segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Em reapresentação, Ganso rouba a cena e exibe 'velha forma' em treino

LANCEPRESS! - 05/11/2012 - 17:55 São Paulo (SP)

Ganso - Treino do São Paulo (Foto: Miguel Schincariol)
Ganso faz trabalho físico após duas partes do treino (Foto: Miguel Schincariol)

O elenco do São Paulo se reapresentou na tarde desta segunda-feira no CT da Barra Funda, e a grande novidade foi a presença do meia Paulo Henrique Ganso. O novo camisa 8 do Tricolor participou de atividades entre os jogadores que não atuaram os 90 minutos diante do Fluminense, no domingo. Os titulares ficaram na academia, no trabalho regenerativo.

Em um treino com dois minigols, em uma faixa lateral do campo, Ganso participou da atividade ao lado de Willian José e Henrique Miranda. Na primeira parte, contra o time composto por Casemiro, Cícero e Lucas Farias. Em seguida, diante de Cañete, João Filipe e Ademilson.

Sem apresentar cansaço, Ganso exibiu um bom repertório. Dribles rápidos, passes precisos e a técnica apurada apareceram em campo. O camisa 8 deu um "rolinho" e até marcou um gol contra, ao tentar afastar uma jogada aérea. Posteriormente, Ganso já se preparava para deixar o gramado e sentar no banco, contudo, o auxiliar técnico Éder Bastos pediu para que ele continuasse nas atividades e o meia acatou.

Em seguida, após a atividade, Ganso participou de um treino com o campo reduzido. Divididos em dois times, Ganso ocupou mais a faixa central do gramado, distribuindo bons passes e deixando os jogadores em boas condições para finalizar.

Depois de mais de uma hora em atividades, Ganso fez um trabalho físico em separado, com corridas na lateral do campo por pouco mais de 30 minutos. Enquanto isso, o restante do grupo fez uma série de finalizações ao gol.

A comissão técnica e os médicos do clube não definiram a data para a estreia do meio-campista. Pela evolução nos exercícios, a expectativa é a de que o camisa 8 atue ainda nesta temporada.

Os titulares atuaram contra o Fluminense ficaram apenas na academia, fazendo trabalho regenerativo.



São Paulo 'troca o chip' e foca no jogo da Sul-Americana

LANCEPRESS! - 05/11/2012 - 08:32 São Paulo (SP)

São Paulo x Fluminense - Luis Fabiano (Foto: Eduardo Viana)
Luis Fabiano deve enfrentar a Universidad de Chile (Foto: Eduardo Viana)

O São Paulo, depois de empatar com o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro, volta o foco para a disputa da Copa Sul-Americana. No jogo de ida, fora de casa, vitória por 2 a 0. Mesmo apresentando um bom futebol e uma solidez tática, o técnico Ney Franco descarta favoritismo na competição continental e quer ir degrau por degrau até chegar ao topo, o título.

- Não sei se ganha (Sul-Americana), porque são vários fatores que podem interferir. Se conseguirmos jogar todos os jogos com todos os nossos (atletas) à disposição, somos um dos candidatos. Primeiro temos que passar pela La 'U' que é muito forte. Se a gente jogar nesse mesmo nível, temos condições de passar para a semifinal. Temos de ir passo a passo - declarou o treinador.

Após o jogo contra os chilenos, a delegação do São Paulo só desembarcou na capita paulista no final da noite de quinta-feira. Sexta e sábado os jogadores tiveram treino e, no domingo, a partida contra o líder Fluminense. Preocupado com a intensidade das competições, Ney avalia como positivo o desempenho do time tanto no Brasileiro quanto na Sul-Americana.

- Temos profissionais responsáveis por avaliar os atletas depois de cada jogo. Estamos conseguindo disputar as duas competições sem abrir mão das duas - completou o técnico.

O São Paulo volta a campo nesta quarta-feira para o jogo de volta contra a Universidad de Chile, às 21h50, no Pacaembu.



Após derrota no Chile, Sampaoli vê classificação na Sul-Americana como 'complicada'

LANCEPRESS! - 05/11/2012 - 11:30 São Paulo (SP)

Sampaoli Universidad de Chile - (Foto:Divulgação)
Sampaoli vê classificação como difícil, mas não impossível (Foto:Divulgação)

Após empatar em 0 a 0 com a Universidad Católica, pelo Campeonato Chileno, neste domingo, a Universidad de Chile já vira suas atenções para o duelo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, contra o São Paulo.

Depois de perder em Santiago por 2 a 0, o técnico de La U Jorge Sampaoli vê a classificação como difícil, mas não descarta vir ao Pacaembu e surpreender os são-paulinos.

- É complicado o feito de ir ao Brasil em desvantagem e vencer por mais de dois gols. É difícil, mas não impossível. Vamos buscá-lo desde o primeiro minuto para fazermos história. Temos que tratar de fazer uma partida intensa, valente, arriscada e apostar tudo para fazer gols - analisou o treinador, em entrevista após o jogo com a Católica.

Sampaoli só deverá definir a aquipe que enfrentará o Tricolor no dia da partida. O jogo acontecerá às 21h50 desta quarta, no Pacaembu.



Mais um passo: Ganso faz primeiro treino técnico no São Paulo

Ganso, treino do São Paulo (Foto: Marcos Guerra / Globoesporte.com)Paulo Henrique Ganso, no treino do São Paulo
(Foto: Marcos Guerra / Globoesporte.com)

O meia Paulo Henrique Ganso deu mais um passo rumo à sua estreia pelo São Paulo. O jogador, que está na reta final da recuperação de uma lesão na coxa esquerda, já havia realizado trabalhos físicos em campo – inclusive com bola. Nesta segunda-feira, ele começou a integrar o treino do Tricolor "pra valer". Ganso se juntou aos reservas para uma atividade técnica e se mostrou à vontade em campo.

