sábado, 1 de dezembro de 2012

Riquelme aconselha Tigre a jogar decisão na Bombonera

Riquelme e Sérgio Massa, presidente do Tigre (Foto: Reprodução / Olé)Riquelme e Massa em evento na sede do Tigre
(Foto: Reprodução / Olé)

O meia Riquelme espera que o Tigre dispute o jogo de ida da final da Copa Sul-Americana contra o São Paulo em La Bombonera. O jogador, que está sem clube, lembrou que o  time paulista costuma ter azar quando joga na casa do Boca Juniors. Como não pode jogar a partida desta quarta-feira no estádio Coloso de Victoria (onde cabem 28 mil pessoas) por causa das regras da Conmebol, que exige a capacidade mínima de 40 mil espectadores em decisões, o clube busca uma alternativa.

- Preste atenção: em La Boca eles sempre se dão mal - disse Riquelme, referindo-se ao histórico do São Paulo no estádio, a Sergio Massa, prefeito de Victoria e membro influente da diretoria do Tigre.

A declaração foi revelada por Massa em entrevista à rádio "Rock e Pop". Riquelme é amigo do prefeito, vive perto da sede do Tigre e, por isso, passou a ter carinho pelo clube. No entanto, há outras opções que a diretoria está avaliando. O dirigente acrescentou que o Ciudad de La Plata, onde joga o Estudiantes, e o Ciudad de Lanús, casa do Lanús, são os outros estádios que estão sendo analisados pelo clube.

O São Paulo já enfrentou o Boca na Bombonera em quatro oportunidades, com três derrotas e um empate. O último confronto ocorreu em 2006, pela Recopa. Os argentinos venceram por 2 a 1 em Buenos Aires e empataram em 2 a 2 na capital paulista.



Ademilson sai da concentração, joga final Sub-20 e volta para o clássico

Ademilson São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ademilson foi titular do São Paulo contra o Santos
na final (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

O atacante Ademilson atuou pelo São Paulo durante 90 minutos na manhã deste sábado, no Pacaembu. Na final do Campeonato Paulista Sub-20, contra o Santos, o jogador “desceu” do time profissional para reforçar o time de base, mas não conseguiu dar o título à equipe - o Peixe venceu por 1 a 0 e ficou com o título. Um dia depois, ele estará de volta ao Pacaembu. E para mais um clássico: desta vez contra o Corinthians, na última rodada do Brasileirão. Caso tenha chance na partida, ele promete empenho para tentar estragar a festa do rival antes da viagem ao Japão para o Mundial.

Ademilson não havia atuado em nenhuma outra partida da campanha tricolor no Sub-20, mas começou a final entre os titulares. Precisando reverter a desvantagem de 1 a 0 do jogo de ida para ficar com a taça, o São Paulo apostou na experiência que o jovem de 18 anos adquiriu entre os profissionais – mas viu o placar se repetir e o Santos ficar com o título. No segundo tempo, ele chegou até a sentir cãibras, mas pediu para ficar em campo e lamentou o resultado que impediu o bicampeonato na categoria Sub-20.

- Recebi com tranquilidade (a notícia de que iria jogar a final pelo Sub-20). Tem outros meninos lá no profissional que também descem sempre para jogar. Falaram que eu ia, eu disse: “está bem, vou ajudar, correr”. Isso que eu fiz. Infelizmente não saímos com a vitória. Minha cabeça estava tranqüila, mas o ritmo é diferente, é mais correria - disse.

Minha cabeça estava tranquila, mas o ritmo é diferente, é mais correria. Queria o título, desci para ajudar"

Ademilson

- É mais uma final, mais experiência para mim. Para os meninos também é importante, vão se preparar para a Copa São Paulo do ano que vem.Vou voltar agora para a concentração, descansar, e amanhã (domingo) estou aqui de novo. Queremos os três pontos, como sempre fazemos. Vamos tentar estragar essa festa deles – completou Ademilson, que tem quatro gols marcados pelo time profissional.

Último jogador a deixar os vestiários do Pacaembu, o atacante seguiu direto à concentração do time profissional. Até por ser o jogador mais conhecido pela torcida entre os jovens em campo, ele ouvia críticas a cada erro de passe, e arriscou diversas jogadas individuais. O treinador da base, Sérgio Baresi, garante que existe uma conversa constante entre as comissões técnicas, e que Ademilson só foi utilizado porque teria poucas chances de entrar em campo no clássico contra o Corinthians.

- Todos os jogadores têm a possibilidade de jogo. O Lucas Farias (lateral-direito), por exemplo, estava convocado para a final do Sub-20, mas subiu para jogar o clássico amanhã. O Ademilson não iria ser titular, então o profissional disponibilizou. Ele jogou muito, correu, se dedicou ao extremo, criou oportunidade, deu carrinho, brigou – explicou o treinador.

O companheiro de Ademilson no ataque durante a final, Alfredo também foi surpreendido com uma ligação após a decisão. Triste com a perda do título, o atilheiro tricolor no Paulistão Sub-20, com 12 gols, logo se recuperou da derrota: foi avisado que também seria chamado por Ney Franco para completar a delegação são-paulina no clássico contra o Corinthians.
 



Após treino leve no CT, Ney Franco mantém mistério sobre escalação

Ney Franco no treino do São Paulo (Foto: Dorival Rosa / Vipcomm)O técnico Ney Franco, durante treino do São Paulo
(Foto: Dorival Rosa / Vipcomm)

O elenco do São Paulo fez apenas um treino leve no CT da Barra Funda, na manhã deste sábado, véspera do jogo contra o Corinthians, no Pacaembu, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Ney Franco, que já havia divulgado na sexta-feira a relação dos 21 jogadores convocados para a partida, manteve o mistério e não divulgou a escalação.

