terça-feira, 27 de novembro de 2012

Para chegar à final, Lucas quer se valer de violência da Católica

Já preparando sua despedida do São Paulo, o atacante Lucas tem como grande sonho conquistar um título com o clube que o formou antes de embarcar para França, onde atuará no Paris Saint-Germain, a partir de janeiro. Para conseguir o feito, a Copa Sul-americana é a chance do camisa 7, torneio no qual o Tricolor disputa sua vaga na final, nesta quarta-feira, no Morumbi, contra a Universidad Católica, do Chile.

Na última semana, em Santiago, o time de Ney Franco enfrentou o rival e ficou no empate por 1 a 1. A partida ficou marcada para Lucas por conta da violência do clube chileno, algo que agora o atleta da Seleção Brasileira tentará usar em seu favor no jogo marcado para as 21h50 (de Brasília), diante de sua torcida.

"Uma forma de escapar é me movimentando bastante. Fazia tempo que eu não apanhava tanto, mas no outro dia já estava inteiro, preparado. A gente pode usar isso a nosso favor, para cavar uma falta próxima da área, um pênalti, ou conseguir uma expulsão", explicou o jogador, que tem no time o goleiro Rogério Ceni como um perigoso cobrador de faltas.

Já classificado para a Libertadores do ano que vem por conta da campanha no Campeonato Brasileiro, o Tricolor vê na Sul-americana a possibilidade de voltar a ser campeão, depois de quatro anos. Após a primeira partida na semifinal, o time de Ney Franco consegue avançar para a decisão com um simples empate sem gols.

Com a espera de um público em torno de 60 mil pessoas neste jogo, o camisa 7 admitiu que a equipe paulista entrará em campo com a responsabilidade de garantir sua classificação. "O São Paulo é um dos favoritos, a partida será muito complicada, muito disputada, o juiz deixa jogo correr bastante. Favoritismo não entra em campo, mas temos capacidade para chegar à final", completou.



São Paulo fecha parte de última atividade, e treina penalidades

O técnico Ney Franco fechou a primeira parte do treinamento são-paulino, realizado na manhã desta terça-feira, no CT da Barra Funda. Rhodolfo, poupado na atividade do dia anterior, atuou normalmente e estará em campo nesta quarta diante da Universidad Católica, do Chile, em jogo que o Tricolor tenta garantir sua classificação para a final da Copa Sul-americana.

Embora o trabalho tenha sido iniciado às 9 horas (de Brasília), a imprensa teve acesso liberado ao local apenas uma hora e 15 minutos depois. Neste momento, os jogadores já treinavam penalidades, uma possibilidade, caso o jogo no Morumbi termine com o mesmo 1 a 1 do confronto ocorrido no Chile.

Caso o técnico Ney Franco não tenha surpresas até o jogo da semifinal, o São Paulo deve atuar com: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Wellington, Denilson e Jadson; Lucas, Luis Fabiano e Osvaldo. A equipe é igual àquela que jogou em Santiago contra a Católica e trouxe para o Brasil e possibilidade se classificar à final com apenas um 0 a 0.

A diretoria do São Paulo disponibilizou pouco mais de 62 mil ingressos para a partida das 21h50 (de Brasília) desta quarta, e com mais de 45 mil entradas vendidas, a expectativa é de que a casa tricolor esteja cheia. Se confirmar a vantagem, o time paulista enfrenta na final da Copa Sul-americana ou Millonarios, da Colômbia, ou Tigre, da Argentina. A competição continental é a chance do clube não encerrar o ano como único dos quatro grandes do Estado que não levantou uma taça na temporada.



São Paulo conta com paciência da torcida e bom rendimento da defesa

Os jogadores do São Paulo já decoraram a receita do sucesso diante da Universidad Católica, na noite de quarta-feira, no Morumbi lotado. Querem ter paciência para marcar gols - e contam com o mesmo comportamento por parte da torcida - e apegam-se à consistência da defesa que ainda não foi vazada em casa na Copa Sul-americana para evitá-los.

"Será um jogo estudado. Devemos ser pacientes para encaixar o nosso futebol e chegar ao gol. A torcida também deve ter paciência. A gente precisará disso para conseguir o resultado", comentou o algumas vezes contestado Jadson, responsável pela armação das jogadas ofensivas de seu time.