Contratado em setembro, o meia passou a fazer trabalhos em campo na última segunda-feira, mas ainda separadamente do restante do grupo são-paulino. No último sábado, ele participou do rachão, deu assistência para Luis Fabiano e até fez gol, mas teve de voltar aos exercícios individualizados de fortalecimento muscular ao fim da atividade.

Nesta segunda, porém, Ganso participou de quase todo o treinamento dos reservas – deixou o campo poucos minutos antes do fim da atividade para realizar corridas curtas. Ele ainda não apresenta a movimentação em campo que lhe consagrou, mas já se mostrou tranquilo na atividade de dois toques em campo reduzido. Inicialmente, o meia fez trio com Henrique Miranda e Willian José. Depois, Maicon, Paulo Assunção e Edson Silva se juntarm ao time de Ganso para a atividade em meio-campo.

O São Paulo trabalha com duas datas para a estreia de Ganso – as duas partidas possíveis serão no Morumbi, já que o clube pretende promover ações de marketing na ocasião. A primeira chance do meia será no dia 18 de novembro, contra o Náutico, pelo Campeonato Brasileiro. A segunda, no dia 28 de novembro, data reservada para a semifinal da Copa Sul-Americana – o Tricolor enfrenta a Universidad de Chile por uma vaga na semi, nesta quarta-feira, às 21h50m (horário de Brasília), no Pacaembu.

Titulares no Reffis
Enquanto os reservas foram a campo, os titulares do São Paulo ficaram no Reffis para trabalhos regenerativos. Como de praxe depois de partidas, os jogadores que iniciaram o empate em 1 a 1 com o Fluminense, no último domingo, fizeram trabalhos de fortalecimento muscular na academia e na piscina do CT da Barra Funda. Luis Fabiano, que pode ser poupado contra a Universidad de Chile, participou das atividade normalmente. 



Teve Isso! Jogo entre árbitros, idolatria a Neymar, protesto com tablet...

Caro internauta, você já assistiu a uma partida de futebol entre árbitros? Vinte e dois juízes trocando o apito por uma boa briga pela bola? Pois bem. Neste fim de semana, árbitros das federações de futebol potiguar e cearense iniciaram um confronto de ida de volta, em Natal.  Essa foi uma das muitas surpresas no último fim de semana. Como a do torcedor do Vasco vestido de palhaço que resolveu protestar contra o presidente Roberto Dinamite por um tablet em São Januário, na derrota por 3 a 0 para o Sport. Isso mesmo.

Fora as várias idolatrias a Neymar. Como a do garotinho, que, com camisa do Santos debaixo da do Cruzeiro, pediu para o craque assinar. Depois dos três gols marcados e a assistência na goleada por 4 a 0, foi a vez de a torcida celeste se render ao craque, com aplausos. Em Santa Catarina, na hora de bater o pênalti, Zé Carlos, do Criciúma, viveu seu momento Adauto, personagem da novela "Avenida Brasil", ao ser chamado de "chupetinha"... Enfim, o futebol brasileiro teve curiosidades para todos os gostos na última rodada. Perdeu alguma? Confira:

Túlio passa em branco mais uma vez

Em sua segunda partida desde que voltou ao Botafogo, o atacante Túlio Maravilha teve boas chances, mas não conseguiu marcar os gols "Emoções" e "Detalhes" que prometera para homenagear a terra onde Roberto Carlos nasceu. O Glorioso atuou com uma equipe formada por jogadores sub-23 e venceu o jogo por 1 a 0, gol de Vitinho.  Túlio também não tinha marcado na derrota de 1 a 0 para o Boavista na semana passada. O atacante continua com 993 gols - segundo suas contas - e ainda precisa fazer sete para chegar ao tão sonhado milésimo. Ainda não há uma definição de quando será a próxima partida do Botafogo com a presença de Túlio.

Idolatria sem rivalidades

Mais que um ídolo da torcida do Santos, o atacante Neymar desperta a idolatria de milhares de torcedores de outros times do Brasil, sobretudo crianças. Antes da partida entre Santos e Cruzeiro, no Estádio Independência, um garotinho levantou a camisa do Cruzeiro que estava vestindo e pediu para o atacante dar um autógrafo no uniforme do Santos que estava por baixo. Atencioso, carismático e simpático, Neymar atendeu o pedido, numa demonstração que a idolatria por um craque ultrapassa as rivalidades clubísticas.

O nome do jogo

Com o pai assistindo e aplaudindo a sua atuação da tribuna, Neymar estava inspirado e foi o grande nome da goleada do Santos sobre o Cruzeiro por 4 a 0, no  Independência. Além de marcar três gols, ele deu o passe para o gol de Felipe Anderson. Diante da exibição de gala do craque santista, até a torcida do Cruzeiro bateu palmas e gritou o nome de Neymar. Uma demonstração de carinho que deixou o jogador bastante emocionado a ponto de reverenciar os torcedores da Raposa durante a partida. Com o resultado, o Santos está na nona colocação, com 46 pontos. Já o Cruzeiro está em décimo terceiro, com 43 pontos.   

De quem é a culpa

No segundo tempo da partida entre Palmeiras e Botafogo, no Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, o volante Wesley, do Verdão, se chocou com o árbitro Elmo Alves Rezende e caiu no chão. Após a trombada, o jogador abriu os braços e reclamou, mas o juiz gesticulou que não teve culpa e não podia fazer nada. A posse da bola ficou com o  Botafogo, que partiu para o ataque. A bronca do Palmeiras com a jogada só não foi maior porque a defesa do Verdão aliviou o perigo. 