Rogério Ceni, Lucas e Luis Fabiano, dentre outros titulares, estão relacionados, mas o treinador deixa no ar a possibilidade de poupar alguns de seus principais jogadores, pensando na primeira partida da decisão da Copa Sul-Americana contra o Tigre, quarta-feira, em Buenos Aires. O zagueiro Rhodolfo e o volante Denílson, com dores musculares, já estão descartados. Segundo Ney, "a tendência é que haja uma mescla entre titulares e reservas" diante do Corinthians. 

O treino deste sábado foi mais leve justamente para não sobrecarregar os jogadores. Antes do início da atividade, Ney Franco reuniu o elenco para uma conversa de 20 minutos e depois levou todos os jogadores para o campo. O preparador físico Alexandre Lopes comandou um aquecimento descontraído e longo com bola. Em seguida, os atletas disputaram um rachão, tradicional atividade às vésperas das partidas. O elenco segue concentrado nas dependências do CT. 



Oscar, sobre timidez no campo: ' Tem que me ver e tocar. É difícil eu pedir '

São Paulo, Internacional, Chelsea e Seleção Brasileira. Oscar tem aberto os olhos de muita gente com um bom futebol mostrado em grandes clubes e a evolução rápida que garantiu a camisa 10 amarelinha. Mas a atuação em campo não condiz com sua personalidade. Quieto e tímido, o jogador é calado fora e até dentro de campo.

- Dentro do campo, às vezes, até os meus amigos cobram para falar alguma coisa. ‘Tem que falar! Pede bola’. É meu jeito, eu sou quieto, acho que meu jeito dentro e fora de campo é bem parecido. Tem que me ver e tocar. Se estou livre, toca. Mas é difícil eu pedir – explicou.

Oscar em coletiva da Seleção (Foto: Mowa Press)Oscar também foi alvo de apelidos por ser muito magro e tímido (Foto: Mowa Press)

Além da postura calma, o menino que cresceu nos campos de Santa Bárbara do Oeste, em São Paulo, sempre foi muito magro, o que lhe rendeu alguns apelidos. Na infância, “magrelo” era o mais recorrente e, quando foi para o Tricolor Paulista, passou a ser chamado de “meningite”.

O biótipo pode enganar, pois o futebol é de gente grande. Conquistou o Campeonato Brasileiro de 2008 pelo time paulista e a Libertadores de 2010, a Recopa de 2011 e o Gauchão pelo Internacional. Ainda em 2011, foi campeão sul-americano e mundial pela Seleção Brasileira sub-20.

- É. Está bom, não é! Espero conquistar mais um monte aí – brincou.

Confira essa e outras histórias do camisa 11 do Chelsea neste domingo, no Esporte Espetacular.



No Pacaembu, Santos vence o São Paulo e leva título do Paulista Sub-20

Santos bate o São Paulo na final do Campeonato Paulista Sub-20 (Foto: Daniel Romeu / globoesporte.com)Santos bate o São Paulo na final do Paulista
Sub-20 (Foto: Daniel Romeu / globoesporte.com)

O Santos conquistou o título do Campeonato Paulista Sub-20 de 2012. Na segunda partida da decisão contra o São Paulo, na manhã deste sábado, no Pacaembu, o Peixe venceu por 1 a 0 e ficou com o título – que não levava desde 2008, na geração que revelou jogadores como Ganso e André. O gol da vitória foi marcado ainda no primeiro tempo pelo atacante Givanildo, artilheiro do time na competição com oito marcados.

No primeiro jogo, na última quarta-feira, na Vila Belmiro, o Santos havia vencido por 1 a 0, gol do volante Lucas Otavio. Do time que entrou em campo na final deste sábado, vários jogadores já tiveram passagem ou compõem o elenco profissional do clube alvinegro: o lateral-direito Douglas, o zagueiro Gustavo Henrique e os meio-campistas Leandrinho e Pedro Castro. A equipe de base é comandada pelo técnico Claudinei Oliveira.

Pelo lado tricolor, com grande maioria de torcida no Pacaembu, vários atletas também já passaram pelo profissional: o atacante Ademilson, o volante Rodrigo Caio, o lateral-esquerdo Henrique Miranda e o zagueiro Luiz Eduardo – além do técnico Sergio Baresi, que já dirigiu o time profissional em 2010, antes da chegada de Carpegiani. O Tricolor buscava o bicampeonato da competição Sub-20, depois de levar o título sobre o Mogi Mirim na final do ano passado.

Precisando de dois gols para reverter o placar do jogo de ida, o São Paulo tomou a iniciativa. Com boa movimentação, o camisa 10, Régis, assustou nos primeiros minutos e quase marcou da entrada da área. Aos poucos, entretanto, o Peixe equilibrou e aumentou ainda mais sua vantagem aos 20 minutos. Após cruzamento na área, o atacante Givanildo invadiu a área por trás, surpreendeu a marcação são-paulina: livre, teve tempo de ajeitar e chutar forte no gol.

Final campeonato paulista sub-20 entre são paulo e santos (Foto: Leandro Martins / Agência Estado)São Paulo e Santos fizeram um jogo de muita pegada (Foto: Leandro Martins / Agência Estado)

O gol marcado no início deu confiança ao Santos, que apertou bem a marcação até o fim do primeiro tempo e dificultou muito a saída do Tricolor. O São Paulo passou a insistir nos chutões e jogadas individuais, mas acabou dando outras chances ao rival da Baixada nos contra-ataques. Ademilson, “cornetado” pela torcida, criou pouco e desperdiçou chances.

O Tricolor voltou com tudo dos vestiários. Aos sete minutos, Henrique Miranda avançou bem pela esquerda e cruzou na área. Fabio Lima completou um pouco atrasado e quase empatou. Mas os ataques desenfreados do Tricolor passaram a deixar espaços. Graças à falta de pontaria de Pedro Castro, o Peixe não matou o jogo aos 13 minutos: sozinho, o meia dominou lançamento, enganou a marcação de Luiz Eduardo e chutou por cima, na cara do goleiro Felipe Passoni.

