sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ney Franco: "Rogério é um atleta raro"

"O Rogério é um atleta raro". Depois de dois jogos, o técnico Ney Franco é só elogios ao capitão são-paulino. Recuperado de uma lesão no ombro direito - ficou seis meses longe do gramado -, o M1TO retornou justamente nas vitórias sobre o Flamengo (4 a 1) e Bahia (2 a 0).

O comandante tricolor enaltece a parte técnica do goleiro, mas também faz questão de lembrar a importância da liderança de Ceni no grupo. Para Ney Franco, este convívio diário só confirmou o que ele achava do camisa 01, que fez um gol no triunfo sobre o Bahia.

"Algumas coisas você tem a definição na prática. E o Rogério confirma toda aquela impressão que eu tinha vendo de fora. É um jogador raro. Ele ajuda muito o treinador no dia a dia. Exerce muito bem essa função de capitão", ressaltou o treinador são-paulino.

"Além da parte técnica, a gente percebe no dia a dia que ele se posiciona muito bem perante aos jogadores, que o respeitam muito. Ele tem me ajudado bastante aqui no São Paulo. Como eu disse, é um profissional que o grupo respeita", completou Ney Franco.

Com a volta do capitão, o treinador alcançou a melhor sequência desde a chegada ao clube - duas vitórias. No próximo domingo, a dupla estará em ação mais uma vez. Do banco, Ney Franco orientará o time. Em campo, Rogério Ceni será o porta-voz diante do Sport, no Morumbi.



Diretor entrega cargo, e Tricolor quer mudar departamento de marketing

Presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio (Foto: Marcelo Prado / GLOBOESPORTE.COM)Juvenal Juvêncio busca um novo diretor de
marketing (Foto: Marcelo Prado / globoesporte.com)

O São Paulo está no mercado em busca de um diretor de marketing remunerado. Rogê David, que ocupava essa função desde o segundo semestre de 2011, entregou seu cargo ao presidente Juvenal Juvêncio, sob alegação de que não estava conseguindo conciliar o trabalho no Morumbi com o de sua empresa. Enquanto ninguém assume o cargo, a função ficará com o vice-presidente de marketing, Júlio Casares, que trabalhou na função de Rogê entre 2002 e 2008.

A meta agora é buscar um profissional que possa se dedicar exclusivamente ao clube do Morumbi, principalmente no momento em que o estádio passa por reformas e inicia a construção de sua arena multiuso e sua cobertura. O nome de consenso da diretoria é o do publicitário Rui Branquinho, que, no entanto, não tem como trabalhar da maneira que o Tricolor espera, ou seja, dedicando-se exclusivamente ao clube.

O novo diretor de marketing, quando contratado, buscará um patrocinador para o clube. O espaço na camisa ficou vago com a saída da BMG no início do ano. O São Paulo quer arrecadar R$ 20 milhões por um ano de contrato, mas as ofertas que recebeu até o momento não chegam nem perto desse valor. A melhor proposta foi de R$ 12 milhões. 

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Fabuloso paga 'punição' em visita a crianças especiais e converte rivais

Luis Fabiano nunca cumpriu uma punição tão feliz. Acostumado a dar alegrias aos são-paulinos em 90 minutos, dessa vez ele estampou sorrisos na cara até de rivais. "Condenado" pelo STJD a realizar uma ação social, em razão da expulsão diante do Atlético-MG, o Fabuloso passou os mesmos 90 minutos na AACD ( Associação de Assistência à Criança Deficiente), na zona Sul de São Paulo, e até converteu um jovem corintiano.

No dia em que soube que terá de ficar em recuperação de duas a três semanas por conta de um estiramento na coxa esquerda, o atacante viu que seu problema é bem menor do que o de milhares de pacientes. Acompanhado pelo parceiro de ataque Ademilson, que pediu para ir junto, Luis Fabiano foi atração desde o instante em que pisou no hospital pela primeira vez.

Luis Fabiano na AACD (Foto: Alexandre Lozetti / globoesporte.com)Fabuloso recebe carinho do menino Serginho, agora são-paulino (Foto: Rubens Chiri / www.saopaulofc.net)

O camisa 9 foi recepcionado por diretores e pessoas do marketing do hospital, e conheceu vários setores. Começou pela fisioterapia adulta, mas foi depois, no contato com as crianças, que o exploviso jogador se derreteu. Sorridente, brincalhão, deu e recebeu muitos beijos, pegou crianças no colo, tirou muitas fotos (inclusive com mães e enfermeiras) e fez questão de dizer que não encarava a tarefa como uma punição.

- Para mim é um prazer trazer pelo menos um pouquinho de felicidade para pessoas que precisam. Eu já estava acostumado a fazer isso no Sevilla por vontade própria e vai me dar muito mais motivação daqui para frente, vai me fazer olhar para trás e lembrar de pessoas que estão em situação pior - afirmou.

