quinta-feira, 4 de abril de 2013

É viável o 'modelo Fifa' de segurança, sem policiais dentro de campo?

Pouco mais de quatro meses da final da Copa Sul-Americana que durou só metade do tempo por conta da confusão entre jogadores do Tigre e seguranças do São Paulo, as cenas de barbáries envolvendo jogadores e policiais se repetiram.

Após a derrota para o Atlético-MG por 5 a 2 na noite da última quarta-feira, os jogadores do Arsenal de Sarandí foram reclamar com o árbitro, mas o que era para ser uma simples argumentação, em pouco tempo virou pancadaria, com jogadores e policiais machucados, cadeiras voando, muita confusão e alguns jogadores da equipe - Ortiz, Pérez, Seliz, Nervo e Benedetto -, foram prestar depoimento e fazer boletim de ocorrência.

Por isso o “Arena” quer saber: Você acha viável o “modelo FIFA” de segurança nos estádios, sem policiais dentro de campo?

confusão jogo Atlético-MG Arsenal Sarandi policia (Foto: AP)Policial aponta arma para jogadores do Arsenal após confusão no fim do jogo (Foto: AP)



Fla lidera com folga no Norte em setorização da pesquisa de torcidas

A vantagem do Flamengo sobre o Corinthians em número de torcedores no Brasil é larga na Região Norte. A Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo, empresa de consultoria esportiva que realizou pesquisa divulgada em março, divulgou os detalhes da setorização do trabalho. Os rubro-negros totalizam 22,5% nos cinco estados em questão, contra 12% do Timão. No geral, a distância apurada foi de 2,2%, com 16,8% e 14,6%, respectivamente.

Na sequência, o Vasco aparece com 8,2% da preferência e depois vêm Paysandu (6,9%), o primeiro clube local, São Paulo, Remo, Palmeiras, Botafogo, Fluminense e Santos, na ordem. Outros times têm 3,6% do total. O Pará é o único estado com representantes da Região entre os dez. E há alto índice de pessoas: 27,5%. Trata-se do maior do país, informa a empresa.

A pesquisa nacional foi conduzida em 146 municípios, em todos os 26 Estados e mais o Distrito Federal, e ocorreu entre novembro de 2012 e fevereiro de 2013. A amostra compreende 21.049 entrevistados, acima de 16 anos. A margem de erro para o universo pesquisado é de 0,68%.



Rogério Ceni pede calma na altitude: 'Temos de administrar o jogo'

Rogéri Ceni viagem São Paulo Bolívia (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)Ceni  espera time administrando o jogo na altitude
(Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net)

O goleiro Rogério Ceni acredita que a mudança tática feita por Ney Franco nos últimos jogos será favorável ao São Paulo contra o Strongest, nesta quinta-feira, às 21h30m (de Brasília), em La Paz, pela Libertadores. Para o capitão, o Tricolor precisará controlar mais a bola para não sofrer com a altitude.

- Temos de administrar o jogo a partir do momento que você tem a bola. Estamos fazendo isso bem com Ganso, Jadson e Maicon. Eles (bolivianos), provavelmente, vão correr mais do que nós - afirmou.

Em sua primeira partida nas alturas em 2013, contra o Bolívar, pela fase preliminar da Taça Libertadores, o São Paulo teve uma grande oscilação. O Tricolor chegou a abrir 3 a 0 na etapa inicial, mas se acomodou por conta da enorme vantagem de oito gols na briga pela vaga (o primeiro jogo, no Morumbi, terminou 5 a 0) e acabou levando a virada por 4 a 3.

- Temos de aprender, porque eu acho muito difícil fazer 3 a 0 novamente, assim como é difícil tomar quatro. Aquela foi uma partida atípica, tanto o começo quanto o fim - ressaltou Ceni.

A goleada do Atlético-MG sobre o Arsenal, quarta, em Belo Horizonte, ajudou o São Paulo. O clube do Morumbi permanece em segundo, com os mesmos quatro pontos dos argentinos. Uma vitória na Bolívia deixa a equipe dirigida por Ney Franco muito perto da classificação. Na rodada final, o Tricolor recebe o Galo, em casa.

