quarta-feira, 15 de maio de 2013

Pela Liga Paulista, São Paulo vence Corinthians no 'clássico dos reservas'

Com a classificação para a segunda fase da Liga Paulista garantida, Corinthians e São Paulo/Suzano preferiram poupar seus titulares no clássico desta quarta-feira, no Parque São Jorge. No confronto de reservas, quem se deu melhor foi o Tricolor, que bateu o rival por 5 a 3.

- Infelizmente, não conseguimos sair com o resultado esperado. Nossa equipe jogou bem, porém, tiveram alguns erros que não deveriam ter acontecido. Agora iremos trabalhar duro e pensar no próximo confronto - disse o jogador corintiano Well.

Com a vitória, o São Paulo sobe para a quarta colocação, uma posição atrás do Corinthians. Apesar da proximidade na classificação, o Timão tem oito pontos a mais que a equipe do Morumbi, não podendo ser mais ultrapassado na primeira fase.

Os dois times ainda têm um jogo a cumprir nesta etapa da competição. O São Paulo pega o Jacareí, no ginásio Roberto David, em Suzano (SP), às 19h de segunda-feira, enquanto o Corinthians enfrenta o Itapeva, na próxima quarta, às 20h, no Parque São Jorge.



Fora da lista de Felipão, Osvaldo elogia convocação do amigo Jadson

Jadson e Osvaldo, São Paulo (Foto: Cleber Akamine)Osvaldo festeja convocação de Jadson
(Foto: Cleber Akamine)

O atacante Osvaldo, do São Paulo, sonhava disputar a Copa das Confederações com a Seleção, mas ficou fora da lista anunciada pelo técnico Luiz Felipe Scolari na última terça-feira. O jogador, porém, também teve motivos para comemorar. Jadson, companheiro e amigo no São Paulo, foi chamado pelo treinador da equipe canarinho.

- Todo mundo sabe do carinho e da amizade que tenho com o Jadson e fiquei muito feliz por ele ter ido. Tenho certeza de que ele vai representar bem o São Paulo. Tive um excelente convívio com o Felipão, com todos na seleção brasileira e vou torcer muito para que tudo dê certo - afirmou.

Vivendo grande fase no São Paulo, Osvaldo apareceu nas convocações para os amistosos contra Rússia, Itália, Bolívia e Chile. No entanto, não teve muito tempo para atuar e, consequentemente, convencer o treinador a levá-lo ao torneio que antecede a Copa do Mundo - Neymar, Lucas, Hulk, Leandro Damião, Bernard e Fred foram os atacantes escolhidos.

- Alimentei a expectativa de ir para a Copa das Confederações pelo momento que vivo no São Paulo e por ter ido às três últimas convocações, mas não aconteceu e a vida segue. Sou muito grato ao Felipão pelas oportunidades que tive e vou continuar trabalhando com o mesmo empenho para tentar voltar - ressaltou.

Por causa de uma pancada no quadril, Osvaldo desfalcou o São Paulo na partida contra o Atlético-MG que eliminou o time da Taça Libertadores, na semana passada. Ele continua em recuperação e deve enfrentar a Ponte Preta, dia 26, em Campinas, pela estreia no Campeonato Brasileiro.



Após lembrar Lucas em jogada, xará diz que foi 'razoável' no primeiro treino

Silvinho são paulo entrevista (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Lucas Evangelista se destacou no primeiro treino
entre os profissionais (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

Lucas faz linda jogada pela ponta direita, cruza e Luis Fabiano marca. Parece um lance antigo do São Paulo, mas é atual. Enquanto os tricolores morrem de saudade do ídolo, agora jogador do PSG, um outro Lucas começou a se destacar no clube nesta quarta-feira, no primeiro treino coletivo da intertemporada no CT de Cotia.

Promovido da base na semana passada, Lucas Evangelista, de apenas 18 anos, foi um dos destaques da atividade. Na equipe reserva, fez boas jogadas pelo lado esquerdo em cima de Douglas. O rendimento satisfatório lhe rendeu um lugar no time principal no segundo tempo do trabalho. Posicionado pela direita, entortou Edson Silva e tocou para o Fabuloso fazer de letra.

Motivo de festa para um garoto desconhecido? Não para o "novo Lucas", que prefere adotar um discurso humilde.

