terça-feira, 23 de outubro de 2012

Elenco treina pênaltis no CT, e Rogério Ceni vira batedor oficial

Rogério Ceni, do São Paulo, treina pênalti no Morumbi (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Ceni será novamente o cobrador oficial de pênaltis
do São Paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

Com os dois pênaltis perdidos por Luis Fabiano nas partidas contra Atlético-GO e Flamengo, o assunto tomou conta do noticiário do São Paulo nos últimos dias. A partir de agora, o batedor oficial do Tricolor será novamente Rogério Ceni. Nesta sexta-feira, todos atletas treinaram o fundamento nas atividades comandadas por Ney Franco no CT da Barra Funda. O motivo não foi os seguidos erros de Fabuloso, e sim o confronto contra o LDU de Loja, do Equador, nesta quarta-feira, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Em caso de novo empate em 1 a 1, a vaga para a próxima fase será decidida nas penalidades.

Quando os jornalistas tiveram acesso ao treino, apenas três jogadores ainda continuavam batendo: Rogério Ceni, Lucas e Denilson. Os dois primeiros tiveram 100% de aproveitamento. O goleiro chutou quatro vezes e marcou quatro gols. O meia-atacante teve êxito total em seis tentativas. Já o volante teve índice de 50%, com dois erros e dois acertos.

Durante a entrevista coletiva, Denilson revelou que no treino sem os jornalistas os atletas foram divididos em quatro grupos, e que venceu o que era formado por ele, Cortez, Rhodolfo, Ademilson e um quinto atleta que o volante não soube informar. O de pior rendimento teve Jadson, Lucas, Rafael Toloi, Wellington e Paulo Miranda.

Questionado se estaria pronto para bater após os erros de Luis Fabiano, Denilson se colocou à disposição da comissão técnica e da equipe.

– Claro. Bato pênalti, jogo de goleiro, faço o que for preciso para que o time alcance a classificação. Estou aqui para ajudar. Mas, sinceramente, espero que a decisão não vá para os pênaltis porque o coração pode não aguentar – afirmou o meio-campista.

Clique e veja mais vídeos do São Paulo



Ney Franco relaciona 19 jogadores para 'decisão' contra LDU de Loja

Ney Franco durante o jogo deste domingo, contra o Coritiba (Foto: Rubens Chii / Site oficial do SPFC)Ney Franco não conta com Luis Fabiano nesta
quarta  (Foto: Rubens Chii / Site oficial do SPFC)

Sem poder contar com o artilheiro Luis Fabiano, vetado pelo departamento médico por causa de um desconforto na coxa esquerda, o técnico do São Paulo, Ney Franco, relacionou 19 atletas para a partida desta quarta-feira, contra a LDU de Loja, do Equador, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Um jogador será cortado do banco de reservas momentos antes da partida que terá início ás 22h.

Além do Fabuloso, o comandante são-paulino não poderá contar com outros três jogadores: Cañete (aprimora a forma física após se recuperar de grave lesão no joelho direito), Fabrício (operou o joelho esquerdo e só retorna ao time em 2013), além de Paulo Henrique Ganso (recupera-se de um estiramento na coxa esquerda).

Veja abaixo a lista dos relacionados
Goleiros: Rogério Ceni e Denis;
Laterais: Douglas e Cortez;
Zagueiros: Rafael Toloi, Rhodolfo, Paulo Miranda e Edson Silva;
Meio-campistas: Denilson, Wellington, Jadson, Maicon, Cícero, Casemiro e Paulo Assunção; e
Atacantes: Lucas, Osvaldo, Ademilson e Willian José.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Lucas festeja absolvição de Fabuloso e minimiza críticas contra arbitragem

Lucas Inauguração quadra Neymar (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Lucas participa de evento de Neymar
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A absolvição de Luis Fabiano, denunciado por suposta simulação de agressão em lance com o zagueiro Henrique, do Palmeiras, causou alívio geral no São Paulo. Vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 15 gols, o atacante está liberado para enfrentar o Sport, no próximo sábado, na Ilha do Retiro. O fato deixou o parceiro Lucas satisfeito, embora o camisa 7 não engula sequer que Fabuloso tenha sido julgado por isso.

O jogador defende que o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) analise casos pela televisão e leve os atletas a julgamento, mas pede que não haja exageros.

- Em certos casos são desnecessários. Tanto que esse não deu em nada. Às vezes há coisas que devem ser julgadas mesmo, mas é preciso analisar com cautela. Mas foi um alívio grande, o Luis é nosso artilheiro e faz uma falta tremenda. Ele vai nos ajudar bastante  - disse.

