segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Douglas: diretoria tricolor exige força total no Brasileiro e na Sul-Americana

LANCEPRESS! - 24/09/2012 - 17:59 São Paulo (SP)

Douglas - Treino do São Paulo (Foto: Ari Ferreira)
Douglas avisa que foco é total nas duas disputas (Foto: Ari Ferreira)

Terminar o Campeonato Brasileiro entre os quatro melhores e faturar o título da Copa Sul-Americana. Até o fim do ano, estes são os objetivos do São Paulo, que não quer ficar fora da Libertadores pelo terceiro ano consecutivo. Para ter sucesso, a diretoria tem conversado com os jogadores para lembrar que a mesma disposição deve ser apresentada nas duas competições em disputa.

- A diretoria vem conversando conosco para entrarmos com força total tanto no Brasileiro quanto na Sul-Americana. Queremos vencer a Sul-Americana, é uma competição de muita pegada, boa de se jogar. Vamos em busca de um bom resultado agora - declarou o lateral-direito Douglas, vice-campeão do torneio em 2010, pelo Goiás.

Nesta segunda-feira, a delegação são-paulina embarcou para o Equador, onde enfrentará a LDU de Loja, no jogo de ida pelas oitavas de final da Sul-Americana. No dia anterior, venceu o Cruzeiro por 1 a 0 no Morumbi e se manteve na quinta colocação do Brasileiro, agora com 42 pontos, dois a menos que o Vasco, último integrante do G-4.

- A vitória foi muito boa, importantíssima para o nosso objetivo de entrar no G-4. Durante a semana conversamos muito sobre isso. Tínhamos de vencer essa partida para continuarmos fortes na competição. Agora precisamos manter esse ritmo, com muita pegada e marcação forte - completou o atleta, satisfeito por ter feito a jogada do gol de Osvaldo contra os mineiros.

- Eu fui contratado para isso, para ajudar o time da melhor maneira possível e me empenhar ao máximo em campo. Depois de um primeiro tempo que não foi muito bom, eu consegui impor meu ritmo no segundo tempo e pude colaborar com o cruzamento para o gol - completou.



Lucas pega helicóptero para não atrapalhar logística do Tricolor

LANCEPRESS! - 24/09/2012 - 15:24 São Paulo (SP)

Lucas pega helicóptero para viajar - (Foto: Reprodução/Twitter)
Lucas pega helicóptero para viajar (Foto: Reprodução/Twitter)

Antes de embarcar para a cidade de Loja, no Equador, onde o São Paulo encara a LDU de Loja, o meia-atacante Lucas participou de um evento de um dos seus patrocinadores na manhã desta segunda-feira. Para não atrapalhar a logística, o camisa 7 do Tricolor teve de se locomover de helicóptero até o aeroporto. Durante o percurso, o atleta fez questão de tirar um foto ao lado do seu 'parceiro Hugo Leonardo'. Vale lembrar que o restante do elenco viajou nesta manhã, por volta das 8h45.

- Saio daqui e vou correndo para o aeroporto. Sigo para Bogotá (Colômbia), depois vou para Quito (no Equador), durmo em Quito, e vou para Cuenca. Vai ser uma maratona. Desgasta mesmo, cansa, a viagem é longa, mas sou jovem e acostumado com isso - declarou Lucas, no evento.



Atento, Ceni revela ter assistido jogos da LDU de Loja: 'Não é desconhecido para mim'

LANCEPRESS! - 24/09/2012 - 10:45 São Paulo (SP)

Rogério Ceni São Paulo (Foto: Reprodução da TV)
Rogério Ceni assistiu aos dois jogos da LDU de Loja (EQU) contra o Nacional (URU) (Foto: Reprodução da TV)

O anúncio de que o próximo adversário do São Paulo na Copa Sul-Americana seria a LDU de Loja (ECU) causou surpresa em torcedores e até no grupo de atletas do Tricolor.

Esperando pelo Nacional, clube tradicional do Uruguai e que havia vencido a primeira partida, fora de casa, o elenco são-paulino admitiu na última semana desconhecer o time equatoriano, que já desponta como a grande zebra desta edição.

