quarta-feira, 27 de março de 2013

São Paulo terá legião de ex-titulares no time reserva pega o Paulista

rhodolfo são paulo treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Rhodolfo voltará ao time nesta quarta-feira
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Paulo Miranda, Lúcio, Rhodolfo, Cortez, Wellington e Douglas. Há pouco mais de um mês, esses jogadores eram titulares na estreia do São Paulo na fase de grupos da Libertadores, contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte. Nesta quarta-feira, os mesmos atletas fazem parte da equipe da equipe quase toda reserva do Tricolor que enfrenta o Paulista, às 22h, em Jundiaí, pelo estadual.

Da lista, apenas Paulo Miranda não perdeu a posição por causa das más atuações. O defensor passou por uma cirurgia no joelho esquerdo logo após o duelo em Minas Gerais e só voltará nesta rodada. Os demais foram trocados no decorrer das competições.

– Isso mostra que estamos trabalhando com o desempenho dentro de campo. Outros se sobressaíram e foram titulares nos últimos jogos. As mudanças aconteceram em função do desempenho – admitiu o técnico Ney Franco.

O maior exemplo do rendimento abaixo do esperado foi Douglas. O jogador era a grande aposta do treinador para substituir Lucas, atuando quase como um ponta no esquema 4-2-3-1. No entanto, ele não se firmou e, para piorar, perdeu também o espaço que tinha na lateral direita, sua posição de origem – Rodrigo Caio vinha sendo escalado.

Lúcio também decepcionou. Apresentado como o principal reforço do clube para a temporada, o pentacampeão acumulou atuações irregulares e deixou o time depois de se irritar ao ser substituído contra o Arsenal, na Argentina. Edson Silva, pouco utilizado até então, ficou com a vaga ao lado de Rafael Toloi, que venceu a disputa com Rhodolfo.

Ney Franco, porém, tenta ver as alterações pelo lado positivo. O treinador acredita que agora, no momento de decidir os classificados para as oitavas de final da Libertadores, o São Paulo terá todos os jogadores com ritmo para serem escalados a qualquer momento.

–  Temos a temporada toda pela frente. É importante ir rodando o elenco para que todo mundo esteja preparado – disse.



Formados na base do São Paulo são armas do Paulista contra o Tricolor

Alfredo e Guilherme São Paulo Campeonato Paulista sub-20 (Foto: Divulgação / São Paulo FC)Alfredo (à esq.), quando defendia o São Paulo no sub-20 (Foto: Divulgação / São Paulo FC)

Eles cresceram sonhando em um dia jogar no Morumbi, defendendo o Tricolor, sucedendo grandes nomes do clube ou até mesmo jogando ao lado destes ídolos. Se formaram na mesma leva dos recentes Lucas, Casemiro, Wellington e Rodrigo Caio.

No entanto, seus destinos não foram a Europa ou mesmo o time comandado por Nei Franco. Adversários do São Paulo na noite desta quarta-feira, o goleiro Richard, o meia Flávio e o atacante Alfredo vestem, hoje, outra camisa tricolor: a do Paulista de Jundiaí.

Nesta temporada, Flávio, o mais velho dos três criados em Cotia, atuou em 13 partidas no Galo da Japi. Aos 23 anos, já foi emprestado para Bragantino, São Carlos e para o próprio Paulista, em 2010. Hoje, de contrato com o clube de Jundiaí, ele tenta se garantir uma posição no time titular, já que ficou a maioria dos jogos no banco de reservas, entrando no segundo tempo.

Richard, goleiro do Paulista (Foto: Divulgação/Paulista)Richard, do Paulista (Foto: Divulgação/Paulista)

Já Richard e Alfredo, fizeram parte do elenco tricolor, que foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2010. O goleiro Richard foi protagonista na final, contra o Santos, defendendo três pênaltis nas cobranças decisivas. Agora, aos 22 anos, jogando uma competição principal, o ex-são-paulino é o goleiro mais novo do Paulistão.

