sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Fisioterapeuta do São Paulo já não descarta Ganso só em 2013

LANCEPRESS! - 28/09/2012 - 15:42 São Paulo (SP)

Ganso (Foto: Divulgação/SPFC)
Luiz Rosan durante sessão de fisioterapia com Ganso (Foto: Divulgação/SPFC)

O prazo para a estreia de Paulo Henrique Ganso pelo São Paulo pode aumentar. A expectativa dos médicos era de que o meia tivesse condições de jogar no mês de novembro. Mas Luiz Rosan, fisioterapeuta do clube, não garante que o camisa 8 entre em campo nesta temporada.

Além do estiramento na coxa esquerda, Ganso tem um desequilíbrio muscular na perna direita. O jogador tem feito tratamento diário em dois períodos, mas a recuperação ainda será longa.

- O nosso objetivo é que o Ganso jogue ainda este ano, mas não posso afirmar categoricamente que isto irá acontecer. A diretoria nos deu ampla liberdade para recuperar o atleta sem pressa, e se não der para ele jogar este ano não será problema algum. Mas a nossa meta é para que ele volte nesta temporada - afirmou Rosan, à Rádio Globo.

- É precipitado fazer qualquer projeção, pois o Ganso está conosco há apenas uma semana. Além da lesão, tratamos também a perna direita, que está atrofiada. Assim que a lesão na coxa esquerda estiver totalmente cicatrizada, ela vai passar por um processo de fortalecimento muscular e será comparada à outra coxa. Quando ele não tiver dor e estiver equilibrado, será entregue ao departamento físico e técnico, que dirá quando ele poderá estrear. A partir do momento em que o cara entra no campo, ele é que vai dizer se está bem. Se fosse um atleta que já conhecemos seria mais fácil precisar. Mas eu prefiro ter cautela, pois o histórico de lesões dele é acentuado - concluiu.

Apesar da cautela do responsável pelo Reffis, comissão técnica e diretoria fizeram questão de inscrevê-lo na atual fase da Sul-Americana. Ney Franco, que já deu declaração semelhante a de Rosan, estava entusiasmado na última quarta-feira, e chegou a dizer que conta com o jogador para o duelo de volta com a LDU de Loja (ECU), no dia 24 de outubro.



Luis Fabiano é baixa confirmada na Seleção e pode não pegar o Palmeiras

Fellipe Lucena - 28/09/2012 - 18:24 São Paulo (SP)

Luis Fabiano - São Paulo (Foto: Tom Dib)
Luis Fabiano já acumula três estiramentos em 2012 (Foto: Tom Dib)

A ausência de Luis Fabiano no jogo de volta do Superclássico das Américas, contra a Argentina, quarta-feira, está confirmada. É provável que ele também não possa defender o São Paulo contra o Palmeiras,  sábado que vem, pelo Brasileirão.

O atacante tem um estiramento na coxa direita, não viaja para o duelo de domingo, contra o Coritiba, e só deve voltar a trabalhar no gramado na quarta ou na quinta da semana que vem, o que inviabiliza sua participação no jogo da Seleção Brasileira em Resistência (ARG).

Rodrigo Lasmar, médico do Atlético-MG e da Seleção Brasileira, avaliou o centroavante nesta sexta, no CT da Barra Funda, e constatou que ele não tem condições de jogo para a próxima semana. O corte ainda não foi oficializado pela CBF, mas o técnico Mano Menezes deve chamar outro atacante para preencher a vaga. Apenas atletas que atuam no Brasil podem ser selecionados.

– Vamos trabalhar para que ele volte o mais rápido possível, mas sem estabelecer um prazo para retorno – disse o médico são-paulino, José Sanchez, ao LANCENET!.

Fabuloso sentiu a contusão muscular no jogo de ida contra os argentinos. Depois disso, já desfalcou o Tricolor contra Cruzeiro, domingo passado, e LDU de Loja (ECU), no meio de semana. Já são três estiramentos nesta temporada.



São-paulino Douglas é absolvido pelo STJD e pode pegar o Coxa

LANCEPRESS! - 28/09/2012 - 17:09 São Paulo (SP)

Frame - Douglas - São Paulo
Douglas está livre para enfrentar o Coxa (Foto: Reprodução)

Expulso na derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG, na 24ª rodada do Brasileirão, o lateral-direito são-paulino Douglas foi julgado nesta sexta-feira pelo STJD e acabou absolvido, ficando livre para enfrentar o Coritiba, neste domingo, no Couto Pereira.

