quarta-feira, 26 de junho de 2013

São Paulo/Mogi vence AABB e sai na frente na semifinal do Metropolitano

O São Paulo/Mogi saiu na frente para garantir uma vaga na final do Campeonato Metropolitano sub-20 de futsal. Mesmo jogando na casa do adversário, no Ginásio da AABB, na capital paulista, o Tricolor venceu o AABB na noite desta quarta-feira por 2 a1.

São Paulo/Mogi x Santos Metropolitano sub-20 futsal (Foto: Vitor Geron)São Paulo/Mogi leva vantagem para o segundo
jogo (Foto: Vitor Geron)

A vitória saiu no finzinho quando Bruno Miranda marcou para os são-paulinos, faltando 17 segundos para o apito final.

Felipe Augusto abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo para o São Paulo/Mogi. Logo no começo da segunda etapa, o camisa 4 Felipe da Silva empatou para os donos da casa.

O segundo jogo da semifinal será na próxima segunda-feira, às 19h30, em Mogi das Cruzes, no Ginásio Professor José Limongi Sobrinho (Botujuru). Os donos da casa jogam por um empate. Já a equipe da AABB, para chegar à final, precisa vencer no tempo normal e na prorrogação.



Após a Audi Cup, São Paulo vai disputar torneio contra o Benfica

Benfica comemoração Vitória de Guimarães (Foto: AP)São Paulo vai enfrentar o Benfica, em Lisboa, no
dia 3 de agosto (Foto: AP)

A diretoria do São Paulo anunciou na tarde desta quarta-feira mais uma disputa internacional para a equipe no início de agosto. Depois de disputar a Audi Cup contra Bayern de Munique, da Alemanha, Manchester City, da Inglaterra, e Milan, da Itália, a equipe tricolor irá para Lisboa, onde enfrentará o Benfica, de Portugal, pela Eusebio Cup, troféu que homenageia o maior jogador da história do clube português.

O duelo será disputado no dia 3 de agosto, no estádio da Luz, em Lisboa, dois dias depois da competição que será jogada na Allianz Arena, em Munique, Alemanha. Na sequência, o São Paulo terá mais um jogo importante, desta vez no Japão, contra o Kashima Antlers, em duelo que vale a Copa Suruga.

Por causa dos compromissos fora do país, o clube teve alterada a data de duas rodadas do Campeonato Brasileiro. O jogo contra o Bahia, marcado originalmente para o dia 4 de agosto, foi antecipado para 10 de julho. Já o confronto diante Internacional, que seria em 7 de agosto,  agora será em 24 de julho.



Reforço, Clemente Rodriguez pode pegar gancho pesado na Conmebol

clemente rodriguez boca juniors (Foto: Getty Images)Clemente Rodriguez pode pegar gancho na Conmebol
por expulsão na Libertadores (Foto: Getty Images)

Contratado no início desta semana, o lateral-esquerdo Clemente Rodriguez poderá pegar um gancho pesado antes mesmo de estrear pelo São Paulo. Expulso no jogo entre Boca Juniors e Newell’s Old Boys, pelas quartas de final da Taça Libertadores da América, o atleta cumprirá suspensão no primeiro jogo decisivo da Recopa Sul-Americana, contra o Corinthians, marcado para a próxima quarta-feira, no estádio do Morumbi. No entanto, ele será julgado pelo Comitê Disciplinar da Conmebol, em data que ainda será marcada, o que poderá aumentar seu gancho.

Na partida, realizada no dia 29 de maio, o defensor recebeu o cartão vermelho após discutir com o argentino Germán Delfino. Pelo novo código da entidade, criado em janeiro deste ano, o atleta que é excluído da partida após insultar qualquer membro da arbitragem pega uma pena mínima de quatro jogos. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Luis Fabiano, que após a partida com o Arsenal, se desentendeu com o colombiano Wilmar Rondán.

