sábado, 23 de março de 2013

São Paulo vê punição a Luis Fabiano como rigorosa e prepara recurso

João Paulo de Jesus Lopes, vice-presidente de futebol do São Paulo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Diretoria do São Paulo promete recorrer da punição
a Luis Fabiano (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)

A diretoria do São Paulo tentará impedir que a equipe fique sem seu goleador nas duas partidas mais importantes da fase de grupos da Taça Libertadores. O clube entende que a punição de quatro partidas imposta pela Conmebol ao centroavante Luis Fabiano foi exagerada e enviará nos próximos dias à entidade um recurso para colocá-lo em condições de atuar contra The Strongest e Atlético-MG.

– Vamos apresentar recurso. Nós entendemos que a punição foi muito rigorosa. Todos os testemunhos que temos, dos próprios jogadores, foi no sentido de que o jogador não deu causa à expulsão. Ele se alterou depois, mas temos convicção de que a penalidade foi muito rigorosa e deverá ser revertida – afirmou o vice-presidente de futebol João Paulo de Jesus Lopes.

O Fabuloso pegou o gancho pela expulsão após o apito final do empate por 1 a 1 contra o Arsenal, dia 7 de março, no Pacaembu. O jogador esbravejou contra um pênalti marcado contra ele no segundo tempo, mas garante que não ofendeu o árbitro colombiano Wilmar Roldán.
 

Vamos apresentar recurso. Nós entendemos que a punição foi muito rigorosa"

João Paulo de Jesus Lopes

– O testemunho é de que não houve nenhuma agressão verbal, nenhum comportamento indevido. É óbvio que, depois da expulsão, o Luis deve ter feito alguma traquinagem, mas nada que justifique uma pena tão rigorosa. Temos visto outras penalizações desse novo tribunal que não estão sendo tão rigorosas – ressaltou o dirigente.

Como já cumpriu uma partida, o centroavante, por enquanto, terá de cumprir outras três. Assim, não enfrentaria o Strongest, em 4 de abril, e o Atlético-MG, dia 17 do mesmo mês. Caso o São Paulo avance, ele ainda ficaria fora de mais um duelo pelas oitavas de final. Se o clube for eliminado, a suspensão fica para a próxima competição sul-americana que disputar.

– Já foi conversado com ele no sentido de que acaba prejudicando a equipe. Mas, por outro lado, ele tem seus créditos. É um dos maiores artilheiros do São Paulo. Todos os jogos em que participa, invariavelmente faz seus golzinhos. Precisa se controlar um pouco mais, e estamos trabalhando nesse sentido – completou.



Pela carreira, PH Ganso tenta aprender a marcar: 'Melhorei'

paulo henrique ganso são paulo treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Ganso diz que trabalha para evoluir na marcação
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Paulo Henrique Ganso sabe que precisa correr contra o tempo se quiser disputar a primeira Copa do Mundo da carreira. Sabe também que a fama de "maestro" como uma das maiores revelações do futebol brasileiro está ameaçada. Para tentar recuperar prestígio, se firmar no São Paulo e, quem sabe, voltar à seleção brasileira, o jogador vem tentando ser mais participativo, principalmente na marcação.

– Melhorei nisso e sei que preciso melhorar a cada treinamento, tanto na parte defensiva quanto ofensiva, para ajudar o time dentro de campo e a mim mesmo – afirmou.

A maior disposição do camisa 8 foi destacada pelo técnico Ney Franco após a vitória por 2 a 1 sobre o São Bernardo. Sem a bola, Paulo Henrique fechou o meio de campo ao lado de Jadson, Maicon e Denilson. A recompensa veio com a permanência na equipe para enfrentar o Bragantino, neste sábado, às 18h30m, no Morumbi, pelo Paulistão.

– Fiz uma pré-temporada com todo mundo para dar uma alavancada na carreira, pela Seleção e pelo São Paulo. É o começo de tudo. Vou fazer o que valer a pena para minha evolução – disse.

Ganso, aliás, não fazia duas partidas consecutivas como titular desde os dias 20 e 23 de fevereiro, quando foi escalado nas vitórias sobre São Caetano e Linense, ambas pelo estadual. Mesmo assim, não teve todo o tempo para atuar e acabou substituído no intervalo do segundo confronto.

Depois da turbulência com Ney Franco ao se irritar por sair no início do segundo tempo do clássico contra o Palmeiras, o meio-campista parece ganhar a confiança do treinador. Em busca de um time ideal, o comandante manterá a formação com ele e Jadson na armação das jogadas.

