domingo, 5 de maio de 2013

Em ritmo de treino, Barueri arrasa São Paulo e garante 1º lugar do grupo

O São Paulo entrou em quadra neste domingo com a vaga para a semifinal do Paulista bem encaminhada. Com um empate ou derrota por até cinco gols de diferença diante do Barueri, o Tricolor garantiria o primeiro lugar do grupo A. Não foi o que aconteceu. Com uma atuação apática, o time do Morumbi foi atropelado por 10 a 3 pelo Barueri, que conseguiu o primeiro lugar do grupo. O São Paulo aguarda agora o resultado de Ponte Preta e Corinthians. A Macaca precisa vencer por seis gols de diferença para tirar o segundo lugar do Tricolor e ficar com a outra vaga da chave. O Timão está eliminado.

O São Paulo até deu a impressão de que faria um bom jogo, quando Alex Dias avançou em velocidade e chutou forte para fazer 1 a 0, aos três minutos do primeiro tempo. Entretanto, logo o Tricolor deixou o ritmo cair fazendo o rival crescer na partida. Aos sete, Ferreira empatou em finalização da lateral esquerda.

Aos 10, o mesmo Ferreira conseguiu o gol da virada, aproveitando passe de Bruno Carvalho. Um minuto depois, o Barueri chegou ao seu terceiro gol, em chute cruzado de Tiziu. A quatro minutos do fim, Bruno Carvalho ainda fez 4 a 1, em cobrança de falta ensaiada, decretando números finais à etapa.

O Barueri seguiu arrasador no segundo tempo. Com cinco minutos, o time da casa já havia marcado mais três gols, com Paulo Sérgio, Flávio e Emerson. Aos sete, Valber descontou em chute de longe, diminuindo para 7 a 2. Na comemoração, o jogador pediu raça ao apático São Paulo.

A bronca de nada adiantou, pois o Barueri continuou ditando o ritmo da partida. Aos 16, Wilson falhou o Bruno Carvalho fez o nono. Um minuto depois, Paulo Sérgio aproveitou bobeada de Valber para marcar 9 a 2. Estava fácil demais. Aos 22, Emerson tabelou com a grade para anotar mais um. A dois segundos do fim, Pavãozinho ainda diminuiu para o São Paulo, mas a derrota já estava mais que consumada.

Escalações:
Barueri:
Robertinho, Emerson, Flávio, Ferreira, Bruno Carvalho e Paulo Sérgio. Entraram: Tiziu, Duílio, Maurício e Márcio. Técnico: Edu Beto.

São Paulo: Maizena, Wilson, Ivan Rocha, Valber, Douglas e Alex Dias. Entraram: Alexandre, Pavãozinho, Alemão e César Xavier. Técnico: Nelsinho.



Jefferson x Cavalieri: a 'briga' pelo título carioca e por vaga na Seleção

Tranquilidade é uma das qualidades mais importantes debaixo da trave, e os goleiros Diego Cavalieri, do Fluminense, e Jefferson, do Botafogo, têm isso em comum. Homens de segurança dos times que disputam o título da Taça Rio neste domingo, os dois estão numa “briga” que vai além do Campeonato Carioca: eles lutam por um lugar na seleção brasileira que vai disputar a Copa das Confederações em junho.

– É um momento único, principalmente no Rio de Janeiro. Havia muito tempo que o futebol carioca não tinha um goleiro na Seleção. Agora tem dois – diz Jefferson.

O goleiro do Alvinegro está mais acostumado com a amarelinha. Ele já foi convocado 16 vezes e atuou em seis partidas. Já o camisa 12 do Tricolor tem duas convocações no currículo e foi titular em ambas as oportunidades. Eles também já estiveram juntos no grupo do Brasil: no empate em 2 a 2 com o Chile, no Mineirão, Cavalieri jogou, e Jefferson ficou no banco de reservas.

Não tem um melhor. Nós não temos o melhor"

Leão, sobre
os goleiros

– Eu já o admirava muito como profissional e aprendi a admirar ainda mais quando tive a oportunidade de ter mais contato com o Jefferson. Fiquei muito feliz pela oportunidade de conviver com ele – ressalta Cavalieri.

A comparação entre os dois divide opiniões até dos especialistas na posição. 

- Se você não tem explosão, você não consegue ir a lugar nenhum. E quando eu digo explosão, é como se fosse um tiro, você aperta o gatilho e a bala dispara. E o goleiro tem que ter esse dom. O Jefferson é esse goleiro – opina Raul Plassmann, que defendeu Flamengo, Cruzeiro, Atlético-PR e São Paulo.

- Acho que agora é o momento pra testar o Diego Cavalieri. Não adianta você levar para a Seleção e deixar no banco. Tem que botar para jogar e ver como ele vai se desenvolver com responsabilidade na seleção brasileira – defende Zetti, ex-goleiro de São Paulo, Palmeiras, Santos e Fluminense.

Com quatro Copas do Mundo no currículo (1970, 1974, 1978 e 1986), Emerson Leão preferiu não tomar partido.

- Não tem um melhor. Nós não temos o melhor. Nós temos hoje no Brasil uma busca para o gol com tranquilidade, mas ainda não conseguimos achar - opina o goleiro que fez história com a camisa do Palmeiras, além de ter atuado em outros grandes como Vasco, Grêmio e Corinthians.

Elogios e opiniões à parte, Jefferson e Cavalieri vão se enfrentar pela décima vez. São quatro empates, três vitórias do goleiro tricolor e duas do camisa 1 alvinegro. Um deles pode garantir o título ao seu time e dar um importante passo na luta para ser o goleiro de confiança de Felipão na seleção brasileira.