- Fui razoável. Aos poucos, vou mostrando o que sei fazer e vou me soltando nos treinos. Dei o meu melhor e saí de cabeça erguida – afirmou.

É um nome que pesa. Mas eu sou o Lucas Evangelista, e ele é o Lucas Moura. Ele fez a história dele e isso ficará para sempre. Estou tendo essa oportunidade e quero fazer minha história"

Lucas Evangelista, promessa tricolor

Lucas ganhou a oportunidade depois que a diretoria decidiu mexer no grupo e dispensar sete jogadores após os fracassos no início do ano. Além dele, os zagueiros Lucas Cavalcante e Diego e o volante Allan subiram da base. Mas chegar ao profissional com o nome do último ídolo do clube não é fácil. 

- É um nome que pesa. Mas eu sou o Lucas Evangelista, e ele é o Lucas Moura. Ele fez a história dele e isso ficará para sempre. Estou tendo essa oportunidade e quero fazer minha história. Acho que somos parecidos na raça, na vontade, na entrega dentro de campo – disse.

Natural de Limeira, Lucas chegou ao clube aos 11 anos, mas acabou liberado aos 14, quando passaria a ficar alojado no Morumbi. Sem espaço, foi levado ao Desportivo Brasil, time de empresários no interior do estado. Por coincidência, chamou a atenção do mesmo São Paulo dois anos depois em um torneio em Votorantim e retornou, mas em outra condição.

Agora, o jogador tem a maioria dos direitos presos ao Desportivo e está emprestado ao Tricolor até o fim de junho de 2014. O clube da capital é dono de 30% dele e negocia a compra de outros 30% para  ficar com ele de vez.

Até lá, o garoto precisa convencer Ney Franco de que tem condição de seguir no elenco profissional. Usado também na lateral esquerda na última edição da Copa São Paulo de Juniores, o atacante luta por espaço em um grupo que ainda não se encontrou em 2013.

- Minha preferência é o ataque, mas o que o Ney precisar, estou disposto a fazer – prometeu.

A preocupação, neste momento, é apenas uma: escapar de uma possível bronca de Edson Silva após o drible desconcertante.

- Ele não falou nada depois do drible, mas...Deus me livre, ele é muito forte (risos).



Após golaço em treino, atacante Silvinho se apresenta: 'A ficha caiu'

Silvinho, atacante São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Silvinho é oficialmente apresentado pelo São Paulo
nesta quarta-feira (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

A pressa de Ney Franco em ter um atacante de velocidade pelos lados do campo era tanta que Silvinho nem foi apresentado, fez um treino e estreou na eliminação na Libertadores contra o Atlético-MG. Uma semana depois, ele se apresentou à imprensa em grande estilo nesta quarta-feira: fez dois gols (um deles golaço) no primeiro coletivo da interntemporada realizada no CT de Cotia para a disputa do Brasileirão.

Posicionado pelo lado esquerdo do setor ofensivo da equipe principal, Silvinho brilhou quando recebeu a bola no bico da grande área. Com um chute forte e cheio de efeito, encobriu o goleiro Léo e acertou o ângulo esquerdo. O lance rendeu aplausos e elogios dos companheiros e da comissão técnica.

- Fui muito feliz nos lances. Jogar com Luis Fabiano, Jadson, Wellington e Denilson fica mais fácil de receber a bola. Você vai pegando entrosamento. O treino foi muito bom para o treinador ver alguns jogadores – afirmou na entrevista coletiva.

O atacante vinha sendo observado pelo Tricolor na primeira fase do Paulistão. Por coincidência, foi adversário do Tricolor nas quartas de final, atuando pelo Penapolense. O time da capital suou para vencer por 1 a 0. Silvinho teve bom desempenho e acabou negociado.

- Depois daquele jogo houve uma manifestação do pessoal do São Paulo. Na terça-feira me ligaram e falaram que era para voltar porque tinha acertado. Vim correndo por causa da Libertadores. Infelizmente, a estreia não foi como queria. A ficha caiu. É trabalhar para ter grandes conquistas – disse o atacante, formado nas categorias de base do Corinthians.