No entanto, para o capitão e líder do grupo Rogério Ceni, os "lojanos" não devem surpreender a ele, que revelou ter assistido aos confrontos anteriores da equipe no torneio.

- Não é desconhecido para mim, assisti os dois jogos contra o Nacional (URU), que é um bom adversário. Campo pequeno, estreito, laterais na área, muita bola cruzada. Bolas paradas são boas, fizeram gols assim, é um time forte. Na minha visão de jogo, foram melhores que o Nacional - disse o camisa 01, no embarque do São Paulo na manhã desta segunda-feira.

De acordo com o atacante Osvaldo, que por outro lado confessou não saber muito sobre o adversário, um empate longe do Morumbi não deve ser classificado como um resultado adverso para o Tricolor.

- Jogando fora de casa é um bom resultado, não temos muito conhecimento da equipe deles, mas vamos procurar jogar nosso futebol, pois temos tudo para sair com uma vitória - declarou.

No embarque para o Equador, jogadores se mostram confiantes na vitória



Com viagem desgastante pela frente, São Paulo viaja para o Equador

LANCEPRESS! - 24/09/2012 - 09:27 São Paulo (SP)

Embarque São Paulo (Foto: Reprodução da TV)
São Paulo embarcou na manhã desta segunda rumo ao Equador (Foto: Reprodução da TV)

O São Paulo embarcou no Aeroporto de Guarulhos na manhã desta segunda-feira rumo ao Equador, onde enfrentará a LDU de Loja, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Porém, a viagem do elenco são-paulino não será das mais agradáveis. Primeiramente, o grupo parte em direção a Bogotá, capital da Colômbia, em um percurso que deve durar cerca de seis horas. Após a parada em território colombiano, o Tricolor viaja a Guaiaquil (ECU), de onde pegará outro voo rumo a Cuenca, também em solo equatoriano.

Depois de aproximadamente 13 horas entre aviões e aeroportos, a delegação finalmente se dirige a Loja, palco da partida desta quarta-feira, em um trajeto de ônibus que irá durar cerca de três horas - quase 200 km - e chegando por volta das 22h30 (horário local, 00h30 horário de Brasília).

Diante deste itinerário corrido, o goleiro e capitão Rogério Ceni alertou para o desgaste da viagem.

- Preocupa bastante. Hoje todos estão cansados por causa do jogo de ontem (contra o Cruzeiro). E dormimos pouco, duas ou três horas. Chegaremos por volta da meia-noite, passaremos o dia inteiro viajando. Mas amanhã ja está todo mundo bem, preparado para o jogo - disse o camisa 01.

No embarque para o Equador, jogadores se mostram confiantes na vitória

Quem também mostrou preocupação com o longo trajeto foi o volante Denilson. Porém, para o camisa 15, o Tricolor deve deixar essas adversidades de lado para voltar com um resultado positivo do Equador.

- Vamos encontrar muitas dificuldades. Vamos com sono, o cansaço vai ser grande por esse trajeto que a gente vai fazer, mas tenho certeza que vamos conseguir um resultado bom lá - declarou.

Lucas viaja terça de madrugada

O meia Lucas não acompanhou o elenco que embarcou na manhã desta segunda. O são-paulino foi liberado para participar de um evento de um de seus patrocinadores, que também deve contar com a presença do mais novo contratado Paulo Henrique Ganso. Lucas viaja para o Equador na madrugada desta terça-feira.



Ganso, sobre o primeiro contato com a torcida são-paulina: 'Ficará guardado por toda a minha vida'

LANCEPRESS! - 24/09/2012 - 20:08 São Paulo (SP)

PH Ganso: bastidores da festa no Morumbi (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
Ao lado do presidente Juvenal Juvêncio, Ganso mostra a alegria em defender o novo clube (Foto: Rubens Chiri/SPFC)

O meia Paulo Henrique Ganso foi apresentado oficialmente no último domingo pelo São Paulo. Com mais de 40 mil torcedores nas arquibancadas, uma fila, composta por dezenas de crianças, até o centro do gramado para que ele pudesse passar entre a fileira, balões tricolores foram soltos ao céu, além de fogos de artifício que entoaram por cerca de um minuto. Segundo o novo camisa 8 do Tricolor, o primeiro contato com a torcida tricolor, trajado com o uniforme do clube, permanecerá em sua memória.