Jefferson Botafogo diego Cavalieri fluminense (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Jefferson e Cavalieri: os goleiros do Rio na Seleção (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)



Falastrões, Luis Fabiano e Emerson colecionam histórias de provocação

Emerson Sheik e Luis Fabiano podem ser considerados jogadores raros na atualidade. Não apenas pela qualidade técnica e poder de decisão, mas principalmente por serem dos poucos remanescentes do “falo o que penso” no futebol. Em uma época em que impera o discurso pronto, ensaiado, os dois quase sempre fogem à regra e dão declarações cheias de personalidade (e polêmica!).

Emerson Sheik Luis Fabiano (Foto: Montagem sobre foto da Agência Estado)Emerson Sheik encara Luis Fabiano (Montagem sobre fotos da Agência Estado)

Neste domingo, os dois atacantes duelam na semifinal do Campeonato Paulista. São Paulo e Corinthians se enfrentam às 16h, no estádio do Morumbi, com transmissão ao vivo da TV Globo e acompanhamento em Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM. Até agora, nenhuma polêmica. Mas depois que a bola rolar e o sangue "subir à cabeça", ambos têm potencial para colocar fogo na partida.

Acho que tudo que for feito para sairmos do mecanismo que o futebol hoje possui é muito válido"

Emerson Sheik, sobre o estilo 'sincero demais'

– Acho que sinceridade é sempre bom, porque jogamos de maneira limpa. Não se trata de um estilo, e sim da minha maneira de ser. Acho que tudo que for feito para sairmos do mecanismo que o futebol hoje possui é muito válido – declarou Emerson Sheik, via assessoria de imprensa. Luis Fabiano, que vive momento mais conturbado, preferiu não se pronunciar antes do clássico.

Estilo, sinceridade, irreverência, personalidade... Não importa o nome que cada um dê ao jeito de Sheik e Fabuloso, o fato é que os dois experientes atacantes não se destacam apenas dentro das quatro linhas, mas também fora delas. Em especial quando estão com um microfone à frente. Sem fugir de polêmicas ou perguntas espinhosas, eles costumam dar as melhores coletivas de Corinthians e São Paulo.

Arrancam risadas, fogem do senso comum, provocam adversários, alfinetam desafetos. Ou seja, fazem muita coisa que antigamente era corriqueiro, inerente ao futebol brasileiro, mas que atualmente soa como algo fora da curva. Normalmente, os jogadores atuais, moldados para evitar polêmica ou criar algum tipo de constrangimento, evitam falar o que realmente pensam.

Fabuloso e as provocações

Luis Fabiano treino São Paulo (Foto: Daniel Guimarães / Ag. Estado)Luis Fabiano, em treino, com Jadson e Wellington
(Foto: Daniel Guimarães / Ag. Estado)

Um dos destaques da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, Luis Fabiano voltou para o São Paulo como principal estrela. Fez por merecer tamanha expectativa pelo que fez na Europa. Mas assim como na outra passagem pelo Tricolor, o atacante deixou seu forte temperamento prejudicá-lo em campo.

Lá atrás, em 2003, o Fabuloso ficou marcado por ter brigado com os argentinos do River Plate, na semifinal da Copa do Sul-Americana. Ano passado, na mesma competição, ele ficou fora da grande final contra o também argentino Tigre por ter sido expulso de forma infantil na primeira partida – o São Paulo foi campeão sem ele.

Em 2013, o camisa 9 tricolor afirmou estar mais tranquilo, ter aprendido com os próprios erros. Mas em partida contra outro argentino, o Arsenal de Sarandí, ainda pela fase de grupos da Libertadores, ele levou o cartão vermelho depois do apito final, por reclamação, e pegou quatro jogos de gancho na Conmebol.

Preparando-se para voltar na competição continental na próxima quarta-feira, contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte, pelas oitavas de final, Luis Fabiano tem pela frente o Corinthians, domingo. Um rival que ele alegou ter recusado para voltar ao Tricolor. Um adversário que ele gosta de provocar.

Recentemente, em um dia que o São Paulo desembarcou no mesmo aeroporto do Corinthians após uma partida, o atacante brincou com o fato de o Tricolor ter pousado primeiro: “Sempre estamos na frente”. O mesmo tipo de provocação sobrou para o Palmeiras em outra ocasião.

Autor de quatro gols contra o Independente, pela Copa do Brasil de 2012, ele brincou com os palmeirenses, que tinham feito três no Coruripe: “Sozinho, eu fiz mais gols do que o Palmeiras no Coruripe”. Luis Fabiano tenta agora voltar a ser destaque pelas provocações e brincadeiras do que pela falta de disciplina.

Sheik e as ironias

Alexandre Pato e Emerson Sheik (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Emerson Sheik, com Alexandre Pato, em treino
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O atacante do Corinthians é um personagem, no mínimo, interessante. Culpado num caso de "gato" (trocou de identidade para parecer mais novo no futebol), Emerson, que nasceu Márcio, tem uma macaca de estimação, chamada Cuta, já foi denunciado por contrabando, mordeu a mão de um jogador na final da Libertadores e alugou um helicóptero porque estava atrasado para um treinamento no Timão.

Só por essas linhas já dá para perceber que Sheik tem muita história para contar. E ele não tem pudor algum de entrar em polêmica. Seja para provocar um clube rival ou para responder os jogadores de outros times. Assim como Luís Fabiano, ele não gosta de levar desaforo para casa. Responde sempre às perguntas que lhe fazem. E da maneira que acha melhor. Sem ensaiar.

