quarta-feira, 8 de maio de 2013

Dono do apito já está no estádio e confere situação do gramado

O trio de arbitragem uruguaio, formado por Roberto Silveira, Carlos Pastorino e Gabriel Popovits, já inspeciona o gramado e as redes do estádio Independência, que será o local do confronto entre Atlético-MG e São Paulo. A escolha do trio de arbitragem gerou polêmica, já que o Tricolor era favorável a que árbitros brasileiros apitassem a partida. O Galo, por sua vez, solicitou a escolha de um trio estrangeiro e foi atendido pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Árbitro, Atlético-MG, São Paulo, Independência (Foto: Léo Simonini / Globoesporte.com)Arbitragem confere gramado do Independência (Foto: Léo Simonini / Globoesporte.com)


Estádio Independência deve receber cerca de 20 mil torcedores

O estádio Independência ainda está vazio. Mas esse cenário vai mudar muito em pouco tempo, já que cerca de 20 mil torcedores deverão marcar presença na partida entre Atlético-MG e São Paulo, válida pelas oitavas de final da Taça Libertadores. O Galo, que venceu o primeiro jogo, no Morumbi, por 2 a 1, poderá até perder por 1 a 0, que, mesmo assim, estará classificado para as quartas de final. O Tricolor precisa vencer por dois gols de diferença ou por um, desde que por um placar de 3 a 2 para cima. Novo 2 a 1, mas para o São Paulo, a decisão será nos pênaltis.

estádio Independência jogo (Foto: Leonardo Simonini)Estádio Independência vai estar lotado (Foto: Leonardo Simonini / Globoesporte.com)



As sete pedras no caminho do São Paulo até as quartas da Libertadores

"Não é milagre". É dessa forma que Ney Franco defende a classificação do São Paulo, nesta quarta-feira, contra o Atlético-MG. Pode não ser milagre, mas a equipe tem uma série de obstáculos para avançar às quartas de final da Libertadores - são pelo menos sete. Veja a lista abaixo:

Ney Franco jogadores treino São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ney Franco conversa com jogadores em treino no Independência (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Vencer fora de casa, por exemplo, tem sido missão impossível para o Tricolor na competição. Para agravar o cenário, o Galo está invicto, absoluto no estádio onde manda suas partidas. O São Paulo precisa de gols, e também esbarra nas limitações físicas e na má fase técnica de seus atacantes. Todos os números são contrários. Para completar, há o trauma da eliminação para o arquirrival Corinthians no Campeonato Paulista, após um empate em que o time de Ney Franco foi melhor, e pênaltis perdidos por dois de seus grandes astros, Ganso e Luis Fabiano, além da defesa anulada de Rogério Ceni, que se adiantou muito na cobrança de Pato.

Confira os principais obstáculos a serem suplantados pelo Tricolor:

Cristaldo comemora, Strongest x São Paulo (Foto: Reuters)Cristaldo comemora gol do Strongest em uma das
derrotas do São Paulo fora de casa (Foto: Reuters)

1) Rendimento ruim fora de casa

O retrospecto do São Paulo longe do Morumbi na Libertadores é pífio. Como visitante, a equipe enfrentou Bolívar, Atlético-MG, Arsenal e The Strongest. Perdeu todos os jogos. Até mesmo aquele que parecia impossível ser derrotado. Na primeira fase da competição, o clube foi a La Paz com uma folgada vantagem de 5 a 0, obtida no Morumbi. Tranquilo, abriu 3 a 0 no primeiro tempo, e conseguiu sofrer a virada, que deixou o goleiro Rogério Ceni e o técnico Ney Franco muito irritados, embora a vaga na fase de grupos nem tenha sido ameaçada.

Na etapa seguinte, Paulo Henrique Ganso, ainda reserva, quase empatou no fim da partida no Independência, mas o time foi derrotado por 2 a 1 pelo Atlético-MG. Placar que se repetiria em Sarandí, diante do Arsenal, e novamente em La Paz, contra o Strongest. Nesses dois jogos fora do país, o Tricolor esteve próximo da vitória, mas foi castigado por chances perdidas.

Na Argentina, a partida estava empatada quando Aloísio não conseguiu finalizar quando até o goleiro do Arsenal já havia ficado para trás. No lance seguinte, o adversário fez o segundo gol. Situação idêntica à ocorrida na Bolívia, quando Ganso, livre na área, chutou por cima minutos antes dos donos da casa marcarem o gol da vitória.

2) Galo forte e vingador no Independência

A dificuldade de o São Paulo vencer fora do Morumbi na Libertadores deve se agravar nesta quarta-feira. Só um triunfo pode dar esperança à equipe de se classificar, mas o Atlético-MG não perde no estádio Independência desde sua reinauguração, em maio do ano passado. Já são 32 jogos de invencibilidade.

O aproveitamento do time de Cuca é espantoso: 85,4% dos pontos conquistados. Foram 25 vitórias e sete empates. A presença da torcida é um dos principais fatores para o ótimo desempenho. Nesta noite, todos os lugares do estádio deverão estar ocupados pelos atleticanos. Na Libertadores, além de terem vencido o São Paulo por 2 a 1 na primeira rodada, bateram o Strongest, pelo mesmo placar, e o Arsenal por 5 a 2.