– Só tenho a agradecer ao São Paulo, por tudo. Cheguei com 9 anos, fui criado lá, me deram escola, todas as condições. Depois, como eu era o quarto goleiro, achei melhor mudar de caminho e, graças a Deus, estou indo bem e a equipe luta por bons objetivos, não correndo risco de cair - conta o jovem camisa 1.

O arqueiro vai enfrentar o ex-clube pela primeira vez e verá do outro lado do campo seu grande ídolo: Rogério Ceni. O capitão são-paulino ligou para ele, após o Paulista ter vencido o Santos, por 3 a 1, no Pacaembu, para elogiá-lo. Contudo, na noite desta quarta-feira, o goleiro do Galo de Jundiaí terá o trabalho de evitar que as cobranças de falta de Ceni se convertam em gols diante de seu atual clube.

– O São Paulo é uma grande equipe e por isso temos que entrar ligado, principalmente nas movimentações do Luís Fabiano e com o Rogério Ceni, nas faltas perto da área – alerta.

Aonde formos, vamos levar um pouco do São Paulo com a gente. Nosso aprendizado todo foi lá."

Alfredo, atacante do Paulista

Se Richard tem vaga garantida diante do Tricolor, outro companheiro de equipe criado no centro de treinamento de Cotia ainda sonha com uma chance. Alfredo, de 20 anos, chegou aos clube do Morumbi quando tinha 11 anos, em 2004. Com a concorrência de Luís Fabiano e Osvaldo na ofensiva são-paulina, o jovem atleta não teve muitas chances e acabou se transferindo para o Paulista nesta temporada. No Estadual, ele atuou em sete das 14 partidas que o Galo entrou em campo, até então.

– Primeiramente, espero que seja um bom jogo para o Paulista. Depois, penso individualmente, em entrar, atuar bem e, quem sabe, até marcar – diz Alfredo, aguardando uma chance do técnico Giba.

O atacante, que hoje pensa nos objetivos coletivos do Paulista, não esquece a raízes e as conquistas que teve no São Paulo e se contém ao pensar em retornar ao seu clube de formação ou até mesmo se transferir para outra grande equipe.

– Sempre me destaquei na base, fui artilheiro e campeão nas categorias inferiores. Até fiquei no banco em alguns jogos do profissional, mas vira que não era o meu momento. Hoje, busco experiência e tento ajudar o meu time a se classificar entre os oitos e conseguir uma vaga na Série D, mas nunca vou me esquecer do São Paulo, assim como o Richard e o Alfredo. Aonde formos, vamos levar um pouco do São Paulo com a gente. Nosso aprendizado todo foi lá. – afirma o atacante.



Felipão diz que convocação para jogo da Bolívia não atrapalhará clubes

O técnico Luiz Felipe Scolari vai divulgar na quinta-feira, via site oficial da CBF, a convocação dos jogadores que vão encarar a Bolívia, no dia 6 de abril, em Santa Cruz de la Sierra. Desta vez, o treinador só poderá chamar atletas que atuam no Brasil. E, segundo o comandante, a lista não vai atrapalhar em nada as equipes que estão na briga pelo título da Libertadores.

- Não. As equipes jogam nos dias 3, 4 e 10. Nosso jogo será no dia 6 de abril apenas. Todos terão tempo. Temos como ajeitar essa situação. Além disso, eu e o Parreira já conversamos com quase todos os treinadores e todos foram muito legais cedendo um ou dois jogadores de sua equipes.

Felipão Scolari Brasil x Russia (Foto: AFP)Felipão terá dois jogos só com 'brasileiros' antes de convocar para Copa das Confederações  (Foto: AFP)

Mesmo com a liberação dos clubes, Felipão ainda quer ver alguns jogadores que atuam na Europa. A CBF está tentando conseguir a liberação dos atletas para que eles possam atuar diante dos bolivianos. A partida será a penúltima antes da convocação final para a Copa das Confederações, que acontecerá entre os dias 15 e 30 de junho, no Brasil.