Caso o lateral seja punido, ele perderia os dois jogos da Recopa Sul-Americana, a decisão da Copa Suruga, contra o Kashima Antlers (JAP), no dia 7 de agosto, e a primeira rodada da Copa Sul-Americana, cujo adversário do Tricolor ainda não está definido. O departamento jurídico já prepara a defesa do atleta.

Clemente Rodriguez assinou contrato por duas temporadas e deverá ser apresentado na próxima semana. Como ainda tem vínculo com o Boca Juniors até o dia 30, o atleta trabalha reservadamente no Reffis do CT da Barra Funda. Tão logo tenha condições de jogo, a tendência é que o argentino se torne titular da posição.



Com Palmeiras na Série B, Cássio vê São Paulo como maior rival do Timão

A discussão sobre qual confronto entre os clubes de São Paulo representa a maior rivalidade é extensa. No Corinthians, alguns torcedores dizem que o Palmeiras é o grande adversário, por conta da história mais longa e do antagonismo entre os perfis dos times. Outros apontam o São Paulo, devido ao histórico recente de vitórias do clube do Morumbi. O goleiro Cássio, por exemplo, considera o Tricolor o maior rival do Timão na atualidade.

cassio corinthians x são paulo (Foto: Marcos Ribolli)Cássio comemora vitória sobre o São Paulo na semi do Paulista: maior rivalidade (Foto: Marcos Ribolli)

Destaque do último clássico disputado contra o time do Morumbi – empate por 0 a 0 no tempo normal e vitória nos pênaltis, com direito a defesa em cobrança de Luis Fabiano, pela semifinal do Campeonato Paulista –, Cássio disse que o fato de o Palmeiras estar na segunda divisão do Brasileiro e o consequente menor número de duelos contra os alviverdes fazem com que a disputa com o Tricolor seja mais acirrada.

Antigamente falávamos no Palmeiras, mas o fato de estar na segunda divisão faz com que tenha menos jogos. Contra o São Paulo jogamos mais"

Cássio

No dia 3 de julho, Corinthians e São Paulo iniciam no Morumbi a disputa pelo inédito título da Recopa, tradicional embate entre os atuais campeões da Taça Libertadores da América e da Copa Sul-Americana. Cássio acredita que quem sair derrotado da disputa pelo título iniciará o segundo semestre sob forte pressão – mesmo o Timão, que conquistou o Paulistão na primeira metade da temporada.

– O São Paulo vem com vontade de ganhar porque eliminamos eles na semifinal do Paulista. Hoje é o maior clássico. Antigamente falávamos no Palmeiras, mas o fato de estar na segunda divisão faz com que tenha menos jogos. Contra o São Paulo jogamos mais. Quem perder vai gerar uma pressão muito grande – argumentou, em entrevista no CT Joaquim Grava.

O goleiro admitiu que o fato de o Timão ter levado a melhor nos dois clássicos disputados com o rival até agora aumenta a pressão sobre o técnico Ney Franco para a Recopa. Antes de eliminar o São Paulo na semi, o Corinthians havia vencido por 2 a 1 no Morumbi, pela primeira fase. Este jogo ficou marcado por um polêmico pênalti cometido pelo goleiro Rogério Ceni sobre o atacante Alexandre Pato. Ainda assim, Cássio deixou claro: só quer saber de levantar a taça, independentemente das consequências no adversário.

– Vemos que há uma grande pressão sobre o treinador do São Paulo, mas queremos ser campeões. Isso é um problema deles, se vão optar por tirar o técnico ou não – completou.

Em rotina intensa de treinamentos desde a segunda-feira da semana passada, dia 17, o Corinthians voltou aos trabalhos uma semana antes do São Paulo, que começou a se preparar para a Recopa somente há quatro dias. Preocupado em ter todos os jogadores com 100% do condicionamento físico, somente agora o Timão inicia as primeiras atividades com bola.