Se há um jogo para servir de inspiração é a partida pelo Campeonato Brasileiro de 2004. O Independência, antes de sua reforma, recebeu Galo e Tricolor, e os paulistas venceram por 5 a 0 (veja no vídeo ao lado). Show de Grafite, que marcou três vezes, e Danilo, autor de dois gols. Curiosamente, Rogério Ceni era o goleiro e Diego Tardelli, hoje no Atlético, entrou no segundo tempo com a camisa são-paulina. A partida também foi marcada por um festival de chinelos atirados pelos atleticanos no lateral-direito Cicinho, que havia trocado um clube por outro no início do ano.

3) Desvantagem e trauma da expulsão

Pelas razões listadas acima, o duelo do Morumbi era considerado fundamental pelo São Paulo, e os primeiros minutos indicavam que o estádio poderia levar a equipe às quartas de final. Jadson marcou no início e o domínio era amplo até a expulsão de Lúcio, na reta final da etapa inicial. O cartão vermelho do experiente zagueiro mudou totalmente o cenário.

O Atlético cresceu, o Tricolor perdeu força ofensiva com a saída de Ademilson, que havia substituído o lesionado Aloísio, e a virada foi inevitável. O placar poderia ter sido ainda maior, mas os mineiros perderam boas chances. Com isso, além de precisar vencer por dois gols de diferença, ou então por vantagem mínima se marcar pelo menos três vezes, o São Paulo entrará em campo abalado por uma partida em que tudo parecia bem encaminhado, mas terminou de maneira traumática.

4) Luis Fabiano e as decisões

O atacante volta a entrar em campo na Libertadores depois de quatro jogos de ausência por conta da expulsão contra o Arsenal, quando reclamou bastante do árbitro Wilmar Roldán, e levou o cartão vermelho após o apito final. Todos consideraram a punição da Conmebol exagerada, mas é fato que a pressão sobre o artilheiro aumentou demais.

A diretoria avalia que a presença de Fabuloso em campo teria garantido alguns pontos nos jogos contra Arsenal e Strongest, fora de casa. Em ambos o São Paulo foi derrotado. Sem falar no primeiro duelo das oitavas frente ao Atlético-MG.

Para piorar a situação do camisa 9, ele perdeu um pênalti na semifinal do Campeonato Paulista diante do Corinthians, e voltou a ser contestado pela torcida por suas falhas e ausências em momentos decisivos. O centroavante é a maior esperança da diretoria para decidir a classificação no Independência. Ele tem 12 gols no ano até agora.

Luis Fabiano derrota Corinthians São Paulo Paulista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Luis Fabiano desolado após perder pênalti contra o Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

5) O quadril de Osvaldo

Considerado melhor jogador do São Paulo no ano ao lado de Jadson, o atacante, convocado duas vezes para a seleção brasileira, não tem presença confirmada na partida. Tudo em razão de uma lesão no quadril, sofrida ainda no primeiro tempo do clássico diante do Corinthians. Osvaldo saiu do Morumbi diretamente para o hospital, não foi constatado nada de mais grave, mas ele ainda sentia dificuldade nos movimentos.

Na terça-feira, Osvaldo não participou do treino do São Paulo no estádio Independência. Passou o dia fazendo fisioterapia, e deve repetir o procedimento até o momento do jogo. Se o atacante não puder jogar, Douglas será seu substituto. Um prejuízo grande.

Osvaldo não faz gols desde o fim de fevereiro, marcou apenas cinco neste ano, mas participa de praticamente todos os lances decisivos do Tricolor.

6) Eliminação no Paulistão

O São Paulo entra em campo abalado pela derrota nos pênaltis na semifinal do Campeonato Paulista. O time carrega um estigma de desempenho ruim em mata-matas nos últimos anos. No estadual, por exemplo, foi a sétima eliminação seguida em semifinais.

Além de ter visto o arquirrival comemorar dentro do Morumbi, o resultado tornou a Libertadores a única oportunidade de conquista no primeiro semestre.

7) Algozes brasileiros

Desde 2006, sempre que participou da Libertadores, o São Paulo foi eliminado por uma equipe brasileira. Naquele ano, perdeu a final para o Internacional, e a chance de conquistar o segundo título consecutivo. Em 2007, o carrasco foi o outro gaúcho, o Grêmio, nas oitavas, treinado por Mano Menezes, em seu primeiro trabalho de destaque na carreira.

No ano seguinte, no último minuto, um gol de Washington, do Fluminense, tirou o São Paulo da Libertadores nas quartas de final. Na mesma fase, o time caiu em 2009, derrotado pelo Cruzeiro. O confronto encerrou a passagem de três anos e meio do técnico Muricy Ramalho pelo Morumbi. Era ele o comandante nas eliminações anteriores.

Em 2010, já com Ricardo Gomes, o Tricolor foi à semifinal, mas caiu novamente diante do Internacional graças ao gol marcado pela equipe colorada no Morumbi, já que no placar agregado houve empate de 2 a 2. Agora, de volta à competição três anos depois, o Atlético-MG é o candidato a algoz do ano. Mais um na galeria.