Silvinho, de 22 anos, surge como uma opção para um dos setores carentes do time. Ney Franco passou os quatro primeiros meses procurando um atacante para jogar pela direita, função exercida por Lucas em 2012. O treinador ainda espera um jogador renomado para a posição.

- É uma disputa saúdável e depende só do professor. Estou tranquilo, e cabe a ele decidir - ressaltou o jogador, emprestado por um ano ao Tricolor.



Corinthians domina seleção do Paulistão, e Neymar é o craque

A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta quarta-feira a seleção do Campeonato Paulista deste ano. O Corinthians é o clube com mais representantes entre os escolhidos: seis. O Santos tem dois atletas entre os melhores, enquanto Ponte Preta, Penapolense e Mogi Mirim são representados com um jogador cada.

Apesar de aparecer em desvantagem em relação aos rivais corintianos, o Peixe viu Neymar ser eleito o craque da competição. Roni, destaque do Mogi Mirim e que já treina no São Paulo, foi eleito pela entidade o craque do interior. Já o lateral-esquerdo Rodrigo Biro, que vestiu a camisa do Penapolense no Paulistão, ficou com prêmio de revelação.

Corinthians e Santos decidem o Campeonato Paulista neste domingo, na Vila Belmiro, às 16h. Com a vitória por 2 a 1 no jogo de ida, disputado no Pacaembu, o Timão entra em campo no próximo fim de semana com a vantagem do empate. Qualquer triunfo santista por um gol leva a decisão para os pênaltis.

Confira a seleção do Paulistão-2013:

Goleiro: Rafael (Santos)
Lateral-direito: Alessandro (Corinthians)
Zagueiro 1: Gil (Corinthians)
Zagueiro 2: Cleber (Ponte Preta)
Lateral-esquerdo: Rodrigo Biro (Penapolense)
Volante 1: Paulinho (Corinthians)
Volante 2: Ralf (Corinthians)
Meia 1: Jadson (São Paulo)
Meia 2: Danilo (Corinthians)
Atacante 1: Neymar (Santos)
Atacante 2: Guerrero (Corinthians)
Técnico: Dado Cavalcanti (Mogi Mirim)

Revelação: Rodrigo Biro (Penapolense)
Craque do Interior: Roni (Mogi Mirim)
Craque do campeonato: Neymar (Santos)



Criticado, Ney Franco acaba com improvisações após eliminações

Ney Franco Jadson treino São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ney Franco treinou nesta quarta-feira sem
improvisações (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

O primeiro treino coletivo do São Paulo na intertemporada de Cotia mostrou que o técnico Ney Franco, por enquanto, acabará com as improvisações no time. Criticado pelo excesso de mudanças e por algumas decisões que não deram resultado, o treinador optou por fazer o básico na tentativa de colocar o Tricolor nos trilhos novamente.

O maior exemplo disso foi Douglas. O jogador voltou a ser lateral-direito na atividade desta quarta-feira depois de rodar o campo no Paulistão e na Libertadores. Após dizer que ele seria o substituto de Lucas, Ney o colocou como armador, ponta direita e até ponta esquerda, rendendo abaixo do esperado em todas.

O mesmo acontecerá com Paulo Miranda. Improvisado na lateral direita nas duas competições, o jogador retornou à zaga. No entanto, não terá uma vaga na equipe principal. O técnico optou por manter Lúcio e Rafael Toloi no setor, deixando Miranda e Edson Silva como os reservas imediatos – o elenco ainda conta com Rhodolfo, lesionado, e os garotos Diego e Lucas Cavalcante, recém-promovidos da base.

Por enquanto, o comandante dá a entender que não abrirá mão do esquema 4-2-3-1, o preferido dele. Sem Osvaldo e Ganso, lesionados, ele optou por Silvinho e Roni (depois Lucas Evangelista), mantendo a formação com jogadores abertos pelos lados. Luis Fabiano ficou centralizado na área, com Jadson sendo o único armador.

A tendência é de que os testes continuem nos próximos dias. O técnico revelou no início da semana que vai intensificar os trabalhos com bola para encontrar uma formação considerada ideal até a estreia no Brasileirão, contra a Ponte Preta, dia 26, às 16h, em Campinas.