- Foi uma emoção muito grande. Sou grato a todos eles que estiveram presente. Além de ver minha apresentação, eles viram uma grande vitória do nosso São Paulo. Um momento importante da minha carreira, que ficará guardado por toda a minha vida - declarou o meia, ao site oficial do clube.

Empolgado, Ganso exibia o sorriso a todo momento. Assistindo ao jogo do camarote, o jogador foi ao delírio com o gol de Osvaldo, que fez com que o time ficasse a dois pontos do Vasco.

- Foi um gol muito importante para o nosso time, estávamos precisando disso e também da vitória para seguir próximos do G4. Conseguimos esse objetivo e agora é continuar trabalhando para entrar de vez entre os quatro primeiros - completou o meia.

Sem condições físicas para estrear, Ganso iniciou o tratamento no Reffis para ficar à disposição do técnico Ney Franco o quanto antes.



Palmeiras é único com mais de um jogador na seleção do Cartola #26

Foi um fim de semana difícil de conseguir boa pontuação no Cartola FC. Prova disso é que na seleção da 26ª rodada apenas um time carimbou mais de um representante entre os melhores. O Palmeiras, que voltou a vencer após três rodadas, teve o destaque de Marcos Assunção, um dos maiores pontuadores, com 16.80. O zagueiro Thiago Heleno, com 9.80 pontos, foi o outro atleta alviverde entre aqueles que mandarem bem no fantasy game.

No entanto, foi Fred, do Fluminense, quem obteve a melhor pontuação da rodada. Com 18.70, o artilheiro isolado do Brasileirão marcou mais uma vez, além de dar assistência para o gol de Leandro Euzébio na vitória sobre o Náutico por 2 a 1. O segundo melhor pontuador foi outro atacante, Bruno Mineiro, que balançou a rede do Santos duas vezes no triunfo da Portuguesa por 3 a 1 e alcançou 17.50 pontos. Como a seleção desta semana aparece com três atacantes ainda houve espaço para Vagner Love, que apesar de ter perdido pênalti, marcou 16.00 pontos graças a duas assistências, uma finalização na trave, três defendidas e ainda duas roubadas de bola.

Entre os meio-campistas brilhou a estrela de Seedorf no empate do Botafogo contra o Corinthians em 2 a 2. O holandês marcou duas vezes, além de ter sofrido quatro faltas e conseguido uma roubada de bola. Foram 16.50 pontos na conta do camisa 10. Entre os medalhões do Internacional, se destacou o garoto Fred, que marcou um gol e conseguiu 14.80 pontos na vitória do Colorado sobre o Bahia por 3 a 1.

marcos assunção palmeiras gol figueirense (Foto: Cristiano Andujar / Agência Estado)Marcos Assunção marcou um gol e deu duas assistências (Foto: Cristiano Andujar / Agência Estado)

Já entre as piores pontuações, estão três goleiros. Wilson, do Figueirense, sofreu três gols do Palmeiras e terminou com -3.00 pontos. Marcelo Lomba, do Bahia, foi outro a buscar a bola três vezes em sua rede, na derrota para o Inter, e somou -3.50 pontos. Com dois gols sofridos, Cássio, do Corinthians, teve a mesma pontuação do arqueiro do Tricolor baiano.

Rodrigo Moledo não estava em seus melhores dias. Apesar da vitória do Internacional, o zagueiro cometeu três faltas e ainda recebeu um cartão amarelo, somando -3.50 pontos. Martinez, do Náutico, foi outro que mandou mal. Foram cinco passes errados, além de uma falta cometida que rendeu cartão amarelo ao volante, totalizando -4.00 pontos.

