domingo, 9 de dezembro de 2012

Tricolor de 92 bate Carrossel em festa esvaziada para Osmar Santos

A torcida de Mogi Mirim não comprou a ideia e a homenagem promovida a Osmar Santos contou com um diminuto público neste sábado. Mesmo com o descaso dos torcedores, o ‘Pai da Matéria’ recebeu os cumprimentos dos presentes e empolgou os ex-jogadores divididos entre o São Paulo campeão do mundo em 1992 e o célebre Carrossel Caipira do Sapão. A festa em si ficou completa ao término da partida, vencida pelo Tricolor por 3 a 0.

O jogo preliminar foi disputado por um time composto por jornalistas esportivos e outro formado por artistas. Os cronistas levaram a melhor e aplicaram uma sonora goleada por 12 a 3. As ausências sentidas no evento foram o cantor Thiaguinho, que alegou uma contusão, e a banda adolescente Restart. Os músicos confundiram a localização do estádio Romildão e viajaram até a cidade de Mogi das Cruzes.

Já a principal atração do dia ficou marcada pelo entrosamento presente entre os ex-jogadores do histórico time são-paulino. Autor dos dois gols que garantiram a vitória por 2 a 1 sobre o Barcelona, no Japão, e o consequente título mundial de 1992, Raí foi ovacionado nas arquibancadas e retribuiu o carinho com um gol no primeiro tempo do confronto.

O ídolo tricolor precisou ir embora durante o intervalo e deixou a entrega de uma placa comemorativa a Osmar Santos sob a responsabilidade de Vadão. O técnico foi o idealizador do Carrossel Caipira do Mogi Mirim e assistiu ao duelo do banco de reservas. A sua presença, contudo, não incentivou os seus antigos comandados, que sofreram mais dois gols de Sidney Lobo e Pavão.

"É muito satisfatório ver esse time em campo novamente. Eu posso dizer que ninguém esperava ser lembrado 20 anos depois. E não é uma homenagem do Mogi Mirim, mas sim do futebol brasileiro. Depois de 20 anos as pessoas ainda comentam sobre os jogadores e comissão técnica. É bom saber que marcamos história no futebol brasileiro", discursou o lisonjeado treinador.

Além de nomes que marcaram época nas duas equipes, o evento deste sábado trouxe a Mogi Mirim ídolos de outros clubes paulistas. Ademir da Guia e Tonhão foram dois ex-jogadores que aceitaram o convite para prestigiar Osmar Santos. Em contrapartida, o presidente do Sapão, Rivaldo, não pôde confirmar presença devido a uma viagem pessoa para a Espanha.



Chulapa aconselha Fabuloso e diz: 'Com a cabeça no lugar, é Seleção'

Serginho Chulapa (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)Chulapa aconselha Fabuloso e pede 'calma' a
atacante (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)

Assim como Serginho Chulapa, Luis Fabiano é um atacante marcado pelo faro de gol apurado e as confusões dentro de campo. Na mais recente delas, no empate sem gols entre São Paulo e Tigre-ARG, no primeiro jogo da decisão da Copa Sul-Americana, o Fabuloso foi expulso ao tentar um chute no zagueiro Donatti e vai desfalcar o Tricolor na partida de volta da decisão, quarta-feira, no Morumbi.

Até pelo histórico de confusões, como a suspensão de quase um ano após agredir um bandeirinha durante o Campeonato Brasileiro de 1977 (que lhe custou uma vaga na Copa do Mundo de 1978, na Argentina), Chulapa mostra preocupação com Luis Fabiano. O ex-jogador e maior goleador do São Paulo em Brasileiros (ao lado do próprio Fabuloso) com 83 gols lembra que os problemas com os quais se envolveu dentro de campo não o levaram a lugar algum, e avalia que o atual camisa 9 do Tricolor, se mantiver a calma, tem condições de ser titular da Seleção.