- É um jogo decisivo, que pode nos colocar em uma boa situação para dependermos somente do nosso desempenho na última rodada - ressaltou o goleiro.



Do sofá para o campo: Edson Silva 'barra' Lúcio e vira titular do Tricolor

Edson Silva zagueiro São Paulo (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Edson Silva, zagueiro do São Paulo
(Foto: Carlos Augusto Ferrari)

Olhar para a lista de jogadores relacionados e não encontrar seu nome havia virado rotina para Edson Silva no início de 2013. A chegada do badalado e pentacampeão Lúcio o derrubou para a quarta opção do técnico Ney Franco e encheu de dúvidas a cabeça do defensor. Mas o quase esquecimento durou pouco. Nesta quinta-feira, ele faz contra o Strongest, às 21h30m, em La Paz, a primeira partida na Taça Libertadores como titular absoluto da posição.

– Só eu sei o que passei no início da temporada. Mas que fique claro que isso pode acontecer com qualquer um. O professor optou por outros jogadores e eu respeitei – disse o zagueiro.

– Ser a quarta opção não é fácil. Claro que você fica cabisbaixo, triste, mas precisa se concentrar nos treinamentos para estar pronto quando a oportunidade aparecer. Já passei por muitas experiências em outros clubes. Hoje, teoricamente, sou titular e estou feliz – emendou.

A sorte do pernambucano da pequena Palmares começou a mudar graças à má fase do Tricolor nos primeiros meses, principalmente na Libertadores. Ney Franco tentou fortalecer a defesa, muito exposta até então, com a colocação de mais um zagueiro para atuar ao lado de Rafael Toloi e Lúcio contra o Arsenal, em Sarandí. Como Rhodolfo estava machucado, o treinador recorreu à sua última alternativa: Edson Silva.

Tudo conspirava a favor. O São Paulo jogava mal, e o técnico optou por tirar de campo um dos defensores. Surpreendentemente, Lúcio foi o escolhido, deixando o gramado irritado, dando início a um atrito com o comandante. O Tricolor perdeu, se complicou na competição, mas Edson Silva voltou para o Brasil com o sorriso aberto pela exibição.

– Eu não sabia que jogaria. Fiquei sabendo um dia antes. Pensei: "Essa é a oportunidade que tanto pedi para me firmar". Tivemos aquela derrota, mas, no meu ponto de vista, fiz uma boa partida – recordou.

O acaso voltou a ajudar, mais uma vez. Na retorno ao país, Lúcio estava suspenso por ter sido expulso no clássico contra o Palmeiras. Edson Silva não só foi titular novamente como também anotou um dos gols da vitória por 3 a 2 sobre o Oeste, no Morumbi, pelo Paulistão. Era o que faltava para ele se firmar e seguisse na vaga desde então.

– Dentro do elenco existe uma competição interna, todo mundo quer jogar. Fiquei muito feliz pela escolha dele. Eu não estava nem sendo relacionado antes. Mas você fica triste também pelo companheiro. O Lúcio é um grande jogador, conquistou muitos títulos e vai dar a volta por cima.

Domingos do Morumbi? Melhor não...

Edson Silva aposta na tranquilidade para se manter em alta no clube. O jogador garante que a cara de mau serve apenas para assustar os atacantes, mas não corresponde à sua personalidade. Do interior de Pernambuco, ele acredita trouxe o estilo pacato de viver sem grandes luxos.

– Eu sou bem calmo dentro e fora de campo. Quando tem de ser um pouco estabanado, consigo ser (risos). Gosto muito de música gospel, isso me ajuda a ficar calmo nas partidas. Sempre estou nas resenhas com o pessoal. Sou criado na roça, na minha época não tinha essas coisas de videogame. Era só jogar bola na várzea (risos).

O jogador, porém, não consegue escapar das brincadeiras pela semelhança com o também zagueiro Domingos, ex-Santos, considerado um dos mais violentos do país. No entanto, jura que apenas a fisionomia tem suas similaridades.