No jogo de ida da semifinal, o São Paulo alcançou um empate por 1 a 1 com a Universidad Católica. Se não sofrer gols no Morumbi, portanto, estará classificado para a decisão continental. "Estamos bem nesse quesito", sorriu o zagueiro Rafael Toloi. "Mas a defesa não tem enfrentado problemas porque toda a equipe está ajudando na marcação", ressalvou.Apesar do bom momento, o técnico Ney Franco alerta bastante os seus comandados sobre os perigos que o time chileno poderá oferecer. "Eles virão para cá com o pensamento de encaixar uma bola, marcar o gol e nos complicar. É importante ter atenção", concordou Toloi.

Por sua vez, Jadson já se preparou par ao pior. "Vamos estar prontos para enfrentar todas as situações. Sair perdendo é uma delas. Se acontecer, deveremos jogar com inteligência para reverter", pregou.

O meia só não conta com um novo empate por 1 a 1, que levaria a decisão da vaga na final da Sul-americana para a disputa por pênaltis. "A gente não está esperando isso. Mas, se for o caso, estarei à disposição para bater uma penalidade. Sou bem tranquilo para isso", avisou Jadson.



Toloi cita frustração de 2010 para valorizar título da Sul americana

O zagueiro Rafael Toloi tem uma motivação a mais para buscar o título da Copa Sul-americana com o São Paulo. Vice-campeão do torneio pelo Goiás em 2010, quando perdeu a decisão para o argentino Independiente, o jogador espera finalmente resolver aquela frustração do passado.

"A Sul-americana é um desafio muito importante, digam o que for. Para mim, então... Disputei o título em 2010 e, infelizmente, perdi a final. Farei o máximo possível para conquistar o troféu agora", comentou Toloi.

O zagueiro ainda valorizou a conquista de um título em um ano em que todos os rivais do São Paulo no Estado já foram campeões. "Entre nós, estamos comentando que a Sul-americana é uma competição fundamental. Todos nós queremos ganhar. Estamos bem focados no nosso objetivo", disse.O próximo compromisso do São Paulo no torneio continental será contra a chilena Universidad Católica, na noite de quarta-feira, no Morumbi. A equipe brasileira alcançou um empate por 1 a 1 no jogo de ida e agora confirmará classificação para a final se não sofrer gols em casa.

"O nosso time tem jogado bem. Se continuarmos com o bom futebol, com certeza conseguiremos a classificação", confiou Rafael Toloi.



Raí lança livro em comemoração aos 20 anos do título Mundial

O São Paulo completa no dia 13 de dezembro 20 anos da conquista de seu primeiro Mundial Interclubes. Para não deixar a data passar sem festa, o ex-meia Raí lançou nesta segunda-feira o livro "1992 - O mundo em três cores", contando os bastidores e os momentos de superação daquela equipe.

Em parceria com o jornalista André Plihal, Raí explica que as histórias podem até servir como exemplos para o atual elenco são-paulino e também para profissionais de outras áreas.

"Depois de 20 anos, temos agora a ideia da importância histórica do evento para o São Paulo e o futebol brasileiro, além de minha parte pessoal. Estávamos em uma fase em que tudo dava certo, foi um time campeão, que marcou época. Vou dar um livro para cada jogador do elenco, acho que eles precisam ler. Pode servir de exemplo também para quem precisa administrar crises", afirmou o ex-jogador.

Raí e Plihal começaram a trabalhar em projetos diferentes sobre o Mundial de 1992, mas, há dois meses, decidiram se juntar e lançar um livro só, que tem como ápice a vitória por 2 a 1 sobre o Barcelona, mas sem deixar de citar os momentos de tensão enfrentados durante a temporada, até mesmo na convivência do elenco com o técnico Telê Santana.

"Contamos várias histórias. Estávamos no início de uma crise e começamos a fazer churrascos só entre os jogadores. O pessoal estava discordando do Telê e armamos em um tabuleiro (a escalação tática) com copos de cerveja. No outro dia, falamos com o Telê sobre o que ele achava. Foi um treinador que colocou o estilo bonito com eficiência, seu trabalho encantou o mundo", recorda.

Na noite de autógrafos, nesta segunda, Raí foi assediado pelos torcedores que formaram uma longa fila na livraria, localizada na região da avenida Paulista.