Após polêmica com rivais, São Paulo abre mão de disputar a Taça BH

Adalberto Batista Craque do Brasileirão 2012 (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)Adalberto Baptista diz que São Paulo não vai
participar da Taça BH (Foto: Fernando Martins)

Considerada uma das competições mais tradicionais do futebol de base do país, a Taça BH não terá a participação do São Paulo na edição deste ano. A decisão do Tricolor de não disputar o torneio em 2013 ocorre após alguns clubes tradicionais do Brasil ameaçarem boicotar qualquer campeonato das divisões inferiores em que o time do Morumbi confirmasse participação. O grupo, que conta com o apoio Flamengo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Atlético-MG, Ponte Preta, Coritiba, Goiás e Cruzeiro, reclama do assédio supostamente feito pelo São Paulo aos seus principais talentos.

Segundo Adalberto Baptista, diretor de futebol do São Paulo, a decisão do clube não tem nada a ver com tal ameaça de boicote.

– Não tem nada a ver, tanto que da Copa 2 de julho vamos participar. Se fosse por conta de boicote não iríamos para nenhuma. Fomos convidados, gostaríamos de participar, mas infelizmente não será possível – declarou, em contato com o GLOBOESPORTE.COM.

A justificativa oficial é que o Tricolor não possui elenco para disputar três competições ao mesmo tempo: a Taça BH, que será disputada na segunda quinzena de julho, a Copa do Brasil e o Campeonato Paulista sub-20.

– Não vamos participar porque o calendário ficou apertado. Temos o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil e não estamos com um elenco tão grande assim para entrarmos em campo nas três competições – completou.



Ídolo, Luizinho diz que torcida não deixará Galo se acomodar em campo

Atlético-MG, torcida, Independência (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Para Luizinho, torcida não deixa Galo se acomodar (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)

Para muitos torcedores do Atlético-MG, o zagueiro Luizinho foi um dos maiores que vestiu a camisa preta e branca do Galo. Com a mesma elegância que desfilava dentro das quatro linhas, o ex-zagueiro opina sobre a partida do seu time do coração e o São Paul, que vale vaga nas quartas de final da Taça Libertadores – o SporTV transmite a partir das 21h30 (de Brasília). Luizinho diz que o Atlético-MG não pode entrar em campo pensando na vantagem obtidad fora de casa, quando venceu por 2 a 1. Para ele, o time comandado por Cuca tem que manter a mesma pegada demonstrada nas outras partidas quando joga em casa.

- Penso que o Atlético-MG não vai mudar, joga para cima no Independência e mesmo com o resultado, não vai mudar porque a empolgação da torcida é muito grande, leva o time para frente, não tem como ser diferente, estarei lá empurrando o time para cima do São Paulo, é um caldeirão, é La Bombonera (em alusão ao mítico estádio do Boca Juniors), coisa de ficar arrepiado a todo momento – explicou o ídolo Luizinho.

Darío Pereyra, multi-campeão vestindo a camisa do Tricolor, reconhece que a missão da equipe paulista nesta noite não é fácil justamente por conta da derrota no Morumbi, na última quinta-feira.

- O problema é que uma vitória simples não basta. Se não, dava para ficar especulando, fazer um gol, equilibrar as coisas, se defender. Hoje não, tem que fazer 2 a 0, partir para o tudo ou nada. Tem que fazer um gol por tempo. Só que aí o problema é o Atlético-MG. O Independência hoje é como se fosse a Bombonera que é um caldeirão. Então acho que é muito difícil. E analisando os jogadores, hoje a zaga do Atlético-MG é de seleção brasileira. E tem o Ronaldinho, Jô, Tardelli, Bernard, dois volantes marcadores, baixos, mas carrapatos – falou Darío Pereyra, no “Arena”.

Luizinho diz que o Galo tem que aproveitar os minutos iniciais do jogo, com a pressão da torcida, para acuar o São Paulo e abrir o marcador antes que as coisas se compliquem em campo.

- A grande diferença é a torcida, que é fanática, empurra o time. Pode ter certeza que o Independência vai virar um caldeirão. Apesar de os jogadores do São Paulo já estarem acostumados com grandes jogos, grandes estádios, mas fica aquela coisa de ficar 20 minutos sem saber o que fazer em campo por causa da pressão da torcida. E acho que o Atlético-MG tem que tirar proveito disso, fazer um gol logo. Porque se não fizer o jogo vai ficar difícil – finalizou Luizinho.



Chico Pinheiro exalta Galo e provoca São Paulo: 'Caiu no horto, tá morto'

O apresentador do Bom Dia Brasil e torcedor do Atlético-MG, Chico Pinheiro, participou do Redação SporTV nesta quarta-feira em que Atlético-MG e São Paulo defendem vaga nas quartas de final da Libertadores no estádio do Independência, em Minas Gerais. Chico defendeu com muita raça a campanha do seu time de coração, e reclamou que sempre colocam defeito no adversário para tirar o mérito da vitória do Galo. De acordo com ele,  cariocas e paulistas tem dificuldade de reconhecer a qualidade da equipe de Minas Gerais. O SporTV exibe a partida com pré-jogo a partir das 21h30.

O negócio é o seguinte, com todo respeito, os cariocas e paulistas custam a reconhecer. É uma implicância!"

Chico Pinheiro

- Para reconhecer você tem que matar 10 mil leões, porque uma campanha como essa do Galo na Libertadores some quando o Lúcio é expulso?! É a campanha do Emelec, a campanha do Flumiense. Ninguém lembra da campanha do Galo! A campanha do Galo ninguém quer mostrar. Tem um negócio estranho. Não reclamo não. Mas como implicam com a gente. O negócio é o seguinte, com todo respeito, os cariocas e paulistas custam a reconhecer. É uma implicância! - defendeu Chico Pinheiro em tom de brincadeira.