– Pelo histórico, ele passa uma imagem de ser esquentado. Eu não gosto dessas coisas, gosto de jogar futebol. Não dá para ser ele, não. Eu sou o Edson Silva do São Paulo

Do São Paulo e titular...

edson silva lucio são paulo treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Edson Silva, com Lúcio, em treino no São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)



Caso Arsenal: imprensa argentina fala em 'vergonha brasileira' e 'escândalo'

A imprensa argentina usou termos como "vergonha brasileira" e "escândalo" nesta quinta-feira para relatar a briga entre jogadores do Arsenal e policiais após a vitória do Atlético-MG por 5 a 2, no Independência, pela Libertadores na noite de quarta.

Com uma chamada pequena na capa, o jornal "Olé" lembrou o incidente entre Tigre e São Paulo na final da Copa Sul-Americana, em dezembro do ano passado no Morumbi: "Outra vez, escândalo no Brasil", com uma imagem confusão no gramado do estádio em Belo Horizonte.

Na reportagem sobre a briga entre atletas e policiais, o "Olé" afirma que o "final foi escandaloso e, mais uma vez, mancha o país anfitrião da próxima Copa do Mundo". O texto relata como foi a confusão e conclui com mais críticas aos brasileiros: "Uma loucura sem controle".

O "Cancha Llena", editoria de esportes do "La Nacion" usa a manchete "Vergonha brasileira" para a reportagem sobre o jogo da Libertadores no Independência. Mas, sem muitas informações, o jornal dá crédito à imprensa brasileira sobre os incidentes e usa um vídeo para mostrar a briga.

O "Olé" faz questão de comparar o problema da noite de quarta com a partida entre São Paulo e Tigre em dezembro, quando o time argentino não voltou para o segundo tempo alegando que os atletas foram agredidos no vestiário por seguranças do Tricolor (o título da Sul-Americana acabou sendo dado ao time brasileiro): "Há quatro meses foi com o Tigre, que não jogou o segundo tempo e denunciou agressões de todo tipo. Agora, o Arsenal é a equipe argentina que sofreu com a violência daqueles que deveriam controlar a situação", afirma o diário esportivo de Buenos Aires.

confusão jogo Atlético-MG Arsenal Sarandi policia (Foto: EFE)Policiais mineiros encaram os jogadores do Arsenal após a vitória do Atlético-MG por 5 a 2 (Foto: EFE)



Pressionado, São Paulo enfrenta altitude e Strongest em La Paz

Osvaldo Jadson São Paulo (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)Osvaldo e Jadson comandam o setor ofensivo do
Tricolor (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)

O futuro do São Paulo na Taça Libertadores e na temporada 2013 depende desta quinta-feira. O antes favorito ao quarto título sul-americano agora luta para se salvar e conseguir uma vaga nas oitavas de final. Apoiado pela melhora de rendimento dos últimos jogos, mas sem o artilheiro Luis Fabiano, o Tricolor enfrenta a altitude e o Strongest, às 21h30m (de Brasília), no estádio Hernando Siles, em La Paz.

A vitória do Atlético-MG sobre o Arsenal, em Belo Horizonte, acabou com qualquer chance de os são-paulinos serem eliminados já nesta quinta rodada no Grupo 3. A equipe dirigida por Ney Franco continua em segundo, com os mesmos quatro pontos dos argentinos – leva vantagem no saldo de gols: menos um contra três negativos. Os bolivianos estão em último, com três. Na rodada final, os paulistas pegam o Galo, no Morumbi.

Os tricolores confiam na evolução apresentada recentemente. É bem verdade que o time vem de uma derrota para o rival Corinthians, mas subiu de produção. A baixa é Luis Fabiano, suspenso por quatro jogos pela Conmebol em virtude da expulsão contra o Arsenal, no Pacaembu. Assim, toda a esperança cai sobre Jadson e Paulo Henrique Ganso.

O trio de arbitragem é peruano. Victor Carrillo apita, com Jonny Bossio e Cesar Escano como auxiliares. Você acompanha a partida, em Tempo Real, no GLOBOESPORTE.COM.

header as escalações 2

São Paulo: Ney Franco não confirma a escalação, mas deve fazer apenas uma mudança em relação ao time que perdeu para o Corinthians. O atacante Aloísio entra no lugar de Luis Fabiano, suspenso. O goleiro Rogério Ceni, recuperado de dores no pé direito, está escalado. A formação é a seguinte: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Edson Silva e Carleto; Denilson, Maicon, Jadson e Ganso; Osvaldo e Aloísio.