Titulares do São Paulo voltam a treinar desfalcados de Rhodolfo

Após a folga concedida pelo técnico Ney Franco no fim de semana, quando os jogadores considerados reservas empataram por 0 a 0 com a Ponte Preta, os titulares do São Paulo voltaram a trabalhar no gramado do CT da Barra Funda, nesta segunda-feira. A exceção foi o zagueiro Rhodolfo.

Com dores musculares na panturrilha esquerda, Rhodolfo realizou apenas tratamento no Reffis. O defensor se machucou no empate por 1 a 1 com a Universidad Católica, no primeiro jogo da semifinal da Copa Sul-americana. Mas deverá estar em campo contra o time chileno na noite de quarta-feira, no Morumbi.

Sem Rholdolfo, os demais titulares do São Paulo realizaram um treinamento tático em campo reduzido. Alguns dos atletas que não participaram de toda a partida contra a Ponte Preta, como os recuperados Paulo Henrique Ganso e Cañete, reforçaram a atividade dirigida por Ney Franco.

O São Paulo fará mais um treinamento antes da partida contra a Universidad Católica. A atividade da manhã de terça-feira servirá para Ney Franco terminar de ajustar a formação de sua equipe e terá a primeira parte fechada à imprensa.



Jadson prevê 'briga boa' com Ganso e Cañete em 2013: 'Não tem titular'

Montagem Jadson, Ganso e Cañete do São Paulo (Foto: Montagem sobre fotos da Vipcomm)Trio disputa posto de maestro tricolor
(Foto: Montagem sobre fotos da Vipcomm)

Jadson foi o regente absoluto do São Paulo neste ano, o homem de criação do técnico Ney Franco. Só que os meias Paulo Henrique Ganso e Marcelo Cañete deixaram o Reffis e prometem engrossar a briga pelo posto de maestro tricolor em 2013, até porque o atual esquema tático do time de Ney Franco tem apenas um armador. Por ora, Jadson mantém a camisa 10 e a condição de titular, mas prevê um páreo duro na próxima temporada.

– O Ganso é um grande jogador. No momento, ele está voltando de lesão e estará muito melhor no ano que vem. O Cañete também. Todos vão buscar seu espaço. Vai ser uma briga boa. Não tem titular ou reserva. Quem estiver melhor terá oportunidade – disse Jadson.

Cañete foi o primeiro do trio a ser contratado pelo São Paulo – o ex-jogador do Boca Juniors custou R$ 5,5 milhões na época. Ele deu seus primeiros passos no time do Morumbi no final de julho do ano passado. No entanto, prejudicado por uma série de lesões ele atuou apenas 24 minutos em 2011. Depois de mais de um ano parado, o jogador voltou a entrar em campo no empate sem gols com a Ponte Preta, no último domingo. O retorno animou Cañete para a próxima temporada.

Todos vão buscar seu espaço. Vai ser uma briga boa. Não tem titular ou reserva. Quem tiver melhor terá oportunidade"

Jadson

– Quero terminar esse ano da melhor maneira possível. Vou buscar minha melhor forma física e um lugar na equipe em 2013 – disse o meia, em entrevista ao site oficial do São Paulo.

Sem Cañete, o São Paulo foi atrás de um novo maestro e contratou Jadson em fevereiro deste ano – o Tricolor deu R$ 9 milhões e mais 30% dos direitos econômicos do volante Wellington ao Shakhtar Donestk pelos diretos econômicos do meia. Aos poucos, o jogador assumiu a regência do time, com assistências precisas e gols.

Ganso é o mais “jovem” tricolor. O ex-santista custou ainda mais: R$ 23,9 milhões, em setembro, mas só estreou no dia 18 de novembro por conta de uma lesão na coxa esquerda. Ele ainda não está na sua forma física ideal, mas já deixou Ney Franco com um problema para escalar o time.

O técnico são-paulino deve manter Jadson como titular nesta reta final de temporada, já que ele é o único do trio de armadores que está 100%. Para 2013, porém, há a possibilidade de o treinador mudar o esquema tático do time para jogar com dois meias de criação, o que ele já testou em treinamentos. Jadson não vê problema nesta alternativa.

