Sem Luis Fabiano, Lucas assume o comando do
time nesta quarta (Foto: Luiz Pires / VIPCOMM)
O São Paulo ataca em duas frentes para alcançar o sonho de conquistar uma vaga na Taça Libertadores de 2013. Dentro do G-4 do Campeonato Brasileiro, o time muda o foco para a Copa Sul-Americana e, na noite desta quarta-feira, às 21h45m (horário de Brasília), enfrenta a LDU de Loja, do Equador, para garantir a classificação às quartas de final da competição. Além de ser um caminho a mais para a Libertadores, a Sul-Americana dá ao Tricolor a chance de quebrar o incômodo jejum de títulos que teve início em 2009, quando a equipe conquistou o seu sexto Campeonato Brasileiro. Como o sétimo está praticamente descartado para esse ano, a competição continental serviria de alento.
Como a primeira partida, disputada no dia 26 de setembro, no Equador, terminou empatada por 1 a 1, cada time entrará em campo jogando por dois resultados para alcançar a classificação. Para o São Paulo, além da vitória, um empate sem gols serve. Aos equatorianos, além do resultado positivo, serve a igualdade por dois ou mais gols. Se o placar do primeiro duelo se repetir, a decisão vai para os pênaltis
A LDU de Loja, que fez um treino de reconhecimento do gramado do Morumbi na noite de terça-feira, vem ao Brasil em busca de nova façanha. Na etapa anterior, após perder em casa para o Nacional, do Uruguai, a equipe buscou a classificação em Montevidéu, com uma vitória por 2 a 1. O time não vive bom momento no campeonato equatoriano. No final de semana, empatou por 2 a 2 com a LDU de Quito e ocupa apenas a 11ª posição na classificação do torneio, com 12 pontos. O técnico Paul Vélez promete um time marcando forte e tentando surpreender no contra-ataque, principalmente com o atacante brasileiro Fábio Renato.
A partida será transmitida pela TV Globo para o estado de SP. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará o duelo em Tempo Real a partir das 21h30m. O paraguaio Julio Quintana apita a partida, auxiliado pelos compatriotas Carlos Caceres e Julio Gaona.
São Paulo: sem poder contar com Luis Fabiano, machucado, Ney Franco resolveu fazer mistério e não confirmou o substituto do camisa 9. Três jogadores brigam pela vaga: Ademilson, Willian José e Cícero. No restante, o time terá a base que perdeu para o Flamengo, por 1 a 0, domingo passado, pelo Campeonato Brasileiro. O time deverá jogar com: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Wellington e Jadson; Lucas, Willian José (Ademilson ou Cícero) e Osvaldo.
LDU de Loja: em relação ao time que atuou na primeira partida contra o Tricolor, o time equatoriano terá duas novidades. No gol, Alvarado fica com a vaga de Palacios. Na zaga, Bermudez, que marcou um gol contra na ida, levou a melhor sobre Cumbicus. A equipe terá a seguinte formação: Palacios; Gomes, Vera, Bermúdez e Hurtado; Larrea, Mosquera, Uchuari e Feraud; Calderón e Fábio Renato.
São Paulo: Luis Fabiano tem um edema na coxa esquerda e foi vetado. Paulo Henrique Ganso ainda se recupera de ume estiramento na coxa esquerda e não tem previsão de retorno aos gramados. Cañete, liberado após sofrer grave lesão no joelho direito, ainda aprimora a forma física. Fabrício, que operou o joelho esquerdo, só retornará aos gramados em 2013.
LDU de Loja: Não há desfalques.
São Paulo: Lucas. Sem Luis Fabiano a seu lado, o camisa 7 assume a responsabilidade de classificar o São Paulo. Bem vigiado na partida realizada no Equador, o jogador vai aproveitar as dimensões maiores do gramado do Morumbi para fazer a diferença nas jogadas individuais.
LDU de Loja: Fábio Renato. Com cinco gols na Copa Sul-Americana, o atacante é a esperança de uma torcida que já viu seu time surpreender um favorito na etapa anterior da competição. O atacante espera se apresentar bem no Morumbi para chamar a atenção de alguma equipe brasileira e poder voltar ao país.
Denilson, volante do São Paulo: “Com todo respeito à LDU, aqui é o São Paulo e, quando nós colocamos o escudo no peito, é preciso dedicação total. Temos fazer a nossa parte, vencer e garantir a classificação. Caso contrário, as críticas vão aparecer. Não podemos deixar isso acontecer no momento em que a equipe encontrou seu melhor futebol”.
Paul Vélez, técnico da LDU de Loja: “Espero que possamos mostrar um grande futebol e fazer uma boa partida. Sabemos das dificuldades, mas a classificação passa pela nossa cabeça”.
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* O São Paulo disputa em 2012 a sua sétima edição da Copa Sul-Americana. Até agora, o melhor resultado foi registrado em 2003, quando a equipe foi eliminada na semifinal pelo River Plate, da Argentina. Já a LDU de Loja joga o torneio pela primeira vez.
* O desempenho da equipe brasileira contra times estrangeiros é apenas regular. Foram 11 partidas até agora, com cinco vitórias, um empate e cinco derrotas, aproveitamento de 48,4%.
* No Morumbi, o Tricolor já disputou 14 partidas pela competição, com índice muito bom: oito vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, para o Millionarios, da Colômbia, em 2008.
O jogo de ida, realizado no dia 26 de setembro, no estádio Reina del Cisne, em Loja, no Equador, foi o primeiro entre os dois times. Com gols de Larrea e Bermudez (contra), a partida terminou empatada por 1 a 1.