Não posso dizer que a visita foi num bom momento, pois estou machucado, mas vai servir para eu me lembrar que com superação você pode conseguir o que almeja"

Luis Fabiano

Centro das atenções, Luis Fabiano ganhou um forte concorrente quando entrou na sala de recuperçaão de crianças. Entre elas estava o menino Serginho (veja na foto acima), de seis anos. Um poço de carisma e sorrisos, que perguntava para a mãe:

- Mãe, cadê ele? Cadê o jogador?

Serginho tem mielomeningocele na coluna. Trata-se de uma malformação do sistema nervoso, que ocorre no primeiro mês de gestação, na qual as estruturas da porção posterior da coluna vertebral não se fecham adequadamente. Como o problema se deu uma região mais baixa das costas, o garotinho fica em pé sozinho, apoiado numa espécie de berço. Mas bastou Luis Fabiano entrar na sala para ele pedir:

- Tio, quero colo!

- Para que time você torce?

- Corinthians!

Prontamente atendido, nos braços do artilheiro, Serginho pediu então uma camisa igual à que Luis Fabiano vestia, do São Paulo. O jogador contestou:

- Mas você não é corintiano?

- Não, agora eu torço para o São Paulo. Torço para o seu time. Quero uma camisa igual a sua! - respondeu o menino.

Luis Fabiano, São Paulo, AACD (Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)Artilheiro cumprimenta seu Nilton, são-paulino que
se recupera de infecção no sistema nervoso
(Foto: Alexandre Lozetti / Globoesporte.com)

Luis prometeu o presente e deu sequência à visita. Não foram apenas as crianças que ganharam o dia com sua presença. Na sala ao lado, num simulador de caminhada, seu Nilton (na foto ao lado) se recuperava de uma infecção no sistema nervoso. Cheio de aparelhos e se sustentando com sua força nas barras de apoio, ele andava numa esteira e seus movimentos eram reproduzidos num personagem de computador, num caminho que o guiava.

Ele não conseguiu falar com o Fabuloso no momento do tratamento. Apenas apertou sua mão. Os dois, porém, ainda se reencontrariam quando o atleta deixou o hospital. Já na cadeira de rodas, o são paulino Nilton voltou a cumprimentar o ídolo, ouviu desejos de boa recuperação e respondeu:

- Amém.

Cada movimentação de Luis Fabiano entre um setor e outro trouxe uma multidão aos corredores. Dezenas de câmeras fotográficas e pedidos de autógrafos. Até que, finalmente, ele e Ademilson chegaram ao refeitório, onde um grande bolo e apetitosos doces faziam parte da comemoração pelos 62 anos da AACD, completados nesta sexta-feira.

Os atacantes cantaram parabéns, cortaram o bolo em gesto simbólico, e Serginho voltou para o colo do novo ídolo. Ganhou bolo na boca e não queria largar o Fabuloso de jeito nenhum. Ainda se lembrou de pedir um "chaveirinho" de Rogério Ceni.

- Um corintiano virou são-paulino. Só isso valeu a visita - comemorou o artilheiro.



Novo 11, Ademilson ganha elogios de Ney: 'Não se esconde em campo'

Quatro jogos pela equipe profissional e três gols marcados. O início da caminhada de Ademilson na equipe de cima do São Paulo não poderia ser melhor. Com 18 anos, o garoto de 1,76m já ganha elogios do técnico Ney Franco, dos companheiros e do presidente Juvenal Juvêncio, que o considera "uma realidade" e aposta que ele terá maior sucesso que Lucas.

Uma prova de prestígio foi dada nesta semana, quando o atleta, que vestia a camisa 29, ganhou a número 11, que estava guardada para um reforço que acabou não sendo contratado.

Ademilson São Paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Ademilson, em treino do São Paulo no CT (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

Em sua primeira partida com a nova numeração, Ademilson mostrou faro de gol e deixou sua marca na vitória por 2 a 0 sobre o Bahia, pela Copa Sul-Americana. Mesmo satisfeito com seu ótimo momento, o garoto mostra humildade e afirma que tem muito a mostrar pela equipe do Morumbi.

– Deu sorte no primeiro jogo e espero marcar muitos gols ainda com essa camisa. Fiquei feliz com a mudança. O Adalberto (Baptista, diretor de futebol) disse que é uma premiação. E, se ele acha isso, é porque estou merecendo. Mas não posso achar que acabou aí. Tenho de honrar e corresponder da melhor maneira possível – afirmou Ademilson, em entrevista ao site oficial da equipe do Morumbi.

Ney Franco diz que o atacante tem tudo para ter muito sucesso no São Paulo e na sequência de sua carreira.

– Por ser um atleta que trabalhou comigo na seleção brasileira de base, não tenho dúvida de que ele vai se tornar uma realidade. Tem um lado emocional forte, não está sentindo a camisa, não se esconde em campo. Além de fazer gols, ajuda a parte tática quando perder a bola. Está preparado para vestir a camisa do São Paulo – ressaltou. 