Ancelmo Góis afirma: 'O que vai ficar dessa Copa é a imagem da polícia'

Durante a Copa das Confederações, uma onda de protestos tomou as ruas brasileiras. Mesmo pacíficos em sua maioria, cenas de vandalismo e confrontos entre policiais e manifestantes exaltados tomaram conta do noticiário. Em algumas cidades-sede, a expectativa para os jogos deu lugar a um clima de tensão e os arredores dos estádios lembraram mais praças de guerra. Para Ancelmo Gois, colunista de O Globo, convidado especial do "Redação SporTV" desta quarta-feira, as imagens vendidas para o exterior durante a competição são impactantes e bem negativas.

- A gente se preparou para mostrar um Brasil mais fraterno, mais bonito, mais colorido… Mas, lamentavelmente, o que tem sido mais impactante são as imagens de polícia, de violência, de bomba e vandalismo. Lembram filme americano. São imagens muito fortes que entram em qualquer noticiário em qualquer parte do mundo. Eu acho que essa Copa das Confederações não tem passado uma imagem positiva do país. De um modo geral, o que vai ficar dessa Copa é a imagem da polícia.

Apesar do cartão de visitas não ter sido o melhor, Ancelmo fez questão de elogiar a organização e a atmosfera dentro dos estádios. O jornalista destacou que boa parte da torcida que vem comparecendo nos estádios para ver os jogos da competição é formada por pais e filhos, criando um ambiente mais tranquilo e simpático.

- Ainda assim, é importante separar o que vem acontecendo dentro e fora dos estádios. Na hora do jogo, a gente tá bem. Dentro dos estádio até agora tem sido uma delícia. Estádio cheios, clima de família…

confronto polícia torcida castelão manifestação (Foto: Vanderlei Almeida/AFP)Confronto entre polícia e torcedores nos arredores do Castelão (Foto: Vanderlei Almeida/AFP)

Na visão do jornalista Xico Sá, o  futebol, considerado, às vezes, uma fonte de alienação, desempenha um papel importante nas recentes manifestações que buscam melhores serviços públicos no Brasil. O jornalista vê o esporte como fonte de inspiração para se exigir um país melhor.

- Eu acho um momento riquíssimo. Inclusive, a Fifa devia agradecer estar num país, num ambiente democrático, de reinvidicação. É um momento muito rico para nós brasileiros. Sempre o futebol foi tido como o ópio do povo pela esquerda, pela direita e por todo mundo, mas foi ele que despertou isso tudo. Claro que teve a passagem de ônibus, a realidade brasileira… Mas, hoje, quando se fala em protesto se pensa no tal do padrão Fifa. Os conceitos foram levados pelo futebol, que era o velho ópio do povo e não é mais.



Aloísio festeja permanência de Luis Fabiano e mira vaga de titular na final

Aloísio atacante São Paulo (Foto: Site Oficial / São Paulo FC)Aloísio é um dos mais animados com o 'fico'
do Fabuloso (Foto: Site Oficial / São Paulo FC)

Durante a paralisação por causa da Copa das Confederações, a diretoria do São Paulo definiu a permanência do atacante Luis Fabiano no Morumbi. Após ser colocado à venda pelo presidente Juvenal Juvêncio, as partes lavaram a roupa suja e o camisa 9 permanecerá até o fim do contrato, em março de 2015. A notícia deixou os companheiros muito felizes.

Um dos mais eufóricos é o possível companheiro do Fabuloso no ataque, Aloísio, contratado nesta temporada. O Boi Bandido é um dos melhores amigos de Luis Fabiano no atual elenco tricolor. Nesta segunda-feira, enquanto os demais atletas trabalhavam fisicamente no Reffis, os dois trabalhavam lado a lado e faziam brincadeiras.

– Eu era um dos, senão o primeiro, que queria ele aqui. Não tem um jogador como ele no mercado. Por que vendê-lo? É uma pessoa sensacional, além de grande jogador. Quando estamos em campo, um sempre procura ajudar o outro. Fiquei muito feliz que ele ficou e espero que nos ajude não só nesse ano mas que ajude o São Paulo por muito tempo – ressaltou o jogador.