Strongest: o técnico Eduardo Villegas faz mistério para divulgar a escalação da equipe. Apesar disso, ele não deve fazer grandes modificações. A única está no setor defensivo. Mendéz ainda não está totalmente recuperado de um problema muscular. Caso seja vetado, Smith deve assumir a posição. A provável formação é a seguinte: Vaca, Bejarano, Barrera, Smith (Mendez) e Chavez; Chumacero, Veizaga, Soliz e Cristaldo; Escobar e Reina.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

São Paulo: o zagueiro Lúcio, com uma torção no tornozelo esquerdo, e o centroavante Luis Fabiano, suspenso por quatro partidas pela Conmebol.

Strongest: Ninguém.

header fique de olho 2

São Paulo: Sem o Fabuloso, cabe a Jadson comandar o setor ofensivo do Tricolor. O baixinho é o vice-artilheiro da equipe na temporada, com oito gols, e vem sendo o principal jogador do clube em 2013.

Strongest: o atacante Pablo Escobar é uma das principais armas de ataque dos bolivianos. O jogador, com passagens por clubes brasileiros como Ipatinga e Ponte Preta, deu muito trabalho ao São Paulo na partida realizada no Morumbi, pelo primeiro turno.

header o que eles disseram

Ney Franco, técnico do São Paulo: A mobilização é pela classificação à próxima fase da Libertadores, uma partida decisiva em cima dos tropeços que tivemos contra o Arsenal. Vamos ter tranquilidade, mas logicamente em cima da nossa responsabilidade”.

Eduardo Villegas, técnico do Strongest: Temos de ser ofensivos, mas não podemos nos descuidar da defesa. Vamos enfrentar um dos melhores times do Brasil. Será um jogo muito difícil.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* São Paulo e Strongest já se enfrentaram três vezes na Libertadores. Em 2005, pela fase de grupos, houve empate por 3 a 3, em La Paz. No mesmo ano, no jogo de volta no Brasil, o Tricolor venceu por 3 a 0, gols de Edcarlos, Luizão e Grafite. E neste ano, em fevereiro, nova vitória são-paulina, desta vez por 2 a 1, de virada.

* O São Paulo atuou 21 vezes neste ano, somando 13 vitórias, três empates e cinco derrotas. Foram 42 gols marcados e 24 sofridos. Luis Fabiano, desfalque nesta quinta, é o artilheiro com 12 gols. Jadson fez oito. Ney Franco utilizou 29 jogadores: Aloísio foi quem mais atuou (19 partidas).

* Tricampeão da Libertadores (1992, 1993 e 2005), o São Paulo é a equipe brasileira que mais vezes disputou a final do torneio (seis) e a única que chegou três vezes seguidas à decisão (1992/93/94).

* Se for campeão da Libertadores neste ano, o Tricolor se tornaria o quarto maior vencedor do torneio, atrás apenas de Independiente (7 títulos), Boca Juniors (6) e Peñarol (5).

header último confronto v2

O São Paulo levou um susto, mas venceu o Strongest por 2 a 1 no dia 28 de fevereiro deste ano, no Morumbi, pela segunda rodada do Grupo 3 da Libertadores. O time boliviano saiu na frente com gol de Barrera, após falha da defesa. O Tricolor reagiu e conseguiu o triunfo graças aos gols de Luis Fabiano e Osvaldo.