Em 2011, ano de sua chegada ao Corinthians, Emerson teve seguidas polêmicas envolvendo o Flamengo, seu antigo clube. Primeiro ele disse que a torcida do Timão era mais comprometida ao incentivar a equipe. Depois, teve uma troca de farpas com Renato Abreu, do Rubro-Negro, a quem disse: “Ele gosta de aparecer para o torcedor e para o time dele não faz p... nenhuma”.

A temporada seguinte, na qual foi o herói da inédita conquista do Timão na Libertadores, começou com Sheik chegando de helicóptero a um treino. Foi multado por atraso. Mais adiante, ironizou reclamação do Tricolor contra arbitragem (“Não sabia que em São Paulo também tinha chororô"). Depois, ele, suspenso, postou no Twitter enquanto o Timão vencia o Palmeiras: “Que dó, que dó da formiguinha”.

Houve também um momento de mais tensão, envolvendo o lateral-esquerdo Léo, do Santos, que depois de confusão no embarque do Corinthians para o Mundial no Japão disse que os corintianos só estavam acostumados com rodoviária. “Só é lembrado quando abre a boca suja para falar besteira”, respondeu Sheik, que depois do título falou de novo: “Fala alguma coisa aí, palhaço”.

Nesta temporada, como o atacante alvinegro esteve em baixa no começo, as polêmicas demoraram. Mas recentemente ele provocou o São Paulo, adversário deste domingo, ao comemorar a classificação antecipada na Libertadores e ver o sofrimento do rival para passar. E nas quartas de final do estadual, contra a Ponte, disparou contra Chiquinho: “Às vezes é melhor calar a boca”.

*Maria Clara Ciasca colaborou sob supervisão de Zé Gonzalez

Clique aqui e assista a vídeos de São Paulo e Corinthians



Corinthians ou São Paulo: Muricy aposta que rival na final terá titulares

Independente de quem o Santos enfrente na final do Campeonato Paulista, São Paulo ou Corinthians - confronto entre as duas equipes será neste domingo, às 16h, no Morumbi -, o técnico Muricy Ramalho acredita que o adversário colocará os principais jogadores em campo para tentar evitar o tetracampeonato do Peixe.

Para o treinador, o fato de os rivais estarem na fase de mata-mata da Libertadores (São Paulo x Atlético-MG; Corinthians x Boca Jrs) não serve de pretexto para que Ney Franco ou Tite poupe atletas a fim de priorizar a competição sul-americana. Além de se tratar de um clássico, Muricy Ramalho considera os elencos de São Paulo e Corinthians fortes o suficiente para que os técnicos possam contar com força máxima nas duas partidas da decisão estadual. O santista usa seu próprio exemplo. Em 2011, ele não poupou, e o Peixe conquistou Paulista e Libertadores.

- O São Paulo e o Corinthians têm os melhores times do país, investiram milhões, e têm bons jogadores. Quando fomos campeões da Libertadores, também ganhamos o Paulista. Eles podem arriscar - afirmou o treinador.

Neste sábado, Muricy Ramalho sofreu no banco de reservas do estádio Romildão, mas a vitória santista nos pênaltis, com mais uma boa atuação do goleiro Rafael, que defendeu duas cobranças do Mogi. Depois do empate no tempo normal, o Santos foi melhor nas penalidades, e bateu o Sapão por 5 a 4.

Muricy Ramalho jogo Santos Mogi Mirim (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Muricy sofreu à beira do campo de Mogi Mirim, no último sábado (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)



'Se repetir atuação, Corinthians não ganha de ninguém', alerta jornalista

Na semifinal do Campeonato Paulista, São Paulo e Corinthians duelam neste domingo, no Morumbi, para decidir quem decidirá o título contra o Santos. Para o comentarista do SporTV André Loffredo, se repetirem as mesmas atuações do meio de semana, na Taça Libertadores, o Tricolor levaria vantagem no duelo.

- Se o Corinthians jogar o que jogou contra o Boca na quarta-feira, não ganha do Boca, do São Paulo e de ninguém. Parecia um time desinteressado, achando que venceria a qualquer momento. Por outro lado, o São Paulo estava muito bem contra o Atlético-MG até a expulsão do Lúcio. Aquele futebol até a saída do Lúcio foi bem melhor do que o do Corinthians - afirmou o comentarista, no .

André Loffredo lembrou ainda que, nas oitavas de final da Libertadores, os dois rivais foram derrotados. Por isso, o perdedor do clássico deste domingo pode acabar sem nenhuma competição para disputar.

- Quem perder vai ficar em uma situação realmente muito difícil. Porque não vai ter mais chance no Paulista e vai estar em uma dificuldade muito grande na Libertadores.

Para avançar às quartas da Libertadores, o Corinthians precisa vencer o Boca Juniors por dois gols de diferença no Pacaembu, no dia 15. Já o São Paulo precisa bater o Atlético-MG no Independência, na próxima quarta, por 3 a 2, no mínimo.

Emerson jogo Corinthians Boca Juniors (Foto: AFP)Emerson disputa a bola contra defensor do Boca Juniors, em duelo pela Libertadores (Foto: AFP)

Na opinião do comentarista Raphael Rezende, por jogar em casa, a equipe do Parque São Jorge está mais perto da classificação no torneio sul-americano. Por isso, o Paulistão tem mais importância para o Tricolor.