Resta saber agora se os dois poderão reeditar a parceria na final da Recopa Sul-Americana, contra o Corinthians, no dia 3 de julho, no Estádio do Morumbi. Isso porque o retorno de Jadson, convocado para defender a seleção brasileira, pode fazer o técnico Ney Franco optar pelo esquema 4-4-2. Nesse caso, Aloísio retornaria ao banco de reservas. Caso o 4-2-3-1 seja mantido, um dos meias (Jadson ou Ganso) ficará na reserva, o que abrirá espaço para o atacante.

– Independente de jogar ou não, estou à disposição para ajudar. Temos um amistoso contra o Flamengo e depois uma decisão contra o Corinthians. É um grande rival e temos a chance de conquistar o primeiro campeonato no ano. Vamos com tudo, sempre respeitando o adversário, mas sabendo que temos capacidade para vencer – afirmou.



Ancelmo Gois, sobre protestos: 'Fifa não tem culpa, a gente é que foi pedir'

Em meio aos ataques verbais de manifestantes à Fifa, que reclamam das imposições da Federação Internacional de Futebol no Brasil, o colunista de O Globo, Ancelmo Gois, saiu em defesa da entidade. Na opinião do convidado do , a Fifa não é culpada pelos problemas do país, e sim os governantes. O jornalista recordou que o governo brasileiro foi o responsável por pleitear a realização da Copa do Mundo de 2014.

- Eu queria fazer uma defesa da Fifa. A Fifa não tem culpa de nada, no sentindo de que a gente foi pedir. Madri está pleiteando (as Olimpíadas), mas a cidade é um desemprego só. Metade da juventude está desempregada. Estão chegando ao COI e dizendo "Dá essa Olimpíada para a gente". Toda vez que você abre a chance de sediar a Copa ou os Jogos, os países vão lá e pedem "pelo amor de Deus. Não estou dizendo que a Fifa não tem erro, mas os erros são basicamente nossos - defendeu.

blatter fifa coletiva (Foto: Reuters)Gois vê Fifa isenta pelos erros de políticos
brasileiros (Foto: Reuters)

Gois criticou o modo como a Copa de 2014 foi negociada com a Fifa pelos governantes brasileiros. Para ele, não era necessário distribuir o evento por 12 cidades brasileiras.

- Nós pedimos essas subsedes mais do que a Fifa queria dar. Oito é uma coisa, com São Paulo, Rio e Minas. Com 12, inclui-se estados muito pobres e que não têm grande tradição no futebol. Houve uma briga dos estados e governos para sediar - afirmou.

Na visão do jornalista Xico Sá, os políticos poderiam ter diálogo com a população antes de realizar os investimentos para a Copa de 2014.

- O que faltou foi transparência desde o começo. Nos venderam a história de que seria iniciativa privada, que não iria passar pelos cofres públicos. O erro foi esse.



Elenco tricolor trabalha no Reffis, e Ney cancela treino da tarde em Cotia

Depois de treinarem com bola na tarde da última terça-feira, os jogadores do São Paulo trabalharam apenas fisicamente na manhã desta quarta, no terceiro dia de retiro no CT Laudo Natel, em Cotia. Os atletas ficaram confinados no Reffis e depois voltaram para seus quartos.

O treino da tarde, que seria com bola, foi cancelado e transferido para quinta, quando Ney Franco comanda o primeiro trabalho tático, de olho no amistoso de sábado, contra o Flamengo, em Uberlândia, e na primeira final da Recopa Sul-Americana, contra o Corinthians, na próxima quarta, no Morumbi.

A principal dúvida do treinador é na zaga, entre Paulo Miranda e Rafael Toloi, com maiores chances para o primeiro. O camisa 13 agradou Ney Franco nos últimos jogos antes da parada para a Copa das Confederações e deve ganhar uma sequência.

