quinta-feira, 13 de junho de 2013

Cartola FC: Fla quebra tabu e tem quatro nomes na seleção da rodada#5

A primeira vitória do Flamengo no Campeonato Brasileiro deixou os cartoleiros com os cofres cheios. A equipe rubro-negra bateu o Criciúma por 3 a 0, no sábado, no estádio Heriberto Hülse, quebrou o tabu de jamais ter vencido o adversário em Santa Catarina e, de quebra, emplacou quatro representantes na seleção da rodada#5. Além do técnico interino Jaime de Oliveira, o time da Gávea pôs o goleiro Felipe, o lateral-esquerdo João Paulo e o meia Gabriel, que foi o maior pontuador da jornada no fantasy game. O camisa 10 do Rubro-Negro marcou dois gols, um deles olímpico, teve um chute defendido e totalizou 16.70 pontos. (Assista ao vídeo acima com os principais lances dos melhores da rodada).  

Outros dois meias que se destacaram na rodada e renderam uma boa grana para os internautas foram Éverton Ribeiro, do Cruzeiro, e Maxi Biancucchi, do Vitória. À exceção das faltas sofridas, a dupla teve as mesmas estatísticas nos jogos de suas respectivas equipes (um gol, uma assistência e uma finalização defendida) e somou 14.80 pontos.

Ivan (Portuguesa), Antônio Carlos (Botafogo), Gil (Corinthians), Arouca (Santos), Otavinho (Internacional) e Éderson (Atlético-PR) completam a seleção da 5ª rodada do Cartola FC.

Mas nem tudo são flores e houve também quem mandou mal no fantasy game. Neste quesito, Diones, do Bahia, registrou a maior pontuação negativa na jornada. O volante do Tricolor de Aço foi expulso contra o Vasco, cometeu três faltas, deu um passe errado e ficou com –6.30 pontos. O segundo que menos pontuou foi Renan, do Goiás. O goleiro tomou um cartão amarelo, sofreu dois gols do Fluminense, domingo, no Moacyrzão, e anotou – 5.50. O cruzeirense Ricardo Goulart (-4.80), Fabinho, do Criciúma (-4.50), e Ferron, da Ponte Preta (-4.10) fecham a lista dos cinco piores.

Na rodada#5, o Cartola FC teve 1.159.515 times atualizados dos 1.618.678 ativos no fantasy game no ano. São 504.718 ligas até o momento, e as duas maiores torcidas do Brasil são as mais presentes no jogo. O Flamengo tem 502.173 representantes, seguida pela do Corinthians com 403.037 times.

Na Liga Nacional o maior pontuador foi o “ICESA FC”, do cartoleiro Bruno da Silva, que brilhou com 109.43 pontos. Logo atrás aparece o "FFMATTOS FC", escalado por Felipe, com 107.39. O líder isolado da Liga Nacional até a 5ª rodada é o “FC RockMaiA”, do cartola Eduardo, que soma incríveis 400.76 pontos.

O jogador mais escalado pelos cartoleiros na jornada foi Alexandre Pato, do Corinthians. O atacante estava em 461.367 equipes, porém é bem provável que muitos cartoleiros estejam arrependidos em ter colocado ele no time. Isso porque o camisa 7 do Timão, além de não balançar a rede contra a Portuguesa, anotou -1.40 pontos e deu prejuízo aos cofres dos internautas.

alexandre pato corinthians correa portuguesa brasileirão 2013 (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Pato foi o mais escalado, mas teve pontuação negativa no Cartola (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

No tradicional esquema 4-4-2, o restante da equipe mais escalada foi: Cássio (Corinthians), Alessandro (Corinthians), Digão (Fluminense), Paulo André (Corinthians) e Marlon (Criciúma); Guilherme (Corinthians), Danilo (Corinthians), Alex (Coritiba) e Wagner (Fluminense); No ataque Rhaymer (Fluminense). O técnico preferido pelos cartoleiros foi novamente Edson Pimenta, da Portuguesa, escalado em 393.724 times.