Além de ter cumprido a suspensão automática, ele corria o risco de receber mais cinco jogos de gancho por ter sido enquadrado no artigo 254 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em "jogada violenta".

Com a liberação, o jogador briga para voltar à equipe titular.  Na quarta-feira, contra a LDU de Loja (ECU), pela Sul-Americana, ele foi preterido pelo zagueiro Paulo Miranda e só atuou por alguns minutos no fim do jogo. Por outro lado, foi um dos destaques do último compromisso pelo Brasileiro, contra o Cruzeiro, domingo passado, quando fez a jogada do gol.

No julgamento, o preparador de goleiros Haroldo Lamounier foi punido com um jogo de gancho por unanimidade de votos. Também no duelo contra o Atlético-MG, o profissional invadiu o gramado e xingou o árbitro Sandro Meira Ricci, o que o fez responder por "ofender alguém em sua honra".
Haroldo costuma aquecer Rogério Ceni com chutes a gol antes do apito inicial e no intervalo.



Após mal-entendido, Willian José quer voltar a ter apoio da torcida são-paulina

LANCEPRESS! - 28/09/2012 - 14:30 São Paulo (SP)

Frame - Willian José - São Paulo
Willian José lamentou mal-entendido com são-paulinos e quer voltar a marcar para torcida esquecer (Foto: Reprodução TV)

Vaiado ao ser substituído no último domingo, na partida contra o Cruzeiro, no Morumbi, o atacante Willian José não vive uma boa fase com os torcedores são-paulinos.

Após uma declaração infeliz na partida contra o Sport, quando disparou contra a torcida, o camisa 19 tem sido "perseguido" pelo grito das arquibancadas. Diante desse quadro, o centroavante pretende agora voltar a marcar gols para fazer o torcedor esquecer o mal-entendido.

- Olha, ficou chata depois da entrevista que eu dei né. Acabou pegando mal com a torcida, não foi minha intenção que a torcida ficasse daquele jeito. Mas é bola pra frente, continuar fazendo meu trabalho, e se Deus quiser fazendo gols e voltando a dar alegrias (ao torcedor) - disse Willian, no desembarque da equipe nesta sexta-feira, em Cumbica.

Sem saber se será titular ou reserva no domingo, contra o Coritiba, o atacante revelou que primeiro precisa tratar o joelho - machucado no duelo com a LDU de Loja (ECU)-, para depois pensar em ajudar o Tricolor a sair com o resultado positivo.

- Saí machucado do jogo na quarta-feira. Vou tratar hoje e amanhã (sábado) pra ver se dá pra ir pro jogo domingo. Quem vai decidir é o Ney Franco. Foi o joelho (direito), no fim do jogo, o zagueiro deu um carrinho, eu perdi o pé e o joelho direito ficou preso no chão - comentou o são-paulino.



Após parada para compras e perda do ônibus, Ademilson brinca com Willian José: 'Quer comprar tudo'

LANCEPRESS! - 28/09/2012 - 09:56 São Paulo (SP)

Frame - Ademílson - São Paulo
Ademilson brinca com atraso de Willian José no free-shop de Cumbica (Foto: Reprodução da TV)

Apesar da longa maratona envolvendo ônibus e aviões enfrentada pelo Tricolor nesta semana, alguns atletas do São Paulo não mostraram muita pressa em deixar o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Após chegarem em Cumbica por volta das 4h30, os são-paulinos passaram ainda pelo free-shop para comprar presentes antes de aproveitarem o dia de folga. Porém, no caso de Douglas, Ademilson e Willian José, o "tour de compras" levou aproximadamente duas horas. Fato que gerou provocação, em tom de brincadeira, por parte do jovem camisa 11.

- Deu um tempinho pra comprar algumas coisas. Mas foi o Willian que embaçou tudo, perdemos até o ônibus. Ficou comprando, ele compra pra caramba, toda viagem quer comprar tudo (risos) - disse Ademilson, no saguão do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Como o ônibus que foi receber a delegação já havia deixado o local em razão do "atraso" do trio são-paulino, os atletas e mais alguns seguranças do clube tiveram que sair de Cumbica em outro veículo.