- O Corinthians foi muito mal na quarta-feira, mas está muiito mais perto de uma classificação na Libertadores do que o São Paulo. O Atlético-MG e o Corinthians se fortalecem muito em casa. Por isso, a semifinal do Paulistão tem um peso maior para o São Paulo.

As finais do Campeonato Paulista estão marcadas para os dias 12 e 19 de maio.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Finalíssima do Paulistão pode ter três palcos. Federação baterá martelo

O possível palco da grande decisão do Campeonato Paulista depende do resultado da semifinal deste domingo, às 16h, entre São Paulo e Corinthians, no estádio do Morumbi. São três as possibilidades, levando em consideração a classificação geral dos times. Mas é a Federação Paulista de Futebol quem tem os mandos e decide.

montagem Pacaembu, Vila Belmiro e Morumbi estádios vazios (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Pacaembu, Vila Belmiro ou Morumbi: onde será a finalíssima do Paulistão? FPF decide (Foto: Editoria de Arte)

Hipoteticamente, no entanto, a segunda final pode ter três palcos: Morumbi, Pacaembu ou Vila Belmiro. Entenda quais são as possibilidades:

Caso o São Paulo vença a semifinal deste domingo, o Santos, que passou pelo Mogo Mirim na semi de sábado, faria o primeiro jogo da decisão na Vila Belmiro e decidiria o título no Morumbi. Melhor time da primeira fase, o Tricolor terminou as 19 rodadas com 41 pontos e somou mais três ao vencer o Penapolense nas quartas de final. Portanto, tem 44 - vencendo o Timão, vai a 47.

Se o Corinthians for finalista, há dois cenários. Caso elimine o São Paulo no tempo normal, o Timão teria a vantagem de fazer a decisão com o Peixe no Pacaembu. Com 38 pontos no geral, o time igualaria o Peixe, com 41, mas teria vantagem no saldo de gols (atualmente está 19 a 14).

No entanto, se o Timão empatar com o São Paulo no tempo normal e eliminar o Tricolor apenas nos pênaltis, a vantagem de decidir em casa passaria a ser do Santos, na Vila Belmiro. Isso porque o Corinthians chegaria a 39 pontos na classificação geral e ficaria dois pontos atrás do Peixe, que tem 41.

O vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues, diz que a preferência do clube é atuar na Vila Belmiro - seja o primeiro ou o segundo jogo, mas lembra que é a Federação Paulista quem define, em reunião na próxima segunda-feira, em sua sede, na zona oeste de São Paulo, os locais das duas partidas finais. Ano passado, por exemplo, Santos e Guarani fizeram os dois duelos no estádio do Morumbi. O Peixe foi campeão.

- Segunda-feira tem reunião do conselho técnico na FPF. O mando é deles, mas permitem a negociação dos clubes. Vamos esperar o outro finalista e ver a melhor composição. A casa do Santos é a Vila Belmiro. Prefiro a Vila - disse, em entrevista à rádio "Jovem Pan".



Comandado por Ronaldo, Timão batia o São Paulo em semi de 2009

São Paulo ou Corinthians estará na final do Campeonato Paulista deste ano. O vencedor do confronto entre eles, pela semifinal, será conhecido ao fim da partida deste domingo, às 16h, no estádio do Morumbi, com transmissão ao vivo do SporTV. Para apimentar o duelo, o foi até o ano de 2009, quando os dois clubes se encontraram na mesma fase. Naquele ano, ao contrário desse, o finalista saia após duas partidas.

O primeiro encontro aconteceu no dia 12 de abril, no Pacaembu. Com mais de 17 mil torcedores nas arquibancadas, a maioria corintiana, o São Paulo saiu na frente com o zagueiro Miranda, que desviou de cabeça para o fundo da rede. Mas a alegria tricolor durou pouco. Dois minutos depois, Jorge Henrique foi derrubado e a bola sobrou para Elias, que invadiu a área e empatou o jogo. Já no último minuto, Cristian arriscou um forte chute de fora da área e a bola só parou dentro do gol de Rogério Ceni.

Uma semana depois, São Paulo e Corinthians se encontraram no Morumbi. Após um primeiro tempo sem gols, o Timão ampliou a vantagem que já tinha ao marcar com Douglas, aos 10 minutos, quando Ronaldo deu bom passe para Jorge Henrique, que invadiu a área e mandou na trave. No rebote, Douglas só colocou na rede.

Ronaldo, São Paulo 0 x 2 Corinthians semifinal Paulistão 2009 (Foto: Marcos Ribolli)Ronaldo tenta passar pela marcação de Renato Silva e Hernanes em jogo no Morumbi (Foto: Marcos Ribolli)

Decisivo no primeiro jogo, Cristian voltou a ter importante participação, quando enfiou a bola para Ronaldo no ataque. O Fenômeno aproveitou a saída de Rogério Ceni e ganhou do goleiro na chegada na bola, tocando para o gol. Após vitória por 2 a 1 no primeiro encontro, e por 2 a 0 no segundo, o Timão se garantia na decisão.

Classificado para a final do Paulistão de 2009, o Corinthians levantou a taça após vencer o Santos por 3 a 1 no primeiro jogo, na Vila Belmiro, e empatar depois no Pacaembu, por 1 a 1.