Com a presença do goleador garantida no tribunal, agora o departamento médico e o técnico Ney Franco é quem vão decidir se ele vai enfrentar o Sport. Luis Fabiano deixou o gramado no último domingo com um incômodo na coxa esquerda, no intervalo do jogo contra o Flamengo, e foi vetado para o duelo contra a LDU de Loja, nesta quarta, pela Copa Sul-Americana. O exame do atacante não constatou lesão, mas ele será reavaliado pela comissão técnica para saber se pode viajar para encarar o Sport.

Se por um lado Lucas criticou o excesso de rigor nas denúncias do STJD, por outro defendeu os árbitros, que também têm sido vítimas de frequentes críticas no Campeonato Brasileiro. Para ele, os erros sempre vão existir e até deixam o campeonato mais "gostoso".

- A cada ano fica mais polêmico porque está tudo muito disputado, mas algumas pessoas aumentam muito as coisas. Temos é que jogar futebol - disparou após participar da inauguração do complexo de quadras de futebol do amigo Neymar, na noite desta segunda-feira, em São Paulo.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Com cinco opções para a vaga de Luis Fabiano, Ney Franco fecha treino

Ney Franco no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Ney tem cinco opções para vaga de Fabuloso
(Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

O técnico do São Paulo, Ney Franco, resolveu adotar o mistério na véspera da partida desta quarta-feira, contra a LDU de Loja, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Sem poder contar com seu principal atacante, Luis Fabiano, vetado por causa de um desconforto na coxa esquerda, o treinador trabalhou sem a presença dos jornalistas por uma hora e meia para encontrar uma nova formação.

Ney Franco tem cinco opções para o lugar do Fabuloso, artilheiro da equipe no ano, com 28 gols em 36 jogos. No elenco, o substituto natural é Willian José. No entanto, ele não vive boa fase técnica e tem sido criticado pela torcida nas últimas partidas. Ademilson, revelado na base de Cotia, é outro candidato, mas, nos dois duelos recentes pelo Brasileiro, sequer ficou no banco de reservas. Cícero, que é meia de origem, já atuou mais adiantado e teve bom desempenho, com três gols marcados.

Outras duas alternativas mudariam a forma da equipe jogar. Se quiser atuar sem referência ofensiva, como fez no início do segundo tempo do jogo contra o Flamengo, no último domingo, Ney pode utilizar Douglas ou Maicon na vaga de Luis Fabiano. Com o primeiro, seria mantida a velocidade, ao lado de Lucas e Osvaldo. Com o segundo, o time ganharia em posse de bola, pois o time espera uma forte retranca da equipe equatoriana.

Quando os jornalistas tiveram acesso ao CT da Barra Funda, o trabalho tático e o treino de cobranças de pênaltis já tinham terminado. Alguns jogadores não estavam mais no gramado e outros brincavam no centro do campo.

Vale lembrar que, por ter empatado fora de casa por 1 a 1 com a LDU, o São Paulo tem dois resultados que lhe garantem a classificação: vitória por qualquer placar e empate sem gols. Caso o placar do primeiro jogo se repita, o time que avança será conhecido nos pênaltis. Para os equatorianos, só valem a vitória e o empate por dois ou mais gols. Quem se garantir nas quartas de final do torneio continental, terá Universidad de Chile ou Emelec pela frente. 

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Ceni pede reação rápida para não atrapalhar o 'fator psicológico'

Rogerio ceni são paulo treino (Foto: Luis Pires / VipComm)Rogerio diz que não é hora de priorizar competições
(Foto: Luis Pires / VipComm)

A derrota por 1 a 0 para o Flamengo interrompeu uma sequência de oito partidas invictas do São Paulo em 2012 (sete no Brasileirão e uma na Copa Sul-Americana). E o que preocupa o goleiro Rogério Ceni é o fator psicológico. O camisa 1 espera que o time possa vencer a LDU de Loja, quarta-feira, pelo torneio continental, para recuperar a confiança na briga contra o Vasco, adversário direto na vaga pelo G-4 do campeonato nacional. Apesar do tropeço diante do Fla, o Tricolor seguirá em quarto lugar, com 55 pontos, mesmo que o time da Colina, que tem 50, vença o Internacional, quarta-feira, em São Januário.

- Perdemos um pouco de confiança com a derrota, espero que possamos recuperá-la na quarta-feira. A luta pela Libertadores estava aberta quando nós tínhamos cinco pontos de vantagem. O Vasco vai jogar na quarta e pode diminuir a desvantagem para dois. Essa briga continuará até o final do campeonato, não tem nada que mostre o contrário. Por isso, temos de nos concentrar na LDU e depois no Sport, que será um outro adversário muito duro - afirmou.