A torcida são-paulina ia à loucura a cada erro de passe do time. O técnico Sérgio Baresi e o presidente Juvenal Juvêncio, que assistia ao jogo das tribunas, passaram a ser muito xingados: “raça”, pedia a torcida no Pacaembu. O grande destaque foi o goleiro Passoni, que salvou o time de derrota pior com duas grandes defesas em chutes de Givanildo. No fim, no entanto, quem comemorou foram os garotos do Peixe. O time alvinegro mostrou maior organização em campo e mereceu o resultado - com direito a gritos de “olé” da pequena torcida no estádio. 



Comidas de estádio: conheça as maiores delícias das arquibancadas

Quem frequenta campos de futebol pelo Brasil sabe: cada estado apresenta para o torcedor uma especialidade culinária na porta dos estádios. O Globo Esporte foi atrás das principais delícias degustadas em jogos e encontrou o quarteto do sabor: xis coração, espetinho, sanduíche de pernil e feijão tropeiro. Conheça cada um deles e saiba onde saborear estas maravilhas.

Xis coração - Porto Alegre

Porto Alegre é o ponto inicial desta viagem futebolística-gastronômica. A cidade que abriga Grêmio e Internacional é a capital de um estado que produz "belas paisagens". E o estado que já foi a República Rio-Grandense tem um mapa que mais parece uma cuia de chimarrão... Ou seria um coração? Falando nele, o xis coração é um clássico por aqui. Aliás, o Xis, escrito assim mesmo com "x", só existe aqui. Xis é o nome de uma espécie de lanchonete, ou lancheria - como se fala do Rio Grande. Tecnicamente a iguaria é uma variação do sanduíche, mas não é um sanduíche qualquer. Até se parece com um hamburguer daqueles caprichados, mas é bem maior.

E tem vários recheios, como os de galinha e calabresa. Mas nenhum deles é tão estiloso, tão exclusivo, tão saboroso quanto o xis coração. Recheado com corações de galinha, salada, maionese, milho, queijo e até um ovo frito. E, claro, prensado, pois se não for prensado, não é um xis.

Espetinho - Recife

Recife é uma cidade de praia. E se tem muita água, tem peixe. Mas desta vez os frutos do mar não serão o foco. Na Ilha do Retiro, a fome informa: sai anzol e entra Espetinho. Mas o que diferencia o espetinho do Recife do resto do Brasil? É simples. Este espetinho é oficial. Nada da clandestinidade das ruas próximas ao estádio. Embaixo das arquibancadas existe um shopping desta delícia. Tem de frango, frango com bacon, salsichão, queijo coalho, carne... E carne de primeira. Sem a brincadeira do "churrasquinho de gato". Na Ilha, o espetinho não faz "miau".

Tropeiro - Belo Horizonte

O importante em Minas Gerais é a "fartura". Até no futebol. E nos estádios mineiros a atração é o tradicional tropeiro. No estádio Independência, em Belo Horizonte, a iguaria encontrou adeptos. Era famosa no Mineirão, mas com a reforma, migrou para o outro palco. Na rua onde está a entrada principal do estádio só dá "prato cheio". O tradicional tem farinha de mandioca, torresmo, couve, feijãozinho, acompanhado da linguiça, e um ovinho frito na hora, conhecido como "zoiudo". O prato já vem feito - de preferência - transbordando, quanto mais, melhor. Os talheres são de plástico e a comida vem nesta embalagem, uma espécie de "quentinha". É para comer sem medo. 

Sanduíche de pernil

São Paulo é a maior cidade do Brasil. Nela é possível encontrar a maior quantidade e variedade de restaurantes. Em nenhum outro lugar se come tão bem, mesmo em uma porta de estádio. Por isso o astro paulista é o sanduíche de pernil. E o preparo desta iguaria é especial: a carne é furada em pontos estratégicos, temperada e embalada. Fica descansando por uns 30 minutos para pegar o tempero. Depois, vai para a panela de pressão. Este é o segredo para um pernil tão macio.

Apesar de tão bom, o sanduíche de pernil está proibido nos estádios da capital paulista. Vive agora na clandestinidade. Enquanto o jogo ainda rola no estádio, os vendedores procuram um cantinho para trabalhar, longe dos portões. O jogo termina, e a multidão avança pelas ruas do Pacaembu em busca do lanche. O novo prefeito eleito em São Paulo, Fernando Haddad, prometeu durante a campanha rever a proibição do pernil na porta dos estádios. A clandestinidade pode estar com os dias contados.

Veja a receita do sanduíche de pernil:

Ingredientes
1 peça de pernil
Dentes de alho a gosto
Sal
Pimenta do reino
Cebola a gosto
Manteiga

Preparo
- Dispor o pernil sobre uma tábua
- Misturar sal e pimenta do reino em uma cumbuca
- Cortar o alho ao meio e passar na mistura sal – pimenta do reino
- Furar o pernil em diversos pontos e colocar os dentes de alho
- Levar o pernil para uma frigideira e fritar por alguns minutos, até selar os cortes feitos na carne antes da incisão dos dentes de alho
- Untar forma que vai ao forno com óleo
- Levar pernil da frigideira para forma
- Cortar as cebolas e dispor ao redor do pernil
- Levar ao forno por quatro horas
- Retirar pernil do forno e servir a gosto 

chamada montagem comidas estádios reprodução (Foto: Reprodução)E aí, qual a comida de estádio campeã?



São Paulo faz apenas rachão em último treino antes do Majestoso

LANCEPRESS! - 01/12/2012 - 12:43 São Paulo (SP)

HOME Ney Franco e Ganso (Foto: Tom Dib)
Ney Franco irá poupar alguns titulares e Ganso tem chance de começar jogando (Foto: Tom Dib)

Na véspera do clássico com o Corinthians, o São Paulo fez seu último treino. Com os portões fechados, Ney Franco não realizou nenhum trabalho tático e os jogadores disputaram um rachão.