Felipão afirmou logo após o empate por 1 a 1 com a Rússia, nesta segunda-feira, que ainda vai acompanhar alguns jogos na Europa. A intenção é ver o desempenho dos atletas por seus clubes em confrontos importantes no Velho Continente.

osvaldo daniel alves brasil coletiva (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)Osvaldo, do São Paulo, é nome certo na lista
de Felipão (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)

- Vamos assistir aos jogos que sejam interessantes para nós.

Apesar de estar tentando ter atletas que atuam no exterior no jogo diante da Bolívia, a intenção é conseguir a liberação de tais atletas para o jogo diante do Chile, no dia 24 abril, no Mineirão. Em relação ao grupo que disputou os dois últimos amistosos, Felipão foi só elogios.

-Saio daqui com uma imagem boa desses dois jogos e com o grupo mais ou menos fechado. Vou observar alguns atletas nos dois próximos jogos para concretizar a ideia – disse o comandante canarinho.

Um nome é certo na lista de Felipão para os dois próximos amistosos do Brasil: o atacante Osvaldo. O treinador queria ter utilizado o atleta diante da Rússia, mas preferiu segurar a alteração por conta da intensidade da partida.

- Pensei se eu poderia lançar o Osvaldo, mas deixei para observá-lo contra a Bolívia e depois no jogo do Chile.



Com reservas, São Paulo joga pela vaga antecipada contra o Paulista

Luis Fabiano (Foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com)Luis Fabiano é um dos três remanescentes do time
que venceu o Bragantino (Foto: Marcos Ribolli)

O São Paulo tem nesta quarta-feira a oportunidade de passar a pensar apenas na Taça Libertadores, seu grande alvo na temporada. Líder isolado do estadual, os reservas do Tricolor enfrentam o Paulista, às 22h, no Estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, podendo garantir com cinco rodadas de antecipação a classificação para as quartas de final.

Com 82,1% de aproveitamento e 32 pontos na tabela, além de um jogo a menos, a equipe dirigida por Ney Franco precisa vencer e contar com um tropeço do Penapolense, atualmente 9º, com 20. O clube do interior enfrenta o Corinthians, no mesmo horário, no Pacaembu. O Timão é o adversário dos tricolores no domingo, no Morumbi.

Já o Paulista joga para se manter com chances de classificação e se afastar definitivamente da zona do rebaixamento. O Galo da Japi aparece na 12ª colocação, com 17 pontos, quatro abaixo do Linense, oitavo, e sete acima do São Caetano, 17º. Na rodada passada, o time foi derrotado em casa pela vice-líder Ponte Preta por 1 a 0. O time do técnico Giba conta com três atletas revelados pelo Tricolor: o goleiro Richard, o atacante Alfredo e volante Flávio.

Luiz Flávio de Oliveira apita a partida. Os auxiliares são Danilo Ricardo Simon Manis e Maiza Teles Paiva. A TV Globo transmite o jogo para os estados de São Paulo (menos Sorocaba) e Mato Grosso do Sul (menos Corumbá). O duelo estará disponível também no canal PFC, para todo o país, através do sistema pay-per-view. Você acompanha também, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, no GLOBOESPORTE.COM, a partir das 21h30.

header as escalações 2

Paulista: o técnico Giba não apontou culpados individuais na derrota para a Ponte Preta e confia no mesmo time para tentar surpreender o São Paulo. A equipe está confirmada com: Richard; Thales, Lázaro, Dráusio e Rodolfo Testoni; Kasado, Matheus, Chiquinho e Renato Ribeiro; Cassiano Bodini e Marcelo Macedo.

São Paulo: Ney Franco optou por dar descanso aos jogadores que foram titulares na última rodada e fez oito mudanças no time. As novidades são os retornos dos zagueiros Lúcio e Rhodolfo, do lateral-direito Paulo Miranda e do lateral-esquerdo Cortez. O time começa a partida com: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Lúcio, Rhodolfo e Cortez; Wellington, Fabrício, Douglas, Cañete e Wallyson; Luis Fabiano.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Paulista: não há jogadores no departamento médico do Galo.