Confira abaixo o quadro da seleção da 5ª rodada do Cartola FC, que custa C$ 136.64 e fez 151.83 pontos:

JOGADOR PREÇO PONTOS
Felipe (Flamengo) C$ 15.26 11.00
Ivan (Portuguesa) C$ 7.55 13.20
Antônio Carlos (Botafogo) C$ 4.90 13.50
Gil (Corinthians) C$ 13.23 9.20
João Paulo (Flamengo) C$ 7.15 12.30
Arouca (Santos) C$ 7.56 12.70
Gabriel (Flamengo) C$ 12.71 16.70
Éverton Ribeiro (Cruzeiro) C$ 12.36 14.80
Otavinho (Internacional) C$ 7.62 13.90
Maxi Biancucchi (Vitória) C$ 19.62 14.80
Éderson (Atlético-PR) C$ 17.12 11.70
Jaime de Oliveira (Flamengo) C$ 11.56 8.03


Lesão é mais grave que o esperado, e Carleto para por nove meses

Carleto recebeu o carinho dos companheiros após sofrer lesão (Foto: Rubens Chiri / site oficial do SPFC)Carleto se machucou contra o Atlético-MG
(Foto: Rubens Chiri / site oficial do SPFC)

Após sofrer uma grave lesão no joelho direito na partida contra o Atlético-MG, no dia 26 de maio, o lateral-esquerdo Carleto foi operado na tarde desta quinta-feira. Inicialmente, o diagnóstico era de que o atleta havia rompido o ligamento cruzado anterior. Durante a cirurgia, que durou uma hora e meia, os médicos verificaram que também houve ruptura do posterior. Por isso, o prazo de recuperação, que era estimado em seis meses, aumentou para nove meses.

Ainda no hospital, o atleta iniciará a fisioterapia neste final de semana. Depois, continuará os trabalhos em casa e no Reffis do CT da Barra Funda.

O atleta começou a temporada no banco de reservas e depois ganhou a posição de Cortez. Com boas atuações, começou a se destacar, tanto que se tornou o segundo maior assistente da equipe, com sete passes para gols.

O bom desempenho chamou a atenção da diretoria do São Paulo, que renovou o vínculo do defensor até o final de 2015.



São Paulo e Denilson acertam novo contrato; anúncio será nesta sexta

 Peça considerada imprescindível pelo técnico Ney Franco, o volante Denilson vai permanecer no São Paulo. Até a tarde desta sexta-feira, o Tricolor anunciará a renovação do contrato do meio-campista por quatro temporadas. O atleta tinha vínculo com o Arsenal (ING), mas o contrato foi rescindido amigavelmente, o que facilitou o acordo entre o jogador e seu atual clube. Com isso, o atleta já poderá atuar normalmente na volta do Campeonato Brasileiro após a Copa das Confederações.

A renovação do contrato de Denilson atende um pedido especial feito pelo treinador são-paulino, que segue prestigiado no comando da equipe.

- Ele é um jogador de muita qualidade. Se o perdermos, vai fazer falta e não acharemos uma peça de reposição igual no clube. Espero que possa continuar – afirmou o treinador são-paulino, logo após o empate da última quarta-feira, contra o Grêmio, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Denilson não atuou em Porto Alegre por estar com dores na coxa. Até agora, ele disputou 128 partidas pelo Tricolor e marcou um único gol, na vitória por 3 a 0 contra o Palmeiras, em clássico válido pelo Campeonato Brasileiro da Série A do ano passado. (Veja no vídeo acima)

Denilson treino São Paulo (Foto: Cleber Akamine)Permanência de Denilson foi um pedido especial do técnico Ney Franco no Tricolor (Foto: Cleber Akamine)



Ganso mira títulos internacionais pelo São Paulo para voltar à Seleção

Ganso Ibson e Vagner Love projeto esportivo (Foto: Cauê Rademaker)Ganso durante evento em São Gonçalo, no Rio
(Foto: Cauê Rademaker)

Após a eliminação brasileira na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o processo de renovação da Seleção contava com dois protagonistas: Neymar e Paulo Henrique Ganso. O primeiro se firmou com a camisa verde e amarela, e o segundo perdeu espaço. Fora da Copa das Confederações, o camisa 10 do São Paulo admite tristeza por não estar entre os 23 que defenderão o Brasil. Para recuperar seu posto, aposta em dois títulos internacionais ainda em 2013 pelo Tricolor paulista para alavancar de novo sua carreira.

Em julho, o São Paulo, atual campeão da Sul-Americana, decidirá o título da Recopa em dois jogos com o Corinthians, campeão da Taça Libertadores no ano passado. Depois, o time será um dos representantes brasileiros na Sul-Americana: tentará o bicampeonato.

- Sem dúvida o que eu quero é chegar novamente à Seleção. Estou em uma nova fase no São Paulo e farei de tudo para chegar lá. Estou muito bem no clube e tenho muita coisa para conquistar. Tenho de manter a regularidade primeiro na Recopa, contra o nosso grande rival, e depois temos a Sul-Americana. Temos condições de conquistar esses dois títulos.