Resultados desta quarta na Copa do Brasil, Libertadores e onze estaduais

Taça Libertadores 2013 (Fase de grupos - 5ª rodada)

Boca Juniors-ARG 1 x 0 Barcelona-EQU
San José-BOL 1 x 1 Tijuana-MEX
Caracas-VEN 0 x 4 Huachipato-CHI
Atlético-MG 5 x 2 Arsenal-ARG
Millonarios-COL 0 x 1 Corinthians

Copa do Brasil 2013 (Primeira fase - jogos de ida)

Ceilândia-DF 0 x 0 Ceará
Resende-RJ 2 x 1 Caxias-RS
Bangu 1 x 2 Betim-MG
Brasil de Pelotas 0 x 1 Atlético-PR
Guarani de Juazeiro-CE 1 x 2 Santa Cruz
Veranópolis-RS 1 x 0 Santo André
Noroeste-SP 0 x 0 Criciúma
Cianorte-PR 2 x 1 Barueri
Nacional-AM 2 x 0 Águia de Marabá-PA
Remo 0 x 1 Flamengo
Rio Branco-AC 0 x 2 Internacional
Vitória da Conquista-BA 0 x 1 Sport
Naviraiense-MS 0 x 0 Portuguesa

Obs.: O Internacional garantiu vaga na próxima fase.

Campeonato Paulista 2013 (Primeira fase - 17ª rodada)

XV de Piracicaba 2 x 0 Bragantino
Ituano 0 x 0 União Barbarense

Campeonato Paulista Série A3 2013 (Primeira fase - 17ª rodada)

Rio Preto 0 x 0 Francana
Palmeiras B 2 x 4 Inter de Limeira
Taubaté 3 x 1 Novorizontino
União São João 2 x 3 Joseense
Independente-SP 2 x 3 Flamengo-SP
Guaçuano 1 x 0 Votuporanguense
Itapirense 2 x 0 São Vicente
Sertãozinho 1 x 1 América-SP
Batatais 1 x 3 Barretos
São Bento 0 x 2 Marília

Obs.: Com a derrota, o União São João está rebaixado.

Campeonato Carioca 2013 (Taça Rio - 4ª rodada)

Vasco 0 x 3 Botafogo

Campeonato Carioca Série B 2013 (Taça Santos Dumont - 8ª rodada)

Bonsucesso 3 x 1 Angra dos Reis
Ceres 0 x 3 Goytacaz
Serra Macaense 1 x 1 São João da Barra
Barra da Tijuca 0 x 5 América-RJ
Barra Mansa 6 x 0 Paduano
Americano-RJ 3 x 0 Juventus-RJ
Mesquita 0 x 3 Portuguesa
América TR 1 x 1 Artsul

Campeonato Cearense 2013 (Segunda fase - 9ª rodada)

Horizonte 1 x 2 Fortaleza

Campeonato Cearense Série B 2013 (Primeira fase - 3ª rodada)

Quixadá 4 x 3 Iguatu
Trairiense 1 x 1 Nova Russas
Arsenal-CE 1 x 1 Itapipoca

Campeonato Paraibano 2013 (Segunda fase - 3ª rodada)

Campinense 1 x 0 Botafogo-PB

Campeonato Potiguar 2013 (Copa Cidade de Natal - 1ª rodada)

Corintians-RN 1 x 2 América-RN
Alecrim 0 x 2 Santa Cruz-RN
ABC 0 x 3 Potiguar de Mossoró
Baraúnas 0 x 1 Assu

Campeonato Alagoano 2013  (Segunda fase - Hexagonal - 3ª rodada)

CEO 1 x 2 ASA

Campeonato Capixaba 2013 (Primeira fase - 14ª rodada)

Espírito Santo 1 x 2 São Mateus
Linhares 1 x 2 Aracruz
Estrela do Norte 2 x 2 Real Noroeste
Rio Branco-ES 2 x 3 Desportiva
Conilon 3 x 1 Vitória-ES

Obs.: Com as vitórias, Aracruz e Desportiva se classificaram para as semifinais.

Campeonato Maranhense 2013 (Segundo turno - 1ª rodada)

Americano-MA 1 x 3 Cordino
Imperatriz 1 x 1 Sampaio Corrêa
São José-MA 3 x 1 Bacabal



Lateral-esquerdo Carleto renova contrato com São Paulo

Carleto, São Paulo (Foto: Site Oficial / saopaulofc.net)Carleto renova contrato com o São Paulo
(Foto: Site Oficial / saopaulofc.net)

Antes da viagem para a Bolívia, nesta terça-feira, o lateral-esquerdo Carleto estendeu seu vínculo com o São Paulo. O jogador renovou o contrato até o fim da temporada de 2015. São-paulino declarado, o defensor comemorou a permanência no clube do coração.