Chuva de gols

América-RN e Boa Esporte não têm mais grandes aspirações na Série B. Mesmo assim, fizeram uma partida emocionante e bem movimentada, com direito a muitos gols no Estádio Nazarenão. O placar final de 4 a 4 acabou sendo justo. O América-RN saiu na frente, com Isac, mas o Boa empatou com Radamés. No fim da primeira etapa, Thiago Galhardo colocou novamente o time potiguar em vantagem. No segundo tempo, Isac ampliou para o América-RN, mas o Boa Esporte chegou ao empate com Marcelo Macedo e Radamés. Aos 41 minutos, Edson Rocha marcou o quarto do América-RN. Quando parecia que tudo já estava definido, Fernando empatou novamente para a equipe mineira, aos 45 minutos.

Zé Carlos igonora 'chupetinha' e faz história na Série B

O Criciúma perdeu a chance de assumir a liderança isolada da Série B do Campeonato Brasileiro ao ser derrotado em casa pelo Joinville por 3 a 2. Apesar do resultado adverso, o atacante Zé Carlos tem o que comemorar. Ao marcar, de pênalti, o seu 26º gol na competição, ele se tornou o maior artilheiro de uma edição da Segundona. O pênalti foi cometido pelo zagueiro Diego Jussani no próprio Zé Carlos no fim da partida.  Enquanto o atacante ajeitava a bola para a cobrança da penalidade, o defensor do JEC chegou bem perto do seu ouvido e o chamou de 'Chupetinha', numa alusão ao personagem Adauto, interpretado pelo ator Juliano Cazarré, na novela "Avenida Brasil". No entanto, a provocação não surtiu efeito, já que Zé Carlos converteu o pênalti. O Tigre segue na vice-liderança, com 68 pontos, enquanto o Joinville, ainda com chances de classificação para a Série A, é o sexto, com 56 pontos.

Cadê o escudo?

Na comemoração do primeiro de seus dois gols marcados no empate por 2 a 2 com o Botafogo, em Araraquara, o atacante Barcos, do Palmeiras, fez o tradicional gesto de beijar o escudo do clube como forma de mostrar o seu amor pelo Verdão. O problema é que o escudo não estava no lado esquerdo, mas sim na parte central. Apesar do oportunismo e do faro de gol do 'Pirata', o empate não ajudou muito o Palmeiras na sua luta para escapar do rebaixamento. O time está na décima oitava posição, com 33 pontos. Já o Botafogo está na quinta colocação, com 51.

Jogo de árbitros

Neste fim de semana, árbitros das federações potiguar e cearense disputaram um amistoso no campo do CT Alberi Ferreira de Matos, de propriedade do ABC. A partida terminou empatada por 1 a 1. Segundo o site oficial do ABC, haverá um "jogo da volta", em Fortaleza, no Estádio Presidente Vargas, em data a ser definida.

Árbitros do Rio Grande do Norte e Ceará realizaram amistoso neste sábado (Foto: Divulgação/Site oficial do ABC)Árbitros do Rio Grande do Norte e Ceará realizaram amistoso neste sábado (Foto: Divulgação/Site oficial do ABC)

Oeste e Palmeiras juntos em 2013

Durante o confronto entre Oeste e Fortaleza, no Estádio dos Amaros, em Itápolis, no interior paulista, válido pela partida de ida das quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro, um cartaz erguido por duas torcedoras na arquibancada chamou a atenção. Nele estava escrito que Oeste e Palmeiras estarão juntos na Série B do Campeonato Brasileiro em 2013. A partida terminou empatada por 1 a 1, e a decisão da vaga ficou para o próximo domingo, no Estádio Presidente Vargas. Um empate sem gols classifica o time cearense.

Torcida do Oeste durante jogo contra o Fortaleza, pela Série C (Foto: Alan Schneider/Globoesporte.com)Torcida do Oeste durante jogo contra o Fortaleza, pela Série C (Foto: Alan Schneider/Globoesporte.com)

Aplaudido na expulsão

No segundo tempo da partida entre Grêmio e Ponte Preta, no Estádio Olímpico, o lateral-esquerdo Julio Cesar foi expulso pelo árbitro André Luiz de Freitas Castro após dar um carrinho violento no atacante Rildo como forma de parar o contra-ataque. Ao sair do campo, o jogador gremista foi aplaudido pelos torcedores por impedir uma jogada de perigo contra a meta do goleiro Marcelo Grohe. Mesmo com um jogador a menos, o Tricolor Gaúcho venceu por 1 a 0, gol do atacante André Lima. O Grêmio ocupa a terceira colocação, com 63 pontos, enquanto a Ponte Preta está na décima quarta posição, com 43.

Protesto com tablet

O Vasco engatou neste domingo a sexta derrota seguida ao tomar 3 a 0 do Sport em São Januário. Insatisfeito, um torcedor resolveu usar o seu tablet para protestar, escrevendo “Dinamite não vendeu meu protesto”, em alusão aos muitos jogadores negociados pelo clube durante o Campeonato Brasileiro. O nariz de palhaço deu o tom tradicional à manifestação. O Vasco é o sétimo colocado, com 50 pontos, enquanto o Sport, que luta desesperadamente para escapar da zona do rebaixamento, é o décimo sétimo, com 36 pontos.