Pelas redes sociais, torcedores apoiaram Chico e até criaram uma hastag #vaichico. O internauta Erivaldo Costa quis saber do jornalista, se como um amante do futebol, iria dar um "bolo" no Bom Dia Brasil de quinta-feira para ir até Belo Horizonte assistir a partida. Como Chico não pode mesmo deixar sua função, ir até Belo Horizonte seria complicado. Mas ele garantiu que vai assistir ao jogo mesmo tendo que acordar às 4h da manhã. Após o programa, a equipe do site do Redação gravou com o jornalista uma defesa exclusiva da campanha do Galo na Libertadores. (Veja o vídeo nos bastidores).

- Eu não vou faltar ao Bom Dia Brasil, eu acordo um pouco depois das 4h da manhã, mas vou ficar ligado até meia noite para ver ao jogo do Galo. E claro, coragem! Hoje é quarta-feira ver a vitória e a nossa passagem para a próxima etapa das quartas de final! -  exaltou.

Pelas redes sociais, alguns torcedores perguntaram se ele ficaria muito triste com uma derrota do Atlético-MG.

- Essa hipótese pra mim não existe! - respondeu ele confiante, e completou sua defesa.

- Quero dizer o seguinte, quando a gente ganha, quando o Galo ganha e tem uma campanha vitoriosa na Libertadores, não perdeu nenhum jogo. Perdeu um jogo para o São Paulo, mas aquilo não foi jogo, foi treino. Então jogo mesmo a gente não perdeu nenhum. As pessoas dizem: 'ah, o São Paulo perdeu o jogo por que o Lúcio foi expulso', 'perdeu porque jogou no Independência'. Não vem com essa não! Caiu no horto, tá morto! Está fora, está morto também! Não tem erro, olhem a campanha do Galo e reconheçam, reconheçam o tamanho dessa equipe e as qualidades dela. Colocar deficiência nas outras equipes para tirar o mérito da nossa vitória, não vem, que não tem! É Galo na cabeça! É Galo na veia!

Campanha do Atlético-MG na Libertadores: 5 vitória, 1 derrota em 6 jogos disputados.

Ronaldinho Gaúcho Diego Tardelli gol Atlético-MG jogo São Paulo (Foto: AFP)Ronaldinho Gaúcho Diego Tardelli comemoram gol do Atlético-MG no jogo contra o São Paulo (Foto: AFP)



Cuca e São Paulo: fatos e lendas da montagem do time campeão mundial

Cuca pelo São Paulo (2004) (Foto: Diário de São Paulo)Cuca comanda treino durante passagem pelo São
Paulo, no início de 2004 (Foto: Diário de São Paulo)

A passagem do técnico Cuca pelo São Paulo, em 2004, até hoje rende polêmicas e a afirmação de que ele foi o responsável por montar a equipe que, no ano seguinte, conquistaria o Campeonato Paulista, a Libertadores e o Mundial. Uma história repleta de personagens, mas não tão bem contada.

O desempenho de Cuca frente ao Goiás no Campeonato Brasileiro de 2003 chamou a atenção do São Paulo. Novato, o treinador tirou a equipe da zona de rebaixamento e fez uma das melhores campanhas do segundo turno. O Tricolor, que passou toda aquela competição com os interinos Milton Cruz e Roberto Rojas, ficou seduzido pela ideia de um comandante com novas ideias e baixo salário. Junto com Cuca, mudaram-se do Serra Dourada para o Morumbi o zagueiro Fabão, o meia Danilo e o atacante Grafite.

São essas contratações que geram as principais divergências sobre a passagem de Cuca. Após os títulos de 2005, o técnico alimentou a ideia de que ele havia sido o artífice do time vencedor. A diretoria rechaça a versão. Alega que a grande maioria dos reforços já havia acertado sua ida para o São Paulo antes mesmo do treinador.

- Fizemos tudo antecipadamente com o dinheiro da venda do Kleber (hoje atacante do Grêmio) para a Ucrânia. Recebemos R$ 2,2 milhões, se não me engano, e montamos o elenco - lembra João Paulo de Jesus Lopes, hoje vice-presidente de futebol, e na época diretor de planejamento.

O meia Danilo, por exemplo, era um dos alvos de Milton Cruz desde 2003. Chegou até mesmo a ser examinado por Marco Aurélio Cunha, ainda no Goiás, quando tinha uma pubalgia. Grafite também se encaixava no perfil de atletas traçado pela diretoria para a temporada de 2004. Mas numa versão mais “conivente” com o técnico, Fabão teria sido procurado a pedido seu.

Na época, sua contratação quase causou um prejuízo grande ao Tricolor. O uruguaio Lugano cogitou sair do clube, mas foi convencido pelo presidente Marcelo Portugal Gouvêa e por Marco Aurélio Cunha, superintendente de futebol naquele ano, a permanecer. Além do trio do Goiás, foram contratados o lateral-direito Cicinho, o zagueiro Rodrigo, os meias Marquinhos e Vélber, e o atacante Jean. No ano seguinte a diretoria contratou o volante Josué, outro atleta de Cuca que só depois teve seu vínculo encerrado com o Goiás.