– Sou um torcedor, todo mundo sabe que sempre fui são-paulino. Gosto de representar o torcedor dentro de campo. Agora tenho ainda mais motivação e tranquilidade para defender essa camisa com a mesma garra de sempre – afirmou ao site oficial do clube.

Contratado em 2010 do Valencia, da Espanha, Carleto demorou a se firmar no São Paulo. O lateral acabou emprestado para América-MG e Fluminense, onde conquistou o título brasileiro do ano passado. Valorizado pela campanha, recebeu nova chance do técnico Ney Franco.

– Fico muito contente. É mais um objetivo alcançado, uma meta que tinha desde que voltei do Fluminense. As coisas estão saindo bem, tem dado tudo certo, espero dar sequencia no trabalho e seguir no clube por muitos anos – disse.

Reserva no início do ano, Carleto só conseguiu ganhar a vaga recentemente – ele está escalado para enfrentar o Strongest, nesta quinta-feira, às 21h30m, em La Paz, pela Libertadores. Cortez não manteve as atuações do ano passado e abriu espaço para que o concorrente assumisse o lugar.



Escalado, Ceni fará tratamento na Bolívia: 'Estou mais ou menos'

rogerio ceni desembarque bolivia (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Na Bolívia, Ceni diz que ainda sente dores no pé
direito (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

A noite será longa para Rogério Ceni. O goleiro foi confirmado pelo técnico Ney Franco como titular do São Paulo na partida contra o Strongest, nesta quinta-feira, às 21h30m (de Brasília), em La Paz, pela Taça Libertadores, mas continuará em tratamento para diminuir as dores no pé direito.

– Estou mais ou menos, melhorando. Vou continuar o tratamento agora para reunir condições. Hoje, fiz todos os trabalhos no treino – disse o capitão na chegada a Santa Cruz de la Sierra.

Ceni se movimenta normalmente, sem mancar, mas reclama de um desconforto no local quando precisa chutar a bola. Caso o problema continue até a partida, o jogador pode até abrir mão de cobrar os tiros de meta, passando a função para algum defensor.

Dor faz parte. Preciso melhorar quando bato na bola. Em 24h muda muita coisa na nossa vida"

Rogério Ceni

Como precaução, o treinador optou por relacionar mais um goleiro na viagem. Léo, formado nas categorias de base, está concentrado com o grupo. Denis é o reserva imediato da vaga.

– Estou com dor. Mas dor faz parte. Preciso melhorar quando bato na bola. É quando dói. Em 24h muda muita coisa na nossa vida. Vamos trabalhar – ressaltou.

O ídolo são-paulino sentiu o problema em um lance polêmico. Após um recuo errado de Rafael Toloi no clássico contra o Corinthians, o goleiro tentou chutar a bola, mas acertou o pé de Alexandre Pato. O árbitro marcou pênalti que o próprio atacante converteu e deu a vitória ao Timão.

Para fugir dos efeitos da altitude de La Paz, o departamento de futebol do São Paulo optou por concentrar a equipe em Santa Cruz de la Sierra, apenas 400m acima do nível do mar. O grupo segue para o local da partida depois do almoço de quinta.



Com calmaria, São Paulo chega à Bolívia para pegar o Strongest

Com muita tranquilidade, os jogadores do São Paulo chegaram à Bolívia para a penúltima rodada da fase de grupos da Taça Libertadores. A delegação tricolor desembarcou no fim da tarde em Santa Cruz de la Sierra, local da concentração da equipe para o confronto diante do Strongest, quinta-feira, às 21h30m (de Brasília), em La Paz.

Poucos torcedores aguardavam a equipe no hotel. O mais assediado foi o goleiro Rogério Ceni, que tirou fotos no trajeto do ônibus até a portaria principal do local. O presidente Juvenal Juvêncio também viajou com o grupo de atletas.

– Estamos preparados. Sabemos que temos pela frente uma partida muito difícil e importante – afirmou o capitão tricolor.

rogerio ceni desembarque bolivia (Foto: Carlos Augusto Ferrari)Rogério Ceni atende torcedores na chegada a Santa Cruz de la Sierra (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

Ceni, aliás, era uma das dúvidas da equipe. Ele sentia dores no pé direito desde o clássico contra o Corinthians, quando cometeu um pênalti em Alexandre Pato. O jogador treinou normalmente em São Paulo e está confirmado.