O meia Paulo Henrique Ganso, com um problema na coxa esquerda, é desfalque certo. O zagueiro Rhodolfo, com uma lesão na coxa esquerda, e o atacante Aloísio, com dores na coxa direita, são dúvidas. O atacante Osvaldo, em recuperação de uma pancada no quadril, e o goleiro Rogério Ceni, tratando um desconforto no pé direito, devem atuar normalmente.



Noiva promete surpresas para Ganso em casamento no litoral norte

Paulo Henrique Ganso e Giovanna Costi em ensaio de fotos para o casamento (Foto: Divulgação)Paulo Henrique Ganso e Giovanna Costi em ensaio
de fotos para o casamento (Foto: Divulgação)

A estudante Giovanna Costi prepara duas surpresas para o jogador Paulo Henrique Ganso que devem compensar a ausência do meia na estreia do São Paulo no Campeonato Brasileiro, que será no dia 26 de maio, um dia após seu casamento. Giovanna afirma que Ganso "terá uma surpresa durante o casamento e no dia anterior também".

A cerimônia e a festa de casamento serão realizadas em um hotel na praia de Tabatinga, em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. A cerimônia está prevista para começar às 16h. Giovanna, 20 anos, passará o dia de noiva dentro do hotel onde será celebrado seu casamento, acompanhada da mãe Gisele e de uma amiga.

- Elas terão o grande papel de me deixar menos ansiosa - disse ao GLOBOESPORTE.COM.

Giovanna escolheu seu vestido de noiva há quatro meses. Ele está sendo feito sob medida pela estilista Dani Messih, que mantém um ateliê no bairro Jardins, em São Paulo.

Paulo Henrique Ganso e Giovanna Costi em ensaio de fotos para o casamento (Foto: Divulgação)Paulo Henrique Ganso e Giovanna Costi fazem fotos na praia para o casório (Foto: Divulgação)

- Levei em consideração na escolha do vestido a época do casamento, o local e, principalmente, o fato deque queria algo simples, que fosse de acordo com meu jeito. Não queria algo que as pessoas me estranhassem vestindo - contou a noiva de Ganso.

A estilista Dani Messih prepara um vestido de noiva "com renda, romântico e feminino" para a futura mulher de Ganso. Messih, que também foi convidada para o casamento, disse que conheceu Giovanna após uma visita que a noiva fez ao seu ateliê.

Convite de casamento de Paulo Henrique Ganso (Foto: Reprodução)Convite de casamento de Paulo Henrique Ganso (Foto: Reprodução)

- A gente foi moldando o vestido de acordo com o que ela imaginava, seu estilo e corpo. O vestido de noiva tem que ser atemporal e deixar a noiva elegante.

Os vestidos da estilista custam a partir de R$ 15 mil.



Titulares, Silvinho e 'novo Lucas' se destacam em treino do São Paulo

Silvinho treino São Paulo (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Silvinho foi destaque do treino desta quarta-feira
(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

Com tempo de sobra para treinar, o técnico Ney Franco começou a ensaiar nesta quarta-feira o time do São Paulo para a estreia no Campeonato Brasileiro, contra a Ponte Preta, dia 26, em Campinas. Com vários titulares no departamento médico, alguns novatos ganharam chances. Destaque para o atacante Silvinho, autor de dois gols na vitória da equipe principal por 3 a 0. Luis Fabiano fez o outro após bela jogada de outra novidade, Lucas Evangelista.

Com Osvaldo e Ganso em tratamento, Silvinho foi escalado aberto pelo lado esquerdo. Por lá, fez os dois gols ainda no primeiro tempo. O segundo em uma linda finalização acertando o ângulo esquerdo de Leonardo, recebendo aplausos dos companheiros.

O atacante ainda teve Roni, destaque do Mogi Mirim no último Paulistão. Apesar de estar treinando com o elenco em Cotia, ele ainda não assinou contrato com o Tricolor. A diretoria e a empresa dona de parte dos direitos ainda acertam detalhes para o acordo ser sacramentado. O mesmo acontece com o lateral-direito Caramelo.

Ney Franco, aliás, abandonou algumas improvisações que fez ao longo de todo o primeiro semestre. Douglas, usado como meio-campista, voltou a ser o lateral-direito titular. Paulo Miranda, que estava nessa função, retornou ao posto de origem, a zaga, mas acabou indo para o time reserva.