Vale lembrar que a seleção do Cartola FC não tem relação com o Troféu Armando Nogueira, no qual comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM elegem a seleção da rodada.

Na Liga Nacional, o maior pontuador da rodada foi o “FLa OMelhor", do cartoleiro Allan Carmona. Ele fez 123.42 pontos. O líder geral da Liga Nacional até a 26ª rodada é "Fliegen FC", de “Amanda Jones”, com 1920.87 pontos.

Segue abaixo o quadro da seleção da 26ª rodada do Cartola FC, que custa C$ 157.96 e fez 146.15 pontos

JOGADOR PREÇO PONTUAÇÃO
GOL - Márcio (Atlético-GO) C$ 10.00 12.00
LAT - Carlos Cesar (Atlético-MG) C$ 7.68 9.90
LAT - Douglas Santos (Náutico) C$ 7.72 9.40
ZAG - Paulo Miranda (São Paulo) C$ 9.14 10.80
ZAG - Thiago Heleno (Palmeiras) C$ 3.78 9.80
MEI - Seedorf (Botafogo) C$ 14.46 16.50
MEI  - Fred (Internacional) C$ 6.09 14.80
MEI - Marcos Assunção (Palmeiras) C$ 14.97 16.80
ATA - Bruno Mineiro (Portuguesa) C$ 14.82 17.50
ATA - Vagner Love (Flamengo) C$ 25.37 16.00
ATA - Fred (Fluminense) C$ 24.12 18.70
TEC - Waldemar Lemos (Sport) C$ 8.00 5.76


Sem referência no ataque, Tricolor deve reforçar o meio com Wellington

Wellington São Paulo (Foto: Dorival Rosa / VIPCOMM)Wellington deverá ser aproveitado
(Foto: Dorival Rosa / VIPCOMM)

Jogo fora de casa, ausência de Luis Fabiano, inoperância de Willian José, inexperiência de Ademilson. Por todos os fatores citados acima, o esquema com três atacantes, utilizado por Ney Franco nas vitórias contra Portuguesa e Cruzeiro será deixado de lado na partida desta quarta-feira, contra a LDU de Loja (ECU), pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Para decidir a melhor formação, o técnico Ney Franco comandará um treino de reconhecimento no estádio Federativo Reina del Cisne no início da noite desta terça.

Com uma lesão na coxa direita, Luis Fabiano está fora de combate por pelo menos duas semanas. Seu substituto imediato, Willian José, teve fraca atuação diante do Cruzeiro, acabou substituído no segundo tempo por Ademilson e foi vaiado mais uma vez pelo torcedor. O reserva que teve boa participação enquanto esteve em campo tem apenas 18 anos e é considerado imaturo para um jogo tão importante. Por isso, Ney Franco vai apostar na velocidade de Lucas e Osvaldo na frente.

Com isso, quem deve ganhar uma brecha no meio-campo é Wellington, que disputará sua segunda partida como titular desde que se recuperou de grave lesão no joelho e voltou ao time. Ele começou jogando a partida contra o Atlético-MG, que terminou com a vitória da equipe mineira por 1 a 0. Outro indício da presença do meio-campista é o fato de ele não poder atuar no final de semana, contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, já que levou o terceiro cartão amarelo diante do Cruzeiro.

- Teremos muitos obstáculos pela frente, mas acredito no potencial da nossa equipe. Estou preparado para jogar e acredito que, se mostrarmos o nosso futebol, temos grandes chances de sair com a vitória – afirmou Osvaldo, herói da vitória no final de semana.

Nas demais posições, a tendência é que Ney Franco faça apenas uma alteração na defesa, já que Rafael Toloi não enfrentou o Cruzeiro por estar suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Ele voltará na vaga de Paulo Miranda, que mais uma vez teve boa atuação e foi elogiado pelos companheiros e comissão técnica.

Se nenhum problema ocorrer de última hora, o São Paulo entrará em campo na quarta-feira com: Rogério Ceni; Douglas, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Wellington, Denilson, Maicon e Jadson; Lucas e Osvaldo. 