Apesar de ter relacionado praticamente todos os titulares, o treinador irá levar uma equipe mista a campo. Isso porque o Tricolor joga na próxima quarta-feira, contra o Tigre, na Argentina, no primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana.

Alguns titulares serão poupados. Rafael Toloi, Cortez, Jadson e Luis Fabiano podem ser cortados ou ficar no banco de reservas.

Na rodada anterior, o São Paulo jogou com uma equipe completamente reserva diante da Ponte Preta e empatou em 0 a 0. Se neste domingo o adversário não fosse o Corinthians, Ney Franco admitiu que poderia poupar todos os atletas novamente.

O Majestoso está marcado para as 17h, no Pacaembu. O mando é são-paulino e mais de 20 mil ingressos foram vendidos. O Corinthians irá a campo com força máxima.



'Voando', Ganso participa de premiação para jovens atletas

Kaíque Ferreira - 30/11/2012 - 20:49 São Paulo (SP)

Ganso - São Paulo (Foto: Tom Dib)
Ganso é bastante celebrado em evento (Foto: Tom Dib)

O meia Paulo Henrique Ganso participou, na noite desta sexta-feira, da premiação da 8ª edição dos Jogos Interescolares, realizada em Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, para mais de 250 estudantes que praticam futsal, futebol society, basquete, vôlei e queimada.

Acompanhado da noiva Giovanna Costi, o camisa 8 do Tricolor chegou de helicóptero ao local do evento. Antes de entrar no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), o meia foi a um restaurante fast-food. Bastante assediado pelos fãs, ele entrou pelo estacionamento lateral do recinto. Momentos antes de aparecer no palco, o jogador passou por uma fila de bailarinas. Já no camarim, ressaltou a importância do evento.

- Assim como eu, que já tive a inspiração de alguns atletas, eles também estão seguindo o meu caminho. Para mim é um orgulho muito grande, tomara que eu consiga ser um bom exemplo - declarou o camisa 8.

Acostumado a encher os estádios, o meia foi ovacionado pela plateia, composta de estudantes e familiares dos jovens atletas. Em 2009, Maikon Leite, atualmente no Palmeiras, participou do evento. Em 2010, a jogadora de vôlei Jaqueline, da Seleção Brasileira, marcou presença. No ano passado, o jogador de futsal Falcão compareceu.

Na 'terra de Neymar', onde o craque santista nasceu, Ganso relembrou a amizade com o camisa 11 do Peixe. Ressaltando que ainda falta muito incentivo para a prática de esportes no país, o camisa 8 do Tricolor fez questão de enaltecer o prazer de presentear os mais jovens.

- Eu gosto, é bom fazer a alegria da criançada, de todas as idades. Isso me deixa feliz - completou.

A cada premiação, os atletas iam ao delírio por estar lado a lado com o meia. Presente nos últimos quatro jogos da equipe, Ganso será utilizado por Ney Franco diante do Corinthians, neste domingo, às 17h, no Pacaembu, pela última rodada do Campeonato Brasileiro.



Estádio do Tigre está descartado para a final da Sul-Americana

LANCEPRESS! - 30/11/2012 - 21:06 São Paulo (SP)

La Bombonera (Foto: Igor Siqueira)
La Bombonera pode ser o palco da decisão (Foto: Igor Siqueira)

O São Paulo ainda não sabe onde será o primeiro jogo da final da Sul-Americana, mas uma coisa é certa: não será na casa do Tigre. Isso porque o Estádio Monumental Victoria, onde o adversário costuma mandar suas partidas, tem capacidade de 28.600 lugares, inferior à marca exigida pela Conmebol para decisões do torneio, de 40 mil.

Com isso, a própria entidade não quer que a partida aconteça na casa do Tigre. O clube argentino manifestou o desejo de que a final acontecesse, mas não obteve sucesso. A diretoria do São Paulo também não aceita realizar o jogo no estádio.

Uma das alternativas pensadas pela diretoria do Tigre é o Florencio Sola, estádio do Banfield, próximo às instalações do clube, em Buenos Aires. O problema é que a arena também só comporta 34.900 pessoas.

Com o veto, o mais provável é que a partida aconteça na Bombonera, estádio do Boca, com capacidade para 50 mil pessoas. O estádio, inclusive, comportou a final da Copa Libertadores deste ano, entre o time da casa e o Corinthians, que mais tarde de sagrou campeão no Pacaembu.



Tricolor põe Sul americana como prioridade, mas não esquece rival

O técnico Ney Franco não esconde de ninguém que o clássico deste domingo, contra o Corinthians, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, se torna uma partida secundária diante da possibilidade de conquistar o título da Copa Sul-americana nos dois próximos meios de semana. Mesmo tratando a competição continental como absoluta prioridade, o treinador escalará alguns titulares no clássico Majestoso.

Segundo o comandante tricolor, o time seria formado apenas por reservas se o adversário não fosse o Corinthians, que faz sua fase final de preparação para o Mundial de Clubes da Fifa e deve levar jogadores titulares para a partida no Pacaembu, como visitante. No entanto, em função do desgaste do grupo de jogadores, o trinador garante: se não fosse a última rodada do Brasileirão, seu time seria formado por suplentes.

"Se estivéssemos jogando contra outro time poderíamos fazer como foi contra a Ponte Preta (apenas reservas entraram em campo). Mas a tabela prevê que termina o Brasileiro e depois tem uma semana livre entre os dois confrontos da Sul-americana. Se tivesse outro jogo, independentemente do adversário, seria com time reserva, porque não haveria tempo hábil para recuperar e fechar a temporada sem ninguém no departamento médico", disse Ney Franco, que ainda não definiu seus titulares.