Montagem Danilo Grafite Fabão São Paulo (Foto: Editoria de Arte)Danilo, Grafite e Fabão fizeram mesmo caminho de Cuca: do Goiás para o São Paulo (Foto: Editoria de Arte)

3-5-2: herança ou 'sorte' de Cuca?

Outro mérito atribuído ao ex-técnico é a montagem do famoso sistema tático de três zagueiros, que ficou famoso no São Paulo na década passada, e norteou as conquistas da Libertadores, do Mundial, e de pelo menos dois Brasileiros. Porém, Cuca, assim como seus sucessores, iniciou seu trabalho no 4-4-2. Fabão e Rodrigo eram os titulares, e Lugano só entrou durante a Libertadores. O São Paulo chegou até à semifinal, mas foi eliminado pelo Once Caldas com um gol nos últimos minutos. Emerson Leão, Paulo Autuori e Muricy Ramalho também armaram o time sem os três zagueiros, mas recuaram.

Antes de Cuca, sob o comando de Milton Cruz e Rojas, o São Paulo já atuava com três zagueiros. Responsável tático pela equipe que voltou à Libertadores depois de dez anos, Milton chegou a improvisar Gustavo Nery na posição.

Mas contestações à participação de Cuca na montagem da equipe à parte, seu trabalho tático é alvo de muitos elogios de quem esteve naquele trabalho. Dirigentes consideram que a estrutura criada no 3-5-2 era tão sólida que permitiu a Emerson Leão, hoje considerado por eles um técnico ruim, conquistar o título paulista.

A relação de Cuca com os dirigentes do São Paulo permaneceu boa, embora tenha havido um alívio na cúpula com seu pedido de demissão. Por muito tempo, Juvenal Juvêncio recorreu a ele para pedir indicação de reforços. Milton Cruz é outro que conversa frequentemente com o treinador do Atlético-MG. Mas todos se preocupavam com sua relação com os jogadores. Líderes daquele grupo, Rogério Ceni e Lugano, por exemplo, não se davam bem com o técnico.

Em entrevista recente, Cuca admitiu ter cometido um erro ao tomar partido do então preparador físico Omar Feitosa, que hoje ocupa o cargo de gerente de futebol no Palmeiras, numa discussão com o goleiro são-paulino. Essa acabou se tornando a faísca mais forte de sua passagem pelo Morumbi.



Vício e modo 'arcaico' de Tim Vickery anotar sobre jogos é alvo de gozação

O jornalista inglês Tim Vickery, correspondente da rede BBC no Brasil, participa toda semana do 'Redação SporTV'. Dessa vez ele foi alvo de gozação do apresentador André Rizek e do comentarista Lédio Carmona por conta do seu jeito "antigo" de fazer anotações sobre diversas partidas, além de implicar com o fato dele passar o final de semana inteiro assistindo a jogos sul-americanos.

- Como é o final de semana de um correspondente da BBC na América do Sul? Então, a gente fica imaginando um inglês no Brasil com muitas caipirinhas, samba, quadra de escola de samba... nada disso!

Durante o programa, André Rizek mostra o caderno do jornalista inglês cheio de anotações sobe jogos sul-americanos desde sexta-feira até domingo.

- Tim Vickery, o Rio de Janeiro é uma cidade muito bonita, você mora aqui. Tem muitas atrações turísticas para conhecer. Já visitou ao Pão de Açucar, já foi na Feira de São Cristovão ou o que pega você é ficar acompanhando os jogos dos campeonatos sul-americanos?

Redação (Foto: Reprodução)Redação SporTV (Foto: Reprodução)

- Tem uma coisa que vocês impõe em cima de mim que é a força da sua moeda que me obriga a trabalhar, trabalhar, trabalhar... - brincou Tim, que depois mexeu com André Rizek e Lédio Carmona.

- No domingo à noite você perdeu Envigado contra Atlético Nacional da Colômbia. Então, é isso que eu faço! (disse em tom de brincadeira). Enquanto eu faço isso, o Lédio está indo para Volta Redonda ver Tonga da Mironga do Kabuletê contra reservas do Macaé, quem é mais maluco?

- Acho que os dois, cada um a sua maneira. Se eu tivesse tempo, eu até tentaria ver esses jogos também, não todos, até porque eu tenho dois filhos e coisas a fazer socialmente, mas não acho nada demais, acho que faz parte da profissão dele. Por isso que ele é tão bem informado, tão a frente! Foi só esse elogio, vou dar nenhum mais não.... - brincou Lédio.

- Em compensação, segunda de manhã eu tô dormindo enquanto o cidadão está lá ralando, eu estou dormindo. Enquanto o Rio de Janeiro está caindo um temporal, eu estou dormindo - disse Tim.

Lédio Carmona perguntou ao jornalista da BBC se ele não confunde as informações dos jogos, já que ele assiste tantos em sequência.

- A gente assiste tantos jogos! A caneta e o papel me mantém concentrado, senão fico pensando na Jennifer Lopez - brincou o inglês.

- Eu também sou anacrônico, também tenho caderno. Quanto mais você anota, mais você fixa a informação. No meu caso, o computador não faz com que você memorize, a caneta faz com que você memorize mais -  analisou o expriente comentarista Lédio Carmona.



Com a vantagem e o ‘Horto’, Galo recebe o São Paulo, de Luis Fabiano

Atlético-MG, torcida, Independência (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Torcida do Atlético-MG vai lotar o Independência
(Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)

Precisando vencer por dois gols de diferença, o São Paulo aposta tudo em Luis Fabiano diante de um Atlético-MG ainda imbatível no remodelado estádio Independência, nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores da América.