São Paulo: Denilson está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Rodrigo Caio, Rafael Toloi, Edson Silva, Carleto, Maicon, Jadson, Ganso e Osvaldo foram poupados.

header fique de olho 2

Paulista: o goleiro Richard foi um dos grandes responsáveis pela conquista da Copa São Paulo de 2010 pelo São Paulo. Ele se destacou após defender três pênaltis nas cobranças decisivas diante do Santos. Ele é o goleiro mais jovem do Estadual e levou 16 gols em 14 partidas, deixando o Paulista com a sexta melhor defesa.

São Paulo: Wallyson começa a ganhar espaço no time. Recuperado de uma cirurgia no tornozelo esquerdo, o atacante teve boa atuação na rodada passada, participando dos lances que resultaram nos dois gols marcados pelo Tricolor sobre o Bragantino.

header o que eles disseram

Richard, goleiro do Paulista: O São Paulo é uma grande equipe. Temos que entrar ligados, principalmente com as movimentações do Luis Fabiano e com o Rogério nas faltas perto da área”.

Ney Franco, técnico do São Paulo: Vai ser mais um jogo difícil. Temos de ir preparados. Se tivermos a competência para vencer e os resultados nos favorecerem, vamos atingir nossa primeira meta (classificação)”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia

* Após 14 rodadas, o São Paulo é a equipe que mais venceu neste Paulistão, com dez vitórias e um jogo a menos. Pela sexta vez seguida, o Tricolor inicia a rodada em primeiro lugar.

* O São Paulo iniciou esta rodada com o segundo melhor ataque do campeonato com 26 gols marcados, um a menos que o Mogi Mirim. Em suas 13 partidas, o Tricolor somente passou em branco nos empates com Ponte Preta e Palmeiras. O São Paulo sofreu 12 gols no campeonato. Somente a Ponte Preta havia sido menos vazada até o início desta rodada (nove gols sofridos).

* O Paulista venceu apenas uma vez nas últimas cinco rodadas deste Paulistão derrotando o Guarani, em Campinas. Dos últimos 15 pontos disputados, o Paulista levou apenas quatro, com uma vitória sobre o Guarani, um empate com o Botafogo e derrotas para Palmeiras, Penapolense e Ponte Preta.

* Na história da competição, São Paulo e Paulista se enfrentaram 13 vezes em Jundiaí. Mesmo jogando na casa do adversário, o Tricolor leva vantagem. Foram cinco vitórias são-paulinas, cinco empates e três vitórias do Paulista. Em Jundiaí, o São Paulo marcou 23 gols e sofreu 16.

* Em Jundiaí, a última vitória do São Paulo sobre o Paulista pelo estadual foi em 1986, quando venceu por 2 a 0, gols de Pita e Manu. Depois, as duas equipes se enfrentaram apenas mais cinco vezes em Jundiaí pelo Campeonato Paulista com duas vitórias do Galo e três empates.

header último confronto v2

O São Paulo venceu a última partida disputada contra o Paulista, pelo estadual. Os clubes se enfrentaram no dia 16 de fevereiro de 2012, no Morumbi. O Tricolor fez 3 a 1, em um dia inspirado do atacante Willian José, hoje no Grêmio. Ele foi o autor dos três gols. Reinaldo descontou. Naquela ocasião, Emerson Leão e Sérgio Baresi, respectivamente, eram os treinadores.



Estaduais movimentam a grade de Tempo Real nesta quarta-feira

Os Campeonatos Estaduais movimentam a programação do Tempo Real nesta quarta-feira. São muitos jogos que terão cobertura lance a lance. Flamengo, Fluminense, Vasco, Sport, Corinthians, São Paulo, Coritiba, Inter, Figueirense, Ceará e Paysandu são alguns dos times envolvidos nos duelos.