Primeiro rebaixado

Após a derrota por 2 a 0 para o Corinthians, no Estádio Serejão, em Taguatinga, o Atlético-GO é o primeiro clube rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2013. Os gols do Timão foram marcados pelo argentino Martínez e por Guilherme. Após 34 rodadas, o Atlético-GO segue na última colocação, com apenas 23 pontos ganhos. São cinco vitórias, oito empates e 21 derrotas. O Corinthians, por sua vez, está na oitava posição, com 50 pontos. Mais três clubes serão rebaixados para disputar a Segundona no ano que vem.  

Furacão no ABC

Mesmo fora de casa, a torcida do Furacão foi maioria no Estádio Anacleto Campanella, no ABC Paulista, e ajudou o Atlético-PR a derrotar o São Caetano por 3 a 1, num confronto direto por uma das quatro vagas para a Série A do Campeonato Brasileiro em 2013. Os gols do Atlético-PR foram marcados por Marcelo (2) e Marcão, enquanto Wagner descontou para o Azulão. Com o resultado, o Furacão, na quarta colocação, com 65 pontos, abriu quatro pontos de vantagem sobre o São Caetano, em quinto lugar, com 61.

Dedo fora do lugar

No primeiro tempo da partida entre Grêmio e Ponte Preta, no Estádio Olímpico, o dedo do lateral-esquerdo Anderson Pico, do Tricolor Gaúcho, saiu do lugar numa dividida com o atacante Luan, da Macaca. O jogador recebeu atendimento médico ainda no gramado e apresentou uma expressão de dor muito forte. Sem condições de continuar na partida, ele acabou substituído por Julio Cesar. O Tricolor Gaúcho venceu a partida por 1 a o, gol do atacante André Lima. O Grêmio ocupa a terceira colocação, com 63 pontos, enquanto a Ponte Preta está na décima quarta posição, com 43.

Heber com esparadrapo

 Aos 22 minutos do segundo tempo de São Paulo x Fluminense, o jogo teve de ser paralisado. O motivo não foi contusão nem tumulto com jogador. O suor que escorria da cabeça de Heber Roberto Lopes soltou o radiocomunicador preso no rosto do juiz, que precisou de um esparadrapo nada discreto para prender a fiação e poder seguir a partida, que terminou empatada por 1 a 1

Sacado minutos antes de começar a partida

No jogo entre Bragantino e Vitória-BA, em Bragança Paulista, pela Série B do Campeonato Brasileiro, o volante Acleisson foi 'sacado' da partida pelo próprio presidente do Braga, Marquinho Chedid, quando os times já estavam posicionados. A medida foi tomada por uma confusão envolvendo o número de cartões amarelos que o jogador havia recebido nesta Série B. Um membro do quarteto de arbitragem avisou à comissão técnica do Braga de que o sistema eletrônico da CBF mostrava que Acleisson estava suspenso pelo terceiro amarelo. No entanto, na contagem do clube, ele tinha dois amarelos e estava pendurado, não suspenso.

Por via das dúvidas, o volante Glauber acabou herdando a posição na partida. O curioso é que Acleisson atuou na rodada anterior, contra o ASA de Arapiraca, e não levou cartão amarelo. Na foto oficial tirada antes da partida, Acleisson é primeiro em pé da esquerda para direita. Com a vitória de 3 a 0, o Bragantino é o décimo sexto colocado, com 35 pontos, enquanto o Vitória-BA é o terceiro, com 66 pontos.

Acleisson posado time (Foto: Divulgação)Acleisson está com o time posado. É o primeiro em pé da esquerda para a direita (Foto: Divulgação)

Torcedora do choro ao riso

O Palmeiras perdia para o Botafogo por 2 a 1, no Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, até os 45 minutos do segundo, para desespero de uma jovem torcedora do Verdão, que chorava copiosamente na arquibancada. Inconsolável naquele momento, ela não acompanhou a jogada que resultou no gol de empate do atacante Barcos, o segundo dele na partida. Ao perceber que o seu time acabara de empatar, sua fisionomia mudou radicalmente, passando do choro ao riso. O empate não ajudou muito o Palmeiras na luta para escapar do rebaixamento. O time está na décima oitava posição, com 33 pontos. O Botafogo está na quinta colocação, com 51. 

Ônibus quebrado provoca derrota por W.O. 

Um fato curioso marcou a rodada do fim de semana da Copa Rio, competição que dá vagas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro. O Macaé seguia para o Rio de Janeiro, para o jogo contra o Madureira, em Conselheiro Galvão, quando o ônibus da delegação enguiçou. Segundo a assessoria de imprensa do clube, a empresa que alugou o coletivo não tinha outro para ceder ao Macaé, que acabou voltando para a cidade e perdendo por W.O. Com o resultado, o time do Norte Fluminense está eliminado da competição. O Madureira, por sua vez, foi declarado vencedor por 3 a 0 e garantiu a vaga sem derramar uma gota de suor.



Em vantagem na Sul-Americana, são-paulinos tentam conter euforia

Ney Franco no treino do São Paulo (Foto: Dorival Rosa / Vipcomm)Ney Franco tenta conter empolgação tricolor na
Sul-Americana (Foto: Dorival Rosa / Vipcomm)

Nada de comemorar a classificação antecipada nas semifinais para a Copa Sul-Americana. Nem mesmo a boa vitória por 2 a 0 diante do Universidad do Chile, em Santiago, na última quarta-feira, fez com que o otimismo contagiasse o elenco do São Paulo na reta final da temporada.

No clube, a intenção da comissão técnica é conter a empolgação para que uma frustração não surpreenda a equipe nesta quarta-feira, quando os rivais voltam a se enfrentar pela competição continental.

– Temos de respeitá-los. Ainda tem um jogo de 90 minutos, não tem nada definido. Temos de esquecer essa vantagem e jogar de igual para igual – disse Wellington, ao site oficial.