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Artilheiro do Ano: principais favoritos ao prêmio passam em branco

faixa torcida santos neymar (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)Torcida do Santos apoia Neymar em duelo contra a
Lusa (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)

A pressão por resultados cresce à medida que a reta final do Campeonato Brasileiro vai se aproximando. É, justamente, neste momento decisivo que as equipes concorrentes ao título ou ao acesso depositam as esperanças em seus artilheiros. No entanto, neste fim de semana, os principais goleadores da temporada não convenceram. Ou melhor, nem entraram em campo. Suspensos, os favoritos ao prêmio Artilheiro do Ano passaram em branco e, por isso, não conseguiram diminuir a diferença para o líder Neto Baiano, ex-Vitória, com 38 gols.

No Pacaembu, o Santos, carente de seu maior craque, foi presa fácil para a Portuguesa. Com certa facilidade, a Lusa venceu o Peixe por 3 a 1. Mesmo ausente, Neymar foi lembrado pelos santistas com faixas, em um movimento para defender o craque, que soma 36 gols na temporada, das vaias sofridas na seleção brasileira.

No dia em que o ASA celebrou seu aniversário de 60 anos, o América-RN foi mais eficiente e venceu por 2 a 0. O time alagoano sufocou o América, mas também sentiu falta do seu principal jogador, o centroavante Lúcio Maranhão, que recebeu o terceiro cartão amarelo no duelo contra o Criciúma e, portanto, não pôde atuar contra o time potiguar.

Enquanto isso, o Criciúma deu mais um passo para voltar à elite do Brasileirão (derrotou o Ipatinga por 3 a 2). No entanto, também não pôde contar com seu principal jogador. Zé Carlos, artilheiro do Tigre na Série B, com 20 gols, foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por dois jogos e desfalcou sua equipe no duelo do último sábado.

Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do Prêmio Friedenreich: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes. Neste início de temporada, a atualização será feita às segundas e sextas.

Prêmio Friedenreich Artilheiro do Ano 24/09/12 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)


O PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), 38 gols

Montagem artilheiros Prêmio Friedenreich (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)(Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)



Polêmicas#26: Valdivia atrapalha, Flu se salva, e Timão 'ganha' pênalti

As reclamações por pênaltis não marcados integram a maior parte das polêmicas de arbitragem da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. No Engenhão, contudo, o Corinthians conseguiu o empate contra o Botafogo (2 a 2) contando com uma penalidade máxima ilegal, já que houve impedimento de Martínez antes da falta de Lucas, segundo apontou o comentarista Arnaldo Cezar Coelho. Os cariocas pediram pênalti em dois momentos, mas não foram ouvidos pelo árbitro Sandro Meira Ricci.

No Raulino de Oliveira, onde o Fluminense venceu o Náutico por 2 a 1, os jogadores do Timbu reclamaram de um penal do zagueiro Gum sobre o atacante Kim. Revoltado, o clube pernambucano decidiu encaminhar, nesta segunda, protesto à Ouvidoria de Arbitragem da CBF. Atlético-MG e Ponte Preta também exigiram penalidades máximas em seus jogos. Confira os lances a seguir.

Figueirense 1 x 3 Palmeiras - Gol bem anulado de Marcos Assunção

Aos 21 minutos do primeiro tempo, o volante alviverde Marcos Assunção cobrou falta com perfeição, no ângulo, sem chances para o goleiro Wilson. Mas o árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou a posição irregular de Valdivia, que não tocou na bola, porém atrapalhou a visão do goleiro. Na análise do comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba, o lance foi bem interpretado.

- Palmas para o árbitro, que assumiu a marcação do impedimento, já que o auxiliar (Guilherme Dias Camilo) não marcou. Não sei se foi alguém falando pelo sistema de comunicação, já que o juiz demorou um pouquinho para anular. Mas ele está de parabéns - elogiou Gaciba.