Para o Majestoso, serão poupados Denílson e Rhodolfo, que sentem desconforto muscular, enquanto outros atletas serão avaliados pelo departamento físico e terão conversa com o técnico Ney Franco na manhã deste sábado, em treino com portões fechados no CT da Barra Funda.

"Quando você disputa duas competições simultaneamente em algum momento tem que priorizar. Ainda bem que chegamos em jogo um final contra o Corinthians com nossa classificação para a Libertadores definida. Se precisássemos vencer para conseguir a vaga e depois ainda ter as finais da Sul-americana complicava. Temos que cumprir tabela e coincidentemente o adversário é o Corinthians", encerrou o treinador.



Majestoso sem interesses faz Ney Franco lembrar até Náutico x Sport

São Paulo e Corinthians fecham suas participações no Campeonato Brasileiro neste domingo, às 17 horas (de Brasília), em um clássico Majestoso sem interesses que será realizado no estádio do Pacaembu. Enquanto os jogadores do Timão fazem as malas para a viagem ao Japão, os do Tricolor só conseguem se preocupar com a decisão da Copa Sul-americana, que será disputada nos próximos finais de semana.

A falta de ambições das duas equipes para a última rodada do Campeonato Brasileiro fez com que Ney Franco, treinador do São Paulo, se lembrasse de outros clássicos regionais em que não apenas a rivalidade será colocada em jogo, como também posições na tabela de classificação da competição, como Náutico x Sport, Grêmio x Inter e Atlético-MG x Cruzeiro.

"Estamos vendo, no Recife, a possibilidade de o Náutico contribuir para a queda do Sport para a Série B, um grande clássico. No Rio de Janeiro e em São Paulo os clássicos não alteram nada, mas em Minas sim, onde o Cruzeiro quer tirar o Atlético-MG da briga pela vaga direta na Libertadores. Ainda tem o Gre-Nal com a particularidade da despedida do Olímpico. Esse clássico entre São Paulo e Corinthians tem importância, mas não é como se eles lutassem por alguma coisa", admitiu o treinador são-paulino.

Mesmo no clássico regional, Ney Franco não optará por escalar todos os seus titulares, pois já cortou Denílson e Rhodolfo da lista de relacionados. Outros jogadores, como Paulo Miranda, Jadson e Osvaldo também devem ser preservados, dando chance aos reservas. Do lado do Corinthians, será a última partida de preparação antes do Mundial de Clubes e a força total será utilizada - a ausência certa é Paulo André, com desconforto na panturrilha.



Rapidinhas do Tricolor: TV estrangeira e Juvenal acompanham treino

O chefe está aí: Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, resolveu acompanhar o treinamento da equipe nesta sexta-feira, no CT da Barra Funda. Sentado no banco de reservas e observando o treino leve comandado pelo técnico Ney Franco, o mandatário tricolor parabenizou o grupo pela vaga na final da Copa Sul-americana e ainda falou com treinador e dirigentes sobre reforços para 2013.

Aloísio vem aí. Quem?: Mesmo com a confirmação do próprio jogador do Figueirense de que existe um pré-contrato acertado para a temporada 2013, Juvenal Juvêncio e Adalberto Batista, diretor de futebol do clube, não se pronunciaram a respeito do jogador. "Não está nada fechado", afirmou o dirigente, sem paciência com o assunto.

Merci beaucoup: Perto de se despedir do São Paulo - se entrar em campo contra o Corinthians e nas duas partidas da final da Libertadores serão apenas mais três jogos para o fim de sua passagem pelo clube -, Lucas recebeu a visita de uma equipe de TV estrangeira, que trouxe um tradutor para conversar com o novo reforço do Paris Saint-Germain.

Campo neutro: Com o direito de decidir a Copa Sul-americana dentro do estádio do Morumbi, o São Paulo visitará o Tigre na próxima quarta-feira, em local ainda indefinido. O estádio Coliseo de Victória, de posse do clube, está vetado por oferecer apenas 28 mil lugares. Outras alternativas já são estudadas pelo clube, que se sente prejudicado por não ter o direito de mandar sua partida em casa.

Cadê os caras?: Mesmo sem pretensões dos dois lados, o clássico Majestoso fecha o Campeonato Brasileiro no próximo domingo envolvendo uma ‘mescla’ de titulares e reservas do São Paulo e um time ainda indefinido do Corinthians. No que depender de Ney Franco, os principais jogadores do Timão é que devem estar em campo: "Quando imagino escalação tem Cássio, Paulinho, Ralf, Douglas, Emerson, Guerrero, essa é a equipe que imagino enfrentar domingo, no Pacaembu".



São Paulo já vende 20 mil ingressos sem garantias a Ganso e Fabuloso

Nem o próprio técnico Ney Franco sabe qual escalação utilizará no clássico Majestoso deste domingo, quando o São Paulo recebe o Corinthians no estádio do Pacaembu - o Morumbi está reservado para shows da cantora norte-americana Madonna. Mesmo sem garantias que os "chamarizes" Luis Fabiano e Paulo Henrique Ganso estarão em campo, 20 mil ingressos já foram comercializados até o início da noite desta sexta-feira.

Contra o Náutico, na estreia de Paulo Henrique Ganso, o Tricolor fez o maior público do Brasileirão no empate por 1 a 1 no Morumbi, além do bom número de presentes na igualdade contra a Universidad Católica, que garantiu a vaga na decisão da Sul-americana, competição que pode dar ao Tricolor um título importante na temporada, além da vaga na Copa do Brasil.Em dúvida a respeito da situação clínica de seus titulares, que entram em campo na próxima quarta-feira, Ney Franco deixou fora da lista de relacionados apenas Rhodolfo e Denílson, que sentem desconfortos musculares. O restante dos atletas ainda pode entrar em campo em uma formação mesclada que o treinador pretende utilizar.