Confira as escalações do segundo jogo entre São Paulo e Corinthians:

São Paulo: Bosco; Rodrigo, Miranda, Renato Silva e Junior Cesar; Jean, Hernanes e Jorge Wagner; Dagoberto (Wellington), Borges e Washington. Técnico: Muricy Ramalho

Corinthians: Felipe; Alessandro, William, Chicão e André Santos (Diego); Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Dentinho (Morais) e Ronaldo (Boquita). Técnico: Mano Menezes

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Soberano x Todo-Poderoso: jogo dos milhões decide vaga na final

Sozinhos, São Paulo e Corinthians são gigantes. Juntos, ainda maiores. A disputa ferrenha entre os rivais históricos é o que faz ambos quererem cada vez mais conquistas, mais dinheiro, mais poder. Donos das duas maiores receitas do Brasil e de dois dos apelidos mais “grandiosos” do futebol brasileiro (clique aqui e veja o ranking), o "Soberano" e o "Todo-Poderoso" se enfrentam neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Morumbi, na luta por uma vaga na decisão do Campeonato Paulista. Um Majestoso dos milhões.

Montagem Ganso Pato, São Paulo x Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)Ganso e Pato representam grandes contratações de São Paulo e Corinthians (Fotos: Marcos Ribolli)

O Tricolor quer voltar a justificar sua soberania, enquanto o Timão não quer de jeito algum perder o poder conquistado com os títulos de 2012. O São Paulo não vence o maior rival no Morumbi desde 2007, e precisa voltar a ser o gigante de sempre em sua casa para mostrar que, sim, o “Soberano” ainda está ali, intacto.

Para isso, o clube investiu, teve grandes contratações e ostentou a segunda maior receita do Brasil em 2012 – pouco mais de R$ 282 milhões. A maior representação de tudo isso é Paulo Henrique Ganso, maior contratação realizada entre clubes brasileiros: saiu do Santos para o São Paulo por R$ 23,9 milhões.

Atualmente titular e consolidado, o meia tem o dever de conduzir sua equipe à decisão estadual após seis anos seguidos batendo na trave das semifinais. Perdeu para Santos (2010, 11 e 12), Corinthians (2009), Palmeiras (2008) e São Caetano (2007). Um clube com tantas ambições não quer ter o trauma de uma possível sétima eliminação consecutiva.

Do outro lado, como visitante, um Corinthians mais poderoso do que nunca: apesar da derrota para o Boca Juniors no meio da semana, o clube ainda é o campeão da América, do mundo, dono da maior receita do Brasil e da maior contratação da temporada – que se dá ao luxo de manter no banco de reservas. Só em 2012, o Timão captou cerca de R$ 358 milhões. Com R$ 40 milhões, arrematou o atacante Alexandre Pato no início deste ano.

E Pato começa no banco porque Tite tem outras tantas opções de bom nível. Emerson Sheik, Romarinho e Guerrero são os caras da vez no setor ofensivo. Mas, se quiser continuar ostentando o status de “Todo-Poderoso”, o Timão precisa abrir os olhos, manter a hegemonia sobre o rival no Morumbi e evitar uma semana de questionamentos em caso de queda precoce no Paulistão.

O jogaço deste domingo terá arbitragem de Antonio Rogério Batista do Prado, auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho e Ricardo Pavanelli Lanutto. A TV Globo transmite o duelo para todo o estado de SP, enquanto o PFC mostra para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos, a partir das 15h30m.

header as escalações 2

São Paulo: Ney Franco faz mistério, mas não trará grandes novidades no Tricolor. Luis Fabiano, que cumpriu suspensão na Libertadores, volta na vaga de Aloísio. O zagueiro Lúcio, expulso diante do Galo, permanece na função mesmo estando fora do duelo da próxima quarta, em Belo Horizonte. A formação é a seguinte: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Lúcio, Rafael Toloi e Carleto; Wellington, Denilson, Jadson e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano.

Corinthians: apesar da má atuação em Buenos Aires, na última quarta-feira, o técnico Tite optou por manter a formação que começou o jogo contra o Boca Juniors. Danilo, que preocupava devido a dores nas panturrilhas, está confirmado. Romarinho foi mantido na equipe, deixando Alexandre Pato no banco. Assim, a provável formação do Timão é a seguinte: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Romarinho; Emerson Sheik e Paolo Guerrero.
quem esta fora (Foto: arte esporte)

São Paulo: Rhodolfo, com uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda, Aloísio, com um problema no músculo adutor da coxa direita, e Fabrício, em tratamento em virtude de uma torção no tornozelo direito.

Corinthians: Renato Augusto, que se recupera de lesão no músculo posterior da coxa direita, e Guilherme Andrade, com lesão grave no joelho e previsão de recuperação de seis meses.

header fique de olho 2

São Paulo: está nos pés ou na cabeça de Luis Fabiano o futuro do São Paulo na temporada. Artilheiro do time na temporada (12 gols), mas em crise recente com as redes, o Fabuloso precisa dar uma resposta nos grandes jogos. A começar por este domingo diante do maior rival tricolor nos últimos anos.

Corinthians: o atacante Paolo Guerrero não costuma passar muito tempo sem fazer gols. Após deixar o seu de pênalti na goleada sobre a Ponte Preta, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, ele passou em branco no confronto com o Boca Juniors, no meio de semana. Principal referência do setor ofensivo alvinegro, o peruano é artilheiro do Corinthians nesta temporada, com 12 gols marcados em 19 jogos.


header o que eles disseram

Paulo Henrique Ganso, meia do São Paulo: Sempre vamos entrar com motivação. Não tem como entrar em uma semifinal contra o principal rival sem motivação. Vamos mudar o chip, esquecer o Atlético-MG. Sabemos que é difícil esquecer aquela partida, mas precisamos voltar nossa concentração para o Paulista”.