Ceni diz que Ney Franco está certo ao não priorizar nenhuma competição, mesmo sabendo que essa opção acaba desgastando mais os jogadores.

- Não temos condições de priorizar nada. Sei que contra o Sport o Jadson não joga porque tomou o terceiro cartão amarelo. Não adianta deixar a Sul-Americana de lado porque só saberemos em dezembro se teremos vaga no G-4 - explicou o capitão são-paulino.

No jogo contra o Flamengo, Rogério sentiu um incômodo no ombro direito, operado no início do ano, ao disputar uma bola no alto no início da partida. No entanto, o capitão não preocupa para o jogo de quarta-feira. Desde que retornou após se recuperar de lesão no local, o goleiro disputou 23 partidas.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Ainda com dores, Luis Fabiano está fora do duelo com a LDU de Loja

Está confirmado: Luis Fabiano está fora da partida contra a LDU de Loja, nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília), pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com dores na coxa esquerda desde a derrota por 1 a 0 diante do Flamengo, o atacante do São Paulo foi reavaliado na manhã desta terça, só que o incômodo no local persiste. Por isso, o Fabuloso será desfalque contra o time do Equador.

O exame do jogador, realizado na última segunda, não apontou qualquer lesão. Ele está apenas com uma fadiga muscular, considerada pelo departamento médico como normal para o fim da temporada.

Luis Fabiano; São Paulo (Foto: Divulgação/Site Oficial do São Paulo)Luis Fabiano não se livra das dores na coxa e desfalca o Tricolor (Foto: Divulgação/Site Oficial do São Paulo)

Luis Fabiano agora fará tratamento no Reffis e será avaliado mais uma vez durante a semana para saber se ele terá condições de jogo diante do Sport, no sábado, às 18h30m, na Ilha do Retiro, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. A tendência é que o período de trabalhos de fortalecimento muscular permita ao atacante integrar a delegação tricolor em Recife.

Luis Fabiano é o único problema de Ney Franco para o duelo desta quarta-feira. Após a partida no Engenhão, o treinador já avisou que escalará o que tiver de melhor à disposição. Para a vaga do Fabuloso, são duas opções: Ademilson e Cícero. Willian José, que seria uma alternativa, não vive boa fase técnica e enfrenta muita rejeição da torcida, principalmente nos jogos que são realizados no Morumbi. Nas últimas duas partidas no Cícero Pompeu de Toledo, o atacante não foi relacionado contra o Figueirense e ficou no banco diante do Atlético-GO.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Luis Fabiano é absolvido por unanimidade de simulação pelo STJD

LANCEPRESS! - 22/10/2012 - 19:26 São Paulo (SP)

HOME Luis Fabiano - São Paulo (Foto: Luiz Pires/Vipcomm)
Luis Fabiano não sofre nenhuma punição do STJD (Foto: Luiz Pires/Vipcomm)

O atacante Luis Fabiano foi absolvido, por unanimidade, pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no início da noite desta segunda-feira, por conta de simulação no último Choque-Rei. Caso fosse punido, poderia pegar de um a seis jogos de suspensão. O artilheiro, contudo, segue como dúvida para os próximos jogos. Os médicos apontaram uma fadiga no músculo adutor da coxa esquerda e o jogador será reavaliado nesta terça-feira, para saber se está apto a encarar a LDU de Loja (ECU), pela Sul-Americana.

Luis Fabiano foi indiciado por ter simulado uma bolada no rosto no último Choque-Rei, disputado no dia 6 de outubro. Na ocasião, aos 19 minutos do segundo tempo, o zagueiro Henrique chutou a bola em direção de Fabuloso, com o jogo já parado e o atacante no chão. Contudo, a bolada bateu em sua barriga e não no rosto, como foi a reação imediata do atleta.

Com base em vídeo, a Procuradoria do STJD analisou que o atacante 'simulou de forma escancarada ter sido atingido no rosto pela bola chutada'. Pelo ato, Luis Fabiano foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por 'assumir conduta contrária à ética desportiva'. A pena, nestes casos, varia de um a seis jogos.

O advogado contratado pelo clube, Theotônio Chermont, evidenciou o caso, alegando que não houve simulação pelo fato de o atacante colocar a mão no rosto após a bolada na barriga.

- Primeiramente, deve-se retirar qualquer possibilidade de simulação. O lance foi muito claro. O atleta tomou um calço e logo a seguir o adversário deu uma bomba, e ele foi atingido na região na barriga. Se ele colocou a mão na cara, no braço, no peito, não faz a diferença. O adversário atingiu e foi punido com o amarelo. O atleta se encolheu e colocou a mão no rosto, o que não quer dizer que ele foi atingido no rosto - declarou Chermont.