Paulo Miranda no treino do São Paulo (Foto: VIPCOMM)Paulo Miranda deve ser o escolhido de Ney Franco para atuar contra Fla e Corinthians (Foto: VIPCOMM)

Além disso, resta saber qual esquema tático será adotado. Antes da parada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo vinha atuando no 4-2-3-1, com Aloísio, Luis Fabiano e Osvaldo no ataque. Como Jadson retornará da seleção brasileira na próxima semana, o treinador pode voltar ao esquema 4-4-2, com dois meias na criação, tática usada na reta final do Paulistão e da Libertadores.

A delegação viajará para Uberlândia na manhã de sábado. Como fez no jogo contra o Londrina, Ney Franco vai utilizar força máxima na etapa inicial e uma equipe reserva no segundo tempo. A princípio, o time começará com: Rogério Ceni; Douglas, Lúcio, Paulo Miranda (Rafael Toloi) e Juan; Denilson, Rodrigo Caio e Paulo Henrique Ganso; Aloísio, Luis Fabiano e Osvaldo.



Rodriguez tem missão de acabar com 'maldição' da ala esquerda tricolor

Clemente Rodriguez Boca juniors (Foto: André Hernan / SporTV)Clemente Rodriguez chega para ser titular tricolor
(Foto: André Hernan / SporTV)

Argentino, 31 anos de idade, um currículo de respeito. Após fazer história com a camisa do Boca Juniors, o lateral-esquerdo Clemente Rodriguez chega ao São Paulo com a missão de tomar conta da posição e acabar com a maldição que já dura bastante tempo. Desde a saída do pentacampeão Júnior, em 2008, que nenhum atleta consegue ser unanimidade no setor.

Nesse período, o São Paulo tentou dez laterais canhotos: todos negaram fogo. A situação atual mostra que ninguém tem a confiança da comissão técnica. Até dezembro, Cortez era o dono da posição. Campeão da Copa Sul-Americana, terminou o ano em alta, inclusive com o Tricolor recusando propostas do exterior. Veio 2013, e o jogador entrou em queda livre. Disperso, perdeu a posição para Thiago Carleto.

Após a eliminação na Taça Libertadores, Cortez acabou afastado pela diretoria e, desde então, treina separado do restante do grupo. Para piorar, Carleto, que vinha numa boa sequência de jogos, sofreu grave lesão no joelho direito e só retornará aos gramados em março de 2014.

Sem alternativa, Ney Franco foi obrigado a engolir Juan, que até então estava afastado e ganhou uma inesperada nova chance da diretoria. Só que o jogador sofre com a imensa rejeição do torcedor. Tanto que, no mesmo período, a diretoria resolveu contratar Reinaldo, que estava no Sport e chegou por empréstimo até 31 de dezembro. Até agora, o atleta não estreou pelo Tricolor.

Com muita experiência, Clemente Rodriguez chega com muito cartaz. Tão logo tenha condição de jogo, será titular da posição - é o que garante Ney Franco. Após fechar sua contratação em uma churrascaria da capital paulista, o atleta retornará a Buenos Aires ainda nesta semana para providenciar a mudança. Como seu contrato com o Boca Juniors termina no dia 30, o atleta será apresentado no novo clube na semana que vem.

Ney Franco está animadíssimo com o novo reforço.

- O Clemente tem um currículo muito bom, é atleta da seleção argentina e foi tricampeão da Libertadores. A chegada dele nos dará essa possibilidade de recompor a linha de quatro, na defesa, porque ele dá mais sustentação ao setor. Ele chega para resolver o nosso problema na lateral - ressaltou o treinador.

TODOS OS LATERAIS-ESQUERDOS DESDE JÚNIOR
NOME JOGOS VITÓRIAS EMPATES DERROTAS GOLS
Júnior 198 116 48 34 11
Lúcio 11 6 4 1 0
Jadilson 29 14 9 6 2
André 5 5 0 0 1
Cazumba 9 5 3 1 0
Júnior César 100 52 24 24 1
Carleto 23 15 2 6 1
Diogo 6 3 0 3 0
Juan 64 34 14 16 4
Henrique Miranda 11 6 1 4 0
Cortez 91 50 18 23 2