Único armador, Jadson voltou a brilhar na atividade. Convocado para disputar a Copa das Confederações, o meio-campista deu ótima dinâmica ao setor com passes em profundidade e boa distribuição de bolas para ataque.

Jogadores treino são paulo CT de Cotia (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Treino do São Paulo no CT de Cotia na manhã desta quarta-feira (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

Na segunda parte da atividade, o treinador optou por fazer mudanças. Juan, reintegrado ao grupo, entrou no lugar de Carleto na lateral esquerda. Já no meio foi a vez de Rodrigo Caio ficar com a vaga de Wellington.

Roni também saiu para a entrada do garoto Lucas Evangelista, um dos quatro novatos promovidos ao elenco profissional na semana passada. Ele, aliás, fez toda a jogada do terceiro gol. Após driblar duas vezes Edson Silva pela direita, cruzou para Luis Fabiano desviar de letra e fazer 3 a 0. No primeiro tempo, pelos reservas, já havia feito belas jogadas individuais pela esquerda.

A equipe titular teve a seguinte formação: Denis, Douglas, Lúcio, Rafael Toloi e Carleto (Juan); Wellington (Rodrigo Caio), Denilson (Maicon) e Jadson; Silvinho, Luis Fabiano e Roni (Lucas Evangelista).



Com equipes reservas, Corinthians e São Paulo se enfrentam pelo Paulista

Garantidos na segunda fase da Liga Paulista, Corinthians e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira, às 17h30m, no Parque São Jorge, apenas para cumprir tabela. Com compromissos pela Liga Futsal marcados para a sexta-feira, os dois times resolveram poupar seus titulares, que darão lugar às respectivas equipes da categoria sub-20.

Terceiro lugar na classificação do Paulistão, o Corinthians terá o "reforço" de quatro atletas que já atuam no profissional. São eles os jovens Alex, Rafinha, Neguinho e Douglas, os quais vêm agradando até os mais experientes do elenco.

rafinha corinthians são paulo futsal (Foto: Reprodução Facebook)Rafinha será um dos "reforços profissionais" do Corinthians (Foto: Reprodução Facebook)

- Os quatro têm tudo para serem grandes jogaodres. Está sendo muito bom para esses atletas trabalharem com a equipe principal. Vejo que todos estão ganhando experiência e sentindo mais confiança com o passar dos jogos. Acredito que eles nos representarão da melhor forma nesta quarta-feira, pois são jogadores da melhor qualidade - elogiou o ala/pivô Simi, um dos principais nomes do time titular do Corinthians.

Treinando para a partida contra o Orlândia pela Liga Futsal, nesta sexta-feira, o Timão afirma que não priorizará nenhuma das duas competições caso o calendário fique muito apertado nos próximos meses, com mais de duas partidas por semana.

- Montamos um elenco grande já pensando nisso. Não vamos priorizar um campeonato em detrimento do outro. Creio que temos condições de brigarmos pelo título do Paulista e da Liga Nacional, mesmo porque o Estadual acaba em agosto, enquanto a Liga vai até novembro - lembrou Simi.

São Paulo/Suzano Liga Paulista (Foto: Thiago Fidelix)São Paulo/Suzano poupará jogadores para o jogo
contra o Maringá, na sexta-feira (Foto: Thiago Fidelix)

Pelo lado do São Paulo/Suzano, sétimo lugar no Paulista, a preocupação com o desgaste dos jogadores também é grande. Ocupando a penúltima posição da Liga Futsal, o Tricolor precisa subir ao menos duas colocações para entrar na zona de classificação à segunda fase. Nesta sexta, a equipe comandada pelo técnico Fernando Cabral vai a Maringá enfrentar o time da casa pelo Nacional.

- Como estamos classificados (na Liga Paulista) e estamos vivendo uma maratona de jogos, decidimos colocar a equipe sub-20, já que na sexta-feira temos mais um jogo na Liga Futsal, em Maringá. Vamos viajar (para o Paraná) na quarta-feira à noite e vamos aproveitar para recuperar os jogadores - comentou o treinador.

Por conta da viagem, o mais provável é que o São Paulo seja dirigido nesta quarta-feira por Edenir Junior, técnico do sub-20 do Suzano, equipe que mantém parceria com o Tricolor desde o início da temporada.