Atlético-MG 0 x 0 Grêmio - Faltas em Berola e pênalti reclamado por Leonardo Silva

No duelo do segundo com o terceiro colocado, no Independência, o Galo foi quem mais protestou com a arbitragem. Aos 27 minutos da primeira etapa, o zagueiro Leonardo Silva, do time mineiro, caiu na área pedindo falta de Anderson Pico, do Grêmio.

O árbitro Héber Roberto Lopes não marcou o pênalti. Para o comentarista do SporTV Edinho, não houve infração, e o juiz acertou.

- Não aconteceu nada, foi jogada normal de jogo - disse.

Em dois momentos do segundo tempo, o atacante Neto Berola, do Galo, foi derrubado perto na entrada da área. Na primeira vez por Anderson Pico e, depois, por Gilberto. O árbitro deixou o jogo correr em ambas as situações. Na visão de Edinho, houve falta nos dois lances, que originariam faltas perigosas a favor do Atlético-MG.

- Realmente houve o toque, mas foi fora da área. O segundo também houve toque e foi falta - disse.

Fluminense 2 x 1 Náutico - Pênalti a favor do Timbu não marcado

Agora quatro pontos à frente do Galo, o Fluminense poderia ter saído do estádio Raulino de Oliveira, no sábado, com um tropeço. Os jogadores do Timbu reclamaram de um pênalti do zagueiro Gum no atacante Kim, aos 42 minutos do segundo tempo, que mudaria o panorama da partida.

Para o comentarista Raphael Rezende, a falta existiu. O árbitro Pablo dos Santos Alves, porém, não assinalou a penalidade máxima.

- Acho que foi pênalti do Gum - disse o comentarista.

Santos 1 x 3 Portuguesa - Gol mal anulado da Lusa

O lance polêmico ocorreu aos 32 minutos do primeiro na Vila Belmiro. O atacante da Lusa Rodriguinho recebeu passe de Bruno Mineiro e fuzilou a rede, mas o árbitro Raphael Claus anulou o gol após o assistente marcar impedimento. Para o comentarista Luiz Ademar, a jogada foi legal.

- Na sequência da jogada não houve impedimento de jeito nenhum. Não estava. A Portuguesa foi prejudicada porque o gol seria legal - disse o analista.

Ponte Preta 0 x 0 Vasco - Dois pênaltis polêmicos

Aos 38 minutos do primeiro tempo, Nikão lançou Roger dentro da área. Ao receber, o camisa 9 da Macaca reclamou de um puxão do zagueiro vascaíno Dedé, mas o árbitro Francisco Carlos do Nascimento mandou a partida seguir. Lance normal, segundo o comentarista Roberto Leal.

- É uma disputa por espaço. O Dedé usa o braço, o Roger também. Foi uma disputa normal. A reclamação do Roger não tem fundamento. Foi tudo legal no lance. O árbitro acertou. Não ficou caracterizado o pênalti - disse.

Aos 21 minutos do segundo tempo, a Macaca reclamou mais um pênalti, do zagueiro Renato Silva no atacante Rildo. Novamente Francisco Carlos do Nascimento não apitou e a partida seguiu. Mas, desta vez, o comentarista Roberto Leal acredita que o juiz errou e a infração existiu.

- O pênalti foi indiscutível. O Renato Silva acerta com um tapa, e o Rildo vai para o chão. Pênalti que não foi dado e prejudicou a Ponte - afirmou.

Sport 1 x 0 Coritiba - Pênalti no fim do jogo dá vitória ao Leão

O gol da vitória do Leão sobre o Coxa saiu aos 47 minutos do segundo tempo em cobrança de pênalti de Gilberto. Para o comentarista Lúcio Surubim, a penalidade foi bem marcada pelo árbitro Leandro Vuaden. Na jogada, o jogador do time pernambucano Felipe Azevedo é derrubado por Robinho, do Coxa.

- Aconteceu, o joelho bateu nas pernas do Azevedo. Pênalti foi bem marcado - disse Lúcio Surubim.