Se for bem nas metas estipuladas e realizar um bom Campeonato Brasileiro, Paulo Henrique Ganso acredita que será lembrado pelo técnico Luis Felipe Scolari.

- É duro ficar fora, ainda mais com o torneio sendo realizado no Brasil, com a torcida toda a favor. Mas o São Paulo é uma porta para eu voltar à Seleção, e sei que o Felipão estará observando. É duro, mas quero entrar no grupo e acho que arrumo um espaço.

De folga por dez dias por causa da pausa do Brasileirão para a Copa das Confederações, Ganso esteve nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, onde prestigiou, ao lado de Vagner Love, do CSKA (Rússia) e Ibson, do Corinthians, evento que comemorou o segundo ano do projeto Craque do Amanhã, em São Gonçalo. Antes da cerimônia, o meia revelou torcida pela permanência de Luis Fabiano no São Paulo.

- Ainda não sei se foi a despedida dele contra o Grêmio (empate por 1 a 1, na quarta), mas espero que não tenha sido. O Luis Fabiano é um cara que sabe fazer gol, mostrou isso ontem e nós precisamos dele.



Desgaste é mais um adversário do São Paulo/Suzano nos campeonatos

fernando cabral, técnico do São Paulo/]Suzano futsal (Foto: Thiago Fidelix)Fernando Cabral montou o time sem esquecer do
desgaste físico dos atletas (Foto: Thiago Fidelix)

O primeiro jogo das quartas de final da Liga Paulista Futsal, entre Itapeva e São Paulo/Suzano, realizado nesta quarta-feira, no Ginásio Municipal Antônio Queiroz, marcou a vitória fora de casa da equipe tricolor por 2 a 1. O resultado positivo rendeu aos visitantes a vantagem do empate no confronto de volta entre os times, marcado para o dia 25.

O São Paulo/Suzano venceu a partida usando a estratégia. Em momentos importantes nas duas competições que disputa, Liga Paulista e Liga Futsal, a equipe não pode se entregar completamente em uma sem colocar na balança o quanto essa dedicação influenciará na outra competição.

- Tivemos que trabalhar assim porque não podíamos esquecer que vamos ter um jogo duro no próximo sábado pela Liga Futsal. Os atletas estão cansados, mas queremos continuar a disputar o nacional - revelou o técnico do São Paulo/Suzano, Fernando Cabral, que busca classificação para segunda fase da Liga Futsal.

Com esse pensamento, o Tricolor diminuiu a intensidade na partida, fugiu das suas características e não foi tanto ao ataque como em outros jogos.

- Tivemos que mudar o nosso perfil de jogo. Ficamos nos defendendo mais que o de costume. Estávamos jogando fora de casa e o Itapeva queria fazer o resultado e nós estávamos desgastados com a viagem e precisei fazer um revezamento maior dos jogadores. Os atletas ficaram cerca de 3 a 4 minutos dentro da quadra.

São Paulo / Suzano x Itapeva Liga Paulista primeira fase (Foto: Thiago Fidelix)São Paulo / Suzano venceu o Itapeva por 2 a 1 (Foto: Thiago Fidelix)

Os jogadores estão sofrendo devido ao deslocamento nas viagens e o número de jogos. O Tricolor jogou no último sábado contra o Cascavel, viajou para Florianópolis no mesmo dia para jogar contra o Floripa na segunda-feira. Logo em seguida, a equipe viajou para Itapeva, interior do Estado de São Paulo, para entrar em quadra nesta quarta-feira. Três jogos em cinco dias. 

- Foi um jogo difícil, nossa equipe está muito desgastada. Voltamos de Florianópolis e fomos direto para a partida contra o Itapeva e quase não tivemos tempo para treinar. Se pensarmos no resultado, foi bom, mas é claro que a equipe não rendeu o que poderia devido ao cansaço.

E o cansaço vai continuar para o São Paulo/Suzano. A equipe enfrentou 14 horas de viagem e já está em Belo Horizonte. O Tricolor vai enfrentar o Minas, neste sábado, às 11h, no Ginásio Arena Vivo.



Comentaristas apostam na saída de Luis Fabiano do São Paulo

Após o 1 a 1 com o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, o atacante Luis Fabiano escancarou a sua insatisfação vivida no São Paulo atualmente. Para os comentaristas do “Arena SporTV”, as palavras do centroavante deixam claro que ele está de saída do Tricolor.

- Pode ser que sim, pode ser que não. Acho que ele está desgastado no São Paulo e acho que o Luis Fabiano está com essa vontade (de sair do clube). Então, por conta disso, acho que o caminho do Luis Fabiano está pronto para ele ir embora – opinou o narrador Oscar Ulisses.