- O time sub-20 foi montado para isso mesmo, dar suporte ao elenco principal. Não vejo problema algum em representar o São Paulo neste jogo. Ficamos sabendo que o Corinthians pode jogar com a equipe sub-20 também, mas seja qual for o time, nós vamos enfrentá-los de igual para igual - afirmou Edenir.

Os times sub-20 de São Paulo e Corinthians já se enfrentaram uma vez neste ano em competições oficiais. O confronto aconteceu no Campeonato Metropolitano e o placar terminou empatado em 0 a 0.

- Acho que tivemos chances de sair com a vitória, mas o jogo acabou 0 a 0. Para mim, a camisa não muda nada, e, se forem os times da base, que se conhecem há muito tempo, eles devem fazer um jogo ainda mais disputado, já que existe uma rivalidade grande entre as duas equipes no sub-20 - finalizou o treinador.



De olho em lista do São Paulo, Vasco se interessa por Cortez e Cañete

Cortez no treino do São Paulo (Foto: Marcos Ribolli)Cortez, fora dos planos do São Paulo, interessa ao
Vasco (Foto: Marcos Ribolli)

A partir do momento em que o São Paulo anunciou uma lista de jogadores que estavam fora dos planos, o Vasco observou com carinho essa relação. Dela, foram pinçados os nomes de Cortez e Cañete como interessantes, e, dessa forma, existe a possibilidade de as negociações avançarem em breve.

Como Thiago Feltri será negociado, o Vasco tem apenas o peruano Yotún como lateral-esquerdo de ofício no elenco. Atualmente, Nei tem sido utilizado pelo técnico Paulo Autuori na posição. Dessa forma, o nome de Cortez é visto como uma boa oportunidade pelo clube cruz-maltino.

O Vasco também segue à procura de jogadores de meio-campo, e o argentino Cañete surgiu nas conversas internas como uma opção a ser considerada para reforçar o setor, que ainda carece de nomes com a característica de ligar o ataque.

Mas embora a dupla não esteja nos planos do São Paulo, o Vasco terá de fazer um esforço se quiser avançar para contratá-la. Afinal, Cortez e Cañete ainda têm contrato em vigor e há outros clubes interessados.



Na Seleção, Jadson promete foco no Brasileiro: 'Não tem essa de tirar o pé'

Jadson e Osvaldo, São Paulo (Foto: Cleber Akamine)Jadson e Osvaldo, em treino do São Paulo
(Foto: Cleber Akamine)

Jadson terá de esquecer a seleção brasileira por pouco mais de uma semana. Convocado para a Copa das Confederações, o meio-campista ainda enfrentará a Ponte Preta, pela estreia do São Paulo no Campeonato Brasileiro, em 26 de maio, um dia antes da apresentação ao técnico Luiz Felipe Scolari. Apesar de viver a expectativa de disputar o torneio mais importante da carreira, o jogador promete total comprometimento com o Tricolor.

– Sempre estou à disposição. Ter oportunidade de jogar é sempre bom. Se o Ney precisar, pode contar comigo. Se você chegar com medo, aí as coisas podem vir contra. Tenho de deixar o meu melhor, chegar dividindo. Não tem essa de tirar o pé – afirmou.

O técnico Ney Franco, aliás, disse na entrevista coletiva de segunda-feira, no CT de Cotia, que não abrirá mão de utilizar Jadson em Campinas. O treinador não terá Paulo Henrique Ganso, ausente em virtude de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda. O jogador também se casará no sábado que antecede o confronto.

Empolgado com a vaga na Copa das Confederações, Jadson não esquece o momento difícil vivido pelo São Paulo na temporada. O Tricolor foi eliminado do Campeonato Paulista e da Taça Libertadores, ficando sem chances de título no primeiro semestre. Agora, o grande alvo do clube é, pelo menos, terminar entre os primeiros do Brasileirão.

O meio-campista, aliás, vem sendo um dos poucos poupados das críticas pelos torcedores. No entanto, faz questão dividir o prejuízo com o restante do elenco.

– Todo mundo tem uma parcela de culpa nas eliminações. Culpar um jogador ou outro é complicado. A torcida tem a opinião dela. Eu fico feliz de ter feito um bom trabalho nesse início de ano – ressaltou.