O "Fabuloso", como é chamado pela torcida são-paulina, ficou fora dos últimos quatro jogos do time no torneio por conta de uma suspensão. Volta no momento crucial, com o Tricolor em desvantagem, diante de uma vibrante torcida atleticana, que certamente vai lotar o “Gigante do Horto”.

Como a escalação de Osvaldo, destaque do São Paulo na temporada, ainda é incerta, por conta de uma lesão no quadril, a expectativa em torno de Luis Fabiano só aumenta, ainda mais depois de ele ter perdido um pênalti na semifinal do Paulistão contra o Corinthians, domingo passado.

- Tive uma conversa com o Luis Fabiano e quis lembrá-lo de alguns feitos dele no clube, os momentos de alegria com a torcida. O que é negativo está à tona. Ele tem um índice de gols muito alto vestindo a camisa do São Paulo. É a nossa grande esperança de gols para esse jogo e vai ter que assumir essa responsabilidade com todo o grupo. A conversa foi muito boa, e ele está disposto a dar uma guinada - disse o técnico Ney Franco, responsável por tentar levar o São Paulo a seu quarto título na Libertadores.

Ney Franco Luis Fabiano treino São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ney Franco conversa com Luis Fabiano em treino no Independência (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Já o Galo confia no incrível retrospecto no estádio Independência para seguir na luta por seu primeiro título na competição. Desde que o estádio foi reinaugurado, em abril de 2012, o Atlético-MG contabiliza 26 vitórias e sete empates. Além disso, não sabe o que é perder como mandante desde agosto de 2011 - já são 46 jogos.

Na primeira partida das oitavas de final, no Morumbi, o Galo venceu o primeiro duelo, por 2 a 1. Agora, pode até perder por 1 a 0, que, mesmo assim, estará nas quartas de final da Libertadores. Caso o São Paulo vença por 2 a 1, a vaga será decidida nos pênaltis. Vitória são-paulina por diferença de um gol, desde que marque três ou mais gols, dará a vaga ao Tricolor.

Cuca treino Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)Jogadores do Atlético-MG cercam técnico Cuca (Foto: Bruno Cantini / Site Oficial do Atlético-MG)

O uruguaio Roberto Silveira será o árbitro do confronto. Ele será auxiliado pelos também uruguaios Carlos Pastorino e Gabriel Popovits.

A TV Globo transmite a partida, ao vivo e em alta definição, para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina (menos Joinville), Distrito Federal, Goiás, Maranhão (menos Balsas), Sergipe e Tocantins. O Sportv também exibe o jogo. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real, acompanha todas as emoções do confronto, a partir das 19h30m.

header as escalações 2

Atlético-MG: Cuca vai aguardar até a última hora para definir se Leonardo Silva joga. Com fratura em um dos dedos da mão direita, o defensor é dúvida. Caso não reúna condições, Gilberto Silva, que atuou no jogo da ida, fará companhia a Réver. O Galo deverá entrar em campo com Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva (Gilberto Silva), Réver e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Bernard, Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli; Jô.

São Paulo: como de costume, o técnico Ney Franco faz mistério para divulgar a formação inicial, mas não deve apresentar grandes novidades. O zagueiro Lúcio, expulso no primeiro jogo, dá lugar a Edson Silva. No ataque, Luis Fabiano volta, após cumprir os quatro jogos da suspensão imposta pela Conmebol. Aloísio, machucado, sai. Osvaldo se recuperou de dores no quadril e deve jogar. O time é o seguinte: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Edson Silva e Carleto; Wellington, Denilson, Jadson e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Atlético-MG: o meia Guilherme, com estiramento na coxa esquerda, é o único vetado.

São Paulo: os zagueiros Rhodolfo, com uma lesão na coxa esquerda, e Lúcio, que cumpre suspensão, não atuam. O atacante Aloísio, com um problema na coxa direita, é outro desfalque.

header fique de olho 2

Atlético-MG: Diego Tardelli se encaixou como uma luva no time. Em 2013, tem provado que todo o esforço do clube em contratá-lo não foi em vão. Decisivo, o jogador fez o gol da vitória no primeiro jogo das oitavas e ainda não foi derrotado, desde que voltou do Catar, em fevereiro.

São Paulo: Luis Fabiano é a esperança de gols para o Tricolor ainda acreditar na classificação. A fase do centroavante não é das melhores, principalmente depois de ficar quatro partidas fora, mas ele ainda segue como o artilheiro da equipe na temporada, com 12 gols.

header o que eles disseram

Diego Tardelli, atacante do Atlético-MG: “Estamos com uma vontade boa, mas temos que respeitar, nós conhecemos o São Paulo. Sei que tem um ou dois jogadores que não vão estar, mas tem que haver respeito. Não conquistamos nada ainda. Temos nosso fator fundamental, que é nossa torcida. E não perdemos há um ano nesse estadio. Envolve muita concentração”.

Ney Franco, técnico do São Paulo: “As duas atuações que tivemos contra o Atlético-MG, no Independência, são nosso ponto de referência, principalmente o segundo tempo do jogo da primeira fase. Temos condições de conseguir a classificação”.

header números e curiosidades

* O Atlético-MG segue invicto desde a reabertura do Independência. Desde a vitória sobre o Goiás, no dia 3 de maio de 2012, pela Copa do Brasil, o Galo disputou 32 jogos, com 25 vitórias e sete empates.