"Temos treinamento no sábado em que eu vou conversar para saber da parte individual de cada jogador, como o próprio Luis Fabiano, que às vezes pode ficar no banco ou nem ir. Dentro dos jogadores que entraram em campo contra a Universidad Católica se tiver algum com risco de lesão a gente tira do jogo", comentou o técnico Ney Franco, que relacionou previamente 21 jogadores para o clássico Majestoso, mas cortará três até o dia da partida.

A escalação de Ganso, assim como a de Luis Fabiano, está condicionado ao pedido de um jogador para ser poupado. No caso do camisa 8, depende de Jadson não querer entrar em campo contra o Corinthians: "Se o Jadson for para o jogo, o Ganso fica como opção. Mas se tiver algum problema com o Jadson, a tendência é a utilização".



Se for campeão da Sul americana, São Paulo não jogará Copa do Brasil

A classificação do São Paulo para as finais da Copa Sul-americana gerou mais uma situação de dúvida na formulação das tabelas do futebol continental. Semanas depois de o Grêmio apelar à CBF para tomar conhecimento de que o segundo lugar do Brasileirão dava uma vaga direta na fase de grupos Libertadores de 2013 enquanto o título da Sul-americana ofereceria a entrada apenas na fase preliminar da competição continental, foi a vez do São Paulo receber um comunicado oficial.

Segundo o aviso divulgado pela entidade que rege o futebol brasileiro, o Tricolor não terá direito à vaga na fase final da Copa do Brasil caso conquiste o título da Sul-americana, abrindo a possibilidade de o time mais bem classificado no Brasileirão herdar sua vaga. Assim, caso vença o Tigres e garanta sua vaga na Libertadores de 2013, o time do técnico Ney Franco vai direto para a Sul-americana mais uma vez, já que as datas coincidem com as de disputa da Copa do Brasil.

"Eu prefiro disputar Sul-americana do que Copa do Brasil, então acho que foi uma decisão acertada. Ganhar a Sul-americana dá vaga na Libertadores, a possibilidade de ser campeão de alguma dessas competições novamente e ainda disputar a Recopa. Se jogarmos de novo a Sul-americana e conseguirmos a conquista, isso já dá outra competição para 2014, então acho muito importante", comentou o técnico são-paulino ao tomar conhecimento do comunicado da CBF.

Sem a presença do São Paulo, franco favorito ao título da Sul-americana, o próprio Campeonato Brasileiro ganha mais emoção para sua última rodada, graças ao oferecimento de uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2013, competição que terá seu regulamento alterado na próxima temporada. Ganhará chance o time mais bem posicionado além dos que disputam a Libertadores no mesmo ano, segundo o comunicado assinado por Virgílio Elísio, diretor de competições da CBF.



Ney Franco enumera motivos e não esconde satisfação em pegar o Tigre

Logo depois de assegurar a classificação para a decisão da Copa Sul-americana com um empate por 0 a 0 diante da Universidad Católica e muita festa de sua torcida no estádio do Morumbi, o grupo de jogadores do São Paulo não escondeu em nenhum momento que preferia enfrentar os argentinos do Tigre na final do que os colombianos do Millonarios, que já haviam eliminado Palmeiras e Grêmio em fases anteriores da competição continental.

Na noite de quinta-feira, mesmo atuando nos 2.500 metros de altitude de Bogotá, o Tigre conseguiu segurar o empate por 1 a 1 e se garantiu em sua primeira decisão continental na história para enfrentar o São Paulo, equipe que possui tradição e conhecimento na América do Sul. Por uma série de fatores, segundo Ney Franco, é preferível encarar a equipe que argentina, sendo o primeiro confronto na próxima quarta-feira, em local indefinido, e o segundo no Morumbi, para fechar a temporada 2012 e se despedir de Lucas, vendido ao Paris Saint-Germain.

"A comemoração não foi devido à parte técnica, porque o Tigre teria qualidade inferior ao Millonarios não", tratou de explicar o técnico do São Paulo logo na abertura da entrevista coletiva desta sexta-feira: "Comemoramos em função da possibilidade de fazer o jogo final em casa, perante nossa torcida. Além disso, temos no elenco um jogador que o time tem que jogar forte pra consagrar (Lucas). É uma viagem menos desgastante, e em cima disso ainda tem a questão de que não é grande altitude, mas ela existe em Bogotá, 2.500 metros não tem tanta influência em desempenho físico, mas teria que viajar antes. São fatores que interferem".

Além da chance de disputar a segunda partida no Morumbi, o São Paulo deve realizar o duelo da próxima quarta-feira, na Argentina, em campo neutro. O Coliseo de Victória, estádio do clube, tem capacidade para apenas 25 mil torcedores e não atende às exigências da Conmebol para sediar o confronto decisivo. Mesmo encarando um adversário menos conhecido que o time colombiano, Ney Franco já sabe contra quem terá que lidar para faturar o primeiro título tricolor na Sul-americana.

"Todos colocam o Tigre como surpresa, mas ele vem de dois anos em alta. Mesmo que não esteja bem no Campeonato Argentino, tem planejamento, brigou por títulos e tem demonstrado que tem alguma coisa de diferente, pois está dentro da Libertadores e em final de Sul-americana. Vai ser um adversário difícil de jogar, porque mostrou que tem poderio ofensivo na bola parada. Vamos trabalhar muito para enfrentar o Tigre e colocar um novo troféu na galeria de títulos do São Paulo", conta Ney Franco, mostrando conhecimento sobre o atual vice-lanterna do Campeonato Argentino.