Tite, técnico do Corinthians: São 90 minutos decisivos. Temos vários componentes: técnico, tático, físico e emocional. Por ser um jogo só, o emocional ganha um pouco mais de condimento nessa partida. É um clássico importante demais”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* A última vez que São Paulo e Corinthians fizeram uma das semifinais do Campeonato Paulista foi em 2009. Na oportunidade, o Timão levou a melhor derrotando o Tricolor duas vezes: 2 a 1 no Pacaembu, com direito a um gol do volante Cristian no último lance da partida, e 2 a 0 no Morumbi, partida marcada por um golaço de Ronaldo.

* Nos últimos seis anos, o São Paulo foi sempre eliminado do Campeonato Paulista nas semifinais: em 2007 pelo São Caetano, em 2008 pelo Palmeiras, em 2009 pelo Corinthians e nos três últimos anos pelo Santos.

* O São Paulo é o time que mais venceu neste campeonato, conseguindo 14 vitórias em 20 jogos. Já o Corinthians é a equipe que menos perdeu na competição, sofrendo apenas duas derrotas em 20 partidas, mesmo número de Santos e Ponte Preta.

* Corinthians é o recordista de títulos paulistas com 26 conquistas, a primeira em 1914 e a última em 2009. Curiosamente, o Corinthians costuma ter mais sorte nos anos ímpares, quando conquistou 15 de seus 26 títulos. As seis últimas conquistas estaduais corintianas foram em anos ímpares (95/97/99/01/03/09).

header último confronto v2

Na primeira fase do Paulistão, São Paulo e Corinthians se enfrentaram no último dia 31 de março, pela 16ª rodada do torneio estadual. De virada, o Timão bateu o Tricolor por 2 a 1. Jadson abriu o placar no início do jogo, mas Danilo e Alexandre Pato, em lance polêmico com Rogério Ceni (veja mais ao lado), definiram a vitória alvinegra.



Decisões em Tempo Real neste domingo no GLOBOESPORTE.COM

O domingo é dia de decisão no GLOBOESPORTE.COM, com a reta final dos Estaduais e dos campeonatos europeus. Três times podem ser campeões, com você acompanhando tudo lance a lance. Logo pela manhã, o Juventus recebe o Palermo e com um empate pode ser campeão italiano. À tarde, Botafogo também joga por uma igualdade contra o Fluminense para ganhar o segundo turno e conquistar o título carioca. Em situação semelhante, o Inter enfrenta o Juventude precisando vencer para levar mais uma taça do Gauchão.

E mais: o clássico Manchester x Chelsea, pelo Inglês; São Paulo x Corinthians valendo uma vaga contra o Santos na final do Paulistão; Atlético-MG x Tombense pela semifinal do Mineiro; Atlético-PR x Coritiba, no primeiro duelo das finais paranaenses; Chapecoense x Figueirense, semifinal catarinense; Santa Cruz x Sport, no jogo de ida da decisão do Pernambucano; Juazeirense x Vitória, para saber quem pega o Bahia na final baiana; as duas primeiras semifinais cearenses; e jogos decisivos no Potiguar, Alagoano e Piauiense.

Veja a programação de domingo e segunda, 05 a 06/05 (horários de Brasília):

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

DOMINGO, 05/05

10h Juventus x Palermo - 35ª rodada (Italiano)

10h União Mogi x Atlético Mogi - segunda rodada da 1ª fase (Paulista Segunda Divisão)

12h Manchester United x Chelsea - 36ª rodada (Inglês)

15h30m Atlético-PR x Coritiba - jogo de ida da final (Paranaense) com vídeos

16h Barcelona x Bétis - 34ª rodada (Espanhol)

16h São Paulo x Corinthians - semifinal (Paulista) com vídeos

16h Botafogo x Fluminense - decisão do 2º turno (Carioca) com vídeos

16h Atlético-MG x Tombense - jogo de volta da semifinal (Mineiro) com vídeos

16h Internacional x Juventude - decisão do 2º turno (Gaúcho) com vídeos

16h Chapecoense x Figueirense - jogo de volta da semifinal (Catarinense) com vídeos

16h Santa Cruz x Sport - jogo de ida da final (Pernambucano) com vídeos

16h Juazeirense x Vitória - jogo de volta da semifinal (Baiano) com vídeos

16h Fortaleza x Ceará - jogo de ida da semifinal (Cearense) com vídeos

16h Guarany de Sobral x Icasa - jogo de ida da semifinal (Cearense) com vídeos

16h CSP x Treze - penúltima rodada do 2º turno (Paraibano)

16h Campinense x Sousa - penúltima rodada do 2º turno (Paraibano)

16h Balsas x Sampaio Corrêa - sexta rodada do 2º turno (Maranhense)

16h Sergipe x Socorrense - última rodada da 2ª fase (Sergipano)

16h Parnahyba x Flamengo-PI - jogo de volta da semifinal (Piauiense)

17h Paragominas x Remo - jogo de volta da final do 2º turno (Paraense)

17h América-RN x Potiguar de Mossoró - jogo de ida da final do 2º turno (Potiguar)

17h CSA x ASA - jogo de volta da semifinal (Alagoano)

17h River-PI x Piauí - jogo de volta da semifinal (Piauiense)

19h30m Ponte Preta x Linense - jogo de ida da semifinal do Torneio do Interior (Paulista)

SEGUNDA, 06/05

20h30m Botafogo-PB x Atlético-PB - penúltima rodada do 2º turno (Paraibano)

Header_materia_TRANSMISSAO-AO-VIVO (Foto: infoesporte)

SEGUNDA, 06/05

20h15m Aracruz x Real Noroeste - jogo de volta da semifinal (Capixaba) com Tempo Real



Decisões no gramado, na areia, no asfalto: domingo de ação no SporTV

Já sabe o que vai fazer do seu domingo? O SporTV mostra ao longo do dia, já a partir de 4h (de Brasília), as principais competições do dia esportivo, tudo ao vivo e com as melhores imagens. Tem desde semifinal do Campeonato Paulista até MotoGP, passando por disputas de vôlei de quadra, judô, Campeonato Francês, vôlei de praia, showbol, Gran Turismo, futebol de areia, entre outros. Logo abaixo você confere todos os detalhes dos eventos do Canal Campeão. Anote na sua agenda!