São-paulinos se dizem cansados, mas prontos para jogar



Rhodolfo exige atenção do São Paulo contra o ameaçado Coritiba

O São Paulo está a dois pontos de conseguir entrar no G4 pela primeira vez no Brasileirão. Mas, o time precisa de uma vitória contra o ameaçado Coritiba para ter chance de ultrapassar o Vasco. O jogo poderia parecer tranquilo, porém o zagueiro Rhodolfo acredita que a pressão do adversário complica a partida.

"Nessa situação que ele estão, tudo piora ainda mais. A torcida certamente vai apoiar ainda mais. Vamos com tudo atrás da vitória porque precisamos manter o embalo para tentar buscar o G-4", afirmou o zagueiro, em entrevista reproduzida pelo globoesporte.

Rhodolfo ainda lembrou que sempre é complicado jogar no Couto Pereira. O zagueiro já passou pelo Atlético Paranaense, principal rival do Coxa. Ele ainda comentou sobre o cansaço da equipe, após viajem até o Equador. "É claro que todo mundo está cansado. Não foi fácil chegar lá e voltar. Foram 20 horas para ir e 20 horas para voltar."

Coritiba e São Paulo se enfrentam domingo, dia 30, às 16h, no Couto Pereira.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Fisioterapeuta discorda de Laor e elogia recuperação de Ganso

Paulo Henrique Ganso - São Paulo

Rubens Chiri/São Paulo FC

Incurável? Não é o que o DM do São Paulo pensa sobre o meia Paulo Henrique Ganso. Com base nas supostas declarações do presidente do Santos, Luis Alvaro Ribeiro, sobre a condição física do novo camisa 8 tricolor, o fisioterapeuta Luiz Rosan comentou a lesão na coxa da qual o jogador se recupera no momento, utilizando do Reffis são-paulino.

Para o profissional, grandes jogadores conseguem superar o período de recuperação sem percalços.

"Acredito que ele [Luiz Alvaro] tenha exagerado um pouco. É uma lesão considerada grave, bem severa, por ser extensa na coxa esquerda, mas todos os grandes atletas convivem com esse tipo de situação", confidenciou Rosan, ao Marca Brasil.

"O Rogério Ceni, quando fraturou o calcanhar, em três pontos e aos 36 anos, deixou todos preocupados. Mas os grandes jogadores, como é o caso do Ganso, passam por esse processo sem problemas."

O otimismo no Morumbi tem uma base sólida: a dedicação que Ganso tem demonstrado nos trabalhos físicos.

"Ele tem mostrado um comprometimento e entrega muito grande. Faz apenas uma pausa para o descanso e almoço, mas depois já retoma."

"Durante a noite, quando ele já está em sua casa, ele dorme com um aparelho na perna. Dessa forma, são mais oito horas de exercícios. Tem sido bem intensivo esse período de recuperação dele", explica o fisioterapeuta.

No entanto, Rosan prefere não estabelecer uma data para o retorno do armador aos gramados. A comissão técnica, no entanto, já mencionou que espera ter o atleta à disposição no início de novembro.

"Não dá para fazer uma previsão de retorno, mas o Ganso está indo muito bem. Já estamos preparando ele para fazermos uma nova bateria de exames na próxima semana", concluiu.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



São Paulo recebe permissão para iniciar obras da cobertura do Morumbi

Após uma longa espera, o São Paulo poderá, enfim, tocar em frente as obras no estádio Morumbi. A Prefeitura de São Paulo publicou no Diário Oficial da última quarta-feira a autorização para que o clube inicie a construção da cobertura da arena, decisão aguardada desde o ano passado.

Ao custo de R$ 120 milhões, a cobertura de 39 metros de altura tem prazo de conclusão de 18 meses, e não interditará o local para a realização de jogos ou eventos. Uma arena multiuso também será erguida atrás de um dos gols. O São Paulo marcou uma coletiva para o dia 2 de outubro para apresentar as novidades.

As novas instalações serão custeadas pela empreiteira Andrade Gutierrez.

Como se atualizar com as notícias do futebol mundial fora de casa? Com http://m.goal.com - sua melhor fonte de cobertura para celulares do futebol.



Ney espera ter Luis Fabiano e Ganso no jogo de volta contra LDU de Loja

O São Paulo terá de esperar quase um mês para definir sua vida na Copa Sul-Americana. Depois de empatar por 1 a 1 com a LDU de Loja na noite de quarta-feira, no Equador, o time só voltará a reencontrar o rival no dia 24 de outubro, no Morumbi. Já projetando o duelo de volta, o técnico Ney Franco espera contar com dois reforços importantes: Luis Fabiano e Paulo Henrique Ganso. Os dois se recuperam de lesões musculares e seguem fazendo tratamento intensivo no Reffis.