O próximo jogo do Tricolor será no domingo, contra o Sport, no Morumbi. Ademilson fará dupla de ataque com Willian José, já que Luis Fabiano está machucado.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Luis Fabiano tem estiramento na coxa; Ney cogita passar a poupá-lo

Luis Fabiano, Bahia x São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Luis Fabiano se machucou contra o Bahia
 (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Pela quarta vez na temporada 2012, o São Paulo ficará sem o faro de gol de Luis Fabiano por algumas partidas. Uma ressonância magnética realizada na manhã desta sexta-feira acusou um estiramento no músculo posterior da coxa esquerda. Como de costume, os médicos do clube do Morumbi não quiseram falar em prazo, mas uma lesão desse tipo leva, no mínimo, três semanas para ser curada.

Se esse prazo for respeitado, o Luis Fabiano perderá os seguintes jogos pelo Campeonato Brasileiro: Sport (Morumbi, dia 5), Fluminense (São Januário, dia 9), Grêmio (Morumbi, dia 12), Náutico (Recife, dia 15) e Ponte Preta (Morumbi, dia 18). O Fabuloso ainda ficaria fora do jogo contra o Bahia, no dia 21, pela Copa Sul-Americana, e teria condições de retornar no clássico contra o Corinthians, marcado para o dia 26, no Pacaembu.

Essa foi a quarta lesão muscular sofrida por Luis Fabiano na temporada. A primeira ocorreu no dia 28 de janeiro, na vitória por 2 a 1 sobre o São Caetano, pelo Campeonato Paulista, quando ele teve um estiramento na coxa direita que o afastou dos gramados por três semanas. Ainda na primeira fase do estadual, um edema na coxa esquerda o deixou fora por três rodadas.

Na Copa do Brasil, o atacante não teve problemas clínicos. No Campeonato Brasileiro, no entanto, ele sofreu uma contratura na coxa esquerda na derrota por 1 a 0 para o Vasco, no dia 18 de julho. Por causa disso, perdeu duas partidas (Figueirense e Atlético-GO). Voltou com tudo contra o Flamengo, no domingo, ao marcar dois gols na goleada por 4 a 1 sobre o rival carioca e se tornar o sétimo maior artilheiro da história da equipe, com 145 gols.

A situação incomoda o técnico Ney Franco, que, no retorno do atacante, pode começar a poupá-lo de algumas partidas.

– São lesões pelo excesso de jogos. Temos de observar o caso dele e, quando recuperar, vamos estudar se é preciso ter certo cuidado em usar o atleta em duas competições. Se compensar, podemos poupar de um determinado jogo – afirmou. 

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Dirigente do Inter de Milão vem ao Brasil para tentar levar Lucas

Lucas treina na academia no hotel da Seleção em Newcastle (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)Lucas está na mira do Manchester United e do Inter
de Milão (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Enquanto o São Paulo cogita pela primeira vez rever o contrato de Lucas para manter o jogador no Morumbi após as Olimpíadas, várias equipes da Europa sonham com a contratação do meia-atacante de 19 anos. O primeiro a clube a manifestar interesse no atleta foi o Internazionale de Milão, no início do ano. No mês passado, foi a vez do Manchester United vir ao Brasil e discutir pessoalmente com o presidente Juvenal Juvêncio a compra do garoto, sem sucesso. Agora o clube italiano voltou à carga.

O time de Milão, segundo a imprensa italiana, está disposto a pagar € 30 milhões (R$ 75 milhões) pelo jogador - a proposta do Manchester foi de € 38 milhões (R$ 95 milhões) . Inclusive, o diretor Marco Branca veio ao Brasil para discutir o assunto com o mandatário tricolor. No entanto, segundo o vice de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, o valor está abaixo do que o Tricolor quer receber.

- Já tivemos uma rodada de negociações com o Manchester, que nos ofereceu um valor maior e não teve negócio. O resto é muita especulação. Estou em contato permanente com o presidente Juvenal e nenhuma oferta atingiu o que o São Paulo espera - ressaltou o dirigente.

Para tentar segurar Lucas, o São Paulo estuda uma maneira para aumentar os vencimentos do jogador. O clube pode oferecer um grande aumento salarial ou um reajuste menor e comprar uma parte dos 30% dos direitos econômicos do atleta. Isso será discutido com os pais de Lucas, Jorge e Fátima, após as Olimpíadas de Londres.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Fabuloso sofre estiramento na coxa esquerda

LANCEPRESS!
Publicada em 03/08/2012 às 16:16
São Paulo (SP)

Em ressonância magnética realizada na manhã desta sexta-feira, o atacante Luis Fabiano teve diagnosticado um pequeno estiramento no músculo posterior da coxa esquerda e não enfrenta o Sport, no domingo, no Morumbi.

O clube não estipula um prazo para o retorno do camisa 9. O também atacante Osvaldo, com uma lesão semelhante no mesmo local, já está há duas semanas fora de combate e só deve voltar a trabalhar no campo na semana que vem.

Seja o primeiro a saber as notícias do São Paulo!