No fim do dia, o "Troca de Passes", sob o comando de Bruno Souza, analisa com André Rizek e Roger Flores os principais jogos dos Estaduais, enquanto o "SporTV News" faz um giro de notícias com Aurora Bello.

Emerson treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)Emerson deve enfrentar o São Paulo neste domingo
(Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

Majestoso agita o Morumbi

O clássico entre São Paulo e Corinthians define neste domingo um dos finalistas do Campeonato Paulista. A bola rola no estádio do Morumbi às 16h, com transmissão do SporTV, que tem a narração de Milton Leite e os comentários de Belletti. As reportagens ficam por conta de Carlos Cereto e Tiago Maranhão.

Finais femininas no vôlei de praia

A partir de 4h, o SporTV2 transmite a final feminina da etapa de Xangai do vôlei de praia, na China, com narração de Clayton Carvalho e comentários de Sandra Pires.

Espanha recebe a MotoGP

A MotoGP chega neste domingo à sua terceira etapa, com o Grande Prêmio da Espanha, no circuito de Jerez de la Frontera. A largada acontece às 6h, com a Moto 3, e terá a transmissão do SporTV, com narração de Guto Nejaim e comentários de Fausto Macieira. Já na MotoGP, que o canal mostra na sequência, três espanhóis estão na frente no campeonato: Marc Marquez (41), Jorge Lorenzo (41) e Dani Pedrosa (33).

Mercedes aceleram no Anhembi

A terceira temporada da Fórmula Mercedes terá largada no Anhembi, em São Paulo, que o SporTV3 mostra a partir de 8h30 com narração de Sérgio Maurício e comentários de Lito Cavalcanti. O grid será formado por 18 carros. Será a primeira vez que a competição chega a um circuito de rua.

Judocas em torneio no Azerbaijão

A cidade de Baku, no Azerbeijão, recebe o Grand Prix de Judô, que o SporTV2 mostra ao vivo a partir de 8h45, com narração de Julio de Oliveira. Este tipo de torneio é o quarto que mais vale pontos no ranking mundial. O evento será ainda o primeiro grande teste para Baku, que recebe os Jogos Olímpicos Europeus em 2015.

Etapa paulista de Gran Turismo

A primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo acontece neste domingo no circuito do Anhembi, em São Paulo, com transmissão do SporTV3 a partir de 9h40. O evento terá a narração de Sérgio Maurício e os comentários de Lito Cavalcanti. A competição ainda conta com mais sete etapas até o fim do ano.

Final na Série A2 do Paulistão

A Série A2 do Campeonato Paulista começa a ser decidida neste domingo, entre Rio Claro e Portuguesa. A bola rola às 10h no estádio Augusto Schmidt, na cidade de Rio Claro, e o SporTV mostra com a narração de Bachin Jr. e os comentários de Rivelino Teixeira.

Ibrahimovic comemora gol do PSG contra o Olympique (Foto: Reuters)Ibrahimovic é uma das armas do PSG para ficar com
o título do Francês (Foto: Reuters)

Troféu mais perto na França

Dois jogos decisivos movimentam a 35ª rodada do Campeonato Francês neste domingo. Às 12h, no SporTV2, o Nancy, que luta contra o rebaixamento, enfrenta em casa o Lyon, que briga na parte de cima da tabela. O jogo tem a narração de Eusébio Resende e os comentários de Raul Quadros. Mais tarde, às 16h, no Parque dos Príncipes, o líder Paris Saint-Germain duela com Valenciennes, também no SporTV2, com narração de Eduardo Moreno e comentários de Andre Loffredo. O time de Ibrahimovic e Lucas precisa de quatro pontos em quatro partidas para ser campeão.

Rodada de showbol pelo Paulista

A terceira rodada do Grupo A do Campeonato Paulista de Showbol tem rodada a partir de 12h30 neste domingo. O primeiro jogo é entre Barueri e São Paulo, e depois jogam Corinthians e Ponte Preta, todos os dois jogos exibidos pelo SporTV. A narração fica por conta de Júlio Oliveira e os comentários são de Marcelo Rodrigues.

Seleção brasileira nas areias do México

A rodada decisiva do Torneio Internacional de Futebol de Areia acontece a partir de 15h45, com as partidas entre Espanha e Bahamas, e ainda Brasil e México. O SporTV3 mostra todos os detalhes com narração de Eusébio Resende e comentários de Edinho.

Jogo vale vaga na final do interior no Paulista

Ponte Preta e Linense entram em campo buscando um lugar na final do interior do Campeonato Paulista. O jogo, às 19h30, terá exibição do SporTV, com narração de Odinei Ribeiro e comentários de Luiz Ademar. As reportagens são de Joanna de Assis e Thiago Crespo.