Com a cabeça no lugar, (Luis Fabiano) é o centroavante da Seleção, na minha opinião"

Serginho Chulapa

- Falei com ele há uns três meses, e disse para ele ter calma. Eu era da mesma forma, e isso só me prejudicou. Com a cabeça no lugar, é o centroavante da Seleção, na minha opinião. Mas é aquele negócio. A gente vê que ele se arrependeu. Não pensou antes de agir, como eu não pensava na minha época - avaliou Chulapa, durante o jogo festivo que organiza anualmente, na praia de Santos.

Serginho Chulapa atuou pelo São Paulo entre 1973 e 1982. No período, fez 401 partidas e marcou 242 gols, estabelecendo-se como o maior artilheiro da história tricolor. Pelo time do Morumbi, sagrou-se campeão paulista em 1975, 1980 e 1981, além de campeão brasileiro em 1977. Depois, ainda defendeu Santos, Corinthians, Marítimo-POR, Portuguesa Santista, São Caetano e Atlético Sorocaba.

Sem Luis Fabiano, o São Paulo decide a Copa Sul-Americana na próxima quarta-feira à noite, no Morumbi. Quatro jogadores disputam a vaga deixada por Fabuloso na equipe: William José, Ademilson, Cícero e até Paulo Henrique Ganso. O técnico Ney Franco ainda não definiu quem irá a campo na final diante do Tigre.

Luis Fabiano, Tigre e São Paulo (Foto: Agência AFP)Luis Fabiano foi expulso contra o Tigre e desfalca Tricolor na decisão de quarta-feira (Foto: Agência AFP)



Para quebrar jejum de títulos, São Paulo aposta no equilíbrio do elenco

Rogério Ceni, Toloi e Lucas São Paulo (Foto: Montagem sobre foto da Vipcomm)Ceni, Toloi e Lucas, ícones do equilíbrio tricolor
(Montagem sobre fotos da Vipcomm)

Equilíbrio. Essa é a palavra que melhor define a equipe do São Paulo que tem uma grande chance de acabar com o incômodo jejum de quatro anos sem títulos na próxima quarta-feira, no duelo contra o Tigre, da Agentina, pela final da Copa Sul-Americana. Para isso, basta uma vitória simples no estádio do Morumbi, local onde o time tem aproveitamento de 85% no ano, com apenas quuatro derrotas.

Depois de um péssimo desempenho em 2011, quando o time foi eliminado na Copa do Brasil e acabou fora da zona de classificação à Libertadores, a diretoria agiu e promoveu profunda reformulação no elenco. A equipe titular hoje possui atletas consagrados, jogadores que deram um salto na carreira com a camisa do Tricolor e peças reveladas nas categorias de base do CT de Cotia, a "menina dos olhos" do presidente Juvenal Juvêncio.

Os consagrados comandam a equipe. Rogério Ceni no gol e Luis Fabiano no ataque são os pilares do time que conseguiu dar a volta por cima após um primeiro semestre cheio de decepções, com as eliminações no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil. Dos que chegaram ao clube e cresceram estão Rhodolfo, Rafael Toloi, Cortez e Osvaldo. Já a base é representada por um trio muito forte, formado por Wellington, Denilson e Lucas.

– Hoje o São Paulo é uma equipe muito compacta, que sabe como deve se comportar independente de sua escalação, campo ou adversário. E, quando isso acontece, facilita o trabalho do treinador – afirmou o técnico Ney Franco.

O treinador, inclusive, diz que essa base montada já facilita e muito o trabalho visando à próxima temporada. O São Paulo terá pouco tempo de preparação antes da primeira decisão de 2013, que será a disputa da Pré-Libertadores.

– Temos um grupo formado que é de muita qualidade. As peças que vão chegar serão para posições específicas. São ajustes que precisamos fazer em virtude do excesso de competições que teremos no ano que vem. Jogaremos o Campeonato Paulista, a Libertadores, o Campeonato Brasileiro e, se ganharmos a Copa Sul-Americana, disputaremos novamente esse torneio, além da Recopa contra o Corinthians. Tenho certeza de que o São Paulo será ainda mais forte em 2013 – disse o comandante são-paulino.