Depois do jogo com o Grêmio, Luis Fabiano deixou o gramado disparando contra tudo e deixando em aberto o seu futuro no São Paulo.

- Todo mundo sabe o carinho que eu tenho pelo clube, o esforço que eu fiz para vir para cá. Mas a partir do momento em que você é colocado no mercado, existe o interesse de outras equipes. Ruim seria não ter ninguém e eu ficar largado (risos). Existem algumas coisas que de repente podem acontecer. Não sei se está perto ou distante, porque enquanto não assinar as coisas não acontecem, mas que existe a possibilidade, existe.

Luis Fabiano jogo Grêmio e São Paulo (Foto: Wesley SAntos / ARENAPOA)Para comentaristas, Luis Fabiano está perto do adeus no São Paulo (Foto: Wesley SAntos / ARENAPOA)

Para Claudio Carsughi, a mágoa do atacante com o presidente do clube, Juvenal Juvêncio, ainda não foi superada. E isso faz com que a saída de Luis Fabiano seja praticamente inevitável.

Após a eliminação do São Paulo na Libertadores, o mandatário disse que o camisa 9 não era intocável e que poderia ser negociado. Desde então, o clube paulista recebeu duas propostas pelo goleador. O Galatasaray, da Turquia, e o Olympiakos, da Grécia, formalizaram ofertas entre € 4,5 milhões (R$ 12,7 milhões) e € 5 milhões (R$ 14 milhões), mas os valores ainda não empolgam a diretoria. Os cartolas esperam receber € 6 milhões (R$ 17 milhões), praticamente a mesma quantia que o clube pagou em março de 2011 para repatriar o atacante.

- Está uma rota de colisão há algum tempo entre ele e o presidente. Por isso acho que dificilmente ele fica – falou Carsughi.

Para Belletti, Luis Fabiano poderia ocupar o lugar de grande ídolo do São Paulo após a aposentadoria de Rogério Ceni. Mas isso só não deverá acontecer porque o centroavante foi rifado pela diretoria.

- Ele queria ficar. Tudo começou a mudar após as declarações dadas pela diretoria do São Paulo. A gente tem um cara hoje que, ao lado do Rogério Ceni, é o símbolo da equipe. O Rogério deve se aposentar no fim do ano. E tem o Luis Fabiano, que poderia substituir o Rogério nesse sentido (de liderança), de ter a responsabilidade de ser o maior símbolo da equipe. Aí (o presidente) dá uma declaração de que o jogador está no mercado, é praticamente dar adeus para ele.



Rogério Ceni revela superação e usa pausa para tratar dores no pé

Rogério Ceni (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Rogério Ceni fará tratamento no pé direito
(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Rogério Ceni tem atuado na base da superação. As quatro partidas no Brasileirão tiveram convivência com um incômodo no pé direito. Menos mal que o grupo do São Paulo ganhou 10 dias de folga, a partir dessa segunda-feira, durante o recesso por causa da Copa das Confederações. E o goleiro ganhou um período extra para se recuperar.

- Tenho que me recuperar do pé, não aguento de dor. Quero aproveitar, me medicar e tentar recuperar – contou, após o empate em 1 a 1 diante do Grêmio, nesta quarta-feira.

Por causa dessas dores, Ceni ficou de fora da primeira rodada do Brasileirão, quando Denis foi o titular. Retornou ao time a partida do segundo jogo.

Em relação a campanha do Tricolor no Brasileirão, Ceni admite que está um pouco abaixo do planejado, principalmente por causa do tropeço em casa contra o Goiás (derrota de 1 a 0).

- Fomos a oito pontos. Estamos um pouco fora daquilo que esperávamos, mas estamos a três pontos da liderança. Temos que tentar tirar essa diferença e no manter entre os líderes – complementa.



Batista vê erros de arbitragem contra e a favor do Grêmio diante do São Paulo

A arbitragem de Grêmio e São Paulo, na noite desta quarta-feira, em Porto Alegre, deixou a desejar, errando em dois lances importantes, na opinião do comentarista do SporTV Batista. Para o ex-jogador da seleção brasileira, o árbitro Péricles Bassols deixou de apontar um pênalti a favor do time gaúcho no segundo tempo, em lance entre o meia Zé Roberto e o zagueiro Paulo Miranda.

- Para mim, não deixou dúvida nenhuma. Ele toca na perna do Zé Roberto e há um empurrão nas costas com o braço direito - afirmou Batista.