– Já tive oportunidade de jogar com o Ganso antes, na Seleção. Nunca joguei com o Cañete, mas isso se acerta nos treinos. Até 2013, muita coisa ainda vai rolar – disse Jadson.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Mesmo líder, Luis Fabiano ainda pode perder o Armandão para três rivais

Se no Campeonato Brasileiro, o Fluminense conquistou o título antes do término da competição, na disputa pelo Troféu Armando Nogueira, a briga ainda é boa. No último domingo, o Tricolor e o Sport empataram em 1 a 1, na Ilha do Retiro. No duelo, o melhor goleiro do Brasileirão, Diego Cavalieri, teve mais uma atuação segura, com três defesas difíceis, o que o ajudou a tomar o segundo lugar de Neymar na parcial. Colados no ranking, ambos precisam ter grandes atuações e ganhar nota 9,0 na última rodada se quiserem desbancar o líder Luis Fabiano (com média 6,99), principal candidato a faturar o prêmio. Fred não tem mais chances. Já Lucas precisa de nota 9,5 para ganhar a honraria.

Entretanto, basta o Fabuloso entrar em campo contra o Corinthians, no próximo domingo, e ter um desempenho regular - nota 6 - para assegurar de vez o caneco. Além de ajudar a ratificar a classificação do São Paulo para a Libertadores do ano que vem, Luis Fabiano segue com folga na liderança e é o principal favorito ao Troféu Armando Nogueira de melhor jogador da competição, de acordo com as notas dadas rodada a rodada pelos comentaristas do SporTV e pelos jornalistas do GLOBOESPORTE.COM.

No gol, Diego Cavalieri manteve a larga distância para os concorrentes. A experiência fala mais alto na lateral direita. Cicinho, do Sport, tem a melhor média até aqui entre os jogadores do setor. Entre os zagueiros, o líder é o atleticano Réver, dono de uma regularidade impressionante. João Paulo, da Ponte Preta, se mantém firme como principal lateral-esquerdo até aqui. O corintiano Paulinho continua no topo entre os volantes. No meio, Seedorf (Botafogo) é o melhor da posição. No ataque, Luis Fabiano lidera com folga.

É importante ressaltar que cada craque da rodada recebe um bônus de 0,05 somado à sua média geral. Para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato é preciso que tenha disputado, ao menos, 40% das partidas da sua equipe no Brasileirão - 16 jogos ao fim da competição. A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores da Série A. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com a pontuação dos atletas no Cartola FC.

Parcial Armando Nogueira 26/11 - armandão (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)



Libertadores 2013 já tem 28 dos 38 participantes conhecidos: veja a lista

Com Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Grêmio e Atlético-MG representando o Brasil, a Taça Libertadores de 2013 já tem 28 equipes conhecidas. As dez vagas que restam serão preenchidas ainda antes do sorteio, marcado para o dia 21 de dezembro, no Paraguai, onde fica a sede da Conmebol. Desta forma, todos saberão seus adversários antes da virada do ano, não havendo mais casos como o "Bolívia 3" ou "Chile 2", por exemplo, durante o evento que determinará os grupos.

Entre os participantes já confirmados, cinco são estreantes em Libertadores. Tigre, da Argentina, Real Garcilaso e Universidad Cesar Vallejo, do Peru, além de Tijuana e León, do México, participarão do torneio pela primeira vez.

Haverá ainda, pelo menos, sete ex-campeões disputando a edição de 2013 da taça mais cobiçada do continente. Além dos brasileiros Corinthians, Palmeiras, Grêmio e São Paulo, o argentino Vélez Sarsfield, e os uruguaios Nacional e Peñarol já têm participação garantida.

Confira a situação das vagas em cada país

info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - argentina (Foto: arte esporte)

Com direito a cinco vagas na competição, a Argentina só tem três participantes definidos até o momento. Campeão do Torneio Clausura 2012, o Arsenal de Sarandí foi o primeiro classificado, enquanto o Tigre garantiu sua vaga como melhor colocado da Copa Sul-Americana de 2012 - este entrará na Pré-Libertadores.