Os são-paulinos permanecem em Santa Cruz nesta noite para não sofrerem com os efeitos da altitude. O embarque para La Paz às 14h20m (15h30m) de quinta-feira.



Ídolo do Galo, Reinaldo compara Cuca a Telê: 'Deixa jogador em forma'

Reinaldo passou 12 anos no Atlético-MG, clube do qual é o maior ídolo, tendo marcado 255 gols que lhe renderam o apelido de Rei do Mineirão. Logo quando chegou ao Galo, teve como treinador Telê Santana, campeão brasileiro com o time em 1971. Com conhecimento de causa e acompanhando de perto o desempenho do time atual, ele crava sem pestanejar: Cuca está no mesmo nível de Telê Santana.

- O Cuca é um treinador muito interessante. O mais importante, o Cuca é um treinador que além de conhecer o jogador, assim como era com o Telê, ele deixa o jogador em forma técnica. Com ele o jogador sabe passar bem, finalizar bem. Aí fica fácil. E O Telê era assim. O Telê foi o melhor treinador que eu tive e não era um grande estrategista, mas te deixava pronto para o jogo, com um bom passe, bom chute. O único pecado do Telê era que ele era tão pra frente, ofensivo... Às vezes não precisa ser tão ofensivo como contra a Itália (na Copa de 1982) – ressaltou Reinaldo.

Telê Santana, chamado de “mestre” por causa da capacidade de fazer com que seus times jogassem ofensivamente, era notoriamente reconhecido por ser extremamente exigente. A história de que ele cobrava o então lateral direito Cafu a treinar exaustivamente os cruzamentos, ou então os constantes treinos em campo reduzido para aprimorar o passe e o domínio dos seus jogadores.

Igual a Telê, Cuca também é muito metódico. É conhecido também por ser minucioso. Seus times são reconhecidamente ofensivos, com trocas de posição contantes para confundir a marcação rival e penetrar as defesas adversárias.

Cuca na partida do Atlético-MG contra o Strongest (Foto: Reuters)Para reinaldo, Cuca está no mesmo nível de Telê Santana (Foto: Reuters)

Mas para Reinaldo, Cuca tem outras qualidades, como a maneira como ele tem armado a equipe do Atlético-MG.

- Ele conseguiu unir a qualidade com as características dos jogadores. E “trouxe” de volta o Ronaldinho, que é um craque consagrado. É uma equipe muito ofensiva. O meio de campo do Atlético-MG é muito forte com Pierre, Leandro Donizete, agora o Josué. O Jô está jogando muita bola. Mas na frente o Atlético-MG vai sentir a falta do Bernard, da velocidade, era a saída pela esquerda, e da capacidade dele de fazer gols – finalizou.

O Atlético-MG volta a campo nesta quarta-feira, pela Taça Libertadores. O time tentará manter os 100% de aproveitamento na competição continental. Enfrenta o Arsenal, de Sarandí, da Argentina. O SporTV transmite a partir das 21h e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.



O Atlético-MG será o melhor time da fase de grupos da Libertadores? Vote

Faltando duas rodadas para o fim da fase de grupos da Libertadores, o Atlético-MG não só garantiu sua passagem para as oitavas de final da competição, como assegurou o primeiro lugar no Grupo 3, o mesmo de São Paulo, The Strongest, da Bolívia e Arsenal de Sarandí, da Argentina.

Com quatro vitórias em quatro jogos, a equipe mineira enfrenta novamente os argentinos do Arsenal, a quem goleou por 5 a 2 fora de casa. A partida terá transmissão do SporTV, com o pré-jogo começando às 21h (de Brasília).

Por isso o “Arena” quer saber: O Atlético-MG será o melhor time da fase de grupos da Libertadores?

Ronaldinho Gaúcho (Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG)Ronaldinho Gaúcho é uma das armas do Galo na Libertadores (Foto: Bruno Cantini / Flickr do Atlético-MG)