Debutante no showbol, árbitra rouba a cena e não descarta ensaio sensual

O torcedor que assistiu à primeira fase do Campeonato Paulista de showbol pode se deparar com uma grande novidade. Pela primeira vez na história da modalidade - criada em 2007 -, uma mulher foi escalada para apitar partidas oficiais. Trata-se da professora de Educação Física Katiucia Mota Lima, filiada à Federação Paulista de Futebol desde 2006. Natural de São José do Rio Preto (SP), a morena de 32 anos diz não querer seguir o caminho da ex-assistente Ana Paula Oliveira, que posou nua para uma revista masculina em 2007, tornando-se conhecida em todo o país. Entretanto, ela admite topar outro tipo de trabalho artístico, que lhe abra novos horizontes profissionais.

Katiucia Mota Lima árbitra de showbol (Foto: Divulgação)Katiucia observa jogada próxima ao são-paulino Denilson: 'Não há mistério na regra' (Foto: Divulgação)

- Posar nua é algo que eu não tenho em mente, mas toparia até fazer um ensaio sensual. Com a Ana Paula, a carreira artística abriu um outro caminho e ela acabou debandando para área do jornalismo esportivo. Quero continuar apitando, mas também gostaria de criar um leque de opções profissionais para a minha vida - afirmou Katiucia, que confidenciou já ter sido paquerada durante o exercício da função de árbitra. - Já aconteceu, mas nada fora do limite do respeito - contou.

Apaixonada por futebol desde a infância, Katiucia chegou a ser jogadora do Juventude, equipe feminina de São José do Rio Preto. Com passagem também pelo futsal, ela lamenta a pouca participação das mulheres na modalidade.

- Já estamos quebrando tabus, mas ainda está muito lento. Por ser mulher, sou mais cobrada que os demais. Se cometo um erro, as pessoas logo dizem que errei por ser mulher. O preconceito ainda existe, seja por parte de jogadores, técnicos, torcedores e dirigentes. Até na arbitragem isso existe. Tenho colegas que não gostam de apitar partidas femininas- disse.

Katiucia Mota Lima árbitra de showbol (Foto: Divulgação)Paulista revela que chegou a tentar a sorte como
jogadora em sua cidade (Foto: Divulgação)

Com sete anos de filiação à FPF, Katiucia costuma apitar jogos da Série A-3 do Paulistão, atuando também como quarto árbitro em partidas da A-2, equivalente à segunda divisão estadual. Procurando uma maior visibilidade na carreira, ela resolveu aceitar o desafio de apitar showbol, após ser convidada por Oscar Roberto Godói, principal árbitro da modalidade. Na primeira fase do Paulista, ela atuou nas partidas São Paulo x Ponte Preta e Barueri x São Paulo, ambas realizadas em Barueri (SP).

Segundo Katiucia, uma de suas maiores dificuldades neste início foi a regra do pênalti. No showbol, o árbitro é obrigado a assinalar a penalidade máxima sempre que um atleta comete a ação deliberada de colocar a bola para fora da arena em seu campo de defesa. Por gerar diferentes interpretações, as marcações são constantemente questionadas por jogadores e treinadores, mesmo com o recurso do replay, utilizado por cada equipe uma vez em cada tempo.

- A regra do showbol é um pouco diferente da do futebol, mas não há muito mistério. A questão do pênalti sempre gera reclamação porque, muitas das vezes, é um lance interpretativo. Recebi algumas reclamções nestas duas partidas do Paulista. Tirando um jogador, que se exaltou mais do que devia, não tive problemas quanto a isso - destacou.

Aguardando novos convites para apitar showbol, Katiucia espera apenas que não aconteçam novamente os incidentes que lhe custaram alguns minutos de dor.

- Levei duas boladas na primeira partida. Como o showbol é disputado em grama sintética e com tabela nas laterais e linha de fundo, o jogo fica muito mais corrido, fazendo com que o árbitro tenha que se posicionar com mais atenção. Só com o decorrer dos jogos, eu aprendi a me posicionar bem e agora estou pronta para outra - finalizou.

