolor teria um saldo melhor que os bolivianos.

Há uma combinação de resultados que pode levar para sorteio. Para isso, o São Paulo precisaria vencer por 2 a 1, e o jogo na Argentina teria de terminar empatado em 1 a 1. Assim, Tricolor e Strongest ficariam iguais em tudo: pontos, saldo de gols, maior número de gols a favor e maior número de gols fora de casa.