– Essa dupla vai crescer na base da conversa dentro de campo, um falando com o outro e trocando de posição para confundir o adversário – projetou.



Seleção se apresenta em 27/5 e pode desfalcar clubes em quatro rodadas

Os jogadores convocados por Luiz Felipe Scolari para a Copa das Confederações poderão desfalcar seus clubes em até quatro rodadas do Campeonato Brasileiro. A apresentação da Seleção está marcada para 27 de maio, à noite, um dia depois da primeira rodada da competição. Se o Brasil for até a final, os atletas ficarão com a delegação pentacampeã mundial até 30 de junho.

Neymar treino da seleção (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)Neymar vai desfalcar o Santos por causa da Copa das Confederações (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)

De acordo com a tabela divulgada pela CBF na sexta-feira, os atletas convocados para o torneio da Fifa perderão as rodadas de 29 de maio, 2 de junho, 5 de junho e 9 de junho (rodada que terá, por exemplo, o confronto entre o Santos de Neymar e o Atlético-MG de Ronaldinho, ambos cotados para a seleção nacional).

A primeira fase da preparação da Seleção será no Rio de Janeiro. A CBF já marcou um treinamento no Engenhão em 31 de maio, quando será inaugurada a estátua em homenagem a Zagallo no estádio do Botafogo. No dia 2 de junho, o Brasil faz amistoso com a Inglaterra no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Antes da estreia na Copa das Confederações, a equipe de Felipão pega ainda a França na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Depois, segue para Goiânia, onde treinará até a abertura do torneio da Fifa, dia 15 de junho, contra o Japão, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

Pelo Grupo A, o Brasil depois enfrenta o México em 19 de junho, no Castelão (Fortaleza). A última rodada é contra a Itália, na Fonte Nova (Salvador), no dia 22 de junho. Se ficar em primeiro lugar da chave, a Seleção vai para Belo Horizonte na semifinal de 26 de junho. Caso termine em segundo, a partida será em Fortaleza, um dia depois. A decisão está marcada para 30 de junho no Maracanã.

A tabela do Brasileirão tem uma pausa para a Copa das Confederações, mas não leva em conta o período de treinamentos da Seleção. Depois da quinta rodada, em 9 de junho, a competição só retorna no dia 7 de julho, com direito a dois clássicos: Botafogo x Fluminense e São Paulo x Santos.



Suspenso e artilheiro, Luis Fabiano vive temporada de contrastes

Luis Fabiano (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)Luis Fabiano será desfalque na reta final da
Libertadores (Foto: Marcos Ribolli)

Luis Fabiano prometeu em janeiro que 2013 seria o ano dele. Mas, o sonho de voltar a disputar uma competição pela Seleção Brasileira, pode ficar pelo caminho após ser suspenso por quatro partidas pela Conmebol. O Fabuloso vem tendo uma temporada de altos, baixos e alguma contestação. Ao mesmo tempo em que é o artilheiro do São Paulo, ainda não conseguiu convencer dentro de campo.

A idolatria da torcida continua a mesma. Beira o fanatismo. Em alguns jogos, principalmente no Morumbi, o nome do camisa 9 é mais gritado do que o do próprio clube. Apenas Rogério Ceni se aproxima disso. Osvaldo e Wellington, pela ordem, aparecem muito atrás.

Os números também são positivos e o ajudaram a ser convocado por Felipão para o amistoso do Brasil contra a Inglaterra. Nas 13 vezes em que entrou em campo em 18 possíveis, o Fabuloso marcou nove gols, dois a mais do que o meia Jadson. Foram cinco pelo Campeonato Paulista e quatro pela Taça Libertadores, competição considerada prioridade no ano.

Fazer os gols não garante tranquilidade. Luis Fabiano também acumulou atuações discretas em partidas decisivas. É bem verdade que balançou a rede três vezes em dois jogos da fase prévia, contra o Bolívar, e anotou o da vitória sobre o Strongest, no Morumbi.

O centroavante, porém, não conseguiu repetir as exibições que teve na temporada anterior, sobretudo em duelos de maior peso. Em três duelos desse tipo, ele passou em branco em todos: nas derrotas para Santos e Atlético-MG e no empate sem gols diante do Palmeiras.

No último domingo, depois de marcar um na vitória sobre o Oeste, Luis Fabiano deu a entender que passa por problemas particulares, mas não os revelou. Além disso, não quis comemorar, mostrando estar insatisfeito com as críticas. Já na quarta, depois de fazer outro nos 2 a 1 contra o São Bernardo, festejou discretamente e não quis falar com a imprensa.