Rio busca nova vitória no Sul-Americano de vôlei

O Rio de Janeiro encerra a primeira fase do Sul-Americano de Vôlei em partida contra o Universidad Cesar Vallejo, às 23h59, em disputa na cidade de Lima, no Peru. O confronto, na tela do SporTV, tem a narração de Jáder Rocha e os comentários de Nalbert.

Volei Rio de Janeiro X Boston (Chile) - sul-americano de clubes feminino (Foto: Luiz Doro/Adorofoto)Em Lima, o Rio de Janeiro busca o título sul-americano de clubes (Foto: Luiz Doro/Adorofoto)



Confira todos os resultados deste sábado em 17 estaduais pelo Brasil

Campeonato Paulista 2013 (Semifinal)

Mogi Mirim 1 x 1 Santos - Santos vence nos pênaltis por 5 a 4

*O Santos está classificado para a final do Paulistão.

(Torneio do Interior - Semifinal)

Botafogo-SP 1 x 4 Penapolense

*Penapolense está classificado para a final do Torneio do Interior.

Campeonato Paulista Série A3 2013 (Fase semifinal - 4ª rodada)

São Bento 2 x 0 Itapirense
Independente-SP 0 x 2 Marília
Sertãozinho 3 x 2 Inter de Limeira

Campeonato Paulista Segunda Divisão 2013 (Primeira fase - 2ª rodada)

Taboão da Serra 0 x 1 Osasco
Paulistinha 1 x 1 Radium
Desportivo Brasil 0 x 0 Elosport
Nacional-SP 0 x 0 Primavera
Atibaia 7 x 2 Guarulhos
Mauaense 0 x 3 Jabaquara
Água Santa 2 x 3 Diadema
União Suzano 3 x 2 Jacareí

Campeonato Carioca Série B 2013 (Taça Corcovado - 2ª rodada)

América de Três Rios 2 x 1 Tigres
Mesquita 0 x 1 Bonsucesso
Barra Mansa 1 x 0 Barra da Tijuca
Juventus 0 x 3 Portuguesa-RJ - W.O.
Paduano 3 x 2 Artsul
São João da Barra 2 x 2 Sampaio Corrêa-RJ
Goytacaz 2 x 1 Angra dos Reis

Campeonato Gaúcho Segunda Divisão 2013 (Primeiro turno - 8ª e última rodada)

Guarany de Camaquã 2 x 2 Brasil de Farroupilha
Gaúcho 1 x 2 Aimoré
Riopardense 0 x 1 Avenida
Internacional SM 3 x 2 Farroupilha
União Frederiquense 1 x 3 Riograndense
Brasil de Pelotas 1 x 0 Panambi
Ypiranga-RS 1 x 1 São Paulo-RS
Glória 2 x 0 Santo Ângelo

*Riograndense, Brasil de Pelotas, Glória e São Paulo-RS estão classificados para as semifinais do Primeiro turno.

Campeonato Catarinense 2013 (Semifinal - jogo de volta)

Criciúma 1 x 0 Avaí

*Criciúma está classificado para a final do Catarinense.

Campeonato Baiano 2013 (Semifinal - jogo de volta)

Juazeiro 0 x 1 Bahia

*Bahia está classificado para a final do Baiano.

Campeonato Pernambucano 2013 (Disputa do 3º lugar - jogo de ida)

Ypiranga-PE 1 x 1 Náutico

(Octogonal do rebaixamento - 5ª rodada)

Pesqueira 5 x 1 Belo Jardim
Chã Grande 0 x 2 Salgueiro
Porto 0 x 0 Petrolina

*Salgueiro, Pesqueira, Chã Grande e Central estão garantidos na Série A do Pernambucano em 2014.

Campeonato Goiano 2013 (Semifinal - jogo de volta)

Atlético-GO 3 x 0 Goianésia

*Atlético-GO está classificado para a final do Goiano.

Campeonato Cearense Série B 2013 (Primeira fase - 10ª rodada)

Arsenal de Caridade 0 x 0 Nova Russas

Campeonato Capixaba 2013 (Semifinal - jogo de volta)

Desportiva Ferroviária 3 x 2 Conilon

*Desportiva Ferroviária está classificada para a final do Capixabão

Campeonato Capixaba Série B 2013 (Primeira fase - 14ª e última rodada)

GEL 3 x 2 Vilavelhense
Esse 2 x 0 Tupy
Castelo 0 x 0 Serra

*Castelo, Colatina, Tupy e Esse estão classificados para as semifinais.

Campeonato Brasiliense 2013 (Taça Mané Garrincha - Final - Jogo de volta)

Brasiliense 2 x 0 Ceilândia

*Brasiliense é campeão do returno e está classificado para a final do Candangão.

Campeonato Alagoano 2013 (Semifinal - jogo de volta)

CRB 2 x 1 CEO - na prorrogação

*CRB está classificado para a final do Alagoano.

Campeonato Amazonense 2013 (Taça Cidade de Manaus - Semifinal - jogo de volta)

Princesa do Solimões 1 x 1 Fast

*Princesa do Solimões está classificado para a final da Taça Cidade de Manaus.

Campeonato Tocantinense 2013 (Segundo turno - 5ª rodada)

Interporto 6 x 2 Araguaína
Tocantins 3 x 1 Guaraí

Campeonato Roraimense 2013 (Primeiro turno - 5ª e última rodada)

GAS 2 x 2 Atlético Roraima
Baré 1 x 0 São Raimundo-RR

*Náutico vence o turno e garante vaga na final do Roraimense.