Clique aqui e assista a vídeos do São Paulo



Cortez evolui na marcação e ganha crédito com diretoria do São Paulo

Cortez São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Cortez comemora bom momento no São Paulo
(Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

Um dos reforços contratados para a temporada 2012, o lateral-esquerdo Cortez andou sendo contestado durante o ano, mas deu a volta por cima no São Paulo. Criticado por muitos pela deficiência na marcação, o defensor trabalhou duro e, na reta final do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana, esteve sempre entre os melhores da equipe.

Seguro no combate, foi elogiado pela comissão técnica e por importantes dirigentes do clube que, inclusive, desistiram da ideia de contratar um novo jogador para a posição. Os dirigentes andaram sondando o mercado e analisando nomes como os de Fabrício, do Internacional, e André Santos, do Arsenal, da Inglaterra.

Na partida contra o Tigre, por exemplo, Cortez esteve entre os mais acionados. Os poucos ataques da equipe argentina sempre ocorriam pelo seu setor com o meia-atacante Botta, a maior promessa da equipe de Nestor Gorosito. O lateral não só deu conta do combate, como encarou de frente os rivais e sofreu com a violência. No retorno da delegação para o hotel em Buenos Aires, ele mancava na volta do jantar e tinha um saco de gelo nas mãos para colocar na perna direita.

- Apanhei bastante, levei cusparada. Quando jogam Brasil e Argentina, não importa se vai enfrentar um time grande ou pequeno, a catimba existe e é preciso conviver com isso -afirmou o jogador.

Além da postura do atleta, que reconheceu suas deficiências e trabalhou forte para melhorar, uma pessoa da comissão técnica tem participação direta no crescimento do atleta: o auxiliar técnico e braço direito de Ney Franco, Éder Bastos. Ao final de cada treino, os dois conversavam e faziam treinos específicos de cobertura e marcação. Com tamanha assistência, Cortez entendeu o que vinha fazendo de errado e melhorou muito.

- Eu faço os trabalhos no dia a dia. A comissão técnica me ajuda, Toloi e Rhodolfo também dão muitos conselhos. Estou crescendo defensivamente e ofensivamente - reconheceu o jogador.

Cortez terá a sombra de Carleto na próxima temporada. Reserva de Carlinhos no campeão brasileiro Fluminense, o lateral será avaliado por Ney Franco durante a pré-temporada e Campeonato Paulista. Vale lembrar que ainda existe a opção do garoto Henrique Miranda, que atuou como titular nas partidas contra Ponte Preta e Corinthians e foi elogiado pela comissão técnica.
 
Clique e assista a vídeos do São Paulo



Fabrício vai ao campo com o elenco do São Paulo e é recebido com música: 'O Fabrício voltou'

LANCEPRESS! - 08/12/2012 - 15:18 São Paulo (SP)

Fabricio - São Paulo (Foto: Miguel Schincariol)
Neste sábado, Fabrício fez aquecimento com o elenco pela primeira vez após cirurgia (Foto: Miguel Schincariol)

O volante Fabrício fez, neste sábado, o primeiro trabalho com o elenco do São Paulo desde que passou por uma cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, em junho. Ele fez o aquecimento com o grupo, em um dos campos do CT da Barra Funda, e um leve trabalho físico. Depois, partiu para os exercícios individuais, com o acompanhamento dos preparadores Zé Mário e Sergio Rocha.

Ao chegar ao gramado, Fabrício foi recebido pelo elenco com brincadeiras e músicas. Alguns jogadores cantaram "O, o Fabrício voltou! O Fabrício voltou! o Fabrício voltou...".