Confira a programação de quarta e quinta, 27 e 28/03 (horários de Brasília):

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

QUARTA, 27/03

16h Olaria x Vasco (Campeonato Carioca) com vídeos

19h30m Mirassol x Palmeiras (Campeonato Paulista)

19h30m São Caetano x XV de Piracicaba (Campeonato Paulista)

19h30m Ponte Preta x Botafogo-SP (Campeonato Paulista)

19h30m Bragantino x Ituano (Campeonato Paulista)

19h30m Linense x União Barbarense (Campeonato Paulista)

19h30m Fluminense x Macaé (Campeonato Carioca) com vídeos

19h30m Atlético Ibirama x Joinville (Campeonato Catarinense) com vídeos

20h15m Confiança x América-SE (Campeonato Sergipano)

20h15m Lagarto x Sergipe (Campeonato Sergipano)

20h30m Chapecoense x Metropolitano-SC (Campeonato Catarinense)

20h30m Corintians-RN x América-RN (Campeonato Potiguar)

20h30m CSA x Corinthians-AL (Campeonato Alagoano)

20h30m Santa Cruz-PA x Paysandu (Campeonato Paraense)

21h50m Sport x Chã Grande (Campeonato Pernambucano) com vídeos

22h Corinthians x Penapolense (Campeonato Paulista) com vídeos

22h Paulista x São Paulo (Campeonato Paulista) com vídeos

22h Bangu x Flamengo (Campeonato Carioca) com vídeos

22h São José-RS x Internacional (Campeonato Gaúcho) com vídeos

22h América TO x América-MG (Campeonato Mineiro) com vídeos

22h Nacional-PR x Coritiba (Campeonato Paranaense) com vídeos

22h Camboriú x Figueirense (Campeonato Catarinense) com vídeos

22h Horizonte x Ceará (Campeonato Cearense) com vídeos

QUINTA, 28/03

19h Criciúma x Juventus-SC (Campeonato Catarinense)

19h30m Santos x Mogi Mirim (Campeonato Paulista) com vídeos

19h30m São Bernardo x Atlético Sorocaba (Campeonato Paulista)

19h30m Botafogo x Friburguense (Campeonato Carioca) com vídeos

19h30m Grêmio x Cruzeiro-RS (Campeonato Gaúcho) com vídeos

20h15m Fortaleza x Guarani de Juazeiro (Campeonato Cearense)

20h15m Bacabal x Imperatriz (Campeonato Maranhense)

20h30m Remo x Águia de Marabá (Campeonato Paraense)

20h30m Campinense x Nacional de Patos (Campeonato Paraibano)

21h Oeste x Guarani (Campeonato Paulista)

21h Avaí x Guarani de Palhoça (Campeonato Catarinense) com vídeos



Goleiro Erick salva no fim, e Palmeiras arranca empate diante do São Paulo

O duelo valia apenas mais alguns pontos na classsificação da primeira fase da Liga Paulista, mas São Paulo e Palmeiras jogaram como se fosse uma final. Em confronto emocionante e totalmente imprevisível, os rivais empataram em 3 a 3 (assista aos gols no vídeo ao lado), na noite desta terça-feira, no ginásio Ciro II, em São Paulo. Marcaram para o Tricolor Johnny, Guerra e Felipinho, com Renan, Waguinho e Pelé Junior anotando para o Alviverde. O time do Morumbi ainda teve a chance da vitória a sete segundos do fim, mas Erick defendeu tiro livre cobrado por Johnny, garantindo o resultado. Após a partida, o camisa 12 admitiu ter se adiantado na cobrança.

- Nessas horas, temos de usar a experiência. Não sei se houve falta no lance, então usei o recurso que tinha para fazer a defesa - afirmou Erick.

Com o empate, as duas equipes ganharam uma posição na classificação. Enquanto o São Paulo aparece em sexto, com nove ponto, o Palmeiras ocupa a oitava colocação, com um ponto a menos. Os dois times voltam a jogar na quinta-feira. O Alviverde encara o São José, às 20h, na Arena Palestra Itália, enquanto o Tricolor pega o São Caetano, fora de casa, às 16h.