O Fabuloso sofreu um estiramento na coxa direita defendendo a seleção brasileira no duelo contra a Argentina, pelo Superclássico das Américas. Ele faz tratamento há uma semana e a tendência é fique pelo menos mais duas no estaleiro. Já o ex-meia do Santos, contratado na última semana, tem lesão na coxa esquerda e já completou três semanas de tratamento. No caso do novo reforço, o departamento médico evitou dar um prazo sobre o seu retorno.

Uma prova de que o São Paulo espera ter Ganso no jogo de volta contra a LDU de Loja é que o meia foi inscrito na Copa Sul-Americana mesmo estando machucado. Ele ficou com a vaga que vinha sendo preenchida pelo lateral-esquerdo Henrique Miranda.

"O Ganso foi inscrito na competição e espero contar com os dois jogadores na partida de volta contra a LDU", ressaltou o treinador.

 Sem seu principal atacante, o São Paulo sofre demais. Luis Fabiano tem 24 gols marcados em 31 partidas na temporada. Na ausência do camisa 9, o técnico são-paulino já apostou em Willian José contra o Cruzeiro, no último domingo, e em Ademilson nesta quarta, no Equador. Nenhum dos dois deu conta do recado.

Por isso, resta saber se ele manterá a formação com três homens ofensivos na partida do próximo domingo, contra o Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro. Nessa hipótese, quem pode reaparecer é Cícero que na última vez em que atuou improvisado como referência marcou três gols em três partidas.



Lucas vê empate 'de bom tamanho' e gol 'achado' da LDU de Loja

O São Paulo entrou em campo com três atacantes para enfrentar a LDU de Loja, na noite desta quarta-feira, no interior equatoriano, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Ainda assim, a equipe criou pouco e teve chances reduzidas de balançar as redes adversárias. O empate por 1 a 1, somado à chuva e ao cansaço pela longa viagem, foi o suficiente para agradar o atacante Lucas, que jogou ao lado de Ademilson e Osvaldo.

Apagado no primeiro tempo, Lucas melhorou no início da etapa complementar, mas nada que fosse o suficiente para embalar o Tricolor rumo à vitória fora de casa. O gol são-paulino, aliás, saiu após chute despretensioso de Osvaldo, que desviou no zagueiro Bermúdez e “matou” o goleiro Alvarado.

 "Pelas circunstâncias do jogo, saiu de bom tamanho. Fizemos o gol fora. Foi complicado jogar fora de casa, com muita pressão. A equipe deles chega junto. Conseguimos um bom resultado. Agora é fazer nosso papel no Morumbi", afirmou o atacante.

Bem postada, a marcação da LDU dificultou as chegadas do Tricolor à área adversária durante todo o jogo. Foram apenas quatro chances reais de gol, em 11 finalizações. Enquanto os equatorianos apostavam no contra-ataque, o São Paulo tentava trocar passes calmamente: sem sucesso. Ainda assim, Lucas exaltou a postura de sua equipe e disse que os donos da casa “acharam” o gol.

"Jogamos para frente, para vencer. Começamos com três atacantes. Estávamos bem na partida, tocando bem a bola. Faltou finalizar mais. A equipe deles, em um belo chute, conseguiu achar um gol e complicou" analisou.

 Embora o São Paulo tenha saído na frente, o empate da LDU veio no fim do primeiro tempo. O volante e capitão Pedro Larrea acertou chute certeiro no ângulo esquerdo de Rogério Ceni. O goleiro apenas observou a bola entrar. Curiosamente, as melhores oportunidades do time de Loja foram em erros do capitão são-paulino: primeiro, ao rebater mal bola parada. Depois, ao cobrar falta e quase sofrer gol no rebote.

O duelo de volta será no dia 24 de outubro, no estádio do Morumbi. Empate sem gols classifica o Tricolor, por ter marcado fora de casa. Se o placar obtido em Loja se repetir, a decisão será nos pênaltis. Agora, a equipe volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro: no domingo, às 16h, enfrenta o Coritiba, no estádio Couto Pereira, buscando voltar ao G-4 da competição nacional.



Você aprova o retorno de Kaká à seleção brasileira?