Kleber gol Grêmio jogo São Paulo (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)Kleber estava impedido no lance do gol do Grêmio,
segundo Batista (Foto: Lucas Uebel/Site do Grêmio)

O comentarista também viu falha da arbitragem no lance do gol do Grêmio, marcado por Kleber, aos 41 minutos do segundo tempo. Mas evitou criticar o assistente.

- Com a imagem parada, ele está impedido. Mas para o bandeira (é difícil). O olho humano não consegue notar. Na hora da transmissão, também não percebemos. Mas depois que você congela o lance, se vê que ele (Kleber) está levemente à frente. Mas aí temos que desculpar o bandeira.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


São Paulo entra em período decisivo por Luis Fabiano e torce pelo 'fico'

Passadas as cinco primeiras rodadas do Brasileirão, o São Paulo entra em recesso da Copa das Confederações em um momento decisivo sobre a permanência de uma das principais peças do time. A partir desta quinta-feira, começará a definir o futuro de Luis Fabiano.

Enquanto a diretoria e o técnico Ney Franco abrem coro pelo “fico” do centroavante, ninguém garante a permanência do camisa 9. A verdade é que o empate em 1 a 1 diante do Grêmio na noite desta quarta-feira, na Arena, pode ter sido a despedida da terceira passagem do Fabuloso pelo clube.

- Já conversamos muito, não só com o Luis, mas com a diretoria. Sabemos que a janela internacional se transforma no terror do futebol brasileiro quando é aberta. Estarei com o São Paulo com o grupo que se apresentar no dia 24. Esperamos que ele se reapresente junto com o grupo. Não acharemos no mercado nenhum atacante com esse talento – frisa Ney, em entrevista coletiva.

Diretor de futebol do São Paulo, Adalberto Baptista falou em um tipo de pacto entre clube e atleta nessa arrancada. O acordo era para que Luis Fabiano se focasse ao máximo na arrancada do Brasileirão, mesmo com a consciência de que poderia deixar o clube.

- Há algumas propostas. Havíamos combinado para ter o máximo comprometimento nesses cinco jogos. A partir de amanhã (quinta), vamos conversar sobre isso para ver que decisão será tomada. Nossa expectativa é que ele fique. Futebol é coletivo, mas alguns jogadores acabam recebendo pressão individual muito grande. Foi o caso dele – conta Baptista.

luis fabiano werley grêmio são paulo arena brasileirão (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)Luis Fabiano marcou contra o Grêmio  (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)

Já na história do São Paulo

Nesse acordo informal, Luis Fabiano cumpriu o papel. Em quatro partidas do Brasileirão, marcou três gols. Na noite desta quarta-feira, foi importante ao marcar no empate contra o Grêmio, aos 41 do primeiro tempo. Logo após o confronto, ainda no gramado, falou em tom de despedida e pediu pressa na definição:

- Todo mundo sabe o carinho que eu tenho pelo clube, o esforço que eu fiz para vir para cá. Mas a partir do momento em que você é colocado no mercado, existe o interesse de outras equipes. Ruim seria não ter ninguém e eu ficar largado (risos). Existem algumas coisas que de repente podem acontecer. Não sei se está perto ou distante, porque enquanto não assinar as coisas não acontecem, mas que existe a possibilidade, existe.

Desde a entrevista de Juvenal Juvêncio, de que poderia negociar o atacante, o São Paulo recebeu propostas pelo goleador. Galatasaray, da Turquia, e Olympiakos, da Grécia, formalizaram ofertas entre € 4,5 milhões (R$ 12,7 milhões) e € 5 milhões (R$ 14 milhões), mas os valores ainda não empolgam a diretoria. Os cartolas esperam receber € 6 milhões (R$ 17 milhões), praticamente a mesma quantia que o clube pagou em março de 2011 para repatriar o atacante.

Artilheiro do São Paulo em quase todas as competições que disputou, Luis Fabiano viu o tom das críticas aumentar com a eliminação na Taça Libertadores deste ano (torneio em que desfalcou o Tricolor por quatro jogos, devido a uma expulsão contra o Arsenal, no Pacaembu). Antes, já havia deixado a equipe na mão em decisões contra Santos, pela semifinal do Paulista de 2012, e Tigre, na final da Copa Sul-Americana.

Esta é a terceira passagem de Luis Fabiano pelo São Paulo. O atacante é um dos principais artilheiros da história do clube. Ao todo, soma 173 gols pelo Tricolor.