– A La U é muito boa, atual campeã. Nos últimos anos, eles levaram vantagem em confrontos contra times brasileiros. Mas, se jogarmos como fizemos diante do Fluminense, temos a grande possibilidade de avançar de fase – completou o técnico Ney Franco.

Se avançar para as semifinais, o São Paulo vai enfrentar o vencedor do duelo entre Independiente, da Argentina, e Universidad Catolica, do Chile. No primeiro confronto, disputado em Avellaneda na última quinta-feira, os rivais empataram em 2 a 2.

Clique e veja mais vídeos do São Paulo



Artilheiro do Ano: novo líder, Neymar faz três e fica perto do recorde geral

neymar cruzeiro x santos (Foto: SAMUEL COSTA/HOJE EM DIA/Agência Estado)Neymar é o novo líder do Artilheiro do Ano
(Foto: SAMUEL COSTA/Agência Estado)

O atacante Neymar, do Santos, não esquecerá tão cedo a vitória do Peixe sobre o Cruzeiro. Na último sábado, o jovem teve uma atuação de gala. Autor de três gols e uma assistência, o camisa 11 santista brilhou e foi aplaudido de pé pelos torcedores da Raposa. Com os tentos, Neymar ultrapassou Zé Carlos e Lúcio Maranhão e se isolou na primeira colocação do Artilheiro do Ano com 41 gols. O santista está a um tento de igualar ao próprio recorde. Em 2010, o avante e Jonas, ex-Grêmio, fizeram 42 tentos na temporada.

Os líderes da semana passada, Zé Carlos e Lúcio Maranhão, também marcaram, mas foram superados pelo craque do Alvinegro Praiano. Contra o América-MG, o atacante do ASA fez o gol da vitória do time alagoano. Já o goleador do Criciúma anotou contra o rival Joinville, mas não conseguiu salvar o Tigre da derrota por 3 a 2.

Carrasco do Botafogo, o argentino Barcos não perdoou o time carioca e balançou as redes duas vezes, mas o desesperado Palmeiras apenas empatou com o Glorioso por 2 a 2. Na luta para se distanciar do Z-4, o Bahia triunfou contra a Portuguesa com um tento anotado por Souza. No duelo de artilheiros, Luis Fabiano, do São Paulo, e Fred, do Fluminense, marcaram os gols do empate entre São Paulo e Fluminense por 1 a 1.

Prêmio Friedenreich 05/11/2012 (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

PRÊMIO

O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO

Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES

2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 - Leandro Damião (Internacional), com 38 gols

montagem Leandro Damião Neymar Jonas Tardelli Keirrison artilheiros (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)


 



Cartola FC: Neymar dá show, e Sport põe três na seleção da rodada#34

Autor de três gols e uma assistência na vitória do Santos sobre o Cruzeiro por 4 a 0, neste último sábado, no Independência, Neymar voltou a ser decisivo e foi o grande nome da 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A atuação do camisa 11 foi tão espetacular que a torcida mineira, que compareceu em bom número ao estádio, acabou se rendendo ao talento do craque santista e o aplaudiu de pé. Com a performance, o jogador foi o melhor pontuador do fantasy game no fim de semana - fez incríveis 33.40 pontos -, ajudando sua equipe a quebrar a sequência de três jogos sem vitória no Brasileirão.

Enquanto o Santos parace ter retomado o caminho da vitória, o Vasco, por outro lado, parece ter chegado de vez ao fundo do poço, após a sexta derrota seguida na competição. Apático e sem criatividade, o time do técnico Marcelo Oliveira foi presa fácil para o Sport e foi derrotado por 3 a 0 em São Januário. Com um gol, uma assistência e três faltas recebidas, o meia Hugo foi um dos grandes responsáveis pela vitória do Leão e fez 18.50 pontos. O lateral-esquerdo Reinaldo (16.10) e o técnico Sérgio Guedes (8.27) são os outros representantes do Sport no selecionado.

Neymar comemora gol do Santos contra o Cruzeiro (Foto: Pedro Vilela / Futura Press)Contra o Cruzeiro, Neymar marca três vezes e é aplaudido de pé  (Foto: Pedro Vilela / Futura Press)

Completam a seleção da rodada#34 do Cartola FC: Paulo Victor, do Flamengo; Pará, do Grêmio; Renato Santos, do Flamengo; Lucas Fonseca, do Bahia; Souza, do Náutico; Lodeiro, do Botafogo; Paulinho, do Corinthians; Barcos, do Palmeiras.

Mas também houve jogadores que não foram tão bem na última jornada. No confronto de São Januário, por exemplo, o volante Nilton, do Vasco, foi advertido com um cartão amarelo, fez quatro faltas e deu três passes errados, pontuando -3.90. Na Boca do Jacaré, o Corinthians venceu o Atlético-GO por 2 a 0, definindo o primeiro time rebaixado para a Série B de 2013. Na partida, Ernandes (-3.80) e Pituca (-3.30) também não tiveram um bom desempenho. Dadá, do Náutico, e Andrezinho, do Botafogo, fecham o fecham o Top 5 dos que menos pontuaram na rodada.

Vale lembrar que a seleção do Cartola FC não tem relação com o Troféu Armando Nogueira, no qual comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM elegem a seleção da rodada.

Na Liga Nacional, o maior pontuador foi "Puma_Futebol_Clube", do cartoleiro Matheus Souza. Ele fez 157.51pontos. O "Duardex F.C", de Eduardo silva, foi o segundo com 156.42 pontos. O líder da Liga Nacional até a 34ª rodada é o "The Brucutu EC", do cartola @carlinho_souza, com 94.52 pontos.