Pensando na preparação da seleção brasileira visando a Copa do Mundo de 2014, o Brasil vai jogar contra Iraque e Japão, dias 11 e 16 de outubro, respectivamente. Para esses duelos, o técnico Mano Menezes convocou Kaká.

Por isso o “Arena Sportv”, desta sexta-feira quer saber: você aprova o retorno de Kaká à Seleção?

O meia do Real Madrid não era chamado por Mano desde novembro do ano passado para os amistosos contra Gabão e Egito, mas não jogou devido a uma lesão muscular.

Sua última partida pela seleção foi nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, com derrota de 2 a 1 ante a Holanda.

Premiado pela Fifa como o melhor jogador de 2007, ele tem sofrido com lesões de joelho e musculares desde então.
 

Kaka brasil x costa do marfim (Foto: Getty Images)Kaká em ação pelo Brasil na Copa do Mundo de 2010 (Foto: Getty Images)

Vote: Você aprova o retorno de Kaká à Seleção?

O jogador foi destaque nos 8 a 0 aplicados pela equipe espanhola sobre o Millonarios, da Colômbia, em partida amistosa na última quarta-feira, marcando três gols.

O “Arena” começa às 14h (de Brasília) e para participar basta acessar a página do programa.

Assista a outros vídeos do "Arena Sportv"
  



Ganso aprova atuação do São Paulo no Equador e valoriza o gol fora

Em tratamento de uma lesão na coxa esquerda, o meia Paulo Henrique Ganso, contratado pelo São Paulo na semana passada, assistiu de casa à partida contra a LDU de Loja, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, na última quarta-feira, no Equador. O Tricolor não apresentou um grande futebol e empatou por 1 a 1. Mesmo assim, o meia aprovou o desempenho da equipe. Na partida de volta, marcada para o dia 24 de outubro, no estádio do Morumbi, a equipe são-paulina joga por uma vitória ou por empate sem gols, já que marcou fora de casa.

- Gostei do jogo. Sabíamos que seria difícil, ainda mais jogando fora de casa. Mas a nossa equipe foi bem e conseguiu fazer um gol fora - afirmou Ganso, em entrevista ao site oficial do Tricolor.

Ganso deve enfrentar a LDU de Loja no Morumbi (Foto: Site oficial do São Paulo FC)Paulo Henrique Ganso deve enfrentar a LDU de Loja no Morumbi (Foto: Site oficial do São Paulo FC)

Ganso acredita que, jogando no Cícero Pompeu de Toledo, a equipe tem condições de garantir a classificação. Caso avance, o time enfrentará nas quartas o Universidad de Chile ou Emelec, do Equador.

- Temos tudo para passar de fase na Sul-Americana. Conquistamos uma vantagem jogando fora de casa. No Morumbi, contaremos com o apoio da nossa torcida. O São Paulo é sempre muito forte quando joga no seu estádio - ressaltou.

Ganso já completou três semanas de tratamento, mas os médicos do Tricolor evitam dar alguma previsão. A tendência é que o camisa 8 já tenha condições de jogo no duelo de volta contra a LDU de Loja.

Clique e assista a vídeos do São Paulo



Anunciados os árbitros para a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Já estão sorteados os trios de arbitragem para a 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Marcelo de Lima Henrique (RJ FIFA) apita o jogo do líder Fluminense, que tem pela frente o clássico contra o Flamengo, domingo, no Engenhão. No mesmo dia, no Olímpico, Nielson Nogueirea Dias (PE Especial-2) comanda a partida entre Grêmio e Santos. E no sábado, Elmo Alves Resende Cunha será o juiz do duelo Portuguesa e Atlético-MG (GO Especial-2), no Canindé.

Veja abaixo a escala completa da rodada:

Sábado:

18h30m - Vasco x Figueirense
Ricardo Marques Ribeiro (MG FIFA)
Márcio Eustáquio Santiago (MG FIFA)
Cleriston Clay Barreto Rios (SE Aspirante FIFA)

18h30m - Cruzeiro x Internacional
Paulo Cesar Oliveira (SP FIFA)
Marcelo Carvalho Van Gasse (SP FIFA)
Rogério Pablos Zanardo (SP CBF-1)

18h30m - Portuguesa x Atlético-MG
Elmo Alves Resende Cunha (GO Especial-2)
Evandro Gomes Ferreira (GO CBF-1)
João Patrício de Araújo (GO CBF-1)