A expectativa de apagar na Libertadores a má impressão deixada com a expulsão na final da Copa Sul-Americana do ano passado pode não se concretizar. Expulso por reclamação após o apito final do empate contra o Arsenal, o centroavante fez falta no duelo em que o Tricolor perdeu para o mesmo adversário, na Argentina, e se complicou no Grupo 3.

Para piorar, o cartão vermelho e as queixas contra o árbitro colombiano Wilmar Roldán ainda no gramado custaram quatro partidas de gancho. Caso o São Paulo não consiga diminuir a punição, ele estará fora dos confrontos contra Strongest e Atlético-MG que decidirão o futuro tricolor no torneio.

Ao menos contra o Bragantino, neste sábado, no Morumbi, Luis Fabiano está escalado. E como promessa de gols, sempre.



Por folga, São Paulo tenta disparar no Paulistão contra Bragantino

Jadson treino São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)São Paulo, de Jadson, pega Bragantino no Morumbi
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

A pressão na Taça Libertadores fez o São Paulo acelerar o ritmo para ganhar tranquilidade no Campeonato Paulista. Em busca de um time ideal para usar no torneio sul-americano, o Tricolor recebe o Bragantino, neste sábado, às 18h30, no Morumbi, com a missão de ficar cada vez mais próximo da classificação à segunda fase do estadual.

A vitória por 2 a 1 sobre o São Bernardo, no ABC, deixou a equipe dirigida por Ney Franco em uma confortável situação na tabela.

Com um jogo a menos (enfrentará o União Barbarense), o time se manteve na liderança, com 29 pontos, dois acima de Santos e Ponte Preta. Os são-paulinos, aliás, possuem praticamente uma vaga assegurada nas quartas de final. Nas duas últimas edições da competição, o oitavo colocado, último a se classificar, somou 28 pontos em 19 rodadas. A meta, porém, é terminar entre os quatro melhores para ter o direito de jogar em casa a fase seguinte.

O Bragantino sonha com a vaga. O empate por 2 a 2 diante do Oeste colocou o Massa Bruta em nono lugar, com 18 pontos, três abaixo do Penapolense. O clube do interior tem dois dos quatro artilheiros do Paulistão. Léo Jayme e Lincom fizeram sete gols e dividem o posto com William, da Ponte Preta, e Fernando Baiano, do São Bernardo.

Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral apita a partida. Os auxiliares são Vicente Romano Neto e Giulliano Neri Colisse. O Premiere Futebol Clube transmite a partida, e você acompanha também, em Tempo Real com vídeos, no GLOBOESPORTE.COM.

header as escalações 2

São Paulo: Ney Franco não revelou a escalação no último treino, mas deu sinais de que não pretende fazer grandes mudanças. Jadson e Paulo Henrique Ganso continuarão no meio de campo. O volante Wellington cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo, porém, não tem retorno assegurado. A provável formação é a seguinte: Rogério Ceni, Rodrigo Caio, Rafael Toloi, Edson Silva e Carleto; Wellington (Denilson), Maicon, Jadson e Ganso; Wallyson (Aloísio) e Luis Fabiano.

Bragantino: o técnico Mazola Júnior vai promover a volta do volante Carlinhos no lugar do jovem Moisés. No ataque, mesmo com o retorno de Malaquias após cumprir suspensão, o treinador optou por manter Magno Cruz na ligação entre o meio de campo e o centroavante Lincom. O provável Bragantino é de Rafael Defendi; Geandro, Toninho e Raphael Andrade; Diego Macedo, Carlinhos, Serginho, Preto e Léo Jaime; Magno Cruz e Lincom.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

São Paulo: Cortez (joelho direito), Rhodolfo (tornozelo direito) e Paulo Miranda (joelho esquerdo). Os três já estão liberados pelos médicos, mas não foram relacionados.

Bragantino: o zagueiro André Astorga, capitão do time, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Kadu, também zagueiro, segue vetado pelo departamento médico com uma lesão na coxa direita.

header fique de olho 2

São Paulo: a dupla formada por Jadson e Paulo Henrique Ganso começa a render o esperado. Os jogadores tiveram boa atuação contra o Bernô e seguirão no meio de campo como os responsáveis por abrir os espaços na provavelmente fechada defesa do Massa Bruta.