Esta já é a quarta lesão do Fabuloso na temporada. A partir da semana que vem, o centroavante iniciará a fisioterapia em período integral no Reffis.



Por reconhecimento, Ademilson ganha a camisa 11

LANCEPRESS!
Publicada em 03/08/2012 às 12:55
São Paulo (SP)

O atacante Ademilson vive a melhor fase de sua breve carreira. Com apenas 18 anos, o são-paulino tem sido titular do Tricolor na ausência de Lucas, que está defendendo a Seleção Brasileira na Olimpíada de Londres (ING). E não está decepcionando.

Antes camisa 29, mas inscrito com a 11 na Copa Sul-Americana - onde já marcou um gol -, o atleta agora usará a nova numeração também no Brasileirão. Reconhecimento pelo bom trabalho que vem realizando sob o comando de Ney Franco.

- (O número) Deu sorte no primeiro jogo e espero marcar muitos gols ainda com essa camisa. Fiquei feliz com a mudança. O Adalberto (Baptista, diretor de futebol) disse que é uma premiação. E, se ele acha isso, é porque estou merecendo. Mas não posso achar que acabou aí. Tenho de honrar e corresponder da melhor maneira possível - disse Ademilson, ao site oficial do clube.

Contente com o desempenho de seu comandado - que marcou três gols nos últimos quatro jogos -, o técnico são-paulino rasgou elogios e destacou a personalidade do jovem.

- É um jogador que não está sentindo a camisa. Está chamando a responsabilidade, não está se escondendo. Além de fazer gols, que é uma das principais funções do atacante. Ele é um jogador que não deixa os zagueiros e volantes jogarem. Minha perspectiva sobre ele é de um jogador que vai se firmar no cenário do futebol e é uma grande opção que temos no elenco - declarou Ney, em entrevista coletiva nesta sexta-feira.



Fabuloso visita instituição, fica emocionado e cumpre pena social

LANCEPRESS!
Publicada em 03/08/2012 às 18:03
São Paulo (SP)

O atacante Luis Fabiano marcou um golaço na tarde desta sexta-feira. Em punição imposta pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o jogador visitou as crianças da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), na zona sul da capital.

Por ter ofendido o árbitro Elmo Resende em razão da expulsão no jogo diante do Atlético-MG, o STJD havia penalizado o jogador com dois jogos de suspensão. Após averiguar novamente o caso, a entidade afirmou que a pena foi muito branda e deu a ele uma punição social. Apesar deste caráter, o camisa 9 do Tricolor tirou como uma lição de vida.

- Isso não é punição. Foi uma alegria e satisfação muito grande poder ficar este tempo com essas crianças, isso não tem preço. Às vezes reclamamos de coisas pequenas e uma visita como essa serve de motivação para todos nós - disse o jogador, muito emocionado, ao site oficial do clube.

No local, um garoto chamou todas as atenções. Serginho, de apenas seis anos, que está desde bebê na AACD, declarou ao atleta que era corintiano, contudo, mudou de ideia após conhecer o artilheiro.

Fabuloso ainda cortou o bolo de festejo ao 62º aniversário da entidade e cedeu a primeira fatia do bolo ao pequeno.

- Toda vez que um ídolo vem aqui, mostra para essas crianças que toda recuperação é possível. O Luis Fabiano já é um craque muito consagrado e serve de motivação para elas. Foi uma visita muito especial - declarou João Octaviano, presidente da instituição.

O diretor de futebol, Adalberto Baptista, e o atacante Ademilson também estiveram presentes no local. De molho em razão de uma contratura na coxa, Fabuloso não tem previsão de retorno ao time do São Paulo.



Com desfalques no setor ofensivo, Ney alega que não há opções no mercado

LANCEPRESS!
Publicada em 03/08/2012 às 17:04
São Paulo (SP)

Com Luis Fabiano e Osvaldo machucados, o técnico Ney Franco só terá à disposição os atacantes Ademilson, Willian José e Rafinha para o jogo deste domingo, diante do Sport, no Morumbi. Com poucas opções para compor o ataque, o treinador evidenciou a dificuldade de se encontrar um atleta que chegue e já vista a camisa titular do Tricolor.

- Eu falo que precisamos de reforço, mas trazer quem? Não adianta trazer só por trazer. Tem de ser alguém que possa brigar para ser titular, mas o mercado não tem essas opções. Temos de ficar atentos principalmente à Série B - declarou o treinador.

Como a janela para contratações internacionais se fechou no último dia 20, o São Paulo só pode recorrer ao mercado interno ou optar por atletas que não tenham contrato com outra equipe, caso de Paulo Assunção, que rescindiu recentemente com o Atlético de Madrid e hoje veste a camisa do São Paulo.

O meia Lucas, que poderia compor o setor ofensivo, está com a Seleção olímpica em busca da inédita medalha de ouro na categoria. Para o duelo contra o clube pernambucano, o novo camisa 11 do Tricolor, o atacante Ademilson, e Willian José devem compor o ataque.