Botafogo 2 x 2 Corinthians - Partida de pênaltis polêmicos no Engenhão

Logo no começo da partida, no Engenhão, aos três minutos do primeiro tempo, o atacante botafoguense Elkeson alegou ter sido empurrado dentro da área em dividida com Paulo André e Wallace. O árbitro Sandro Meira Ricci não deu o pênalti. Na análise do comentarista de arbitragem da TV Globo Arnaldo Cezar Coelho, foi acertada a interpretação.

- Acho que ele primeiro empurra, e depois é empurrado. Portanto, o lance é confuso. Primeiro ele faz falta, e depois o Paulo André segura. Foi tudo fora da área - disse.

O gol de virada do Timão, marcado na cobrança de pênalti de Douglas, aos 12 minutos do primeiro tempo, também é motivo de polêmica. Na jogada que originou a penalidade, o comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho apontou impedimento do corintiano Martínez no rebote após finalização de Romarinho. De acordo com o analista, o argentino estava em posição ilegal antes de receber a falta de Lucas, do time carioca, dentro da área.

- O Martínez não poderia jogar. Mesmo batendo no goleiro, ele está impedido. Antes do pênalti, ele teria de marcar impedimento. Portanto, o gol foi ilegal. Houve a falta, mas o jogador estava em impedimento - disse Arnaldo.

Após o jogo, em entrevista coletiva, o próprio técnico Tite, do Corinthians, admitiu que o gol de Douglas teve ajuda da arbitragem.

No segundo tempo, novamente os botafoguenses reclamaram com o árbitro Sandro Meira Ricci. Aos sete minutos, o volante botafoguense Jadson caiu na área, após cair em dividida com o volante Ralf. O juiz novamente mandou o jogo seguir.

Na opinião de Arnaldo Cezar Coelho, nada aconteceu.

- Houve empurrão. O jogador não conseguiu chegar na bola. Mas foi um choque normal, não houve nada - disse.

Atlético-GO 1 x 2 Flamengo - Pênalti bem marcado sobre Bottinelli

Aos 37 minutos do segundo tempo, o  meia Bottinelli, do time carioca, caiu na entrada da área, após ser puxado por Dodó, do Dragão. O árbitro Paulo César de Oliveira assinalou o pênalti. Para o comentarista de arbitragem da TV Globo Renato Marsiglia, o juiz acertou. Mas o analista destaca que a infração começou fora da área e terminou dentro.

- O Dodó continua segurando o Bottinelli dentro da grande área. Tem o tranco fora da área, mas seguiu puxando. É pênalti - disse o analista.

Marsiglia também opiniou que o goleiro Márcio, ao defender a penalidade batida por Vagner Love, não avançou na hora da cobrança.

- O pé esquerdo dele fica em cima da linha e ele voa depois que o Love toca na bola - afirmou.

Acompanhe os debates do "Troca de Passes"



Após evento, Lucas pega helicóptero para não perder voo ao Equador

Lucas são paulo (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Lucas participa de evento de patrocinador
(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)

Por conta de um compromisso comercial, Lucas não viajou pela manhã com a delegação são-paulina para Loja, no Equador, onde será o jogo contra a LDU, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Mas um esquema todo especial foi montado para que o atacante consiga seguir para o local da partida. Após o evento na capital paulista, nesta segunda-feira, ele partiu de helicóptero para o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, para começar a maratona aérea até o Equador. Na ação de marketing, Lucas esteve ao lado de Paulinho, do Corinthians, do apresentador Luciano Huck e do ator Rodrigo Santoro.

Chamado de corintiano pelo apresentador do Caldeirão do Huck, o meia-atacante do São Paulo assegurou que é são-paulino de coração, embora já tenha jogado na base do clube do Parque São Jorge.

- Isso é história. Eu sou são-paulino de coração - disse Lucas, que no começo de carreira passou pelas categorias de base do Corinthians.

No evento do patrocinador, Lucas fez a barba ao vivo ao lado de outros nomes do esporte. Participaram também da ação de marketing os pilotos Popó e Cacá Bueno e Ricardo Zonta, além dos lutadores Cezar Mamute e Junior Cigano. 

lucas são paulo evento (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Lucas faz a barba em evento do patrocinador (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)