No tradicional 4-4-2, a seleção é formada por: Paulo Victor (Flamengo); Pará (Grêmio), Renato Santos (Flamengo), Lucas Fonseca (Bahia), Reinaldo (Sport); Souza (Náutico), Paulinho (Corinthians), Lodeiro (Botafogo), Hugo (Sport); Neymar (Santos) e Barcos (Palmeiras). Técnico: Sérgio Guedes (Fluminense).

Segue abaixo o quadro da seleção da 34ª rodada do Cartola FC, que custa C$ 154.71 e fez 205.77pontos:

JOGADOR
PREÇO
PONTUAÇÃO
Paulo Victor (Flamengo) C$ 14.58 17.00
Reinaldo (Sport) C$ 6.33 16.10
Renato Santos (Flamengo) C$ 10.62 12.80
Lucas Fonseca (Bahia) C$ 4.18 10.50
Pará (Grêmio) C$ 10.02 13.90
Souza (Náutico) C$ 15.35 23.60
Paulinho (Corinthians) C$ 20.01 16.20
Lodeiro (Botafogo) C$ 10.80 18.60
Hugo (Sport) C$ 9.77 18.50
Neymar (Santos) C$ 29.68 33.40
Barcos (Palmeiras) C$ 14.54 16.90
Sérgio Guedes (Fluminense) C$ 8.83 8.27


Fluminense é a inspiração do São Paulo para 2013, diz Lédio Carmona

Depois do empate por 1 a 1 entre São Paulo e Fluminense, no Morumbi, no domingo, o comentarista do SporTV Lédio Carmona acredita que os dois tricolores apresentam esquemas táticos parecidos. No entanto, como a equipe carioca tem seu elenco montado há mais tempo, está em um nível superior.

- Os sistemas táticos são muito parecidos. A diferença é que o Fluminense já está pronto e o São Paulo ainda está montando a sua base. O São Paulo caminha para ser, em 2013, um time muito parecido com o Fluminense de hoje: um time muito forte - afirmou Lédio Carmona, no .

Sobre o duelo no Morumbi, o comentarista acredita que os dois times se respeitaram e atacaram pouco. No entanto, na sua opinião, o Fluminense poderia ter vencido a partida se o técnico Abel Braga não tivesse trocado o atacante Wellington Nem pelo volante Diguinho, aos 36 minutos do segundo tempo.

- Foi como disse o Fred, se o Fluminense tivesse forçado um pouco mais poderia vencer a partida. O Fluminense é um time pronto, vai ser campeão brasileiro. O problema é que a entrada do Diguinho não está dando certo. A marcação não está melhorando.

Para o comentarista Dani Monti, com nove pontos de vantagem sobre o Atlético-MG, o Fluminense precisa apenas evitar derrotas para garantir o título brasileiro de 2012.

- O Fluminense não precisava vencer, só precisava não perder. Não dá para reclamar de um técnico que está levando o time ao título. Este é o pensamento do Abel, e está dando muito certo. Já ganhou o campeonato.

O Tricolor das Laranjeiras pode garantir o título já na próxima rodada. Se o Atlético-MG perder para o Vasco, em São Januário, o Fluminense será campeão com um empate com o Palmeiras. Se o Galo empatar, uma vitória contra o Alviverde garante a taça. Se os mineiros vencerem, adiam a decisão por mais uma rodada.

Luis Fabiano do São Paulo na partida contra o Fluminense (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)Luis Fabiano domina a bola, observado por Leandro Euzébio (Foto: Wander Roberto / Vipcomm)



Em duelo de artilheiros, São Paulo e Fluminense ficam no empate

Gabriel Andrezo - 04/11/2012 - 18:58 São Paulo (SP)

Em partida equilibrada, São Paulo e Fluminense ficaram no 1 a 1 no Morumbi, neste domingo, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, resultado que mantém o Tricolor Carioca numa cômoda liderança do campeonato, e o São Paulo bem próximo de sua vaga na Libertadores-2013. O truncado jogo acabou sendo decidido, realmente, em detalhes. Os gols das duas equipes - marcados pelos artilheiros do campeonato, Luis Fabiano e Fred - saíram no segundo tempo.

O Fluminense, ainda líder do campeonato, com 73 pontos, enfrenta o desesperado Palmeiras no próximo domingo, em Bragança Paulista. Por sua vez, o São Paulo, ainda na quarta colocação, somando 59 pontos ganhos, embora seguido mais de perto pelo Botafogo, vai a Porto Alegre no mesmo dia para enfrentar o Grêmio, que está uma posição acima.

INÍCIO PEGADO

Jogo envolvendo duas grandes equipes é sempre nervoso. No caso deste duelo de Tricolores, os primeiros minutos foram marcados por lances de grande rispidez. As divididas eram pesadas, sobretudo as de Edinho, do Fluminense, sobre o são-paulino Lucas, que não teve descanso. As roubadas de bola, mesmo limpas, também ditavam o ritmo do começo da partida.

Porém, também havia espaço para a criatividade. Os dribles, passes e belas jogadas das duas equipes mostravam um jogo amplo e ofensivo. Pelo lado dos donos da casa, Lucas, Jadson e Luis Fabiano entendiam-se bem, só falhavam no último toque. No Flu, os lances mais bonitos vinham dos pés de Wellington Nem.

A primeira chance clara de um primeiro tempo disputado foi carioca. Rafael Sobis, em um chute perigoso, fez a bola rasar o travessão de Rogério. O mesmo Sobis bateu escanteio para que Fred cabeceasse, pouco depois, também com perigo. A resposta paulistana demorou um pouco, mas assustou: Luis Fabiano ganhou da marcação adversária e chutou com força, por cima do travessão de Diego Cavalieri.