* Neste ano, o Galo tem 100% de aproveitamento no Independência, com nove vitórias em nove jogos, com 33 gols marcados e nove sofridos.

* Vencer a primeira partida nos play-offs de Libertadores é uma boa vantagem. Nas últimas sete edições, de 2006 para cá, em 57 oportunidades, o vencedor do jogo da ida se classificou para a sequência da competição, e, em apenas 14 vezes, o perdedor da primeira partida reverteu a situação e seguiu no torneio.

* Ao longo de toda a história, Atlético-MG e São Paulo já se enfrentaram 38 vezes em Belo Horizonte, com pequena vantagem do Galo. O Atlético-MG venceu 12 vezes, contra dez vitórias são-paulinas e 16 empates, com 48 gols marcados pelo São Paulo e 46 pelo Galo.

header último confronto v2

Na última quinta-feira, dia 2 de maio, o Galo venceu o São Paulo, por 2 a 1, no Morumbi, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Mas foi o Tricolor que abriu o placar, com Jadson. Os mineiros viraram a partida com Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli, após a expulsão de Lúcio, ainda no primeiro tempo.



Taça Libertadores e Copa do Brasil: confira o Tempo Real desta quarta

Uma quarta-feira com muitas partidas importantes e decisivas na programação do Tempo Real do GLOBOESPORTE.COM. Destaque para o confronto entre Atlético-MG e São Paulo, pela Taça Libertadores, às 21h50m, no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Após a vitória por 2 a 1, semana passada, no Morumbi, o Galo pode empatar e até mesmo perder por 1 a 0, que estará classificado para as quartas de final. Caso o Tricolor Paulista vença pelo mesmo placar, a vaga será decidida nos pênaltis. Já o Fluminense precisa de uma vitória simples contra o Emelec, também às 21h50m, em São Januário, pois no jogo de ida foi derrotado por 2 a 1. Caso a equipe equatoriana marque dois gols, o clube das Laranjeiras terá que vencer por uma diferença de dois gols. Se o Flu ganhar pelo mesmo placar, o classificado será decidido nos pênaltis.

Na Copa do Brasil, o Santos joga fora de casa contra o Joinville pela segunda fase da competição. Se vencer por dois ou mais gols de diferença elimina a partida de volta. O mesmo vale para Sport e Bahia, que também fazem os jogos de ida contra ABC e Luverdense respectivamente. O Ceará, por sua vez, terá a difícil missão de reverter a vantagem de 3 a 0 construída pelo ASA, na última quarta-feira, em Arapiraca. Pelo Campeonato Mineiro, o Cruzeiro encara o Villa Nova, às 20h30m, no Mineirão, precisando de um simples empate na segunda partida da semifinal para garantir vaga na final contra o Galo. Isto sem falar nas partidas válidas por campeonatos europeus, como o italiano, o inglês e o espanhol, além da transmissão ao vivo da etapa do Rio de Janeiro do WCT.

Confira a programação de quarta e quinta, 08 e 09/05 (horários de Brasília):

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

QUARTA-FEIRA, 08/05

7h30m WCT do Rio (Surfe) TRANSMISSÃO AO VIVO

13h30m Pescara x Milan (Campeonato Italiano)

15h45m Chelsea x Tottenham (Campeonato Inglês)

16h30m Real Madrid x Málaga (Campeonato Espanhol)

16h Cordino x Sampaio (Campeonato Maranhense)

19h30m Arapongas x Figueirense (Copa do Brasil) com vídeos

20h30m Cruzeiro x Villa Nova (Campeonato Mineiro) com vídeos

20h30m Náutico x Ypiranga (Campeonato Pernambucano)

20h30m Confiança x Fortaleza (Copa do Brasil)

21h50m Fluminense x Emelec (Taça Libertadores)

21h50m Atlético-MG x São Paulo (Taça Libertadores)

22h Naviraiense x Paysandu (Copa do Brasil)

22h Joinville x Santos (Copa do Brasil) com vídeos

22h ABC x Sport (Copa do Brasil) com vídeos

22h Luverdense x Bahia (Copa do Brasil) com vídeos

22h Ceará x ASA (Copa do Brasil) com vídeos

QUINTA-FEIRA, 09/05

19h Brasília x São José (NBB) com vídeos

19h30m América-RN x Atlético-PR (Copa do Brasil) com vídeos

20h30m Campinense x Atlético-PB (Campeoanto Paraibano)

21h50m Bragantino x Ponte Preta (Copa do Brasil) com vídeos

SEXTA-FEIRA, 10/05

21h Bauru x Franca (NBB) com vídeos



Duelos decisivos da Libertadores são destaques na programação do SporTV

Paulo Miranda Ronaldinho Gaúcho jogo São Paulo Atlético-MG (Foto: AFP)São Paulo e Atlético-MG decidem vaga nas quartas
de final da Taça Libertadores (Foto: AFP)

O futebol vai tomar conta do SporTV nesta quarta-feira, dia de expectativas para grandes torcidas do país. Pela Libertadores, Atlético-MG, São Paulo e Fluminense decidem vaga na próxima fase, enquanto outras quatro equipes jogam pela Copa do Brasil. A bola também rola na Copa da França, em jogo que vale classificação para a final.