Bragantino: depois de ser sufocado no primeiro tempo da partida contra o Oeste na última rodada, o Braga melhorou com a entrada do experiente volante Preto, que agradou ao técnico Mazola Júnior e tem nova chance no time titular diante do São Paulo.

header o que eles disseram

Rodrigo Caio, volante do São Paulo: É um jogo importante para somarmos mais três pontos e ficarmos tranquilos na classificação. Temos dois jogos difíceis pela Libertadores e precisamos ter essa gordura no Paulista”.

Diego Macedo, ala do Bragantino: Respeitamos o adversário. Marcamos antes de jogar e desta forma tem sido difícil para que os grandes entrem na nossa defesa. Demos uma caída em alguns jogos, mas já voltamos ao normal e esperamos fazer uma grande partida contra o São Paulo”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Pelo Campeonato Paulista, São Paulo e Bragantino se enfrentaram dez vezes na capital do estado, sendo todos os jogos disputados no Morumbi. Foram sete vitórias do São Paulo e dois empates, contra apenas uma vitória do Braga (1994), 19 gols do São Paulo e 7 do Bragantino.

* Computando todas as competições, Bragantino e São Paulo se enfrentaram 34 vezes, com 19 vitórias do Tricolor, cinco vitórias do Braga e dez empates, 51 gols são-paulinos e 27 do clube do interior.

* Os grandes confrontos entre Bragantino e São Paulo foram disputados em 1991, quando as duas equipes decidiram o Campeonato Brasileiro. O Tricolor levou a melhor após uma vitória por 1 a 0, no Morumbi, gol de Mário Tilico, e um empate sem gols, em Bragança Paulista.

* Diante do Bragantino, o São Paulo defende uma invencibilidade de 23 jogos no Morumbi. A última derrota são-paulina em sua casa foi dia 12 de agosto de 2012, quando perdeu para o Grêmio por 2 a 1. Nas últimas 23 partidas no Morumbi, o São Paulo obteve 17 vitórias e seis empates, sofrendo apenas dez gols.

header último confronto v2

São Paulo e Bragantino se enfrentaram pelas quartas de final do Paulistão do ano passado. O Tricolor não deu chances ao Massa Bruta e goleou por 4 a 1. Luis Fabiano (dois), Fernandinho e Osvaldo marcaram. Júnior Lopes descontou. Emerson Leão dirigia a equipe da capital. O Braga tinha Marcelo Veiga em seu comando.



Estaduais, NBB e Superliga: confira a programação do Tempo Real

Muitos jogos que agitam os Campeonatos Estaduais pelo Brasil terão cobertura em Tempo Real no GLOBOESPORTE. Flamengo e Fluminense vão a campo neste sábado no Carioca, contra Boavista e Duque de Caxias, respectivamente. Será a estreia do técnico Jorginho no comando do time rubro-negro. No Paulistão, o São Paulo tem pela frente o Bragantino. Já no Campeonato Gaúcho é a vez do Grêmio encarar o Caxias. O Campeonato Capixaba pede passagem com transmissão ao vivo do duelo entre Vitória-ES e Aracruz.

A Superliga masculina de vôlei também tem destaque na cobertura em Tempo Real, assim como o NBB. Confira abaixo a programação:

SÁBADO, 23/03

10h Rio de Janeiro x Minas - Superliga masculina (vôlei) com vídeos

15h Vitória-ES x Aracruz (Campeonato Capixaba) - TRANSMISSÃO AO VIVO

15h15m ASA x CRB (Campeonato Alagoano)

16h Duque de Caxias x Fluminense (Campeonato Carioca) com vídeos

16h Limeira x Flamengo - NBB (basquete masculino) com vídeos

16h Penapolense x São Bernardo (Campeonato Paulista)

16h Botafogo-SP x Linense (Campeonato Paulista)

16h Criciúma x Chapecoense (Campeonato Catarinense) com vídeos

16h Guarani de Palhoça x Atlético Ibirama (Campeonato Catarinense)

16h Atlético-GO x Vila Nova (Campeonato Goiano) com vídeos

16h Tuna Luso x Paysandu (Campeonato Paraense)

16h Socorrense x Sergipe (Campeonato Sergipano)

18h30m São Paulo x Bragantino (Campeonato Paulista) com vídeos

18h30m Atlético Sorocaba x XV de Piracicaba (Campeonato Paulista)

18h30m Boavista x Flamengo (Campeonato Carioca) com vídeos

21h Grêmio x Caxias (Campeonato Gaúcho) com vídeos

21h30m Cruzeiro x Sesi-SP - Superliga masculina (vôlei) com vídeos

DOMINGO, 24/03

5h GP da Malásia (Mundial de Fórmula 1) com vídeos

15h15m Corinthians-AL x CSA (Campeonato Alagoano)