18h30m - Náutico x Atlético-GO
Leandro Pedro Vuaden (RS FIFA)
Alessandro A. Rocha de Matos (BA FIFA)
Emerson Augusto de Carvalho (SP FIFA)

21h - Palmeiras x Ponte Preta
Guilherme Ceretta de Lima (SP Aspirante FIFA)
Anderson José de Moraes Coelho (SP CBF-1)
Bruno Salgado Rizo (SP CBF-2)

Domingo:

16h - Flamengo x Fluminense
Marcelo de Lima Henrique (RJ FIFA)
Rodrigo Pereira Joia (RJ FIFA)
Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ CBF-1)

16h - Corinthians x Sport
Jean Pierre Gonçalves Lima (RS CBF-1)
Rafael da Silva Alves (RS CBF-2)
Luiz H. Souza Santos Renesto (PR CBR-2)

16h - Coritiba x São Paulo
Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ FIFA)
Dibert Pedrosa Moisés (RJ FIFA)
Wagner de Almeida Santos (RJ CBF-1)

16h - Bahia x Botafogo
Heber Roberto Lopes (PR FIFA)
Fábio Pereira (TO Aspirante FIFA)
Bruno Boschilia (PR Aspirante FIFA)

18h30m - Grêmio x Santos
Nielson Nogueirea Dias (PE Especial-2)
Roberto Braatz (PR FIFA)
Clóvis Amaral da Silva (PE CBF-2)



Apesar do desgaste, Ney diz que é momento de fazer sacrifício pelo G-4

ney franco são paulo x bahia (Foto: Alex Silva/Agência Estado)Treinador acredita na vitória na partida de domingo,
contra o Coritiba (Foto: Alex Silva/Agência Estado)

É inegável que o elenco do São Paulo está cansado. Para disputar a partida da última quarta-feira, contra a LDU de Loja, no Equador, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, a equipe iniciou viagem na manhã de segunda-feira. Após 20 horas, três viagens de avião e um trajeto de 340 km de ônibus, a delegação desembarcou na cidade de Loja na madrugada de terça. O time empatou por 1 a 1 e na manhã desta quinta iniciou a viagem de volta, que terminará no início da manhã desta sexta-feira, no Aeroporto de Cumbica.

Após chegarem, os atletas serão dispensados e voltarão ao CT da Barra Funda na manhã de sábado, quando o técnico Ney Franco comandará o único treino antes da partida contra o Coritiba, domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Na tarde de sábado, os atletas relacionados já viajarão para a capital paranaense.

Mesmo com tamanho desgaste, o comandante são-paulino aposta que o time terá força suficiente para buscar a vitória que, dependendo do resultado da partida entre Vasco e Figueirense, poderá levar o Tricolor ao G-4 pela primeira vez no nacional. Hoje a diferença entre cariocas e paulistas é de dois pontos (44 a 42).

- Vamos concentrar no Campeonato Brasileiro. Os atletas estão preparados para enfrentar essa maratona. O grupo está fechado, o ambiente está ótimo, todos querem ganhar um título ainda em 2012 e isso requer sacrifício. Existe um compromisso de buscar a vaga na Libertadores e, para isso, temos de fazer um bom papel no domingo – afirmou o treinador são-paulino.

O meia Lucas seguiu pela mesma linha de raciocínio.

- Estou acostumado com isso. Faz tempo que estou viajando e jogando. No Campeonato Brasileiro, não tem jogo fácil. O Coritiba cresce em casa porque conta sempre com o apoio do seu torcedor. Mas temos de correr atrás da vitória porque poderemos entrar no G-4 – finalizou o camisa 7.



Kaká volta à Seleção, e Mano chama apenas um atleta por clube brasileiro

Kaká derrota Brasil jogo Holanda (Foto: Getty Images)Kaká não entra em campo desde derrota para
Holanda na Copa do Mundo (Foto: Getty Images)

Kaká está de volta à seleção brasileira. Nesta quinta-feira, o técnico Mano Menezes confirmou o retorno do apoiador do Real Madrid para os amistosos contra o Iraque, em 11 de outubro, em Malmo, na Suécia, e diante do Japão, em Breslávia, na Polônia, cinco dias depois. Além disso, o treinador decidiu convocar apenas um jogador por clube brasileiro para não prejudicar as equipes no Brasileirão.