Ainda restam as vagas destinadas ao campeão do Torneio Inicial 2012, ao clube com maior pontuação na tabela agregada de 2012 e ao clube com a segunda maior pontuação na tabela anual. O Vélez Sarsfield já tem participação garantida, mas ainda sem saber se como campeão do Inicial 2012 ou como um dos maiores pontuadores na tabela anual.

info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - bolívia (Foto: arte esporte)

Os dois clubes bolivianos já confirmados na Libertadores 2013 são o The Strongest, campeão do Clausura 2012, e o San José, vice-campeão do mesmo torneio. Ainda resta a vaga destinada ao campeão do Apertura 2012, que vem sendo liderado justamente por The Strongest e San José, respectivamente. Caso a classificação se mantenha desta forma, o terceiro colocado do Apertura jogaria contra o terceiro colocado do Clausura para definir o dono da terceira vaga. Se o San José se mantiver na segunda ou na primeira colocação do Apertura, vai direto para a fase de grupos. No entanto, se cair na classificação e der lugar a outro clube, vai para a Pré-Libertadores.

info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - BRASIL (Foto: arte esporte)

O Brasil é um dos cinco países com todos os representantes definidos. O Corinthians volta ao torneio como atual campeão, enquanto o Palmeiras se classificou através da Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro, Fluminense, Grêmio, Atlético Mineiro e São Paulo ficaram com as vagas, restando apenas a definição de quem irá para a Pré-Libertadores (terceiro e quarto colocados).

Há ainda a possibilidade do São Paulo se tornar campeão da Copa Sul-Americana. Mesmo neste caso, o Tricolor continuaria com sua vaga através do Campeonato Brasileiro, enquanto a vaga destinada ao campeão do torneio continental se perderia.

info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - chile - 2 (Foto: arte esporte)

Um dos principais clubes do cenário sul-americano nos últimos anos, o Universidade de Chile foi o primeiro clube do país a conseguir uma vaga para a Libertadores, ao sagrar-se campeã do Apertura 2012. O estreante Deportes Iquique já garantiu a segunda melhor pontuação na tabela anual - a primeira é de La U -, o que lhe daria uma vaga na Pré-Libertadores. Porém, o Universidad Católica ainda pode ser campeão da Copa Sul-Americana, o que lhe daria o posto de "Chile 3", no lugar do Iquique. A segunda vaga chilena será destinada ao campeão do torneio Clausura.

info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - colômbia (Foto: arte esporte )

Campeão do Apertura 2012, o Independiente Santa Fé é o único clube colombiano com vaga assegurada até o momento. As outras duas vagas serão destinadas ao campeão do Clausura e ao clube com melhor pontuação na tabela agregada anual – este último jogará a Pré-Libertadores. O Millionarios, que está nas semifinais da Copa Sul-Americana, pode roubar uma das vagas caso seja campeão do torneio continental.

info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - equador - 2 (Foto: arte esporte)

O Barcelona de Guayaquil é o único classificado do Equador até o momento, consagrado como o campeão da primeira fase do Campeonato Equatoriano. A segunda vaga fica com o vencedor da segunda fase - que pode ser o Barcelona novamente ou Emelec, que já assegurou sua vaga na Libertadores 2013 ao garantir a segunda melhor pontuação na tabela anual. Caso vença a segunda fase, o time azul e branco vai direto para a fase de grupos. Se o Barcelona de Guayaquil levar o título, haverá um mata-mata entre o Emelec e o terceiro colocado da tabela anual, com o vencedor ganhando a vaga para a fase de grupos, e o perdedor levando um lugar na Pré-Libertadores. Se o vencedor da segunda fase for o Emelec, a vaga na Pré-Libertadores será definida por um mata-mata entre o terceiro e o quarto melhores colocados na tabela anual.

info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - méxico (Foto: arte esporte)

O México é um dos países com todas as vagas definidas. Com a melhor campanha na primeira fase do Apertura 2012, o Toluca é o dono do primeiro posto mexicano na Libertadores 2013, enquanto o Tijuana e o León, segundo e terceiros colocados na fase inicial do Apertura, ocupam as vagas de "México 2" e "México 3", respectivamente. O León terá que passar pela Pré-Libertadores.

info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - paraguai (Foto: arte esporte)

O tradicional Cerro Porteño é o único já classificado do futebol paraguaio até o momento, tendo levado o título do Apertura 2012. O campeão do Clausura levará a segunda vaga, enquanto a terceira - que leva para a Pré-Libertadores - ficará com o clube de melhor pontuação no ano.

info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - peru (Foto: arte esporte)