Ney diz que é momento de Willian José 'bater no peito'

LANCEPRESS!
Publicada em 03/08/2012 às 14:27
São Paulo (SP)

O resultado do exame de Luis Fabiano será conhecido nesta sexta-feira. Mas é certo que o atacante desfalcará o São Paulo contra o Sport, domingo, no Morumbi. Sem ele, Ney Franco já confirmou que Willian José voltará a ser titular.

O treinador espera que o atacante de 20 anos corresponda às expectativas e volte a mostrar o bom futebol apresentado no Campeonato Paulista, quando marcou 11 gols.

- A gente sabe que estamos falando de dois jogadores diferentes, apesar de serem centroavantes. Um é consagrado, o outro é novo. Tem jogador que com 19, 18 ou 20 anos, quando solicitado, atende à expectativa. Temos uma expectativa enorme no Willian. De repente esse é o momento de ele bater no peito e assumir a responsabilidade. No Paulista, atendeu bem. No jogo contra o Figueirense foi bem e contra o Bahia também entrou bem - analisou o comandante tricolor.

Neste Campeonato Brasileiro, Willian José marcou apenas um gol. Foi na partida diante do Figueirense, quando Luis Fabiano também estava lesionado.

Ao lado do camisa 19 estará Ademilson. Autor de três gols nos últimos quatro jogos, o atacante está com moral e recebeu elogios de Ney Franco.



Fabuloso vive rotina de cartões, lesões e gols pelo São Paulo

Bruno Quaresma, Bruno Rodrigues e Gabriel Saraceni
Publicada em 03/08/2012 às 07:45
São Paulo

Desde fevereiro do ano passado, quando chegou ao São Paulo, a rotina de Luis Fabiano é a mesma: lesões, cartões e gols. Quando parece que o atacante vai emplacar uma sequência, algo errado acontece e ele fica fora de combate. Desta vez, com dores na coxa esquerda, saiu ainda no primeiro tempo diante do Bahia, pela Copa Sul-Americana. Nesta sexta-feira, fará exames médicos para saber se existe lesão no local, mas já está vetado para domingo.

– O Luis se queixou de dores na coxa, mas para saber a gravidade só com o exame. Não tem relação com a contratura (ficou fora de dois jogos e voltou contra o Flamengo). O local é diferente, apesar de ser a mesma coxa. A contratura foi na região anterior, e agora é na posterior – declarou José Sanchez, médico do Tricolor.

Em 26 confrontos, são 20 gols. O problema é que nem só de redes balançadas vive Fabuloso. Ele traz na bagagem nove cartões amarelos, um vermelho e três lesões. Se confirmada a desta sexta-feira, será a quarta. Vale lembrar que ano passado chegou com uma, que o tirou de combate por mais de seis meses, e teve outra leve após o retorno. Anotou sete gols.

No Brasileirão, que volta a ser o foco diante do Sport, Luis Fabiano todo jogo é assunto. Nem sempre pelos gols (sete), que o fazem vice-artilheiro da competição (veja detalhes no quadro abaixo). Das 13 rodadas, ficou fora de cinco. Duas por lesão e três por suspensão. Neste meio tempo, ainda teve problemas com a torcida e disse que pensou em conversar com a diretoria para deixar o clube.

Desde o início do ano, em 44 compromissos, a maior sequência do camisa 9 foram sete partidas. Por outras duas vezes, chegou a quarto. Ele não consegue se firmar e certa vez revelou que não aguentava mais tantos problemas físicos em seguida. Na quarta-feira, mais uma irritação.

Fabuloso é o reforço mais caro da história do São Paulo. Custou aos cofres do clube R$ 17,5 milhões e chegou com status de grande ídolo. Apesar disso, vive uma história de amor e ódio com a torcida e não consegue se firmar. Todo treinador que é contratado, diz que ele é fundamental. Mas até agora nenhum pôde aproveitá-lo por completo.


Fabuloso no Brasileirão

Botafogo 2 x 4 São Paulo: Gol e amarelo
São Paulo 1 x 0 Bahia: Gol e amarelo
Internacional 1 x 0 São Paulo: amarelo
São Paulo 1 x 0 Santos: suspenso pelo terceiro amarelo
São Paulo 1 x 0 Atlético-MG: gol e vermelho
Portuguesa 1 x 0 São Paulo: suspenso pela expulsão
Cruzeiro 2 x 3 São Paulo: gol e amarelo
São Paulo 3 x 1 Coritiba: suspenso pelo STJD em julgamento por expulsão
Palmeiras 1 x 1 São Paulo: gol
São Paulo 0 x 1 Vasco: irritado, diz que vai conversar com a diretoria para definir seu futuro no clube
Figueirense 0 x 2 São Paulo: lesão na coxa esquerda
Atlético-GO 4 x 3 São Paulo: lesão na coxa esquerda
São Paulo 4 x 1 Flamengo: dois gols e amarelo



Corujão do Esporte recebe o ex-goleiro Zetti e o ator Paulo Betti

zetti são paulo especial (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Zetti fechou o gol do São Paulo nos anos 90
(Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

O Corujão do Esporte dessa semana continua sob o comando do repórter e apresentador Marcelo Courrege. Nos estúdios, ele recebe o ex-goleiro Zetti e o ator Paulo Betti.