Resultados de quarta nas Séries A, C e D do Brasileirão e dois estaduais

13/06/2013 01h10 - Atualizado em 13/06/2013 01h10

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Campeonato Brasileiro 2013 (2ª e 5ª rodadas)

Santos 1 x 0 Atlético-MG - rodada 5
Grêmio 1 x 1 São Paulo - rodada 5
Portuguesa 2 x 1 Fluminense - rodada 2

Campeonato Brasileiro Série C 2013 (Primeira fase - 2ª rodada)

Macaé 2 x 1 Madureira

Campeonato Brasileiro Série D 2013 (Primeira fase - 2ª rodada)

Juventude 2 x 1 Marcílio Dias

Campeonato Carioca Série C 2013 (Primeira fase - 5ª rodada)

São Gonçalo EC 1 x 1 Rio de Janeiro

Campeonato Gaúcho Segunda Divisão 2013 (Segundo turno - 2ª, 3ª e 5ª rodadas)

Brasil de Farroupilha 0 x 0 Aimoré - rodada 2
Brasil de Pelotas 2 x 0 Internacional SM - rodada 5
Avenida 2 x 0 Farroupilha - rodada 3

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Ney Franco elogia desempenho, mas lamenta empate no Sul: 'Frustrante'

O São Paulo treinou para encarar o Grêmio no 4-4-2 na noite desta quarta-feira, em Porto Alegre, pela quinta rodada Campeonato Brasileiro. Mesmo surpreendido quando viu que Vanderlei Luxemburgo resolveu escalar três atacantes, Ney Franco viu o Tricolor paulista superior taticamente. Só que o gol de empate, aos 42 do segundo tempo, deixou um sentimento de frustração para o técnico com o 1 a 1.

- Fizemos um primeiro tempo melhor que o Grêmio. Acho que nossa equipe se encaixou bem. No segundo, eles fizeram um jogo superior ao nosso, mas saímos com um sentimento de frustração pela forma como o jogo se encaminhava. Esperávamos sair daqui com os três pontos. Sabemos que ganhar do Grêmio em Porto Alegre é muito difícil, mas começamos o campeonato bem – analisou o comandante são-paulino, em entrevista coletiva.

Ney Franco considerou positiva o início da trajetória do São Paulo no Brasileirão, principalmente com a invencibilidade longe dos próprios domínios. Só lamentou a derrota em casa diante do Goiás, pela quarta rodada.

- Começamos bem, estamos em sexto, ao lado do Cruzeiro, a apenas a três pontos do líder. Temos a defesa menos vazada do campeonato e uma das equipes com ataque mais positivo. Infelizmente, tivemos um tropeço contra o Goiás. Poderíamos estar em situação melhor.

Ney Franco técnico São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ney Franco aprovou a atuação do São Paulo no primeiro tempo  (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Na partida, Luís Fabiano abriu o placar aos 41 do primeiro tempo, ao completar jogada criada por Douglas. No final da partida, Kleber Gladiador acabou deixando tudo igual, após escanteio e desvio de Souza no segundo poste.

Como resultado, o São Paulo entra em recesso da Copa das Confederações na sexta colocação, com oito pontos.  A partir de então, o grupo receberá folga e retornará aos treinamentos no dia 24 de junho.



Atuações: Elano entra para buscar o empate gremista e leva a maior nota

Header GREMIO (Foto: Infoesporte)

DIDA – GOLEIRO
Fez duas grandes defesas e evitou o pior.
Nota: 7

PARÁ – LATERAL DIREITO
Muitos erros de passes e cruzamentos, mas compensou na marcação.
Nota: 5,5

WERLEY - ZAGUEIRO
Bom posicionamento, bons desarmes. Foi envolvido no gol.
Nota: 5

BRESSAN - ZAGUEIRO
Muita disposição, mas errou muitas vezes a saída de bola gerando ataque do rival.
Nota: 5

ALEX TELLES - LATERAL ESQUERDO
Não repetiu as boas atuações. Acabou sacado.
Nota: 5

RAMIRO – VOLANTE
Entrou para permitir que Zé Roberto tivesse posicionamento mais adiantado. Foi bem nos desarmes.
Nota: 6

ADRIANO – VOLANTE
Saiu no intervalo por mudança tática. Errou muitos passes.
Nota: 4

ELANO – MEIA
Entrou no lugar de Adriano e comandou a reação do Grêmio. Mudou o time. Criou, serviu e finalizou.
Nota: 7,5

SOUZA - VOLANTE
Como todo o time, errou passes em excesso. Desviou a bola de cabeça no gol de Kleber.
Nota: 6

ZÉ ROBERTO – MEIA
Após primeiro tempo ruim, cresceu na segunda etapa. Serviu atacantes e cobrou escanteio do gol de empate.
Nota: 6,5