Ironicamente, foi em um lance atabalhoado que quase saiu o primeiro gol do jogo. Após cabeçada de Fred, Wellington Nem dividiu com Rogério Ceni, que saiu mal da meta. A bola quase entrou. Pouco depois, foi a vez dos anfitriões assustarem, quando Cortês cruzou na cabeça de Osvaldo. Cavalieri confirmou a boa fase, fazendo bela e firme defesa.

ERROS E BOLAS NA REDE

Se a primeira etapa foi disputada, os 45 minutos finais tinham tudo para seguir pelo mesmo caminho. Mas uma falha, logo após a volta do intervalo, mudaria a história do jogo e colocaria esse equilíbrio em xeque. O Fluminense tocava bola em seu campo de defesa, acuado pelo ataque são-paulino.

O zagueiro Gum, pressionado por Luis Fabiano, foi recuando, recuando e tentou tocar para Diego Cavalieri. No entanto, falhou e o camisa 9 aproveitou a falha: invadiu a área, driblou o goleiro e, mesmo perdendo o equilíbrio, esticou a perna para mandar às redes e fazer seu 16º gol no Campeonato Brasileiro, empatando com Fred, do Flu. São Paulo 1 a 0.

Se o atacante do Fluminense já tinha a concorrência do são-paulino do topo da tábua de artilheiros, trataria de mudar a situação. Em uma ocasião, recebeu passe de costas para o gol, usou o corpo como escudo para girar sobre o zagueiro e chutou com força, para linda defesa de Rogério Ceni. Mas um matador como o camisa 9 não deixaria a chance passar de novo.

Em mais uma falha da defesa, o outro zero saiu do placar. Rafael Tolói tentou proteger a bola junto à linha de fundo mas perdeu para Samuel, que acabara de entrar no Fluminense. O jovem atacante ficou no mano a mano com Ceni, mas aguardou a chegada de Fred, a quem tocou a bola. Livre, o centroavante das Laranjeiras só tocou para reassumir a artilharia do Brasileiro e recolocar o Flu no trilho do título brasileiro de 2012: 1 a 1.

Daí em diante, o jogo que já era marcado pela forte marcação, ficou ainda mais tenso. Os sistemas defensivos se aplicaram ainda mais, mas foi o do Fluminense que acabou sendo obrigado a trabalhar mais. O São Paulo trabalhava bem a bola e jogava com rapidez, obrigando Abel Braga a sacar Wellington Nem e colocar Diguinho, para ajudar a defesa. No fim das contas, o empate acabou sendo o resultado final, que mantém os dois Tricolores dentro de seus objetivos mais próximos: o título para o Flu e a Libertadores para o São Paulo.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 1 X 1 FLUMINENSE

Data e hora: 4/11/2012, às 17h (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa/PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa/PR) e Guilherme Dias Camilo (Asp.Fifa/MG)

Público e Renda: R$ 1.524.484,00 / 54.118 pagantes
Cartões amarelos: Wellington, Luis Fabiano (SPO); Gum (FLU)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Luis Fabiano, aos 4'/2ºT (1-0); Fred, aos 22'/2ºT (1-1)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rafael Toloi, Rholdofo e Cortez; Denilson, Wellington, Lucas, Jadson (William José, 44'/2ºT) e Osvaldo (Ademilson, 35'/2ºT); Luis Fabiano. Técnico: Ney Franco.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean e Thiago Neves (Higor, 39'/2ºT); Wellington Nem (Diguinho, 36'/2ºT), Rafael Sobis (Samuel, 5'/2ºT) e Fred. Técnico: Abel Braga.



Ney elogia postura de Toloi por assumir a falha: 'É um jogador de personalidade e bateu no peito'

LANCEPRESS! - 04/11/2012 - 21:18 São Paulo (SP)

São Paulo x Fluminense - Rafael Toloi (Foto: Eduardo Viana)
Rafael Toloi fica cabisbaixo após erro (Foto: Eduardo Viana)

O lance que originou o gol de Fred, do Fluminense, partiu de um erro do zagueiro Rafael Toloi, que pecou na marcação de Samuel. Após a partida, o camisa 3 assumiu a falha. A atitude agradou a Ney Franco. Em entrevista coletiva, o treinador ressaltou as atuações recentes e a personalidade do zagueiro.

– Acho que temos de avaliar os últimos jogos. Foi um dos melhores em campo contra La U e neste domingo estava sendo um dos melhores em campo. Ele é um jogador de personalidade e bateu no peito. A gente já viu grandes jogadores errarem em algum momento e, em algumas posições, quando você erra, acontece isso. Rafael Toloi está em um momento muito bom e a próxima coisa que temos de fazer é recuperar esse jogador para a nossa próxima partida – declarou Ney.

No vestiário após o jogo, o treinador não teve uma conversa particular para saber o que aconteceu no lance. Segundo Ney Franco, o único papo foi com o elenco todo para dar motivação e já pensar no próximo confronto, que será contra a Universidad de Chile, quarta-feira, no Pacaembu. A partida é válida pelas quartas de final da Sul-Americana.

Os companheiros de equipes também minimizaram a falha do zagueiro, transferindo a responsabilidade do resultado não alcançado para o coletivo.



São Paulo x Fluminense: recorde de público no Brasileiro

LANCEPRESS! - 04/11/2012 - 19:59 São Paulo (SP)

As imagens de São Paulo x Fluminense (Foto: Eduardo Viana)
Público bate o recorde desta edição do Brasileiro (Foto: Eduardo Viana)

O jogo entre São Paulo e Fluminense bateu o recorde de público desta edição do Campeonato Brasileiro. No empate entre os Tricolores, neste domingo, no Morumbi, pela 34ª rodada do torneio nacional, 54.118 pagantes compareceram ao estádio para assistir ao espetáculo.