Central do Mercado: Aloísio acerta, e Robinho acirra disputa entre clubes

Aloisio, Figueirense (Foto: Luiz Henrique, divulgação / FFC)Centroavante, Aloisio anotou 28 gols na temporada
Figueirense (Foto: Luiz Henrique, divulgação / FFC)

O São Paulo não deu brechas para os concorrentes, abriu as conversas em outubro e nesta sexta-feira sacramentou o negócio: assinou um pré-contrato com Aloísio, destaque do Figueirense na temporada. O atacante, que está emprestado pelo time mineiro da Tombense ao clube catarinense até o dia 31 de dezembro, marcou 28 gols no ano e despertou o interesse do mercado brasileiro. Enquanto um acertou, outro aumentou sua lista de pretendentes: Robinho, que já estava nos planos do Santos, clube que o revelou, do Atlético-MG e do Grêmio, agora mobiliza também o Flamengo. Isso porque, em conversa recente com amigos em Milão, o jogador declarou sua vontade é atuar pelo clube da Gávea e morar no Rio de Janeiro. Já o palmeirense Valdivia, na mira do Universidad de Chile, pode ser usado como moeda de troca com algum clube europeu. Estes são alguns dos principais destaques do dia da Central do Mercado do GLOBOESPORTE.COM, que acompanha todas as negociações em tempo real até o início de janeiro.



Conversa de Ney com Jadson define se Ganso será titular contra o Timão

Ganso, treino do São Paulo (Foto: Luis Pires / VipComm)Ganso, no São Paulo (Foto: Luis Pires / VipComm)

Um treino e uma conversa separam Paulo Henrique Ganso do posto de titular no clássico contra o Corinthians, neste domingo, às 17h (horário de Brasília), no Pacaembu, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. De olho na final da Copa Sul-Americana, o técnico Ney Franco não quer correr riscos de perder nenhum jogador por lesão diante do arquirrival. Por isso, ele terá um papo com Jadson, após a atividade da manhã de sábado, para saber se o meia sente algum desconforto. Dependendo da resposta do jogador, Ganso será o escolhido para armar o Tricolor.

– Depende do Jadson. Se ele não for para o jogo, o Ganso será o titular. Vamos esperar o treino de sábado para ver se o Jadson terá algum problema. Vamos conversar com ele para saber se está bem, porque não podemos perder jogador para as finais da Sul-Americana – disse Ney Franco.

Ganso foi contratado pelo São Paulo em setembro, mas uma lesão na coxa esquerda o fez estrear apenas no dia 18 de novembro, na vitória do Tricolor por 2 a 1 sobre o Náutico. De lá para cá, o meia atuou em mais três jogos, sendo titular apenas no empate sem gols com a Ponte Preta. No entanto, o meia ainda não completou um jogo inteiro à frente do Tricolor.

Mesmo que não seja titular, Ganso tem grandes chances de entrar em campo mais uma vez e fazer seu primeiro clássico pelo São Paulo. 



Ney celebra classificação do Tigre, mas alerta para força do rival

Ney Franco no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Ney alerta para as jogadas de bola parada do
Tigre (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

A torcida do elenco do São Paulo deu certo. O Tigre, da Argentina, passou pelo Millonarios, da Colômbia, e será o adversário do Tricolor na final da Copa Sul-Americana. A definição do adversário agrada aos são-paulinos, mas o técnico Ney Franco afirma que a qualidade técnica do rival não tem nada a ver com a comemoração. O treinador explica que a "festa" tem dois motivos: o alívio de não precisar viajar a Bogotá e a possibilidade de fazer o segundo jogo da decisão no Morumbi.

- A comemoração não foi devido à parte técnica do Tigre. Todos colocam a equipe como uma surpresa, mas não é inferior. A comemoração foi em função de fazer o jogo final perante à torcida tricolor. Temos o Lucas, que vai sair, e deseja uma despedida no Morumbi e com título. Outro fator é que a viagem para a Argentina é menos desgastante e não tem a questão da altitude de Bogotá - explicou o técnico.

Se o Millonarios avançasse para a decisão, o São Paulo seria o mandante do primeiro duelo, que teria de ser realizado no Pacaembu, já que o Morumbi está interditado por conta do show da cantora Madonna. Além disso, a capital colombiana fica mais distante de São Paulo do que os possíveis palcos da partida contra o Tigre – o estádio dos argentinos não tem capacidade para abrigar a final e, por isso, o confronto de quarta-feira ainda não tem local definido.

Apesar das comemorações, o Tricolor não espera ter vida fácil na final. O técnico alerta para a qualidade do ataque do Tigre, especialmente nas jogadas de bola parada.

- Vai ser difícil de jogar contra eles. O Tigre mostrou que tem um poderio ofensivo na bola parada muito bom. Vamos ter de trabalhar muito para colocar mais um título na galeria do São Paulo – finalizou o treinador.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Ney aponta rivalidade como fator para escalar titulares no clássico

Ney Franco São Paulo coletiva (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)Ney Franco foca Sul-Americana, mas não esquece
clássico (Foto: Rodrigo Faber / Globoesporte.com)

O clássico entre São Paulo e Corinthians neste domingo, às 17h (horário de Brasília), no Pacaembu, não será determinante para a classificação final do Tricolor no Campeonato Brasileiro. O objetivo de garantir uma vaga na Taça Libertadores 2013 já foi alcançado, e o foco do time agora é vencer a Copa Sul-Americana. Mesmo assim, a maioria dos titulares deve iniciar o confronto com o Timão. O técnico Ney Franco admite: a rivalidade influenciou na decisão.

- A rivalidade conta, sim. Talvez se jogássemos contra uma equipe de outro estado, poderíamos optar por fazer o mesmo que fizemos contra a Ponte Preta, quando escalei apenas reservas – disse o treinador.

Às vésperas da final da Sul-Americana, contra o Tigre, da Argentina, a prioridade de Ney Franco é ter o time inteiro para a próxima quarta-feira, data do primeiro jogo, em Buenos Aires. No entanto, o treinador considera que a semana sem jogos entre os dois duelos da decisão é suficiente para recompor o elenco - segundo jogo será apenas no dia 12.

- O que define a oportunidade de usar titulares contra o Corinthians é ter uma semana entre os confrontos das finais. Se tivéssemos mais um jogo no próximo fim de semana, entraríamos com reservas novamente.