Assim, os goleiros Victor (Atlético-MG) e Jefferson (Botafogo), o zagueiro Dedé (Vasco), os meio-campistas Fernando (Grêmio), Thiago Neves (Fluminense), Paulinho (Corinthians) e Lucas (São Paulo) e os atacantes Neymar (Santos) e Leandro Damião (Internacional) perderão duas partidas do campeonato nacional, nas rodadas 29 e 30. Segundo a CBF, os atletas retornam a tempo de entrar em campo em 17 de outubro, pela 31ª.

- Exatamente nesse período no ano passado vivenciamos esta situação. Naquele período, fizemos a convocação sem limitador. Entendemos que dessa vez é possível sem prejuízo para o que consideramos prioritário, que é a Seleção. Para novembro (NR: há uma data Fifa no dia 14) não faremos nenhuma convocação de jogadores dentro do país, porque teremos uma interferência mais forte. A menos que não tenha mais probabilidade de prejuízo nenhum - disse o treinador.

A delegação embarca para a Europa no dia 7 de outubro (domingo de eleições municipais) e treinará sempre na Polônia (só irá à Suécia para a partida com o Iraque, treinado por Zico). A previsão de chegada dos jogadores ao Brasil é na manhã de 17 de outubro, dia da 31ª rodada do Brasileirão.

Kaká ainda não disputou partidas oficiais na temporada

Kaká retorna à Seleção após mais de dois anos sem disputar uma partida com a amarelinha. O último jogo de Kaká pelo time canarinho aconteceu no dia 2 de julho de 2010, na derrota por 2 a 1 para a Holanda, pelas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul. De lá para cá, o jogador passou por uma cirurgia no joelho e inúmeros problemas musculares.

Vale lembrar que Mano Menezes chegou a convocar o atleta para os jogos diante do Gabão, em Libreville, e diante do Egito, em Doha, no Qatar, no final de 2011. Porém, por conta de lesão, Kaká acabou cortado e não voltou a ser chamado pelo comandante. Na última quarta, em amistoso do Real Madrid, contra o Millionarios, da Colômbia, o atleta fez três gols e deu uma assistência.

Até o momento, o camisa 8 não disputou nenhum jogo oficial com a camisa do Real Madrid na atual temporada. Amistosos, no entanto, foram sua especialidade. Dos seis de pré-temporada, o ex-são-paulino esteve em campo em cinco, sendo ausência apenas no primeiro, diante do Real Oviedo. Ele foi titular contra o Benfica (derrota por 5 a 2), Los Angeles Galaxy (vitória por 5 a 1) e Celtic (vitória por 2 a 0). Contra Santos Laguna (2 a 0) e Milan (5 a 1 a favor), o craque brasileiro deixou o banco de reservas e teve boas atuações.

Nenhuma, porém, pareceu impressionar o técnico José Mourinho. O treinador português chegou a não convocar Kaká sequer para o banco de reservas em três oportunidades pela Supercopa da Espanha e Campeonato Espanhol. Na última quarta, o meia enfim recebeu uma chance como titular, no amistoso diante do Millonarios, da Colômbia: ele não decepcionou e deixou o gramado tendo marcado três dos oito gols do time merengue.

- (Kaká) Jogou bem, como toda a equipe. A resposta dele e a da equipe foi possível porque se dedicam a trabalhar bem, como outros que não tinham jogado em partidas oficiais – disse Mourinho após o jogo. A expectativa passa a ser sua presença ou não no próximo domingo, diante do Deportivo La Coruña, no Santiago Bernabéu, pela 6ª rodada do Espanhol.

Confira a lista completa:

GOLEIROS
Diego Alves (Valencia)
Victor (Atlético-MG)
Jefferson (Botafogo)

LATERAIS
Adriano (Barcelona)
Alex Sandro (Porto)
Daniel Alves (Barcelona)
Marcelo (Real Madrid)

ZAGUEIROS
David Luiz (Chelsea)
Dedé (Vasco)
Leandro Castán (Roma)
Thiago Silva (PSG)

MEIO-CAMPISTAS
Fernando (Grêmio)
Giuliano (Dnipro)
Kaká (Real Madrid)
Lucas (São Paulo)
Oscar (Chelsea)
Paulinho (Corinthians)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Thiago Neves (Fluminense)

ATACANTES
Hulk (Zenit)
Neymar (Santos)
Leandro Damião (Internacional)