16h Palmeiras x Santos (Campeonato Paulista) com vídeos

16h Guarani x Corinthians (Campeonato Paulista) com vídeos

16h Madureira x Botafogo (Campeonato Carioca) com vídeos

16h Santa Cruz-RS x Internacional (Campeonato Gaúcho) com vídeos

16h Cruzeiro x Caldense (Campeonato Mineiro) com vídeos

16h Coritiba x Paraná (Campeonato Paranaense) com vídeos

16h Juventus-SC x Avaí (Campeonato Catarinense) com vídeos

16h Santa Cruz x Petrolina (Campeonato Pernambucano)

16h Ypiranga-PE x Sport (Campeonato Pernambucano) com vídeos

16h Bahia x Juazeirense (Campeonato Baiano) com vídeos

16h Guarani de Juazeiro x Ceará (Campeonato Cearense) com vídeos

16h Fortaleza x Horizonte (Campeonato Cearense) com vídeos

16h Botafogo-PB x Auto Esporte (Campeonato Paraibano)

16h Confiança x Lagarto (Campeonato Sergipano)

17h Alecrim x América-RN (Campeonato Potiguar)

17h ABC x Assu (Campeonato Potiguar)

17h São Francisco x Remo (Campeonato Paraense)

17h Campinense x Treze (Campeonato Paraibano)

17h Maranhão x Imperatriz (Campeonato Maranhense)

18h30m Paulista x Ponte Preta (Campeonato Paulista)

18h30m Mogi Mirim x Mirassol (Campeonato Paulista)

18h30m Ituano x Oeste (Campeonato Paulista)

18h30m União Barbarense x São Caetano (Campeonato Paulista)

18h30m Nacional-MG x Atlético-MG (Campeonato Mineiro) com vídeos

18h30m Joinville x Camboriú (Campeonato Catarinense) com vídeos

18h30m Figueirense x Metropolitano-SC (Campeonato Catarinense) com vídeos

SEGUNDA, 25/03

16h30m Brasil x Rússia (Amistoso da Seleção) - TRANSMISSÃO AO VIVO e com vídeos

20h15m Sampaio Corrêa x Bacabal (Campeonato Maranhense)

20h30m CSP x Nacional de Patos (Campeonato Paraibano)



Paysandu e Santos voltam a negociar repasse pela venda de PH Ganso

Vandick Lima, presidente do Paysandu (Foto: Cristino Martins / O Liberal)Vandick Lima dará uma resposta à cúpula santista
na próxima semana (Foto: Cristino Martins/O Liberal)

A venda do paraense Paulo Henrique Ganso do Santos ao São Paulo ainda não é um assunto encerrado no Paysandu. O presidente do clube alviceleste, Vandick Lima, esteve na cidade do litoral paulista nesta sexta-feira para conversar com o presidente em exercício do Peixe, Odílio Rodrigues. Por ser um dos clubes formadores do atleta, o Papão cobra uma porcentagem do valor da venda do meio-campista ao Tricolor, cujo montante total foi de R$ 23, 9 milhões. Os bicolores esperam receber R$ 582 mil.

De acordo com o mandatário do Paysandu, a reunião foi muito tranquila, mas ainda não houve uma definição de como será o pagamento da dívida. Segundo Vandick, o principal ponto é que o Santos reconhece a dívida com o clube paraense.

– Conversei com ele (Odílio Rodrigues). O importante é que o Santos reconhece a dívida e está disposto a pagar. Entretanto, o único pedido feito por eles é pelo parcelamento do valor ou um desconto caso o pagamento seja feito à vista. Eu vou colocar o assunto em pauta na próxima segunda-feira, em reunião de rotina com a diretoria (do Paysandu), em Belém – explicou o presidente do Papão.

Ainda de acordo com Vandick Lima, o Santos não especificou a quantidade de parcelas e nem o valor do desconto. O alvinegro praiano aguarda uma resposta dos bicolores.

– Eles não especificaram em quantas parcelas querem pagar. Na verdade, eles pediram para que a gente pense em uma proposta para dar um retorno durante a semana. Vamos analisar, junto com a nossa diretoria, o que é melhor para o Paysandu: se aceitamos o parcelamento, damos o desconto à vista ou, até, se recusamos a proposta e cobramos o valor integral, que é de R$ 582 mil – detalhou Vandick.