Ganso continua no time (Foto: Marcos Ribolli)
Ninguém no São Paulo esconde que a prioridade do semestre é a Taça Libertadores. Neste sábado, a partir das 18h30m, no Morumbi, o time tem a chance de se tornar líder do Campeonato Paulista - pelos até domingo. Ainda em busca de uma formação ideal para usar no torneio sul-americano, o Tricolor enfrenta o Linense, uma das surpresas do estadual e que também sonha em atingir o primeiro lugar na classificação.
Os clubes têm 16 pontos e estão na cola da líder Ponte Preta, mas a equipe da capital leva vantagem no número de vitórias - cinco contra quatro. Quem vencer supera em um ponto a Macaca, que tem 18. A Ponte torce por um empate para não depender de uma vitória contra o São Bernardo, domingo, no mesmo horário, em Campinas.
Apesar da boa campanha, o São Paulo ainda não se acertou por completo na temporada. O técnico Ney Franco corre contra o tempo para encontrar o time titular. Mesmo assim, os resultados estão aparecendo no Paulistão. O time pulou para a vice-liderança, com um jogo a menos, ao bater o São Caetano, por 4 a 2, na rodada anterior, no ABC. Ganso foi titular e permanece na equipe.
Já o Linense tenta aproveitar a boa fase para somar pontos e se firmar entre os oito melhores que avançam à segunda fase. O clube da região centro-oeste paulista ainda não perdeu no torneio. Na oitava rodada, venceu o Atlético Sorocaba, fora de casa, por 3 a 2.
Rodrigo Braghetto apita a partida. Rogério Pablos Zanardo e Leandro Matos Feitosa são os auxiliares. O canal PFC transmite o duelo ao vivo para todo o país, através do sistema de pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha os lances da partida em tempo real, com vídeos exclusivos, a partir das 18h.
São Paulo: o técnico Ney Franco vai manter o esquema 4-4-2, com Jadson e Paulo Henrique Ganso na armação. A única mudança é a saída do volante Denilson, preservado para a Libertadores, para a entrada de Wellington. Assim, o meia Maicon permanece atuando mais recuado. A formação é a seguinte: Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Rafael Toloi e Cortez; Wellington, Maicon, Jadson e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano.
Linense: o técnico Bruno Quadros terá o desfalque do zagueiro Álvaro apenas. Em boa fase no Paulistão, o treinador vai manter a base do time que vem atuando no torneio, formada no 4-4-2: Leandro Santos; Pacheco, Bruno Perone, Fábio Lima e Tarracha; Elias, Leandro Brasília, Gilsinho e Lenílson; Tiaguinho e Fausto.
São Paulo: Denilson (poupado), Negueba (em recuperação de cirurgia no joelho direito), Paulo Miranda (operação no joelho esquerdo) e Wallyson (em processo de recondicionamento físico).
Linense: Álvaro, que sofreu uma contratura muscular no jogo contra o Atlético Sorocaba não joga contra o São Paulo. Fábio Lima entrará no lugar do companheiro machucado.
São Paulo: Osvaldo vem sendo um dos destaques do São Paulo em 2013. O atacante teve uma grande atuação contra o São Caetano e se transformou no jogador que mais dá assistências na equipe. Com a promessa de retranca do Linense, a velocidade do baixinho será fundamental para o Tricolor abrir espaços no ataque.
Linense: o meia Lenílson, que foi campeão brasileiro com o São Paulo em 2006 e também jogou a temporada de 2007 pelo Tricolor, já marcou três vezes neste Paulista. Se fizer gol contra o ex-clube, ele garante que irá comemorar normalmente, mas confessa que vive uma expectativa de como será recebido pela torcida são-paulina.
Rafael Toloi, zagueiro do São Paulo: “É um jogo que vale a liderança para o São Paulo. Mas precisamos de atenção porque vamos enfrentar um adversário que está surpreendendo e tem jogadores experientes”.
Lenílson, meia Linense: “Foi onde passei os melhores momentos da minha carreira. A minha maior expectativa é saber como a torcida irá me receber”.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* A história dos confrontos entre São Paulo e Linense pelo Campeonato Paulista se resume a oito jogos. No Paulistão 53, o São Paulo venceu por 4 a 2, no Pacaembu, e o Linense goleou por 4 a 1, em Lins. No campeonato de 1954, mais uma vitória do São Paulo por 2 a 0, na capital, e empate por 1 a 1, em Lins. Finalmente no Paulistão 55, duas vitórias do São Paulo: 3 a 0, em Lins, e 6 a 1, no Pacaembu. Em 2011, as equipes voltaram a se enfrentar pelo Paulistão, com vitória do São Paulo por 3 a 2, no Morumbi, e ano passado o Linense venceu em Lins por 2 a 1.
* Ao lado da Ponte Preta, o Linense é a única equipe invicta após oito rodadas do Paulistão 2013.
* Esta é a quinta partida do São Paulo em casa neste Paulistão. No Morumbi, o Tricolor venceu Mirassol (2 a 0), Atlético Sorocaba (2 a 1) e Ituano (3 a 2) e empatou sem gols com a Ponte Preta.
* Diante do Linense, o São Paulo defende uma invencibilidade de 19 jogos no Morumbi. A última derrota são-paulina em sua casa foi dia 12 de agosto de 2012, quando perdeu para o Grêmio por 2 a 1. Nas últimas 19 partidas no Morumbi, o São Paulo obteve 14 vitórias e cinco empates e sofreu apenas sete gols.
* Ano passado, o São Paulo sofreu apenas três derrotas jogando no Morumbi, perdendo para o Santos nas semifinais do Paulistão e para Vasco e Grêmio no Brasileirão. O São Paulo atuou 36 vezes em sua casa na temporada 2012, com 27 vitórias, seis empates e três derrotas.
São Paulo e Linense se enfrentaram pela última vez no dia 15 de abril de 2012, em Lins. O clube do interior venceu por 2 a 1. Na ocasião, o Tricolor ainda era dirigido por Emerson Leão que, mais tarde, acabou substituído por Ney Franco. O confronto foi decidido ainda no primeiro tempo. Andrade e Paulo Miranda (contra) anotaram para o Elefante. Rhodolfo fez para os clube da capital.