Na pauta do programa, a rodada do Campeonato Brasileiro, o começo da Copa Sul-Americana e os resultados da etapa paulista do Circuito Corujão de Corrida de Rua. E também uma matéria inusitada, em que o repórter faz um curso de arbitragem e depois se aventura para apitando as partidas.

Armando Donizetti Quagliatto é mais conhecido da torcida brasileira por seu apelido: Zetti. Paulista de Porto Feliz, o goleiro construiu uma carreira de sucesso defendendo as camisas de Palmeiras, São Paulo e Seleção Brasileira. No tricolor paulista foi onde brilhou mais intensamente conquistando vários títulos como os Paulistas de 91 e 92, o Brasileirão de 91, além do bicampeonato da Libertadores e do Mundial em 92 e 93. Pela Seleção, estava na equipe que conquistou o tetracampeonato em 1994 nos Estados Unidos.

O paulista Paulo Sérgio Betti é um dos mais prestigiados atores brasileiros. Nascido há 59 anos no município paulista de Rafard, Betti além de ator de sucesso com longa carreira na televisão, cinema e nos palcos é também produtor nos três meios. Torcedor do São Bento de Sorocaba e também simpatizante do Fluminense, Betti é um apaixonado por esporte e virá dar sua opinião sobre os diversos assuntos da semana.

O Corujão vai ao ar na madrugada de sexta-feira para sábado, logo após o Programa do Jô.

Relembre convidados de programas anteriores

Paulo Betti - ator - camisa do São Bento Sorocaba (Foto: Rafaela Gonçalves / GLOBOESPORTE.COM)O ator Paulo Betti torce para o São Bento Sorocaba (Foto: Rafaela Gonçalves / GLOBOESPORTE.COM)



Com Ney, Tricolor troca coletivos e cambalhotas por foco na marcação

Sumiram a voz marcante de Emerson Leão, as cambalhotas, os polichinelos e a insistência para que o time atacasse. Agora, no São Paulo, reinam a “mineirice” de Ney Franco, um auxiliar que rouba a cena em muitos treinos e atividades em campo reduzido, cujo principal intuito é a marcação.

Nos resultados, o novo técnico ainda não conseguiu dar à equipe a regularidade esperada. São três vitórias, um empate e duas derrotas. Mas, nos treinos e no dia-a-dia no CT da Barra Funda, as diferenças para o antecessor são marcantes. Se Leão era a grande estrela em campo, com apito na boca, gritos e seus exercícios por vezes inusitados, as atuais atividades surpreendem quem as assiste pela primeira vez. Eder Paixão, auxiliar e amigo de Ney há 14 anos, chega a ser até mais visto e ouvido.

Ney Franco e seu auxiliar Eder Paixão (Foto: Divulgação / Site oficial do são Paulo)Ney Franco e seu auxiliar Eder Paixão analisam a parte tática (Foto: Divulgação / Site oficial do são Paulo)

Na atual metodologia, os setores físico, técnico e tático são bem divididos, algo que não ocorria na Era Leão. Emerson e seu sobrinho, Fernando, centralizavam praticamente tudo. Até mesmo os goleiros, que tradicionalmente trabalham em outro campo, eram supervisionados de perto, o que fez outros profissionais da comissão técnica perderem espaço.

– Divido bem o trabalho. A parte física fica com o Alexandre Lopes e seus auxiliares (Zé Mário Campeiz e Sérgio Rocha). O Eder Paixão trabalha mais a parte técnica, de fundamentos, posse de bola, finalização. E eu fico com a parte tática, de ajustar a equipe em campo, definir como vão jogar, atacar, se defender – explica Ney Franco.

Em seus clubes anteriores, o treinador tinha até um auxiliar a mais. Moacir Pereira só não foi para o São Paulo porque agora é o principal comandante do Daegu, da Coreia do Sul. Assim, mais trabalho para Eder. Nas partidas, ele passou a ficar ao lado do parceiro no banco de reservas e foi quem programou o que deveria ser dito no vestiário, no intervalo do jogo contra o Flamengo, no último domingo. Nos treinos, ele brinca e tenta estimular os jogadores, principalmente quem não tem sido escalado.

– Precisamos ter mais atenção com eles porque o ritmo é menor, então a intensidade dada nos treinos é de um nível diferente. Conversamos muito com a preparação física, temos uma sintonia muito fina e os atletas são inteligentes, já entenderam a proposta - acredita Eder Paixão.