Nesta segunda-feira, o atacante fez fisioterapia no CT da Bara Funda e, por isso, não compareceu ao julgamento. No último jogo, diante do Flamengo, ele foi substituído no intervalo alegando incômodos na coxa esquerda. Os médicos não apontaram lesão, apenas fadiga no local e ele vai ser reavaliado nesta terça-feira para saber se tem condições de jogo contra a LDU de Loja (ECU), na quarta, no Morumbi, às 22h, pela Copa Sul-Americana.

GANDULA ADVERTIDO

O gandula Lucas Bento Felix, expulso pelo árbitro Paulo César Oliveira no Choque-Rei, somente foi advertido. Segundo STJD, Lucas 'escondeu a bola que estava fora do campo de jogo, ao lado da meta, se negando a devolvê-la'. Já o São Paulo foi multado em R$ 1 mil, por conta do ato do gandula.



Exame não aponta lesão, e Fabuloso será reavaliado nesta terça para jogo da Sul-Americana

LANCEPRESS! - 22/10/2012 - 16:57 São Paulo (SP)

Luis Fabiano - (Foto: Paulo Sérgio)
Fabuloso tem apenas uma fadiga muscular mas ainda é dúvida para jogo desta quarta-feira (Foto: Paulo Sérgio)

O atacante Luis Fabiano, que saiu no intervalo do jogo do último domingo, diante do Flamengo, por causa de incômodos na coxa esquerda, fez fisioterapia no início da tarde desta segunda-feira, no CT da Barra Funda. O atleta será reavaliado nesta terça-feira.

Fabuloso fez exame e foi constatado que ele não tem lesão. Segundo os médicos do clube, ele está com uma fadiga no local e será reavaliado nesta terça-feira. Na opinião do atacante Osvaldo, o camisa 9 deve ser preservado para a partida de sábado, diante do Sport, na Ilha do Retiro.

- Luis não deve ir. Deve segurar para o jogo de sábado - declarou Osvaldo.

O elenco tricolor volta a treinar nesta terça-feira pela manhã, em preparação para o jogo da Sul-Americana, diante da LDU de Loja (ECU), no Morumbi, nesta quarta-feira, às 22h.



Mesmo após tropeço no Rio, Ney Franco ainda acredita em G2

LANCEPRESS! - 22/10/2012 - 11:00 São Paulo (SP)

HOME Ney Franco - São Paulo (Foto: Tom Dib)
Ney Franco lamentou a derrota no Rio mas ainda acredita em alcançar o G2 (Foto: Tom Dib)

O São Paulo poderia ter deixado o gramado do Engenhão, neste domingo, a apenas um ponto do terceiro colocado Grêmio. No entanto, o solitário gol marcado pelo flamenguista Marcos González deixou o clube do Morumbi mais distante do tricolor gaúcho. Além disso, o vice-líder Atlético-MG também venceu e aumentou a diferença em relação ao Sampa para oito pontos.

Contudo, mesmo com o tropeço diante do Flamengo, o técnico são-paulino Ney Franco ainda acredita que a equipe possa alcançar seu objetivo nesta reta final de Brasileirão.

- Acho que podemos buscar a segunda colocação ainda. Estivemos em situação complicada (no campeonato) e agora abrimos cinco pontos em relação ao quinto colocado. Esperamos na próxima rodada ter competência para vencer nosso jogo. O que o São Paulo quer é uma classificação para a Libertadores - disse o treinador, em entrevista coletiva.

E apesar da derrota no Rio de Janeiro, o Tricolor ainda permanece em quarto colocado, já que o Vasco, que joga nesta quarta, está a cinco pontos de diferença e não tem possibilidade de entrar para o G4 ainda nesta rodada.

- Perdemos três pontos em um momento em que vínhamos muito bem, com possibilidade real de se aproximar do terceiro colocado. Independentemente do que aconteça, fechamos a rodada dentro do G4. Temos que passar a borracha no que aconteceu aqui. tivemos vários problemas para esse jogo - completou.



Técnico são-paulino quer Tricolor com força máxima na Sul-Americana

LANCEPRESS! - 22/10/2012 - 12:30 São Paulo (SP)

Confira as imagens da vitória do Flamengo sobre o São Paulo - (Foto: Cleber Mendes)
Ney Franco quer Tricolor com força máxima para encarar a LDU de Loja (ECU) (Foto: Cleber Mendes)

Após o tropeço diante do Flamengo no Rio de Janeiro, o São Paulo redireciona o foco para a Copa Sul-Americana. Nesta quarta-feira, o Tricolor encara a LDU de Loja (ECU), no Morumbi, pelo jogo de volta das oitavas de final - a partida de ida foi 1 a 1.