Os donos das vagas do futebol peruano também já estão definidos. O Sporting Cristal, com a melhor campanha na primeira fase do campeonato nacional, é o dono da primeira vaga, enquanto o Real Atlético Garcilaso é o dono da segunda. O Universidad César Vallejo, terceiro colocado na primeira fase, garantiu a última vaga e jogará a Pré-Libertadores.

info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - uruguai (Foto: arte esporte)

O Nacional foi o primeiro clube uruguaio ao se classificar para a Libertadores 2013, com o título da edição 2011/12 do campeonato local. Peñarol e Defensor conseguiram suas vagas com a melhor e a segunda melhor pontuação na tabela anual, respectivamente. O clube carrasco do Flamengo em 2007 jogará a Pré-Libertadores.

info Classificados e Vagas Libertadores 2013 - venezuela (Foto: arte esporte)

Na Venezuela, o Deportivo Lara foi o primeiro a conseguir uma vaga para a Libertadores 2013, ao vencer tanto o Apertura de 2011 como o Clausura de 2012. Desta forma, os dois outros representantes foram definidos pelas melhores pontuações na tabela anual. Caracas e Deportivo Anzoátegui conseguiram a classificação, ficando a vaga para a Pré-Libertadores com o segundo.



Procon afirma que notificou o São Paulo, mas clube desconhece

A Fundação Procon-SP afirma ter notificado o São Paulo, nesta segunda-feira, para que o clube preste esclarecimentos quanto à venda de ingressos para o confronto com a Universidad Católica, do Chile, nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), no Morumbi, pela semifinal da Copa Sul-Americana. No entanto, os departamentos jurídico e financeiro do clube alegam desconhecerem tal notificação.

O Procon pede que a carga de ingressos (pouco mais de 62 mil) seja discriminada por setor. Além disso, a entidade requer uma explicação sobre o motivo pelo qual a meia-entrada não é oferecida na venda pela internet.

O prazo para uma resposta do Tricolor se encerra nesta sexta-feira. Segundo o Procon, caso seja constatado alguma irregularidade, o clube pode ser punido com uma multa de R$ 450,00 a R$ 6,5 mi.

O São Paulo já vendeu mais de 44,8 mil bilhetes para o duelo, o que garante o recorde de público do ano em competições da Conmebol.

Clique e veja vídeos do São Paulo



São Paulo se apoia na defesa para chegar à final da Sul-Americana

Rafael Toloi no treino do São Paulo (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)Toloi: 'Esperamos marcar bem mais uma vez para
nos classificarmos' (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)

O São Paulo do técnico Ney Franco é um time ofensivo, acostumado a jogar com três atacantes. Na Copa Sul-Americana, porém, é a defesa que vem fazendo a diferença, principalmente em casa: o time não levou nenhum gol nos três jogos que disputou no Morumbi. Diante da Universidad Católica, do Chile, nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), no estádio tricolor, o zagueiro Rafael Toloi espera que seu setor possa ser novamente a arma que garantirá a classificação à final da competição, já que o time avança mesmo com um empate sem gols.

- A Católica é uma equipe de qualidade, mas o São Paulo vem bem defensivamente. Se não sofremos gols, garantimos a vaga na final. Esperamos marcar bem mais uma vez para nos classificarmos - disse o beque.

Diante da LDU de Loja, do Equador, o Tricolor passou por uma situação igual à que enfrentará nesta quarta. O time de Ney Franco também havia empatado por 1 a 1 fora de casa e encarou uma retranca no Morumbi. Na ocasião, o ataque tricolor não conseguiu emplacar, mas a defesa garantiu o 0 a 0 e a vaga nas quartas de final. Rafael Toloi divide os méritos da marcação eficiente com o restante da equipe.

– Nossa equipe vem bem nesse sentido. Todos os jogadores voltam para ajudar a marcar, até os atacantes. Esperamos fazer isso também na quarta. Não sabemos ainda o esquema que eles (Universidad) devem jogar. O Ney deve nos passar isso nesta terça. Lá eles vieram com atacantes nas pontas, o que dificultou para nós.

Toloi sabe que um gol do rival pode deixar a situação do Tricolor complicada. Por isso, o zagueiro pede atenção.

– Eles virão com o pensamento de encaixar uma bola. É importante ter atenção o tempo todo e não sofrer gols. Nossa equipe vem bem e temos tudo para conquistar nossa classificação.