Lucas e Leão no treino do São Paulo (Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)Leão dava uma bola para cada atleta fazer embaixadinhas (Foto: Anderson Rodrigues/Globoesporte.com)

Outra diferença notável é a diminuição dos chamados coletivos, treinos em que titulares e reservas se enfrentam, como uma simulação de um jogo. Com Leão, eles eram frequentes e alvos de críticas veladas. Jogadores e dirigentes reclamavam da sobrecarga a que era submetida a equipe. Nos dois dias que antecederam a semifinal da Copa do Brasil, contra o Coritiba, por exemplo, foram dois coletivos longos.

Ney Franco também abusou da atividade, mas apenas em seus primeiros dias. Ele garante que ela vai reaparecer no semestre, mas só quando houver uma semana inteira entre uma partida e outra.

– Não sou radical. Em alguns momentos vamos usar o coletivo para ajustar, mas depois de 35, 40 minutos, a intensidade cai. Temos que encaixa-lo nas etapas do treinamento –  explicou.

Depois da derrota para o Vasco, no Morumbi, em sua segunda partida à frente do São Paulo, Ney admitiu que a marcação frouxa era o maior problema e passou a intensificar o trabalho para corrigir. Pediu a contratação do volante Paulo Assunção e exigiu que a equipe passasse a apertar a saída de bola no campo de defesa do adversário.

Ney Franco e comissão técnica do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Ney Franco ouve o auxiliar Milton Cruz, membro fixo da comissão técnica  (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

Em sua visão, houve melhora nas vitórias sobre Figueirense, Flamengo e Bahia, e até mesmo na derrota para o Atlético-GO, em que o time sofreu quatro gols no primeiro tempo. Os treinos em campo reduzido, chamados por Eder de “pequenos jogos inteligentes” são bastante usados para evitar que as jogadas estourem nos zagueiros, muito criticados ao longo do ano.

– Taticamente, os atletas estão entendendo melhor. Temos que tentar roubar a bola mais próximos do gol do adversário e já percebemos uma evolução muito grande – enalteceu o novo técnico. 

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Inter de Milão volta ao Brasil para tentar contratar Lucas

Bruno Quaresma e Gabriel Saraceni
Publicada em 02/08/2012 às 19:43
São Paulo (SP)

Depois de oferecer 25 milhões de euros (R$ 62 milhões) por Lucas, a Inter de Milão (ITA) pode chegar a 30 milhões de euros (R$ 74,8 milhões) para tentar levar o meia-atacante. Marco Branca, diretor técnico dos italianos, está de novo no Brasil.

O Manchester United (ING) foi quem fez a melhor oferta, rejeitada pelo Tricolor. Após uma proposta de R$ 82 milhões, subiu para R$ 94 milhões, o que também foi negado. Nova investida, que chegaria a R$ 99 milhões, pode acontecer a qualquer momento, o que convenceria o Tricolor a vender o atleta.

Na Itália, o site Sport Mediaset diz que os italianos chegaram a um acordo para levar Lucas por 30 milhões de euros. Diretoria do Tricolor e o estafe de Lucas negam.

– Eu desconheço essa informação. Estive com o Juvenal ontem (quarta) e hoje (quinta). Só sentamos para negociar com o Manchester, mas os valores não nos agradaram – afirmou João Paulo de Jesus Lopes, vice-presidente de futebol.

A família de Lucas está em Londres (ING), onde acompanha o são-paulino nos Jogos Olímpicos. Não está descartada uma visita em Manchester, até porque o Brasil, que já jogou no Old Traford, pode voltar ao estádio do United na semifinal. O empresário Wagner Ribeiro também está no país.

Quando noticiada a última oferta do Manchester, a reportagem do LANCENET! publicou que a Inter voltaria ao Brasil para fazer nova proposta. No entanto, estavam sem muita esperança após a negativa do Sampa aos valores ingleses.

Desde a última quarta-feira, Lucas ganhou mais 10% dos direitos econômicos. Ate´o fim de julho, tinha 20% e o São Paulo 80%. Agora, está dividido em 30% e 70%. No início da semana, o diretor de futebol Adalberto Baptista afirmou que pode reformular o contrato do garoto (19 anos). Atualmente, ele ganha R$ 130 mil por mês e tem vínculo até o fim de 2015.



Apenas com câimbras, João Filipe garante que enfrenta o Sport

LANCEPRESS!
Publicada em 02/08/2012 às 18:20
São Paulo (SP)

Substituído aos 29 minutos da segunda etapa diante do Bahia por conta de dores na perna esquerda, o zagueiro João Filipe deixou o gramado do Estádio Pituaçu preocupando o torcedor tricolor.

No entanto, durante o desembarque do São Paulo nesta quinta-feira, o defensor declarou que está bem e afastou qualquer possibilidade algo mais sério.

- Estou bem, graças a Deus. No finalzinho senti um pouco de câimbra, o campo estava um pouco pesado. Mas o importante é que conseguimos um resultado positivo fora de casa - disse o defensor.

Perguntado se estará à disposição de Ney Franco para o jogo do próximo domingo, João Filipe garantiu presença na equipe contra o Sport, no Morumbi, às 16h.