Os demais jogadores treinaram com grupo completo pela primeira vez após o retorno da Argentina, onde o São Paulo enfrentou o Tigre, na Bombonera, pelo primeiro jogo da final da Sul-Americana. No campo, fizeram um trabalho de posse de bola em campo reduzido, que durou cerca de uma hora e meia.

Neste domingo, o elenco ganhará folga, e vai retomar os trabalhos na segunda-feira. Na noite de quarta-feira, no Morumbi, o São Paulo faz a decisão da Copa Sul-Americana contra o Tigre. Como o primeiro jogo terminou em 0 a 0, qualquer outro empate no Cícero Pompeu de Toledo leva a final para os pênaltis. Na decisão, não prevalece o gol fora.



Luis Fabiano abdica de folga antecipada, e quer participar de preleção na final contra o Tigre

Guilherme Palenzuela - 08/12/2012 - 14:25 São Paulo (SP)

Tigre x São Paulo - Copa Sul-Americana - Luis Fabiano (Foto: Daniel Garcia/AFP)
Luis Fabiano abriu mão de férias antecipadas, e quer se concentrar com o elenco para a decisão (Foto: Daniel Garcia/AFP)

Luis Fabiano já decidiu que não vai aproveitar a suspensão para o segundo jogo da final da Copa Sul-Americana, entre São Paulo e Tigre, para antecipar as férias. Na última sexta-feira, ele foi ao CT da Barra Funda, mas não participou do treino. Neste sábado, ele descartou a possibilidade, e pediu até para se concentrar e participar da preleção com o elenco.

O camisa 9 são-paulino disse à diretoria que participará dos treinos até quarta-feira, data da decisão do torneio, no Morumbi. Pediu, também, para que possa se concentrar e participar da preleção com o grupo. A diretoria, no entanto, ainda não respondeu se aprova a ideia.

Às pessoas mais próximas no dia a dia do clube, Luis Fabiano tem se mostrado arrependido pelo erro cometido na Bombonera. Na primeira partida, ele foi expulso ao tentar agredir o argentino Donatti, após confusão entre os jogadores.

A possibilidade de antecipar as férias do atacante foi cogitada pela diretoria para que pelo menos o Fabuloso tivesse perto dos 30 dias de férias anuais previstos em lei. Como o São Paulo sairá de férias na quinta-feira, dia 13, e voltará no dia 3 de janeiro, para a pré-temporada antes da Libertadores, que já começará no fim de janeiro, o elenco só terá 20 dias de folga em 2012. A intenção da diretoria é compensar os dias a menos durante a Copa das COnfederações, entre os dias 15 a 30 de junho.



Trabalho tático na segunda-feira vai definir substituto de Fabuloso na final

LANCEPRESS! - 08/12/2012 - 14:55 São Paulo (SP)

Universidad de Chile x São Paulo - Copa Sul-Americana - Gol do Willian José (Foto: Claudio Santana/AFP)
Willian José pode se despedir do São Paulo contra o Tigre (Foto: Claudio Santana/AFP)

Quem vai ocupar a vaga do suspenso Luis Fabiano na decisão da Sul-Americana diante do Tigre (ARG), quarta-feira, às 21h50, no Morumbi? Com três opções para o setor, o técnico Ney Franco vai definir o "vencedor do duelo" apenas na segunda-feira.

- Vou utilizar força máxima neste jogo, exceção apenas do Luis. Com certeza irei escalar um atacante de referência e no elenco temos três jogadores que podem exercer essa função: Ademilson, Willian (José) e Cícero. Na segunda-feira, temos um trabalho tático e vamos definir isso - declarou o treinador, em entrevista ao site oficial do clube.

Willian José, artilheiro do time na Sul-Americana, com três gols, e principal nome para substituir Fabuloso, vive a expectativa de realizar a sua última partida pelo Tricolor. O jogador já está apalavrado com o Santos para 2013.

Cícero, que também pode dar adeus ao São Paulo na partida diante dos hermanos, está emprestado pela Tombense (MG), e tem contrato até julho de 2013. No entanto, ele vai romper o contrato neste fim de ano para negociar com outro clube. Cruzeiro e Santos estão de olho no meia.