KLEBER – ATACANTE
Muita disposição, mas pouca inspiração. Foi premiado pelo gol.
Nota: 7

BARCOS – ATACANTE
Longe da área, finalizou ao gol duas vezes.
Nota: 5

WELLITON – ATACANTE
Não finalizou, não deu assistência e caiu em quase todas as divididas. Saiu no intervalo.
Nota: 3

GUILHERME BITECO – MEIA
Deu velocidade ao time. Mas pecou em passes e cruzamentos.
Nota: 5,5

Header Sao Paulo (Foto: Infoesporte)

ROGÉRIO CENI – GOLEIRO
Bateu roupa em chute de Barcos no primeiro tempo, mas fez duas ótimas defesas após o intervalo. Contou também com ajuda da trave. Sem culpa no gol.
Nota: 6,5

DOUGLAS – LATERAL DIREITO
Manteve o padrão de erros de passe em demasia. Nesta noite, porém, construiu a jogada do gol de Luis Fabiano. Mais eficiente que Juan.
Nota: 6

LÚCIO – ZAGUEIRO
Foi seguro quando exigido na defesa. Em uma das arrancadas típicas ao ataque, quase levou perigo ao gol de Dida.
Nota: 6,5

PAULO MIRANDA – ZAGUEIRO
Bem, mas um pouco abaixo de Lúcio. Cometeu pênalti ao tropeçar em Zé Roberto, em jogada não marcada pela arbitragem.
Nota: 6

JUAN – LATERAL ESQUERDO
Destoou da equipe. Acertou poucas jogadas e perdeu alguns confrontos diretos com Pará. No fim, ainda desperdiçou o lance que poderia garantir a vitória.
Nota: 5

RODRIGO CAIO – VOLANTE
Escalado na posição de origem, melhorou a saída de bola tricolor. Porém, é afoito demais em certos lances.
Nota: 6

WELLINGTON – VOLANTE
Quase entregou o ouro a Barcos no primeiro tempo. De resto, partida dentro da média. Falhou na marcação a Kleber no empate gremista.
Nota: 5

PAULO HENRIQUE GANSO – MEIA
Aparece pouco, como de costume. Foi visto mais nos desarmes do que na armação de jogadas.
Nota: 5,5

ALOÍSIO – ATACANTE
Estilo brigador, mas não se entendeu com Luis Fabiano e Osvaldo.
Nota: 5

MAICON – MEIA
Entrou na vaga e Aloísio e só foi visto nos acréscimos em chute de fora da área.
Nota: 5,5

LUIS FABIANO – ATACANTE
Precisou de duas chances para balançar as redes, talvez pela última vez pelo clube. Sumiu no segundo tempo.
Nota: 6,5

OSVALDO – ATACANTE
Ainda tímido desde que voltou da Seleção. Não levou a melhor em nenhuma arrancada contra a dupla de zaga.
Nota: 5



Grêmio e São Paulo empatam e fecham a 'primeira fase' fora do G-4

  • momento decisivo

    42 min do 2º

    Após cobrança de escanteio de Zé Roberto, Souza subiu na primeira trave e desviou para o meio da área. Kleber só empurrou para as redes.

  • nome do jogo

    Elano

    Entrou no intervalo e fez o Grêmio renascer na partida. Exigiu duas grandes defesas de Rogério Ceni e ainda acertou a trave esquerda do goleiro adversário.

  • deu errado

    São Paulo

    Bem no primeiro tempo, a equipe de Ney Franco foi encurralada na etapa complementar. Nem a entrada de Maicon e a mudança de esquema fizeram time crescer.

Dois times que entraram em campo sonhando com o G-4 e saíram de campo frustrados. Com cada equipe dominando um tempo, o empate por 1 a 1 entre Grêmio e São Paulo, na noite desta quarta-feira, em Porto Alegre, foi justo. Com isso, paulistas e gaúchos fecham a "primeira fase" do Campeonato Brasileiro longe do objetivo inicial, que era a zona da Libertadores.

Pior para os técnicos Vanderlei Luxemburgo e Ney Franco, que continuarão sendo questionados durante a pausa da competição por causa da Copa das Confederações. No duelo deste meio de semana, Luis Fabiano, que admitiu que pode ser negociado, abriu o placar no primeiro tempo e Kleber, após cobrança de escanteio de Zé Roberto, deixou tudo igual no marcador. Os rivais seguem iguais na tabela de classificação, com oito pontos. O São Paulo é o sexto colocado por ter saldo de gols superior.