- Consigo sim, estou bem. Vou fazer um gelo quando chegar em casa. Ainda bem que não foi nenhum tipo de lesão, foi um pouco de cansaço mesmo - completou o camisa 21.



Veja os resultados desta quinta pela Sul-Americana e mais dois estaduais

02/08/2012 23h45 - Atualizado em 02/08/2012 23h45

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar




Com dois gols de brasileiro, LDU Loja vence o Monagas e fica perto da vaga

A LDU de Loja deixou bem encaminhada a classificação para a segunda fase da Copa Sul-Americana. Na noite desta quinta-feira, no estádio Alexander Botinni, em Maturín, na Venezuela, os equatorianos venceram os anfitriões do Monagas por 2 a 0. Os gols foram marcados pelo brasileiro Fábio Renato, de 32 anos. Ele abriu o placar em cobrança de pênalti, ainda no primeiro tempo, e aproveitou uma bobeada da defesa adversária, roubou a bola e avançou livre para fechar o placar aos 28 minutos do segundo tempo.

A partida de volta será realizada no dia 15 deste mês, no estádio Reina Del Cisne, no Equador. A LDU Loja pode perder até por um gol de diferença que garante a classificação. Para avançar de fase, o Monagas precisa terminar o jogo com a vantagem de dois ou mais gols. Se o placar do primeiro jogo se repetir, mas a favor dos venezuelanos, a disputa será por pênaltis.
 



Denilson treina, não sente dores e deve ser reforço contra o Sport

Denilson São Paulo Denílson (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Denilson, em treino do São Paulo, no CT da Barra
Funda (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

O São Paulo deve ganhar um importante reforço para a partida deste domingo, contra o Sport, no Morumbi, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O volante Denilson, peça fundamental no sistema de marcação do meio-campo, treinou normalmente na tarde desta quinta-feira e não acusou nenhum problema na perna esquerda - ele não enfrentou o Bahia, quarta, em Salvador, pela Copa Sul-Americana.

O treino foi fechado para a imprensa, mas o atleta, no Twitter, revelou que está recuperado e pronto para voltar a jogar.

–  Treinei normalmente hoje e foi tudo tranquilo, graças a Deus – afirmou.

Com a volta de Denilson, quem perderá vaga será Rodrigo Caio, que começou como titular no duelo em Salvador, mas foi substituído por João Schmidt ainda na etapa inicial, já que tinha um cartão amarelo e o técnico Ney Franco ficou com medo de que o garoto recebesse o cartão vermelho e repetisse o que aconteceu na derrota para o Vasco por 1 a 0.

Já o zagueiro João Filipe, que saiu no segundo tempo reclamando de dores na perna, disse no desembarque que não será problema para a partida.

– O campo estava pesado e senti um pouco no segundo tempo. Mas não tem nenhum problema. Vou fazer gelo em casa e sexta-feira estarei pronto para treinar – afirmou o jogador.

Com isso, do grupo que tinha à disposição na quarta-feira, o técnico Ney Franco só não poderá contar com Luis Fabiano, que sofreu uma lesão na coxa esquerda. Willian José será o seu substituto. O time deverá entrar em campo com: Rogério Ceni; João Filipe, Rafael Toloi e Rhodolfo; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson e Cortez; Ademilson e Willian José. 

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Fora do jogo contra o Sport, Luis Fabiano vai fazer exame nesta sexta

O atacante Luis Fabiano só saberá nesta sexta-feira por quanto tempo vai desfalcar a equipe do São Paulo no Campeonato Brasileiro e na Copa Sul-Americana. O camisa 9 sentiu uma fisgada na coxa esquerda no primeiro tempo da partida da última quarta-feira, contra o Bahia, e já iniciou tratamento intensivo no Reffis do CT da Barra Funda. Nesta sexta, ele fará uma ressonância magnética para saber qual a gravidade da lesão que já tira o atleta da partida desta sexta-feira, contra o Sport, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

No desembarque da delegação são-paulina em Cumbica, no início da tarde, o médico José Sanchez ressaltou que a nova contusão não tem nenhuma relação com a contratura que o camisa 9 teve na mesma coxa na derrota para o Vasco, no dia 18 de julho, e que o afastou das partidas contra Figueirense e Atlético-GO. (Assista no vídeo acima)

– Não tem nada a ver. A primeira foi na parte anterior da coxa, agora foi na posterior. Ele mesmo afirmou que nunca havia sentido dor nesse local. Só com o exame é que poderemos saber a gravidade. Faremos isso amanhã (sexta) – afirmou.

Sem Luis Fabiano no final de semana, o técnico Ney Franco dará nova chance a Willian José, que formará dupla na frente com o garoto Ademilson, que vive ótimo momento na equipe. O atacante disputou as últimas quatro partidas do Tricolor e marcou três gols, o último no duelo realizado neste meio de semana, em Salvador.

Clique e veja mais vídeos do São Paulo

Luis Fabiano atacante do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Luis Fabiano é desfalque do São Paulo para duelo com o Sport (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)