De saída, Cícero e Willian José brigam pela vaga do Fabuloso

Bruno Quaresma - 07/12/2012 - 10:00 São Paulo (SP)

Willian José - São Paulo (Foto: Miguel Schincariol)
Na última ausência de Luis Fabiano, Willian jogou e fez dois gols (Foto: Miguel Schincariol)

Diretoria, comissão técnica e torcida do São Paulo não têm dúvida: o time perde muito sem poder contar com Luis Fabiano. Na Sul-Americana, porém, o camisa 9 não foi decisivo. Ele participou de cinco dos nove jogos no torneio, e só marcou um gol. E os candidatos para a vaga do Fabuloso, suspenso para a decisão na quarta, já sabem que não ficarão no Morumbi em 2013. Chance para Willian José ou Cícero se despedir com um título inédito.

Cícero e Willian José brigam pela vaga, e não ficarão no São Paulo. O primeiro foi o escolhido por Ney Franco para entrar no decorrer do jogo contra o Tigre, na Bombonera. Cícero está emprestado ao São Paulo pela Tombense, e tem contrato até julho de 2013. No entanto, vai romper o contrato neste fim de ano para negociar com outro clube. Cruzeiro e Santos estão de olho no meia.

O destino de Willian José para 2013 está selado, e é o mesmo Santos. Ele também está emprestado ao São Paulo, e tem vínculo no Deportivo Maldonado (URU). Como o Tricolor não exerceu o direito de compra pelo atleta, ele já acertou a negociação com o Peixe para o ano que vem.

Apesar de não ter ficado nem no banco de reservas no primeiro jogo contra o Tigre, anteontem, Willian José briga lado a lado com Cícero pela vaga de Luis Fabiano para a decisão, no Morumbi. É reserva, mas é o artilheiro do clube na Sul-Americana, com três gols marcados. Na memória recente do torcedor, a excelente atuação contra a Universidad de Chile, fora de casa, na qual o jovem marcou dois gols – na ocasião, Luis Fabiano havia sido poupado para os jogos da reta final do Brasileirão.

Como após a partida, já imaginando o desfalque de Luis Fabiano, o técnico Ney Franco adiantou que não abdicaria de ter um centroavante como referência, é improvável que o jovem Ademilson ganhe chances entre os 11. A hipótese de escalar Paulo Henrique Ganso no meio, e mudar o esquema, está descartada.

A negociação de Willian José com o Santos já está acertada. Cícero, no entanto, ainda não tem a saída confirmada. Na próxima quarta-feira, no Morumbi, ele pode fazer sua última partida pelo São Paulo Gol do título vale a permanência em 2013?

Luis Fabiano na Copa Sul-Americana

São Paulo x Bahia
No primeiro confronto, que aconteceu em Salvador, ficou 40 minutos em campo e saiu sentindo a coxa esquerda. No duelo de volta, no Morumbi, não jogou. Willian José marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre os baianos.

São Paulo x LDU de Loja
Contra os equatorianos, Fabuloso não jogou nenhuma das duas partidas. No primeiro duelo, no Equador, foi poupado com dores na coxa esquerda. Empate em 1 a 1. Na volta, no Morumbi, não jogou em razão de dores no músculo adutor da coxa esquerda.

São Paulo x La U
Diante da Universidad de Chile, Luis Fabiano voltaria a desfalcar o Tricolor. No primeiro encontro, no Chile, não jogou por incômodos musculares e foi substituído por Willian José, que marcou os dois gols da vitória por 2 a 0. Na volta, no Pacaembu, esteve em campo e anotou um gol de cobertura na vitória por 5 a 0 – seu único no torneio.

São Paulo x Católica
Foi a única fase em que o camisa 9 participou dos dois confrontos, tanto no Chile (ida), como no Morumbi (volta). Em ambos, passou em branco.