O treinador ainda comemorou o fato de os dois times estarem com seus objetivos conquistados no campeonato nacional. Classificado para a Libertadores do ano que vem por ser o atual campeão, o Corinthians utiliza a reta final do Brasileiro como preparação para o Mundial de Clubes.

- Ainda bem que chegamos para esse jogo final com a vaga garantida. Do contrário, seria um difícil. Não vejo como complicador ter de cumprir tabela agora, mas nossa prioridade é o jogo de quarta-feira, contra o Tigre. É uma final.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Se levar a Sul-Americana, São Paulo abrirá vaga no fim da Copa do Brasil

O título antecipado do Fluminense, a definição dos classificados para a Libertadores da América em 2013 e a definição de três dos quatro rebaixados para a Série B praticamente deixaram monótona a última rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, a competição pode ganhar um ânimo extra para alguns clubes nos jogos finais. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta sexta-feira um ofício informando que, caso o São Paulo conquiste a Sul-Americana, estará automaticamente garantido no mesmo torneio no ano que vem e não poderá participar da Copa do Brasil, que ocorrerá simultaneamente à disputa continental.

Com isso, uma vaga direta nas oitavas da Copa do Brasil estará aberta, pois a mudança de regulamento da competição a partir de 2013 deu aos clubes participantes da Libertadores, no primeiro semestre, o direito de entrar na reta final do torneio nacional, na segunda metade do ano. Segundo a CBF, essa vaga ficará com o melhor colocado do Brasileiro que não estiver na Libertadores, ou seja, o clube que terminar em sexto lugar.

Restando uma rodada, três times ainda podem brigar pela sexta colocação: o Vasco, atualmente em sexto lugar com 55 pontos, o Botafogo, com 54, e o Cruzeiro, com 52.

Nota CBF (Foto: Divulgação)Ofício da CBF: sobrevida à parte de cima da tabela na rodada final do Brasileirão 2012 (Foto: Divulgação)



São Paulo poupa apenas dois do clássico contra o Corinthians

Ney Franco no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Ney Franco vai com time quase completo para o 
clássico (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

O São Paulo terá apenas duas ausências para o clássico contra o Corinthians, neste domingo, às 17h (horário de Brasília), no Pacaembu, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Por opção da comissão técnica, o volante Denilson e o zagueiro Rhodolfo não estão entre os 21 relacionados para o jogo. A dupla será poupada para os duelos da final da Copa Sul-Americana, contra o Tigre, da Argentina, nos próximos dias 5 e 12.

O confronto com o Alvinegro não mudará a posição do Tricolor na classificação final do Brasileirão. Mesmo assim, técnico Ney Franco não quis saber de mandar a campo um time totalmente reserva, como fez no empate sem gols com a Ponte Preta, na última semana. A não ser por Rhodolfo e Denilson, todos os outros titulares estarão em campo.

O provável substituto de Rhodolfo é Edson Silva. A vaga de Denilson é disputada por Casemiro e Maicon -  o segundo tem mais chances de ser o escolhido por Ney Franco, já que vem atuando mais que o concorrente.

Assim, a provável formação do São Paulo para domingo será: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Edson Silva, Rafael Toloi e Bruno Cortez; Wellington, Maicon e Jadson; Lucas, Luis Fabiano e Osvaldo.

Veja os relacionados do Tricolor

Goleiros: Rogério Ceni e Denis.
Zagueiros: Rafael Toloi, Edson Silva, João Filipe e Paulo Miranda.
Laterais: Douglas, Bruno Cortez e Lucas Farias.
Meio-campistas: Wellington, Jadson, Maicon, Casemiro, Paulo Henrique Ganso, Cañete e Cícero.
Atacantes: Luis Fabiano, Lucas, Osvaldo, Ademilson e Willian José.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



CBF pode abrir nova vaga na Copa do Brasil

O tricolor paulista pode alterar algumas vagas de torneio do ano que vem. Caso o time vença a Sul-Americana, o São Paulo vai garantir participação na próxima edição do torneio. Com isso, uma vaga na Copa do Brasil seria aberta.

Mas a nova vaga no torneio nacional não seria qualquer, e sim nas oitavas de final da competição. As regras da Copa do Brasil mudaram, e agora os participantes da Libertadores vão entrar na reta final do torneio.


Para escolher quem ficaria com o lugar, a CBF definiu que o melhor colocado no Campeonato Brasileiro que está fora do G-4 e não vai jogar a Libertadores de 2013. Dessa forma, o Vasco ficaria com a vaga, já que o quinto é o Corinthians, atual campeão do torneio continental.

Botafogo e Cruzeiro ainda têm chances de alcançar o Vasco. Com isso, a última rodada ganha alguma emoção. "Seria um passo importante estrearmos já nas oitavas, teríamos um tempo livre maior, facilitaria o planejamento. Estou notando, inclusive, que os clubes ainda não perceberam bem as mudanças das regras para a Copa do Brasil e Sul-Americana", disse Chico Fonseca, dirigente do Botafogo.



Cícero pode assinar com o Vasco em 2013

Após confirmar a contratação de Elsinho, o Vasco já tem um novo alvo para 2013. O meia Cícero, que está no São Paulo, interessa ao time carioca e pode ser reforço. A situação é possível, já que o jogador é pouco utilizado por Ney Franco.


Além das poucas oportunidades, Cícero tem contrato apenas até junho de 2013, ou seja, ele pode assinar um pré-contrato com qualquer clube e deixa o São Paulo sem pagar nada.

A proposta do Vasco seria para ter o jogador já em janeiro, por uma quantidade pequena na transferência. O problema nas negociações pode ser a falta de confiança do jogador no alvinegro.

O ano de 2012 começou promissor para o clube carioca, mas o atraso de salário e a falta de investimento podem ocasionar em uma desistência de Cícero em assinar um contrato com o time.