Clique e veja vídeos do São Paulo



Teve isso! Inter à la Íbis, sósia de Tirone e clássico com sete expulsos

A temporada do futebol brasileiro vai chegando ao fim com curiosidades aos montes. Entre rebaixados e desesperados, o sabor é amargo. As provocações são muitas, por isso é melhor levar com bom humor. Foi o que fez a torcida do Palmeiras. O Engenhão vazio mostrou um fim de semana desanimado no futebol carioca, e as sete expulsões no clássico potiguar provam que a rivalidade ultrapassa a frieza de caminhos já traçados. Confira estes e outros fatos curiosos que marcaram o fim de semana no futebol brasileiro:

Protesto bem-humorado

Protesto torcedores Palmeiras (Foto: Rodrigo Coca / Ag. estado)Sósia de Tirone simula banho de sol
(Foto: Rodrigo Coca / Ag. estado)

Nada de pichações, agressões ou incêndios. Desta vez, a torcida do Palmeiras resolveu fazer um protesto bem-humorado por causa do péssimo momento vivido pelo clube no Campeonato Brasileiro. Integrantes da principal facção organizada do Verdão foram até a porta da Academia de Futebol na manhã de sábado para fazer manifestação contra a direção e o time por causa do rebaixamento para a Série B.

O principal alvo dos torcedores foi o presidente Arnaldo Tirone. Palmeirenses levaram ao local até um sósia do presidente, que ficou sentado em uma cadeira de praia e usando o celular, em uma espécie de reconstituição da cena que revoltou alviverdes na última segunda-feira, quando o mandatário foi flagrado em uma praia do Rio de Janeiro, um dia após o rebaixamento da equipe.

Além do presidente, outros três palmeirenses foram alvo de críticas dos torcedores. O chileno Valdivia, com camisa da seleção chilena e muletas, o goleiro Bruno, com "mão de alface", e o vice-presidente Roberto Frizzo, enfaixado como uma múmia, também foram "representados" por torcedores.

protesto torcida Palmeiras CT (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Estado)Protesto curioso da torcida do Palmeiras (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Estado)

Engenhão às moscas

O fim de semana foi de públicos muito reduzidos no Engenhão. No sábado, o chamado Clássico dos Milhões entre Flamengo e Vasco teve apenas 5.971 pagantes. Foi o pior público do duelo desde 2002. E desde 2006 a partida não tinha público inferior a 10 mil pagantes. No domingo, um número ainda menor no encontro entre Botafogo e Atlético-MG. Somente 3.039 torcedores pagaram ingresso.

torcedor vasco engenhão (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)Torcedor do Vasco em meio a inúmeras cadeiras vazias (Foto: Janir Junior / Globoesporte.com)

Clássico com sete expulsões

América e ABC fizeram sábado um clássico que não valia muito. Os dois representantes do Rio Grande do Norte na Série B já estavam com os caminhos definidos na competição. Mas os jogadores deixaram a tranquilidade no vestiário e fizeram um duelo muito tenso. Foram sete jogadores expulsos. A partida no Estádio Frasqueirão, em Natal, precisou ser encerrada antes do previsto porque o time rubro ficou com apenas seis jogadores em campo. O técnico Roberto Fernandes também foi para o chuveiro mais cedo.

Hino com apenas um time

 No clássico alagoano entre CRB e ASA, uma cena chamou atenção antes de a bola rolar. Com a velha mania de atrasar a partida para se aproveitar de saber os resultados dos outros jogos, o CRB, que lutava contra o rebaixamento, fez de tudo para enrolar o apito inicial. Tanto que só entrou no gramado quando o hino nacional já havia sido executado, com apenas os torcedores do ASA perfilados. Não adiantou. O CRB venceu, mas mesmo assim acabou degolado para a Série C.

Ivete dá força para o Leão, que sobe para a Série A

 A presença de uma de suas torcedoras mais ilustres era o empurrão que faltava ao Vitória para, enfim, voltar para a Série A do Campeonato Brasileiro. Antes do duelo contra o Ceará, no Barradão, válido pela última rodada da Série B, a cantora Ivete Sangalo pousou de helicóptero no gramado, animando a torcida que lotava o estádio. Em campo, o Vitória mostrou nervosismo e acabou empatando por 1 a 1, mas garantiu o acesso.