Além do futebol, o Canal Campeão também mostra a disputa entre os principais tenistas do mundo em Madri, na Espanha. Enquanto isso, o Rio de Janeiro recebe etapa do Circuito Mundial de Surf, com transmissão no site do SporTV.

Os programas diários também estão recheados de informações. O "SporTV News" tem três edições ao longo do dia, que ainda conta com o "Arena SporTV", "É Gol!!!", "Tá na Área" e o "Redação SporTV", este último com as presenças dos jornalistas Chico Pinheiro e Sidney Garambone. Confira os detalhes e monte a sua programação.

Três brasileiros decidem vaga na Libertadores

O torcedor brasileiro, mesmo aqueles que não torcem por nenhum dos clubes do país que estão no Libertadores, vão se dividir entre o SporTV e o SporTV2. Às 22h, no primeiro deles, jogam Atlético-MG e São Paulo, no estádio Independência, em Belo Horizonte. No outro, no mesmo horário, o Fluminense encara o Emelec em São Januário.

No primeiro jogo, no Morumbi, o São Paulo acabou derrotado pelo Atlético-MG por 2 a 1, e assim o Galo tem a vantagem de poder perder até por 1 a 0. O confronto terá a narração de Milton Leite e os comentários de Maurício Noriega e Belletti. As reportagens são de Josino Ribeiro, Felipe Brisolla e Elton Novais.

Na partida no Equador, o Fluminense perdeu por 2 a 1, e como marcou fora de casa, uma simples vitória por 1 a 0 já garante a classificação. A partida contará com a narração de Luiz Carlos Jr. e os comentários de Lédio Carmona e Edinho. As reportagens são de Janaína Xavier e Eudes Junior.

Neymar (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Neymar está confirmado para partida na Arena
Joinville (Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)

Dois jogos na Copa do Brasil

A partir de 19h30, o SporTV mostra a partida de ida entre Arapongas-PR e Figueirense, pela segunda fase da competição nacional. O jogo acontece no Estádio dos Pássaros, e terá a narração de Júlio Oliveira e os comentários de Raphael Rezende, além das reportagens de Lucas Rocha e Eduardo Lhamas.

Mais tarde, às 22h, é a vez de o Joinville receber o Santos em sua arena, com transmissão do SporTV3, que terá a narração de Jáder Rocha e os comentários de Andre Loffredo. Esta partida também é válida pela ida da segunda fase da Copa do Brasil. Em caso de vitória dos visitantes por dois ou mais gols de diferença, a partida de volta é eliminada.

Semana decisiva do tênis na Espanha

O Masters 1000 de tênis Madri chega à sua fase de oitavas de final, e o Canal Campeão já começa a transmitir os jogos do dia a partir de 6h, e fica ao vivo no SporTV2 até 18h. Os jogos têm as narrações de Cláudio Uchoa e Eusébio Resende, além dos comentários de Narck Rodrigues e Dácio Campos.

Semifinal na Copa da França

Evian e Loriente jogam a partir de 16h na tela do SporTV, em jogo que vale vaga na final da Copa da França. Sérgio Maurício narra a partida, que ainda terá os comentários de Raul Quadros.

SporTV.com mostra etapa do Mundial de Surf no Rio

O site do Canal Campeão transmite a partir de 7h30 o início da disputa da etapa do Rio de Janeiro do Circuito Mundial de Surf, com os principais nomes do esporte. Confira como estão as baterias da primeira fase masculina. E fique por dentro do evento clicando aqui!

Gabriel Medina, Bells Beach (Foto: ASP)Brasileiro Gabriel Medina é um dos principais surfistas do circuito mundial (Foto: ASP)



São Paulo reforça o ataque em Belo Horizonte. Confira os relacionados

Osvaldo, jogador do São Paulo (Foto: www.saopaulofc.net)Machucado, Osvaldo foi relacionado por Ney Franco
para enfrentar o Galo (Foto: www.saopaulofc.net)

O São Paulo relacionou 20 jogadores para a decisiva partida contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira, às 22h, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pelas oitavas de final da Taça Libertadores. Com Osvaldo como dúvida, o técnico Ney Franco chamou cinco atacantes.

A novidade é a presença de Silvinho, recém-contratado do Pelapolense. O jogador foi inscrito na competição na vaga do volante Casemiro, emprestado ao Real Madrid Castilla. No entanto, deve ser cortado e sequer ficar no banco. Mesma situação do zagueiro Luiz Eduardo.

O lateral-esquerdo Cortez, que perdeu espaço durante a primeira fase da Libertadores, também está na relação. O meia Maicon, recuperado de um problema na coxa esquerda, é outro que ficará como opção.

O São Paulo precisa vencer o Atlético-MG por dois gols de diferença para chegar às quartas de final. Caso vença por 2 a 1, placar do primeiro jogo, a decisão será nos pênaltis. O vencedor enfrenta Palmeiras ou Tijuana, do México.

Confira a lista de relacionados:

Goleiros: Rogério Ceni e Denis
Laterais: Cortez, Carleto e Douglas
Zagueiros: Rafael Toloi, Paulo Miranda, Edson Silva e Luiz Eduardo
Volantes: Wellington, Rodrigo Caio e Denilson
Meias: Paulo Henrique Ganso, Jadson e Maicon
Atacantes: Luis Fabiano, Ademilson, Osvaldo, Silvinho e Wallyson