Durante a semana, os dirigentes do clube paulista tinham a expectativa de que o número pudesse ser o maior do Brasileiro. O maior número de torcedores pagantes também era o do São Paulo, contra o Cruzeiro, na apresentação de Paulo Henrique Ganso. Na oportunidade, 40.457 torcedores compareceram ao estádio do Morumbi.

Com isso, o Tricolor paulista, em ranking, aparece em quatro dos cincos maiores públicos neste Brasileiro. Contra o Flamengo, no retorno de Ceni após lesão no ombro, 35.049 pessoas foram ao Morumbi. E, no clássico diante do Palmeiras, 34.941 pessoas foram ao palco.

Neste Brasileiro, o São Paulo ainda tem mais dois mandos de campo. Contra o Náutico, no dia 18, o palco do jogo será o Morumbi. Contudo, contra o Corinthians, dia 2 de dezembro, o local da partida segue indefinido, pois haverá a apresentação da cantora Lady Gaga no estádio do Tricolor e a montagem do palco e das estruturas para o show requerem tempo.

Confira abaixo o ranking de maiores públicos deste Campeonato Brasileiro:

Confronto                                                            público pagante

São Paulo 1 x 1 Fluminense                                   54.118
São Paulo 1 x 0 Cruzeiro                                       40.457
Fluminense 1 x 1 Flamengo                                   38.862
São Paulo 4 x 1 Flamengo                                     35.049
São Paulo 3 x 0 Palmeiras                                     34.941



Rafael Toloi admite falha no lance do gol do Fluminense: 'O erro foi meu'

LANCEPRESS! - 04/11/2012 - 19:28 São Paulo (SP)

São Paulo x Fluminense - Rafael Toloi (Foto: Eduardo Viana)
Rafael Toloi tenta roubar a bola e sair jogando (Foto: Eduardo Viana)

No equilibrado jogo entre São Paulo e Fluminense, que terminou empatado por 1 a 1 neste domingo, no Morumbi, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, dois erros individuais explicam o placar final da partida. Primeiro Gum, que errou recuo para Diego Cavalieri, e Luis Fabiano marcou. Depois, Rafael Toloi pecou na marcação e, na sequência da jogada, Fred marcou. O zagueiro do Tricolor paulista, após o final do jogo, admitiu a falha na jogada.

- Eu assumo (o erro). Sempre assumi quando errei. O erro foi meu, mas não adianta abaixar a cabeça, tem de pensar no próximo jogo - declarou o zagueiro, na saída de campo.

O companheiro de zaga, Rhodolfo, ressaltou o erro de Rafael Toloi, contudo fez questão de transferir a responsabilidade do empate para o coletivo.

- Então, aconteceu esse vacilo. Perdeu o grupo inteiro, não um só. Infelizmente sofremos um gol, mas temos que pensar no próximo jogo - afirmou o camisa 4.

Mais pragmático, Rogério Ceni preferiu poupar as palavras para explicar a falha. Segundo o goleiro são-paulino, os jogadores estão sujeitos a isso.

- Acontece. São coisas do jogo - resumiu.

Na próxima rodada, o São Paulo viaja até o Sul do país para encarar o Grêmio, no Olímpico, no domingo, às 17h.

São Paulo e Fluminense empatam em jogo disputado



Após marcar contra o Fluminense, Luis Fabiano entra para a história

LANCEPRESS! - 04/11/2012 - 21:37 São Paulo (SP)

As imagens de São Paulo x Fluminense (Foto: Miguel Schincariol)
Luis Fabiano se isolou em ranking do clube (Foto: Miguel Schincariol)

O gol marcado por Luis Fabiano neste domingo contra o Fluminense, no empate de 1 a 1, no Morumbi, foi histórico. Ele chegou a 84 em Campeonatos Brasileiros, passou Serginho Chulapa e assumiu isoladamente a artilharia do São Paulo na história da competição.

O atual camisa 9 já tinha igualado o feito do ex-atacante, que jogou no Tricolor nas décadas de 70 e 80, na partida contra o Figueirense, quatro rodadas atrás. Depois disso, Fabuloso teve duas chances claras, mas não conseguiu o recorde. Contra Atlético-GO e Flamengo, o artilheiro perdeu penalidades. Uma chutada por cima e outra defendida pelo goleiro Felipe. Ele também queria fazer uma homenagem para Giule, sua terceira filha, que nasceu no dia 16 de outubro.

Vale lembrar que Fabuloso chegou a marca justamente contra o Fluminense. Em 2003, o atacante presenteou o filho de Serginho Chulapa com uma camisa de jogo, após confronto diante da equipe carioca. O fato é lembrado pelo ex-atacante do São Paulo com muito carinho.

Nesta edição do Campeonato Brasileiro, Luis Fabiano chegou a 16 gols. Ele segue atrás de Fred, já que foi o atacante rival que marcou o gol de empate neste domingo e agora tem 17 gols na competição.

– Eles (Fred e Fabuloso) são os dois melhores jogadores do futebol brasileiro nessa posição. Isso é mostrado em números estatísticos e nos jogos. Além desses dois atletas, a participação dos dois goleiros foi muito boa. O Rogério Ceni e o Diego Cavalieri vivem um momento muito bom – comentou Ney.

Luis Fabiano deve estar em campo na próxima quarta-feira. No jogo de ida contra a Universidad de Chile, vencido pelo Tricolor por 2 a 0, fora de casa, o atacante foi poupado.

São Paulo e Fluminense empatam em jogo disputado