Sheik fazendo escola

O atacante Emerson, do Corinthians, provocou o Palmeiras na semana passada, após o rebaixamento para a Série B. E outros jogadores foram na onda neste domingo. Artilheiro da Série B com 27 gols, Zé Carlos, do Criciúma, disparou para cima do Avaí, que, ao contrário do Tigre, permanece na Segunda Divisão no ano que vem. 

Twitter Kieza Náutico (Foto: Reprodução / Twitter)Twitter Kieza Náutico (Foto: Reprodução / Twitter)

— Vão ter que chorar mais um ano na segunda divisão. Tem que berrar para os jogadores deles terem mais raça, porque vão jogar mais um ano na Série B — declarou.

Em Pernambuco, Kieza, atacante do Náutico, foi na mesma linha ao falar sobre o rival Sport, que precisa vencer o Timbu, domingo, na última rodada, e torcer contra tropeço de Bahia ou Portuguesa na última rodada para ficar na Série A.

- Domingo vamos acabar de derrubar a coisa - declarou.

Inter tem novembro de Íbis

Campanha do Inter em novembro de 2012 (Foto: Globoesporte.com)

O Inter, apelidado de 'Campeão de tudo' em função dos inúmeros títulos, definitivamente parou no tempo e fez uma campanha inacreditável em novembro. Em quatro jogos pelo Campeonato Brasileiro, foram quatro derrotas, nenhum gol marcado e oito sofridos. Um rendimento digno de Íbis, o time pernambucano que já foi eleito o pior do mundo. A torcida colorada gritou "timinho" e "olé" a cada troca de passes da Portuguesa, na derrota de 2 a 0, no Beira-Rio. Ídolo, o argentino D'Alessandro disse que a equipe está "sem força", mas reclamou das vaias dos torcedores dizendo que pode "saltar da barca". O Inter tenta juntar os cacos para a última rodada do Campeonato Brasileiro, contra o Grêmio, domingo que vem, no Olímpico.

Erro no placar fez torcida do Bahia comemorar gol que não aconteceu

bahia; pituaçu (Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)Torcida do Bahia no Pituaçu
(Foto: Eric Luis Carvalho/Globoesporte.com)

Após o apito final na partida entre Bahia e Náutico, no estádio de Pituaçu, o sentimento da torcida do Tricolor era de frustração com o empate, que não era suficiente para garantir a fuga do rebaixamento já nesta rodada. No entanto, por alguns segundos, uma inesperada festa tomou conta das arquibancadas. A alegria repentina foi fruto de um erro no placar eletrônico do estádio.

Enquanto mostrava os demais resultados da rodada, o equipamento mostrou de forma equivocada o placar da partida entre Sport e Fluminense. O jogo da Ilha do Retiro, que terminou 1 a 1, já estava finalizado quando o placar mostrou um resultado diferente do que aconteceu: Sport 1 x 2 Fluminense.

Rapidamente, os milhares de tricolores que ainda se encontravam no estádio comemoraram. Alguns jogadores, como o atacante Elias, que ainda estava se dirigindo aos vestiários, chegaram a festejar o inexistente segundo gol do Flu. O resultado rebaixaria o Sport e livraria o Bahia de qualquer possibilidade de queda para a Série B. A definição ficou para a última rodada.

A ira de Muricy

Na entrevista coletiva realizada após o empate com o Corinthians, o técnico do Santos, Muricy Ramalho, voltou a cobrar publicamente a diretoria, chamando a atenção para a necessidade de contratações de reforços que qualifiquem a equipe em 2013. E mandou um recado.

Vocês conhecem São Tomé? Eu só acredito vendo. Estou ficando cansado disso"

Muricy Ramalho

– Estou um pouco cansado disso. As contratações precisam chegar. Estamos fazendo muitas reuniões e não sai disso. O ano está acabando, logo mais vão começar as férias e não chega ninguém. As coisas estão muito lentas. É preciso ter um plantel e não um time. Estou tentando explicar isso para a diretoria e vamos ver o que acontece – afirmou o treinador, para em seguida completar.

– Vocês conhecem São Tomé? Eu só acredito vendo. A história é bacana, mas só estamos nisso por enquanto. Na hora em que o contrato for assinado, eu dou parabéns. Estou ficando cansado disso – afirmou.