Os dois times só voltarão a campo na primeira semana de julho pelo nacional. No dia 7 de julho (domingo), o Tricolor paulista receberá o Santos no Morumbi. No mesmo dia, o Grêmio vai a Curitiba para enfrentar o Atlético-PR.

luis fabiano werley grêmio são paulo arena brasileirão (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)Luis Fabiano deixou a sua marca e garantiu a vitória paulista (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)

Fabuloso dá de bico e põe o São Paulo na frente

Com sete pontos na tabela de classificação e pressionados pelos momentos turbulentos que vivem, Grêmio e São Paulo entraram em campo com esquemas ofensivos, priorizando o ataque. Do lado gaúcho, Elano deu lugar a Wellinton, que atuou ao lado de Kleber e Barcos, que tentava acabar com jejum de gols que já havia atingido 44 dias. Do lado tricolor, Aloísio ganhou a vaga de Maicon e entrou atuando ao lado de Osvaldo e Luis Fabiano, que apesar de prestigiado por boa parte da torcida, tem proposta de equipes da Europa e pode se despedir durante a Copa das Confederações.

Mas o grande jogo ficou apenas na promessa. Gaúchos e paulistas erraram muito. Os laterais praticamente não apareceram e, com isso, o jogo ficou concentrado no meio. No setor de criação, Zé Roberto e Ganso tiveram brilhos esporádicos. O experiente meio-campista criou a única jogada do Grêmio na etapa inicial, após falha de Rogério Ceni, que se recuperou e evitou gol de Barcos. Já o meia tricolor roubou uma bola aos 13 e deixou Luis Fabiano na cara do gol. O camisa 9 só não marcou porque Dida fez grande defesa. Os dois lados não fizeram nenhuma grande jogada

Na segunda chance, no entanto, o Fabuloso não desperdiçou. Aos 41, após grande jogada de Douglas, que avançou pelo meio, limpou o marcador e deu de bandeja para o atacante que, de bico, bateu cruzado e marcou seu quarto gol, tornando-se um dos artilheiros do Brasileirão, ao lado de Fernandão (Bahia), Maxi Biancucchi (Vitória) e Ederson (Atlético-PR).

Kleber jogo Grêmio contra São Paulo (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)Kleber fez o gol de empate do Grêmio nesta quarta-feira  (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)

Grêmio cresce sob batuta de Elano e chega ao empate

Irritado com o desempenho da equipe, Vanderlei Luxemburgo mexeu no intervalo, saindo do 4-3-3 para o 4-4-2 com as entradas de Elano e Guilherme Biteco nas vagas de Adriano e Welliton. Com isso, Zé Roberto recuou para fazer o papel de segundo volante. Do lado tricolor, a ordem era apertar na marcação para sair no contra-ataque e matar o jogo. Começava aí um duelo entre Elano e Rogério Ceni.

Nos primeiros dois lances, o meio-campista bateu de longe e o goleiro são-paulino levou a melhor. Na terceira, aos 21, ele disparou uma bomba na trave esquerda do rival. Logo depois, assustou em cobrança de falta. Todas as jogadas de perigo do tricolor gaúcho saíram dos pés do camisa 7, que fazia o que queria em campo.

Do lado são-paulino, a organização da etapa inicial se transformou em bagunça. Com um homem a menos no meio-campo, a equipe paulista ficou encurralada. Tanto que Luis Fabiano passou a ser uma figura decorativa em campo. Percebendo o crescimento do rival, Ney Franco mexeu e voltou ao 4-4-2, com Maicon na vaga de Aloísio.

De tanto pressionar, o Grêmio chegou ao justo empate. Aos 42, Zé Roberto cobrou escanteio pela esquerda, Souza desviou de cabeça e Kleber só empurrou para as redes. Festa na Arena para um time que não merecia perder. Antes do apito final, o São Paulo deu seu único ataque e Maicon exigiu grande defesa de Dida.



Em tom de despedida do São Paulo, Luis Fabiano admite propostas

As declarações ainda no gramado da Arena do Grêmio indicam que Luis Fabiano está mesmo próximo de deixar o São Paulo. Autor do empate no duelo desta quarta-feira, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o atacante admitiu que tem recebido propostas desde que foi colocado no mercado e que alguma novidade pode surgir durante a pausa para a Copa das Confederações.

- Todo mundo sabe o carinho que eu tenho pelo clube, o esforço que eu fiz para vir para cá. Mas a partir do momento que você é colocado no mercado, existe o interesse de outras equipes. Ruim seria não ter ninguém e eu ficar largado (risos). Existem algumas coisas que de repente pode acontecer - afirmou o camisa 9.