Mesmo sem saber se poderá contar com Luis Fabiano, o técnico Ney Franco pretende ir com força máxima para encarar os equatorianos e definir a classificação à próxima fase. A Universidad de Chile, campeã da competição no ano passado, já aguarda um dos dois times nas quartas de final.

- Na quarta-feira temos de definir a classifcação. Competição mata-mata não tem tempo de recuperação. E logicamente que não vamos colocar em campo nenhum jogador que não tenha condições, não vamos correr risco. A situação é essa, definir classificação, e isso passa por usar o melhor do nosso elenco - disse o treinador, neste domingo, em entrevista coletiva.

Na última sexta-feira, pela 15ª rodada do Campeonato Equatoriano, a LDU de Loja (ECU) empatou em 2 a 2, fora de casa, com a LDU de Quito. Os dois gols da equipe lojana foram anotados pelo atacante brasileiro Fabio Renato.



Em 2012, aproveitamento de Luis Fabiano nos pênaltis é inferior a 50%

Bruno Rodrigues - 22/10/2012 - 14:18 São Paulo (SP)

HOME Luis Fabiano - São Paulo (Foto: Luiz Pires/Vipcomm)
Neste ano, Luis Fabiano cobrou sete pênaltis e fez apenas três (Foto: Luiz Pires/Vipcomm)

Que Luis Fabiano é artilheiro, ninguém discute. Só em 2012, já são 28 gols com a camisa do São Paulo. Porém, apesar da intimidade com as redes, o camisa 9 são-paulino tem deixado a desejar nas cobranças de pênalti.

Só nesta temporada, Fabuloso cobrou sete penalidades. No entanto, o atacante converteu apenas três, configurando um baixo aproveitamento de 43%.

Desde que voltou ao Tricolor, no ano passado, Luis Fabiano tem batido a maioria dos pênaltis sofridos pela equipe. Contudo, após o erro diante do Flamengo, neste domingo, o centroavante declarou que, por enquanto, pretende não arriscar mais cobranças.

Pênaltis batidos por Fabuloso no ano:

Convertidos
- São Paulo 3 x 2 Santos - Paulistão
- Bahia de Feira (BA) 2 x 5 São Paulo - Copa do Brasil (2 pênaltis)

Perdidos
- São Paulo 4 x 1 Bragantino - Paulistão
- Cruzeiro 2 x 3 São Paulo - Brasileirão
- São Paulo 2 x 0 Atlético-GO - Brasileirão
- Flamengo 1 x 0 São Paulo - Brasileirão



Wellington apoia Fabuloso como batedor de pênaltis, mas Osvaldo 'elege' Ceni

LANCEPRESS! - 22/10/2012 - 17:56 São Paulo (SP)

O elenco do São Paulo se reapresentou na tarde desta segunda-feira, após a derrota por 1 a 0 para o Flamengo, no Engenhão, no CT da Barra Funda. Enquanto os titulares faziam a habitual atividade regenerativa, os jogadores que não atuaram os 90 minutos foram ao campo. Em meio aos dois pênaltis perdidos por Luis Fabiano nos dois últimos jogos, o volante Wellington enalteceu o camisa 9 do time e o apoiou.

- Falar do Luis é fácil, é um goleador, fazedor de gols e um ídolo para mim. Ele ficou um pouco chateado, mas ele vai reverter isso com trabalho e se dedicando ainda mais aos treinos. Tenho certeza de que se tiver outro pênalti, ele pega a bola, bate e faz - declarou o camisa 5, em entrevista coletiva.

O atacante Osvaldo analisou o abalo emocional depois das duas cobranças desperdiçadas e 'elegeu' Rogério Ceni para o posto de batedor de pênaltis oficial.

- Ele acabou perdendo dois pênaltis seguidos, e o psicológico fica um pouco comprometido. Nunca fui cobrador, é difícil perder dois (pênaltis) seguidos, mas acho que o Rogério deve ser o cobrador, ele é que vinha batendo direto. Mas acho que no lance foi mais mérito foi do Felipe. Essa sequência acontece, é coisa do futebol - completou.

Com uma fadiga no músculo adutor da coxa esquerda, Luis Fabiano será reavaliado nesta terça-feira para saber se tem condições de jogo para a partida da Sul-Americana, contra a LDU de Loja (ECU), no Morumbi, às 22h, nesta quarta-feira.