São Paulo x Palmeiras, Liga Paulista de Futsal (Foto: Reprodução SporTV)Johnny desperdiçou o que seria o gol da vitória do São Paulo (Foto: Reprodução SporTV)

Início movimentado

O Palmeiras começou o jogo a todo o vapor, conseguindo duas finalizações nos primeiros 30 segundos. A resposta do São Paulo veio instantes depois, em contra-ataque em que Felipinho arrancou sozinho e foi derrubado fora da área por Erick. O árbitro marcou a falta, advertindo o goleiro palmeirense com cartão amarelo. Aos quatro, o Alviverde assustou novamente, em chute diagonal de Pelé Junior. A bola passou rente ao travessão.

O Tricolor só foi criar nova chance aos seis. Após receber na esquerda, Fabinho mandou uma bomba, e Erick foi buscar.  Dois minutos depois, Matheus Gaúcho arriscou de longe para mais uma defesa do goleiro palmeirense. Aos 10, o Palmeiras cometeu a sua quinta falta e ficou pendurado no limite de infrações. Acuado, o time do Palestra Itália se fechou na defesa, passando a sofrer pressão.

Aos 18, o Tricolor esteve perto de abrir o marcador, quando Neto mandou na trave, em finalização rasteira. Quando o placar do primeiro tempo parecia que iria terminar em branco, Johnny aproveitou passe em diagonal e bateu no contra-pé de Érick para fazer 1 a 0. Ainda coube mais um. A dois segundos do fim, Renan cometeu pênalti, e o São Paulo ampliou com Guerra, cobrando a meia altura.

O Palmeiras voltou para o segundo tempo disposto a reverter o resultado. Aos dois minutos, Emerson quase diminuiu em cobrança de falta ensaiada. Um minuto depois, não teve jeito: Renan arriscou da intermediária e fez o primeiro gol do Alviverde. Aos cinco, Waguinho invadiu a área são-paulina e finalizou. O goleiro Wagnão fez defesa milagrosa. Aos oito, Pelé Junior chutou cruzado, e Matheus desviou de cabeça, para fora.

Felipinho desequilibra

O Palmeiras seguiu pressionando, e, aos nove, o pivô Tetê recebeu na área, girou, mas mandou a bola pela linha de fundo. Aos 10, o São Paulo finalizou pela primeira vez na etapa, quando Ferrugem soltou uma bomba no travessão, desperdiçando a chance do terceiro. Um minuto depois, porém, o Tricolor conseguiu balançar a rede. Em jogada individual, Felipinho chutou forte para fazer 3 a 1.

goleiro Eduardo, Palmeiras, Futsal (Foto: Reprodução SporTV)Goleiro palmeirense vibra após a defesa salvadora
a 7 segundos do fim (Foto: Reprodução SporTV)

Após o gol, os palmeirenses continuaram sofrendo com as investidas de Felipinho. Aos 13, ele entrou driblando e serviu Angelo, que finalizou para fora. A cinco minutos do fim, Waguinho cobrou falta por baixo e marcou o segundo do Palmeiras, incendiando os minutos finais. O empate alviverde não demorou muito a sair. Segundos depois da saída de bola, Erick chutou de longe, a bola desviou em Pelé Junior e foi morrer no fundo do gol: 3 a 3.

Aos 18, o time do Palestra teve a chance da virada, mas Wagnão salvou o São Paulo após toque de Jhow dentro da área. A sete segundos do fim, Pelé Junior cometeu falta de ataque, a sexta infração coletiva do Palmeiras. Na cobrança do tiro livre, Erick defendeu o chute de Johnny, garantindo o resultado.

São Paulo: Wagnão, Ferrugem, Guerra, Angelo e Felipinho. Entraram: Fabinho, Matheus Gaúcho, Johnny e Bissoni. Técnico: Fernando Cabral.

Palmeiras: Erick, Jhow, Emerson, Ítalo e Renan. Entraram: Pelé Junior, Tetê, Jhow, Luiz Henrique, Waguinho e Matheus. Técnico: Walmir de Souza.