Assista a vídeos de showbol



Quarta é dia de pré-jogo ao vivo e partidas decisivas em Tempo Real

A quarta-feira do GLOBOESPORTE.COM é decisiva, tanto na Europa, quanto na América do Sul e no Brasil. Ao todo, são 14 partidas acompanhadas em Tempo Real, incluindo finais do Cearense e do Potiguar e semifinais do Sergipano. E a partir das 21h (de Brasília), você pode acompanhar um pré-jogo especial do jogaço Corinthians x Boca Juniors, valendo vaga nas quartas de final da Libertadores, com informações direto do Pacaembu. Depois, você acompanha o duelo em Tempo Real. Na quinta é a vez do Grêmio brigar por uma vaga na próxima fase diante do Santa Fé-COL.

Antes da rodada que decide quais times avançam à terceira fase da Copa do Brasil, você acompanha lance a lance a final da Liga Europa, direto de Amsterdã, entre Benfica e Chelsea. à noite, Flamengo x Campinense, Inter x Santa Cruz, Criciúma x São Bernardo, Bahia x Luverdense, Goiás x Santo André e Paysandu x Naviraiense, todos valendo vaga. Salgueiro x Vitória e Nacional-AM x Coritiba são jogos de ida da competição.

Mais duas transmissões ao vivo agitam a semana. Na quinta, os times masculinos de basquete de Fluminense e Macaé se enfrentam no triangular de acesso ao NBB. E na sexta, a pesagem do UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold, com Tempo Real e vídeos.

Confira a programação de quarta a sexta, 15 e 17/05 (horários de Brasília):

Header_materia_TRANSMISSAO-AO-VIVO (Foto: infoesporte)

QUARTA, 15/05

21h Pré-jogo especial de Corinthians x Boca Juniors (Libertadores)

QUINTA, 16/05

18h30m Fluminense x Macaé - triangular de acesso do NBB (basquete masculino)

SEXTA, 17/05

16h Pesagem do UFC no Combate 2 - Belfort x Rockhold (MMA) com Tempo Real e vídeos

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

QUARTA, 15/05

15h45m Benfica x Chelsea - decisão (Liga Europa)

19h15m Velez x Newell's Old Boys - jogo de volta das oitavas (Libertadores)

19h30m Salgueiro x Vitória - jogo de ida da 2ª fase (Copa do Brasil)

19h30m Criciúma x São Bernardo - jogo de volta da 2ª fase (Copa do Brasil) com vídeos

19h30m Goiás x Santo André - jogo de volta da 2ª fase (Copa do Brasil)

20h15m River Plate-SE x Confiança - jogo de volta das semifinais (Sergipano)

20h15m Sergipe x Estanciano - jogo de volta das semifinais (Sergipano)

20h30m Potiguar de Mossoró x América-RN - jogo de ida das finais (Potiguar)

20h30m Paysandu x Naviraiense - jogo de volta da 2ª fase (Copa do Brasil)

21h30m Nacional-AM x Coritiba - jogo de ida da 2ª fase (Copa do Brasil)

22h Corinthians x Boca Juniors - jogo de volta das oitavas (Libertadores)

22h Bahia x Luverdense - jogo de volta da 2ª fase (Copa do Brasil) com vídeos

22h Flamengo x Campinense - jogo de volta da 2ª fase (Copa do Brasil) com vídeos

22h Internacional x Santa Cruz - jogo de volta da 2ª fase (Copa do Brasil) com vídeos

22h Guarany de Sobral x Ceará - jogo de ida das finais (Cearense) com vídeos

QUINTA, 16/05

16h Cordino x Sampaio Corrêa - jogo de ida das semifinais do 2º turno (Maranhense)

19h30m Uberlândia x Bauru - semifinal 2 do NBB (basquete masculino) com vídeos

19h30m Avaí x América-MG - jogo de volta da 2ª fase (Copa do Brasil) com vídeos

20h Olimpia x Tigres - jogo de volta das oitavas (Libertadores)

20h15m Bacabal x Maranhão - jogo de ida das semifinais do 2º turno (Maranhense)

22h Santa Fé-COL x Grêmio - jogo de volta das oitavas (Libertadores)

SEXTA, 17/05

16h30m Real Madrid x Atlético de Madri - decisão (Copa do Rei)

21h Flamengo x São José - semifinal 2 do NBB (basquete masculino) com vídeo